O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Série "Jogos miraculosos" Como alguns jogos desafiam seu hardware de origem?

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.564
Reações
3.670
Pontos
984

jogo de nave impressionante do gba

Mega drive gerando efeitos de rotação é simplesmente foda o que a Treasure fez

Um jogo da CPS3 que é comparada a Naomi da Sega, ser tão bem portado para um console que peca quando o assunto é 2D é simplesmente fantástico.

Literalmente um jogo de 16 bits rodando em um console de 8 e o que é incrível é que as versões de 16 bits perdem horrivelmente para a original.


Tirando o Iridion, que realmente não era pro GBA rodar, todos os outros são "apenas" jogos fantásticos, muito bem feitos, mas não creio que sejam softwares inacreditáveis, como eu propus no primeiro post e dei como exemplo o Toy Story Racer de GBC
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Algo inacreditável é Virtua Racing no Mega Drive. Tem chip externo, foge da ideia original do tópico, mas quem teve a oportunidade de jogar o arcade, viu o que era o futuro ali na sua frente. Impensável existir uma versão digna no Mega Drive de 1988.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Tirando o Iridion, que realmente não era pro GBA rodar, todos os outros são "apenas" jogos fantásticos, muito bem feitos, mas não creio que sejam softwares inacreditáveis, como eu propus no primeiro post e dei como exemplo o Toy Story Racer de GBC

se for seguir essa lógica, tranca o tópico agora porque não existe isso de "não era pro rodar", se roda é porque podia rodar oras, simples questão de lógica, se roda é porque o hardware é capaz de rodar e pronto.

O seu exemplo do 1º post é exatamente um jogo que o GBC podia rodar (a não ser que tenha chip externo)
 
Ultima Edição:


Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Achei esse jogo muito impressionante pro DS, gráficos poligonais muito bonitos, coloridos, cheios de texturas e bem fluídos.

 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
não se esqueçam deste classico
O console inteiro é um absurdo para a época.
Principalmente o neo geo cd, que tem o dobro de memoria ram que o ps1.
no caso impossi´vel fazer os jogos em 2d sem essa memoria ram pois os sprites consomem muita memoria muito mais que os jogos low poly do PS one.
No meu caso pra mim um otimo exemplo foi este jogo
2364789-snes_starfox_2_jp.jpg


Não tem como negar que esse jogo não era pra rodar no Snes.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.018
Reações
102.507
Pontos
1.299
não se esqueçam deste classico

no caso impossi´vel fazer os jogos em 2d sem essa memoria ram pois os sprites consomem muita memoria muito mais que os jogos low poly do PS one.
No meu caso pra mim um otimo exemplo foi este jogo
2364789-snes_starfox_2_jp.jpg


Não tem como negar que esse jogo não era pra rodar no Snes.

E não rodaria, se não fosse pelo fato de ter um chip acelerador embutido.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.657
Pontos
969
Só dos que conheço de cabeça:

Recca: Summer Carnival '92 = NES + MMC3
Super Spy Hunter = NES + MMC3
Kirby's Adventure = NES + MMC3
Batman - Return of the Joker = NES + FME-7
Faceball 2000 = Game Boy + MBC1
X = Game Boy + MBC2
Pitfall 2 = Atari 2600 + DPC


Se bobear, até teu Toy Story Racer deve ter um MBC mais novo dando uma mão.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Creio que uma boa perspectiva para os "milagres" tecnológicos, uma boa medida, é observar os primeiros jogos do console com os últimos.
Normalmente o ocaso dos consoles nos proporcionam algo mágico. Inimaginável quando olhamos os primeiros títulos do mesmo.
Um ótimo exemplo,. Quem pensaria em um jogo como Pocahontas rodando no Mega Drive...
 
Ultima Edição:

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Muita ingenuidade pensar que um jogo como Recca'92 rodaria no Nintendinho sem auxílio de algum chip.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
Um jogo que eu acho incrível e acho que fica bem acima da qualidade dos jogos do MD é o Gargoyles, a movimentação é bem fluída para o nível gráfico dele (eu sempre notei que se o jogo tinha muito detalhe, normalmente era mais lento e menos fluído, o inverso também acontecia).

