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Sobre transmissão automática...

konata

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Dirigi hoje uma Tucson 2014 2.0 16V com câmbio automático e achei legal a experiência, já tinha dirigido antes um Cruze 1.8 AT 6 marchas.
Mas eu achei ela meio amarrada, não me lembro se o Cruze era assim. É normal ela segurar tanto? Parece que o carro só acorda nos 2, 3 mil giros. Não dá tranco nem nada, só achei meio amarrada. Pensei em futuramente, quando melhorar as condições, pegar um Civic 2004/2005 AT e fiquei com receio de ele ser meio "apagado" assim.
 

overoad

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Dirigi hoje uma Tucson 2014 2.0 16V com câmbio automático e achei legal a experiência, já tinha dirigido antes um Cruze 1.8 AT 6 marchas.
Mas eu achei ela meio amarrada, não me lembro se o Cruze era assim. É normal ela segurar tanto? Parece que o carro só acorda nos 2, 3 mil giros. Não dá tranco nem nada, só achei meio amarrada. Pensei em futuramente, quando melhorar as condições, pegar um Civic 2004/2005 AT e fiquei com receio de ele ser meio "apagado" assim.
Civic 04/05 é transmissão de 4 marchas igual à Tucson. Não é nenhum primor de desempenho, mas é impressionante o que a Honda fez naquele motor 1.7 no quesito economia de combustível.
 

Herminium

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Tive 3 carros automáticos, entre todos que tive, e também tive a oportunidade de dirigir as contrapartes deles manual e também de vários outros nos lugares que trabalhei e sim, todo carro automático é sim mais manco que a versão manual, principalmente esses mais antigos com câmbio de 4~5 marchas.

Em questão de conforto todos são iguais e sabendo usar, cuidar, manter e estacionar, nunca darão problema, mas o pré-compra é fundamental pra não ter problemas com isso até porque refazer um câmbio automático não é nada barato. O lado bom é que câmbio não é o tipo de problema que dá pra "maquiar", se você andar um pouco com o carro seja frio ou principalmente quente, ele vai apresentar o defeito.

Um dos que tive foi um Civic 99 LX automático, era maravilhoso, câmbio macio, suave, uma delícia de dirigir, mas sabendo respeitar as limitações do carro, era bem lento, porém adorei o carro em todo o tempo que o tive.
 

konata

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Tive 3 carros automáticos, entre todos que tive, e também tive a oportunidade de dirigir as contrapartes deles manual e também de vários outros nos lugares que trabalhei e sim, todo carro automático é sim mais manco que a versão manual, principalmente esses mais antigos com câmbio de 4~5 marchas.

Em questão de conforto todos são iguais e sabendo usar, cuidar, manter e estacionar, nunca darão problema, mas o pré-compra é fundamental pra não ter problemas com isso até porque refazer um câmbio automático não é nada barato. O lado bom é que câmbio não é o tipo de problema que dá pra "maquiar", se você andar um pouco com o carro seja frio ou principalmente quente, ele vai apresentar o defeito.

Um dos que tive foi um Civic 99 LX automático, era maravilhoso, câmbio macio, suave, uma delícia de dirigir, mas sabendo respeitar as limitações do carro, era bem lento, porém adorei o carro em todo o tempo que o tive.
O seu Civic era o motor 1.5 ou 1.7 VTEC? Eu sou apaixonado nessa versão do Civic mas é difícil achar ele em bom estado por aqui, ainda mais automático.
 

Herminium

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O seu Civic era o motor 1.5 ou 1.7 VTEC? Eu sou apaixonado nessa versão do Civic mas é difícil achar ele em bom estado por aqui, ainda mais automático.
LX G6 não tem VTEC, e pela minha experiência dirigindo um com, sinceramente, não muda quase nada, por isso adorava o meu, a diferença de desempenho não era muita coisa e era bem econômico mesmo automático, fazia na cidade (onde moro tem bastante subida) 7,5~8,5 e na estrada a 100~120 variava entre uns 12~14 km/l.

Porém como você disse, achar um em bom estado é praticamente impossível no caso dos G5/6, os 7 já é mais fácil porque a molecada não lembra muito deles. O meu tinha ainda TODAS as abraçadeiras e mangueiras originais ainda e em perfeito estado, tinha até marcas de fábrica de lacre de parafusos no cofre, maravilhoso, amei cada minuto com ele.


Screenshot_13.png


Screenshot_15.jpg
 

konata

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LX G6 não tem VTEC, e pela minha experiência dirigindo um com, sinceramente, não muda quase nada, por isso adorava o meu, a diferença de desempenho não era muita coisa e era bem econômico mesmo automático, fazia na cidade (onde moro tem bastante subida) 7,5~8,5 e na estrada a 100~120 variava entre uns 12~14 km/l.

Porém como você disse, achar um em bom estado é praticamente impossível no caso dos G5/6, os 7 já é mais fácil porque a molecada não lembra muito deles. O meu tinha ainda TODAS as abraçadeiras e mangueiras originais ainda e em perfeito estado, tinha até marcas de fábrica de lacre de parafusos no cofre, maravilhoso, amei cada minuto com ele.


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Lindo seu Civic, ainda vou achar um desses de algum velinho se desfazendo, esses que tão inteiro.
 


Aldi

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Eu gosto bastante do cambio AT do meu City 12, acho que cambio AT tem que saber usar, voce consegue induzir uma mudança de marchar só no controle do acelerador. Mas acho que oq vc disse eu tb sinto em arrancadas, com o carro parado, vc percebe que a rotação sobe muito e arranca pouco, no manual isso não ocorre. Mas de modo geral na estrada, acho muito bom.
Ah e outro detalhe, o carro automático tem um atraso na resposta do pedal, vc pisa e ele responde após 1 segundo e vc percebe, nao sei se é segurança sei la, só sei que esse delay enche bem o saco.
 

konata

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Eu gosto bastante do cambio AT do meu City 12, acho que cambio AT tem que saber usar, voce consegue induzir uma mudança de marchar só no controle do acelerador. Mas acho que oq vc disse eu tb sinto em arrancadas, com o carro parado, vc percebe que a rotação sobe muito e arranca pouco, no manual isso não ocorre. Mas de modo geral na estrada, acho muito bom.
Ah e outro detalhe, o carro automático tem um atraso na resposta do pedal, vc pisa e ele responde após 1 segundo e vc percebe, nao sei se é segurança sei la, só sei que esse delay enche bem o saco.
Exato, eu de primeira consegui sentir essa "sugestão" de marchas que você dá ao carro dosando o acelerador, mas o que me incomodou mais é essa lerdeza pro carro responder em arrancadas ou em retomadas de curva. Mas talvez seja também que o carro é pesado, alto, com pneu de perfil alto e etc, o desempenho não é dos melhores.
 

lorenço

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essa tucson aí mesmo se fosse manual vc sentiria fraca.

é o mal desses carros grandões com motorzinho.

o mesmo acontece com o compass a gasolina. é uma droga só anda berrando.
 

RodrigoANBR

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Quando tu dirigir um carro potente (+200 CV) com câmbio de dupla embreagem tu vai ver como câmbio manual é arcaico.

Esperando haters me xingando em 3, 2, 1...

aimmmm mais manual eu consigo o controle no carrroooo
eh mais isportivo.... aimmmmmmmm

meu carro é um corsa 95 1.0 a gas, gosto de ir na padaria fazendo punta taco. aimmmmmmm
 

f0rg0tten

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Quando tu dirigir um carro potente (+200 CV) com câmbio de dupla embreagem tu vai ver como câmbio manual é arcaico.

Esperando haters me xingando em 3, 2, 1...

Hoje em dia, um AT convencional bem calibrado faz milagres, não colocaria o DCT como a última bolacha do pacote :kdiabo

Aliás, até o CVT está ganhando prumo, a calibração da toyota no corolla e da fiat no pulse foram bem elogiadas.
 

