O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para os gamers antigos: estamos ficando velhos? [- retrospace]

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Primeiro gostaria de esclarecer que não postei este tópico na pasta Retrospace pois creio que abranja, também, os mais novos.

Estava mostrando minha coleção pra um primo de 13 anos, desses meio high techs ou sei lá eu o que. Sei que ele é todo metidinho a espertalhão.
Comecei mostrando o Odyssey, que ele chamou de lixo.

Depois de mostrar o mito Alex Kidd no master System, mostrei EM FUNCIONAMENTO o console com a clássica pistola.

Ele não acreditou que aquilo ali era o ápice há uns 18 anos atrás e largou: "como é que vocês jogavam uma porcaria dessas? Hoje tem jogo em Flash que dá de 10 X zero nessa m****".

Ainda achando que consegueria abalar aquela mente neo-tecnológica (acabei de inventar essa expressão), apelei pra nada mais nada menos que Mario Kart do SNES.
Eis que ele larga: "o retrovisor do NFS Underground do PS2 deve processar umas 10x mais do que essa b*sta inteira".

Fiquei triste :( ...
Pareceu quando meu pai relata a infância e eu digo algo do tipo como "nossa pai, qual era a graça?"

As vezes vejo algumas demonstrações parecidas aqui no fórum e não vou dizer que me irritam, mas acho lamentável.

Sei que sou nostálgico demais, mas nunca quis que os outros engolissem goela a baixo o passado, não queria ser daqueles ranzinzas que acha que se não fosse aquela bola-amarela que come (na verdade “come-come”) um monte de aspirina e controlada com um manete (MANETE!) não teríamos GOWs e Unchateds da vida.
Entretanto, acho que a história deveria ser mais respeitada, os mais novos deveriam experimentar a sensação de pegar em um manete

BRINCADEIRA!

nao_a_pedofilia.gif


Os mais velhos sintam-se a vontade [kgay]

... ou tentar pesquisar quem foi Alex Kidd por exemplo. Isso para não dar outras milhares de situações.

Aí vai uma bela de uma dica pra quem quer experimentar a história dos vídeo-games:
http://outerspace.terra.com.br/retrospace/

Enfim, acho que com a velocidade que avança a tecnologia a distância entre as gerações vai aumentando de forma meteórica.

Tenho 26 anos. Meu pai jogava bolinha de gude na infância, mas eu também joguei.
Joguei Pitfal na infância. Meu primo não.
A diferença de idade entre mim e meu primo é menor do que a do meu pai em relação a mim, mesmo assim, quando ele tiver 26 e no caso eu com 39 ( :eek: ) a diferença do conhecimento dele será muito maior do que a diferença do meu conhecimento da infância comparado ao meu pai, se é que vocês me entendem. :kong_zonzo:

No mais, enquanto isso vou fazendo uma força e vou tentar pela primeira vez na vida fazer girar um peão...
[coolface]
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Posso ser honesto?

Meu primeiro contato com jogos foi em 1983 com o Atari... mas só comecei a jogar sério em 1988 quando comecei a ter mais contato com o Nintendinho (que conheci em 1986)... joguei de tudo muito, a geração 8 e 16 bits tiro de letra tanto nos consoles quanto arcades e até PCs (que comecei a jogar mais em 1991).

E vou te falar uma coisa... seu primo de certa forma esta certo. Aqueles jogos são muito primarios.

O mercado evoluiu muito. Como jogador não conheço nada mais triste que um retrogamer convicto... o cara que não aceita que aquele "classico de 1985" já não fui superado faz tempo.

Aok... existem jogos que ainda são muito divertido e muitos poucos que ainda acho insuperáveis em suas propostas... mas é o que? Meia duzia seria uma lista gigante.

Então é aquele lance... valor nostálgico e até histórico (se for levar o assunto muito a sério) dos jogos antigos é inegável. Mas antes de mais nada sou jogador. Pra mim o melhor console até hoje foi o PS2, e provavelmente pelo menos um dessa geração (por hora o X360) vai superar ele com alguma facilidade.

Então relax... aproveita seu conhecimento pra curtir melhor os jogos atuais... o legal não é ser "mais velho" e sim "mais experiente".

FALOW
U
I
 

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
Posso ser honesto?

Meu primeiro contato com jogos foi em 1983 com o Atari... mas só comecei a jogar sério em 1988 quando comecei a ter mais contato com o Nintendinho (que conheci em 1986)... joguei de tudo muito, a geração 8 e 16 bits tiro de letra tanto nos consoles quanto arcades e até PCs (que comecei a jogar mais em 1991).

E vou te falar uma coisa... seu primo de certa forma esta certo. Aqueles jogos são muito primarios.

O mercado evoluiu muito. Como jogador não conheço nada mais triste que um retrogamer convicto... o cara que não aceita que aquele "classico de 1985" já não fui superado faz tempo.

Aok... existem jogos que ainda são muito divertido e muitos poucos que ainda acho insuperáveis em suas propostas... mas é o que? Meia duzia seria uma lista gigante.

Então é aquele lance... valor nostálgico e até histórico (se for levar o assunto muito a sério) dos jogos antigos é inegável. Mas antes de mais nada sou jogador. Pra mim o melhor console até hoje foi o PS2, e provavelmente pelo menos um dessa geração (por hora o X360) vai superar ele com alguma facilidade.

Então relax... aproveita seu conhecimento pra curtir melhor os jogos atuais... o legal não é ser "mais velho" e sim "mais experiente".

FALOW
U
I

Eu discordo. Os jogos podem até ter evoluído em alguns pontos, mas temos que perceber que há jogos que fizeram sucesso no passado, que ninguém tentou fazer nenhuma evolução com tecnologias mais modernas. Eu observo o Ninja Gaiden. Para mim o Ninja Gaiden atual, não tem nada a ver com o do NES. Idependente de eu achar um melhor que o outro, tem que considerar que é possível que tenha gente que prefira o do NES por ter um estilo diferente.

E é isso. Os jogos de antes tinham estilos diferentes. Pensa também em FPSs. Um Half Life é diferente que...todos os outros FPSs que tem hoje. Mesma coisa com o GoldenEye do 64, que tinha muito mais objetivos do que simplesmente "Vá do ponto A ao B". São propostas diferentes.

