95% do jogo é realmente excepcional, mas passei muita raiva com essa neura da From Software de ter quase uma obrigação de colocar momentos apelativos para aumentar a dificuldade.
Depois que derrotei o final boss nem comemorei por estar muito puto com o jeito que fizeram.
A batalha demorou mais de 30 minutos por terem exagerado no númeno de fases.
Eu não acho divertido ter que passar por todas as fases pra ficar aprendendo os move sets das últimas.
As 2 fases nos bosses do Bloodborne é fichinha perto do que tem no Sekiro.
A quarta fase do último combate é praticamente igual à terceira. Demorei também 20 minutos lutando com o cara (isso porque àquela altura já fazia as duas primeiras perfeitamente), correndo e batendo. Simplesmente não dá pra trocar golpes, afinal você vai ser arriscar para perder mais 10-15 minutos da sua vida?
Como eu disse antes, é um jogo de altos e baixos.
O que me incomoda nele é que toda a parte do início, enquanto você enfrenta só soldados e não mais que isso, passa-se uma impressão equivocada à respeito das regras do combate. Especificamente, muitas vezes não dá pra identificar o que é defensável ou não. Mesmo o símbolo de perigo pode enganar: como a qualidade da imagem é ruim e os movimentos muitas vezes são estranhos, o fato de você compartilhar o aviso pros golpes rodados ou estocadas causa confusão desnecessária.
É que nem na b*sta do For Honor, cujo gameplay foi arruinado (já era ruim) pelo fato de que agora a maior parte dos personagens possuem golpes ou fintas indeterminadas que podem dar em um golpe ou outro. É mau design até mesmo haver o aviso, deveriam só cuidar de fazer as hitboxs funcionarem e as animações melhores.
A segunda coisa que me deixa puto, é a questão do poise. Vale dizer, o seu personagem só é capaz de absorver ataques usando algumas das próteses, mas a maior parte dos inimigos (especialmente no final) são capazes de absorver golpes durante sequências sem qualquer indicativo de que poderiam. Mesmo usando machado, muitos inimigos como aqueles soldados vermelhos ou os roxos, simplesmente seguem a te espancar absolutamente imperturbáveis por qualquer ataque. Alguns inimigos são capazes de derrubar você e até os outros, mas não há um golpe ou habilidade sequer que eu tenha visto que te permita fazer o mesmo. Alguns se você acerta-los enquanto estão no ar são derrubados, com outros não acontece nada.
Há um conjunto de outros sistemas que também não funcionam. O movimento é rápido demais pro stealth funcionar, os inimigos igualmente burros demais. A ressurreição jamais desempenha qualquer função contra chefões. Há coisas que são introduzidas como inimigos com escudos, com medo de veneno, fogo etc. que jamais são utilizados de novo. O sistema de energia é tão escasso que não dá vontade de usar e acaba por ser compartilhado com ainda mais habilidades no final (que você não usa). Os items de buff demoram uma eternidade pra ativar em combates acelerados e duram quase nada.
A impressão que me dá é que o jogo foi projetado pra ser algo diferente disso que nós temos. Aí na medida em que dificuldades de desenvolvimento foram surgindo houveram cortes e acabou tomando uma forma diferente. Pra um jogo de Ninja, você acaba por superar todos os obstáculos com pura força bruta...
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Bem, vale dizer após esse rant que eu gostei do jogo, mas não de toda a trajetória de jogo.
Ah, e vsf essa história de confete divino.