O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


RIP Musica Brasileira = Das 50 músicas mais tocadas nas rádios do Brasil, 40 são sertanejas

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
maiara-e-maraisa-1463418716420_615x300.jpg


Das 50 músicas mais tocadas no Brasil no mês passado, mais de 80% eram de artistas sertanejos.

Na lista das 50 mais , 41 eram exclusivamente do gênero "neosertanejo"; na lista ainda havia 1 forró, 2 funks (Ludmilla e Anitta), três pagodes e três pops (Bieber, Calvin Harris e Jota Quest).

Os dados são compilados pelo site top10mais.org,

Se você acha exagerado a preponderância desse estilo --o sertanejo-- na lista de agosto, vale lembrar que no início do ano em alguns meses ele chegou a prevalecer numa escala de 47 para 50.
.
A mais tocada no mês passado foi "Ih, Acabou", com Bejamin Neto, seguido de "Medo Bobo", de Maiara e Maraísa

http://tvefamosos.uol.com.br/notici...-brasil-40-sao-sertanejas.htm?cmpid=fb-uolent

Ainda bem que pulei fora do barco muito antes de começar a onda de funk e monopólio do sertanejo
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
gravadoras e produtores musicais cada vez mais sedentos por dinheiro (como se precisassem) + renegação de real qualidade musical + conteúdo apelativo nas músicas (letras, vídeo, atitude dos artistas) + povão idiotizado = atual música popular brasileira.

e outra, sempre existiu um teor de baixaria na música brasileira. o que ocorre é que hoje em dia o negócio é exponencialmente escancarado devido a internet.

então não é RIP, o povo em sua maioria aqui no brasil é que gosta dessa desqualidade musical.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Antes do funk foi o axé, antes do axé o pagode e entre o o axé e o pagode tinha o sertanejo que já sofria preconceito também
Na época era chamado de 'corno music', 'sertanojo' "ce tá nojo" etc. Aliás, todos estilos que citei sofriam e sofrem preconceito ainda hoje.
Pra quem mora nas capitais, qualquer coisa que faça menção ao interior é sinônimo de atraso e desgraça. Não é questão de "não gosto", mas o fim mesmo. Muito ódio pra nada mas até entendo o motivo

No mais, estamos na era do MP3. Felicidades pra quem escuta música nas rádios ainda
 

Zacky

Lenda da internet
Mensagens
29.136
Reações
14.590
Pontos
1.539
Não é muito diferente do que é popular nos EUA por exemplo, no sentido de qualidade.
 

Gamer-life

Bam-bam-bam
Mensagens
948
Reações
3.480
Pontos
283
Antes do funk foi o axé, antes do axé o pagode e entre o o axé e o pagode tinha o sertanejo que já sofria preconceito também
Na época era chamado de 'corno music', 'sertanojo' "ce tá nojo" etc. Aliás, todos estilos que citei sofriam e sofrem preconceito ainda hoje.
Pra quem mora nas capitais, qualquer coisa que faça menção ao interior é sinônimo de atraso e desgraça. Não é questão de "não gosto", mas o fim mesmo. Muito ódio pra nada mas até entendo o motivo

No mais, estamos na era do MP3. Felicidades pra quem escuta música nas rádios ainda
Você imagina um senhor simples no interior de Goiás ouvindo isso aqui, sinceramente?

 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Antes do funk foi o axé, antes do axé o pagode e entre o o axé e o pagode tinha o sertanejo que já sofria preconceito também
Na época era chamado de 'corno music', 'sertanojo' "ce tá nojo" etc. Aliás, todos estilos que citei sofriam e sofrem preconceito ainda hoje.
Pra quem mora nas capitais, qualquer coisa que faça menção ao interior é sinônimo de atraso e desgraça. Não é questão de "não gosto", mas o fim mesmo. Muito ódio pra nada mas até entendo o motivo

No mais, estamos na era do MP3. Felicidades pra quem escuta música nas rádios ainda

Sempre houve gênero predominante e sempre haverá mas o que ocorre no momento é monopólio absoluto de mercado, teve mês que chegou a 47/50 e isso não é apenas radio, é TV, é shows, é investimento, como disse monopólio de mercado

Não é muito diferente do que é popular nos EUA por exemplo, no sentido de qualidade.

Nos EUA hip-hop é o que manda no momento, o que tem muita porcaria também mas ainda sim bem mais variedade em evidencia
 


Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Você imagina um senhor simples no interior de Goiás ouvindo isso aqui, sinceramente?


