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Câmbio Dualogic da Fiat é mesmo uma porcaria?

sergiosodre2

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Eu teria medo de comprar um carro com um cambio automático da Fiat !

Se alguém tem poste aqui sua experiência com o Cambio de preferência comparando com cambios automáticos sabidamente consagrados.




616_defesa_abre.jpg

Câmbio Dualogic da Fiat

Após reclamações, montadora orienta rede a fazer ajustes em 40 mil Idea, Stilo, Linea e Palio com o sistema

Por Waldez Carmo Amorim
Lista de matérias por data:




Reclamações sobre dificuldade de uso e adaptação à transmissão automatizada Dualogic, da Fiat, não são novidade. Já havíamos registrado essas queixas no Autodefesa de dezembro de 2009, que tratava sobre o funcionamento irregular do câmbio no Linea. Só que no último ano cresceu o número de críticas de donos de Palio, Siena, Palio Weekend, Stilo e Idea com o Dualogic. Até então, a resposta das concessionárias era a mesma: trata-se de característica do produto, ponto final. Mas parece que a própria montadora reconheceu, indiretamente, que o produto tem suas falhas: a Fiat já emitiu para a rede autorizada três boletins orientando as oficinas a fazer atualizações e melhorias nos Dualogic. E em geral os proprietários não sabem que os veículos precisam dessas ações, que podem eliminar problemas como falhas de funcionamento, marchas que não entram ou câmbios que deixam de operar.

"As falhas começaram com menos de 30 000 km. Sempre que eu tirava o pé do acelerador para reduzir, o câmbio ficava como se estivesse no ponto-morto, ou seja, sem marcha alguma engatada. Eu precisava parar o carro, desligar o motor, aguardar um tempo e religálo para o câmbio voltar a funcionar", diz Emanuel de Alencar Mota, de Brasília (DF), dono de um Stilo Sporting 2008. "Na concessionária apenas davam um ‘reset’ no câmbio e o problema sumia. Pouco depois voltava, ainda pior. Por isso tenho medo de que o defeito possa aparecer durante uma ultrapassagem."

Há ainda casos em que a falha no câmbio afeta outras partes, caso de Patrick Morales Rueda, de São Paulo (SP), dono de um Idea 2009. "Na primeira vez que o câmbio deixou de funcionar, apareceu a mensagem de avaria. O carro parou no meio de uma avenida movimentada. Na segunda vez, tive de desligar o carro e esperar o câmbio voltar a funcionar. Contudo, quando ocorreu um problema nos freios ABS, a concessionária descobriu que estava relacionado com o câmbio. Tiveram que trocar o chicote para resolver."

Os boletins da Fiat ensinam as autorizadas a fazer ajustes em quase 40 000 veículos com Dualogic só quando o carro entrar na oficina para fazer qualquer serviço, muitas vezes sem conhecimento do dono. O primeiro boletim, código 3211, pede a troca a chaveta do kit do câmbio nos Idea (3 359 unidades), Palio (19 838), Weekend (6 088), Siena (8 259), Stilo (815) e Linea (848). O boletim 3215 orienta a recalibrar a injeção do Stilo e o terceiro, só para o Linea, mostra como reprogramar o software do sistema.

O POVO RECLAMA
"Algumas vezes o câmbio entrava em ponto-morto sozinho. Tenho medo de que isso possa acontecer numa ultrapassagem."
Emanuel de Alencar Mota, dono de um Stilo 2008, Brasília (DF)


RESPOSTA
A Fiat afirma que não há problemas com o Dualogic. "As reclamações apresentadas são casos pontuais com modelos, ano de fabricação e características distintas. Os casos conhecidos pela Fiat foram tratados e resolvidos. Vale destacar que ao longo da vida dos produtos é possível ocorrer atualizações, isso não significa correção de falhas."