Um que me impressionou bastante foi o SF Alpha pro GBC, a movimentação é MUITO BOA, digo que é MUITO MELHOR do que muitos fighting games do mega drive e snes, que estão acima do GBC na questão de hardware. Se o MD tivesse uns games de luta com gráficos um pouquinho piores mas com essa fluidez, seria muito daora pra época.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.973
Pontos
1.059
maxresdefault.jpg


eu ficava embasbacado como Gran turismo 4 rodava no ps2 deve ter sugado até o talo do hardware, e ainda em 1080i coloquei isso no cabo componente e parecia até jogo de ps3
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Acho que somente os jogos para consoles CD/DVD que podem ser avaliados com facilidade, porque as produtoras podem muito facilmente embutir em suas PCB's aceleradores gráficos e outros tipos de componentes que ajudam o console em sua performance rodando o jogo, no NES até mesmo o tipo de mapper ajuda na hora de rodar como o Macbee postou acima, capcom e os megamans de NES que o diga, acho que só foi o primeiro pq de resto tudo usando mmc3.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.657
Pontos
969
Acho que somente os jogos para consoles CD/DVD que podem ser avaliados com facilidade, porque as produtoras podem muito facilmente embutir em suas PCB's aceleradores gráficos e outros tipos de componentes que ajudam o console em sua performance rodando o jogo, no NES até mesmo o tipo de mapper ajuda na hora de rodar como o Macbee postou acima, capcom e os megamans de NES que o diga, acho que só foi o primeiro pq de resto tudo usando mmc3.
MMC3 estão nos Megaman do 3 ao 6. Megaman 2 tinha um MMC1 e Megaman 1 tem o UNROM.
Acredito que seja impossível fazer um Megaman (com a estrutura de jogo e fases que conhecemos) que rode no NES sozinho, sem auxílio de hardware extra embutido no cartucho.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
MMC3 estão nos Megaman do 3 ao 6. Megaman 2 tinha um MMC1 e Megaman 1 tem o UNROM.
Acredito que seja impossível fazer um Megaman (com a estrutura de jogo e fases que conhecemos) que rode no NES sozinho, sem auxílio de hardware extra embutido no cartucho.
Megaman 4 usa o MMC5 não?
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Ta certo que o SNES fazia Mode 7 facilmente, mas é impressionante como ele ainda sim conseguiu fazer Mode 7 com multiplayer pra 4 jogadores numa mesma tela, isso tudo a 60 fps sem deixar a peteca cair.

 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Os devs desse game foram inteligentissimos, usaram a capacidade do gbc em reproduzir pequenas cenas em fmv e as usaram nas pistas com os sprints dos personagens sobrepostos sobre o vídeo,

não é possível andar no sentido contrário da pista por se tratar de um vídeo, mas não deixa de ser ser impressionante.

A Square usou essa mesma técnica no FFVIII quando os personagens se movimentam dentro de uma CG na cena do desfile no final do primeiro CD.

Fear Effect PS1 abusava dessa técnica.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Acho super cool esses lances dos cartuchos poderem agregar aceleradores. Uma pena que não veremos mais estes WOW! que essa época proporcionava.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.803
Pontos
1.824
maxresdefault.jpg


eu ficava embasbacado como Gran turismo 4 rodava no ps2 deve ter sugado até o talo do hardware, e ainda em 1080i coloquei isso no cabo componente e parecia até jogo de ps3



Gran Turismo 3/4 são dos games que mais me impactaram.
No GT3 eu achava lindo nas frenagens, os discos de freio ficavam incandecentes, no GT4 não tinha mais isso, em compensação, tinham mais de 1000 carros.
Acho que só as CGs de FFXII, para baterem esse game.
Eu ficava indignado por quem jogava Need For Speed Hot Pursuit 2 (outro put@ jogo massa). :klol
 
Ultima Edição:

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Um que me impressionou bastante foi o Matrimelee de NeoGeo:


Um cart de jogo 2D com essa qualidade nas músicas, ainda por cima com várias sendo cantadas.

Waku Waku 7 e Rage of The Dragons do mesmo NeoGeo impressionam demais, ainda mais pra um Hardware de 1990:




O mesmo vale para Prehistoric Isle 2:


Não sei se esses jogos se encaixam exatamente com a proposta do tópico mas pra um Hardware de 1990 o negócio é impressionante.
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.564
Reações
3.670
Pontos
984
Não sei se esses jogos se encaixam exatamente com a proposta do tópico mas pra um Hardware de 1990 o negócio é impressionante.

O argumento de ser "um jogo de um hardware de 1990" não faz muito sentido, pois quando foi lançado, o NeoGeo custava várias vezes mais que um SNES , que foi lançado no mesmo ano e era overpowered, sendo que nem hardware de 1994 ( Psone) conseguia rodar os jogos sem cortes.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
O argumento de ser "um jogo de um hardware de 1990" não faz muito sentido, pois quando foi lançado, o NeoGeo custava várias vezes mais que um SNES , que foi lançado no mesmo ano e era overpowered, sendo que nem hardware de 1994 ( Psone) conseguia rodar os jogos sem cortes.
Na verdade o neogeo não tem hardware parrudo não, ele só tem um mesmo motorola que o mega drive tinha (lógico que era uma versão um pouco diferente, mais parecida com a do sharp x68000), e usava e abusava do z80 na cpu de som, além de processador yamaha para auxiliar.
O que fez o neogeo ir além foi seu poder de armazenamento, seu cartucho gigante podia armazenar uma tonelada de dados, muito além dos outros consoles, com poder de acesso muito mais rápido do que as mídias gigantes em CD, assim se alguma coisa não estivesse na ram ele simplesmente pega na rom, faz o swap muito mais rápido do que a leitura de um CD. O PSX, saturn e outros da época precisavam ler o CD, acumular tudo na ram (que é bem pequena) e tocar o áudio do CD para economizar espaço na ram. O Neogeo não faz nada disso, tornando mais poderoso nesse sentido.
Em contrapartida ele não tem tecnologias diferentes de 2D, ou nem usou isso como 3D nativo. O snes já tinha essa possibilidade por causa de sua arquitetura de hardware que previa esse tipo de expansão, além de conectores de expansão presentes no slot de cartuchos. Lembrando que parte desse slot de expansão era usado para tocar áudio diretamente, recurso largamente abordado pelo MSU-1 hoje em dia e o SD2snes.

Mais sobre o hardware do neogeo (referencia MVS no caso):

http://www.system16.com/hardware.php?id=869
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Olá, boa noite a todos. Assistindo a alguns vídeos de jogos antigos, me veio essa ideia. A intenção aqui não é citar jogos perfeitos, masterpieces ou super produções. A intenção aqui é citar jogos que desafiam a lógica e rodam com efeitos que você poderia jurar de pés juntos que seriam impossíveis de rodar em determinado hardware. Minha primeira contribuição é o jogo Toy Story Racer para Game Boy Color:



COMO É POSSÍVEL O HARDWARE DO GBC RODAR ISSO? Mesmo que o gameplay pareça ser detestável, como POLÍGONOS podem ser executados no GBC? Deixo a pergunta para os mais experientes. E você, qual é o jogo que você até hoje não entende como conseguiu ser rodado em determinado hardware?
Parece que é uma espécie de vídeo rodando ao fundo. O resultado fica impressionante e muito à frente de outros títulos.

Esse aqui tinha gráficos "impossíveis" para 1996.

www.youtube.com/watch?v=c_kMheIja5Q&t=80s
Mas era pre-renderizado também.
99061-megarace-2-screenshot.png

24606-megarace-2-dos-screenshot-it-only-looks-like-smooth-sailing.jpg


287951-megarace-2-screenshot.jpg
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Asterix XXL (GBA) (Alguém acredita que esse Platformer totalmente 3D está rodando no GBA?):
:kbaba
Não conhecia. Impressionante. Me atrevo a dizer que as "texturas" estão melhores que muito jogo de console grande da época.
:kkk:kkk:kkk

Já tinha visto um excelente desempenho "3D" do GBA em games como o Sega Rally.

www.youtube.com/watch?v=2y1U1314ACQ

Mas tinha o defeito de ser muito estouradão, quadriculado. Este Asterix não, está com um visual nítido. Impressionante mesmo.
 
Topo Fundo