Esta visão que só tem velho no interior ¬¬

Independente de gostar ou não, eu me refiro ao ódio com estilo e aos envolvidos.
Eu acho o luan santanna uma m****, nem por isto acho que ele representa o fim da música brasileira
 

Deinis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.725
Reações
8.599
Pontos
714
Câncer pros ouvidos..........




Anymay......era de se esperar do tipo de público que ainda ouve RADIO hoje em dia........ faz anos que não sei o que é isso, assim como música nacional que de uns 10 anos pra cá não se tem nada que preste.............



A qualidade da minha música eu mesmo fiscalizo quando passo meus MP3 pro pen-drive ou quando escolho minha playlist no Spotify
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Não é muito diferente do que é popular nos EUA por exemplo, no sentido de qualidade.
O pop contemporâneo é praticamente o sertanejo deles, btw. Uma música do Diplo cheia de trap beat equivale à um Bruno e Marrone tocando na Jovem Pam.
 

Alexandra Rodion

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
3.611
Pontos
303
Acho que essa trinca de TV, rádio e show não funciona mais como antigamente. Não temos alguns exemplos de artistas que construíram a carreira de outra forma e vários reclamando do repasse financeiro das gravadoras e do monopólio e que por isso estão tentando outras formas atingir o público?
É um debate interessante porque vivem dizendo que a música brasileira morreu e talvez as pessoas que gostem de outros estilos que não seja o mais tocado nas rádios seja um público que não invista, que não pague e nem consuma tanto quanto o outro ou da mesma forma.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.767
Reações
40.737
Pontos
1.053
Esse sertanejo universitário é um produto fabricado em escala industrial, toda semana sai um novo sucesso, e tudo segue a mesma fórmula.

Devido ao baixo nível de educação do povo, eles não conseguem perceber o quanto são dominados e induzidos a consumir esse produto de baixa qualidade e fácil produção.
Outras opções não são apresentadas. A menos que o cidadão já tenha um espírito meio "fora da caixa" ou encontre um nicho social que ouça outros tipos de músicas é que ele pode expandir seu conhecimento.
Se depender da grande mídia, fudeu.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Eu ainda ouço rádio, mas são umas selecionadas. Rádio saudade de santos e cbn são 2 exemplos.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.922
Reações
53.707
Pontos
703
Não há como negar a decadência da música brasileira nos últimos 15 anos.
 

Raz8R

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.471
Reações
12.469
Pontos
689
Modinha é assim msm,logo passa...o que é bom msm transcende o tempo e estilo.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.312
Pontos
1.619
Ainda bem que pulei fora do barco muito antes de começar a onda de funk e monopólio do sertanejo

.........Aceito emprego de garí no Japão! Eu já fui xingado porque estava ouvindo dance no meu carro e meu som tava atropelando o funk de periferia que o infeliz tava ouvindo (NOTA - meu carro só tem o som original. Nunca mudei nem as teias de aranha dos alto falantes....)
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Modinha é assim msm,logo passa...o que é bom msm transcende o tempo e estilo.

Essa modinha já tá durando mais de uma década... idem ao funk "tchu tchu tchá", que já tem quase dez anos.

Uns bons anos atrás eu escutei um podcast sobre o assunto, de como o Sorocaba "revolucionou" a música popular brasileira com o "sertanejo de linha de montagem", como ele dizia. A figura principal deixa de ser o cantor e passa ser o empresário, que tem as marionetes (os cantores) e a linha de montagem de músicas, um batalhão de compositores que produzem essas músicas de duas estrofes e um bordão. O empresário distribui essas músicas para as marionetes, que vão fazer shows com elas (as músicas já são feitas pra durarem um ou dois meses), e nesses dois meses chovem milhões. Findo o prazo é fácil trocarem o repertório, e na verdade as músicas que vão ser sucesso daqui a seis meses já foram escritas.

O empresário também promove um ciclo, patrocinando as rádios para que toquem as músicas das marionetes. No final as rádios tocam quase que exclusivamente sertanejo universitário, que por tocar o tempo todo acaba se tornando algo naturalmente popular. E a galera quer ser popular, compartilhar do que é popular, e vai assimilando o sertanejo universitário. No final o povo só recebe sertanejo porque pede sertanejo.

