O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Porque a Naughty Dog conseguiu fazer um dos maiores jogos de todos os tempos

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Um dos melhores jogos que já joguei, sem dúvidas.

Agora, eu já sou bicho do mato.
Gosto de jogar videogame sozinho, sem espectador, trancado no meu lindo quarto nerd.

Quando tem visita em casa, até parentes mais íntimos ou amigos, não rola eu ficar jogando, acho deselegante.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.371
Pontos
1.599
Parece que o problema do pessoal aqui é um jogo com fórmula batida (sessão da tarde/pipoca/scripts/piadinhas) fazer mais sucesso (crítica/comercial/players) que o joguinho cult preferido de cada um. :viraolho
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.871
Reações
70.405
Pontos
1.279
c***lho, não sabia que o pessoal aqui tinha tanta rejeição a Uncharted. Até eu que não gosto tanto dos jogos Sony sou apaixonado por Uncharted

Enviado de meu Super Famicom via Satellaview

you-must-be-new-here-willy-wonka.jpg


Exclusivo né.
Sempre vai causar tanta rejeição exatamente por ser exclusivo.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
A série inteira tem uma IA medonha, jogar em níveis mais altos não torna o jogo mais desafiante, mas sim mais estressante pois ele sofre do mesmo mal como muitos outros; os inimigos infringem danos com muito mais facilidade (nível de acerto altíssimo) e se tornam muito mais resistentes, onde você precisa dar vários e vários tiros para matá-los (com exceção das cabeça), quando na verdade o que deveria acontecer era aprimorar suas estratégias de combate.

Críticas a IA são meio que de praxe hoje em dia, fala-se mal de quase todas as implementações e, aquelas que são elogiadas não apresentam muita diferença.

Acho que isso parte do que esperamos que uma IA seja. Uma boa inteligencia não é exatamente eficiente, ela tem que ser imprevisível, mesclar erros absurdos com acertos fantásticos sem padrão definido. Neste aspecto as IAs estão muito distantes, até mesmo as implementações mais complexas como drivatar ficam muito abaixo do mais simples multiplayer e isso direciona os investimentos.

Dito isso objetivo de IA é gerar desafio e te forçar a pensar em novas estratégias. A franquia Souls é emblemática, ela é o contrário do que disse ali, todo inimigo tem um padrão para você explorar, só que o jogo é extremamente letal e isso diminui muito a margem de erro, você sabe qual é o padrão, mas entre saber e aplicar há uma diferença. Mesma coisa em Uncharted 4, teve uma mensagem aqui que foi na pinta, se você aumenta a dificuldade não pode jogar da mesma forma de antes, não importa como (aumentando a letalidade do sistema, neste caso), jogando no crushing você tem que aprender a usar o stealth e a usar o sistema de dano (headshot como todo TPS) para ganhar tempo e poupar munição, algo que seriam impossível se fosse mal implementado.

Em suma é isso, a capacidade de uma IA é medida pelo trabalho que dá para vencê-la, algo que o Uncharted 4 entrega. A questão é que muita gente joga no normal e acha que isso mostra tudo que o jogo é, é uma visão deturpada da situação.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.904
Reações
39.331
Pontos
2.044
O interesse se deve ao fato de Uncharted não ser um jogo, mas um filme. Pessoas gostam de filmes.
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.606
Reações
10.973
Pontos
753
Uncharted 4 maior de todos os tempos? Que jogo o OT anda jogando?

Uncharted 4 não eh nem melhor que o 2, que tão longe de ser um dos melhores de todos os tempos, imagina esse 4 então que toda hora surge uma cg e tira vc do controle.
 


Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454
Comprei UC4 na semana passada.

c***lho, jogo absurdamente lindo! Essa geração esta linda, o jogo esta foda, estou de fato amando, o jogo, para mim, o melhor disparado. Fico entre o UC4 e o UC2.

Nunca parei para prestar tanta atenção nos gráficos, você realmente chega a comer o jogo com os olhos.
 

Seraos83

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.120
Reações
2.131
Pontos
713
Que tópico bacana! Tô gostando das opiniões e troca de experiências. Tanto que resolvi comentar mais algumas coisas.

- Não gosto disso de escolher nível de dificuldade; tipo, daí somente na dificuldade mais alta você tem a experiência definitiva do game. Dos 4 Uncharteds que joguei, um foi no nível fácil (Uncharted 1) pq tava sem tempo na época e queria curtir a história, um no nível médio (Uncharted 4) e dois no nível difícil (Uncharted 2 e Uncharted 3). Em todos eu adorei a experiência. Mas em todos preponderou a impressão de que o jogo te leva pela mão. Uncharted te sugere realismo e liberdade, no entanto, tu fica preso demais às decisões do game. E a definição não ocorre pelo nível de dificuldade, mas sim pela maneira que o jogo foi concebido. E, na real, os games não deveriam ter a opção de eleger nível de dificuldade. Quem deve definir isso é o design do jogo e o progresso do jogador.

- Minha esposa joga comigo 4 franquias: Uncharted, GTA, Mario e Zelda (que coincidentemente são as minhas favoritas; acho que devem ser as melhores mesmo, rsrsrs). Enquanto eu coloco Zelda em primeiro lugar, ela prefere Uncharted. Um aspecto muito interessante de Uncharted são os puzzles que encontramos no meio do jogo. Como ela adora os puzzles e eu, os tiroteios, cada um acaba encontrando o seu momento de ficar com o controle na mão.

- Já mostrei a franquia para algumas pessoas que não gostam de games, e não percebi nenhum grande entusiasmo. Nenhuma quis assistir à jogatina Até mesmo alguns donos de consoles Sony não entendem a minha empolgação com a franquia Uncharted, o que acho estranho, pois a franquia realmente é muito boa. Uncharted é o melhor exemplo de filme-jogo. Se tirassem essa veia cinematográfica, provavelmente o game ficaria sem graça. E se tirassem a parte game e transformassem ele num filme, talvez não fizesse sucesso, pois a história não é nada demais. O sucesso está na mistura.

- Enquanto pessoas normais analisam os prós e contras friamente, os fãs acabam valorizando os pontos positivos, desconsiderando os negativos (mesmo quando os negativos são mais numerosos). Eu não sei se Uncharted tem mais pontos negativos do que positivos, mas a questão é que eu sou um fã da franquia. Eu não me importo que o jogo me leve pela mão e que ele tenha essa escolha de nível de dificuldade que mais ajuda do que atrapalha. O jogo simplesmente é divertido pra caramba e belo na sua estética. Isso basta para torná-lo inesquecível.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
- Não gosto disso de escolher nível de dificuldade; tipo, daí somente na dificuldade mais alta você tem a experiência definitiva do game. Dos 4 Uncharteds que joguei, um foi no nível fácil (Uncharted 1) pq tava sem tempo na época e queria curtir a história, um no nível médio (Uncharted 4) e dois no nível difícil (Uncharted 2 e Uncharted 3). Em todos eu adorei a experiência. Mas em todos preponderou a impressão de que o jogo te leva pela mão. Uncharted te sugere realismo e liberdade, no entanto, tu fica preso demais às decisões do game. E a definição não ocorre pelo nível de dificuldade, mas sim pela maneira que o jogo foi concebido. E, na real, os games não deveriam ter a opção de eleger nível de dificuldade. Quem deve definir isso é o design do jogo e o progresso do jogador.

Não existe uma forma única de se jogar um game e isso faz parte do design. Pegue o exemplo do próprio Uncharted 4, você tem um sistema de stealth, os inimigos foram programados para vasculhar o cenário proporcionando oportunidades para que sejam abatidos sem alertar outros adversários, mas se você jogar no normal não precisar usar isso, o run and gun e atirar de cover já resolvem a situação, no crushing isso é inviável, stealth é necessidade e não opção (pelo menos para meu nível de habilidade). Tudo está dentro da forma que o game foi programado para funcionar, mas você só vai usar aquilo que for preciso para vencer, por isso é VITAL escolher a dificuldade certa para VOCÊ ter a melhor experiencia de jogo (e escolher a dificuldade certa basicamente quer dizer alterar parametros de jogo para aumentar desafio).

Daí a galera fica dizendo que joga um pouquinho e fica vendo CG, que o jogo é automático, só que isso é fruto de dificuldade mal escolhida, um desafio abaixo do que é um obstáculo para escolha. Minha experiencia no crushing é completamente diferente, quase sempre me deparo com cenários GRANDES, sem caminho definido e com vários inimigos e tenho que buscar alternativas para eliminar o maior numero deles sem me expor demais, já que uma sequencia de tiros e tenho que começar tudo de novo. Com isso são horas para passar as partes mais difíceis, horas tensas e sem checkpoints salvadores, em um ambiente assim muitas vezes me sinto PERDIDO com as várias estratégias que posso usar (vi vários videos e cada um passou de uma forma, sem manha, sem caminho fácil) e CG me soa como calmaria antes da tempestade. Se posso ter uma experiencia totalmente diferente, se a experiencia mais tranquila incomoda, então porque cargas d´água o cara vai colocar barreiras a sua própria diversão?
 

