O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sugestões de Programas Lightweight (leve)

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.042
Reações
6.938
Pontos
704
Movido pelo tópico abaixo:
https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/o-desencanto-do-software.556810/
Resolvi fazer um update da comparação entre os programas do tipo que mais usamos, ou seja, navegadores.
Botei o Firefox, Opera, Vivaldi, todos em suas versões mais recentes.
Só que com um novo concorrente.
O Chromium puro, porém em uma versão "ungoogled" ou seja, com tudo do google removido. Perde-se a possibilidade de sincronizar com os serviços do google. Mas se ganha uma função muito importante pra mim que é a perfeita portabilidade do navegador. Infos sobre essa versão em https://github.com/Eloston/ungoogled-chromium/ e download desta versão em https://chromium.woolyss.com/

Vamos aos testes:
104408
Sem aba nenhuma aberta
104409
Com youtube e Outlook abertos
104410
com Inoreader (leitor de RSS), globo e uol abertos
104411
Com 11 abas abertas.

Resultado:
O Chromium em todas os cenários, é o que consome menos recursos, seguido pelo Vivaldi, Opera e Firefox.
A fama de comilão de RAM do chrome talvez se deva a carregar todo o aparato de telemetria a cada aba.
O Vivaldi me surpreende pelo baixo consumo de RAM, tendo em visto que toda a UI dele é em HTML5. Ou seja, é um navegador que abre um navegador dentro dele. Mas ele me passa a impressão de lentidão no uso, não sei se por causa desse esquema dele, gerando tipo um "lag" a cada troca de aba.
O Opera, infelizmente, perdeu muito de sua identidade ao ser um browser baseado em Chromium.
Já o Firefox, melhorou muito com o tempo, é o browser que menos usa processos, mas peca num consumo ainda relativamente alto de RAM, comparado aos outros.
Estava usando o Firefox, mas darei uma chance marota ao Chromium ungoogled por uns dias.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.933
Reações
51.086
Pontos
1.003
O Vivaldi me surpreende pelo baixo consumo de RAM, tendo em visto que toda a UI dele é em HTML5. Ou seja, é um navegador que abre um navegador dentro dele. Mas ele me passa a impressão de lentidão no uso, não sei se por causa desse esquema dele, gerando tipo um "lag" a cada troca de aba.
Estranho isso, aqui é instantaneo a troca de aba
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.042
Reações
6.938
Pontos
704
Fiz algumas trocas aqui nos ultimos tempos dos programas utilizados.
Gerenciador de Arquivos - Q-Dir
Q-Dir1.jpg

Dá pra botar até quatro paineis, é gratuito e com versão x64, o que o xplorer2 não tem.
Launcher - PowerToys Run
Apesar de consumir mais recursos, é semi-nativo do sistema e desenvolvido mais continuamente ao contrário do Launchy
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.042
Reações
6.938
Pontos
704
Em relação aos navegadores fiz testes depois de 2 anos.
Algumas mudanças aconteceram:
1662233042315.png
Sem Abas abertas
1662233061399.png
Só com o globo e uol abertos (simulando sites mais "padrões")
1662233105017.png
16 abas abertas
1662233186143.png
Esse daqui foi abrindo o youtube e Outlook (simular o uso de Webapps)

Resultado:
O Chromium , continua sendo em todas os cenários, é o que consome menos recursos, seguido pelo Edge, Firefox e Vivaldi.
O Edge vem logo atrás, mesmo com todo o bloat que a MS tem botado no navegador. Se ele fosse mais limpo, era capaz de barrar o chromium ungoogled.
Firefox, fica num terceiro lugar. A vantagem de uso dele é ser o único browser windows fora do mundo chromium e basicamente isso.
O Vivaldi disparou pra ser o com maior uso de memória, mas no caso dele, dá pra passar um pano, por ele já ter embutido no navegador vários recursos (email, leitor de feeds, calendário, adblock), além de ter uma customização absurda.
Desde o lançamento desse esquema de leitor de feeds embutido, o Vivaldi tem sido meu daily driver.
 