Nessa E3 eu vi que o Mortal Kombat se tornou um jogo muito melhor...justamente por se inspirar em um design...do passado.

Os beat'em ups...devo confessar que prefiro os antigos que os novos. Hoje em dia, não vejo nenhum jogo como...Battletoads, por exemplo.

E devo confessar que a tua frase final é perfeita. Seja um gamer experiente. Mas devemos lembrar que há muitas idéias no passado que seria uma boa dar uma olhada de novo.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.147
Pontos
1.494
ixi, tenho um primo q é mais ou menos igual a esse seu...

eu nem discuto com ele, tudo q ele sabe dizer é q o PC dele roda jogo com AA8x, fullhd, e sei la o q mais

mostro jogos antigos e mega classicos, e ele diz q é lixo...

nem perdo meu tempo
 

goemon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.925
Reações
339
Pontos
1.069
Fale com o menino sobre as bandas de hoje e as bandas da sua época q a situação se inverte hehehe!

Mas eu tenho uma experiencia interessante pra contar. Eu tenho um salão de festas infantil e lá coloquei emuladores de CPS, Neo Geo e outros videogames.

Quando tem festa infantil as crianças se divertem muito com os jogos antigos. Tem garoto que pede inclusive por alguns jogos (tipo metalslug por exemplo..). Então eu acho que se a pessoa se despir de preconceito e jogar o jogo pela simples diversão que ele proporciona, não importa se ele é um jogo de x360 ou um jogo de atari.

Esse preconceito é moldado na nossa sociedade de achar que tudo que é antigo é ruim..
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.147
Pontos
1.494
Darth Mario;6632694 disse:
Eu discordo. Os jogos podem até ter evoluído em alguns pontos, mas temos que perceber que há jogos que fizeram sucesso no passado, que ninguém tentou fazer nenhuma evolução com tecnologias mais modernas. Eu observo o Ninja Gaiden. Para mim o Ninja Gaiden atual, não tem nada a ver com o do NES. Idependente de eu achar um melhor que o outro, tem que considerar que é possível que tenha gente que prefira o do NES por ter um estilo diferente.

E é isso. Os jogos de antes tinham estilos diferentes. Pensa também em FPSs. Um Half Life é diferente que...todos os outros FPSs que tem hoje. Mesma coisa com o GoldenEye do 64, que tinha muito mais objetivos do que simplesmente "Vá do ponto A ao B". São propostas diferentes.

Nessa E3 eu vi que o Mortal Kombat se tornou um jogo muito melhor...justamente por se inspirar em um design...do passado.

Os beat'em ups...devo confessar que prefiro os antigos que os novos. Hoje em dia, não vejo nenhum jogo como...Battletoads, por exemplo.

E devo confessar que a tua frase final é perfeita. Seja um gamer experiente. Mas devemos lembrar que há muitas idéias no passado que seria uma boa dar uma olhada de novo.

concordo... ate hoje jogo Final Fight, Captain Comando, Cadillacs and dinosaurs. Acho esses jogos insuperaveis em suas propostas... o msm para varios outros tipo de jogos
 


Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.927
Reações
130.823
Pontos
2.274
Lendo o seu relato, eu lembrei duma promessa que fiz a mim mesmo :D
.
Quando eu tiver um filho, eu vou apresentar os games a ele começando pelo Atari como eu comecei hehehehehehehe.
.
Pq? Pq pra mim, aquela época do Atari foi magica, ja que tinhamos que usar a nossa imaginação enquanto jogavamos Pittfall, River Raid e Enduro :D
.
 

Essazard

Ser evoluído
Mensagens
167
Reações
0
Pontos
47
Tenho 13 anos e mesmo assim jamais cometeria o pecado de falar mal do Mario Kart de SNES :king:
Rodrigo, fica tranquilo que o problema não é com os jogos ou com você, é com o garoto mermo :D
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Darth Mario;6632694 disse:
Eu discordo. Os jogos podem até ter evoluído em alguns pontos, mas temos que perceber que há jogos que fizeram sucesso no passado, que ninguém tentou fazer nenhuma evolução com tecnologias mais modernas. Eu observo o Ninja Gaiden. Para mim o Ninja Gaiden atual, não tem nada a ver com o do NES. Idependente de eu achar um melhor que o outro, tem que considerar que é possível que tenha gente que prefira o do NES por ter um estilo diferente.

E é isso. Os jogos de antes tinham estilos diferentes. Pensa também em FPSs. Um Half Life é diferente que...todos os outros FPSs que tem hoje. Mesma coisa com o GoldenEye do 64, que tinha muito mais objetivos do que simplesmente "Vá do ponto A ao B". São propostas diferentes.

Nessa E3 eu vi que o Mortal Kombat se tornou um jogo muito melhor...justamente por se inspirar em um design...do passado.

Os beat'em ups...devo confessar que prefiro os antigos que os novos. Hoje em dia, não vejo nenhum jogo como...Battletoads, por exemplo.

E devo confessar que a tua frase final é perfeita. Seja um gamer experiente. Mas devemos lembrar que há muitas idéias no passado que seria uma boa dar uma olhada de novo.
Eu acho que vc deixou seu saudosismo falar alto demais.

Como eu disse... você vê graça nesses jogos... EU VEJO graça neles. Mas tem muito jogo muito mais bem feito hoje, mais bem trabalhado, que não tem pq a molecada achar graça num sprite minusculo que fica pulando de plataforma pra plataforma descendo a espada nos inimigos que são outro monte de sprite que realmente toma pau de qualquer joguinho de flash feito hoje em dia.

Claro que crianças que cresceram na base do PS2 podem curtir essas coisas mais antigas, e algumas até curtir muito. Mas não é o que vai acontecer na maioria dos casos. E a explicação é simplesmente os avanços tecnológicos que permitiram a criação de jogos muito mais avançados, profundos e interessantes.

É a real... sinto muito, somos dinossauros quase extintos... vivam com isso e sejam mais felizes.

FALOW
U
I
 

Altered_Beast

Veterano
Mensagens
1.186
Reações
113
Pontos
119
Olha cara tenho a mesma idade que vc, meu primeiro contato com os games foi no atari mas a epoca q começei a jogar pra valer mesmo começou no final do master system e inicio mega drive, e hj em dia nao sou de jogar games de atari, mas pode ter certeza q as veses eu coloco um bare knucle, black belt e outros classicos da epoca mas nao games tao antigos como river raid, pitfall e etc. alias nem emulador de atari eu tenho aqui. jogo mais games de mega e snes do q os outros mais antigos pois foi nessa epoca que o bicho começou a pegar pra mim.

te garanto que se ele não tivesse acesso ao games novos ele iria gostar dos games antigos, ou não iria ser gamer.

conheço um menino na roça ele tem 10 anos nem sabe direito o que é ps2, ele tem um dvd com 9999 jogos (que na verdade sao 10) de nes emulados de forma porca, e tbm tem uns joysticks, esses dias ele me chamou la e fiquei jogando contra com ele um tempão, o garoto se diverte a pra caramba.

tbm conheço um garoto da mesma idade da capital que tem wii e ps3 e muita grana quase não joga nada.

Por isso que eu até meio que defendo o polystation, dependendo da idade e da situação nao adianta comprar o ultimage gaming machine.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Soh quem jogou pique esconde do atari pedindo pro amigo sair da sala para poder se esconder que manja das putarias :rox
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Só pra completar.

Eu disse que conheci jogos em 1983 com um Atari 2600 mas só comecei a curtir de verdade alguns anos depois com o Famicom.

Bem... a verdade é que eu jogava e até me divertia no Atari... mas era muito mais pq juntava mó galera, meus primos, tios e tudo mais em volta do aparelho. Então minha curtição não eram os jogos e sim o ato coletivo.

Eu tb tenho uma prima que gostava muito do 2600, tanto que joguei muito na casa dela de antes até bem depois de conhecer o Nintendinho... mas jogava pq gosto muito dela e é a diversão que a gente tinha mais em comum.

Mas a real é que eu achava aqueles jogos muito toscos. NUNCA tive vontade de ir la e curtir um jogo... e se tivesse outra opção de diversão coletiva eu preferia muito mais.

As pessoas tem seus padrões. O videogame que chegou num padrão que foi suficiente pra me transformar num garoto que tinha certo asco de videogames em um que tinha atração pela coisa foi o Famicom. E acho que conforme o mercado evolui os jogos se tornam mais organicos, e é isso que atrai mais pessoas... é quando elas olham pra tela e conseguem parar de ver um "joguinho".

Por isso que não da pra forçar. Se o guri de 13 anos la não curte é pq ainda não chegou no nível de tolerância dele. Simples assim.

PS: Atari 2600 é uma b*sta e só tem joguete ridículo... falomermo!

FALOW
U
I
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Os jogos não evoluiram, apenas foram para outra direção.


Como falei umas quinhentas mil vezes, o mario galaxy me deixou mal acostumado.


Quando liguei o RDR achei muito estranho que no começo assistia mais filiminho do que realmente a jogar. Ficava pensando quando o game iria começar pra valer.

E olha que sou um cara que adora os dialogos dos games da rockstar.


Eu penso que os games do passado tem o seu valor, que muitas vezes apresentam uma qualidade superior aos games de hoje. Logico que tem muita porcaria no meio mas hoje acontece o mesmo.


Games antigos tem pontos positivos que não foram superados pelos games de hoje.

Além de uma jogabilidade superior em alguns casos se tem alguns aspectos realmente marcantes.

Comprei o shinobi e super mario 1 no virtual console, e tenho que dizer....não tem musicas mais inspiradas que aquelas nessa geração.

Hoje o ceu é o limite em termos de qualidade sonora e recursos mas não consigo lembrar de nenhuma trilha sonora de algum game recente, pois são todas iguais. Foram feitas num estudio tercerizado com uma orquestra de verdade, o que não é necessariamente ruim mas perde personalidade.

Agora com 8 ou 16bits era muito mais dificil colocar uma trilha sonora, então os caras realmente se esforçavam e criavam obras unicas.


No final se resume em reconhecer as boas coisas do passado, assim como acontece na musica e filmes.

Ou alguma banda é ruim porque é dos anos 50 ou algum filme é ruim porque é dos anos 70?

Não faz sentido.


E feliz também é quem aproveitou na epoca e hoje esta aproveitando as coisas de hoje sem esquecer o passado.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Falando em musica, o jimi hendrix fez miseria mesmo sem os recursos que se tem hoje.

E hoje não existe nenhum cara que nem o jimi hendrix mesmo com todos os equipamentos modernos.


As vezes a limitação faz com que apareça a verdadeira genialidade.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.871
Reações
94.880
Pontos
2.179
Sei la, o pessoal mais novo já começou a jogar na era dos jogos 3D. Acostumaram com isso. Não é de se espantar que eles não sintam nada especial por jogos da era 2D , visto que a tecnologia é ultrapassada, e que os jogos não tem nenhum valor sentimental para eles.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
E outra coisa, o NFS Underground se encaixa perfeitamente na categoria de game ultrapassado.

Na epoca era legalzinho por causa que estava na moda esse negocio de Velozes e furiosos, o visual diferenciado e uma customização completa dos carros.

Embora que hoje ele não passa de um game mediocre de corrida, com uma jogabilidade horrorosa.

Pra mim outrun envelheceu muito melhor, e é um titulo mais "jogavel" que esse NFS. (isso sem falar no mario kart do supernes como citado no topico)


Sei la, o pessoal mais novo já começou a jogar na era dos jogos 3D. Acostumaram com isso. Não é de se espantar que eles não sintam nada especial por jogos da era 2D , visto que a tecnologia é ultrapassada, e que os jogos não tem nenhum valor sentimental para eles.
Sera? 2D esta voltando com força total vide os sucessos da PSN e Live e sem falar no New Mario que vendeu mais que o Mario 3D.

Eu acho que vc deixou seu saudosismo falar alto demais.

