Bom tópico.
Não sei se é o publico que curte Xbox, mas verdadeiras maravilhas exclusivas como Sunset Overdrive, Quantum Break, Ori e Ryse Son of Rome [maravilhas no sentido de não serem nada no estilo do trio Halo, Gears, Forza, que são ótimos, mas né] parecem passar totalmente despercebidas pelo console da Microsoft. Sempre quando falam que o Xbox One não tem jogos, lembro não só do trio de ferro aí, mas também desses outros games bastante injustiçados a meu ver. Tenho, inclusive, Dead Rising 3 que já terminei duas vezes e parecem nem lembrar mais que ainda é um game exclusivo. Sei lá, sinto que se o game fosse exclusivo de PS4, talvez seria bem mais valorizado tanto pelos jogadores como pela Sony. Não sei exatamente até onde isso tem a ver com o "público de cada console", se é que essa ideia realmente é palpável.
Só fui pegar Ryse Son of Rome agora pela Live Gold e, sinceramente, que jogo lindo e impressionante da porra. Não entendo por que coisas assim não ganham força no console. Tá, eu sei que as vendas de certa forma decidem isso, mas pelo que sei não tem nenhum fracasso comercial aí. Ainda me parece que a própria Microsoft não se doa da mesma forma a esses jogos 'diferenciados' como faz com seu 'trio blockbuster'. Ou quem sabe seja os jogadores. Sou um dos primeiros a comprar e incentivar exclusivos numa linha mais variada, seja game indie ou disc based, sempre acho que exclusivos variados agregam valor ao console, mas é algo que a Microsoft nunca soube gerir da melhor forma, embora exista sim certa variedade de títulos exclusivos na plataforma.
Resta aguardar a E3 pra ver como a empresa irá sinalizar nesse departamento de jogos. Não nego que a expectativa é das melhores, pois parece ter havido uma ordem de fatos bastante coerente na atualização do console: com muita calma, primeiro anunciaram o 'Project Scorpio' como uma atualização do Xbox One [algumas fontes apontam como 'sucessor'], como primeiro passo para consertar todos os erros iniciais com o console. Depois de quase 1 ano, num movimento bem planejado com a Digital Foundry, revelaram as 'specs' do console, que no geral foram bem recebidas. Uma sincronia perfeita que permite acumular para a próxima E3 a expectativa pelo design e o preço do console, o que por si só já irá atrair todas as atenções. É a isca e o momento perfeito para revelarem novos jogos e lançamentos. Uma continuação digna para Ryse seria demais.
A empresa investiu alto no console, já ciente dos tropeços no console anterior. Pessoalmente, não acho que justamente na hora de a fera cuspir fogo eles irão deixar por menos.