O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Alguém poderia me recomendar uma ferramenta para fazer pixel art?

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Sou um avido fã desse tipo de arte, como eu tenho tempo livre e queria aprender alguma coisa relacionada a produção artística, eu penso em gastar o meu tempo em pixel art, algum fidalgo poderia me falar qual é a ferramenta mais recomendada para tal produção?
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.435
Pontos
2.082
Phostoshop sem Anti Aliasing.

Já vi muita gente usar o Painter. o MS Paint também.

Vale lembrar se vocÊ pretende fazer animações também, e que isso deve ser levado em consideração ao escolher o(s) software(s).
 

Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Aseprite ($15): https://www.aseprite.org/
Aseprite tem uma versão "trial" que você não pode salvar seu trabalho.

Graphics Gale (Gratuito): https://graphicsgale.com/us/
Antigo editor gráfico especializado para pixel art, era pago, mas recentemente ficou gratuito, uma ótima opção aos outros que apresentei.

Pro Motion NG ($40): https://www.cosmigo.com/pixel_animation_software
Pro Motion tem uma versão gratuita que tem várias restrições, como por exemplo: Um só projeto por vez e apenas 2 camadas.

Se a necessidade é que seja gratuito, básico, para mero treino, manda ver no piskel que já mencionaram acima.
 
Ultima Edição:

daboss

Habitué da casa
Mensagens
255
Reações
452
Pontos
98
Simpatizei bastante com esse programa, vou focar em aprender com ele, valeu pela ajuda:kfeliz, quem sabe no futuro eu possa até vir a contribuir nessa pasta, trazendo alguma pixel art.
Pixel art na minha opinião é a forma de arte computadorizada mais linda que tem, foda é que é bem difícil achar programas bons pra desenho e até conteúdo de aprendizagem na internet.
Posta depois teus trabalhos .
 


Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Pixel art na minha opinião é a forma de arte computadorizada mais linda que tem, foda é que é bem difícil achar programas bons pra desenho e até conteúdo de aprendizagem na internet.
Posta depois teus trabalhos .
Sim, é a arte digital mais linda, eu estava vagando pela pasta e vi umas artes magnificas que um user fez e acabou me inspirando, vou me dedicar como um louco e procurar uns conteúdos na língua inglesa.
Só uma duvida, sabe onde eu posso encontrar algum material de aprendizado(em inglês mesmo)?
 

daboss

Habitué da casa
Mensagens
255
Reações
452
Pontos
98
Sim, é a arte digital mais linda, eu estava vagando pela pasta e vi umas artes magnificas que um user fez e acabou me inspirando, vou me dedicar como um louco e procurar uns conteúdos na língua inglesa.
Só uma duvida, sabe onde eu posso encontrar algum material de aprendizado(em inglês mesmo)?
Dos que eu conheço:

Esse cara dá aulas desde anatomia até animação em pixel art, em inglês mas é bom:
https://www.youtube.com/user/atMNRArt

A comunidade PixelJoint não só traz tutoriais como é uma ótima rede de compartilhamento de aprendizagem:
http://pixeljoint.com/

Playlist focada em tutoriais para elementos de jogos:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLLhVKO3HeaawBhWga_BhkdeKRBmyFKs8m

Coletânea de 30 Tutoriais variados do Pinterest, tem uns que vale a pena conferir:
https://www.hongkiat.com/blog/pixel-art-tutorials/

Abraços e boa sorte nos seus estudos.
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Dos que eu conheço:

Esse cara dá aulas desde anatomia até animação em pixel art, em inglês mas é bom:
https://www.youtube.com/user/atMNRArt

A comunidade PixelJoint não só traz tutoriais como é uma ótima rede de compartilhamento de aprendizagem:
http://pixeljoint.com/

Playlist focada em tutoriais para elementos de jogos:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLLhVKO3HeaawBhWga_BhkdeKRBmyFKs8m

Coletânea de 30 Tutoriais variados do Pinterest, tem uns que vale a pena conferir:
https://www.hongkiat.com/blog/pixel-art-tutorials/

Abraços e boa sorte nos seus estudos.
Obrigado cara, obrigado mesmo, gosto de jogos antigos e sempre quis fazer alguma arte, finalmente posso unir o útil ao agradável, você ajudou a tornar feliz o dia de um user.:kjoinha
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Quando eu fazia pixelart usava o paint mesmo, mas o pessoal ae já recomendou alguns que certamente têm mais ferramentas pra vc.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Vá de Krita.

É free, você não precisa comprar, e é tão próximo ao Photoshop.

 

Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Esqueci de mencionar também o Graphics Gale, ele é bem antigo e era pago, mas recentemente ficou gratuito, então, para quem não quer ter custos, é uma ótima pedida. Vou atualizar minha resposta.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
eu uso o aseprite. paguei 20 golpes nele, é leve, barato e prático. antes dele eu usei um pouco o piskel mesmo. ele é limitado, claro, mas dar pra brincar pelo navegador é ótimo.

na spjam (que acabou ontem) eu usei o photoshop mesmo. é só usar a caneta e deixar o tamanho no mínimo, sem anti-aliasing, como o gamermaniacow falou.

mas não tem o melhor programa, vai do que você se habituar melhor. o glauber kotaki (rogue legacy) usa o ps, mas já vi muitos outros que usam o aseprite, ou mesmo o graphics gale.

testa aí e vai postando aqui.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Usando o photoshop com a ferramenta pencil você tem os mesmos efeitos de desenho sem feader.
Além de contar com mistura interativa de canais, camadas e outras coisas bem úteis na hora do desenho. E a não necessidade de realizar na resolução original podendo regular usando o tamanho do pencil, ajustando seu pencil para o tamanho mínimo para seu pixel e ajustando outros tamanhos para formar um tile completo.