RodrigoANBR

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Hoje em dia, um AT convencional bem calibrado faz milagres, não colocaria o DCT como a última bolacha do pacote :kdiabo

Aliás, até o CVT está ganhando prumo, a calibração da toyota no corolla e da fiat no pulse foram bem elogiadas.

sei la... do que eu ja dirigi, DSG7 superior a qq coisa.
 

lorenço

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sei la... do que eu ja dirigi, DSG7 superior a qq coisa.
depende do que considera ser superior.

desempenho? conforto? manutenção? durabilidade? preço de reposição?

por isso q existem diversos cambios diferentes. cada um com seu ponto forte.

tem cambios ridiculamente bons em desempenho tipo da porsche mas é pra carros carissimos né. só o preço do cambio se compra uma frota de carrinho usado
 

RodrigoANBR

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depende do que considera ser superior.

desempenho? conforto? manutenção? durabilidade? preço de reposição?

por isso q existem diversos cambios diferentes. cada um com seu ponto forte.

tem cambios ridiculamente bons em desempenho tipo da porsche mas é pra carros carissimos né. só o preço do cambio se compra uma frota de carrinho usado

Prazer de dirigir, apenas isso.
 

konata

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aimmmm mais manual eu consigo o controle no carrroooo
eh mais isportivo.... aimmmmmmmm

meu carro é um corsa 95 1.0 a gas, gosto de ir na padaria fazendo punta taco. aimmmmmmm
Por mais conveniente e prático que seja o automático, eu não gostei do de 4 marchas, mas talvez a figura mude se andar num Jetta, Cruze, Passat, Accord e Azera da vida com câmbios modernos.
 

RodrigoANBR

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Por mais conveniente e prático que seja o automático, eu não gostei do de 4 marchas, mas talvez a figura mude se andar num Jetta, Cruze, Passat, Accord e Azera da vida com câmbios modernos.d
Depende do 4 marchas,

Se for dos franceses, eh uma b*sta

Se for os dos japoneses, eh bem ok
 

lorenço

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Por mais conveniente e prático que seja o automático, eu não gostei do de 4 marchas, mas talvez a figura mude se andar num Jetta, Cruze, Passat, Accord e Azera da vida com câmbios modernos.
esse 4 marchas é mais problema de potencia do carro mesmo. se vc pega os antigões torcudos eles podem nao ser rapido mas cumprem o papel.

agora nesses pseudo suv q tem motor de dentista fica pesado.

tipo o cambio do corola antigo. era 4 marchas mas ia muito bem, por causa da relação de peso e potencia do carro. era até economico pros padroes da epoca
 

Hum Rum

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Cambio automatico vem evoluindo muito nos ultimos anos, a diferença de resposta de um Corolla 07/08 com 4 marchas pro cvt é absurda, até o modelo entre eles ja tinha tido uma boa melhora. Esse ultimo que saiu, ainda nao dirigi pra poder opinar.
Quanto ao delay, realmente existe um pouco, mas foi bem reduzido, afinal o carro precisa entender o que vc quer e reduzir a marcha, quando coloco no modo sport, que ele ja mantem numa marcha abaixo pra manter a rotação mais alta, praticamente nem sinto mais.

Mas tambem ele pode variar muito com carro e montadora, dirigir Idea com Dualogic foi uma das piores experiencias que tive. Cobalt e Onix (nao sei o ano ao certo, mas deve ser algo entre 2014-2016) AT tambem nao foram grandes experiencias, falta força e a distribuicao das marchas nao é boa
 

f0rg0tten

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sei la... do que eu ja dirigi, DSG7 superior a qq coisa.

Assim, quando dirigi o q5 com o tiptronic 8 me convenceu que o at convencional consegue não ser lerdo.