Ultima Edição:

Prestidigitador

Supra-sumo
Mensagens
681
Reações
1.535
Pontos
183
Dos navegadores mais leves, os que conheço, são o Midori e Falkon. Aqui no meu notebook, que é bem fraquinho, uso o Librewolf, e funciona muito bem. Outros dizem que o Pale Moon e Opera são bem leves também.

Enfim, tirando o Opera, são navegadores mais "obscuros", mas talvez alguém queira testá-los.
 


PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.933
Reações
51.086
Pontos
1.003
Dos navegadores mais leves, os que conheço, são o Midori e Falkon. Aqui no meu notebook, que é bem fraquinho, uso o Librewolf, e funciona muito bem. Outros dizem que o Pale Moon e Opera são bem leves também.

Enfim, tirando o Opera, são navegadores mais "obscuros", mas talvez alguém queira testá-los.
O pale Moon é bom demais no notebook fudido daqui
O foda dele é ficar direto parando de responder quase sempre que vc abre uma página nova e sempre que abre o youtube, mas superando isso roda tudo direito
 

Prestidigitador

Supra-sumo
Mensagens
681
Reações
1.535
Pontos
183
O pale Moon é bom demais no notebook fudido daqui
O foda dele é ficar direto parando de responder quase sempre que vc abre uma página nova e sempre que abre o youtube, mas superando isso roda tudo direito

Pode tentar uma alternativa ao youtube, tipo o invidious que é um front-end que tende a ser mais levinho. Talvez ajude.

 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Dos navegadores mais leves, os que conheço, são o Midori e Falkon. Aqui no meu notebook, que é bem fraquinho, uso o Librewolf, e funciona muito bem. Outros dizem que o Pale Moon e Opera são bem leves também.

Enfim, tirando o Opera, são navegadores mais "obscuros", mas talvez alguém queira testá-los.
O Midori é um fork de um navegador electron que foi abandonado.

Você tem usado ele? Tão atualizando?

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.042
Reações
6.938
Pontos
704
Midori foi abandonado e Falkon tem 3 anos que não atualiza pra windows.
Queria muito que alguém fizesse um navegador mais básico, baseado em webview. Acho que ia voar.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Midori foi abandonado e Falkon tem 3 anos que não atualiza pra windows.
Queria muito que alguém fizesse um navegador mais básico, baseado em webview. Acho que ia voar.
Tem os navegadores electron, como o Min

A Microsoft criou o Microsoft Edge WebView2 que parece que é mais leve que o electron, mas só vi programa da Microsoft usando ele.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.042
Reações
6.938
Pontos
704

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.216
Reações
64.290
Pontos
1.253
Utilizo :

SumatraPDF > leitor que suporta diversos formatos, entre eles PDF, Epub, Mobi, CBZ, etc.

Nomacs Image Lounge > visualizador de imagens compatível com inúmeros formatos, suporta até mesmo arquivos PSD. Tem também algumas opções básicas de edição

PotPlayer > melhor videoplayer que conheço, interface boa, excelente compatibilidade, inúmeras opções de personalização e desempenho ótimo

Handbrake > encoder de vídeos que consegue reduzir muito o tamanho dos vídeos sem perder tanta qualidade.

JDownloader2 > excelente gerenciador de downloads, captura os links que você copia e cola, suporta download de vídeos do Youtube e outras fontes, faz captura de mídia (imagem, vídeo e áudio), faz leitura de captcha automática em determinados sites

XDM > outro excelente gerenciador de downloads, oferece algumas opções a mais do que o JDownloader, como captura automática de downloads (sem precisar de ficar copiando e colando dentro do programa) e início automático quando o computador liga. Lembra muito o IDM, mas é totalmente gratuito!

Krita > basicamente um Photoshop mas totalmente de graça, é uma ferramenta boa tanto pra edição de fotos, quanto pra desenho/pintura digital e até animação. Não é tão lightweight assim, entretanto.

Any PDF to JPG > ferramenta para converter PDFs para imagens. Útil pra quem quer olhar PDFs de forma mais segmentada

Caesium > Compressor de imagens muito funcional

QbitTorrent > leve e fácil de usar, interface muito boa pra baixar torrents

SageThumbs > oferece preview com thumbnail de diversos arquivos

MegaBasterd > faz download passando do limite do Mega.nz se você colocar proxies.

KDenlive e Shotcut > editores de vídeo excelentes e relativamente leves. O KDenlive oferece mais opções porém é mais difícil de usar. O Shotcut é o contrário, fácil de usar porém tem menos opções.

Scrcpy > espelhar tela do smartphone no PC. Tem um delay se a resolução do seu celular for alta, mas tem como reduzir a resolução utilizando linhas de comando.

PDFArranger > programa que permite reorganizar e editar PDFs
 
Ultima Edição:

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.042
Reações
6.938
Pontos
704
Tem um lance que depois que c aprende fica mais rápido ainda que são aplicativos em linha de comando. Não sei se jogo aqui ou boto um tópico só pra isso...o que acham?
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.216
Reações
64.290
Pontos
1.253
Estou usando o programa Obsidian para fazer mapas mentais e estou achando sensacional:


Tem um lance que depois que c aprende fica mais rápido ainda que são aplicativos em linha de comando. Não sei se jogo aqui ou boto um tópico só pra isso...o que acham?
Acho que um lance que complica é justamente isso...linha de comando acaba afastando muita gente (inclusive eu).
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.042
Reações
6.938
Pontos
704
Estou usando o programa Obsidian para fazer mapas mentais e estou achando sensacional:



Acho que um lance que complica é justamente isso...linha de comando acaba afastando muita gente (inclusive eu).
mas muitas vezes você vê qual sua necessidade, e ai, guarda o comando ou faz um bat maroto.
minha rotina de backup em vez de um programa todo complicado é um comando feito no robocopy
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.216
Reações
64.290
Pontos
1.253
mas muitas vezes você vê qual sua necessidade, e ai, guarda o comando ou faz um bat maroto.
minha rotina de backup em vez de um programa todo complicado é um comando feito no robocopy
Nem sei como fazer um bat, pra ser sincero...sou um zero a esquerda nesse sentido.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.042
Reações
6.938
Pontos
704
Nem sei como fazer um bat, pra ser sincero...sou um zero a esquerda nesse sentido.
basicamente é você escrever o comando (ou a sequencia deles) no bloco de notas e salvar como .bat
Ai ele vai executar, na ordem, tudo que está lá
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.216
Reações
64.290
Pontos
1.253
basicamente é você escrever o comando (ou a sequencia deles) no bloco de notas e salvar como .bat
Ai ele vai executar, na ordem, tudo que está lá
Quer saber, acho que vou até tentar fazer isso no Scrcpy depois.
Ouvi falar que tem um modo de configurar a resolução, mas precisava de criar bat pra salvar e eu não sabia como que faz.
Valeu pela resposta.

Edit:
Cara acabei de fazer aqui, uma mão na roda, foi até bem mais fácil do que eu pensava.
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 120622

Tem um lance que depois que c aprende fica mais rápido ainda que são aplicativos em linha de comando. Não sei se jogo aqui ou boto um tópico só pra isso...o que acham?
Como usuário de Linux a tempos eu sempre dou preferencia pros apps em linha de comando, muito mais práticos. Uso bastante o Flac2All, que converte pastas de audios em flac pra qualquer formato (aqui converto pra vorbis pra salvar no meu cel furreca que uso de player). Tem muitos outros, orpheusdl também uso pra baixar as músicas de serviços de streaming, youtube-dl, dd pra fazer USB bootável ou ventoy, etc, btop++ pra gerenciar tarefas ver coisas do sistema etc, wget, nano pra editar texto. São bem práticos. Tem um que faz stream de vídeo tipo stremio, mas tudo pela linha de comando, esqueci o nome, usei algumas vezes e achei bem prático também, mas assisto pouco então não assimilei kkkkk.
 

Yatahaze

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.408
Reações
10.817
Pontos
703
tô usando um player chamado MPV (não confundir com o MPC). Sei lá o porquê, vi um pessoal comentando que era o melhor e resolvi testar

o colorido da imagem realmente é superior ao MPC, mas a interface dele não é nada intuitiva
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
tô usando um player chamado MPV (não confundir com o MPC). Sei lá o porquê, vi um pessoal comentando que era o melhor e resolvi testar

o colorido da imagem realmente é superior ao MPC, mas a interface dele não é nada intuitiva
Ele é ridiculamente extensível e configurável.
Eu uso como interface o UOSC https://github.com/tomasklaen/uosc

Vale a pena dar uma olhada nos scripts que fizeram pra ele:
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.815
Reações
35.217
Pontos
903
Como usuário de Linux a tempos eu sempre dou preferencia pros apps em linha de comando, muito mais práticos. Uso bastante o Flac2All, que converte pastas de audios em flac pra qualquer formato (aqui converto pra vorbis pra salvar no meu cel furreca que uso de player). Tem muitos outros, orpheusdl também uso pra baixar as músicas de serviços de streaming, youtube-dl, dd pra fazer USB bootável ou ventoy, etc, btop++ pra gerenciar tarefas ver coisas do sistema etc, wget, nano pra editar texto. São bem práticos. Tem um que faz stream de vídeo tipo stremio, mas tudo pela linha de comando, esqueci o nome, usei algumas vezes e achei bem prático também, mas assisto pouco então não assimilei kkkkk.
cmus como audioplayer e mpv como player de video são ótimos, também.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.216
Reações
64.290
Pontos
1.253
PaulsXStretch > aumentar o tamanho das áudio, muito bom se você quer editar músicas deixando elas mais lentas e/ou maiores.

Soulseek > excelente para baixar músicas e outros arquivos via P2P. Necessita upload de alguma pasta sua para acessar a maioria dos arquivos.

Freetube > app cliente de Youtube para você assistir os vídeos sem ads e sem necessitar de login.

EqualizerAPO > bom para audiófilos, esse é um equalizador de áudio excelente, dá para você configurar de várias formas e até importar perfis.

XnViewMP > excelente visualizador de imagens, suporta uma extensa quantidade de formatos. Muito bem organizado e configurável, também tem uma poderosa ferramenta de conversão em massa (converter várias imagens ao mesmo tempo).
 

Tina Ferrarista

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.771
Reações
9.769
Pontos
703
Soulseek > excelente para baixar músicas e outros arquivos via P2P. Necessita upload de alguma pasta sua para acessar a maioria dos arquivos.
Eu tenho um problema grave com este aqui, porque eu não sei o motivo, causa razão ou circunstância, mas a porcaria das portas do meu roteador nunca são abertas. Pra piorar, eu não acho um tutorial decente do meu roteador, é tudo coisa feita nas coxas.
Eu tô quase comprando um novo pra ver se resolvo esse rolê ai, porque tá um saco isso já.
 

Frenesus

Veterano
Mensagens
127
Reações
114
Pontos
128
eu não sei se é mais lightweight, mas o navegado thorium release avx2 pareceu mais rápido no meu computador, por usar instruções mais recentes em cpus mais modernas, é chromium, mas parece melhor, se alguém quiser testar

 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
eu não sei se é mais lightweight, mas o navegado thorium release avx2 pareceu mais rápido no meu computador, por usar instruções mais recentes em cpus mais modernas, é chromium, mas parece melhor, se alguém quiser testar

O maior problema do Thorium são as atualizações:
1- Ele fica inseguro
2- Mesmo que ele seja otimizado, volta e meia em atualização o Chrome tem ganho de desempenho e em benchmark fica mais rápido que o Thorium.

Qualquer navegador realmente lightweight tem problema com a Web moderna, que é bem pesada e pra muito conteúdo tem DRM. Usar um K-Meleon on Goanna (http://kmeleonbrowser.org/forum/read.php?19,154431) ou um Pale Moon (https://www.palemoon.org/) acaba trazendo limitações que não compensam.
NetSurf (https://www.netsurf-browser.org/downloads) e links (http://links.twibright.com/download/binaries/win32/) são mais uma curiosidade que realente uma possibilidade num PC.
 
Topo Fundo