CONTE-NOS SEU PROBLEMA
Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br
 

TURBOOTH

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um país que aceita ter carros com câmbio "automatizado" e não automático, bom deve ser ótimo, prestar p c***lho e justificar o precinho do mesmo.
 

xogum

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um país que aceita ter carros com câmbio "automatizado" e não automático, bom deve ser ótimo, prestar p c***lho e justificar o precinho do mesmo.

Um automatizado de dupla embreagem tipo o do Passat é muito bacana. Fora isso é fail total, pedir pra dar m****.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
 

TheK

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Todos esses automatizados são frescos, mas pode parecer estranho, mas o da FIAT juntamente com o da VW são os mais confiáveis aqui no BR, o easytronic foi de longe o pior de todos por anos, a GM mudou de fornecedor, agora compra do mesmo fornecedor que a Fiat/VW, não sei se ta prestando agora, mas era o pior de todos, era coisa de dar pau com 1 mês, o negocio era tenso.
 

Marculino

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O dualogic plus melhorou muito em relação ao antigo, mas não se compara jamais a um automático de verdade ou automatizado de dupla embreagem. Pra quem usa o carro mais na cidade com trânsito intenso é um conforto para não ter q ficar trocando de marcha toda hora no anda e pára. Mas sei lá, eu não compraria um carro com esse câmbio.
 


k1llm4ster

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igual ao da gm, pior que da vw.
apesar de mesmo fornecedor o melhor calibrado é o e-motion.
 

f0rg0tten

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igual ao da gm, pior que da vw.
apesar de mesmo fornecedor o melhor calibrado é o e-motion.

K1ll, li em algum canto que a calibração que o i-motion usa é uma variação da que a vw usa em outros carros lá fora, acha que isso procede?
 

k1llm4ster

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K1ll, li em algum canto que a calibração que o i-motion usa é uma variação da que a vw usa em outros carros lá fora, acha que isso procede?
acho improvavel, essas coisas geralmente são acertadas para o "país" em que o carro será usado, e dificil encontrar algum país europeu em que se encontre tantos morros,ladeiras e precipícios como as cidades do Brasil.

mas tbm não acho impossivel, afinal: Variação pode ser pequenos ajustes ne.. mas nunca ouvi nada a respeito.
 

GameT

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Os automatizados dos nacionais são iguais os importados do méxico? (aka 500)
 

drdreh

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sei la, acho q depende de quem usa, geralmente querem andar igual carro mecanico, aí quebra logo...
 

Hitokiri-Ken

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10 mil km e o cara esperava o que do carro?

Deve ser daqueles que acha que 100mil é um número cabalístico que vai desmontar automaticamente o carro.
 

FLAVINHO123

Larva
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EXCELENTE CÂMBIO! MAS O QUE SE PODE ESPERAR DO COMENTÁRIO DE PESSOAS DE UM PAÍS POBRE E TERCEIRO MUNDO E SEM TECNOLOGIA.
 

JoãoD.

Habitué da casa
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Meus pais tem um Grand Siena com Dualogic, não é plus, mas ele é um pouco melhor que o Dualogic do Stilo.

O que posso dizer? O povo precisa saber usar o dualogic, eu achei um excelente câmbio pro custo e benefício, apesar de não ter hill assistent e tals, mas depois que eu aprendi a mexer, ele se tornou um câmbio bem legal.

Acredito que assim como qualquer câmbio, ele se adapta ao seu modo de dirigir...Se você ficar dirigindo igual um maníaco, as trocas do dualogic serão mais secas (am alto rpm, mesmo sem ativar a opção sport), mas se você dirigir normal, elas chegam até a serem macias. RARAMENTE sinto os trancos que todo mundo reclama.

