O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Viver só de serviços de assinatura (Gamepass e PS Plus)

Demi-fiend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.496
Reações
9.853
Pontos
754


Tava vendo esse vídeo do sonista Bruno Micali e achei uma proposta interessante, alguém vive (joga) apenas jogos disponíveis em um serviço de assinatura? Séria isso algo possível? Principalmente pra galera que é mais entusiasta, que gosta de acompanhar os lançamentos e os jogos premiados do ano.

Eu acredito que com o gamepass até seja possível, devido a chegada de jogos day one da Microsoft e de algumas third. Já a plus acho complicado, grande maioria dos jogos que chegam são antigos. Lógico que se a pessoa não ligar pra isso, não terá problema nenhum, em qualquer um dos dois.

O difícil pra mim é deixar de comprar jogos e acompanhar as promoções, eu venho pensando em justamente deixar de assinar o gamepass (mesmo achando o serviço incrível) e focando nos jogos que tenho adquirido ao longo dos anos e não conseguindo jogar, ao menos por um período de tempo.

O que vocês acham, alguém aqui vive só de jogos em serviços de assinaturas?
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.449
Reações
19.625
Pontos
1.469
Nessa semana eu comecei a olhar diferente pra serviços de assinatura.

Semana passada um dos estagiários conseguiu comprar um PS5. Perguntei se ele estava gostando e ele disse que sim, mas que falta pouco pra terminar o SM2 que veio no console.

Hoje ele assinou a Plus Extra por um mês. Não sei se gratis ou pago. Mas a verdade é que ele não tem como comprar os jogos que quer(e nem eu vou emprestar pra ele).

Então é um jeito de viver. Eu mesmo não preciso e não pago, mas não condeno quem escolha isso.
 

Summonk

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
136
Pontos
33
Acredito ser possível seguir só com o gamepass, até porque, somando um emulador de SNES na equação, é exatamente como eu vivo. Fiz uma lista dos jogos que vão chegar à assinatura, separei o que me pareceu interessante, inclusive me surpreendi com a qualidade de certos títulos, espero esse jogos ficarem disponíveis e vou jogando.

Mas você está certo "grande maioria dos jogos que chegam são antigos", apesar de não assinar a Plus, eu não ligo muito pro jogo ser um day one ou ter sido lançado há alguns anos. Apesar de acompanhar os lançamentos não entro em hype train ou fico louco pra pagar 200 reais em um jogo, consigo esperar sem muita dificuldade pra jogar algo que desejo, sou bem tranquilo nesse sentido. Afinal, todo jogo que eu ainda não joguei é um jogo novo.
 

Demi-fiend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.496
Reações
9.853
Pontos
754
Nessa semana eu comecei a olhar diferente pra serviços de assinatura.

Semana passada um dos estagiários conseguiu comprar um PS5. Perguntei se ele estava gostando e ele disse que sim, mas que falta pouco pra terminar o SM2 que veio no console.

Hoje ele assinou a Plus Extra por um mês. Não sei se gratis ou pago. Mas a verdade é que ele não tem como comprar os jogos que quer(e nem eu vou emprestar pra ele).

Então é um jeito de viver. Eu mesmo não preciso e não pago, mas não condeno quem escolha isso.
Eu vejo se não é uma pessoa que acompanha demais o meio dos vídeos games é bem mais fácil viver nessa realidade só de serviço. Problema é a galera, eu incluso, que tá sempre acompanhando os lançamentos e jogos do momento!
 
Mensagens
155
Reações
267
Pontos
138
Para o meu tipo de consumo isso provavelmente nunca acontecerá, pois sou uma pessoa que valoriza muito o meu controle sobre o que consumo, detesto sofrer influência da maneira que for, então não é uma opção pra mim por essa filosofia particular minha de interagir com o mundo.

Apesar disso, é uma decisão até que bem inteligente, a pessoa vai se forçar a sempre ir criando novas conexões e gastando pouco, super apoio.
 


Summonk

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
136
Pontos
33
Eu vejo se não é uma pessoa que acompanha demais o meio dos vídeos games é bem mais fácil viver nessa realidade só de serviço. Problema é a galera, eu incluso, que tá sempre acompanhando os lançamentos e jogos do momento!
O engraçado é que eu acompanho os lançamentos, sempre acabo conhecendo bem o que vai sair, quais os estúdios produzindo porque, quase tanto quanto jogar, eu gosto muito de ler sobre jogos. Só não tenho aquela ânsia de consumir no momento, não sinto ansiedade por ficar de fora da tendência, o jogo vai ser divertido igual jogando agora ou jogando daqui 1 ano. Nessa mesma linha o jogo ser novidade não significa muito, o holofote pra certos títulos é tanto que acaba ofuscando um pouco o próprio jogo. Enfim, é uma questão mais de forma de ver os jogos do que sobre ser mais ou menos aficionado.
 

Maze

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.461
Reações
10.151
Pontos
1.054
Se tem um serviço que te dá uma variedade de jogos por mês por um valor aceitável, servirá muito bem para uma boa parcela do público.

Na contra mão tem gente que compra console para jogar 90% do tempo jogo de futebol.
Os outros 10% coloca um fps tipo call of duty, um jogo de corrida, talvez um uncharted e um batman ou homem aranha.
É fácil ver o público médio olhando os jogos que pessoal vende junto dos consoles na olx. Não foge muito isso.

Acredito que eu seja uma exceção. Nunca assinei esses serviços. Vou comprando e jogando, jogo a jogo e mesmo assim tenho um backlog grande. Então, para mim esse serviço não é relevante.

Até pq acho que acaba direcionando a pessoa a jogar títulos que muitas vezes não jogaria, mas como estão lá "de graça" e acabam dando um chance.
Para quem tem muito tempo e quer experimentar bastante coisa, acho válido. Pois nessa montanha de jogos vai acabar encontrando alguns que não compraria da forma tradicional.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.482
Reações
34.006
Pontos
1.399
Eu consumo coisas bem específicas e demoro muito tempo para jogar algum game, não consigo terminar muitos games, logo é fora de cogitação; é preferível juntar esse dinheiro e comprar algo mais proveitoso.

Mas como falaram aí, quem não vive nesse meio e não é bombardeado por informações e hype, vive tranquilo com assinatura.
 

Demi-fiend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.496
Reações
9.853
Pontos
754
O engraçado é que eu acompanho os lançamentos, sempre acabo conhecendo bem o que vai sair, quais os estúdios produzindo porque, quase tanto quanto jogar, eu gosto muito de ler sobre jogos. Só não tenho aquela ânsia de consumir no momento, não sinto ansiedade por ficar de fora da tendência, o jogo vai ser divertido igual jogando agora ou jogando daqui 1 ano. Nessa mesma linha o jogo ser novidade não significa muito, o holofote pra certos títulos é tanto que acaba ofuscando um pouco o próprio jogo. Enfim, é uma questão mais de forma de ver os jogos do que sobre ser mais ou menos aficionado.
Eu tenho tentado me conter em relação a essa euforia em acompanhar os lançamentos, por exemplo, recentemente saiu Dragons dogma 2 e eu tive que lutar comigo mesmo diversas vezes pra não comprar o game, toda vez que via algum vídeo ou ouvia um podcast sobre o game, eu me coçava todo pra comprar. Mas passou, agora não tem mais essa pressão pra jogar, e de certa forma até sinto um alívio por não ter caído nisso.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
24.027
Reações
55.209
Pontos
1.839
Eu só vivo de promo e jogo dado de graça (Epic e Amazon), jogar day-one não é uma necessidade. Então não teria nenhum problema em viver só de jogo por assinatura. Na verdade não é nada muito diferente do que fazia na infância, quando alugava games na locadora.

Só não assino atualmente porque tenho um backlog imenso.
 

Summonk

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
136
Pontos
33
Eu tenho tentado me conter em relação a essa euforia em acompanhar os lançamentos, por exemplo, recentemente saiu Dragons dogma 2 e eu tive que lutar comigo mesmo diversas vezes pra não comprar o game, toda vez que via algum vídeo ou ouvia um podcast sobre o game, eu me coçava todo pra comprar. Mas passou, agora não tem mais essa pressão pra jogar, e de certa forma até sinto um alívio por não ter caído nisso.
É bem essa pegada aí, muitas vezes o desejo de jogar nem é seu, você só está sendo arrastado por uma turba que não para de repetir como é PRECISO jogar isso e jogar AGORA.
 

Maze

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.461
Reações
10.151
Pontos
1.054
Eu tenho tentado me conter em relação a essa euforia em acompanhar os lançamentos, por exemplo, recentemente saiu Dragons dogma 2 e eu tive que lutar comigo mesmo diversas vezes pra não comprar o game, toda vez que via algum vídeo ou ouvia um podcast sobre o game, eu me coçava todo pra comprar. Mas passou, agora não tem mais essa pressão pra jogar, e de certa forma até sinto um alívio por não ter caído nisso.
Comprar no lançamento só se estiver muito no hype. Não acho que vale. Daqui um ano, jogos desse porte com certeza caem de preço e ainda dá parar pegar já com uma dlc inclusa.
Ainda mais se tratando da capcom, isso é quase garantido.

Acho que só vale pensar em pegar algo se for mídia física e jogos de nicho. Nessa caso corre o risco de desaparecerem do mercado e depois ter que pagar uma pequena fortuna.
 
Ultima Edição:

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.584
Reações
29.031
Pontos
1.103
Não... apenas se a pessoa abdicar de jogar os lançamentos mais recentes e de grandes títulos de sucesso absoluto como Baldur's Gate 3 e Elden Ring, entre outros que dificilmente devem aparecer no serviço dentro dos próximos anos.

No entanto funciona melhor como uma grande biblioteca de backlog para quem não tem videogame ou PC gamer desde o início da geração PS4.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.268
Reações
32.712
Pontos
1.629
Pode dar certo caso a Sony implemente uma PSN plus com 1 exclusivo day one com mensalidade de U$75.
U$70 pra sustentar esse jogo e U$5 pra manter umas velharias só pra dizer que há outras opções (apesar de eu pessoalmente achar desnecessário, pra que jogaríamos algo diferente daquele exclusivo?).

Já o gamepass poderia tentar incluir uns ex-clusivos da Sony, jogos do ano anterior, tipo aquelas equipes menores de F1 que alugam o motor velho dos times de ponta para a temporada seguinte. Parece o único caminho viável.
 
Ultima Edição:

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.918
Reações
57.760
Pontos
1.003
Com certeza é possível. É possível viver até sem jogar videogame, aí vai de cada um. Eu nunca escolheria viver apenas de serviços, pra mim eles funcionam como um bônus que me ajuda a ter mais dinheiro pra comprar outros jogos do meu interesse. Mas se eu não tivesse condições de comprar jogos, eu ia preferir viver só de Plus e Game Pass a deixar de jogar videogame.
 

Rexona19

Veterano
Mensagens
122
Reações
239
Pontos
128
É possível sim, eu mesmo não compro jogo tem uns 2 anos, só ando jogando os jogos da plus deluxe. Única coisa que compro é DLC caso o jogo me agrade.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.808
Reações
20.901
Pontos
1.344
Pra min não vale a pena. Eu não jogo muitos jogos de uma vez. É sempre dois ou três no maximo. E esses jogos quase nunca estão no lançamento desses serviços.

Ainda não tenho esse hábito de jogar um game q está na loja q seja gigantesco e ficar preocupado que um dia iria sair do catálogo. Gosto de jogar sem preocupação. No meu ritmo. Por em quanto vou continuar só comprando alguns jogos na steam.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.902
Reações
11.436
Pontos
774
No contexto atual não compensa comprar lançamentos porque o preço é proibitivo. O último lançamento que comprei day one foi Dark Souls 3 no longínquo ano de 2016.

P.S. Ultimamente só tenho comprado no Eneba e na Live Turca (e mesmo assim só velharias).
 

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Mensagens
696
Reações
1.234
Pontos
333
Todo o ponto da discussão é meio sem sentido. Quem chega ao ponto de ter que "viver" só de gamepass/psn é por necessidade, não por escolha, então qual o sentido de propor essa discussão? Jogo pra jogar a pessoa sempre vai ter, entre isso nada...
 

