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[Tópico Oficial] AMD RADEON - Polaris / VEGA / NAVI - Benchmarks, Notícias, Fotos, Testes, Discussão.

SolidEdgard

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eu de 100% 480, ja to em uns 75%, talvez va pro lado verde (infelizmente)
no aguardo de mais informações
 

SolidEdgard

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AMD Radeon RX 480 4GB vs 8GB - Análise
Precisas realmente de gastar mais na RAM extra?

Temos assuntos por tratar com a Radeon RX 480. Quando inicialmente analisámos a placa gráfica, testámos a versão de 8GB - providenciada pela AMD. Contudo, o ponto de venda do produto é o preço de $199, que nos move para o território dos 4GB. Os preços no Reino Unido para este modelo também são razoáveis, começando em £180. Isto destaca significativamente a RX 480 da recentemente lançada Nvidia GeForce GTX 1060 - uma diferença no preço de $50/£60.

Neste artigo, temos três grandes questões para abordar. Primeiramente, será que precisas realmente dos 8GB de memória na versão mais cara da RX 480? Em segundo, existe alguma diferença de desempenho entre os dois modelos em cenários nos quais não estamos limitados por memória? E como é que a versão de 4GB se aguenta contra a GTX 1060 tendo em conta que é mais barata?

Antes de mais, vamos olhar para as diferenças fundamentais entre as duas versões da RX 480. Basicamente, os produtos são fisicamente idênticos: tem a mesma caixa, as mesmas saídas (três DisplayPorts, uma HDMI 2.0), a mesma ligação de energia de seis pins e as mesmas funcionalidades de software. O núcleo do GPU também é idêntico, com a mesma base e aumentos de relógio. Contudo, a versão de 4GB da RX 480 tem módulos de memória para 7gbps, enquanto a versão de 8GB tem uma pequena melhoria - 8gbps de RAM. O resultado é simples: 224GB/s de largura de manda no modelo mais barato e 256GB/s no modelo mais caro.


Para perceber qualquer diferença de desempenho entre as duas placas, a AMD enviou-nos uma nova vBIOS para a nossa placa de 8GB, desactivando 4GB e emulando a memória disponível na gráfica mais barata. Depois fomos à nova ferramenta de overclocking da AMD - WattMan- e manualmente reduzimos as velocidades de memória para corresponder à largura reduzida do modelo mais barato. Também actualizamos as drivers, o que alterou as nossas pontuações de benchmark da análise inicial.

Durante o processo de análise, vários meios repararam que a RX 480 estava fora das especificações no consumo de energia - esta driver revisada corrige o problema e também trouxe optimizações de desempenho. Estávamos preocupados que esta correcção teria um pequeno impacto no rácio de fotogramas, mas como está agora, notámos numa melhoria de três porcento. Não tem um grande impacto no plano geral, mas é de qualquer forma interessante.

Consideramos a RX 480 adequada para jogar a 1080p e 1440p, portanto fizemos os testes em ambas as resoluções e também adicionamos as nossas métricas da GTX 1060, tendo em conta que é o produto mais próximo da Nvidia para desafiar a AMD. O resultado? A edição de 4GB da RX 470 é mais lenta, mas provavelmente não terá impacto na experiência de gameplay num grau que seja perceptível.

jpg

A RX 480 de 4GB perde 12.5 porcento na largura de memória - 256GB/s vs 224GB/s - isto resulta numa diferência de um a quatro porcento no desempenho, dependendo do jogo.

1920x1080 (1080p) RX 480 4GB RX 480 8GB R9 390 8GB GTX 1060 6GB GTX 970 4GB
Assassin's Creed Unity, Ultra High, FXAA
50.4 50.8 48.6 58.2 51.3
Ashes of the Singularity, Extreme, 0x MSAA, DX12 45.9 47.7 52.1 45.9 40.5
Crysis 3, Very High, SMAA T2x 68.8 70.1 75.4 78.7 72.5
The Division, Ultra, SMAA 53.6 54.8 49.8 56.6 50.2
Far Cry Primal, Ultra, SMAA 57.1 58.7 65.1 65.6 56.2
Hitman, Ultra, SMAA, DX12 71.4 73.2 75.6 65.8 59.0
Rise of the Tomb Raider, Ultra, SMAA, DX12 59.8 61.2 66.6 75.1 69.7
The Witcher 3, Ultra, Post AA, No HairWorks 60.5 61.2 55.6 68.4 60.7
A melhoria de desempenho com a placa mais rápida anda entre o um porcento (The Division a 1080) a uns mais substanciais nove porcento (Assassin's Creed Unity a 1440p - um jogo notório pela sua utilização de VRAM, algo do qual falaremos mais adiante). Contudo, geralmente falando, a diferença está mais algures entre os três e quatro porcento. Traduzindo isto para fotogramas por segundo, está algures entre 1 a 3 fps. Não existe muito para dizer, mas ilustra que a largura de memória pode ter impacto no desempenho de um jogo, mesmo quando a GPU corre a velocidades idênticas.

Existem formas de melhorar o desempenho da gráfica de 4GB para corresponder à versão mais cara? Bem, existem duas opções disponíveis que podem ser usadas isoladamente ou em concerto. Ambas envolvem ajustar algumas definições no WattMan - a ferramenta de overclocking da AMD. Podes encontrar isto ao clicares no botão direito no ambiente de trabalho, seleccionando as definições AMD Radeon, depois definições gerais, e depois optar pelo separador WattMan no canto superior direito.

Primeiro, podes tentar aumentar a memória para corresponder às velocidades do modelo mais caro. Na placa de 4GB, a frequência de memória está definida para 1750MHz (multiplicas por quatro para obteres a velocidade no jogo). Com um ajuste para 2000MHz ficarás a par da versão mais cara. A questão é se a RAM na gráfica será aumentada até esse ponto. Inicia um jogo e experimenta com aumentos graduais de 200MHz, carregando no botão aplicar de cada vez. Faz uma redução caso haja sinais de instabilidade, como artefactos no ecrã ou crashes. Deverás conseguir chegar aos 2000MHz na maioria das gráficas, mas a quilometragem poderá variar de um caso para o outro. A instabilidade de um aumento de memória pode ser contra-atacado com um aumento no nível de energia no WattMan. Clica no botão de temperatura, depois movimenta o limite de energia para cima, antes de clicares no botão de aplicar.

jpg

Assassin's Creed Unity sempre martelou na VRAM - é a única razão pela qual ainda continua nos nossos benchmarks. Aqui vemos alguns soluços na placa de 4GB no gráfico de fotogramas-tempo à medida que atingimos os limites da memória. Contudo, os soluços não persistem imediatamente após na gameplay.

2560x1440 (1440p) RX 480 4GB RX 480 8GB R9 390 8GB GTX 1060 6GB GTX 970 4GB
Assassin's Creed Unity, Ultra High, FXAA
31.0 33.8 33.7 37.4 32.7
Ashes of the Singularity, Extreme, 0x MSAA, DX12 40.7 42.7 46.2 41.2 35.9
Crysis 3, Very High, SMAA T2x 41.8 43.1 48.7 47.7 43.8
The Division, Ultra, SMAA 38.1 39.0 37.8 39.9 36.1
Far Cry Primal, Ultra, SMAA 40.7 42.3 46.7 45.0 39.6
Hitman, Ultra, SMAA, DX12 52.2 55.0 56.8 48.1 41.5
Rise of the Tomb Raider, Ultra, SMAA, DX12 41.7 43.0 46.0 49.2 46.1
The Witcher 3, Ultra, Post AA, No HairWorks 43.5 45.3 42.9 48.2 31.9
Mas existe outra abordagem para aumentar ligeiramente a velocidade os fotogramas. O aumento de relógio da RX 480 é de 1266MHz, mas reparamos que nos jogos graficamente intensos, a velocidade de relógio pode regressar para 1180MHz ou por aí. Simplesmente ao aumentar o nível de energia em mais de 10 porcento envia mais energia para o GPU e o relógio aumenta, frequentemente bloqueando no aumento de 1266MHz. Tipicamente, isto pode adicionar três porcento de desempenho adicional e o núcleo ainda ficará estável. Contudo, mais energia está a passar pelo GPU, por isso ficará mais quente - e o resultado disso é um aumento na velocidade das ventoinhas para compensar. Em resumo, a tua placa poderá fazer mais barulho.

Isto tem mais probabilidade de se notar na RX 480 de referência - o design mostrado nesta página. Os parceiros como a MSI, Asus e a Sapphire usam soluções de refrigeração mais avanças, e nestes casos, é improvável que a adição de 10 porcento de energia cause um grande aumento no barulho das ventoinhas. Para ilustrar o diferencial de desempenho, instigamos ambos os ajustes em Far Cry Primal a 1440p. A placa de 8GB é 3.9 porcento mais rápida nos nossos testes a 40.7 fps, mas com os ajustes feitos, a versão de 4GB fica à frente - 43.6fps contra os normais 42.3 fps da versão de 8GB. Vale a pena notar que usar esta técnica também beneficiará o modelo de 8GB, visto que o seu desempenho parece estar constrangido pelo seu orçamento de energia.

Contudo, os aumentos gerais são mínimos, e embora seja positivo tê-los, não têm grande impacto na gameplay. Isto muda significativamente no que toca a maximizar a memória - e é aqui que o ganho de nove porcento que vimos na placa de 8GB em Assassin's Creed Unity ganha atenção. A 1440p, a VRAM é levada aos limites, a alocação de memória ultrapassa os 4GB e os soluços surgem, como podes ver na imagem em baixo. Todavia, embora o teste seja repetido com resultados semelhantes, parece que existe algo discrepante aqui - testámos a gameplay e não vimos os mesmos soluços. Dito isto, é concebível que jogos com grandes requerimentos de RAM possam ser levados para além dos quatro gigas se usares anti-aliasing multi-sampling, mas como isto afecta os fotogramas para cima de 20 porcento contra o pós-processamento padrão AA, tipicamente não o recomendamos em títulos modernos.




Que jogos passam o limite de 4GB? Existem jogos que usam texturas de resolução mais elevada (Gears of War Ultimate, Rise of the Tomb Raider, Doom, Mirror's Edge) que poderiam causar problemas visto que 6GB é tipicamente a memória limite de preferência. Bem, aqui está o dilema: a recompensa visual para utilizar estas texturas a 1080p (a resolução na qual a RX 480 é melhor) é mínima. Podes correr o pacote de texturas Nightmare do Doom, mas existem poucas razões para o fazer.

O mesmo acontece com Mirror's Edge - mas o estatuto do jogo como um chupa VRAM no hyper mode parece ter mudado desde que o testámos no lançamento. Quando olhámos para ele da primeira vez, verificámos que o hyper mode prejudicava o desempenho nas gráficas de quatro gigas como a RX 480. Contudo, quando voltámos ao jogo para testar a GTX 1060, os seus problemas de VRAM foram corrigidos e o desempenho de repente parece muito melhor - com nenhuma diferença real entre os modelos de quatro e oito gigas.

Mas novamente, mesmo com o hyper mode activado, a melhoria dos visuais a 1080p não é drástica - e nunca foi. Não estás a perder nada do outro mundo se ficares simplesmente pelas definições ultra, que oferecem vastas melhorias quando comparadas com as versões para consola do jogo. O benefício principal aqui é o aumento de cavalos: Mirror's Edge a 1080p nativos oferece uma experiência significativamente refinada quando comparado com o jogo a 900p na PS4 e a 720p na Xbox One. A resolução é maior e o desempenho mais suave. Não nos esqueçamos do factor principal da RX 480: a sua habilidade de corresponder ou exceder a qualidade das consolas e correr jogos multiplataforma a 1080p60.

Radeon RX 480 4GB vs 8GB - o veredicto do Digital Foundry
A conclusão é clara. Sim, a versão de $199 da RX 480 com a memória mais lenta de 7gbps tem um desempenho ligeiramente menor quando comparada com a versão mais cara de 8GB. Contudo, na vasta maioria dos cenários, apenas terás uma vantagem de um a quatro porcento se investires na versão mais cara. No que toca à experiência de gameplay, as duas versões oferecem resultados semelhantes - certamente não o suficiente para justificar os adicionais $40 do modelo de 8GB. Lembra-te, é um aumento de 20 porcento no preço base da gráfica.

Mas o que estás a comprar tem um certo nível de prova ao futuro. Desde a chegada na geração actual de consolas, a utilização de VRAM nos jogos apenas se movimentou numa direcção - para cima. Três ou quatro gigas para 1080p é suficiente por agora, mas a questão é o que acontecerá no futuro, particularmente agora que a Microsoft dá pistas que o Project Scorpio terá 12GB de memória para lidar com o 4K.

Mas como uma compra do "aqui e agora", a Radeon RX 480 de $199 tem muita recomendação e, embora poupes $40 em comparação com a versão de 8GB, poupas ainda mais quando comparada à GTX 1060 da Nvidia, que tem 6GB de memória. Tendo em conta os benchmarks de cima, tens que te perguntar se a placa da Nvidia justifica um preço premium de 25 porcento (no Reino Unido a subida é de 32 porcento com os preços actuais). Ambas as versões da RX 480 - e mesmo a GTX 1060 - são excelentes produtos no geral, mas no que toca no preço vs desempenho, a Radeon de quatro gigas está no seu próprio patamar.
Fonte
 

Dig Joy

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Veja primeiras imagens da Sapphire Radeon RX 470 Platinum Edition
saphirreRX470_chamada.jpg

Foram divulgadas algumas das primeiras imagens da Radeon RX 470 Platinum Edition da Sapphire. O design do hardware é bem parecido com a placa de referência da AMD, com um painel prateado no cooler, um adesivo sobre o fan e um back-plate que cobre o PCB.

A RX 470 possui 2.048 processadores stream, 128 TMUs, 32 ROPs e uma interface de memória GDDR5 de 256-bit. Sobre conexão de energia, a placa possui um único conector de alimentação PCIe de 6 pinos; e seu TDP é avaliado em 150W. O preço estimado da Sapphire Radeon RX 470 Platinum Edition é de US$ 179 para o lançamento.
A placa de referência, Radeon RX 470, é feita a partir da Polaris 10"Ellesmere", a mesma da RX 480, e possui 2.048 stream processors através de 32 unidades GCN. Com 128 TMUs, 32 ROPs e uma interface 256-bit, a placa apresenta memória GDDR5 4GB. A RX 470 utiliza a energia de um único conector de alimentação PCIe de 6 pinos.
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wtsds

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Claro que toma, mas o pau passa de 50cm pra 25.
Deixa de ser fraco pra ser minimamente aproveitável.

Sei não man, espero q sim! Pq os fxs são muito ruins e tem ipc muito baixo. E força bruta os processadores da Intel são bem melhores. Ainda mais com overclock monstro!
 

LucianoBraga

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Sei não man, espero q sim! Pq os fxs são muito ruins e tem ipc muito baixo. E força bruta os processadores da Intel são bem melhores. Ainda mais com overclock monstro!

Bem, são os relatos do pessoal que tem testado o Dolphin Vulkan.
É esperar sair e pedir pro @Bahax , que tem um FX, testar pra gente.
 

Dig Joy

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Irei comprar a minha 480 em agosto, espero que até lá tenham estoque das Custom.

Para quem estava procurando, postei ai atrás (Ultimo post da pagina anterior) um post sobre a 470, lindona, achei mais bonita que a 480.
 


king_hyperdyo

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Veja primeiras imagens da Sapphire Radeon RX 470 Platinum Edition
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Foram divulgadas algumas das primeiras imagens da Radeon RX 470 Platinum Edition da Sapphire. O design do hardware é bem parecido com a placa de referência da AMD, com um painel prateado no cooler, um adesivo sobre o fan e um back-plate que cobre o PCB.

A RX 470 possui 2.048 processadores stream, 128 TMUs, 32 ROPs e uma interface de memória GDDR5 de 256-bit. Sobre conexão de energia, a placa possui um único conector de alimentação PCIe de 6 pinos; e seu TDP é avaliado em 150W. O preço estimado da Sapphire Radeon RX 470 Platinum Edition é de US$ 179 para o lançamento.
A placa de referência, Radeon RX 470, é feita a partir da Polaris 10"Ellesmere", a mesma da RX 480, e possui 2.048 stream processors através de 32 unidades GCN. Com 128 TMUs, 32 ROPs e uma interface 256-bit, a placa apresenta memória GDDR5 4GB. A RX 470 utiliza a energia de um único conector de alimentação PCIe de 6 pinos.
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Deveria ter saido uma RX 480 assim :kduvida
 

Kise Ryota

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Todos os jogos em produção atualmente deveriam estar mirando o Dx12. Algum motivo em especial para isso não acontecer? Placas compatíveis? Dx12 é exclusivo do Windows 10? A Microsoft tem que dar um jeito nisso aí, um incentivo que seja.

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Iceweasel

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Todos os jogos em produção atualmente deveriam estar mirando o Dx12. Algum motivo em especial para isso não acontecer? Placas compatíveis? Dx12 é exclusivo do Windows 10? A Microsoft tem que dar um jeito nisso aí, um incentivo que seja.

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Hora de mais uma conspiração contra a nGreedia...

:kops
 

Shakan

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Rapaz, pré venda na performance da Titan XP por 7.649 e já está esgotado! D:
 

LucianoBraga

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Todos os jogos em produção atualmente deveriam estar mirando o Dx12. Algum motivo em especial para isso não acontecer? Placas compatíveis? Dx12 é exclusivo do Windows 10? A Microsoft tem que dar um jeito nisso aí, um incentivo que seja.

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Se eu tivesse que chutar um motivo, seria o DX12 exclusivo do Win 10.
Nesse momento é que falta competência ao Khronos Group pra emplacar o Vulkan, pelamor
 

Chris Redfield jr

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MSI launches Radeon RX 480 GAMING X 4G and 8G
by Hilbert Hagedoorn on: 07/25/2016 04:19 PM | Source | 4 comment(s)
MSI launches Radeon RX 480 GAMING X 4G and 8G
First things first, a sample is already here and Unwinder is working on a beta for overclock support ;) Right that said, MSI is launching the Radeon RX 480 GAMING X 8G and 4G cards. Both are fitted with a TWIN FROZR VI thermal and come with 8-pin power connector.

The new levels of cool allow for higher core and memory speeds for increased performance in games up to 1440p and VR. The recognizable shapes of the eye-catching TWIN FROZR cooler are intensified by a fiery red GAMING glow piercing through the cover, while the MSI GAMING dragon RGB LED on the side can be set to any of 16.8 million colors to match your mood or build. A completely new custom 8-phase PCB design using Military Class 4 components with an 8-pin power connector enables higher overclocking performance to push your graphics card to the max. The classy matte black solid metal backplate gives the card more structural strength and provides a nice finishing touch.

MSI's new TWIN FROZR VI Thermal Design raises the bar of Graphics Card air cooling. TORX Fan 2.0 is the enhanced version of the patented MSI TORX Fan technology which generates 22% more air pressure for better cooling performance while further reducing noise levels. Connected to the huge heatsink are up to 8mm thick copper heat pipes with a squared shape at the bottom for optimal heat transfer from the solid nickel-plated copper baseplate combined with premium thermal compound X to keep the Polaris powerhouse cool.

MSI Radeon™ RX 480 GAMING X 8G MSI Radeon™ RX 480 GAMING 8G MSI Radeon™ RX 480 GAMING X 4G MSI Radeon™ RX 480 GAMING 4G
GPU Radeon™ RX 480 Radeon™ RX 480 Radeon™ RX 480 Radeon™ RX 480
Core Clock speeds (OC mode) 1316 MHz 1292 MHz 1316 MHz 1292 MHz
Memory size / Type 8GB GDDR5 8GB GDDR5 4GB GDDR5 4GB GDDR5
Thermal design TWIN FROZR VI TWIN FROZR VI TWIN FROZR VI TWIN FROZR VI
Backplate Yes Optional Yes Optional
LED Yes (RGB) Yes (RGB) Yes (RGB) Yes (RGB)
Connectivity DisplayPort x 2 / HDMI x 2 / DL-DVI-D DisplayPort x 2 / HDMI x 2 / DL-DVI-D DisplayPort x 2 / HDMI x 2 / DL-DVI-D DisplayPort x 2 / HDMI x 2 / DL-DVI-D
Dimensions 276 x 140 x 42 mm 276 x 140 x 42 mm 276 x 140 x 42 mm 276 x 140 x 42 mm
Radeon™ RX 480 GPUs are engineered to provide premium VR experiences to a wide range of users. Experience beautifully rich and immersive VR adventures with advanced comfort and effortless compatibility. Avoid nausea and motion sickness with the AMD LiquidVR™ initiative, featuring ground breaking Asynchronous Shaders. The Radeon™ RX 480 graphics card, combined with AMD LiquidVR™ technology has been used by leading head-mounted display (HMD) vendors, providing an exceptional platform for a fully immersive and comfortable VR experience.

The MSI Gaming App allows gamers to quickly switch between OC, Gaming and Silent performance modes, depending on their needs. The latest version of MSI Gaming App features One-click to VR, which instantly optimizes your PC for the best Virtual Reality experience. It also includes host of premium features like EyeRest to improve image quality and Dragon Eye which allows you to watch a YouTube video or stream while gaming. Last but not least, the Gaming App features a LED control tab, allowing gamers to choose from 5 unique lighting modes to set the right ambience for their gaming sessions with just one click. AVAILABILITY: MSI Radeon™ RX 480 GAMING X models are expected to be in stores worldwide around the middle of August 2016

Enviado de meu GT-N5110 usando Tapatalk
 

Bahax

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Bem, são os relatos do pessoal que tem testado o Dolphin Vulkan.
É esperar sair e pedir pro @Bahax , que tem um FX, testar pra gente.
Quando sair (se eu tiver com o FX ainda), pode deixar que testo sim, e posto lá no tópico de emulação.
Eu testei o DX12 no Dolphin e ganhei 15~20 fps dependendo do jogo.
 

Bahax

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Veja primeiras imagens da Sapphire Radeon RX 470 Platinum Edition
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Foram divulgadas algumas das primeiras imagens da Radeon RX 470 Platinum Edition da Sapphire. O design do hardware é bem parecido com a placa de referência da AMD, com um painel prateado no cooler, um adesivo sobre o fan e um back-plate que cobre o PCB.

A RX 470 possui 2.048 processadores stream, 128 TMUs, 32 ROPs e uma interface de memória GDDR5 de 256-bit. Sobre conexão de energia, a placa possui um único conector de alimentação PCIe de 6 pinos; e seu TDP é avaliado em 150W. O preço estimado da Sapphire Radeon RX 470 Platinum Edition é de US$ 179 para o lançamento.
A placa de referência, Radeon RX 470, é feita a partir da Polaris 10"Ellesmere", a mesma da RX 480, e possui 2.048 stream processors através de 32 unidades GCN. Com 128 TMUs, 32 ROPs e uma interface 256-bit, a placa apresenta memória GDDR5 4GB. A RX 470 utiliza a energia de um único conector de alimentação PCIe de 6 pinos.
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Rapaz, que pornografia.

46f.jpg
 

LucianoBraga

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Quando sair (se eu tiver com o FX ainda), pode deixar que testo sim, e posto lá no tópico de emulação.
Eu testei o DX12 no Dolphin e ganhei 15~20 fps dependendo do jogo.

Como já implementaram tudo e só estão limpando o código e fazendo uns ajustes, acho que não vai levar nem um mês.
 

Bahax

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Como já implementaram tudo e só estão limpando o código e fazendo uns ajustes, acho que não vai levar nem um mês.
Tomara, mas eu queria mesmo era ver logo o Vulkan no Cemu, pra ver como fica. O Exzap já disse que vai implementar, mas até agora nada. Enfim, o jeito é aguardar. :kpensa
 

LucianoBraga

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Tomara, mas eu queria mesmo era ver logo o Vulkan no Cemu, pra ver como fica. O Exzap já disse que vai implementar, mas até agora nada. Enfim, o jeito é aguardar. :kpensa

Ele não disse que tinha tentado um tempo atrás e tinha ficado uma m****, porque ou perdeu desempenho ou teve zero de ganho?
 

Bahax

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Ele não disse que tinha tentado um tempo atrás e tinha ficado uma m****, porque ou perdeu desempenho ou teve zero de ganho?
Se não me engano ele disse que não haveria muita diferença de performance mesmo, mas creio eu que ele quis dizer apenas no início, pra depois ir melhorando. Não faz sentido nenhum Vulkan ter o mesmo desempenho de OpenGL, no caso extraindo todo o seu potencial.
 

LucianoBraga

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Se não me engano ele disse que não haveria muita diferença de performance mesmo, mas creio eu que ele quis dizer apenas no início, pra depois ir melhorando. Não faz sentido nenhum Vulkan ter o mesmo desempenho de OpenGL, no caso extraindo todo o seu potencial.

Até faz, porque também depende do sistema emulado e de como o núcleo do emulador funciona. Não é só trocar o OpenGL pelo Vulkan e pronto, a "engine", ou o núcleo, tem que ter separação prévia desses profiles. Tinha uma imagem disso, mas eu não estou encontrando. A questão é que a ID já tinha feito o trabalho de profiling, então quando o Vulkan chegou no patch, só trocou de fato a API e teve aquele ganho monstruoso que, apesar de parecer, não foi "da noite pro dia".

Pelo que eu entendi do que já li na gbatemp e reddit, o cemu hoje emula os três núcleos da CPU do Wii U em um só núcleo da CPU do PC, ficando as demais por conta de outras tarefas. Isso não favorece multithread.

Se pra extrair utilidade do Vulkan o Exzap precisar reescrever o emulador de forma a favorecer utilização de profiles nos núcleos, porra, vai dar um trabalho...
 

Chris Redfield jr

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AMD Radeon RX 480 4GB vs 8GB - Análise
Precisas realmente de gastar mais na RAM extra?

Temos assuntos por tratar com a Radeon RX 480. Quando inicialmente analisámos a placa gráfica, testámos a versão de 8GB - providenciada pela AMD. Contudo, o ponto de venda do produto é o preço de $199, que nos move para o território dos 4GB. Os preços no Reino Unido para este modelo também são razoáveis, começando em £180. Isto destaca significativamente a RX 480 da recentemente lançada Nvidia GeForce GTX 1060 - uma diferença no preço de $50/£60.

Neste artigo, temos três grandes questões para abordar. Primeiramente, será que precisas realmente dos 8GB de memória na versão mais cara da RX 480? Em segundo, existe alguma diferença de desempenho entre os dois modelos em cenários nos quais não estamos limitados por memória? E como é que a versão de 4GB se aguenta contra a GTX 1060 tendo em conta que é mais barata?

Antes de mais, vamos olhar para as diferenças fundamentais entre as duas versões da RX 480. Basicamente, os produtos são fisicamente idênticos: tem a mesma caixa, as mesmas saídas (três DisplayPorts, uma HDMI 2.0), a mesma ligação de energia de seis pins e as mesmas funcionalidades de software. O núcleo do GPU também é idêntico, com a mesma base e aumentos de relógio. Contudo, a versão de 4GB da RX 480 tem módulos de memória para 7gbps, enquanto a versão de 8GB tem uma pequena melhoria - 8gbps de RAM. O resultado é simples: 224GB/s de largura de manda no modelo mais barato e 256GB/s no modelo mais caro.


Para perceber qualquer diferença de desempenho entre as duas placas, a AMD enviou-nos uma nova vBIOS para a nossa placa de 8GB, desactivando 4GB e emulando a memória disponível na gráfica mais barata. Depois fomos à nova ferramenta de overclocking da AMD - WattMan- e manualmente reduzimos as velocidades de memória para corresponder à largura reduzida do modelo mais barato. Também actualizamos as drivers, o que alterou as nossas pontuações de benchmark da análise inicial.

Durante o processo de análise, vários meios repararam que a RX 480 estava fora das especificações no consumo de energia - esta driver revisada corrige o problema e também trouxe optimizações de desempenho. Estávamos preocupados que esta correcção teria um pequeno impacto no rácio de fotogramas, mas como está agora, notámos numa melhoria de três porcento. Não tem um grande impacto no plano geral, mas é de qualquer forma interessante.

Consideramos a RX 480 adequada para jogar a 1080p e 1440p, portanto fizemos os testes em ambas as resoluções e também adicionamos as nossas métricas da GTX 1060, tendo em conta que é o produto mais próximo da Nvidia para desafiar a AMD. O resultado? A edição de 4GB da RX 470 é mais lenta, mas provavelmente não terá impacto na experiência de gameplay num grau que seja perceptível.

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A RX 480 de 4GB perde 12.5 porcento na largura de memória - 256GB/s vs 224GB/s - isto resulta numa diferência de um a quatro porcento no desempenho, dependendo do jogo.

1920x1080 (1080p) RX 480 4GB RX 480 8GB R9 390 8GB GTX 1060 6GB GTX 970 4GB
Assassin's Creed Unity, Ultra High, FXAA
50.4 50.8 48.6 58.2 51.3
Ashes of the Singularity, Extreme, 0x MSAA, DX12 45.9 47.7 52.1 45.9 40.5
Crysis 3, Very High, SMAA T2x 68.8 70.1 75.4 78.7 72.5
The Division, Ultra, SMAA 53.6 54.8 49.8 56.6 50.2
Far Cry Primal, Ultra, SMAA 57.1 58.7 65.1 65.6 56.2
Hitman, Ultra, SMAA, DX12 71.4 73.2 75.6 65.8 59.0
Rise of the Tomb Raider, Ultra, SMAA, DX12 59.8 61.2 66.6 75.1 69.7
The Witcher 3, Ultra, Post AA, No HairWorks 60.5 61.2 55.6 68.4 60.7
A melhoria de desempenho com a placa mais rápida anda entre o um porcento (The Division a 1080) a uns mais substanciais nove porcento (Assassin's Creed Unity a 1440p - um jogo notório pela sua utilização de VRAM, algo do qual falaremos mais adiante). Contudo, geralmente falando, a diferença está mais algures entre os três e quatro porcento. Traduzindo isto para fotogramas por segundo, está algures entre 1 a 3 fps. Não existe muito para dizer, mas ilustra que a largura de memória pode ter impacto no desempenho de um jogo, mesmo quando a GPU corre a velocidades idênticas.

Existem formas de melhorar o desempenho da gráfica de 4GB para corresponder à versão mais cara? Bem, existem duas opções disponíveis que podem ser usadas isoladamente ou em concerto. Ambas envolvem ajustar algumas definições no WattMan - a ferramenta de overclocking da AMD. Podes encontrar isto ao clicares no botão direito no ambiente de trabalho, seleccionando as definições AMD Radeon, depois definições gerais, e depois optar pelo separador WattMan no canto superior direito.

Primeiro, podes tentar aumentar a memória para corresponder às velocidades do modelo mais caro. Na placa de 4GB, a frequência de memória está definida para 1750MHz (multiplicas por quatro para obteres a velocidade no jogo). Com um ajuste para 2000MHz ficarás a par da versão mais cara. A questão é se a RAM na gráfica será aumentada até esse ponto. Inicia um jogo e experimenta com aumentos graduais de 200MHz, carregando no botão aplicar de cada vez. Faz uma redução caso haja sinais de instabilidade, como artefactos no ecrã ou crashes. Deverás conseguir chegar aos 2000MHz na maioria das gráficas, mas a quilometragem poderá variar de um caso para o outro. A instabilidade de um aumento de memória pode ser contra-atacado com um aumento no nível de energia no WattMan. Clica no botão de temperatura, depois movimenta o limite de energia para cima, antes de clicares no botão de aplicar.

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Assassin's Creed Unity sempre martelou na VRAM - é a única razão pela qual ainda continua nos nossos benchmarks. Aqui vemos alguns soluços na placa de 4GB no gráfico de fotogramas-tempo à medida que atingimos os limites da memória. Contudo, os soluços não persistem imediatamente após na gameplay.

2560x1440 (1440p) RX 480 4GB RX 480 8GB R9 390 8GB GTX 1060 6GB GTX 970 4GB
Assassin's Creed Unity, Ultra High, FXAA
31.0 33.8 33.7 37.4 32.7
Ashes of the Singularity, Extreme, 0x MSAA, DX12 40.7 42.7 46.2 41.2 35.9
Crysis 3, Very High, SMAA T2x 41.8 43.1 48.7 47.7 43.8
The Division, Ultra, SMAA 38.1 39.0 37.8 39.9 36.1
Far Cry Primal, Ultra, SMAA 40.7 42.3 46.7 45.0 39.6
Hitman, Ultra, SMAA, DX12 52.2 55.0 56.8 48.1 41.5
Rise of the Tomb Raider, Ultra, SMAA, DX12 41.7 43.0 46.0 49.2 46.1
The Witcher 3, Ultra, Post AA, No HairWorks 43.5 45.3 42.9 48.2 31.9
Mas existe outra abordagem para aumentar ligeiramente a velocidade os fotogramas. O aumento de relógio da RX 480 é de 1266MHz, mas reparamos que nos jogos graficamente intensos, a velocidade de relógio pode regressar para 1180MHz ou por aí. Simplesmente ao aumentar o nível de energia em mais de 10 porcento envia mais energia para o GPU e o relógio aumenta, frequentemente bloqueando no aumento de 1266MHz. Tipicamente, isto pode adicionar três porcento de desempenho adicional e o núcleo ainda ficará estável. Contudo, mais energia está a passar pelo GPU, por isso ficará mais quente - e o resultado disso é um aumento na velocidade das ventoinhas para compensar. Em resumo, a tua placa poderá fazer mais barulho.

Isto tem mais probabilidade de se notar na RX 480 de referência - o design mostrado nesta página. Os parceiros como a MSI, Asus e a Sapphire usam soluções de refrigeração mais avanças, e nestes casos, é improvável que a adição de 10 porcento de energia cause um grande aumento no barulho das ventoinhas. Para ilustrar o diferencial de desempenho, instigamos ambos os ajustes em Far Cry Primal a 1440p. A placa de 8GB é 3.9 porcento mais rápida nos nossos testes a 40.7 fps, mas com os ajustes feitos, a versão de 4GB fica à frente - 43.6fps contra os normais 42.3 fps da versão de 8GB. Vale a pena notar que usar esta técnica também beneficiará o modelo de 8GB, visto que o seu desempenho parece estar constrangido pelo seu orçamento de energia.

Contudo, os aumentos gerais são mínimos, e embora seja positivo tê-los, não têm grande impacto na gameplay. Isto muda significativamente no que toca a maximizar a memória - e é aqui que o ganho de nove porcento que vimos na placa de 8GB em Assassin's Creed Unity ganha atenção. A 1440p, a VRAM é levada aos limites, a alocação de memória ultrapassa os 4GB e os soluços surgem, como podes ver na imagem em baixo. Todavia, embora o teste seja repetido com resultados semelhantes, parece que existe algo discrepante aqui - testámos a gameplay e não vimos os mesmos soluços. Dito isto, é concebível que jogos com grandes requerimentos de RAM possam ser levados para além dos quatro gigas se usares anti-aliasing multi-sampling, mas como isto afecta os fotogramas para cima de 20 porcento contra o pós-processamento padrão AA, tipicamente não o recomendamos em títulos modernos.




Que jogos passam o limite de 4GB? Existem jogos que usam texturas de resolução mais elevada (Gears of War Ultimate, Rise of the Tomb Raider, Doom, Mirror's Edge) que poderiam causar problemas visto que 6GB é tipicamente a memória limite de preferência. Bem, aqui está o dilema: a recompensa visual para utilizar estas texturas a 1080p (a resolução na qual a RX 480 é melhor) é mínima. Podes correr o pacote de texturas Nightmare do Doom, mas existem poucas razões para o fazer.

O mesmo acontece com Mirror's Edge - mas o estatuto do jogo como um chupa VRAM no hyper mode parece ter mudado desde que o testámos no lançamento. Quando olhámos para ele da primeira vez, verificámos que o hyper mode prejudicava o desempenho nas gráficas de quatro gigas como a RX 480. Contudo, quando voltámos ao jogo para testar a GTX 1060, os seus problemas de VRAM foram corrigidos e o desempenho de repente parece muito melhor - com nenhuma diferença real entre os modelos de quatro e oito gigas.

Mas novamente, mesmo com o hyper mode activado, a melhoria dos visuais a 1080p não é drástica - e nunca foi. Não estás a perder nada do outro mundo se ficares simplesmente pelas definições ultra, que oferecem vastas melhorias quando comparadas com as versões para consola do jogo. O benefício principal aqui é o aumento de cavalos: Mirror's Edge a 1080p nativos oferece uma experiência significativamente refinada quando comparado com o jogo a 900p na PS4 e a 720p na Xbox One. A resolução é maior e o desempenho mais suave. Não nos esqueçamos do factor principal da RX 480: a sua habilidade de corresponder ou exceder a qualidade das consolas e correr jogos multiplataforma a 1080p60.

Radeon RX 480 4GB vs 8GB - o veredicto do Digital Foundry
A conclusão é clara. Sim, a versão de $199 da RX 480 com a memória mais lenta de 7gbps tem um desempenho ligeiramente menor quando comparada com a versão mais cara de 8GB. Contudo, na vasta maioria dos cenários, apenas terás uma vantagem de um a quatro porcento se investires na versão mais cara. No que toca à experiência de gameplay, as duas versões oferecem resultados semelhantes - certamente não o suficiente para justificar os adicionais $40 do modelo de 8GB. Lembra-te, é um aumento de 20 porcento no preço base da gráfica.

Mas o que estás a comprar tem um certo nível de prova ao futuro. Desde a chegada na geração actual de consolas, a utilização de VRAM nos jogos apenas se movimentou numa direcção - para cima. Três ou quatro gigas para 1080p é suficiente por agora, mas a questão é o que acontecerá no futuro, particularmente agora que a Microsoft dá pistas que o Project Scorpio terá 12GB de memória para lidar com o 4K.

Mas como uma compra do "aqui e agora", a Radeon RX 480 de $199 tem muita recomendação e, embora poupes $40 em comparação com a versão de 8GB, poupas ainda mais quando comparada à GTX 1060 da Nvidia, que tem 6GB de memória. Tendo em conta os benchmarks de cima, tens que te perguntar se a placa da Nvidia justifica um preço premium de 25 porcento (no Reino Unido a subida é de 32 porcento com os preços actuais). Ambas as versões da RX 480 - e mesmo a GTX 1060 - são excelentes produtos no geral, mas no que toca no preço vs desempenho, a Radeon de quatro gigas está no seu próprio patamar.
Fonte

Olha, teria que ser uma diferença boa de preço por aqui entre as duas pra valer a pena abrir mao de 4gb de vram. Na epoca que comprei as 270x 2gb, tinha co 4gb por mais 150 reais se nao me engano.
Se tivesse investido essa graninha a mais, pulava facil mais essa geraçao, pois meu unico gargalo é na vram.


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Chris Redfield jr

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Todos os jogos em produção atualmente deveriam estar mirando o Dx12. Algum motivo em especial para isso não acontecer? Placas compatíveis? Dx12 é exclusivo do Windows 10? A Microsoft tem que dar um jeito nisso aí, um incentivo que seja.

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Era so liberar pra windows 7 e 8.

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onurb88

Mil pontos, LOL!
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Aguardando o preço das 460 e 470. Mesmo tendo comprado uma GPU a pouco tempo, dependendo do preço, posso vender na bf e comprar uma dessas.
 

king_hyperdyo

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Uma das ventuinhas da minha placa está com problemas, depois de 3 anos. Agora vou ter que trocar a placa de qualquer jeito. Mas nada de aparecer de ref da RX 480.:ksnif
 

JulioCésar

Ei mãe, 500 pontos!
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Uma das ventuinhas da minha placa está com problemas, depois de 3 anos. Agora vou ter que trocar a placa de qualquer jeito. Mas nada de aparecer de ref da RX 480.:ksnif
Eita cara não conhece as famosas gambis?
Eu tenho uma vga aqui que o cooler estava estragada, comprei um cooler antigo da amd que tinha quase o mesmo tamanho, fiz uns quebradinho no dissipador e pronto ta la firme e forte
 

king_hyperdyo

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Eita cara não conhece as famosas gambis?
Eu tenho uma vga aqui que o cooler estava estragada, comprei um cooler antigo da amd que tinha quase o mesmo tamanho, fiz uns quebradinho no dissipador e pronto ta la firme e forte

Pior que ia comprar um Coller para trocar, mas não achei esse Dual Fan por ai.
 

Chris Redfield jr

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Pros:

  • a great looking RX 480.
  • three fan cooler is powerful.
  • our sample hits 1400mhz+ (GPU tweak wouldn’t allow us to move higher).
  • LED lighting is lovely.
  • backplate.
  • fans disable below 54c.
Cons:

  • target temperature glitches switching between 65c and 75c.
  • priced at the same point as some (faster) GTX 1060 cards.
  • a little loud with the profile at 65c under load.
  • GPU tweak sliders stop at 1,400mhz.
  • consumes more power than the GTX 1060.
http://www.kitguru.net/components/g...us-rx-480-strix-gaming-oc-aura-rgb-8192mb/31/


Para mim é inviável comprar uma referencia dessas. 85° nos testes deles, imagine aqui no RJ sem ar condicionado no verão, onde é fácil bater 45°. Sem condições.

Diferente da 1060 (http://www.guru3d.com/articles_pages/gigabyte_geforce_gtx_1060_g1_gaming_review,17.html) os modelos custom da 480 parecem ser muito mais benéficos de se adquirir, pois o OC é melhor aproveitado que nas 1060, que praticamente não muda, pois parece que já vem com o potencial maximo já de cara.
 
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