Outro ponto importante: Tem que tomar cuidado quando para em um cruzamento e sai com o carro. Aquela mania de chegar em segunda, olhar rápido e já sair, não funciona direito nele...se você não frear completamente, as vezes ele não desce para primeira, dai você tenta sair e ele estará em segunda ainda, e sem rpm suficiente pra ter força de arranque (minha prima quase causou um acidente na estrada por causa disso), mas não culpo o carro, culpo o motorista...Eu nunca tive esses problemas, principalmente porque uso as borboletas como auxílio...Chega no cruzamente, já diminuo manualmente pra primeira se quero sair rápido.

Enfim, tá um resumo de quem já dirigu um dualogic e tals...Eu não acho o câmbio tão ruim assim, e todas essas reclamações de trancos e tudo mais, eu nunca sofri com isso. E acho ele um câmbio divertido com as borboletas. Obviamente, não dá pra comparar com o AT do meu Azera, mas não é toda essa tragédia que as mal amadas da Fiat saem falando.
 

dmarch10

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Tenho uma Palio Wekend Dualogic, 09/10 comprei com 26000km rodados, hj ela esta com 60mil e apresentou o problema relatado acima pela primeira vez de ficar em ponto morto e não engatar marcha nenhuma, desliga o carro, liga novamente e tudo volta ao normal, isso aconteceu com minha esposa hoje.

Eu percebi uma coisa nesse cambio, para ele não ficar dando trancos durante as trocas, o segredo esta no momento da partida do veículo.
Deve-se girar a chave apenas, esperar fazer a verificação e só depois dar a partida, esperar +/- 30 segundos e só depois sair com o carro, toda vez que faço esse procedimento o cambio funciona macio, mas quando se da a partida direto e já sai, o carro da um baita tranco depois de 200 metros e todas as trocas ficam forçadas, esse tempo serve para o CPU analisar a posição do acelerador, lembra do DRIVE BY WIRE, então, é ele o cérebro que comanda tudo isso, não somente o cambio, mas o acelerador, freio e tal, o cambio é apenas uma das peças que ele tem que gerenciar mas devido ao seu tamanho e complexidade, é o mais notado quando algo não esta bem.

No cambio mecânico é a mesma coisa, só que o probleminha que causa é o consumo excessivo, o procedimento para ligar deveria ser o mesmo.
 

matgaudio

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Estou para comprar um bravo dualogic, vou tentar pegar o plus, mas não sei se a grana vai dar. Nesse momento estou muito interessado em informações desse tipo, sei q não e um automático completo, mas dizem ser mto melhor q o manual. Semana q vem vou fazer uns tds, qualquer coisa posto as primeiras impressões com o cambio...
 

Mr Vercetti

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Muito curioso três pessoas diferentes se cadastrarem no tópico só para denfenderem a Fiat... Ia falar que isso daí ta parecendo que é pessoal que trabalha la escrevendo isso, mas vão falar que é coisa da minha cabeça...
 

Araujo Lima

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Tenho um Grand Siena essence/sublime 1.6 2015 com o dualogic plus,. Antes dele tive Megane sedan 2008 automático, Fluence 2012 com cambio cvt (carro maravilhoso) e Focus 2013. Já rodei 3.300 km, como Grand Siena e posso afirmar que dualogic é plus é muito bom, um ótimo custo benefício, não se compara a um cvt, mas não deixa nada a desejar em relação aos outros que mencionei, que são automáticos de 4 marchas. O acerto da Fiat é muito bom, não prejudica do ponto de vista de economia e nem de desempenho. Ouve-se um barulhinho na troca de marchas que é normal e não incomoda, nada de trancos. Pra não dizer que é perfeito, as vezes em subida demora um pouco pra entender a hora de passar de primeira pra segunda, mas não chega a incomodar, pois é só pisar no acelerador com um pouco mais de determinação que funciona bem. ( se achar necessário pode-se fazer o que descrevi abaixo no item 2).
Ao passar vagarosamente numa valeta bem devagar, por exemplo, quando acontece uma redução para primeira marcha, é recomendável antecipar uma fração de segundo o ato de acelerar novamente para evitar um possível "cochilo" na resposta do motor, ou sejam é só pegar o jeito.
Algumas vantagens que percebi em relação aos anteriores que possui:
1) o indicador digital de marcha no painel funciona tanto no modo automatizo como no manual.
2) mesmo no modo automático é possível trocar marcha manualmente, sem necessidade de alternar o modo. Em seguida continua no modo automático, ou seja, passa para manual apenas por uns segundos.
3) existe como opcional o volante que aceita as "borboletas" paddle shift que dão uma emoção especial, principalmente se o motorista desejar uma condução mais esportiva
 
