O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual Engine ou Programa vocês utilizam?

codeblocks

Bam-bam-bam
Mensagens
231
Reações
409
Pontos
498
Dá sim. Sem problemas.

Eu, inclusive, estou fazendo um game simplezinho do naipe daqueles da Ketchapp. Tô criando com AS3 e Animate puros. Sem framework nem nada. Claro, preciso de ANEs porque é a única maneira de acessar funções nativas do Android, para exibir ads, fazer compras in-game etc. Pretendo nos próximos dias postar um vídeo de como está o game.

Agora, se você preza mesmo por performance e o ambiente gráfico do Animate não faz tanta diferença para você, não perca tempo e aprenda Starling e Feathers. O primeiro é um framework para games em puro AS3, adotado pela própria Adobe, que renderiza os objetos na GPU, além de ter várias facilidades para jogos. O segundo é um framework completaço de elementos para interface de usuário (UI) completamente personalizáveis.
Faz muito tempo que eu não trabalho nesta área, hj trabalho com cibernética...

Pensei em fazer algumas coisas por hobby com Unity, mas vou olhar esses frameworks que você falou, hj em dia tem alguma coisa bacana para fazer vetor, objeto low poly, etc?

Antigamente trabalhava com Illustrator e Blender kkkk Época boa !
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Faz muito tempo que eu não trabalho nesta área, hj trabalho com cibernética...

Pensei em fazer algumas coisas por hobby com Unity, mas vou olhar esses frameworks que você falou, hj em dia tem alguma coisa bacana para fazer vetor, objeto low poly, etc?

Antigamente trabalhava com Illustrator e Blender kkkk Época boa !

KKKKKKK
Legal. Você deveria experimentar várias soluções mesmo. É o que eu faço. Além do Unity, recomendo que tente o Godot.

Quanto a vetores, eu, como muitos estúdios de animação, prefiro o Animate. Eu uso Illustrator porque sou designer e preciso para fazer e mandar layouts para clientes, mas para criar assets para games e animações, eu vou de Animate mesmo.

Tem também o Affinity Designer... Até onde eu saiba, a melhor alternativa para o Illustrator. Procure alguns vídeos de features no Vimeo e vai entender.

3D já não é minha área... rs De vez em quando arrisco com voxels utilizando o MagicaVoxel.

Mas sei que o Blender ainda é muito forte no meio indie.

Para o mercado mainstream, porém, tem que ser Maya, 3ds Max etc.
 

pcmxms

Ser evoluído
Mensagens
58
Reações
106
Pontos
38
giphy.gif

Godot.
 

XperiaPlayBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
5.394
Pontos
709
Bom estou continuando o projeto no game maker studio 1 mesmo, quando surgi uma promoção pretendo pegar o game maker studio 2, o unico porem que ele roda so em win 64, terei q formatar minha maquina e instalar o 64 bits rsrsrs
Gosto do game maker pq ele eh especifico para games 2d, apesar que dar para criar uns em 3d
E tbm pq já estou acostumado com a interface e linguagem. Tem muitos games de sucesso feito nele, como Spelunk e Undertale, fora que tem muitos bons games feito nele.
 

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Eu uso Unity3D a mais de 5 anos, então já estou acostumado ao ambiente de trabalho e até aos problemas da engine.

Para quem está começando, eu diria para escolher uma engine com base em duas coisas:

1 - programação textual ou gráfica: se você sabe programar, escolha uma engine do tipo Unity3D ou Unreal. As vantagens da programação superam qualquer programação visual. Se você não sabe programar, use engine com suporte a programação gráfica. No entanto, não deixe de aprender a programar se quiser evoluir na área.

2 - número de tutoriais: de nada adianta uma super engine se você não encontra materiais de estudo. Escolha uma engine popular, vai facilitar muito o processo de aprendizado.

Quanto a modelos de assinatura, não pense muito nisso no início. Qual o problema em exibir a logo da empresa no início do jogo? Se o jogo realmente for lançado um dia, certamente verba não será um problema. Várias engines pagas oferecem versões gratuitas.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 


XperiaPlayBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
5.394
Pontos
709
Eu estou acostumado com a linguagem do Game Maker a GML, entendo a logica de programação(apesar de nao saber nenhuma linguagem de programaçao, exceto a GML) e tals, estava vendo uns videos do Unity, e vi que ele utiliza o C#, olhando a programação em c# achei meia poluída, apesar que não tentei ainda, a GML achei mais limpa e amigável.
Vi que tem a possibilidade de usar blueprints com o add on PlayMaker, alguem que use Unity, chegou a usar esse PlayMaker? eh bom mesmo?
 

Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Falando em Godot, andei testando esse engine neste fim de semana e, apesar da simplicidade (é um executável standalone, sem sequer um instalador), me surpreendeu bastante, e o melhor é que é completamente gratuito, exporta para as plataformas mais comuns (Windows, Linux, Mac, Android, iOS) e não deixa nada a desejar para outras opções pagas que tem por aí, acabei fazendo um "fap" bird nela em menos de um dia e olha que eu nem conheço a API dela direito, só tentativa e erro passeando pela documentação.

Acho que é uma excelente opção para quem não quer, não pode ou precisa reduzir gastos com ferramentas de desenvolvimento, experimentem!
 

andreyin

Supra-sumo
Mensagens
15
Reações
16
Pontos
163
Atualmente estou aprendendo GameMaker Studio 2. Antes disso usava o Construct 2 desde 2011. E ainda antes disso brincava com o Construct 1 e MMF2.

@Macbee vi que você tá muito decepcionado com o C2, porquê isso? Por causa do NW.js? Ou achou alguma limitação?
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
8.653
Pontos
969
@Macbee vi que você tá muito decepcionado com o C2, porquê isso? Por causa do NW.js? Ou achou alguma limitação?
Ah, tem uma série de pequenas coisas que me incomodam... Estou fazendo o possível pra amenizar esses problemas.
De cabeça, o que me inferniza no Tcheco 2 é o seguinte:

1) Performance muito abaixo da que se espera quando o jogo é executado no NW.js/Windows. Os 3 países que mais compram meu jogo são emergentes (Brasil, Rússia e China), então é fundamental que o segundo título também rode bem em PCs muito velhos.

2) Certas imagens precisam ter dimensões específicas para não aparecerem deformadas na tela, o que me limita bastante.

3) A falta de precisão vergonhosa quando o personagem pula em plataformas. Estou tendo que repensar muita coisa do jogo pra minimizar esse problema. A Scirra está ciente disso e disse que não vai resolver no Construct 2 (só quem usa o Construct 3 vai poder fazer jogos de plataforma com pulos precisos - e mesmo assim nem são tão precisos assim).

Resumo da ópera: Agora é tarde pra abandonar o barco, mas a médio prazo eu pretendo reescrever o jogo todo no Construct 1, que só tem vantagens em relação ao C2 e 3 (caso você pretenda lançar o jogo apenas no Windows). No Construct Classic a performance é monstruosamente melhor, as imagens têm o tamanho que eu quero, o personagem pula perfeitamente, o controle vibra, você não precisa pagar um tostão pra Scirra, etc, etc.
 

andreyin

Supra-sumo
Mensagens
15
Reações
16
Pontos
163
Ah, tem uma série de pequenas coisas que me incomodam... Estou fazendo o possível pra amenizar esses problemas.
De cabeça, o que me inferniza no Tcheco 2 é o seguinte:

1) Performance muito abaixo da que se espera quando o jogo é executado no NW.js/Windows. Os 3 países que mais compram meu jogo são emergentes (Brasil, Rússia e China), então é fundamental que o segundo título também rode bem em PCs muito velhos.

2) Certas imagens precisam ter dimensões específicas para não aparecerem deformadas na tela, o que me limita bastante.

3) A falta de precisão vergonhosa quando o personagem pula em plataformas. Estou tendo que repensar muita coisa do jogo pra minimizar esse problema. A Scirra está ciente disso e disse que não vai resolver no Construct 2 (só quem usa o Construct 3 vai poder fazer jogos de plataforma com pulos precisos - e mesmo assim nem são tão precisos assim).

Resumo da ópera: Agora é tarde pra abandonar o barco, mas a médio prazo eu pretendo reescrever o jogo todo no Construct 1, que só tem vantagens em relação ao C2 e 3 (caso você pretenda lançar o jogo apenas no Windows). No Construct Classic a performance é monstruosamente melhor, as imagens têm o tamanho que eu quero, o personagem pula perfeitamente, o controle vibra, você não precisa pagar um tostão pra Scirra, etc, etc.

Concordo com tudo. Eu acabei desistindo da Scirra porque sempre dão desculpa pra tudo, parecia impossível reclamar de algo no fórum sem ouvir que eles não iriam consertar. Aí resolveram lançar o C3 da pior forma possível e foi a gota d'água pra mim.

Já tentou dar uma olhada no GameMaker? Mudei pra ele (GMS2) e fiquei impressionado. É bem mais devagar do que fazer algo no CC/C2 mas é mais fácil do que achei que seria.