Enfim, e eu acho que essas músicas já não tem mais nada de sertanejo, e as músicas não tem harmonia nenhuma. Fora uns verdadeiros abortos, que nem uma dupla lá que o vocal principal é um cara quase fanho.
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.559
Reações
5.160
Pontos
1.064
Além disso que o Azelstan comentou, tem o lance de o gênero sertanejo ser muito "unido", os caras se ajudam, um canta com o outro, introduz artistas novos pra abrir show, gravam clipes etc (tudo tem a ver com o lance do empresário, verdadeiramente profissionalizado pelo Sorocaba). Esses lances só agora estão acontecendo nos outros meios. Enfim, nisso tem que tirar o chapéu pros cowboys, os caras se fecharam e cresceram muito.

Já o rock no brasil nem sei quem tem mais de cantor. Uma pena.

Ainda bem que tem criolo/rael/conecrew, senão eu ia ter que viver ouvindo músicas do passado...
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.512
Reações
10.085
Pontos
764
Aqui o sertanejo sempre dominou com hora ou outra ameaçado com algum outro gênero, tal como o forró e axé nos anos 90 e ultimamente com crescimento do funk, mesmo que ninguém mais ouça as rádios, qualquer som automotivo, festa por aqui há uma predominância enorme do sertanejo também, eventos e show idem.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Antes sertanojo do que funk

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.258
Reações
20.979
Pontos
1.739
Como já foi dito, dentre as modinhas do Axé, do Funk, do pagode de mesa, MIL VEZES esse sertanejo ae!!

Não sinto falta alguma de rádio, Spotify veio pra matar as rádios, os mp3 e a pirataria junto... Sinto falta mesmo são dos shows! Sei que no fim das contas são atrelados, mas rádio nunca fez meu estilo mesmo.

Se for pra voltar pra qualquer uma outra modinha do passado, que essa dure MUITO tempo ainda.

Enviado do meu S7 Edge
 

JRTANAKA

Bam-bam-bam
Mensagens
1.477
Reações
1.598
Pontos
204
O maior problema foi chamar isso de sertanejo. Se ao menos tivessem inventado um nome pra essas músicas, já não haveria motivo pra usar o termo sertanojo!
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.777
Reações
134.088
Pontos
2.139
Essa modinha já tá durando mais de uma década... idem ao funk "tchu tchu tchá", que já tem quase dez anos.

Uns bons anos atrás eu escutei um podcast sobre o assunto, de como o Sorocaba "revolucionou" a música popular brasileira com o "sertanejo de linha de montagem", como ele dizia. A figura principal deixa de ser o cantor e passa ser o empresário, que tem as marionetes (os cantores) e a linha de montagem de músicas, um batalhão de compositores que produzem essas músicas de duas estrofes e um bordão. O empresário distribui essas músicas para as marionetes, que vão fazer shows com elas (as músicas já são feitas pra durarem um ou dois meses), e nesses dois meses chovem milhões. Findo o prazo é fácil trocarem o repertório, e na verdade as músicas que vão ser sucesso daqui a seis meses já foram escritas.

O empresário também promove um ciclo, patrocinando as rádios para que toquem as músicas das marionetes. No final as rádios tocam quase que exclusivamente sertanejo universitário, que por tocar o tempo todo acaba se tornando algo naturalmente popular. E a galera quer ser popular, compartilhar do que é popular, e vai assimilando o sertanejo universitário. No final o povo só recebe sertanejo porque pede sertanejo.

Enfim, e eu acho que essas músicas já não tem mais nada de sertanejo, e as músicas não tem harmonia nenhuma. Fora uns verdadeiros abortos, que nem uma dupla lá que o vocal principal é um cara quase fanho.

THIS.

Sempre fico de queixo caído qdo vejo um "Fulano&Beltrano" recém aparecidos na mídia e que já tem show ao vivo e dvd gravado.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Na verdade, em âmbito nacional só existem quatro gêneros musicais: o neo-sertanejo (que virou um termo pra qualquer música que tenha um violão ou sanfona soltos no fundo), o funk (café-com-leite da Anitta e similares, e apologia à putaria, drogas e criminalidade no resto), o axé e a sofrência (esses dois mais pro norte).

Aí pra você ver uma curiosidade: nesses programas da linha do The Voice Brasil, cantar músicas manjadas é meio que uma regra velada que o candidato não se classifica. Então eles nem tentam cantar esses gêneros. Aí eles vão atrás de músicas populares que não se encaixam nesses gêneros e o resultado é que nas temporadas mais novas desse programa, praticamente não se canta nada em português.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Na verdade, em âmbito nacional só existem quatro gêneros musicais: o neo-sertanejo (que virou um termo pra qualquer música que tenha um violão ou sanfona soltos no fundo), o funk (café-com-leite da Anitta e similares, e apologia à putaria, drogas e criminalidade no resto), o axé e a sofrência (esses dois mais pro norte).

