Eu amo jogos Open World, por exemplo, quando pego um livro fantasia medieval (meu gênero preferido), eu sempre dou várias olhadelas no mapa, e torço pra que algum personagem passe por uma determinada localização que fiquei interessado em conhecer, o problema é que várias vezes os personagens não vão até aquele lugar, cito em Senhor dos Anéis eles nunca foram até Harad, eu sempre quis conhecer mais daquela terra onde os homens montam olifantes, ou mesmo em Game of Thrones, sempre quis ver mais sobre Asshai, a cidade das sombras, mas nunca foram até lá.
Já em um game Open World quando abro o mapa eu POSSO ir até lá, e eu amo essa liberdade, claro que tem seus problemas, jogos open world são mais fáceis de ocorrerem bugs, o game tem que oferecer conteúdos para que a exploração do mapa não seja em vão, o mapa tem que ter diversidade geográfica pra não ficar algo monótono e é aí que muitos games erram a mão.
Se você pega um exemplo ruim, como MGS 5, é apenas deserto ou uma selva que nem passa pro jogador a sensação de uma selva fechada (MGS 3 faz isso de forma impressionante), não tem geografia, não tem uma montanha que pesque seu interesse ou uma ilhazinha no meio de um lago, diabos, MGS5 nem lago tem. E quando você acha que a geografia é um problema o jogo oferece quilômetros e quilômetros de um vazio absoluto, não tem conteúdo ali.
Agora pega um exemplo bom, Witcher 3, quando eu abri o mapa, eu logo vi uma ilha no meio de um lago, quando cheguei ali, vi que a ilha era cercada pro afogadores, não era um lugar tranquilo e pacato como eu imaginei, mas vi que ali no meio da ilha tinha uma torre, investigando pergaminhos na torre vi que ali tinha uma família que foi atacada por bandidos, investigando mais a fundo, vi que os bandidos estavam morrendo pouco a pouco por uma assombração de uma mulher, era filha do lorde que morava naquela torre, mas ela não estava ali por vingança contra aqueles que o matarem, ela ficou presa ao nosso plano devido a um amor interrompido, o namorado em questão é um pescador que tem uma cabaninha ali no cantinho da mesma ilha, e quando penso que quebrei a maldição, a aparição não sendo mais a moça que era quando viva, mata o pescador, por um erro meu, eu acreditei na palavra.
Viu a diferença? Em um único ponto do mapa, eu tive isso de conteúdo em uma única side quest. Não tem como não ficar empolgado pra explorar outras regiões e ver o que vou vivenciar, e Witcher 3 oferece isso sem parar.
O problema não é o gênero Open World, o problema é fazer isso bem.