BrumRum

Habitué da casa
Mensagens
436
Reações
421
Pontos
78
c***lho, não sabia que o pessoal aqui tinha tanta rejeição a Uncharted. Até eu que não gosto tanto dos jogos Sony sou apaixonado por Uncharted

Enviado de meu Super Famicom via Satellaview

tem gente que gosta de falar mal do jogo, pq não tem nada parecido na concorrência, ai fica fácil para hatear.

tinha gente que vivia falando de heavy rain, beyond, the order, until dawn "erp derp filme"... tomaram um quantum break de 4h de serie de TV que nem apertar botão vc aperta para fazer um QTE no toba e nunca mais falaram.

tinha gente que reclama dos scripts, so precisei relembrar que o Zelda metacritic 99 tem todas as batalhas com BOSS scriptadas...

No mais, sempre achei meio ruim a dificuldade no uncharted, precisar descarregar um pente de AK47 no peito do cara para matar, sempre foi tosco.
 
Ultima Edição:

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Por um segundo eu achei que tava naqueles grupos de games do FB.
 

xRookie is now Darkstat!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.191
Reações
5.504
Pontos
703
The Last of Us - OK, jogão da porra, put* que o pariu, melhor do universo.
Uncharted - Não, apenas não.
Jogar videogame na Páscoa na casa da mulher - era melhor estar enfiando os ovos na patroa
 

Cremosão

Larva
Mensagens
11
Reações
17
Pontos
3
Nesse tópico percebi que existem muitas pessoas que não sabem escolher os jogos que jogam ou pior, gostam de falar de jogos que não jogaram.

Infelizmente hoje o mundo anda dessa forma, a internet deu voz a muitos que não merecem atenção. É muito triste ler quando a pessoa desconsidera as produções da Naughty Dog como "jogo" simplesmente porque de maneira formulaica se escreve na cabeça regras que um produto deve ter para ser considerado jogo.

Graças aos deuses existem diversos gêneros e diversos subgêneros dentro dos videogames e muita gente pode escolher o que jogar dentro deles.
 
Ultima Edição:

WangTang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.088
Reações
7.373
Pontos
1.309
Problema de Uncharted é que os caras ficaram tão obsecados com produção que esqueceram como fazer um jogo divertido.

Já falei mil vezes que a essa empresa tinha que fazer animações, iam se dar muito bem.
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
Parece que o problema do pessoal aqui é um jogo com fórmula batida (sessão da tarde/pipoca/scripts/piadinhas) fazer mais sucesso (crítica/comercial/players) que o joguinho cult preferido de cada um. :viraolho
Uncharted dá tela azul nos haters.

-Uncharted 4 vendeu 8 fucking milhões de cópias nos primeiros 7 meses, aí o hater vem e manda aquela: "não jogo vendas".
-Aí tu mostra que o jogo tem 93 no Metacritic, aí o hater manda aquela "mídia comprada, notas compradas"
-Aí tu mostra que o jogo foi o que mais recebeu prêmios em 2016, 165 GOTYs e mais dezenas de prêmios técnicos da indústria. Aí o hater tenta dar 360 mais uma vez e diz que a ND comprou 165 sites e todas as academias.
-Tu vai lá e faz votação NA FUCKING OUTER SPACE, e Uncharted 4 ganha de lavada a votação sem esforço.

Sem falar que os mesmos caras jogam um monte de b*sta enlatada anualmente, ouvem música enlatada, assistem séries e filmes enlatados e de repente na hora de falar de Uncharted se tornam eruditos, agora Uncharted é filme de "sessão da tarde" e é só bonitinho. Tem que ser muito prego mesmo.

Parem com as contrações anais e admita que é uma franquia foda pra c***lho e geral gosta, só VOCÊ que não gosta.

gH2OePB.gif
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Os mal amados de fórums como disse o cara ali falam mal... o público em geral, a mídia e a indústria só agradecem por obras como Uncharted existirem no mercado.
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Ele é meio cinematográfico então fica fácil para quem gosta de filmes se prender (aliás parece ser uma das linhas guias dos jogos da sony ultimamente) , eu particularmente acho um jogo ok , se você analisar o gameplay não tem nada de espetacular lá , bloodborne por exemplo é muito mais interessante , last of us é mais interessante , assim como outros jogos ...
O jogo e um TPS que dentro do genro de cumpre bem o papel tanto que tem varias set pieces que dão bastante liberdade para interagir com elas.
Mas é ruim pq os Uncharted do PS3 toda hora quebra o ritmo do jogo com uns tiroteio chato demais, aparece uns capanga saindo de dentro do boeiro só pra encher o saco, U3 acho que foi o melhor nesse sentido mas ainda assim tinha muito tiroteio "desnecessário" que só atrapalhava sessões que deviam ser de pura exploração. Não sei como que ta nesse 4.
Isso ai e coisa da sua cabeça.
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Problema de Uncharted é que os caras ficaram tão obsecados com produção que esqueceram como fazer um jogo divertido.

Já falei mil vezes que a essa empresa tinha que fazer animações, iam se dar muito bem.