Enfim, se precisar de qualquer ajuda pro C2 é só falar!
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
8.653
Pontos
969
Concordo com tudo. Eu acabei desistindo da Scirra porque sempre dão desculpa pra tudo, parecia impossível reclamar de algo no fórum sem ouvir que eles não iriam consertar. Aí resolveram lançar o C3 da pior forma possível e foi a gota d'água pra mim.

Já tentou dar uma olhada no GameMaker? Mudei pra ele (GMS2) e fiquei impressionado. É bem mais devagar do que fazer algo no CC/C2 mas é mais fácil do que achei que seria.

Enfim, se precisar de qualquer ajuda pro C2 é só falar!
Ainda não usei o GameMaker, mas uma hora eu crio coragem!
E muito obrigado por oferecer ajuda! =D
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Ah, tem uma série de pequenas coisas que me incomodam... Estou fazendo o possível pra amenizar esses problemas.
De cabeça, o que me inferniza no Tcheco 2 é o seguinte:

1) Performance muito abaixo da que se espera quando o jogo é executado no NW.js/Windows. Os 3 países que mais compram meu jogo são emergentes (Brasil, Rússia e China), então é fundamental que o segundo título também rode bem em PCs muito velhos.

2) Certas imagens precisam ter dimensões específicas para não aparecerem deformadas na tela, o que me limita bastante.

3) A falta de precisão vergonhosa quando o personagem pula em plataformas. Estou tendo que repensar muita coisa do jogo pra minimizar esse problema. A Scirra está ciente disso e disse que não vai resolver no Construct 2 (só quem usa o Construct 3 vai poder fazer jogos de plataforma com pulos precisos - e mesmo assim nem são tão precisos assim).

Resumo da ópera: Agora é tarde pra abandonar o barco, mas a médio prazo eu pretendo reescrever o jogo todo no Construct 1, que só tem vantagens em relação ao C2 e 3 (caso você pretenda lançar o jogo apenas no Windows). No Construct Classic a performance é monstruosamente melhor, as imagens têm o tamanho que eu quero, o personagem pula perfeitamente, o controle vibra, você não precisa pagar um tostão pra Scirra, etc, etc.

Não sabia que o C1 é tão bom assim.

Mas é a Scirra mesmo que desenvolve ele ou é a comunidade?
 

andreyin

Supra-sumo
Mensagens
15
Reações
16
Pontos
163
Não sabia que o C1 é tão bom assim.

Mas é a Scirra mesmo que desenvolve ele ou é a comunidade?
Atualmente nenhum dos dois, o último update do Construct Classic é de 2012. Mesmo assim é uma ótima ferramenta, o único problema é que só consegue compilar para Windows. Com o C2 eles largaram de mão disso e ele só compila em JS (HTML5), aí tem que ficar usando programas de terceiros pra rodar nativamente em Windows/OSX/Linux (usam o NW.js pra isso).
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Atualmente nenhum dos dois, o último update do Construct Classic é de 2012. Mesmo assim é uma ótima ferramenta, o único problema é que só consegue compilar para Windows. Com o C2 eles largaram de mão disso e ele só compila em JS (HTML5), aí tem que ficar usando programas de terceiros pra rodar nativamente em Windows/OSX/Linux (usam o NW.js pra isso).

Entendi.

O problema de engines e também runtimes que não são atualizados é que os sistemas operacionais recebem constantes atualizações, recebendo features que não poderão ser acessadas, sem contar as possíveis quebras de compatibilidade.

Um dos motivos de eu ter parado com o Construct 2 é porque é muito chato o processo de export. A dependência de softwares third party torna o processo muito ineficiente e demorado.
 

Honome

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
578
Reações
267
Pontos
514
Atualmente estou aprendendo GameMaker Studio 2. Antes disso usava o Construct 2 desde 2011. E ainda antes disso brincava com o Construct 1 e MMF2.

Fala primo! Quando vamos fazer um projeto juntos no GMS2?????
 

andreyin

Supra-sumo
Mensagens
15
Reações
16
Pontos
163
Fala primo! Quando vamos fazer um projeto juntos no GMS2?????
Opa!! Não sabia que você tava por aqui hehe. E quando eu aprender GMS, parei um pouco com ele porque arrumei um programador mas quero voltar a estudar ano que vem. Sinto muita falta de conseguir prototipar tudo rápido com o C2 mas acho que acostumando com o GMS2 fica tudo melhor...
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Ah, tem uma série de pequenas coisas que me incomodam... Estou fazendo o possível pra amenizar esses problemas.
De cabeça, o que me inferniza no Tcheco 2 é o seguinte:

1) Performance muito abaixo da que se espera quando o jogo é executado no NW.js/Windows. Os 3 países que mais compram meu jogo são emergentes (Brasil, Rússia e China), então é fundamental que o segundo título também rode bem em PCs muito velhos.

