O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Joguete que to fazendo no Construct 2. ( ESTILO HAGANE/STRIDER/SHINOBI3 )

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Porra cara, terminei Odallus ano passado, curti muito o jogo, se pá foi um dos melhores que terminei no ano (na verdade, com tanto jogo saindo, só de eu ter jogado algo até o final é um sinal de qualidade extrema).
Parabéns e continue com o bom trabalho.
orra valeu ae meu, fico feliz que tenha gostado e o jogo tenha te divertido =D
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
nossa, tava olhando aqui, o bom de ter deixado o topico é que fica mais fácil de eu contabilizar quanto tempo faz que eu to no projeto. Pelos meus calculos fazem uns 20 dias que eu comecei. O que vcs acham do ritimo da produção? to achando que ta indo ok até pra um side project =)
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.661
Pontos
969
nossa, tava olhando aqui, o bom de ter deixado o topico é que fica mais fácil de eu contabilizar quanto tempo faz que eu to no projeto. Pelos meus calculos fazem uns 20 dias que eu comecei. O que vcs acham do ritimo da produção? to achando que ta indo ok até pra um side project =)
Eu também curto documentar o desenvolvimento nos fóruns (parece menos "morto" que só ficar escrevendo em um blog).
E pra mim, que demoro anos pra fazer qualquer coisa, 20 dias é velocidade da luz, hehe =D
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Opa pessoal, eu trampo fazendo jogos faz uns tempos com meu estudio Joymasher, tenho muito amigo aqui que ja me conhece mas to apresentando mesmo assim. Eu resolvi postar esse tópico aqui pois além do novo projeto do nosso estudio o Blazing Chrome que é um run n gun 2d estilo contra/metal slug, to trampando sozinho no meu tempo livre num joguinho arcade mais simples estilo Hagane/Strider.
Comecei faz uns 5 dias, não tenho muita prática com o construct 2 mas pretendo usar esse tópico pra ir postando versões do protótipo. Como esse jogo é responsabilidade só minha eu to podendo mostrar assim no "f**a-se" mesmo hahaha postando versões com bugs e tal, até pq se eu não conseguir terminar a responsabilidade é só minha e não do estudio.

Por enquanto vou postar esse gif aqui mas acho que até o fim da semana ponho um link do prototipo pra vcs darem uma sentida na jogabilidade e ver se roda bem nas maquinas ae. Tbm posso postar screenshots do codigo ou coisa assim se alguém aqui trampa com construct 2 e quiser saber como eu fiz tal coisa ou mesmo se não encher o saco queria pedir ajuda pra futuras dúvidas que eu tiver.

Ah sim nem nome o jogo tem ainda, se quiserem dar umas idéias hahaha
26gs9dyDDz0qFkJFK.gif


26xBsV6DAuYxwn3Z6.gif


26gsoZ3QYlgJdtND2.gif

UPDATE V0.05 (adicionada habilidade de atacar enquanto pendurado. corrigi um monte de bugs)

http://wrestler-mule-37671.bitballoon.com/

é só abrir e testar.

setas movem
z pula
x ataca
dois pra frente corre
se encostar na parede enquanto estiver no ar e segurar pulo o boneco faz um walljump. ( mesmo esquema do shinobi 3 e do batman do nes)
enqanto corre se apertar de ataque ele manda um ataque mais forte
pra dar voadora quando tiver no ar segure baixo + frente e aperte ataque pra dar uma voadora pra diagonal, se quiser dar uma só pra baixo é só segurar baixo + ataque.

Em primeiro lugar também tenho de dizer que adoro o Odallus, um ótimo game com uma ótima "vide 12-Bits". Gostei do Oniken também, mas sem ser chato (até por que não faço melhor, me mantenho no nível de Hobbie mesmo) achei ele menos polido que o Odallus (Você fez o Oniken antes do Odallus, certo?). Admiro muito o que a Joymasher conseguiu alcançar, além de ajudar a tornar games pixelados algo viável comercialmente. Parabéns por todos os seus jogos!

Quando vi a primeira imagem do Blazing Chrome eu babei, está ficando lindo, e a forte referência no Contra hard Corps de Mega (que é meu Contra predileto) já me deixou sedento pra ver o game em ação. Com Blazing Chrome dá pra ver que você tá dando um salto com gráficos bem mais detalhados no estilo Mega Drive, algo realmente espantoso pra um desenvolvedor quase solitário, parabéns!