Ué, mas diversão é algo pessoal... não dá pra dizer se tal jogo é ou não divertido... tem gente que odeia FPS e é um sucesso incontestável... eu não gosto nem um pouco de jogos de corrida, não me diverto nem um pouco, por exemplo.
 

Mechamorafa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.006
Reações
14.464
Pontos
374
O vencedor do BAFTA de melhor jogo de 2016 incomoda demais rs.

maxresdefault.jpg


Deve ter sido por engano. Acharam que era filme também, só pode.

 

andersonjpr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.536
Reações
10.746
Pontos
1.084
Comprei, zerei e não gostei, achei chato e para ser sincero ainda prefiro o U2.

Agora jogo lindo mesmo é o HZD, esse sim me surpreendeu, deu até dó zerar, ''acho''que ele bate o U4 tranquilamente.
 

w13dark

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.841
Reações
3.715
Pontos
699
Em relação a aspecto técnico e narrativo eu concordo plenamente que ela produziu algumas das melhores franquias da história, agora em profundidade de gameplay o que pra mim é mais importante ela não difere em nada das milhares de empresas por aí que buscam um lugar ao sol até mesmo aquém de algumas boas empresas que tem bons títulos que passam batido. Falo por mim, joguei games demais na minha vida com gráficos lindos e jogabilidade quase perfeita ou ate mesmo perfeita para simplesmente cair de joelhos em games da Naughty dog, mas felizmente gosto é sagrado e cada um tem o seu.
 

waking life

Habitué da casa
Mensagens
710
Reações
83
Pontos
69
Realmente é um grande jogo. Eu sou gamer desde o Atari e nunca parei de jogar.
O que eu sinto nestas últimas gerações? Que os jogos estão cada vez mais voltados para multiplayer (algo que eu passo longe) e com histórias genéricas e toscas, que nem me dão vontade de terminar o jogo.
Por isso que gosto tanto de Uncharted. A história pode não ser brilhante, mas ela é bem construída e te prende. Dá vontade de ir adiante para saber o que vai acontecer, motivo que pessoas que nem gostam de videogames podem se interessar, como foi relatado no post.
O game ainda conta com gráficos lindos e momentos de ação espetaculares. Goste ou não, é um jogo diferenciado...
 

RextintorZ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.891
Reações
2.408
Pontos
1.039
Tenho que concordar. A Naughty Dog caprichou tanto na liberdade de exploração, a física do jogo é uma arma que você pode usar contra os seus inimigos e pode ir direto pro chefão logo no início do jogo!

Eles estão de parabéns. E eu nem me importo com a durabilidade das armas. É um bom balanceamento e te incentiva a usar todas as suas armas ao invés de usar uma ou outra.

Espero que eles façam uma sequência para Breath of the Wild em breve. Eu quero mais!

:coolface

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.759
Reações
62.489
Pontos
1.253
O fato de ter dificuldade crushing não torna o jogo menos handholding.
Você ainda vai ter as cenas com QTEs, você ainda vai ter seções de plataforma que não necessitam de nenhum tipo de habilidade do jogador, você ainda vai passar por aquelas cenas que você apenas segura um botão (quase um QTE "dinâmico",como controlar os cavalos no UC3), você ainda vai ter uma imensa facilidade nos puzzles,etc.

Hand holding não é necessariamente ser fácil, e sim ajudar o jogador (no geral),interferindo várias vezes na jogatina,seja com dicas,seja com ordens,seja implicitamente e repetidamente com game design.
Já vi jogos que são fáceis ou relativamente fáceis mas não são hand holding.
Maior exemplo talvez seja Mario.
Tirando um ou outro,nunca vi um Mario difícil.
Mas o jogo não joga pra você, não tem cena automática, não tem QTE, não tem setinha te indicando pra onde ir.
Ou você joga direito,ou não passa.

Super Metroid, não é um jogo difícil,embora não seja fácil.
Mas você tem que aprender com as mecânicas ensinadas ali,e sozinho,porque o jogo não te explica nada.
Ele apresenta,mas não explica.
Nisso, o jogador processa aquilo que foi apresentado,interpreta,e usa (ou não) à seu favor.
Portanto não é difícil,mas não é handholding,porque você tem de pensar e agir individualmente na maior parte do jogo.
Lembrando que não tem UM mísero diálogo.

Além disso.
Não joguei o UC4 ,mas peguei o UC2 e UC3 pra jogar no Crushing,e salvo as mudanças nos atributos dos inimigos (aumento de dano sendo o principal deles), não há nenhuma diferença impactante entre ele e o Normal.
Basicamente é a mesma coisa,apenas tem que ficar mais tempo escondido, não andar de peito aberto,e só.
Ele não é grandes coisas nesse nível.

Não tem nenhum tipo de "estratégia", até porque o layout dos mapas não é algo que altera isso drasticamente (salvo em algumas raras áreas),pois tem poucas barreiras no mapa,mas l qualquer ponto ali você para no cover e fica ; não tem alterações drásticas nos inimigos,que deveriam agir em conjunto,flanquearem,criarem suas próprias estratégias,fazer você utilizar todo tipo de recurso,caso fosse uma dificuldade realmente bem pensada.

A mudança de dificuldade em Uncharted é a mesma que as de outros jogos : aumentam o dano dos inimigos,deixam você mais fraco,e fim de papo.

Do jeito que disseram aqui parece até que Uncharted no Crushing vira um jogo stealth e praticamente impossível de ser terminado.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

DiegoNS

Bam-bam-bam
Mensagens
3.182
Reações
1.509
Pontos
239
Não tendo jogado todos da Naughty Dog, considero sua obra prima o Uncharted 2. Ritmo perfeito, set pieces embasbacantes, e consistência na gameplay, enredo, puzzle e exploração do início ao fim. Até o gunplay, que considero o ponto fraco da série, é divertido e fluido. Eu considero o jogo como O nome no gênero aventura.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Hand holding não é necessariamente ser fácil, e sim ajudar o jogador (no geral),interferindo várias vezes na jogatina,seja com dicas,seja com ordens,seja implicitamente e repetidamente com game design.

Handholding só se aplica naquilo que o jogo te desafia a passar, Uncharted não é um jogo de plataforma, elas não são feitas para serem um obstáculo e sim como elemento narrativo, diferente de antigos Tomb Raider cujo foco era ter saltos precisos. Mesma coisa vale para QTEs, se eles não existissem seriam cut scenes como em outros jogos, ou seja, menos interativos ainda.

Uncharted é um TPS, então para ser handholding você teria que ter auxilios durantes estas partes, um jogo com mira automática, com inimigos que se prontificam a ser eliminados, só que isso não acontece. Em Uncharted 4 (que é diferente dos games anteriores, ele é menos linear até porque os tempos são outros) você tem vários casos de cenários de batalha grandes, com diferentes opções de abordagem (você pode sair atirando, ir de stealth ou até infiltrar, ignorando inimigos), e você tem que se virar.

Obviamente o nível de dificuldade afeta este elemento, alterar parametros não é "apenas" cosmético quando o inimigo te elimina com um ou dois tiros. Em um ambiente assim você tem que evitar inimigos, usar stealth, achar posições mais protegidas, se movimentar mais, é a diferença entre ser Rambo (que é o que você pode fazer em Uncharted no normal) e usar bem tática de guerrilha. Gosto de usar a franquia Souls porque ela é reconhecidamente difícil e trabalha justamente em cima de parâmetros, afinal a letalidade do jogo está no fato de que, se você vacilar, toma um ou outro hit e morre, reduz o danos dos inimigos e aumenta sua barra de energia e esta pressão vai para o brejo e o jogo se torna outra coisa.
 

Cremosão

Larva
Mensagens
11
Reações
17
Pontos
3
Existem diversos pontos de vista com relação a franquia. Muita gente que vem de uma escola mais old school de videogame não gosta muito porque o foco em Uncharted 4 não é o gameplay.

Eu particularmente gostei muito do game mas não considero GOTY. Overwatch, por exemplo, é um game que eu não vejo nada demais e também foi bastante ovacionado e premiado, mas eu nem cito esse jogo em lugar nenhum. É simplesmente um game que eu joguei, não gostei, não comprei e não fui reclamar em lugar nenhuma que é uma m****. Prefiro usar meu tempo para falar de experiência que gosto do que o contrário.

Em 2016 meu top 5 seria:
Dark Souls III
DOOM
INSIDE
Titanfall 2
The Last Guardian

Uncharted 4 estaria no meu top 10 junto com Gears of War 4, Owlboy, Dishonored 2 e The Witness.

Objetivamente é impossível escolher o melhor jogo em um ano porque normalmente temos várias opções de jogos excelentes. Se analisarmos 2016 a maior parte das publicações deram para Overwatch, Uncharted 4 e DOOM. Outras para Inside, The Last Guardian e Dark Souls III. São 6 GOTYs em 2016, muito dificil mesmo discordar de alguém que escolha algum desses games para ser o seu melhor do ano.
 

Lager Beer

Ser evoluído
Mensagens
67
Reações
25
Pontos
34
Tenho um relato parecido com o seu. A minha namorada viajou e fui passar o final de semana na casa dos meus pais e resolvi levar o ps4 pra lá. Instalei o video game na sala e comecei a jogar Uncharted 4 sozinho, aí chegaram meu irmão, minha cunhada e minha sobrinha e me viram jogar na parte que eu fugia da prisão.

Todo mundo elogiou o jogo e também falaram que parecia um filme. Acordei no outro dia dia cedo pra jogar e logo depois meu irmão/cunhada/sobrinha foram pra sala tomar café da manhã me vendo jogar. Durante o dia chegaram ao ponto da cunhada/sobrinha me pedirem pra jogar e elas assistirem.