2) Certas imagens precisam ter dimensões específicas para não aparecerem deformadas na tela, o que me limita bastante.

3) A falta de precisão vergonhosa quando o personagem pula em plataformas. Estou tendo que repensar muita coisa do jogo pra minimizar esse problema. A Scirra está ciente disso e disse que não vai resolver no Construct 2 (só quem usa o Construct 3 vai poder fazer jogos de plataforma com pulos precisos - e mesmo assim nem são tão precisos assim).

Resumo da ópera: Agora é tarde pra abandonar o barco, mas a médio prazo eu pretendo reescrever o jogo todo no Construct 1, que só tem vantagens em relação ao C2 e 3 (caso você pretenda lançar o jogo apenas no Windows). No Construct Classic a performance é monstruosamente melhor, as imagens têm o tamanho que eu quero, o personagem pula perfeitamente, o controle vibra, você não precisa pagar um tostão pra Scirra, etc, etc.

c***lho que vacilões

Depois reclamam que o pessoal começa a usar até o 2D da Unreal.
 

Vinikyu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.734
Reações
1.228
Pontos
649
Concordo com tudo. Eu acabei desistindo da Scirra porque sempre dão desculpa pra tudo, parecia impossível reclamar de algo no fórum sem ouvir que eles não iriam consertar. Aí resolveram lançar o C3 da pior forma possível e foi a gota d'água pra mim.

Já tentou dar uma olhada no GameMaker? Mudei pra ele (GMS2) e fiquei impressionado. É bem mais devagar do que fazer algo no CC/C2 mas é mais fácil do que achei que seria.

Enfim, se precisar de qualquer ajuda pro C2 é só falar!
Cara, esse avatar é por você curtir Dreaming Sarah ou você quem fez?
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Resolvi fazer uns casual mobile games por algumas razoes.
  • Posso fazer sozinho
  • Não demora tanto
  • Quero aprender mais sobre marketing
  • Quero construir um portfólio
  • Quero construir um plano de negócios a longo prazo pra tentar viver só de games daqui alguns anos

Minha mãe sempre jogou muito casual games, desde a época do tetris no meu primeiro gameboy, então eu to usando ela como publico alvo e principal tester.

Video do progresso do primeiro jogo
É um jogo da memória com alguns twists



É simplezão mas pra fazer isso, polir visualmente e adicionar features tipo share, rate, achievements e etc. da um trabalho da porra.
To contabilizando as horas e ja to com quase 200, mas logo o jogo ta pronto


Muito legal!

Também estou com um plano de ação parecido com o seu. rs
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Muito legal!

Também estou com um plano de ação parecido com o seu. rs

Caramba, agora que vi que postei no topico errado!
Era pra ser no de coisas inacabadas.
Vou apagar e repostar lá

E valeu pelo comentário mesmo asism ahahha
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.232
Reações
25.126
Pontos
803
Para o meu nível de conhecimento e facilidade de aprender, gostei do Construct 2.
Comecei a fazer um jogo de nave simples (mas com história), quem sabe se der tudo certo, lanço no Google Play.
Até se alguém quiser dar uma mão, eu aceito ! :kjoinha
 

Leandro Dotta

Supra-sumo
Mensagens
35
Reações
62
Pontos
188
Uso Unity também. Recentemente eles tem lançado muitos recursos bons pra 2D, a ferramenta de Tilemap nativa por exemplo, que é muto boa!
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Cheguei a fazer alguns jogos em flash, mas to enferrujado, ai vou aproveitar para ver dar uma olhada nas engines de HTML 5 e brincar um pouco.

O Animate CC (antigo Flash) agora exporta nativamente para HTML5 (Canvas).

Aqui estão dois serious games simplezinhos que fiz com o Animate para um cliente:

https://joaocesar.000webhostapp.com/showcase/archer/index.html
https://joaocesar.000webhostapp.com/showcase/quiz/index.html

Detalhe que alguns aspectos do game, como idioma, textos das perguntas, tempo etc., podem ser mudados apenas com uma simples alteração de um arquivo .json. Isso foi interessante para o cliente, pois ele mesmo pode customizar o game parar captar novos projetos.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo