Li em vários lugares (confiáveis) que:
Se abastecido com gasolina, não é necessário encher esse tanquinho;
Gasolina normal dura um mês, aditivada, 3 e, gasolinas especiais (tipo podium), 6 meses nesse reservatório;
Em alguns carros, esse tanque só é usado quando a temperatura < 18 graus e o carro está abastecido com etanol;
Em alguns carros (os mais novos), esse tanque sempre é utilizado independente do que tem no tanque principal. Isso é para evitar que a gasolina "apodreça" no reservatório;
Alguns modelos (acho que esses com injeção direta de combustível), não existe esse reservatório. Há um sistema que "pré aquece" o combustível antes de injetar no motor facilitando a ignição;
Mas no geral, se o carro está com gasolina no tanque principal, pelo que li, não será um problema deixar esse reservatório para partida a frio, vazio.
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Você está certo, mas há algumas informações misturadas. Vou complementar com o que tenho certeza:
- Se o veículo está abastecido com gasolina, não há necessidade funcional de manter o tanquinho cheio. Mas é consenso entre os fabricantes que mantê-lo vazio pode danificar o sistema de injeção auxiliar para partida a frio. Alguns modelos têm bicos injetores auxiliares, inclusive. De qualquer forma, vale verificar o que consta no manual do veículo.
- Alguns carros sempre injetam um pouco de gasolina do tanque auxiliar em toda partida, para evitar envelhecimento do combustível. Mas isso depende de decisão do fabricante. Sei que os Honda que têm o tanquinho fazem isso.
- A gasolina perdia rápido as propriedades quando o teor de enxofre era muito alto. A Podium durava até um ano por ter bem menos enxofre que as outras. Desde 2014 a gasolina brasileira (comum ou aditivada) é a S-50; dura seis, nove meses ou até mais antes de começar a oxidar. A Podium, que é S-10, dura um ano com segurança.
- Os carros que dispensam o tanquinho possuem diferentes mecanismos para aquecer a câmara de combustão. Alguns giram brevemente o motor sem injetar combustível (Ex: GM), outros têm velas que se aquecem antes da partida a frio (mesmo conceito de alguns motores diesel, que não precisam de velas para manter a combustão, mas às vezes as têm para auxiliar a partida) (Ex: Toyota), ou os que têm injeção direta se aproveitam da maior pulverização do combustível e da natural elevação de temperatura que a entrada do combustível sob pressão causa na câmara de combustão.
- A decisão de injetar combustível a determinada temperatura também varia a cada fabricante.
- Manter o tanquinho vazio pode nunca causar problema funcional no veículo, se você sempre usa gasolina e mora em região quente. Mas pode causar problema, sim. Sei que os Renault, por exemplo, podem apresentar problemas, mesmo que você não precise da partida a frio.