Acabou que fui embora domingo sem terminar o jogo e elas tristes por não verem o final, mas depois que zerei contei toda a história e tal, a cunhada até arriscou um palpite sobre o irmão do Drake. Elas realmente gostaram.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.759
Reações
62.489
Pontos
1.253
Handholding só se aplica naquilo que o jogo te desafia a passar, Uncharted não é um jogo de plataforma, elas não são feitas para serem um obstáculo e sim como elemento narrativo, diferente de antigos Tomb Raider cujo foco era ter saltos precisos. Mesma coisa vale para QTEs, se eles não existissem seriam cut scenes como em outros jogos, ou seja, menos interativos ainda.

Uncharted é um TPS, então para ser handholding você teria que ter auxilios durantes estas partes, um jogo com mira automática, com inimigos que se prontificam a ser eliminados, só que isso não acontece. Em Uncharted 4 (que é diferente dos games anteriores, ele é menos linear até porque os tempos são outros) você tem vários casos de cenários de batalha grandes, com diferentes opções de abordagem (você pode sair atirando, ir de stealth ou até infiltrar, ignorando inimigos), e você tem que se virar.

Obviamente o nível de dificuldade afeta este elemento, alterar parametros não é "apenas" cosmético quando o inimigo te elimina com um ou dois tiros. Em um ambiente assim você tem que evitar inimigos, usar stealth, achar posições mais protegidas, se movimentar mais, é a diferença entre ser Rambo (que é o que você pode fazer em Uncharted no normal) e usar bem tática de guerrilha. Gosto de usar a franquia Souls porque ela é reconhecidamente difícil e trabalha justamente em cima de parâmetros, afinal a letalidade do jogo está no fato de que, se você vacilar, toma um ou outro hit e morre, reduz o danos dos inimigos e aumenta sua barra de energia e esta pressão vai para o brejo e o jogo se torna outra coisa.

Uncharted é handholding chapa,e tem elementos de plataforma também.
Tanto que tem muito fã aí que fica comemorando por terem "expandido" isso no 4.
E o elemento de plataforma nele também não oferece desafio algum ao jogador.

Você diz como se só fosse possível fazer uma cena cinematográfica caso colocasse QTE ou uma cutscene sozinha.
Não,se não tivesse QTEs, poderia ser uma parte inteiramente jogável,e ainda assim cinematográfica.
Já jogou Metroid Prime?
O começo inteirinho do jogo é cinematográfico,e tirando o mapinha que você pega no caminho, você não tem elementos handholding,é tu jogando sozinho,sem ninguém te ajudando

Lembrando que também é cinematográfico, sem usar um mísero QTE.

Nenhum jogo é obrigado a ser à sim,mas tá muito na cara que segura a mãozinha do jogador.

Até porque, não tem como dizer"ele é TPS e pronto", sendo que em grande parte do jogo tu está justamente fazendo essas outras seções,e sendo ajudado pelo jogo mesmo.

Mas
Uncharted tem auxílio nessas partes também,as partes de tiro.
Como eu falei,em várias situações você sai de uma cutscene e já está perto ou já está no cover,o jogo te coloca assim para acelerar o andamento da ação.Em outras, você tem indicações óbvias de onde agir (como uma torre de Bureau em UC2,que você tem de jogar uma granada).

Olha,Dark Souls foi decepcionante pra mim, porém sua dificuldade não se reduz a ficar aumentando e diminuindo stats dos personagens.
Na verdade,a dificuldade é muito melhor construída do que em Uncharted.
Ele te coloca num mundo onde você não tem uma indicação óbvia para onde ir,o que fazer,como fazer.
Você tem de descobrir porque não consegue passar em determinados caminhos,qual arma utilizar contra determinados tipos de inimigos, traçar rotas/estratégias dentro de um mesmo lugar...
Ainda que eu veja vários erros de game design,é bem mais inteligente como jogo,e certamente a dificuldade reside na exploração, observação, paciência...E aí também entram as estatísticas.

É quase como um Super Metroid,tem características semelhantes na dificuldade,mas com elementos de RPG e outros recursos no meio.

Edit : ah,e eu vi ontem,em outros fóruns gente reclamando que a própria dificuldade de UC4 (Crushing) é mal construída,especialmente no capítulo 20 e 18 (ou 19 se não me engano).
Aliás,nesse último,me parece que se tu pular na água os inimigos não atiram em você (eu não diria que isso é uma boa IA).

Claro que não tem como eu analisar isso,mas apenas citando aqui porque achei interessante.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Uncharted é handholding chapa,e tem elementos de plataforma também.
Tanto que tem muito fã aí que fica comemorando por terem "expandido" isso no 4.
E o elemento de plataforma nele também não oferece desafio algum ao jogador.