Aí pra você ver uma curiosidade: nesses programas da linha do The Voice Brasil, cantar músicas manjadas é meio que uma regra velada que o candidato não se classifica. Então eles nem tentam cantar esses gêneros. Aí eles vão atrás de músicas populares que não se encaixam nesses gêneros e o resultado é que nas temporadas mais novas desse programa, praticamente não se canta nada em português.

Tentaram emplacar um tal de "neopagode" mas parece que não foi pra frente.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.277
Reações
33.581
Pontos
1.399
Reclamam de barriga cheia, e eu que moro em uma capital do interior e esse foi o gosto musical predominante desde minhas primeiras memórias ?
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.535
Reações
18.517
Pontos
1.464
Lembrando q desde os anos 80 é isso, só diminuindo o custo das gravadoras/empresários. MPB era muito caro p produzir e muito "erudito".
Anos 80 = BRock
Começo dos 90 = Pagode mauricinho/Duplas sertanejas
90~ meio dos 2000 = Axé/Tchan Like / Pagode mauricinho
meio dos 2000~hj em dia = sertanejo "arrocha" (que englobou o forró eletrônico)

E esse esquema dos caras terem as gravadoras, bandas e rádios começou aqui com a SomZoom do Emanuel Gurgel (Mastruz com Leite). O dono da a3 hj em dia era empregado da SomZoom e pirateava os CDs das bandas e vendia por fora até brigar com o Emanuel e montar sua própria máfia empresa.
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.053
Reações
4.654
Pontos
453
Só lamento em quem ouve rádio esperando algum tipo qualidade musical.
Rádio é jabá.
Se bem que tem rádios com programação de qualidade, tipo JB.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.287
Pontos
453
So escuto a cbn e band news, pra saber Oq esta acontecendo. Musica mesmo somente no spotify... impossível ouvir músicas direto da rádio, aqui no no hell de janeiro. So funk ou "sertanojo"

sou copulativo.
 

Meninosapeca

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
11.548
Pontos
303
Tenho um tesão do c***lho nessa dupla, Maiara e Maraisa.
Sentaria o sarrafo com gosto, até esfolar.
 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.492
Reações
28.268
Pontos
1.053
E isso é ruim pq exatamente ?
Eu particularmente não gosto muito de sertanejo universitário, mas se é o que o público gosta.

Enviado de meu MotoE2 usando Tapatalk
 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.492
Reações
28.268
Pontos
1.053
Essa modinha já tá durando mais de uma década... idem ao funk "tchu tchu tchá", que já tem quase dez anos.

Uns bons anos atrás eu escutei um podcast sobre o assunto, de como o Sorocaba "revolucionou" a música popular brasileira com o "sertanejo de linha de montagem", como ele dizia. A figura principal deixa de ser o cantor e passa ser o empresário, que tem as marionetes (os cantores) e a linha de montagem de músicas, um batalhão de compositores que produzem essas músicas de duas estrofes e um bordão. O empresário distribui essas músicas para as marionetes, que vão fazer shows com elas (as músicas já são feitas pra durarem um ou dois meses), e nesses dois meses chovem milhões. Findo o prazo é fácil trocarem o repertório, e na verdade as músicas que vão ser sucesso daqui a seis meses já foram escritas.

O empresário também promove um ciclo, patrocinando as rádios para que toquem as músicas das marionetes. No final as rádios tocam quase que exclusivamente sertanejo universitário, que por tocar o tempo todo acaba se tornando algo naturalmente popular. E a galera quer ser popular, compartilhar do que é popular, e vai assimilando o sertanejo universitário. No final o povo só recebe sertanejo porque pede sertanejo.

Enfim, e eu acho que essas músicas já não tem mais nada de sertanejo, e as músicas não tem harmonia nenhuma. Fora uns verdadeiros abortos, que nem uma dupla lá que o vocal principal é um cara quase fanho.
Ótimo comentário
Já é notado esse estilo de música predominante nos dias atuais
Mas como disse, não tenho nada contra quem escuta ou elas serem as mais tocadas , visto todas as possibilidades alternativas pra escutar música atualmente.
 
Topo Fundo