Como eu disse... você vê graça nesses jogos... EU VEJO graça neles. Mas tem muito jogo muito mais bem feito hoje, mais bem trabalhado, que não tem pq a molecada achar graça num sprite minusculo que fica pulando de plataforma pra plataforma descendo a espada nos inimigos que são outro monte de sprite que realmente toma pau de qualquer joguinho de flash feito hoje em dia.

Claro que crianças que cresceram na base do PS2 podem curtir essas coisas mais antigas, e algumas até curtir muito. Mas não é o que vai acontecer na maioria dos casos. E a explicação é simplesmente os avanços tecnológicos que permitiram a criação de jogos muito mais avançados, profundos e interessantes.

É a real... sinto muito, somos dinossauros quase extintos... vivam com isso e sejam mais felizes.

FALOW
U
I
Isso é mais uma coisa cultural do que qualidade ou evolução.

Muitos não gostam das coisas do passado só por serem "velhas".


Não estão julgando a qualidade mas sim a capa. E hoje o que acontece que a capa é muito bonita mas não se tem conteudo, e isso se aplica a tudo no meio do enterterimento.

Um dia desses puxei pela internet o filme The Rutles, um filme antigo mas muito...muito bom mesmo.

E o engraçado que hoje se tem muitos filmes que imita o estilo mas nem são tão bons como Rutles.
 

_Yoru_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.105
Reações
4.872
Pontos
859
foda mesmo isso
lembro quando comprei Muramasa pro meu wii
meu primo moleque viu e a primeira coisa que ele disse foi: "gastasse dinheiro com uma m**** dessa?! parece jogo velho!! Negocio mal feito do c***lho"
o jogo é um arction-rpg side scrolling com personagens e cenarios todos desenhados
o jogo é lindo! e o boy me solta uma dessa? :grr
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.927
Reações
130.823
Pontos
2.274
Prato_sujo;6633288 disse:
foda mesmo isso
lembro quando comprei Muramasa pro meu wii
meu primo moleque viu e a primeira coisa que ele disse foi: "gastasse dinheiro com uma m**** dessa?! parece jogo velho!! Negocio mal feito do c***lho"
o jogo é um arction-rpg side scrolling com personagens e cenarios todos desenhados
o jogo é lindo! e o boy me solta uma dessa? :grr

Li uma vez num livro de Direito que se você matar ele nesse caso, você se enquadra em Legitima Defesa da Honra [ksafado]
 

Defender_of_Earth XXIII

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.506
Reações
3.840
Pontos
739
por mais que hoje em dia se afirme que gráficos do atari 2600 são toscos, mas aquilo era o ápice da tecnologia. sei que esse papo "hoje em dia só se importam com gráficos" ja é manjado, mas é a mais pura realidade, basta ver a quantidade absurda de FPS que existe hoje em dia: muda a produtora, um inimigo ali, umas linhas de história a mais e tá tudo beleza.
ainda que receitas manjadas existissem em outras épocas (plataforma nos 8 e 16 bits, jrpg nos 32...), creio que existiam mais ousadias por parte das produtoras na criação de produtos únicos: Street of Rage 2, Donkey Kong Country, Chrono Trigger, Super Mario Kart, Metroid, Sonic...

PS: desculpe pelo comentário longo e chato deste velho decrépito de 21 anos
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.578
Reações
38.834
Pontos
2.069
Não dá pra exigir que um moleque valorize algo de uma época que ele nunca viveu... É normal o cara achar um jogo de 20 anos atrás uma porcaria e idolatrar os de hoje.

A gente (os mais velhos, pelo menos) valorizamos tudo aquilo porque vivemos aquilo e jogamos aquilo quando era o melhor que o universo dos games tinha para oferecer, então sabemos o valor que aquilo tudo um dia teve.

E acho que muitos games antigos divertem muito mais que games atuais. Temos um jogo hoje em dia, nos moldes de Rock 'n' Roll Racing? Não temos, e até hoje ele é o melhor em seu estilo. O mesmo vale para Road Rash. E outros... Se eu pegar um Super Nintendo hoje, vou me divertir pra caramba. O mesmo com um Mega Drive. Até hoje Toejam and Earl entra fácil no meu top 10, competindo com jogos atuais.

Achar que os games antigos não são mais divertidos e são apenas peças de museu ultrapassadas é totalmente non-sense. Vou desprezar então todos os filmes produzidos antes de 1950, porque na época os efeitos eram ruins, o jogo de câmeras era mais lento e sem graça, os diálogos eram mais forçados...? Não, filmes antigos divertem tanto quanto filmes atuais e têm o mesmo valor.

O mesmo vale para a música. Os instrumentos evoluem, a qualidade sonora evolui, mas as músicas passadas são tão interessantes (ok, são mais interessantes, perdão) que as atuais.
E tudo isso vale para os games. Antes não tínhamos as 3 dimensões na tela, os grandes efeitos sonoros, as trilhas impactantes... Mas tínhamos a mesma diversão, e se divertia naquela época, diverte agora também.

Minha humilde opinião, claro.
 

fagnercarlos

Veterano
Mensagens
1.431
Reações
0
Pontos
127
Eu já acho que eu tô velho mesmo... com 26 !! Curto tanto das antigas quanto os atuais, e é meio difícil comparar, apesar de ser tudo JOGO, mas sei lá... faz parte passar por isso, e eu ainda acho "rei" alguns jogos antigos...

Eu jogando FF6 no emulador do PSP (falecido :( ), tem nego que me xinga... Tenho amigos que se vc fala pra jogar um Disgaea 3, um FFX, algo desse nivel visual, o cara surta...

Tem tb que separar "graficos" com os "jogos em si" !! Graficamente, até a geração passada faz feio frente a atual !!

Mas ainda percebo certas "magias" em alguns jogos antigos :rox
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
neil young;6633216 disse:
E outra coisa, o NFS Underground se encaixa perfeitamente na categoria de game ultrapassado.

Na epoca era legalzinho por causa que estava na moda esse negocio de Velozes e furiosos, o visual diferenciado e uma customização completa dos carros.

Embora que hoje ele não passa de um game mediocre de corrida, com uma jogabilidade horrorosa.

Pra mim outrun envelheceu muito melhor, e é um titulo mais "jogavel" que esse NFS. (isso sem falar no mario kart do supernes como citado no topico)



Sera? 2D esta voltando com força total vide os sucessos da PSN e Live e sem falar no New Mario que vendeu mais que o Mario 3D.


Isso é mais uma coisa cultural do que qualidade ou evolução.

Muitos não gostam das coisas do passado só por serem "velhas".


Não estão julgando a qualidade mas sim a capa. E hoje o que acontece que a capa é muito bonita mas não se tem conteudo, e isso se aplica a tudo no meio do enterterimento.

Um dia desses puxei pela internet o filme The Rutles, um filme antigo mas muito...muito bom mesmo.

E o engraçado que hoje se tem muitos filmes que imita o estilo mas nem são tão bons como Rutles.
Não acho que seja cultural. Eu gosto de coisas antigas... até fiz faculdade de História :lol

O lance é que videogame assim como qualquer outra brincadeira é um lance de imersão... e essa imersão depende, dentre muitas outras coisas, de tecnologia aplicada... e ela fala muito alto.

Eu mesmo não sinto a minima imersão ou afinidade com aqueles jogos super simples do 2600... já os de Famicom, que tinham objetivos e alguma profundidade, me acertaram em cheio. Conheço gente que até geração passada nem olhava pra cara de um videogame... ai jogos como os WEs mais modernos, GT3 e GTAVC atrairam essas pessoas (que já não eram mais crianças e conheciam jogos).

Vocês estão olhando essa questão com olhos de jogadores hardcore que conhecem tudo que é jogo, geração, sabem nomes e essas coisas... tem gente que não quer saber se, por exemplo, Shinobi não tem jogos modernos que avançaram aquela proposta... simplesmente acham tosco um jogo com sprites mais feios que muito jogo em flash aonde vc tem que ficar pulando plataforma e matando inimigo com uma jogabilidade limitada. Assim como tb tem gente que acha que essa jogabilidade não é limitada e sim simples e objetiva e não se importam com os graficos.

A propósito. Underground 2 acho um dos melhores NFSs em jogabilidade até hoje... joguei ele a pouco tempo... continua excelente.

Já Outrun não suporto mais jogar... nem o Outrunners que é mais moderninho (na verdade nem aquele do PS2)... mas Built to Win do Famicom tava jogando outro dia... ainda me divertiu um pouco... muito mais que Outrun. Se bem que Corrida é um gênero que evoluiu um absurdo que nem da graça de jogar a maioria dos jogos antigos... e olha que é um de meus gêneros favoritos.

FALOW
U
I
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Não acho que seja cultural. Eu gosto de coisas antigas... até fiz faculdade de História :lol

O lance é que videogame assim como qualquer outra brincadeira é um lance de imersão... e essa imersão depende, dentre muitas outras coisas, de tecnologia aplicada... e ela fala muito alto.

Eu mesmo não sinto a minima imersão ou afinidade com aqueles jogos super simples do 2600... já os de Famicom, que tinham objetivos e alguma profundidade, me acertaram em cheio. Conheço gente que até geração passada nem olhava pra cara de um videogame... ai jogos como os WEs mais modernos, GT3 e GTAVC atrairam essas pessoas (que já não eram mais crianças e conheciam jogos).

Vocês estão olhando essa questão com olhos de jogadores hardcore que conhecem tudo que é jogo, geração, sabem nomes e essas coisas... tem gente que não quer saber se, por exemplo, Shinobi não tem jogos modernos que avançaram aquela proposta... simplesmente acham tosco um jogo com sprites mais feios que muito jogo em flash aonde vc tem que ficar pulando plataforma e matando inimigo com uma jogabilidade limitada. Assim como tb tem gente que acha que essa jogabilidade não é limitada e sim simples e objetiva e não se importam com os graficos.

A propósito. Underground 2 acho um dos melhores NFSs em jogabilidade até hoje... joguei ele a pouco tempo... continua excelente.

Já Outrun não suporto mais jogar... nem o Outrunners que é mais moderninho (na verdade nem aquele do PS2)... mas Built to Win do Famicom tava jogando outro dia... ainda me divertiu um pouco... muito mais que Outrun. Se bem que Corrida é um gênero que evoluiu um absurdo que nem da graça de jogar a maioria dos jogos antigos... e olha que é um de meus gêneros favoritos.

FALOW
U
I
Ainda acho meio absurdo comparar em qualidade um jogo antigo bom com um game em flash.

É igual querer comparar o The Doors com o Rebeldes. :lol



Não critico as pessoas que não tem interesse ou mesmo não gostam do estilo dos games do passado mas eu acho que muitos o criticam por serem apenas velhos.


Atari que vc citou por exemplo, tem muito joguinho realmente divertido que inclusive tem games em flash que tentam emular mas sem muito sucesso.

Ou seja, muitos preferem jogar a "copia enlatada" por conveniencia e por uma questão cultural na minha opinião.



Por exemplo, fugindo um pouco da questão das coisas serem velhas. Muitos preferem o the office americano mesmo sendo muito inferior ao original ingles por ser mais dentro de um "padrão" conhecido.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
neil young;6633572 disse:
Ainda acho meio absurdo comparar em qualidade um jogo antigo bom com um game em flash.

É igual querer comparar o The Doors com o Rebeldes. :lol



Não critico as pessoas que não tem interesse ou mesmo não gostam do estilo dos games do passado mas eu acho que muitos o criticam por serem apenas velhos.


Atari que vc citou por exemplo, tem muito joguinho realmente divertido que inclusive tem games em flash que tentam emular mas sem muito sucesso.

Ou seja, muitos preferem jogar a "copia enlatada" por conveniencia e por uma questão cultural na minha opinião.



Por exemplo, fugindo um pouco da questão das coisas serem velhas. Muitos preferem o the office americano mesmo sendo muito inferior ao original ingles por ser mais dentro de um "padrão" conhecido.
Acho que é meio fail comparar jogos com filmes e até música... são três viagens totalmente diferentes.

FALOW
U
I
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Bem...

Quando quero impressionar a molecada eu nunca mostro meus consoles, deixo eles falando e quando eles perguntam se gosto digo que sim e que tenho Oito consoles... Ai eles caem de bunda no chão...rssss!!! Mas só mostro o atual...!!

Quando quero impressionar falando de coisas antigas, tb. não mostro... Humilho-os dizendo que se hoje eles jogam isso é pq. tudo que eles veem hoje começou na minha época...

Então eles começam a perguntar... O que voce jogava na sua época? Ai eu começo a falar do Atari e digo que era escroto tb. (não pq. acho, na verdade eu acho, mas isso é outra questão), e vou falando que era foda até entender alguns jogos de tão ruins em sua jogabilidade... Mas falo de como a coisa evoluiu... Ai sim, começo mostrar alguma coisa... Então eles começam a olhar com outros olhos... De como estivessem naquela época e fazerem parte da história como eu sou... Então eles aprendem dar valor nas coisas "velhas!"

Mas sou suspeito, pq. eu gosto muito desse m**** de VG, então falo tudo de tal maneira... Que a molecada até se emociona... rssss!!!

T+
 

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
JUGULADOR;6632980 disse:
Eu acho que vc deixou seu saudosismo falar alto demais.

Como eu disse... você vê graça nesses jogos... EU VEJO graça neles. Mas tem muito jogo muito mais bem feito hoje, mais bem trabalhado, que não tem pq a molecada achar graça num sprite minusculo que fica pulando de plataforma pra plataforma descendo a espada nos inimigos que são outro monte de sprite que realmente toma pau de qualquer joguinho de flash feito hoje em dia.

Claro que crianças que cresceram na base do PS2 podem curtir essas coisas mais antigas, e algumas até curtir muito. Mas não é o que vai acontecer na maioria dos casos. E a explicação é simplesmente os avanços tecnológicos que permitiram a criação de jogos muito mais avançados, profundos e interessantes.

É a real... sinto muito, somos dinossauros quase extintos... vivam com isso e sejam mais felizes.

FALOW
U
I

Eu até entendo você pensar que é nostalgia, mas não é. Eu só joguei jogos que foram lançados para consoles Nintendo em boa parte da minha vida, mas nessa geração comprei uns jogos para Mega Drive no Virtual Console do Wii e simplesmente me impressionei.

Não pode ser nostalgia...se nunca os joguei antes. Jogos como Comix Zone ou os jogos do Sonic realmente me impressionaram, mais do que jogos dessa geração. Também muitos jogos de Nintendinho que nunca joguei, também me impressionaram, em termos de qualidade geral.

É até estranho você falar que as pessoas querem jogos mais profundos, ainda mais quando vemos que o console mais vendido é justamente o com jogos mais simplórios. Pode até usar o argumento do "controle de movimento" mas aí pegamos um jogo com New Super Mario Bros. que vendeu mais que os Galaxys e que não usa (quase) nada de movimento e nem é tão avançado assim.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Darth Mario;6634156 disse:
Eu até entendo você pensar que é nostalgia, mas não é. Eu só joguei jogos que foram lançados para consoles Nintendo em boa parte da minha vida, mas nessa geração comprei uns jogos para Mega Drive no Virtual Console do Wii e simplesmente me impressionei.

Não pode ser nostalgia...se nunca os joguei antes. Jogos como Comix Zone ou os jogos do Sonic realmente me impressionaram, mais do que jogos dessa geração. Também muitos jogos de Nintendinho que nunca joguei, também me impressionaram, em termos de qualidade geral.

É até estranho você falar que as pessoas querem jogos mais profundos, ainda mais quando vemos que o console mais vendido é justamente o com jogos mais simplórios. Pode até usar o argumento do "controle de movimento" mas aí pegamos um jogo com New Super Mario Bros. que vendeu mais que os Galaxys e que não usa (quase) nada de movimento e nem é tão avançado assim.

Porra... mas ai é lógico que vc se impressionou... passou a juventude se enganando com aquele lixo do Super Nes, N64 e provavemente Gamecube e ai experimenta o Mega Fucking Driver que é muito mais foda que tudo esse lixo ai empilhado :lol

Mas sério... você é jogador old school... vc pega um jogo antigo e se transporta pra aquela época mesmo que não conheça o jogo. Eu mesmo quando vou encarar um jogo antigo que não conheço limpo minha cabeça e tento olhar o jogo como se estivesse naquela época... e modéstia a parte sou até bom nesse tipo de viagem.

Acho que me expressei mal naquela postagem... lê as outras que meio que completam meu pensamento sobre o assunto... quando te quotei meio que postei minha opinião meio que incompleta e dei a impressão de me focar nesse lance de nostalgia. Pega principalmente a postagem que falo sobre como encaro o Atari 2600... acho que é o foco de meu ponto de vista sobre isso.

O lance da "profundidade" tb ficou esquisito. O que quero dizer é que jogos mais modernos tendem a ser mais suaves. Até mesmo um Wii Sports tem uma ação mais suave, mais ORGÂNICA... é esse tipo de profundidade... não complexidade... coisas diferentes. Jogos mais complexos realmente ficam mais pros nichos e jogadores hardcore.

FALOW
U
I
 

Kid_Camaleão

Bam-bam-bam
Mensagens
2.847
Reações
3.001
Pontos
339
Os caras sem recurso algum faziam miséria com aqueles cartuchos e consoles extremamente limitados, como citaram aí atrás, as trilhas sonoras marcantes, inovadores e criativos, jogos com memória limitassima e muitas horas de gameplay, o jogo te desafiava, agora eu vejo gráfico e 10 hrs de jogo na maioria, é nem "jogo" é pq não tem mais desafio, claro que evoluio muito, é inegável, graficamente estão estupendos, mas perdi o tesão em games que já joguei a 10~20 anos atrás....

Isso não é saudosismo.. um bom exemplo é que sempre fazemos encontros com o pessoal ai na casa de 30 anos, e onde nos encontramos tem 2 máquinas de fliperamos com emuladores e jogos antigos, é até meio difícil arrumar uma vaga pra brincar.

Tenho playstation 3 e o único jogo que me trouxe um pouco dessa sensação foi o Demons Souls..
 

Sannin_Lionheart

Bam-bam-bam
Mensagens
4.393
Reações
2.968
Pontos
374
Achei ótimo o tópico.

