O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual Engine ou Programa vocês utilizam?

XperiaPlayBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
5.394
Pontos
709
Como o titulo diz, qual engine, programa ou linguagem vcs utilizam nos seus games?
No momento estou utilizando o Game Maker Studio 1.4
porem estou pensando em migrar para alguma outra engine/programa
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Minha ferramenta primária sempre foi o Game Maker, desde a versão 6, mas já tive algumas experiências com inúmeras engines e linguagens... o conselho que posso te dar (já que aparentemente está buscando algo "mais adequado" ao seu uso) é:
- Não se iluda pela solução mais imponente. Se os behaviors nativos do Construct 2 atendem bem sua necessidade e as plataformas alvo te agradam, não troque isso por uma Unreal Engine da vida (ou vice-versa);

Conheço um rapaz que tem mania de trocar de lib/engine/linguagem/etc. cada vez que vê algo diferente por ai... o resultado é que ele nunca chega a fazer algo de fato, só fica redescobrindo a roda em cada opção existente.
 

XperiaPlayBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
5.394
Pontos
709
Minha ferramenta primária sempre foi o Game Maker, desde a versão 6, mas já tive algumas experiências com inúmeras engines e linguagens... o conselho que posso te dar (já que aparentemente está buscando algo "mais adequado" ao seu uso) é:
- Não se iluda pela solução mais imponente. Se os behaviors nativos do Construct 2 atendem bem sua necessidade e as plataformas alvo te agradam, não troque isso por uma Unreal Engine da vida (ou vice-versa);

Conheço um rapaz que tem mania de trocar de lib/engine/linguagem/etc. cada vez que vê algo diferente por ai... o resultado é que ele nunca chega a fazer algo de fato, só fica redescobrindo a roda em cada opção existente.

o Game Maker me serve bem ate, o problema pelo que vi eh que agora que lançaram o GMS2, o suporte ao GMS1 vai terminar em breve, como o foco do meu game seria PC/Mobile(e quem sabe ate um futuro console), vi no forum que qnd acabar o suporte, a parte de exportar para mobile por exemplo, pode para de funcionar, caso a Google lance novo update da SDK ou License Terms dela, isso me deixou preocupado, pois comprei na época a licença do GMS para pc e o modulo de compilar para Android tbm. E vi agora que a parte dos modulos de exporta para Consoles estão com assinatura anual no GMS2, antigamente no GMS1 era só comprar e acabou
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Infelizmente esse modelo de assinatura anual está presente em algumas dessas novas versões de game engines que antes eram focadas num público mais amador/etc.

Se teu foco é mais comercial, receio que já não seja mais uma questão de ver qual se encaixa melhor no teu uso e sim qual não vai te prender com assinaturas abusivas.

Recomendo dar uma conferida no Godot que é OpenSource e, ao menos num primeiro momento, oferece tudo que tu tem hoje no GMS.
 


Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Se ainda quiser se manter no GM, creio que o valor para quem já possui a versão 1.4 é de 60USD para receber a versão corrente, não chega a ser tão caro se comparado ao full price. É, aproximadamente, o preço de um lançamento de jogo AAA.

Sobre o modelo de assinatura, creio que ele só valha para os consoles, a ferramenta base é paga uma só vez, ou seja, essa forma de cobrança é um câncer, mas esse formato que a YoYo adotou é menos danoso ao consumidor que outras empresas que colocam assinatura na ferramenta base, principalmente porque, se o seu produto conseguiu uma oportunidade no mercado de consoles, provavelmente você já tem uma renda consolidada ou uma publisher já está te financiando e não será tão apocalíptico assim pagar uma anuidade para obter o necessário para entrar nesse mercado.

Creio também que o que acabará é o suporte oficial ao GM 1.4, na comunidade, por um ou outro motivo, deverão haver pessoas que continuarão com essa versão e não posso afirmar, mas talvez essas pessoas continuem atualizando os módulos para poder continuar a trabalhar com esta versão, talvez apenas o foco do suporte mude, é bom se informar.

O problema de trabalhar com engines pré-made, é ficar preso às decisões das empresas/pessoas que as mantém, mas é sempre bom dar uma olhadinha em outras, como Godot, como já postaram acima, que é gratuita e bem completa.
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Creio também que o que acabará é o suporte oficial ao GM 1.4, na comunidade, por um ou outro motivo, deverão haver pessoas que continuarão com essa versão e não posso afirmar, mas talvez essas pessoas continuem atualizando os módulos para poder continuar a trabalhar com esta versão, talvez apenas o foco do suporte mude, é bom se informar.
Quanto a isso, até onde sei o suporte oficial já foi encerrado, tanto que a última atualização disponível permaneceu no estágio beta.

Se fosse apenas em relação ao GM em si, creio que não haverá maiores complicações, mas como o foco dele é nos módulos eu duvido muito que a comunidade vai ter como intervir caso aconteça uma mudança que implique no não funcionamento dos SDKs (como ele mesmo citou).
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Eu recomendaria a Unity, no geral, de todas que pude testar (e não foram poucas) é que tem mais benefícios gerais, mas claro, isso não impede nem um pouco que outras engines possam atingir à sua meta a depender do que você queira construir.

De engines pagas, eu possuo a Construct 2 e Game Maker Studio HTML, 1.4 e 2.0, mas recomendo você ver as opções free que são muito boas, senão até melhores que as engines pagas.
 

XperiaPlayBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
5.394
Pontos
709
Se ainda quiser se manter no GM, creio que o valor para quem já possui a versão 1.4 é de 60USD para receber a versão corrente, não chega a ser tão caro se comparado ao full price. É, aproximadamente, o preço de um lançamento de jogo AAA.

Sobre o modelo de assinatura, creio que ele só valha para os consoles, a ferramenta base é paga uma só vez, ou seja, essa forma de cobrança é um câncer, mas esse formato que a YoYo adotou é menos danoso ao consumidor que outras empresas que colocam assinatura na ferramenta base, principalmente porque, se o seu produto conseguiu uma oportunidade no mercado de consoles, provavelmente você já tem uma renda consolidada ou uma publisher já está te financiando e não será tão apocalíptico assim pagar uma anuidade para obter o necessário para entrar nesse mercado.

Creio também que o que acabará é o suporte oficial ao GM 1.4, na comunidade, por um ou outro motivo, deverão haver pessoas que continuarão com essa versão e não posso afirmar, mas talvez essas pessoas continuem atualizando os módulos para poder continuar a trabalhar com esta versão, talvez apenas o foco do suporte mude, é bom se informar.

O problema de trabalhar com engines pré-made, é ficar preso às decisões das empresas/pessoas que as mantém, mas é sempre bom dar uma olhadinha em outras, como Godot, como já postaram acima, que é gratuita e bem completa.

Meu projeto ainda esta no começo, rsrs, mas sempre eh bom pensar no futuro
estou pensando em continuar com o GM, pois já estou bem acostumado com a interface, e o modo de criar dele.
so espero que não coloquem num futuro mensalidade nos modulos mobile, ou ate mesmo o desktop

Quanto a isso, até onde sei o suporte oficial já foi encerrado, tanto que a última atualização disponível permaneceu no estágio beta.

Se fosse apenas em relação ao GM em si, creio que não haverá maiores complicações, mas como o foco dele é nos módulos eu duvido muito que a comunidade vai ter como intervir caso aconteça uma mudança que implique no não funcionamento dos SDKs (como ele mesmo citou).

O suporte ao GMS 1.4 vai ser ate Julho de 2018 pelo que li no forum oficial deles
estou pensando em continuar no GMS mesmo, porem baixei a Unity e o Godot para ir testando
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Animate CC (Flash) - sim, me julguem, KKKK - e Godot basicamente.

Já fiz um serious game no Construct 2, mas por enquanto dei uma pausa na plataforma.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Depende muito do projeto, mas venho aqui dar mais um voto pra Unity.

ESTOU JULGANDO!

KKKKKKK

A galera tem uma ideia um tanto quanto errada do Animate (Flash).

Primeiro que é o plugin Flash Player que está esperando um EOL em 2020. Mas o Adobe AIR, runtime para criar apps e games para mobile e desktop, tá vivinho da silva e possui uma base bem grande de usuários, além de um bom suporte por parte da Adobe.

O Animate é extremamente fácil e poderoso. Ainda mais agora que tem suporte nativo para HTML5 e WebGL.

É a única plataforma que eu conheço que realmente dá para criar um game do 0, começando da arte - vetorial, ainda por cima - até o publishing, sem precisar de outros programas. Em questão de minutos é possível fazer um protótipo jogável.

Eu ainda tenho muitas demandas com Animate/AS3. Meu último projeto foi um game de futebol para uma TV de 55' e agora estou fazendo um aplicativo para uma mesa interativa.

Muitos clientes não se importam com plataforma e linguagem. Sendo assim, por conveniência e experiênca, eu uso o Animate por possuir o melhor equilíbrio entre poder e facilidade.
 
Ultima Edição:

Kuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.483
Reações
1.763
Pontos
919
KKKKKKK

A galera tem uma ideia um tanto quanto errada do Animate (Flash).

Primeiro que é o plugin Flash Player que está esperando um EOL em 2020. Mas o Adobe AIR, runtime para criar apps e games para mobile e desktop, tá vivinho da silva e possui uma base bem grande de usuários, além de um bom suporte por parte da Adobe.

O Animate é extremamente fácil e poderoso. Ainda mais agora que tem suporte nativo para HTML5 e WebGL.

É a única plataforma que eu conheço que realmente dá para criar um game do 0, começando da arte - vetorial, ainda por cima - até o publishing, sem precisar de outros programas. Em questão de minutos é possível fazer um protótipo jogável.

Eu ainda tenho muitas demandas com Animate/AS3. Meu último projeto foi um game de futebol para uma TV de 55' e agora estou fazendo um aplicativo para um mesa interativa.

Muitos clientes não se importam com plataforma e linguagem. Sendo assim, por conveniência e experiênca, eu uso o Animate por possuir o melhor equilíbrio entre poder e facilidade.

Saquei. Realmente no seu caso não tem porque mudar a plataforma porque encomendam os jogos pra você, acho que o problema do Animate é mais a portabilidade e otimização, o que no seu caso isso dificilmente é um problema. No final das contas o que importa é que o jogo seja divertido mesmo :)
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Mais um voto pra Unity. Super fácil de mexer.

Mas quero ver se meto a cara pra Unreal ou brinco com o clickteam fusion qualquer dia desses.
 

Nesrocks

Habitué da casa
Mensagens
39
Reações
178
Pontos
53
Já trabalhei com Unity e cheguei a fazer umas demos na Unreal, mas atualmente estou usando o Gamemaker 2 pro meu jogo indie e em paralelo programando em assembly no ca65 pra NES.
Acho o Gamemaker melhor pra jogo 2D, mas por exemplo se quiser lançar pra uma plataforma nintendo tem que ser Unity (ou C++ direto na api deles).

Ah sim, e nossa já fiz muito jogo em AS3 no flash, pra mim era a melhor coisa do universo aquele workflow todo. Não tem nada que se compare ao modo como os movie clips funcionavam.
 

Nesrocks

Habitué da casa
Mensagens
39
Reações
178
Pontos
53
Sou suspeito pra falar pois é a engine que uso, mas o gamemaker é bem profissional e perfeito pra 2D. Muitos jogos indie de sucesso usam ele. Dá pra fazer bastante coisa sem escrever uma linha de código, e isso pode ser usado pra começar a fazer algo, mas o indicado mesmo é aprender a GML que é a linguagem do programa.
Existe também o construct, mas não tenho experiência com ele.
Agora, se quiser lançar pra plataformas nintendo (aviso: custa caro!) eu acho que só usando unity ou programando pesado em C++.
 

Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Para fazer jogos em 2d qual é a melhor opção?
Existem muitas opções no mercado, se você ainda não tentou nenhuma ou apenas algumas, é uma boa hora para começar, neste tópico já falamos sobre opções mais usuais, então volta um pouco e dá uma conferida, caso contrário alguém acaba repetindo informação ou na pior das hipóteses vira guerrinha do meu contra o seu.

Não existe uma melhor, existe aquela que tem um conjunto de vantagens que se adequam ao seu caso individual, por exemplo, se você é um bom artista, mas não sabe nada de programação, talvez seja bom experimentar Construct, pois é um engine que trabalha, principalmente, com o paradigma de programação visual, só exemplificando.

Então, se você está iniciando, talvez seja uma boa hora para você começar explorando e testando a que melhor se adequa a você e ao que você quer fazer.

Enviado de meu Moto G 2014 usando Tapatalk
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Para fazer jogos em 2d qual é a melhor opção?

Como já disseram, não existe uma opção absolutamente melhor. Tudo depende de vários fatores. Você deve considerar coisas como:
- Qual tem o melhor custo.
- Qual tem a melhor aceitação.
- Qual tem a comunidade mais forte. Isso é importante, principalmente na hora de tirar dúvidas, de divulgar suas criações e também porque alguns clientes vão preferir as mais populares.
- Se serve para você alguma solução que atende melhor projetos mais simples ou se você quer uma solução mais robusta para fazer games mais complexos.
- Se a solução é mais puro código ou se tem uma interface gráfica.
- Qual solução é mais à prova de futuro (future proof).
- E, acima de tudo, com qual você se sente mais confortável e que atende suas necessidades.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Eu utilizo a Unity, mas recentemente estou passando a estudar um pouco da Unreal Engine 4. Infelizmente eles não emparcaram numa linguagem mais friendly a exemplo da C#, mas dá pra aprender com C++, principalmente se você já tiver alguma experiência em programação ou mesmo na própria C++. Blueprint é bem útil para rotinas mais rápidas, coisas que você não precisa correr atrás de um código pra fazer.

Se estiver interessado, tem alguns tutoriais básicos meus sobre a Unity especialmente feito pra Outerspace:

[Unity #00] Introdução à Unity

[Unity #01] Outer Space Invaders

[Unity #02] Outer Space Invaders

[Unity #03] Outer Space Invaders
 

Raikage4269

Bam-bam-bam
Mensagens
1.412
Reações
2.636
Pontos
453
Eu utilizo a Unity, mas recentemente estou passando a estudar um pouco da Unreal Engine 4. Infelizmente eles não emparcaram numa linguagem mais friendly a exemplo da C#, mas dá pra aprender com C++, principalmente se você já tiver alguma experiência em programação ou mesmo na própria C++. Blueprint é bem útil para rotinas mais rápidas, coisas que você não precisa correr atrás de um código pra fazer.

Se estiver interessado, tem alguns tutoriais básicos meus sobre a Unity especialmente feito pra Outerspace:

[Unity #00] Introdução à Unity

[Unity #01] Outer Space Invaders

[Unity #02] Outer Space Invaders

[Unity #03] Outer Space Invaders
Acho que vou dar uma olhada na Unity. Dizem que tem mais tutoriais do que Godot e Construct 2, por exemplo.

Enviado de minha Engenhoca de Goblin usando UmBeloCruzadoDeEsquerdatalk
 

Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Acho que vou dar uma olhada na Unity. Dizem que tem mais tutoriais do que Godot e Construct 2, por exemplo.

Enviado de minha Engenhoca de Goblin usando UmBeloCruzadoDeEsquerdatalk
No entanto é mais cara, senão não me engano, eles estão regionalizando os preços e Unity custará 60 golpes por mês para o Brasil, enquanto Construct 2 é preço único (não sei se eles ainda estão comercializando licenças da 2, pois o foco é vender assinatura da 3) e Godot é gratuito.

