O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ANOREXIA NEWS] Com 121 kg, candidata considerada obesa é impedida de assumir cargo público

Marcelo Paz

Veterano
Mensagens
1.038
Reações
745
Pontos
123
http://economia.uol.com.br/empregos...dida-de-assumir-cargo-publico.htm#comentarios

A candidata Melissa Tsuwa Watanabe, 39, que foi impedida de assumir cargo público por ser considerada obesa, busca na Justiça o direito de ser empossada na função.
De acordo com laudo do DPME (Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo), o IMC (Índice de Massa Corporal) de Melissa, que pesava 121 quilos, é de 47,2 --a obesidade mórbida ocorre quando o peso de uma pessoa ultrapassa 40. A candidata tem 1,60 de altura e pesa atualmente 118 quilos (IMC de 46).
Melissa, que é moradora de Bauru (SP), passou em 531º lugar no concurso público da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que oferecia 9.932 vagas na função de agente de organização escolar. Ela foi convocada na segunda chamada e passou pela perícia médica no dia 22 de maio.
A candidata conta que esperou quatro semanas pela publicação no "Diário Oficial" do Estado até descobrir que a validação de sua aprovação havia sido negada.
Ela, então, seguiu para São Paulo onde teve que pagar R$ 53 para ter acesso à cópia do resultado da perícia.
Para sua surpresa, o documento que atestava a aptidão para assumir o cargo tinha sido rasurado, considerando-a inapta para preencher a vaga.
No parecer final, fornecido pelo DPME, consta uma anotação informando que a candidata sofre de obesidade mórbida.
Após contestar a rasura, ela recebeu a informação de que a guia de perícia é um documento interno e que por isso poderia conter anotações. "Tudo o que é público não é só um documento deles, tem meu nome lá, é meu também", disse.
Inconformada com a decisão do DPME, Melissa ingressou com uma ação na Justiça solicitando um mandado de segurança que lhe garanta o direito de assumir o cargo.
"Estou confiante. Estudei para isso. O cargo é meu, é um direito meu. Só desisto se me provarem que estou na cama sem condições de assumir", afirma.
Melissa ainda contesta o edital do concurso que, segundo ela, não estabelece altura ou peso "ideais", mas apenas exames que comprovem as boas condições de saúde do candidato.
"Tenho vergonha desse governo que nas escolas faz campanha para acabar com bullying contra negro, obesos, homossexuais, mas eles mesmos praticam o preconceito e a discriminação."
Para o DPME, candidata "não goza de boa saúde"

Contatado pelo UOL, o DPME informou que a guia de perícia médica foi encaminhada à diretoria do departamento já com a declaração de 'não apto'.
Segundo o departamento, a manifestação oficial se dá com o Certificado de Sanidade e Capacidade Física --documento público expedido pelo DPME, atestável para efeitos na esfera jurídica-- que informava que a candidata não estaria apta para assumir o cargo.
"O resultado decorre pela candidata não 'gozar de boa saúde', condição descrita no edital e premissa do Estatuto do Funcionalismo Público, cuja prerrogativa é o princípio da continuidade no serviço público. É importante ressaltar que as perícias médicas devem atestar não somente pela condição atual do candidato (no caso já comprometida), mas sim provisionar o tempo total de carreira dentro da administração –o que não significa que ela não tenha condições de exercer sua profissão fora da esfera pública", informou a assessoria do DPME.
Critérios de seleção não podem incluir características físicas

Segundo o advogado especializado em concursos públicos, Jhimmy Richard Scarelli, as empresas organizadoras podem estabelecer critérios de seleção aos candidatos, mas as exigências não podem estar relacionadas às características físicas. "Se isso acontecer, pode ser encarado como discriminação", diz Scarelli.
"Para ingressar na carreira militar é solicitada a comprovação da capacidade física, mas, para o cargo pleiteado pela candidata, deve ser avaliada apenas a capacidade mental", afirma o advogado.

Em que hemisfério você fica? Do lado do governo escroto que concede facilmente benefícios para quem tem um dedo a menos e obesos de Brasília? Ou do baconzinho ambulante que consegue passar num concurso mas não consegue fechar a boca?
 