Antes de mais nada, um link bastante interessante com esse tema:
http://kotaku.com/5593498/the-kids-of-today-play-the-games-of-yesterday

Bem, eu acho que este é um tema que, além de ser complicado, é bastante delicado.

Ao menos para mim, videogame é uma forma de arte. Se você tenta apresentar uma forma de arte a uma pessoa que não está devidamente preparada para entendê-la ou, ao menos, respeitá-la, esse tipo de coisa tem grandes chances de ocorrer.

Isso é bem fácil de encontrar na nossa socieadade:

* Pessoas que vão ao museu de arte moderna e comesam a xingar os trabalhos sem antes tentar entender do que se trata e de como a coisa evoluiu para aquilo ali;

* Pessoas que vão a um conserto de música clássica e acham uma porcaria sem nem ao menos tentar ver porque chamam aquilo de clássico;

* Pessoas que vão ver um vídeo de Akira Kurossawa e começam a discursar coisas sem noçaão para desmerecer o trabalho do homem;

* Pessoas que vão ler Iracema de José de Alencar e jogam o livro fora na segunda página sem tentar entender a beleza por trás do livro;

* Pessoas que vão ler um gibi de Allan Moore e reclamam que tem mais balões do que figuras;

* Pessoas que vão ver o primo jogar o jogo e começam a xingá-lo sem saber onde se encontram naquele momento.

Tudo acima pode ser gerado por um simples despreparo para um primeiro contato. Claro que, quanto menor a idade do sujeito, menor é a probabilidade de considerá-lo preparado para tal. Nunca dê um "Iracema" para um garoto de 13 anos ler, isso pode gerar traumas...

Acho que foi justamente isso que ocorreu com o seu primo. Ele estava despreparado para esse contato. Apenas um gamer de verdade vai saber valorizar os old school, assim como apenas os apreciadores mais ávidos de música vão conseguir enxergar a beleza por trás de um Bolero de Ravel.

Vou citar um bom exemplo de um jogo que considero uma obra prima de arte. Metroid 3...

supermetroidboite.png


Quem jogou, sabe do que estou falando. O jogo é uma pérola em todos os quesitos imagináveis e inimagináveis. Hoje aprecio ainda mais o jogo por conhecer seu código. Todo programado em assembly... quem tiver a oportunidade de trabalhar com todos seus códigos hexadecimais vai ver quão belo tudo ali é, parece uma poesia, uma poesia de números que vira um baita jogão.

É tudo uma questão de saber apreciar a arte. Uma questão de ter o paladar necessário para degustar o raro vinho. Não é qualquer pessoa que tem esse tipo de sensibilidade.

Não considero os jogos de hoje melhor dos que os do passado. Um apreciador deve entender que cada título deve ser apreciado levando-se em consideração sua posição temporal. Ninguém vai pegar uma pintura de Picasso e tentar julgá-la com uma ótica Renascentista... ao menos eu espero que não...
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
JUGULADOR;6632617 disse:
Posso ser honesto?

Meu primeiro contato com jogos foi em 1983 com o Atari... mas só comecei a jogar sério em 1988 quando comecei a ter mais contato com o Nintendinho (que conheci em 1986)... joguei de tudo muito, a geração 8 e 16 bits tiro de letra tanto nos consoles quanto arcades e até PCs (que comecei a jogar mais em 1991).

E vou te falar uma coisa... seu primo de certa forma esta certo. Aqueles jogos são muito primarios.

O mercado evoluiu muito. Como jogador não conheço nada mais triste que um retrogamer convicto... o cara que não aceita que aquele "classico de 1985" já não fui superado faz tempo.

Aok... existem jogos que ainda são muito divertido e muitos poucos que ainda acho insuperáveis em suas propostas... mas é o que? Meia duzia seria uma lista gigante.

Então é aquele lance... valor nostálgico e até histórico (se for levar o assunto muito a sério) dos jogos antigos é inegável. Mas antes de mais nada sou jogador. Pra mim o melhor console até hoje foi o PS2, e provavelmente pelo menos um dessa geração (por hora o X360) vai superar ele com alguma facilidade.

Então relax... aproveita seu conhecimento pra curtir melhor os jogos atuais... o legal não é ser "mais velho" e sim "mais experiente".

FALOW
U
I

tenho que discordar
tenho notado cada vez mais que os jogos novos sao "sempre" mais do mesmo
hoje é tudo meio igual
dificil achar algo intereçante, me divirto mais jogando sonic do que com a maioria dos jogos novos

olho aqui no meu pc os jogos
a lista e tal, e é dificil algo realmente me agradar, mas tenho q dizer que sou realmente muito exigente, e acabo preferindo clássicos que jogos novos sem personalidade
jogos classicos nao superados sao bem mais de meia duzia
 

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
JUGULADOR;6634355 disse:
Porra... mas ai é lógico que vc se impressionou... passou a juventude se enganando com aquele lixo do Super Nes, N64 e provavemente Gamecube e ai experimenta o Mega Fucking Driver que é muito mais foda que tudo esse lixo ai empilhado :lol

Mas sério... você é jogador old school... vc pega um jogo antigo e se transporta pra aquela época mesmo que não conheça o jogo. Eu mesmo quando vou encarar um jogo antigo que não conheço limpo minha cabeça e tento olhar o jogo como se estivesse naquela época... e modéstia a parte sou até bom nesse tipo de viagem.

Acho que me expressei mal naquela postagem... lê as outras que meio que completam meu pensamento sobre o assunto... quando te quotei meio que postei minha opinião meio que incompleta e dei a impressão de me focar nesse lance de nostalgia. Pega principalmente a postagem que falo sobre como encaro o Atari 2600... acho que é o foco de meu ponto de vista sobre isso.

O lance da "profundidade" tb ficou esquisito. O que quero dizer é que jogos mais modernos tendem a ser mais suaves. Até mesmo um Wii Sports tem uma ação mais suave, mais ORGÂNICA... é esse tipo de profundidade... não complexidade... coisas diferentes. Jogos mais complexos realmente ficam mais pros nichos e jogadores hardcore.

FALOW
U
I

Eu compreendi o que falou. Mas pegando o exemplo do primo do criador do tópico: sempre que ele detonava um jogo...ele fazia comparação com um jogo contemporâneo. O que eu quis dizer é que nem todo jogo tem uma versão contemporânea dele para se comparar ou pode até ter...só que não tem o mesmo efeito.

O meu primeiro post até comparei o Ninja Gaiden do NES com os mais recentes. O que quis dizer que há muitos jogos do passado, com propostas que hoje em dia ninguém usa. Nem jogos em Flash.

E tem que ter noção que há jogos mais suaves e orgânicos que Wii Sports, mas que não atraem o mesmo interesse que ele.
 

Oscar Metal

Bam-bam-bam
Mensagens
7.823
Reações
960
Pontos
314
[COLOR="Black"]Pra mim o jogo quando se torna antigo, ultrapassado já não me agrada mais, não que eu acho o jogo ruim , pelo contrário imagino que o jogo ficou apenas datada e que teve seu tempo.

Quando na memoria os momentos que tive de prazer com ele.
[/COLOR] ;D
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
marcgtsr;6634565 disse:
tenho que discordar
Não tem não... poderia concordar se quisesse [klingua]

tenho notado cada vez mais que os jogos novos sao "sempre" mais do mesmo
hoje é tudo meio igual
dificil achar algo intereçante, me divirto mais jogando sonic do que com a maioria dos jogos novos

olho aqui no meu pc os jogos
a lista e tal, e é dificil algo realmente me agradar, mas tenho q dizer que sou realmente muito exigente, e acabo preferindo clássicos que jogos novos sem personalidade
jogos classicos nao superados sao bem mais de meia duzia
Ah cara... mas "mais do mesmo" é meio relativo. Antigamente tinhamos pilhas de jogos feitos em plataformas... pilhas de shooters de navinha... pilhas de beat´n´ups... pilhas de fighting games... em determinados periodos um ou outro desses generos dominou o mercado. E as temáticas também não variavam muita coisa.

Já nessa geração ta cheio de jogo diferente. Semana passada mesmo conheci o Anno 1404 que é totalmente diferente de tudo que eu tinha jogado... e que put* jogo bom... só pra citar o exemplo mais recente.

Acho que vcs tão ficando velhos mesmo... mais difíceis de impressionar e surpreender. Mas imaginem se vcs estivessem começando a jogar nessa geração. Tenho certeza que ficariam mais perdidos que eu fiquei no Famicom... até o Wii tem mais variedade que o Famicom... imagina um X360 ou PS3... até o PC (alias, principalmente o PC).

Mas sei la... eu jogo quase de tudo então é fácil hoje estar jogando Anno 1404, amanha jogando iRacing, fds encaro Mario Galaxy e semana que vem pego Tetris... mas a maioria dos jogadores tem asco de muitas temáticas e gêneros, pra essa galera até entendo como deve ser mais complicado encarar uma fase aonde é dominada por algo que o causa asco, como quem odeia shooters e personagens marine-stile... esses tão fodidos mesmo nessa geração já que conseguiram lotar dessa combinação no mercado:lol Só não esqueçam que nos 16bits a ação lateral em plataforma com personagens Disney-like dominaram... conheço muita gente que não suportava videogame por conta desses jogos.

Darth Mario;6634642 disse:
Eu compreendi o que falou. Mas pegando o exemplo do primo do criador do tópico: sempre que ele detonava um jogo...ele fazia comparação com um jogo contemporâneo. O que eu quis dizer é que nem todo jogo tem uma versão contemporânea dele para se comparar ou pode até ter...só que não tem o mesmo efeito.

O meu primeiro post até comparei o Ninja Gaiden do NES com os mais recentes. O que quis dizer que há muitos jogos do passado, com propostas que hoje em dia ninguém usa. Nem jogos em Flash.

E tem que ter noção que há jogos mais suaves e orgânicos que Wii Sports, mas que não atraem o mesmo interesse que ele.

Ah... mas isso é coisa do mercado. Acho que tb seria legal você ver que muito jogo que existe hoje não tem nada sequer parecido a algumas gerações atrás. É apenas mudanças de abordagem que acontecem.

Eu pelo menos não encaro assim... analiso a qualidade geral dos jogos atuais com a dos antigos... e me desculpem, mas acho que cada geração que passou a coisa só foi melhorando.

Claro, alguns aspéctos (como o desafio carrasco dos 8bits) se perderam. Mas deram lugar a outras caracteristicas que também são bem vindas.

Então pra mim os jogos antigos tem seu valor. Tem jogo que até hoje to curtindo... quase nenhum dos jogos atuais eu continuarei curtindo daqui 20 anos... mas com certeza não menos que jogos que hoje fazem 20 anos que curto... e quero ver quantos jogos passarei 40 anos jogando.

É o famoso teste do tempo... não meu. Então prefiro deixar que o tempo decida como cuidar daquilo que com tempo foi feito... e fica por isso mesmo. E como não sei se duro sequer mais dois segundos de vida (se vocês lerem essa postagem significa que durei pelo menos um pouco mais que isso) acho melhor dar mais valor ao presente do que a jogos que passei os últimos 20 anos jogando... contemplar o girar da Roda de Dharma e que assim seja.

Oscar Metal;6634652 disse:
[COLOR="Black"]Pra mim o jogo quando se torna antigo, ultrapassado já não me agrada mais, não que eu acho o jogo ruim , pelo contrário imagino que o jogo ficou apenas datada e que teve seu tempo.

Quando na memoria os momentos que tive de prazer com ele.
[/COLOR] ;D
Por ai mesmo... isso é sábio e saudavel. Dar valor ao que tem valor mas não deixar a idolatria falar como se fosse razão.

FALOW
U
I
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.853
Pontos
994
Eu começei na geração master/nintendinho, sempre ia de sega, meu primo de nintendo, então jogamos tudo!!!!!rs ou quase

Hj em dia ,tenho o Xbôca360 , Play3 e o PSP

Estou jogando muitoooo essa geração, e digo:


Melhor jogo que já joguei na vida: Super Metroid :rox:rox:rox
Pra mim ainda nada superou ele
sua trilha sonora ainda me impressiona!

Qualquer joguinho em flash melhor do que os 16bits NOT!!!!![klingua]
 
Topo Fundo