Antes era bem notável a diferença mas o pessoal vem fazendo bruxaria, a ponto da bmw dizer que não fazia mais sentido manter o DCT deles (conseguiram fazer o cambio da ZF trocar marchas em 150ms). Junta o conforto maior do at convencional, com menos peso e menos peças (menos coisas para quebrar), tem até video do engenheiro deles explicando o funcionamento do cambio novo e comparando um pouco com o dct:

 

lorenço

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Assim, quando dirigi o q5 com o tiptronic 8 me convenceu que o at convencional consegue não ser lerdo.

Antes era bem notável a diferença mas o pessoal vem fazendo bruxaria, a ponto da bmw dizer que não fazia mais sentido manter o DCT deles (conseguiram fazer o cambio da ZF trocar marchas em 150ms). Junta o conforto maior do at convencional, com menos peso e menos peças (menos coisas para quebrar), tem até video do engenheiro deles explicando o funcionamento do cambio novo e comparando um pouco com o dct:


pois é. eles viram tbm q da bastante pepino e optaram por uma coisa mais robusta pra agradar mais gente.
 

f0rg0tten

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pois é. eles viram tbm q da bastante pepino e optaram por uma coisa mais robusta pra agradar mais gente.

Como o carinha fala no video, DCT é basicamente 2 câmbios, muito mais peça móvel para dar problema.

A tecnologia é interessante, mas eu encaro como de nicho. Para mim faz sentido em um porsche e carros "de pista", mas para o resto, depende. Eu achei interessante a utilização do dct nas motos pela honda (conseguiram fazer uma caixa bem pequena).


Agora, para ser sincero, o que quero atualmente é ver o CVT chegando nesse nível de otimização que estamos tendo nos câmbios AT. Não acho que aconteça logo, e com a migração para os elétricos provavelmente não deve acontecer nunca, mas é o que mais oferece possibilidades de 2 comportamentos bem distintos, um para o dia a dia, outro para pista.
 

Piga

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Vou falar aqui. Temos um Peugeot 208 2015 e ele é automático (AT4) e em termos se conforto não tenho o que falar dele. O carro já passou doa 100k km e até o momento está ok. Tem a vantagem de ser um câmbio sem manutenção (podem falar o que for, a fábrica fala pra não mexer no câmbio e é exatamente o que eu faço) e tem a relação de marchas bem descente. Pra mim o único defeito desse câmbio é fazer o carro ficar beberrão, mas eu resolvi esse problema a muito tempo quando instalei o GNV.
 

mig29gsxr

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Dirigi hoje uma Tucson 2014 2.0 16V com câmbio automático e achei legal a experiência, já tinha dirigido antes um Cruze 1.8 AT 6 marchas.
Mas eu achei ela meio amarrada, não me lembro se o Cruze era assim. É normal ela segurar tanto? Parece que o carro só acorda nos 2, 3 mil giros. Não dá tranco nem nada, só achei meio amarrada. Pensei em futuramente, quando melhorar as condições, pegar um Civic 2004/2005 AT e fiquei com receio de ele ser meio "apagado" assim.
Deve ser o AISIN de 4 marchas, ele é travadão mesmo.
 

Atlante

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aimmmm mais manual eu consigo o controle no carrroooo
eh mais isportivo.... aimmmmmmmm

meu carro é um corsa 95 1.0 a gas, gosto de ir na padaria fazendo punta taco. aimmmmmmm
Meu problema é que eu não tenho bala pra bancar a manutenção, nem um zero KM AT. Curto manual, mas se pudesse ter um AT, claro que teria.
 

eiji_kisaragi

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Vá de CVT, sentra 2008 pra frente é uma boa opção, carro completo com ótimo CxB. Renault Fluence também é bem legal. CVT responde muito bem, senti mta diferença dos AT tradicionais.
 

javagod

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Vou falar aqui. Temos um Peugeot 208 2015 e ele é automático (AT4) e em termos se conforto não tenho o que falar dele. O carro já passou doa 100k km e até o momento está ok. Tem a vantagem de ser um câmbio sem manutenção (podem falar o que for, a fábrica fala pra não mexer no câmbio e é exatamente o que eu faço) e tem a relação de marchas bem descente. Pra mim o único defeito desse câmbio é fazer o carro ficar beberrão, mas eu resolvi esse problema a muito tempo quando instalei o GNV.