Como já disse, modelo de assinatura eu tô fora, atualmente peguei o GM por 1 Trump num HB mas ainda não me aprofundei, tenho dedicado mais tempo a NES.

Mas tem gente que se dá ben com assinatura, comigo não rola.

Enviado de meu Moto G 2014 usando Tapatalk
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Acho que vou dar uma olhada na Unity. Dizem que tem mais tutoriais do que Godot e Construct 2, por exemplo.

Enviado de minha Engenhoca de Goblin usando UmBeloCruzadoDeEsquerdatalk

Vale muito a pena, é a engine mais popular do mundo, o que resulta em muitos tutoriais e exemplos feitos, além de ter um número grande de desenvolvedores, o que ajuda a tirar dúvidas, etc.

@Ondinha

A Unity é free até uma revenda de 100 mil dólares, ou seja, se o seu jogo faturar menos que isso, você não precisa pagar nada.
 

Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Vale muito a pena, é a engine mais popular do mundo, o que resulta em muitos tutoriais e exemplos feitos, além de ter um número grande de desenvolvedores, o que ajuda a tirar dúvidas, etc.

@Ondinha

A Unity é free até uma revenda de 100 mil dólares, ou seja, se o seu jogo faturar menos que isso, você não precisa pagar nada.
De fato, mas tem algumas obrigações contratuais que podem ser bem chatas para o cliente, por exemplo, eu creio que haja a obrigação de deixar o splash "made with unity" no inicio da aplicação, nada mais justo, mas isso pode ser bem chato para alguns usuários.

Eu mesmo preferiria ter a opção de não fazer essa propaganda, se eu usasse unity, certamente pagaria a plus, no entanto, modelo de licença não faz meu estilo, então prefiro outras opções.

Enviado de meu Moto G 2014 usando Tapatalk
 

codeblocks

Bam-bam-bam
Mensagens
231
Reações
409
Pontos
498
KKKKKKK

A galera tem uma ideia um tanto quanto errada do Animate (Flash).

Primeiro que é o plugin Flash Player que está esperando um EOL em 2020. Mas o Adobe AIR, runtime para criar apps e games para mobile e desktop, tá vivinho da silva e possui uma base bem grande de usuários, além de um bom suporte por parte da Adobe.

O Animate é extremamente fácil e poderoso. Ainda mais agora que tem suporte nativo para HTML5 e WebGL.

É a única plataforma que eu conheço que realmente dá para criar um game do 0, começando da arte - vetorial, ainda por cima - até o publishing, sem precisar de outros programas. Em questão de minutos é possível fazer um protótipo jogável.

Eu ainda tenho muitas demandas com Animate/AS3. Meu último projeto foi um game de futebol para uma TV de 55' e agora estou fazendo um aplicativo para um mesa interativa.

Muitos clientes não se importam com plataforma e linguagem. Sendo assim, por conveniência e experiênca, eu uso o Animate por possuir o melhor equilíbrio entre poder e facilidade.
Trabalhei muitos anos com Flash e era bem ligeiro a produtividade, hj em dia da pra rodar em Android e iOS numa boa com este animate?
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Trabalhei muitos anos com Flash e era bem ligeiro a produtividade, hj em dia da pra rodar em Android e iOS numa boa com este animate?

Dá sim. Sem problemas.

Eu, inclusive, estou fazendo um game simplezinho do naipe daqueles da Ketchapp. Tô criando com AS3 e Animate puros. Sem framework nem nada. Claro, preciso de ANEs porque é a única maneira de acessar funções nativas do Android, para exibir ads, fazer compras in-game etc. Pretendo nos próximos dias postar um vídeo de como está o game.

Agora, se você preza mesmo por performance e o ambiente gráfico do Animate não faz tanta diferença para você, não perca tempo e aprenda Starling e Feathers. O primeiro é um framework para games em puro AS3, adotado pela própria Adobe, que renderiza os objetos na GPU, além de ter várias facilidades para jogos. O segundo é um framework completaço de elementos para interface de usuário (UI) completamente personalizáveis.
 
Topo Fundo