O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Vai timbora] Square Enix revelou que a Nintendo disse "ADEUS" quando Final Fantasy VII foi lançado

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.738
Pontos
1.254
Fonte: http://www.nintenderos.com/2017/01/...ando-final-fantasy-vii-se-paso-a-playstation/

Recentemente a Polygon entrevistou vários desenvolvedores da Square Enix e também a antiga Squaresoft. Na reunião eles falaram sobre muitas questões, mas o máximo que pode interessar os nintendistas é a parte em que falou sobre a Big N .

Na parte onde falou sobre a Nintendo eles se concentraram sobre um tema específico: o momento em que Final Fantasy VII foi dO Nintendo 64 para o concorrente PlayStation 1. Desenvolvedores da Square relatam que a Nintendo falou o seguinte: "Já que irão embora, que nunca mais voltem."

Estas foram suas palavras:

Hiroshi Kawai, personagens programador, Square Japão - eu vou dizer. Estou impressionado pelo que a Nintendo poderia fazer com o Nintendo 64. Mario, Zelda - seus desenvolvedores devem ser os melhores para fazer isso. Mas isso é essencialmente o escopo do que você pode fazer com o hardware. E você não pode chegar a lugar nenhum, como Final Fantasy na plataforma.

Hironobu Sakaguchi, produtor e vice-presidente executivo, Square Japão - Quando fizemos a nossa decisão, o presidente da Square [Masafumi Miyamoto], o nosso principal programador [Ken Narita] e eu tivemos uma reunião com Yamauchi-san. Não é uma tradição cultural em Kyoto, sempre te receberem com chá, isso não é obrigatório, é apenas por educação. E Yamauchi-san nos recebeu com comida e cerveja, e deu-nos uma recepção calorosa e basicamente nos deu um tapinha nas costas e disse: "lhes desejo tudo de bom". Sem ressentimentos ou qualquer coisa.

41560-final-fantasy-vii.jpg

Hiroshi Kawai - Eu acho que [Sakaguchi] está apenas tentando ser politicamente correto com ele.

Yoshihiro Maruyama, vice-presidente executivo, Square EUA - não acho que na época da Nintendo nos fizeram passar por momentos difíceis. Ele disse: "Oh, não precisamos disso." Isso é o que eles disseram (risos). Sua filosofia sempre foi que o hardware da Nintendo são para os seus jogos e se uma empresa quer publicar seus jogos são disse, "Ok, você pode fazer"; mas se não gostam, dizem: "Não queremos".

Hiroshi Kawai - O que eu ouvi é que a Nintendo disse: "Se você nos deixar, você nunca mais voltará."
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Existe um protótipo do FF7 para o N64 que foi revelado estes tempos:

Tirando a treta toda, depois voltaram a ser amiguinhos. A decisão de ir para a Sony foi acertada ao meu ver, o game da Square sem toda capacidade de armazenamento dos cds teria sido completamente diferente.
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.408
Reações
43.438
Pontos
1.384
E a bigN se lascou toda nessa história aí. Merecido. Se achava de mais na época, teve que se lascar muito pra reconhecer que não é a única empresa boa no ramo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Existe um protótipo do FF7 para o N64 que foi revelado estes tempos:

Tirando a treta toda, depois voltaram a ser amiguinhos. A decisão de ir para a Sony foi acertada ao meu ver, o game da Square sem toda capacidade de armazenamento dos cds teria sido completamente diferente.


Nunca foi pro N64. Era uma tech-demo de uma engine rodando numa estação gráfica da SGI. Como a GPU do N64 era SGI, cogitou-se que era pro N64, mas a Square NUNCA disse que era FF 64.
 


Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
Felizmente minha experiência foi perfeita no PS1, com certeza o jogo seria bem limitado pelo cartucho do N64, pra não dizer impossível até.


.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Felizmente minha experiência foi perfeita no PS1, com certeza o jogo seria bem limitado pelo cartucho do N64, pra não dizer impossível até.


.

Na época seria impossível mesmo.
No fim da vida do console provavelmente daria, por causa dos cartuchos de 512MBit - embora algumas coisas tivessem que ser modificadas, porque, por exemplo, o N64 não tinha um bloco dedicado pra decode de vídeo como o PS1 tinha - mas já era tarde demais.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
Como sempre o maior inimigo da Nintendo é a própria Nintendo. Do mesmo jeito que os métodos do Yamauchi fizeram a Nintendo ter grandes jogos no NES e SNES, a partir dali esses mesmos métodos custaram caro pra empresa.
 