Quanto ao seu novo beta, parece muito interessante. Faz muito tempo que sinto falta de algo nos moldes do Shinobi 3. Quanto à títulos para o game, fica difícil sugerir algo sem saber um pouco do background da narrativa do game. Que tipo de história você imagina para o game? Que motivações teria o personagem principal?
 
Ultima Edição:


Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Em primeiro lugar também tenho de dizer que adoro o Odallus, um ótimo game com uma ótima "vide 12-Bits". Gostei do Oniken também, mas sem ser chato (até por que não faço melhor, me mantenho no nível de Hobbie mesmo) achei ele menos polido que o Odallus (Você fez o Oniken antes do Odallus, certo?). Admiro muito o que a Joymasher conseguiu alcançar, além de ajudar a tornar games pixelados algo viável comercialmente. Parabéns por todos os seus jogos!

Quando vi a primeira imagem do Blazing Chrome eu babei, está ficando lindo, e a forte referência no Contra hard Corps de Mega (que é meu Contra predileto) já me deixou sedento pra ver o game em ação. Com Blazing Chrome dá pra ver que você tá dando um salto com gráficos bem mais detalhados no estilo Mega Drive, algo realmente espantoso pra um desenvolvedor quase solitário, parabéns!

Quanto ao seu novo beta, parece muito interessante. Faz muito tempo que sinto falta de algo nos moldes do Shinobi 3. Quanto à títulos para o game, fica difícil sugerir algo sem saber um pouco do background da narrativa do game. Que tipo de história você imagina para o game? Que motivações teria o personagem principal?

nah que isso de buenas, oniken foi meu primeiro jogo, eu nunca tinha feito nada do genero, entendo completamente. Inclusive ano passado dei uma garibada nele pra melhorar um pouquinho hahaha. Mas é por ae mesmo, oniken foi o que eu conseguia fazer na época e terminar e mesmo assim foi bem dificil de fazer, passei 2 anos trampando nele. É simples de tudo mas é o que eu conseguia fazer. Cada jogo novo eu vou pegando a experiência que eu tive com os antigos e aumentando o escopo de acordo com o que eu acho que vou conseguir entregar. O odallus por incrivel que pareça ( produção simples 8 bits) foi um passo maior que a perna pra mim. Eu achava que ia ter mais um amigo programando por isso o escopo dele foi bem maior que do Oniken, no fim das contas o meu amigo conseguiu ajudar bem menos pq ele tinha muitos problemas na época, com faculdade e emprego e por conta disso o odallus também levou uns 2 anos pra ser feito pq eu tive que trampar praticamente sozinho. Foi muito difícil sair dum oniken pro odallus que tem fases não lineares com exploração e tal. Eu sei que parece meio simples mas pra uma pessoa só sem muita experiencia com desenvolvimento foi um put* trampo.
Agora resolvi tentar fazer dois jogos arcade que tem a parte de design menos complexa que do odallus mas quero experimentar graficos mais elaborados ( como artista). Por isso que tanto o do ninja quando o blazing agora são 16 bits =) Infelizmente um odallus 16 bits nessa etapa da minha vida não teria como, meu "estudio" ainda é mínimo e eu refiro entregar dois projetos menores do que enfiar tudo num odallus 16 bits que levaria mais 2 ou 3 anos pra acabar.
Quanto ao jogo do ninja eu to pensando em algo tipo um kamen rider black da vida, ele é um experimento dos viloes e se volta contra eles. A primeira missão é escapando do laboratorio, estilão wolverine weapon x hahaha. O nome do jogo eu tava pensando em algo como Moon Rider mas ainda não é nada concreto.
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Eu também curto documentar o desenvolvimento nos fóruns (parece menos "morto" que só ficar escrevendo em um blog).
E pra mim, que demoro anos pra fazer qualquer coisa, 20 dias é velocidade da luz, hehe =D
Poisé eu vi o seu tópico aqui e foi isso que me inspirou pra ir postando aqui, sem contar que eu acho que talvez seja alguma ajuda pra alguém que queira começar seus próprios jogos por conta também.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
nah que isso de buenas, oniken foi meu primeiro jogo, eu nunca tinha feito nada do genero, entendo completamente. Inclusive ano passado dei uma garibada nele pra melhorar um pouquinho hahaha. Mas é por ae mesmo, oniken foi o que eu conseguia fazer na época e terminar e mesmo assim foi bem dificil de fazer, passei 2 anos trampando nele. É simples de tudo mas é o que eu conseguia fazer. Cada jogo novo eu vou pegando a experiência que eu tive com os antigos e aumentando o escopo de acordo com o que eu acho que vou conseguir entregar. O odallus por incrivel que pareça ( produção simples 8 bits) foi um passo maior que a perna pra mim. Eu achava que ia ter mais um amigo programando por isso o escopo dele foi bem maior que do Oniken, no fim das contas o meu amigo conseguiu ajudar bem menos pq ele tinha muitos problemas na época, com faculdade e emprego e por conta disso o odallus também levou uns 2 anos pra ser feito pq eu tive que trampar praticamente sozinho. Foi muito difícil sair dum oniken pro odallus que tem fases não lineares com exploração e tal. Eu sei que parece meio simples mas pra uma pessoa só sem muita experiencia com desenvolvimento foi um put* trampo.
Agora resolvi tentar fazer dois jogos arcade que tem a parte de design menos complexa que do odallus mas quero experimentar graficos mais elaborados ( como artista). Por isso que tanto o do ninja quando o blazing agora são 16 bits =) Infelizmente um odallus 16 bits nessa etapa da minha vida não teria como, meu "estudio" ainda é mínimo e eu refiro entregar dois projetos menores do que enfiar tudo num odallus 16 bits que levaria mais 2 ou 3 anos pra acabar.
Quanto ao jogo do ninja eu to pensando em algo tipo um kamen rider black da vida, ele é um experimento dos viloes e se volta contra eles. A primeira missão é escapando do laboratorio, estilão wolverine weapon x hahaha. O nome do jogo eu tava pensando em algo como Moon Rider mas ainda não é nada concreto.

Que legal! Eu tenho seus dois games no steam, e realmente, game e level design de um game como o Odallus é algo de escopo grande. Meu último game é um metroidvania bem simples, com um mapa bem limitado, e ainda assim foi algo bem complexo pra fazer sozinho, imagino um game do porte do Odallus, novamente parabéns!

E sim, o Macbee comentava esses dias em outro tópico de como seu estúdio (praticamente só você?) conseguem equilibrar bem o tamanho do projeto, do produto final, e do espaço no mercado, nunca dando um passo maior que as pernas. Você faz isso muito bem, e acho que o Blazing Chrome vai nesse sentido (e agora entendo melhor seu salto para 16-Bits, você pode se dar ao luxo" de fazer gráficos mais elaborados por que o game será mais linear, o que não o torna menos trabalhoso no geral).

Quanto ao ninja a ideia é legal. Acho interessante imaginar e relacionar problemas que nosso mundo vai enfrentar no futuro e relacionar na história (é uma sugestão, na verdade seria o que eu faria). Problemas como falta de alimentos, grandes migrações, trangesnia e o sumiço das abelhas, coisas assim. Até imagino seu ninja sendo criado para ser uma arma para "controle populacional" em zonas de conflito, ou algo assim (logo me remeteu a alguns episódios daquela série "Black Mirror" e ao Filme "Children of Men"). Em um mundo (hoje) de crescentes tenções, é de se perguntar como seria a guerra do futuro (essa pergunta não é nova, ela vem depois da segunda guerra mundia na forma de "o que virá depois da bomba atômica?"). Seu ninja me parece ser algum tipo de arma que se volta contra o criador (como você fala).
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Que legal! Eu tenho seus dois games no steam, e realmente, game e level design de um game como o Odallus é algo de escopo grande. Meu último game é um metroidvania bem simples, com um mapa bem limitado, e ainda assim foi algo bem complexo pra fazer sozinho, imagino um game do porte do Odallus, novamente parabéns!

E sim, o Macbee comentava esses dias em outro tópico de como seu estúdio (praticamente só você?) conseguem equilibrar bem o tamanho do projeto, do produto final, e do espaço no mercado, nunca dando um passo maior que as pernas. Você faz isso muito bem, e acho que o Blazing Chrome vai nesse sentido (e agora entendo melhor seu salto para 16-Bits, você pode se dar ao luxo" de fazer gráficos mais elaborados por que o game será mais linear, o que não o torna menos trabalhoso no geral).

Quanto ao ninja a ideia é legal. Acho interessante imaginar e relacionar problemas que nosso mundo vai enfrentar no futuro e relacionar na história (é uma sugestão, na verdade seria o que eu faria). Problemas como falta de alimentos, grandes migrações, trangesnia e o sumiço das abelhas, coisas assim. Até imagino seu ninja sendo criado para ser uma arma para "controle populacional" em zonas de conflito, ou algo assim (logo me remeteu a alguns episódios daquela série "Black Mirror" e ao Filme "Children of Men"). Em um mundo (hoje) de crescentes tenções, é de se perguntar como seria a guerra do futuro (essa pergunta não é nova, ela vem depois da segunda guerra mundia na forma de "o que virá depois da bomba atômica?"). Seu ninja me parece ser algum tipo de arma que se volta contra o criador (como você fala).
Porra que foda gostei muito dessas ideias!!! Vai funcionar muito bem com isso, eu penso num futuro meio cyberpunk é isso encaixaria muito bem. Penso tbm em por os chefes como sendo outras armas assim como o ninja ae. Tipo eu tava pensando em ser 4 deles sendo o ninja o quinto. E o jogo todo ele se volta contra eles e tem que destruir um a um. Cara desculpa a ignorância quais seus jogos??? Quero muito ver :D
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Porra que foda gostei muito dessas ideias!!! Vai funcionar muito bem com isso, eu penso num futuro meio cyberpunk é isso encaixaria muito bem. Penso tbm em por os chefes como sendo outras armas assim como o ninja ae. Tipo eu tava pensando em ser 4 deles sendo o ninja o quinto. E o jogo todo ele se volta contra eles e tem que destruir um a um. Cara desculpa a ignorância quais seus jogos??? Quero muito ver :D

Legal, fico feliz que o que eu falei possa servir de alguma inspiração (e me inspirei em filmes e livros distópicos e apocalípticos vistos pela vida + nossa realidade imediata, por que se tem uma coisa que esse tipo de literatura e cinema fazem é pegar um problema de seu próprio tempo e projetar ele a níveis globais ou galáticos num futuro). E o lance cyberpunk já ví que é uma pegada sua mesmo, né?

Meus jogos são bem modestos, foram 3 até hoje, todos feitos com o Arcade Game Studio, que é bem limitado mas simples de mexer. Os 3, e outras experiências relacionadas, estão no meu blog:
http://diarioartografico.blogspot.com.br/
Eu sou um entusiasta, vivo de dar aulas de arte em escolas, e crio games no meu tempo livre (por que gosto, era sonho de criança, joguei a vida inteira, e por que não tenho jeito nem dinheiro pra fazer HQs ou filmes). Curto o lance da narrativa, de relacionar diferentes referências culturais (de diferentes épocas e em diferentes linguagens artísticas), mas me preocupo com o game em si, com a jogabilidade, e em não ter um excesso de história fora do gameplay (quanto mais a narrativa estiver intrínseca ao gmeplay, melhor). Seria uma honra e um retorno válido ter sua opinião sobre meus games, em especial o último, te tem até sim uma pontinha de inspiração no Odallus (tem um inimigo que é um tótem de ossos que depois que eu fiz a pixel art dele só conseguia lembrar dos gráficos do Odallus).
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Cara, eu ia te dar uma sugestão e acabei descobrindo um bug sem querer. Ia te sugerir uma rasteira deslizante segurando na diagonal, acho que combina muito com o estilo dos golpes do personagem.

Mas o bug. Se no meio da corrida abaixar, continuar segurando frente+baixo (diagonal derp) e der um golpe, o carinha faz um movimento como se fosse atacar mas o movimento é cortado.


Tá ficando cada dia melhor :kluv:kluv
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.451
Pontos
1.424
Ótimo topico. Estou me preparando para um dia ir comando e criar algo sozinho também.

O meu problema é que eu sou só programador :kduvida. Será que é possível para um programador aprender pelo menos o básico de como criar sprites com o estilo pixel art?
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.435
Pontos
2.082
Ótimo topico. Estou me preparando para um dia ir comando e criar algo sozinho também.

O meu problema é que eu sou só programador :kduvida. Será que é possível para um programador aprender pelo menos o básico de como criar sprites com o estilo pixel art?
Use a criatividade.
Existem N jeitos de deixar algo bonito sem a necessidade de ter que fazer arte
Exemplos: Mini Metro, Tomas Was Alone...
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Legal, fico feliz que o que eu falei possa servir de alguma inspiração (e me inspirei em filmes e livros distópicos e apocalípticos vistos pela vida + nossa realidade imediata, por que se tem uma coisa que esse tipo de literatura e cinema fazem é pegar um problema de seu próprio tempo e projetar ele a níveis globais ou galáticos num futuro). E o lance cyberpunk já ví que é uma pegada sua mesmo, né?

Meus jogos são bem modestos, foram 3 até hoje, todos feitos com o Arcade Game Studio, que é bem limitado mas simples de mexer. Os 3, e outras experiências relacionadas, estão no meu blog:
http://diarioartografico.blogspot.com.br/
Eu sou um entusiasta, vivo de dar aulas de arte em escolas, e crio games no meu tempo livre (por que gosto, era sonho de criança, joguei a vida inteira, e por que não tenho jeito nem dinheiro pra fazer HQs ou filmes). Curto o lance da narrativa, de relacionar diferentes referências culturais (de diferentes épocas e em diferentes linguagens artísticas), mas me preocupo com o game em si, com a jogabilidade, e em não ter um excesso de história fora do gameplay (quanto mais a narrativa estiver intrínseca ao gmeplay, melhor). Seria uma honra e um retorno válido ter sua opinião sobre meus games, em especial o último, te tem até sim uma pontinha de inspiração no Odallus (tem um inimigo que é um tótem de ossos que depois que eu fiz a pixel art dele só conseguia lembrar dos gráficos do Odallus).
cara muito bacana a arte dos seus jogos, lembra muito C64 =D gostei muito mesmo, sobre os jogos no steam, se você continuar desenvolvendo e colocando mais jogos logo logo vc ja ta vivendo disso! =)
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
desculpa a sumida essa semana pessoal, eu to meio focado no blazing chrome essa semana, embora tenha feito alumas coisas no ninja. Fiz as outras armas do ninja e alguns efeitos de explosão mas não implementei nada ainda. vou ver se semana que vem consigo implementar as armas aí posto outro gameplay aqui =)
quem quiser ver como o blazing ta ficando to postando uns gifs:

26xBvc8u4gYsHMfFC.gif


26xBDhjLPO9T34dm8.gif


l0Exk2nGnXlgsFQZO.gif


l3vRa3CFJ0LegVRRu.gif


source.gif
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.451
Pontos
1.424
desculpa a sumida essa semana pessoal, eu to meio focado no blazing chrome essa semana, embora tenha feito alumas coisas no ninja. Fiz as outras armas do ninja e alguns efeitos de explosão mas não implementei nada ainda. vou ver se semana que vem consigo implementar as armas aí posto outro gameplay aqui =)
quem quiser ver como o blazing ta ficando to postando uns gifs:

26xBvc8u4gYsHMfFC.gif


26xBDhjLPO9T34dm8.gif


l0Exk2nGnXlgsFQZO.gif


l3vRa3CFJ0LegVRRu.gif


source.gif
Incrível
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
desculpa a sumida essa semana pessoal, eu to meio focado no blazing chrome essa semana, embora tenha feito alumas coisas no ninja. Fiz as outras armas do ninja e alguns efeitos de explosão mas não implementei nada ainda. vou ver se semana que vem consigo implementar as armas aí posto outro gameplay aqui =)
quem quiser ver como o blazing ta ficando to postando uns gifs:

26xBvc8u4gYsHMfFC.gif


26xBDhjLPO9T34dm8.gif


l0Exk2nGnXlgsFQZO.gif


l3vRa3CFJ0LegVRRu.gif


source.gif
Cara, valeu pelos elogios, realmente valiosos por que considero bastante seu trabalho, é uma honra.

O Blazing Chrome tá ficando lindo, é Contra hard Corps na veia, ação rápida, Bosses e Mid-Bosses dinâmicos, e lindos gráficos: pixel art detalhada e parallax simulando algo próximo do mega drive, o que deixa muito charmoso mesmo.

O Cenário da moto está especialmente lindo, o paralax lindo (sei que não é fiel a nenhum vg 16-Bits, e nem precisa ser, é aquele lance de "8-bit or 8 bitsh") e com aquele toque especial do reflexo do sol na água (que no mega, por exemplo, seria possível como um detalhe feito em sprites sobre um dos dois layers de tiles), lindo mesmo.

Eu acho que além da pixel art ótima são esses pequenos detalhes que dão um "brilho" nos gráficos, além do que o estilo 8 ou 16 bits (que não precisa ser 100% fiel) deixa o jogo com uma linguagem visual clara e para a qual estamos acostumados).

Não é querer ser purista, acho que vale tudo, de poucos pixels até gráficos HD, mas os estilos de gráficos pixelados 2D (do ZX Spectrum ao Neo Geo) mantém algo na sua linguagem visual que só esses estilos podem ter, e tenho a impressão que tem a ver com a simplificação e criação estilística para dar conta de renderizar um objeto, material ou textura. As camadas da imagem (planos) são mais claros e marcados, e não há exigência de fidelidade com a realidade, o que parece abrir bastante o leque estilístico, por mais restrito que pareça a pixel art. A imagem que não tem pretensão de ser visualmente realista acaba se preocupando em criar uma linguagem própria.