Bem, é assim que eu faço nos romhacks que participo.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Vim aqui agradecer ao pessoal que recomendou o piskel, pq eu vi esse tópico hoje justamente quando me perguntava se precisaria mesmo arrumar o Aseprite pra começar a aprender.

Fiz o meu primeiro teste e até que não ficou ruim.
0d28a273daa6173f3c9c7a2ee7c38bd9.jpg
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.807
Pontos
1.824
Ninguém usa o Gimp?
Troquei o Photoshop Sparrow por ele, um programa bem pequeno e bem menos exigente (gratuito) para máquina.

Gostava do Photoshop para pixe art, mas o Gimp esta me servido muito bem.
wilber-big.png
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Tava conversando com uma artista que faz pixel art e ela me deu um "desafio" de refazer o mindflayer com metade da resolução (no caso, 32x32) e apenas com 5 cores).

ef7bd41c4752d933815a0993577f0a4b.jpg
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.807
Pontos
1.824
Sim, esse que postei acima ta em 32x32 tbm, embora numa pose diferente. O que me fez mudar o desenho em si foi a limitação de 5 cores (que no anterior eu não impus)

O tamanho desse seu desenho é 32x32 resolução e tamanho, como você conseguiu escalonar sem distorcer?
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
O tamanho desse seu desenho é 32x32 resolução e tamanho, como você conseguiu escalonar sem distorcer?
Pera hahah deixa eu ver se eu me fiz entender.
Vim aqui agradecer ao pessoal que recomendou o piskel, pq eu vi esse tópico hoje justamente quando me perguntava se precisaria mesmo arrumar o Aseprite pra começar a aprender.

Fiz o meu primeiro teste e até que não ficou ruim.
0d28a273daa6173f3c9c7a2ee7c38bd9.jpg
Esse de cima nao é 32x32, e sim 64x64. Na ferramenta que usei, tem como reescalonar sem problema caso o original seja uma potencia de 2 (mas, se for pra baixo, obviamente, perde detalhes). No caso, com o reescalonamento automatico, a sprite em 32x32 dessa ai de cima ficou assim:
063e10d4-0e6b-11e8-a812-63a656f1d65f.gif


Mas esse, mesmo sendo 32x32, usa um numero muito grande de cores. O que me indicaram foi tentar limitar a sprite a 5 cores, e o resultado foi esse
20b1da2e-0e6c-11e8-8851-63a656f1d65f.gif


Que a bem da verdade tem 4 cores, ja que a quinta cor era o preto do fundo, que eu removi aqui agora pra deixar a sprite mais limpa pra visualização
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Eu uso Photoshop, mas a ferramenta me é útil para desenho no geral, e gosto de unificar processos ao menos que isso resulte em qualidade inferior, o que não é o caso.

Eu tentei usar aseprite, mas não achei super intuitivo.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Peguei o Aseprite na Steam hoje, acho que foram 28 Reais bem gastos.

Essa foi a primeira coisa que fiz lá.


09dec7ae-11db-11e8-92a1-63f10b5f7029.gif
 

JeyPih

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
587
Reações
958
Pontos
543
faço um PA primeiro no Paint e depois animo no Asesprite. A verdade é que a ferramenta em si importa pouco, se souber por onde começar, se faz em qualquer software, mas claro, quanto mais intuitiva, melhor.

Antes que me perguntem pq já não faço tudo no Asesprite: por força do hábito apenas.

As merdas que tenho até hoje no Pixeljoint(não faço nada de Pixel art a não ser pro Abyss Oath a quase 7 anos, isso tudo é coisa antigaça) são feitas no saudoso Paint huahuahua

ozz.png
santa__r1072270541.gif
besta2.gif

work__r1654270541.png
girl__r1291270541.png
skull__r1813270541.gif
brain.gif

edit: fiz aqui para passar o tempo uma versão do seu Pixel Art, só que com uma cor á mais de iluminação. foi um bom treino! espero que não se importe
cthullu .PNG
 
Ultima Edição:

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
faço um PA primeiro no Paint e depois animo no Asesprite. A verdade é que a ferramenta em si importa pouco, se souber por onde começar, se faz em qualquer software, mas claro, quanto mais intuitiva, melhor.

Antes que me perguntem pq já não faço tudo no Asesprite: por força do hábito apenas.

As merdas que tenho até hoje no Pixeljoint(não faço nada de Pixel art a não ser pro Abyss Oath a quase 7 anos, isso tudo é coisa antigaça) são feitas no saudoso Paint huahuahua

ozz.png
santa__r1072270541.gif
besta2.gif

work__r1654270541.png
girl__r1291270541.png
skull__r1813270541.gif
brain.gif

edit: fiz aqui para passar o tempo uma versão do seu Pixel Art, só que com uma cor á mais de iluminação. foi um bom treino! espero que não se importe
Visualizar anexo 43141
Maneirissimo!
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.748
Reações
9.348
Pontos
1.094
Recentemente fiz uns emotikongs no photoshop mesmo. Se tem programa melhor, não sei, mas no PS funfou.
 
Topo Fundo