O que se comemora em Uncharted 4 é este ser menos linear e não que ele virou jogo de plataforma. O objetivo do game nunca foi cobrar precisão nos saltos, pelo contrário, foi mudar a forma como jogos no estilo, Tomb Raider especialmente, eram feitos e que não vendiam mais, ele focou mais no lado TPS e foi aí que investiu.

Cobrar que você tenha que acertar timing de pulo faz tanto sentido quanto criticar Mario porque a história é simplória, em ambos os casos temos uma diferença entre o que o cara espera que o jogo tenha e o que os designers se propuseram a fazer.

Você diz como se só fosse possível fazer uma cena cinematográfica caso colocasse QTE ou uma cutscene sozinha.
Não,se não tivesse QTEs, poderia ser uma parte inteiramente jogável,e ainda assim cinematográfica.

Não poderia porque exige um nivel precisão elevado demais e tem uma punição absolutamente frustrante, tanto que isso não é feito em jogo ALGUM, simplesmente não seria divertido. Na prática só tem duas opções aqui: ou cutscene ou QTE.

Uncharted tem auxílio nessas partes também,as partes de tiro.
Como eu falei,em várias situações você sai de uma cutscene e já está perto ou já está no cover,o jogo te coloca assim para acelerar o andamento da ação.Em outras, você tem indicações óbvias de onde agir (como uma torre de Bureau em UC2,que você tem de jogar uma granada).

Tudo desativado e no crushing não tem nada disso de dizer o que fazer, você chega na cena, tem vários opções de como reagir e tem que se virar. Você nem precisa acreditar na minha palavra em relação a isso, basta ir no google e digitar Uncharted 4 e crushing e ver videos, verá que uma mesma fase é completada de diferentes formas. Isso é prova cabal de que NÃO existe handholding quando se escolhe adequadamente o nível de dificuldade do jogo.

Olha,Dark Souls foi decepcionante pra mim, porém sua dificuldade não se reduz a ficar aumentando e diminuindo stats dos personagens.

Te afirmo sem medo de errar, aumente os stats do personagem, tire a letalidade do jogo e tudo vira passeio, inclusive é possível até mesmo fazer isso como o jogo está se sua build for desequilibrada o suficiente.

O jogo é tenso porque você pode morrer a cada esquina, faça com que cada golpe seja apenas mais um e você vai ficar tenso por que? O problema é que vocês enxergam tudo isso como se fossem meros números, quando na verdade isso gera diferença de LETALIDADE, que é a base do aumento de desafio. Claro que há exceções, Witcher 3 tem inimigos muito previsiveis e com move sets fáceis de se evitar (tudo no jogo rusha), em um ambiente assim mais life apenas torna a luta mais demorada, mas isso foi resolvido nas DLCs com move sets mais complexos, o que o Uncharted 4 já tem de cara (esquivar de rush em Witcher 3, esquivar de bala já é outra história).
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.904
Reações
13.952
Pontos
1.474
Não vou entrar nem no mérito se é jogo A ou jogo B. Isso aí é metodologia pra analisar um game?
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
Uncharted é handholding chapa,e tem elementos de plataforma também.
Tanto que tem muito fã aí que fica comemorando por terem "expandido" isso no 4.
E o elemento de plataforma nele também não oferece desafio algum ao jogador.

Você diz como se só fosse possível fazer uma cena cinematográfica caso colocasse QTE ou uma cutscene sozinha.
Não,se não tivesse QTEs, poderia ser uma parte inteiramente jogável,e ainda assim cinematográfica.
Já jogou Metroid Prime?
O começo inteirinho do jogo é cinematográfico,e tirando o mapinha que você pega no caminho, você não tem elementos handholding,é tu jogando sozinho,sem ninguém te ajudando

Lembrando que também é cinematográfico, sem usar um mísero QTE.

Nenhum jogo é obrigado a ser à sim,mas tá muito na cara que segura a mãozinha do jogador.

Até porque, não tem como dizer"ele é TPS e pronto", sendo que em grande parte do jogo tu está justamente fazendo essas outras seções,e sendo ajudado pelo jogo mesmo.

Mas
Uncharted tem auxílio nessas partes também,as partes de tiro.
Como eu falei,em várias situações você sai de uma cutscene e já está perto ou já está no cover,o jogo te coloca assim para acelerar o andamento da ação.Em outras, você tem indicações óbvias de onde agir (como uma torre de Bureau em UC2,que você tem de jogar uma granada).