LukasBw7

Bam-bam-bam
Mensagens
90
Reações
121
Pontos
443
Eu só consigo jogar um jogo de cada vez, e não tenho muito tempo pra jogar então não vale a pena pra mim, já assinei a plus no PS4, tenho mais de 120 jogos e a maioria nem toquei ou abri e fechei, poucos eu aproveitei mesmo.
O PS5 eu peguei por ser provavelmente o último console de videogame da maneira que conheci, com leitor de mídia física, essas modernidades gamers eu passo(GAAS, DLC, micro transações, jogos obrigatoriamente digitais, precisar de internet pra jogar, etc.), então eu prefiro comprar um jogo que eu queira jogar por vez ou o que meu dinheiro der, ainda não comprei nenhuma mídia física mas só tenho 2 meses com o videogame e quase não tô jogando muito, tava jogando mais quando tava no meu quarto mas botei na sala na TV da minha cunhada pra aproveitar o potencial do PS5 mas tenho menos tempo, também comecei a trabalhar então vou ter mais dinheiro pra comprar jogos porém menos tempo ainda.
Se não próxima geração os consoles se tornarem Full digitais(provável), eu devo ir de PC e abraçar a pirataria(quase fui nessa geração, escolhi o PS5 de última hora pois sempre joguei em videogame e queria algum pra guardar na coleção) ou deixar de ser gamer.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.414
Reações
30.214
Pontos
1.049
Pra mim, é inviável, pois muitas vezes quero jogar algo (lançamento ou não) que não está disponível nas assinaturas.

Mas isso pq atualmente não tenho tanto tempo, jogo um jogo por mês e olhe lá, então muitas vezes acaba não fazendo sentido assinar.

E mesmo que eu tivesse apenas um Xbox nem o gamepass faria sentido, já que apesar de ter day one os raríssimos jogos da Microsoft, os multi não são day one, e o meu perfil é bem "multista". Acabaria gastando bastante com jogos da Capcom, Sega, Ubi e etc.
 

Stefunk

Bam-bam-bam
Mensagens
781
Reações
2.179
Pontos
333
O que me deixa puto com esses serviços é o fato de precisar pagar uma fortuna só para jogar online.
Deveriam lançar um plano básico de R$5,00 por mês que apenas permite jogar online.
 

LukasBw7

Bam-bam-bam
Mensagens
90
Reações
121
Pontos
443
O que me deixa puto com esses serviços é o fato de precisar pagar uma fortuna só para jogar online.
Deveriam lançar um plano básico de R$5,00 por mês que apenas permite jogar online.
Mas esse é o intuito da assinatura, obrigar você a assinar pra ganhar jogos que você jogando ou não irá gerar uma renda recorrente mensal pra eles.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.521
Reações
20.190
Pontos
803
É possivel se a pessoa ainda não tem um gosto totalmente definido de jogos, se tem, é muito mais difícil, porque o jogo que quer não está ou provavel ele sai do serviço em 1 ano e nem todo mundo gosta de rushar
 
Ultima Edição:

bovl

Bam-bam-bam
Mensagens
747
Reações
1.488
Pontos
233
Da pra viver so com os jogos da plus essential, praticamente eu so jogo os jogos da plus essential e jogos em promoção, bem de vez em quando eu compro um jogo um pouco mais recente, mas nunca comprei jogo no lançamento, mas vai muito do gosto da pessoa, meu irmao mais novo ta morando nos estados unidos, acabou de ter uma filha lá e comprou um ps5, como ele nao teve o ps4/xbox one, então tem muito jogo que da pra ele jogar, eu ate dei os dados da minha conta pra compartilhar com ele, biblioteca com quase 300 jogos, sabe o que ele fez? O desgraçado comprou o fifa 24 ultimate e so joga fifa, vontade de dar um soco nele
 

El Fuerte

Bam-bam-bam
Mensagens
940
Reações
1.635
Pontos
233
A vida do consolista está cada dia mais triste, eu heim.

sN18On.gif
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.521
Reações
20.190
Pontos
803
Graças a esse tópico me lembrei de cancelar assinaturas do GP de PC (ainda bem que não era ultimate) agora , foram 330 reais nos ultimos 5 meses pra microsoft :ksnif


A questão olhando em retrospectiva, aproveitar mesmo agora que foram apenas 2 meses e isso de forma alternada, se hipoteticamente tivesse só acesso a ele, acabaria jogando mais os jogos que ja joguei junto em alternado com os Free to Play.


A existência de jogos F2P + Serviços que é o combo ideal, se for viver só com serviços, adicionar os F2P na equação.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.481
Reações
20.078
Pontos
1.434
Eu acredito que com o gamepass até seja possível, devido a chegada de jogos day one da Microsoft e de algumas third. Já a plus acho complicado, grande maioria dos jogos que chegam são antigos. Lógico que se a pessoa não ligar pra isso, não terá problema nenhum, em qualquer um dos dois.

A Plus tem até que jogos third catálogo que o GP, o foco deste último está mais nos games indie day onde e não medalhões. Há a opção de games day onde first de fato, mas a vazão de games da Microsoft não faz com que isso seja um grande diferencial. É um serviço melhor, mas não o suficiente para ter um resultado diferente.

