Decidi ir no PCSX2 mesmo. Só bucha.
Primeiro, uma dor de cabeça pra identificar o motivo de não acessar o retroachievements e não conseguir.
Depois, OBS não reconhecendo o .exe do emulador pra gravar a janela, coisa que ele faz com certa consistência. Não sei como é tão utilizado. Shadowplay, pra isso, é muito melhor, mas peca em não poder escolher encoders mais eficientes.
E no meio de tudo, PCSX2 com engasgos pesadíssimos e injustificáveis para o meu hardware. Achei que era relacionado ao HDD entrando em hibernação, mas só faria sentido se o game estivesse streamando dados do disco o tempo todo, mesmo em salas pequenas e fechadas. Desconfiei que fosse shader cache, mas não, o problema, por mais abusurdo que pareça, era o vsync desligado, mesmo com limite no clock real do console. Resolveu o problema em vários games com stutters.
Sobre o game, nunca havia terminado este, embora gostasse muito do 1 e do 3. Lembro que a última tentativa havia parado pouco antes do hospital, muitos anos atrás. Não sei se era o clima mais moroso, menos chocante a princípio. Mas sabia por opinião alheia que se tratava de um thriller com peso emocional alto. E de fato, tendo mais maturidade e experiência, algumas notas têm um sentido muito mais amplo, dado a capacidade de já ter, de alguma forma, experimentado as sensações que o jogo explora em sua construção e alegorias. É algo profundo para o momento que a mídia games vivia, na data do seu lançamento.
Como game, ele faz uso de técnicas para estender o tempo de jogo sem muita necessidade. Padding mesmo, e tem bastante. O gameplay é bastante limitado, mas como escolha de design, nunca fornecendo mais do que o mínimo suficiente para sobreviver. James é lento, pesado e praticamente incapaz de fazer duas coisas ao mesmo tempo. O que condiz com a experiÊncia, do contrário seria
Resident Evil 4. Mas não é, de forma alguma, um game que força um senso de iminente perigo, pois é bastante generoso com recursos. Terminei com centenas de munições e dezenas de itens de curas.
Resta agora saber se o tal Bloober Team terá capacidade de entregar algo à altura, com as sutilezas que fazem deste game um clássico.
Nota 9