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.461
Reações
5.724
Pontos
553
Nunca tive n64 não teria jogado esse jogo, que foi de cara meu primeiro FF e o jogo que me fez gostar de RPGs. A parceria Sony x Squaresoft não pode ser superada, decisão acertadissima.

Enviado de EOS usando Warpstrike
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Nunca foi pro N64. Era uma tech-demo de uma engine rodando numa estação gráfica da SGI. Como a GPU do N64 era SGI, cogitou-se que era pro N64, mas a Square NUNCA disse que era FF 64.

Eu já ia comentar com ele, mesmo que por esse video de má qualidade seja complicado perceber todas as nuances, mas dá pra ver ali uns modelos e efeitos bem avançados para as capacidades do N64, mas valeu pela curiosidade, nunca tinha visto essa tech demo.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.241
Reações
33.531
Pontos
1.399
Pareceu até alguns users do fórum quando Shenmue 3 foi anunciado para PS4 ou quando a Mic quebrou a exclusividade de Final Fantasy na gen passada.

Até hoje não dá pra entender a ideia de continuar nos cartuchos.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Como sempre o maior inimigo da Nintendo é a própria Nintendo. Do mesmo jeito que os métodos do Yamauchi fizeram a Nintendo ter grandes jogos no NES e SNES, a partir dali esses mesmos métodos custaram caro pra empresa.

A Nintendo só foi grande com o NES por conta de suas políticas sujas e porcas!
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
A arrogância e prepotência da Nintendo não é de hoje.

E parecem estar longe de aprender com os próprios erros.

Deu bem certo, tomaram um cacete do PS1 e ainda perderam o jogo que poderia ter definido a geração em favor dela.:facepalm
 

Zeoraima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
6.314
Pontos
703
A frase de Nietzsche cai muito bem nessa historia: ''é necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela'' no caso Final Fantasy VII colocou o Playstation nas alturas levando o mesmo a liderança me lembro até hoje 1997 estava em um bairro vizinho em uma locadora e vi um cara jogando Final Fantasy VII e usando a summom Bahamut Zero lembro que fiquei de queixo caído com aqueles gráficos lindos! Final Fantasy VII é meu jogo preferido de todos os tempos já zerei ele 17 vezes.

E as cagadas da Nintendo nessa época dos anos 90 acabou ajudando o mercado de games porque sem as mancadas da Nintendo não teríamos Playstation sendo assim obrigado Nintendo.
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.176
Reações
53.694
Pontos
1.284
Tem mais é que tomar no meio do cu mesmo (e toma até hoje), gestão de m**** é isso ai
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
A Nintendo só foi grande com o NES por conta de suas políticas sujas e porcas!
Apesar de eu concordar que não foram boas escolhas manter essas políticas por parte da Nintendo, não vejo como uma escolha errada ter criado elas, o erro foi manter elas. Analisando o contexto: depois do crash que teve dos video games, uma empresa tentar lançar o console seria muito arriscado, por isso que tinha aquelas limitações para produzir jogos, como passar por um controle de qualidade, isso é pra evitar aquele absurdo de jogo porcaria que saía, como o próprio ET, para o início era um bom método de segurança, depois deveriam ter acabado com essa política. Agora proibir das empresas produzirem para outras companhias de hardware, isso sim foi uma péssima escolha, Nintendo tinha público, não precisava de um contrato rígido pra chamar as empresas pra fazer os jogos.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.323
Reações
10.318
Pontos
503
Como já disseram, melhor decisão impossível da Square.

FF7 com 3 cds não ia rodar nunca no N64. Assim como FF8 e 9 com seus 4 cds cada.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
Pessoal 200% puto com a Big N aqui, parecem até que eram empregados da Square/Sony



Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Apesar de eu concordar que não foram boas escolhas manter essas políticas por parte da Nintendo, não vejo como uma escolha errada ter criado elas, o erro foi manter elas. Analisando o contexto: depois do crash que teve dos video games, uma empresa tentar lançar o console seria muito arriscado, por isso que tinha aquelas limitações para produzir jogos, como passar por um controle de qualidade, isso é pra evitar aquele absurdo de jogo porcaria que saía, como o próprio ET, para o início era um bom método de segurança, depois deveriam ter acabado com essa política. Agora proibir das empresas produzirem para outras companhias de hardware, isso sim foi uma péssima escolha, Nintendo tinha público, não precisava de um contrato rígido pra chamar as empresas pra fazer os jogos.