Pois é. Todos os carros que tive com câmbio AT, antes do atual, trocavam o fluido e a vida seguia alegre e faceira. Havia vareta para ver o nível e a qualidade do fluido. Era um mundo justo. Aí a Toyota inventa de fazer um câmbio CVT que até para checar o fluido precisa elevar o carro ou entrar sob ele. Meu carro está com 70k, é meu desde 0 km. E não sei se troco o fluido do câmbio ou não.
 

Jack Reacher

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Pois é. Todos os carros que tive com câmbio AT, antes do atual, trocavam o fluido e a vida seguia alegre e faceira. Havia vareta para ver o nível e a qualidade do fluido. Era um mundo justo. Aí a Toyota inventa de fazer um câmbio CVT que até para checar o fluido precisa elevar o carro ou entrar sob ele. Meu carro está com 70k, é meu desde 0 km. E não sei se troco o fluido do câmbio ou não.

Não existe essa coisa de não trocar fluído do câmbio, tudo desgasta, tudo come, tudo tem um limite, mas eu não faria com 70k, faria com 100k, sendo Toyota ainda não vejo problema nenhum.
 

javagod

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Não existe essa coisa de não trocar fluído do câmbio, tudo desgasta, tudo come, tudo tem um limite, mas eu não faria com 70k, faria com 100k, sendo Toyota ainda não vejo problema nenhum.

Como disse um cara em um fórum gringo de mecânica: "Claro que a Toyota está falando a verdade! O fluido dura a vida toda da caixa de câmbio. Quando quebra, acabou a vida".

Troca de fluido de caixa de câmbio tem suas particularidades. Há casos em que realizar a troca piora a situação. Mas isso em câmbios já com algum desgaste.

Ainda não decidi o que fazer. Pelo que pesquisei, a maioria dos donos de Corolla seguem o que a Toyota indica e o índice de quebras é bem baixo. E mesmo assim sem comprovação de ser algo relacionado ao fluido. O que me interessa é não me dar dor de cabeça pelo tempo que ficar com o carro. Que eu já teria trocado por outro, se não tivesse ficado quase parado, em dois anos de Pandemia.
 

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Como disse um cara em um fórum gringo de mecânica: "Claro que a Toyota está falando a verdade! O fluido dura a vida toda da caixa de câmbio. Quando quebra, acabou a vida".

Troca de fluido de caixa de câmbio tem suas particularidades. Há casos em que realizar a troca piora a situação. Mas isso em câmbios já com algum desgaste.

Ainda não decidi o que fazer. Pelo que pesquisei, a maioria dos donos de Corolla seguem o que a Toyota indica e o índice de quebras é bem baixo. E mesmo assim sem comprovação de ser algo relacionado ao fluido. O que me interessa é não me dar dor de cabeça pelo tempo que ficar com o carro. Que eu já teria trocado por outro, se não tivesse ficado quase parado, em dois anos de Pandemia.
Em 2010 quando comprei um Corolla Xei 03 na CSS Toyota questionei sobre o troca de óleo AT. Disseram que não precisava, então quando falei que caso tivesse algum problema voltava lá. Antes de me entregar o carro trocaram o óleo.

Tenho um kicks 2018, quando fizer 5 anos vou trocar o óleo.

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javagod

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Em 2010 quando comprei um Corolla Xei 03 na CSS Toyota questionei sobre o troca de óleo AT. Disseram que não precisava, então quando falei que caso tivesse algum problema voltava lá. Antes de me entregar o carro trocaram o óleo.

Tenho um kicks 2018, quando fizer 5 anos vou trocar o óleo.

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Tive um desses Corolla, o meu era 2007. Essa caixa de câmbio tinha a primeira troca de fluido aos 80.000 km e depois a cada 40.000 km, sempre trocas parciais. Falaram besteira pra você. Essa caixa de câmbio era ótima. E dava para acompanhar a degradação do fluido facilmente.
 
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