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ENTÃO O CÂMBIO DUALOGIC “TEM DESGASTE NATURAL” EM 22 MESES?

Comprei um Gran Siena em março de 2013 e fiz todas as revisões (7.500, 15.000, 22.500) da garantia. Em todas pedi que verificassem um barulho de “batida seca” cada vez que eu parava... disseram que era um “ajustamento” normal do câmbio Dualogic.
Em março de 2014 o Siena parou por um problema no câmbio Dualogic. Segundo a concessionária, havia APENAS queimado um fusível. O carro estava na garantia e me tranqüilizaram quanto a futuros problemas, porque eu estava apavorada. Problemas no câmbio são sempre caros e significam grande perigo se você estiver numa rua movimentada ou em alta velocidade.
Eis que no último dia 29 de janeiro o carro parou de novo, numa via movimentada e com perigo. DE NOVO por um problema no câmbio. Dessa vez, queimou o motor e, como a Fiat só dá 12 meses de garantia, não houve nem conversa. O concerto custou quase R$ 1.300,00 (isso que me deram um desconto).
Reclamei no 0800 da Fiat, afinal, não acho normal que um carro com 22 meses de uso apresente duas vezes problema no câmbio Dualogic e não concordei com a argumentação da concessionária de que esse problema foi ocasionado por um “desgaste natural”.
Hoje me ligaram do 0800 pra dar a resposta. Disseram nada com nada. A atendente falou que esse é um problema que tenho que resolver com a concessionária e que daria por encerrado o meu caso.....
- Como assim????
Depois de uma interminável conversa (protocolo 1/310.201.154), a atendente disse que há sim um desgaste do produto....
- Então, daqui a 22 meses terei o motor queimado de novo??? A Fiat considera normal que o carro apresente problemas no câmbio em 22 meses de uso??? Então, considerando a média matemática, vou ter um problema no câmbio a cada 11 meses??? Que garantias a Fábrica tem para atestar que a concessionária fez todos os procedimentos necessários no câmbio já na primeira vez em que ele quebrou (a exemplo da atualização do software)???
A atendente não disse nem que sim, nem que não. Se limitou a responder algo parecido com: se resolva com a concessionária.
Ainda espero que a Fábrica me responda estas perguntas... e hoje, principalmente, a seguinte: E se eu estiver em alta velocidade na BR-101 (como faço com freqüência) e o câmbio travar???
Como sou jornalista, acredito que o setor de comunicação da Fiat não seja tão insensível assim de não me fornecer as respostas que quero. Claro que queria que me ressarcissem o prejuízo, porque indigna a qualquer um, mas daí seria acreditar em Papai Noel.
 

Málocco Meeeermo

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ENTÃO O CÂMBIO DUALOGIC “TEM DESGASTE NATURAL” EM 22 MESES?