Olha,Dark Souls foi decepcionante pra mim, porém sua dificuldade não se reduz a ficar aumentando e diminuindo stats dos personagens.
Na verdade,a dificuldade é muito melhor construída do que em Uncharted.
Ele te coloca num mundo onde você não tem uma indicação óbvia para onde ir,o que fazer,como fazer.
Você tem de descobrir porque não consegue passar em determinados caminhos,qual arma utilizar contra determinados tipos de inimigos, traçar rotas/estratégias dentro de um mesmo lugar...
Ainda que eu veja vários erros de game design,é bem mais inteligente como jogo,e certamente a dificuldade reside na exploração, observação, paciência...E aí também entram as estatísticas.

É quase como um Super Metroid,tem características semelhantes na dificuldade,mas com elementos de RPG e outros recursos no meio.

Edit : ah,e eu vi ontem,em outros fóruns gente reclamando que a própria dificuldade de UC4 (Crushing) é mal construída,especialmente no capítulo 20 e 18 (ou 19 se não me engano).
Aliás,nesse último,me parece que se tu pular na água os inimigos não atiram em você (eu não diria que isso é uma boa IA).

Claro que não tem como eu analisar isso,mas apenas citando aqui porque achei interessante.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
Uncharted não é e nunca foi plataformer, assim como TR também nunca foi.

São jogos de aventura e ação que tem pulos e escaladas etc, mas são apenas mecânicas para percorrer o cenário, que na sua vasta maioria são lugares inóspitos cheios de montanhas, desfiladeiros etc. Assim como existem em ambas as franquias mecânicas de nadar/mergulhar e veículos, nem por isso são jogos de natação e corrida.

Por isso não faz sentido esperar dificuldade nessas mecânicas porque elas não são o core do jogo, mais sim diferentes maneiras de atravessar o jogo. O cara só morre em quedas no Uncharted se fizer alguma burrice, porque a dificuldade é mínima em escalar, e esse elemento de perigo só tá ali pra dar a tensão dos momentos, e dar consequências aos erros, mas são mecânicas rasas de maneira intencional.

E Dark Souls acho que é o pior exemplo do mundo que você podia ter dado haha, tipo o exemplo perfeito do que não fazer em termos de dificuldade. DS sim não te dá ferramenta nenhuma de escalada, mas ainda assim enche o jogo de momentos com plataformas e pulos. Isso é a famosa cheap dificult, a dificuldade barata. DS é cheiro disso.

A a.i. do DS é uma das coisas mais toscas do mundo, basicamente os bonecos ficam parados esperando tu chegar perto, ligam o "kill, kill" e vem na direção do jogador "spamando" golpes, não existe estratégia nenhuma envolvida na absoluta maioria dos combates, existe decoração. Tu decora o que tal inimigo faz e pronto ele acabou, vira lixo previsível.

Vê é bem fácil fazer um jogo "difícil" pra c***lho, na verdade é muito mais fácil fazer um jogo super difícil do que um jogo fácil, porque falhas de design contribuem como barreiras, logo dificuldade. Na faculdade por exemplo, nossos protótipos sempre começavam super difíceis, depois do feedback dos colegas é que o jogo ia ficando jogável e menos frustrante.

Enfim, só meus dois centavos, não quero ser chato. Só que não é a primeira vez que tu fala isso do Uncharted e eu acho que tu perdeu um pouco o foco do que o jogo é como um todo. Tens que jogar no crushing e experimentar de fato o loop do jogo.

E sim, o crushing faz parte do jogo, tudo que está lá faz parte do jogo. Níveis de dificuldade são uma ferramenta para o jogador, se ele quer experienciar desafio basta selecionar o nível certo, é simples. E o jogo muda e muito.

Aqui as diferenças em uma lista pra eu não me alongar, mas é outro jogo:

Crushing
In Crushing mode, the hardest of difficulty settings, there are no automatic gameplay assistance features. Here is what else to expect in Crushing mode:

  • Your slide speed is increased (3x)
  • Enemy target acquisition time is heavily reduced
  • Enemy vision distance is increased
  • You no longer have a grace period to land a stealth kill when an enemy first sees you
  • You no longer see enemy Threat Indicators
  • You can no longer mark enemies
  • Successfully “sneak away” from enemies is less easy
  • Ammo drops reduced
  • Your health regeneration rate is slower
  • Enemy accuracy increased
  • Minimum accuracy required for enemies to hit you is heavily reduced
  • Time between enemy grenade throws is heavily reduced
  • Time until the enemy attempts to flank is heavily reduced
  • Enemies no longer stagger from explosions
  • Enemy shotgun damage increased to the max
  • Enemy sniper target acquisition time reduced
  • Enemy sniper fire time once locked on is reduced
  • Enemy movement speed increased to max
  • Time before an ally can apply lethal force is heavily increased
  • Enemies can now perform up to 15 hit melee combos and their melee damage is increased to maximum
  • Checkpoints no longer occur during encounters
  • Time before breakable handholds crumble is reduced to the minimum
 
Topo Fundo