Na prática, viver de serviço é subaproveitar o console DRASTICAMENTE, a sua experiência de jogo será muito reduzida já que os melhores jogos (estamos aqui falando de FF, Like a Dragon, Dragons Dogma e isso só citando os mais recentes.

A opinião mais realista é pensar como algo complementar, fornecer bons jogos entre os gastos pontuais em lançamentos de peso (e este pontual vai depender da profundidade de sua carteira e tempo de jogo). Comprar console para viver de serviço é como comprar carro e não pensar em seguro, não me soa algo prático ou aconselhável.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.918
Reações
57.760
Pontos
1.003
A Plus tem até que jogos third catálogo que o GP, o foco deste último está mais nos games indie day onde e não medalhões. Há a opção de games day onde first de fato, mas a vazão de games da Microsoft não faz com que isso seja um grande diferencial. É um serviço melhor, mas não o suficiente para ter um resultado diferente.

Na prática, viver de serviço é subaproveitar o console DRASTICAMENTE, a sua experiência de jogo será muito reduzida já que os melhores jogos (estamos aqui falando de FF, Like a Dragon, Dragons Dogma e isso só citando os mais recentes.

A opinião mais realista é pensar como algo complementar, fornecer bons jogos entre os gastos pontuais em lançamentos de peso (e este pontual vai depender da profundidade de sua carteira e tempo de jogo). Comprar console para viver de serviço é como comprar carro e não pensar em seguro, não me soa algo prático ou aconselhável.

Tá analisando demais pela perspectiva de rato de forum. A maioria das pessoas vai comprar um console pra ficar jogando Fortnite, GTA, Cod e Fifa a geração inteira. Mais de 90% dos jogadores possuem "experiência de jogo muito reduzida" e "subaproveitam seus consoles drasticamente" pela sua lógica, já que não jogam muita coisa. Inclusive, essa é uma grande dificuldade que serviços como Plus e Game Pass provavelmente enfrentam. Serviços de música e filmes/seriados são mais interessantes para as massas, já que um filme dura no máximo umas 3h e seriado é dividido em episódios. Música também é fácil de consumir e não toma tanto tempo. Jogos, por outro lado, não só exigem muito mais tempo, com durações que podem passar das 100h, como exigem muito mais do jogador com desafios diversos, puzzles, combates e por aí vai. Se aqui, que é um forum de nicho voltado pra quem sempre gostou de videogame tem um monte de gente que mal joga por falta de tempo, imagine a grande massa. Com ou sem serviço, essas pessoas vão jogar poucos jogos. Falta tempo e interesse.

Anos atrás saiu uma noticia mostrando que havia uma média de uns 10 a 15 jogos vendidos por PS4. Imagino que a maioria das pessoas não zere 20 jogos na geração. Talvez não joguem 20 jogos na geração. Então não é serviço que vai fazer alguém "subaproveitar" o console, a maioria já faz isso. Gente que zera vários jogos diferentes é algo raro até aqui na OS, geralmente restrito a tópicos específicos como o do desafio de zerar 52 jogos por ano. A maioria zera uma coisinha ou outra e passa quase o tempo inteiro em algum multiplayer infinito. Outros só ligam pouco o videogame e preferem ficar flameando.
 
Ultima Edição:

Sapo_PSX

Bam-bam-bam
Mensagens
2.246
Reações
3.956
Pontos
453
No Xbox, dá pra viver tranquilo somente pelo Game Pass.
Por enquanto (até o Philnoquio dar mais um 180º), é certeza que todo lançamento da MS vai estar no catalogo.

Então se a pessoa adora os jogos que nasceram no xbox e as outras franquias que a MS comprou, já não vai precisar gastar dinheiro para jogar esses jogos.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.207
Reações
15.055
Pontos
503
No meu caso não rola. Tem jogos que quero jogar no lançamento ou não muito tempo depois dele, e não vou querer esperar saírem no serviço que assino, que é a Plus. E muitos acabam nem saindo.

Mas, embora eu não deixe de comprar jogos, gosto muito desses serviços. Tem muitos jogos que saem na Plus que me interessam, mas não a ponto de comprar, aí graças ao serviço, tenho a oportunidade de jogar eles. Fora os que eu pretendo comprar, mas acabam saindo na Plus antes, o que me poupa um bom dinheiro, mesmo com o valor da assinatura não estando barato.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo