O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dúvida partida do tanque de combustível a frio [City]

dinodino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.101
Reações
569
Pontos
829
Pessoal, quando comprei meu Honda City eu sempre abasteci com Gasolina, então eu não uso o tanque de combustível de partida a frio, à uns 8 meses a luz do tanque de partida a frio ficou acesa indicando que está sem combustível. Um amigo me disse que mesmo abastecendo apenas com Gasolina é necessário colocar gasolina no tanque de partida a frio, é verdade isso?
Se sim, pode acontecer algum problema pelo fato de ter ficado muito tempo seco?

Carro Honda City 2010.

Obrigado
 

whatafoca

Habitué da casa
Mensagens
293
Reações
49
Pontos
59
8 meses? Cara no próprio manual fala, mesmo utilizando gasolina, sempre tem que deixar o tanque de partida a frio abastecido. De preferência aditivada.
 

dinodino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.101
Reações
569
Pontos
829
8 meses? Cara no próprio manual fala, mesmo utilizando gasolina, sempre tem que deixar o tanque de partida a frio abastecido. De preferência aditivada.

Sim, é que eu nunca tive carro, peguei usado e não olhei o manual etc ..... Mas agora que ficou todo esse tempo sem colocar nada, pode acontecer de ter algum problema se eu preencher? Do tipo entupimento, vazamento etc?
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Que eu saiba pode dar problema é se vc abastecer o tanque de partida a frio sem necessidade. Pois a gasolina que tá lá não será usada, irá vencer, e virará uma pasta.
Vi um vídeo do ADG comentando sobre isso.
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
Que eu saiba pode dar problema é se vc abastecer o tanque de partida a frio sem necessidade. Pois a gasolina que tá lá não será usada, irá vencer, e virará uma pasta.
Vi um vídeo do ADG comentando sobre isso.

Eu já tinha lido que ele injeta de qq jeito, estando o tanque com álcool ou gasolina.
 


Dettox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.552
Reações
1.186
Pontos
594
O meu fiesta comprei usado, a dona antiga só usava gasolina, nunca encheu o tanquinho de partida a frio, eu também nunca enchi, tá lá desde que saiu da CSS dessa forma (janeiro de 2013).
Se funciona ou não, aí já é outro mistério.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.101
Pontos
1.189
Os Honda injetam sempre um pouco de gasolina, para impedir que ela envelheça no tanquinho. Bom manter o tanquinho abastecido, para evitar ressecamento das mangueiras e danos aos injetores auxiliares.
 

Rardgi

Habitué da casa
Mensagens
389
Reações
374
Pontos
98
Li em vários lugares (confiáveis) que:
Se abastecido com gasolina, não é necessário encher esse tanquinho;

Gasolina normal dura um mês, aditivada, 3 e, gasolinas especiais (tipo podium), 6 meses nesse reservatório;

Em alguns carros, esse tanque só é usado quando a temperatura < 18 graus e o carro está abastecido com etanol;

Em alguns carros (os mais novos), esse tanque sempre é utilizado independente do que tem no tanque principal. Isso é para evitar que a gasolina "apodreça" no reservatório;

Alguns modelos (acho que esses com injeção direta de combustível), não existe esse reservatório. Há um sistema que "pré aquece" o combustível antes de injetar no motor facilitando a ignição;

Mas no geral, se o carro está com gasolina no tanque principal, pelo que li, não será um problema deixar esse reservatório para partida a frio, vazio.

Enviado do meu Note 5 usando Tapatalk
 

sergiosodre2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.582
Reações
2.595
Pontos
714
pode ressecar as borrachas /tubulações se ele ficar vazio muito tempo porém já deixei num outro carro mais de 1 ano kkk e nunca estragou...
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.101
Pontos
1.189
Li em vários lugares (confiáveis) que:
Se abastecido com gasolina, não é necessário encher esse tanquinho;

Gasolina normal dura um mês, aditivada, 3 e, gasolinas especiais (tipo podium), 6 meses nesse reservatório;

Em alguns carros, esse tanque só é usado quando a temperatura < 18 graus e o carro está abastecido com etanol;

Em alguns carros (os mais novos), esse tanque sempre é utilizado independente do que tem no tanque principal. Isso é para evitar que a gasolina "apodreça" no reservatório;

Alguns modelos (acho que esses com injeção direta de combustível), não existe esse reservatório. Há um sistema que "pré aquece" o combustível antes de injetar no motor facilitando a ignição;

Mas no geral, se o carro está com gasolina no tanque principal, pelo que li, não será um problema deixar esse reservatório para partida a frio, vazio.

Enviado do meu Note 5 usando Tapatalk

Você está certo, mas há algumas informações misturadas. Vou complementar com o que tenho certeza:

- Se o veículo está abastecido com gasolina, não há necessidade funcional de manter o tanquinho cheio. Mas é consenso entre os fabricantes que mantê-lo vazio pode danificar o sistema de injeção auxiliar para partida a frio. Alguns modelos têm bicos injetores auxiliares, inclusive. De qualquer forma, vale verificar o que consta no manual do veículo.

- Alguns carros sempre injetam um pouco de gasolina do tanque auxiliar em toda partida, para evitar envelhecimento do combustível. Mas isso depende de decisão do fabricante. Sei que os Honda que têm o tanquinho fazem isso.

- A gasolina perdia rápido as propriedades quando o teor de enxofre era muito alto. A Podium durava até um ano por ter bem menos enxofre que as outras. Desde 2014 a gasolina brasileira (comum ou aditivada) é a S-50; dura seis, nove meses ou até mais antes de começar a oxidar. A Podium, que é S-10, dura um ano com segurança.

- Os carros que dispensam o tanquinho possuem diferentes mecanismos para aquecer a câmara de combustão. Alguns giram brevemente o motor sem injetar combustível (Ex: GM), outros têm velas que se aquecem antes da partida a frio (mesmo conceito de alguns motores diesel, que não precisam de velas para manter a combustão, mas às vezes as têm para auxiliar a partida) (Ex: Toyota), ou os que têm injeção direta se aproveitam da maior pulverização do combustível e da natural elevação de temperatura que a entrada do combustível sob pressão causa na câmara de combustão.

- A decisão de injetar combustível a determinada temperatura também varia a cada fabricante.

- Manter o tanquinho vazio pode nunca causar problema funcional no veículo, se você sempre usa gasolina e mora em região quente. Mas pode causar problema, sim. Sei que os Renault, por exemplo, podem apresentar problemas, mesmo que você não precise da partida a frio.
 

Rardgi

Habitué da casa
Mensagens
389
Reações
374
Pontos
98
Você está certo, mas há algumas informações misturadas. Vou complementar com o que tenho certeza:

- Se o veículo está abastecido com gasolina, não há necessidade funcional de manter o tanquinho cheio. Mas é consenso...
Boa, show de bola [emoji106]
Eu fiz um catado de informações rápida que achei pela Internet justamente por ter tido essa mesma dúvida. No meu caso (New Fiesta Mexicano), não achei nada, nem mesmo no manual alertando sobre problemas. Inclusive, achei varios donos do mesmo carro que sequer sabiam desse tanque e, mesmo após 4 anos, nunca o usaram. Outros, depois de 3, 4 anos é que foram abastecer o reservatório pela primeira vez rs... Sem problemas.

Enviado do meu Note 5 usando Tapatalk
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.383
Reações
71.580
Pontos
1.763
Eu encho com Podium Petrobras, mesmo não usando alcool nunca.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.101
Pontos
1.189
Menos mal, flex é câncer rsrs
O problema é nossa alcoolina, ou gasálcool, a gosto. Estamos com proporção oficial de até 29% de álcool na mistura (27% + 2% de tolerância). Essa quantidade de álcool destrói um motor projetado para rodar somente com boa gasolina.

A Ford adaptou o motor para tolerar essa b*sta de combustível do Mandiocal. Por essa insanidade da nossa gasolina, e só por isso, hoje não penso em comprar um carro não flex.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.101
Pontos
1.189
Rise from your grave!

Ressuscito o tópico para publicar argumento relevante sobre os riscos do tanquinho para partida auxiliar.

Googleando por aí, descubro casos de calço hidráulico causados por mal funcionamento do mecanismo auxiliar para partida a frio. Para quem não lembra, os carros a álcool já tinham esse mecanismo, que era acionado manualmente pelo motorista. O que as montadoras mais "econômicas" fizeram foi ressuscitar a mesma engenharia da década de 80, só automatizando o momento da injeção da gasolina. Mas os velhos potenciais defeitos continuaram lá.

Há casos em que a válvula injetora travou aberta e encheu os cilindros com combustível. Já está clara a desgraça, não? Ao dar a partida, calço hidráulico dos catastróficos. Ocorrência não tão incomum, assim. #medo
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.157
Reações
8.901
Pontos
1.449
Demorou para a industria acabar com esse tal tanquinho, baita gambiarra, a VW já abandonou ele no EA211, falta as demais fazerem o mesmo...
 
Topo Fundo