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Como a SEGA criou os pixels de seus jogos favoritos dos anos 80 e 90

Lykantropia

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Atualmente, o mercado de games oferece tantas ferramentas de desenvolvimento que a chamada “pixel art” se tornou somente um entre vários estilos possíveis na hora de criar um projeto. No entanto, durante os anos 80 (e boa parte da década de 90), trabalhar com pixels era o padrão que a indústria era obrigada a seguir devido a limitações de hardware.

Durante essa época, era preciso recorrer a equipamentos bastante caros para conseguir criar os visuais dos títulos que chegavam às lojas. Um dos exemplos mais marcantes desse período era o SEGA Digitizer System, formado por uma série de ferramentas que artistas e desenvolvedores usaram durante três gerações de consoles.

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Entrevistas e imagens reveladas pelo site Video Games Desentsu explicam que o sistema costumava ser pareado a um NEC PC-98 contendo um HDD, permitindo que artistas desenhassem na tela os produtos de sua imaginação. Cada quadro de animação tinha que ser desenhado ponto a ponto, o que gerava uma carga de trabalho bastante considerável.

A publicação afirma que ao menos três gerações do SEGA Digitizer System foram criadas, garantindo a compatibilidade com a placas de arcades System 16, com o Mega Drive e com o Master System. Entre os títulos criados com o auxílio da ferramenta estão Pitfall II, Fantasy Zone e Golden Axe II, entre outros jogos considerados verdadeiros clássicos nos dias atuais.

Fonte: TecMundo
 

jor280

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Nossa o trabalho dos karas era muito foda msm!
 

seatle94br

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Isso sim era arte. Hoje com essas tecnologias que tem, todo jogo sai bonito, mas sair um jogo bom é outra história. Diversos jogos da era 8 btis, 16 bits, 32 bits e alguns da 128 bits, tem replay infinito. Da última geração e da atual.... melhor nem comentar. Tem jogos bons, mas antigamente era obra de arte.
 

seatle94br

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Isso sim era arte. Hoje com essas tecnologias que tem, todo jogo sai bonito, mas sair um jogo bom é outra história. Diversos jogos da era 8 btis, 16 bits, 32 bits e alguns da 128 bits, tem replay infinito. Da última geração e da atual.... melhor nem comentar. Tem jogos bons, mas antigamente era obra de arte.
 

G².

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Isso sim era arte. Hoje com essas tecnologias que tem, todo jogo sai bonito, mas sair um jogo bom é outra história. Diversos jogos da era 8 btis, 16 bits, 32 bits e alguns da 128 bits, tem replay infinito. Da última geração e da atual.... melhor nem comentar. Tem jogos bons, mas antigamente era obra de arte.
Qualquer pixel-art, não importa de que forma foi feita, é obra de arte. Fazer pixel-art e iluminação dos sprits no Photoshop não é nem um pouco fácil e rápido.
 


Ryo_Sakazaki

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O cara que desenhou isso em SOR tem minha admiração eterna.
Linda demais essa imagem na intro do game.
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B - Mark

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Equipamento bem interessante porque sempre quis saber com a SEGA produzia os gráficos dos jogos dos arcades e dos consoles antigos.

Meus sistemas favoritos são Master System,Mega Drive e System 16.
 

Cosmão

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Pixel é vida! Nunca que um jogo 3D, por mais brutal que seja, será mais bonito que um jogo em pixel arte, na minha opinião!

Só eu que olhei pra isso e ouvi a musica tocando?:kpensa

A gente ve a imagem e já escuta as primeiras notas no piano hehehe!
 

Lykantropia

Habitué da casa
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Pixel é vida! Nunca que um jogo 3D, por mais brutal que seja, será mais bonito que um jogo em pixel arte, na minha opinião!
Pois eh cosmao, nd como um bom game 2D. Poucos jogos hj em dia me prendem como faziam os antigos.
 

O Rei Rubro

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Pena que mesmo antigamente, bons pixels não salvavam um jogo ruim.

Sword of Sodan que o diga.
 

goro.br

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Se nosso coração bate mais forte com essas lembranças imagine a da equipe de desenvolvimento desses jogos.
 

albanibr

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Só tenho que agradecer a SEGA por ter feito os jogos que deram suporte a minha vida, me afastaram das drogas, me aproximaram de meus amigos (os mesmo até hj).
 

Myamoto Musashi

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Realmente, na criação esses caras manjavam muito; não é como hoje que as ferramentas de design gráfico fazem praticamente tudo. Sem contar os jogos eram melhores mesmo (que saudade da infância). :ksnif
 

Red Baron

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Que droga, pq toda vez que venho dar uma volta na Retrospace eu saio chorando ?


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doraemondigimon

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E pensar que eu NUNCA dei atenção a essa tecnologia...



...Que veio no meu ZX Spectrum (TK90-X) 48kb. Eu testei a Light pen no máximo por umas 4 vezes, e depois, ficou abandonada em casa, ocupando espaço!

Se eu soubesse que isso funcionava pra criação de gráficos, teria usado ela pra aprender mais sobre o funcionamento...:facepalm
 

Megaman Zero

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Não é a toa que fizeram um filme chamado Pixels:coolfaceMas realmente é uma arte que jamais deixará de ser usada, basta ver Shovel Knight, Odallus e Maldita Castilla, tudo lindamente pixelizado.
 

Travis Touchdown

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Belo tópico.

Pixels são muito superiores, você tinha que ser realmente um artista para criar algo, resultando em belas pixels arts.
 

rooster

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Na época eu so ficava imaginando como eles criavam os games... E eis que surge agora os detalhes.
Tb muito interessante a plataforma de desenvolvimento para MSX da Konami, basicamente o jogo era implementado em uma máquina emulando o MSX.
 

Legiao-RJ

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Vejo esses joguinhos estilo LOL com visual idêntico a daqueles jogos feitos em flash e acho totalmente sem graça.

PIXEL ART É VIDA.
 

Super Saia Jeans.

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Os caras tiravam leite de pedra, jogos de antigamente me prendiam mais que os de hoje sem sombra de duvidas.
 

pc

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O cara que desenhou isso em SOR tem minha admiração eterna.
Linda demais essa imagem na intro do game.
maxresdefault.jpg
Cara, me emocionei aqui... um dos meus jogos que tá no S2....
Imagina pra galera fazer isso... aplausos eternos
 
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