Comprei um Gran Siena em março de 2013 e fiz todas as revisões (7.500, 15.000, 22.500) da garantia. Em todas pedi que verificassem um barulho de “batida seca” cada vez que eu parava... disseram que era um “ajustamento” normal do câmbio Dualogic.
Em março de 2014 o Siena parou por um problema no câmbio Dualogic. Segundo a concessionária, havia APENAS queimado um fusível. O carro estava na garantia e me tranqüilizaram quanto a futuros problemas, porque eu estava apavorada. Problemas no câmbio são sempre caros e significam grande perigo se você estiver numa rua movimentada ou em alta velocidade.
Eis que no último dia 29 de janeiro o carro parou de novo, numa via movimentada e com perigo. DE NOVO por um problema no câmbio. Dessa vez, queimou o motor e, como a Fiat só dá 12 meses de garantia, não houve nem conversa. O concerto custou quase R$ 1.300,00 (isso que me deram um desconto).
Reclamei no 0800 da Fiat, afinal, não acho normal que um carro com 22 meses de uso apresente duas vezes problema no câmbio Dualogic e não concordei com a argumentação da concessionária de que esse problema foi ocasionado por um “desgaste natural”.
Hoje me ligaram do 0800 pra dar a resposta. Disseram nada com nada. A atendente falou que esse é um problema que tenho que resolver com a concessionária e que daria por encerrado o meu caso.....
- Como assim????
Depois de uma interminável conversa (protocolo 1/310.201.154), a atendente disse que há sim um desgaste do produto....
- Então, daqui a 22 meses terei o motor queimado de novo??? A Fiat considera normal que o carro apresente problemas no câmbio em 22 meses de uso??? Então, considerando a média matemática, vou ter um problema no câmbio a cada 11 meses??? Que garantias a Fábrica tem para atestar que a concessionária fez todos os procedimentos necessários no câmbio já na primeira vez em que ele quebrou (a exemplo da atualização do software)???
A atendente não disse nem que sim, nem que não. Se limitou a responder algo parecido com: se resolva com a concessionária.
Ainda espero que a Fábrica me responda estas perguntas... e hoje, principalmente, a seguinte: E se eu estiver em alta velocidade na BR-101 (como faço com freqüência) e o câmbio travar???
Como sou jornalista, acredito que o setor de comunicação da Fiat não seja tão insensível assim de não me fornecer as respostas que quero. Claro que queria que me ressarcissem o prejuízo, porque indigna a qualquer um, mas daí seria acreditar em Papai Noel.

Procure um advogado e entre com uma ação. Em lugar nenhum do mundo é aceitável um componente automotivo de esperada durabilidade se tornar passível de tantas quebras com pouco tempo de uso. Isso é vício oculto, o qual independe do prazo original de garantia e passa a constar apenas a partir do momento da descoberta do mesmo. Procure sobre acórdãos relativos a casos de vício ocultos em veículos e junto com seu advogado, entre com uma ação. Recomendo um advogado nesse caso pois é uma questão um pouco menos superficial a alegação de vício oculto. E conselho que dou, fuja dos câmbios automatizados nacionais, bem como de certos modelos automáticos. Procure carros reconhecidamente confiáveis quando equipados com câmbios automáticos ou automatizados.
 

matgaudio

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caramba, q foda. Eu curto muito o estilo do bravo, mas li tanta reclamação dessa porra de dualogic q acabei abandonando a ideia e parti pro corolla mesmo.

poste esse seu relato, se já não o fez, naquele site reclameaqui, costumam responder lá. Como já disseram, entre com uma ação. Aqui as coisas só funcionam na base da "justiça", inflizmente...
 

lorenço

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Alguns larvas sao da Fiat os que reclamam são das outras montadoras

os que reclamam devem ser donos enfurecidos mesmo.

os que elogiam devem ser da fiat visto que depois que fiquei sabendo que dão premios pros que ajudarem diminuir os custos de produção do carro (ainda que diminua a qualidade pro consumidor) não duvido que tenha uma turma em busca das matérias em contrário pelo google só pra postar defendendo kkk
 

Dettox

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Acho que a ultima revivida nele foi feita por uma boa causa, o relato passado valeu a pena, se postar o desfecho do caso depois, melhor ainda.

No mais, já tivemos um cambio i-motion aqui em casa, sinceramente, nao gostei, preferia eu mesmo ter que trocar as marchas.
 
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