THE_PLAYER

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.244
Reações
11.671
Pontos
759
Depende da atividade que a pessoa terá que fazer, simples. Pra ser policial? Não rolaria (ou sim, bastava empurrar a infeliz morro abaixo :klolz ).

No mais, que ela venha e faça um cadastro aqui no OS, gordo a gente aceita...
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.959
Reações
30.902
Pontos
1.654
c***lho, mulher, 1,60, e CENTO E VINTE QUILOS.

E ela quer ser assistente de organizacao escolar? Vei, ela nao deve nem conseguir subir 1 escada.
 


Marcelo Paz

Veterano
Mensagens
1.038
Reações
745
Pontos
123
Sempre tem um no g1 ou no ig para comentar que a vaga era para rolha de vulcão...tsc tsc
 

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.840
Reações
2.859
Pontos
479
exame médico é pra isso né...vai que ela cai em cima de algum aluno..ou come merenda demais...melhor barrar mesmo
 

Zilhu

Bam-bam-bam
Mensagens
3.253
Reações
15.977
Pontos
303
Bem que me falaram que pra passar em concurso tem que sentar a bunda na cadeira e só levantar depois de passar. Essa deve ter começado a estudar pesando 60 quilos... passou agora.
 

Afghan

Sugar Daddy
Mensagens
4.746
Reações
11.434
Pontos
394
A gorda ia ser agente de organização escolar, devem ter ficado com medo de ela sentir fome e comer algumas crianças escondida.
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Devem ter feito isso pra preservar ela das zoeiras sem fim na escola. Provavelmente o primeiro apelido seria Yokozuna.
 

zohan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.908
Reações
3.073
Pontos
453
tá mais q certo
nao para de comer ué

chega de se alimentar c***lho
 

Éris

Deusa da discórdia
Mensagens
10.472
Reações
2.308
Pontos
1.509
Bizarro, ela conseguiu fazer a prova, ate ir para SP pegar a prova de pericia ela conseguiu, por mim está bem claro que ela dá conta do recado. Absurdo negarem este direito a ela com base em boa saude.
 

Darren Hayes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.106
Reações
29.505
Pontos
694
the+harpoons.+man+them+_d87cf155a77a0358eb05af5fc4e7571b.jpg
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
f**a-se ela, 47 de IMC?

Não goza de boa saúde mesmo, se consideraram IMC como avaliação de saúde, ela está fudida.

Mas podiam ser mais espertos também, cobrem exames de sangue e pressão arterial, achando Triglicerídeos, e/ou Pressão e/ou glicose alterada, manda a gorda para put* que pariu e que se foda.

Sou contra gordos sim, acho falta de vontade, se a pessoa não quer, está no seu direito, mas dependendo o nível da obesidade, não é saúde mesmo, é doença, não quero dinheiro público sendo gasto em alguém com mais probabilidade de parar numa cama de hospital por AVC ou infarto e ficar na dispensa médica pro resto da vida.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Tem um monte de secretários e inspetores gordos inchados por aí, basta ela ir pra uma escola sem escada e pequena que dá certo.
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.254
Reações
20.973
Pontos
1.739
Da pra fazer duas mulheres com esse peso ae!

Isso ae eh incapaz de levantar de uma cadeira... ta maluco.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk 2
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.879
Reações
27.877
Pontos
1.444
E daí eu peso a mesma coisa que ela e trabalho na boa...
Tá certo que ela é mais baixa, mas não é culpa dela.
Putz é foda que quem nunca tem esse problema acha que é só culpa do gordo, que come um monte...
Aí no serviço privado você se fode pq querem pessoas magras e belas, com rostinho de bunda de galã de tv... a mina estuda pro concurso público, passa, e ainda é discriminada... sacanagem...
 

Hades_SP

Bam-bam-bam
Mensagens
1.443
Reações
2.062
Pontos
283
É causa ganha, e espero que o advogado dela tenha entrado com ação de danos morais. Pela foto ela tem perfeita mobilidade. Trata-se de puro preconceito com ela. Está mais que certa em se socorrer da justiça.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.291
Reações
16.338
Pontos
1.439
o edital exigia saúde do candidato? isto coincidiu com o fato dela ser gorda e estar mal da saúde?

não querendo julgar o mérito mas colocando palha na fogueira pro pessoal se degladear, se uma pessoa passar num concurso da policia por exemplo e se negar a fazer o teste físico ou não passar no teste físico todos os mandados de segurança que hj entram deveriam ser julgados procedentes, porque o fato de constar exame físico no teste é algo preconcentuoso pois não siginifica que uma pessoa que não faça x barras não possa exercer um cargo na polícia?
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.879
Reações
27.877
Pontos
1.444
Na verdade que eu entendo dessas avaliações médicas é para atestar o estado de saúde da pessoa na admissão, para depois ela não alegar que teve alguma doença por conta do trabalho. É por isso que se faz uma análise na entrada e na saída do empresa.
Se não ganhar uma causa dessas, estão dando um atestado para ela de deficiente física, ela pode concorrer na vaga especial então. Ou é só gordo que se fode mesmo? Infelizmente essa é a realidade.
 

God Odin

Bam-bam-bam
Mensagens
4.405
Reações
9.678
Pontos
304
Claramente não há como ela exercer o Serviço, porém deveria ser algo que poderia entrar como critério no edital, claramente não entrou por causa desse Mimimi todo que é gerado, no fim causou foi mais transtorno ainda,

No mais, é causa ganha para ela, visto que não estava no Edital.
 

Hades_SP

Bam-bam-bam
Mensagens
1.443
Reações
2.062
Pontos
283
o edital exigia saúde do candidato? isto coincidiu com o fato dela ser gorda e estar mal da saúde?

não querendo julgar o mérito mas colocando palha na fogueira pro pessoal se degladear, se uma pessoa passar num concurso da policia por exemplo e se negar a fazer o teste físico ou não passar no teste físico todos os mandados de segurança que hj entram deveriam ser julgados procedentes, porque o fato de constar exame físico no teste é algo preconcentuoso pois não siginifica que uma pessoa que não faça x barras não possa exercer um cargo na polícia?


Não é assim não cara. Nos testes de aptidão física dos concursos da polícia é em consonância ao exercício da função ( A função a ser desempenhada, requer um monte de atribuições). Um idoso de 101 anos se passasse em tal concurso, não poderia desempenhar tais funções.

Assim como um obeso não conseguirá atender as atribuições do cargo de policial. Daí a exigência do teste físico. Não vejo nem como gargalo, mas como meio necessário para testar se o candidato está apto a desempenhar as atribuições do cargo.

Agora, no caso da candidata prejudicada exposta neste tópico, veja bem, era para trabalhar como agente de organização escolar numa escola. Em nada o peso impede esse trabalho. É pura descriminação, e ao meu ver é ganho de causa. E se eu estivesse perto, pediria por ela reparação pelos danos morais.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.291
Reações
16.338
Pontos
1.439
Não é assim não cara. Nos testes de aptidão física dos concursos da polícia é em consonância ao exercício da função ( A função a ser desempenhada, requer um monte de atribuições). Um idoso de 101 anos se passasse em tal concurso, não poderia desempenhar tais funções.

Assim como um obeso não conseguirá atender as atribuições do cargo de policial. Daí a exigência do teste físico. Não vejo nem como gargalo, mas como meio necessário para testar se o candidato está apto a desempenhar as atribuições do cargo.

Agora, no caso da candidata prejudicada exposta neste tópico, veja bem, era para trabalhar como professora numa escola. Em nada o peso impede esse trabalho. É pura descriminação, e ao meu ver é ganho de causa. E se eu estivesse perto, pediria por ela reparação pelos danos morais.


mas a questão é a obesidade ou a situação clinica? com certeza ela ganhará a ação, mas to botando lenha pra aumentar o campo de visão só

um concurso pode proibir a entrada de uma pessoa enferma?

por isso não coloco nem o termo obeso, pois obesidade pode gerar opiniões pré formadas. coloco enfermo em geral, seja de obesidade mórbida ou de qualquer outro tipo de doença
 
Topo Fundo