Tem os dois lados.

De um, o crash tinha acabado de ocorrer, não se botava mais muita fé em jogos, qualquer empresa de fundo de quintal lançava qualquer porcaria para Atari, na esperança de ganhar uns trocos.

E o resultado foi a a bolha.

Daí, a necessidade de controle de qualidade.

De outro, o que fizeram foi monopólio do brabo, e não dizia respeito apenas à produção de jogos, a Nintendo interferia até nas políticas de distribuição, lojas, etc., chegou num ponto que ninguém mais suportava.

Já disse, eles sabem fazer jogos como ninguém. E esse capacidade é inversamente proporcional à gestão e política de trato com o público, para ficar ruim, tem que melhorar muito.

E até os jogos, nem tem saído como antes, não se viu mais Metroid Prime, uma geração inteira sem um Zelda novo, nada de SM Galaxy ou Punch-out... Mas amiibos, têm de sobra.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Existe um protótipo do FF7 para o N64 que foi revelado estes tempos:

Tirando a treta toda, depois voltaram a ser amiguinhos. A decisão de ir para a Sony foi acertada ao meu ver, o game da Square sem toda capacidade de armazenamento dos cds teria sido completamente diferente.


Era uma Tech Demo que como o Luciano disse, era na SGI Workstation, toda essa arte na realidade era do FF6
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
Tem os dois lados.

De um, o crash tinha acabado de ocorrer, não se botava mais muita fé em jogos, qualquer empresa de fundo de quintal lançava qualquer porcaria para Atari, na esperança de ganhar uns trocos.

E o resultado foi a a bolha.

Daí, a necessidade de controle de qualidade.

De outro, o que fizeram foi monopólio do brabo, e não dizia respeito apenas à produção de jogos, a Nintendo interferia até nas políticas de distribuição, lojas, etc., chegou num ponto que ninguém mais suportava.

Já disse, eles sabem fazer jogos como ninguém. E esse capacidade é inversamente proporcional à gestão e política de trato com o público, para ficar ruim, tem que melhorar muito.

E até os jogos, nem tem saído como antes, não se viu mais Metroid Prime, uma geração inteira sem um Zelda novo, nada de SM Galaxy ou Punch-out... Mas amiibos, têm de sobra.
Concordo perfeitamente, eu não quis me alongar muito pra citar todas essas coisas, tinha até a parte que quem fazia os chips era a Nintendo e por isso as empresas não lucravam tanto, foram várias péssimas decisões que fizeram a Nintendo chegar onde está. É por isso que concorrência é importante ter, no momento que apareceu a Sony com políticas melhores, com um horizonte melhores pras desenvolvedoras, não havia dúvida de qual lado ficar. Por isso que fico impressionado quando alguém "torce" pra Nintendo falir, é importante ter concorrência pra haver renovação, monopólio sempre vai ser algo ruim.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.188
Reações
27.243
Pontos
1.053
Foi uma escolha ruim e a Nintendo pagou caro pelo erro! A Square e a Sony lucram, até hoje, com o Final Fantasy VII.

Porém, fiquei curioso em saber o motivo da Square nunca ter colaborado com a SEGA. O Saturn vendeu mais que o N64 no Japão, certo? Na época do Mega, eles era ainda muito parceiros fortes da Nintendo. O Saturn tinha a questão dos polígonos serem diferentes.Mas no Dreamcast poderiam ter se aproximado.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Concordo perfeitamente, eu não quis me alongar muito pra citar todas essas coisas, tinha até a parte que quem fazia os chips era a Nintendo e por isso as empresas não lucravam tanto, foram várias péssimas decisões que fizeram a Nintendo chegar onde está. É por isso que concorrência é importante ter, no momento que apareceu a Sony com políticas melhores, com um horizonte melhores pras desenvolvedoras, não havia dúvida de qual lado ficar. Por isso que fico impressionado quando alguém "torce" pra Nintendo falir, é importante ter concorrência pra haver renovação, monopólio sempre vai ser algo ruim.

Eu não torço, pois sou fã dos jogos da Nintendo, acho que o único console que não tive, desde o SNES, foi o N64, tirando ele, tive todos, incluindo portáteis.

Porém, é decepcionante e frustrante ser fã, adquirir tudo original e a empresa estar cagando e andando, mereciam tomar uma invertida.