Só divagando, hehehehe.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
@Danilo_Dias

Velho, seus jogos são muito bonitos, a direção de arte é 16-bit total e lembra muito os clássicos da época. Eu não conhecia o seu trabalho, agora o vendo, já considero que você tem muito talento para coisa. Eu espero muito que dê mais certo ainda seus projetos.

Seu jogo é a prova viva que com talento se supera, ao contrário do safado do Keiji Inafune que arrecadou mais de 1 mi pro seu projeto e entregou uma porcaria.

Assim que eu pôr grana na Steam, vou comprar seus jogos.

foi o multimedia fusion 2 sim, mas to curtindo mais o construct. o game maker tbm é muito bom mas bem complexo de mexer.

Eu até tenho uma licença do Constructor e Game Maker, mas antigas. Eu acabei preferindo o Game Maker, apesar que não programo hoje em nenhuma das duas.

então meu, ano passado perdemos uns 6 meses de trabalho tentando ortar o odallus na unity. a unity é uma maravilha pra jogo 2d hd mas pixel art com pegada retro é horroroso. tem que fazer um monte de gambiarra na fisica, eu trampei com 2 caras no port e não tava ficando bom. desisti da unity, sem contar que quando pegamos o kit do ps4 o jogo ficou pesado nele...
esse jogo é simples estilo arcade, eu não tenho pretensão de lançar pra consoles e mesmo assim o c2 exporta pra xboxone. O jogo que to pensando em soltar pra consoles é o blazing chrome, ele ta sendo feito no GM2, o gm2 exporta pra consoles tbm.

Sim, isso é verdade, no post do joguete temático Outerspace + Switch que estou fazendo, estou usando a Unity, mas só a usei porque a conheço há alguns anos, mas ela dá bem mais trabalho para adaptar recursos 2D do que qualquer outra engine 3D, até expliquei isso por alto lá no tópico.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.016
Reações
49.431
Pontos
1.304
Primeiramente parabéns.
Seus jogos são realmente muito bem feitos.
Esse Blazing Chrome parece ir no caminho certo para ser um "Contra revival", esse pixel art está bem caprichado

É difícil portar para iOS/Android ? Digo isso porque esses jogos caem com uma luva nesses 2 sistemas.
É possível mudar os comandos das setas para WASD e os botões de ação no J,K,U,I ?
Acho que é mais prático controlar os personagens com a esquerda, ajuda bastante a testar.
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Cara, valeu pelos elogios, realmente valiosos por que considero bastante seu trabalho, é uma honra.

O Blazing Chrome tá ficando lindo, é Contra hard Corps na veia, ação rápida, Bosses e Mid-Bosses dinâmicos, e lindos gráficos: pixel art detalhada e parallax simulando algo próximo do mega drive, o que deixa muito charmoso mesmo.

O Cenário da moto está especialmente lindo, o paralax lindo (sei que não é fiel a nenhum vg 16-Bits, e nem precisa ser, é aquele lance de "8-bit or 8 bitsh") e com aquele toque especial do reflexo do sol na água (que no mega, por exemplo, seria possível como um detalhe feito em sprites sobre um dos dois layers de tiles), lindo mesmo.

Eu acho que além da pixel art ótima são esses pequenos detalhes que dão um "brilho" nos gráficos, além do que o estilo 8 ou 16 bits (que não precisa ser 100% fiel) deixa o jogo com uma linguagem visual clara e para a qual estamos acostumados).

Não é querer ser purista, acho que vale tudo, de poucos pixels até gráficos HD, mas os estilos de gráficos pixelados 2D (do ZX Spectrum ao Neo Geo) mantém algo na sua linguagem visual que só esses estilos podem ter, e tenho a impressão que tem a ver com a simplificação e criação estilística para dar conta de renderizar um objeto, material ou textura. As camadas da imagem (planos) são mais claros e marcados, e não há exigência de fidelidade com a realidade, o que parece abrir bastante o leque estilístico, por mais restrito que pareça a pixel art. A imagem que não tem pretensão de ser visualmente realista acaba se preocupando em criar uma linguagem própria.

Só divagando, hehehehe.
opa valew meu, então eu no blazing to tentando manter só aquele limite de cores de 64 cores do mega, não to usando um monte de cores tipo snes com grandes gradientes e etc. To usando bastante textura e um pouco de dithering pra chegar em detalhes. Também não quero usar transparência nem efeitos de alpha blending no geral. A idéia é manter tudo bem crisp mesmo. =) Fora isso eu to usando bastante particulas ( não muito pra saltar aos olhos) e muita rotação e scale coisas que não seriam possíveis no mega mesmo.
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
@Danilo_Dias

Velho, seus jogos são muito bonitos, a direção de arte é 16-bit total e lembra muito os clássicos da época. Eu não conhecia o seu trabalho, agora o vendo, já considero que você tem muito talento para coisa. Eu espero muito que dê mais certo ainda seus projetos.

Seu jogo é a prova viva que com talento se supera, ao contrário do safado do Keiji Inafune que arrecadou mais de 1 mi pro seu projeto e entregou uma porcaria.

Assim que eu pôr grana na Steam, vou comprar seus jogos.



Eu até tenho uma licença do Constructor e Game Maker, mas antigas. Eu acabei preferindo o Game Maker, apesar que não programo hoje em nenhuma das duas.



Sim, isso é verdade, no post do joguete temático Outerspace + Switch que estou fazendo, estou usando a Unity, mas só a usei porque a conheço há alguns anos, mas ela dá bem mais trabalho para adaptar recursos 2D do que qualquer outra engine 3D, até expliquei isso por alto lá no tópico.
haha vlw meu, eu também fiquei puto com o roe do inafune, toda aquela grana pra um jogo meia boca feito de qualquer jeito. Quando vi o primeiro gameplay da primeira fase eu juro que eu ri alto com o level design que o cara bolou. Na época tava fazendo level pro odallsu, tipo eu sou um cara só e passava quase um mes bolando cada level. O MN9 é um jogo de ação com cenario praticamente linear, como pode ter cagado com uma equipe e aquele orçamento. pqp É nessas que eu tenho certeza que ele não era envolvido diretamente com a produção dos jogos até o x3.
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Primeiramente parabéns.
Seus jogos são realmente muito bem feitos.
Esse Blazing Chrome parece ir no caminho certo para ser um "Contra revival", esse pixel art está bem caprichado

É difícil portar para iOS/Android ? Digo isso porque esses jogos caem com uma luva nesses 2 sistemas.
É possível mudar os comandos das setas para WASD e os botões de ação no J,K,U,I ?
Acho que é mais prático controlar os personagens com a esquerda, ajuda bastante a testar.
então o problema com android é que teria que fazer aqueles esquemas de botar botoes na tela, eu não sei se ficaria bom, os jogos exigem respostas bem rapidas. Quanto aos comandos eu ainda vou fazer um role de modificar comandos, igual eu fiz no odallus e no oniken. eu ja to fazendo uma base pra isso =)
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.016
Reações
49.431
Pontos
1.304
então o problema com android é que teria que fazer aqueles esquemas de botar botoes na tela, eu não sei se ficaria bom, os jogos exigem respostas bem rapidas. Quanto aos comandos eu ainda vou fazer um role de modificar comandos, igual eu fiz no odallus e no oniken. eu ja to fazendo uma base pra isso =)

Legal cara...
É isso de colocar botões pode modificar mesmo o comportamento do jogo, eu gosto de jogar em controle Bluetooth, mal uso os botões na tela.
O mais tenso também é que rola muita pirataria no Android, deve dar uma desanimada ter que escolher entre cobrar ou colocar aqueles ads nojentos, porque se cobrar vai rolar pirataria forte.
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Legal cara...
É isso de colocar botões pode modificar mesmo o comportamento do jogo, eu gosto de jogar em controle Bluetooth, mal uso os botões na tela.
O mais tenso também é que rola muita pirataria no Android, deve dar uma desanimada ter que escolher entre cobrar ou colocar aqueles ads nojentos, porque se cobrar vai rolar pirataria forte.
poisé, outra coisa que é um problema é que eu não posso por o mesmo preço do steam por exemplo no jogo do android, a faixa de preço dum jogo de steam e de um jogo da appstore é completamente diferente. Aí é outro problema =( teria que ser tipo uma versão apenas de android.
 

Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Acho que, se for para exportar para Android, é bem possível que a pessoa possa optar por usar um joypad virtual (para quem não tem um bluetooth) ou não, para quem tem o dispositivo, existem libs prontas para isso (e certamente a Joymasher tem um programador bastante habilidoso), inclusive podendo ser customizadas. Obviamente vai ter um custo, pois, salvo engano, está sendo feito pelo Game Maker e cada exporter do GM2 tem um custo adicional (podendo o pacote completo chegar a $800).

Sobre pirataria, essa é uma questão diversa, ela vai existir em qualquer plataforma (a não ser as que não foram quebradas ainda), a pessoa que quer mesmo, vai piratear, a não ser que seja limitada nesse sentido (depender de alguém para quebrar a plataforma) e propagandas podem ser retiradas com relativa facilidade, isso não deve ser impeditivo se o release for possível, segundo estudos de viabilidade da empresa (custo/benefício).

Quem quer apoiar a produtora, vai fazer, a maioria das pessoas compra, creio que quem pirateia mesmo é menino que precisa pedir para papai e mamãe (e eles estão pirateando GTA, Minecraft e outros multiplayers), não cabe na minha cabeça alguém que trabalha piratear um trabalho de estúdio independente, que custa umas duas ou três dezenas de reais, por mero prazer. No máximo, para testar e, se gostar, pagar (por isso acho que um demo é bem-vindo, para retirar de pauta esta desculpa).
 
Ultima Edição:

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Acho que, se for para exportar para Android, é bem possível que a pessoa possa optar por usar um joypad virtual (para quem não tem um bluetooth) ou não, para quem tem o dispositivo, existem libs prontas para isso (e certamente a Joymasher tem um programador bastante habilidoso), inclusive podendo ser customizadas. Obviamente vai ter um custo, pois, salvo engano, está sendo feito pelo Game Maker e cada exporter do GM2 tem um custo adicional (podendo o pacote completo chegar a $800).

Sobre pirataria, essa é uma questão diversa, ela vai existir em qualquer plataforma (a não ser as que não foram quebradas ainda), a pessoa que quer mesmo, vai piratear, a não ser que seja limitada nesse sentido (depender de alguém para quebrar a plataforma) e propagandas podem ser retiradas com relativa facilidade, isso não deve ser impeditivo se o release for possível, segundo estudos de viabilidade da empresa (custo/benefício).

Quem quer apoiar a produtora, vai fazer, a maioria das pessoas compra, creio que quem pirateia mesmo é menino que precisa pedir para papai e mamãe (e eles estão pirateando GTA, Minecraft e outros multiplayers), não cabe na minha cabeça alguém que trabalha piratear um trabalho de estúdio independente, que custa umas duas ou três dezenas de reais, por mero prazer. No máximo, para testar e, se gostar, pagar (por isso acho que um demo é bem-vindo, para retirar de pauta esta desculpa).
pirataria mesmo é uma das ultimas coisas que eu me preocupo nos jogos hahaha, tem gente que fica paranoico com isso, inclusive ja vi nego falando que não bota jogo no steam por conta da pirataria!?!?!?! o que vc disse é verdade, eu duvido que eu tenha perdido muito dinheiro com isso, inclusive eu ja baixei versoes piratas dos meus jogos e no readme sempre vem um "se vc curtiu o jogo compre ra ajudar o estudio"
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
@Danilo_Dias

Uma dúvida, você começou como designer ou programador? Porque como você desenha muito bem, acredito que tenha sido a primeira opção.

Você tá trabalhando full time no projeto? Usa Aseprite ou o Pixel Edit?
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
Fui ignorado mesmo :(
Só queria saber a data do blazing chrome.
opa desculpe meu, eu não tinha visto. O blazing não tem data ainda. Estamos usando o game maker 2 beta, as vezes sai update e quebra uma caralhada de coisas no jogo e nos temos que voltar e refazer =( Por conta disso nos tamos tratando a produção dele como congelada, embora claro que estejamos fazendo coisas ainda. Parece que o game maker 2 só entra em gold mes que vem, assim que ele estabilizar e nos conseguirmos fechar a demo nós poderemos dar uma data mais certa.
 

Danilo_Dias

Veterano
Mensagens
152
Reações
666
Pontos
118
@Danilo_Dias

Uma dúvida, você começou como designer ou programador? Porque como você desenha muito bem, acredito que tenha sido a primeira opção.

Você tá trabalhando full time no projeto? Usa Aseprite ou o Pixel Edit?
eu até hoje não sei programar, eu só manjo de "logica" da programação mesmo. Eu só consigo usar multimedia fusion 2, construct, e bem pouco de game maker. Mas por incrivel que pareça eu comecei assim. Depois que eu fui curtindo fazer sprites e tal. Mas quando era moleque eu adorava desenhar, acho que foi por essas que veio.
 

Kuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.483
Reações
1.763
Pontos
919
@Danilo_Dias Cara, se incomoda se eu te mandar PM com uma dúvida que tenho referente ao Odallus e seus outros projetos já publicados?
 
Topo Fundo