Provavelmente vou adquiri o Switch, porém, vou esperar um bocado, o WiiU foi extremamente decepcionante, apesar de ter uns poucos jogos excelentes.
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.313
Reações
8.246
Pontos
453
Marcou o momento em que troquei meu n64 por um PS1 pra nunca mais ter um console de mesa da Nintendo, e nunca me arrependi por isso.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.501
Pontos
1.069
Apesar de eu concordar que não foram boas escolhas manter essas políticas por parte da Nintendo, não vejo como uma escolha errada ter criado elas, o erro foi manter elas. Analisando o contexto: depois do crash que teve dos video games, uma empresa tentar lançar o console seria muito arriscado, por isso que tinha aquelas limitações para produzir jogos, como passar por um controle de qualidade, isso é pra evitar aquele absurdo de jogo porcaria que saía, como o próprio ET, para o início era um bom método de segurança, depois deveriam ter acabado com essa política. Agora proibir das empresas produzirem para outras companhias de hardware, isso sim foi uma péssima escolha, Nintendo tinha público, não precisava de um contrato rígido pra chamar as empresas pra fazer os jogos.
Não existiu crash dos video games, ninguém deixou de jogar video games, os americanos só deixaram de comprar Atari e foram jogar no Commodore e no ZX Spectrum. Naquela época, na Europa e no Japão, console ainda nem existia direito, todo mundo jogava no PC, o MSX era o rei no Japão. Esse tal "crash" só existiu na América do Norte.
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.249
Reações
26.552
Pontos
1.549
Essa mesma arrogância ae que gere os negócios

vai falir!
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Acho que FFVII no N64 teria sido ruim, aconteceu o necessário para termos o fantástico jogo que foi para PS e a Nintendo aprender alguma coisa.
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.749
Reações
14.409
Pontos
1.624
E isso que Final Fantasy estava no auge. Nintendo "nintendando" como sempre...

E a bigN se lascou toda nessa história aí. Merecido. Se achava de mais na época, teve que se lascar muito pra reconhecer que não é a única empresa boa no ramo.

Mas e quando reconheceram isso? :eek: Até hoje isso não aconteceu... :klol
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
Eu não torço, pois sou fã dos jogos da Nintendo, acho que o único console que não tive, desde o SNES, foi o N64, tirando ele, tive todos, incluindo portáteis.

Porém, é decepcionante e frustrante ser fã, adquirir tudo original e a empresa estar cagando e andando, mereciam tomar uma invertida.

Provavelmente vou adquiri o Switch, porém, vou esperar um bocado, o WiiU foi extremamente decepcionante, apesar de ter uns poucos jogos excelentes.
Em teoria o Switch vai unificar tudo, então teria a Nintendo produzindo em massa pra ele, o que não deve dar o problema do Wii U, só não dá pra esperar muito das thirds ocidentais. Vai ser esperar pra ver.

Não existiu crash dos video games, ninguém deixou de jogar video games, os americanos só deixaram de comprar Atari e foram jogar no Commodore e no ZX Spectrum. Naquela época, na Europa e no Japão, console ainda nem existia direito, todo mundo jogava no PC, o MSX era o rei no Japão. Esse tal "crash" só existiu na América do Norte.
Não sou muito estudado no assunto, mas o crash dos video games é relacionado ao mercado de consoles, Commodore e ZX Spectrum estão mais para computadores, mesmo ninguém deixando de jogar o mercado estava perigoso para os consoles de video game. Sim, foi só na América do Norte que isso ocorreu, mas isso poderia ter reação no resto do mundo.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.903
Reações
39.329
Pontos
2.044
Eu nunca tive um console da Nintendo na vida. A concorrência sempre me pareceu melhor.

Na época do NES, as atitudes controladoras da Nintendo faziam sentido, no livro sobre a Guerra de Consoles (Sega x Nintendo) isso é explicado. No entanto, na geração dos 16 bits as restrições severas da Nintendo começaram a prejudicar a própria empresa, tanto é que a Sega conseguiu alcançar a liderança por algum tempo.
Desde então, a empresa sempre se vê envolvida nessas polêmicas de arrogância e desprezo aos parceiros que ajudaram a construir a grandiosidade da própria Nintendo. Infelizmente, vai chegar o dia em que Mario e Zelda não vão mais ser suficientes para manter a empresa.
 
Topo Fundo