O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que a série ‘Black Mirror’ é tão perturbadora

Ilellada

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.622
Reações
29.043
Pontos
619
Lançamento da terceira temporada resgata debate sobre a angústia e a paranoia inspiradas pelas distopias tecnológicas retratadas na série


FOTO: DIVULGAÇÃO/NETFLIX

BlackMirror_EP3_Nosedive_0186r1.0.0.jpg

'NOSEDIVE' É UMA PROVOCAÇÃO SOBRE COMO NOSSOS RANKINGS NAS MÍDIAS SOCIAIS ESTÃO TOMANDO IMPORTÂNCIA DEMAIS
Na sexta, dia 22 de outubro, a Netflix disponibilizou os sete episódios da terceira temporada de Black Mirror. A série, aclamada por público e crítica desde o lançamento, em 2011, é uma antologia de episódios que retratam, sempre com histórias e atores diferentes, possíveis influências negativas da evolução da tecnologia na sociedade.

As comparações frequentes com a série clássica “Além da Imaginação” não são exagero. Black Mirror tem como característica a capacidade de gerar uma espécie de paranoia tecnológica, uma angústia relacionada à maneira como a interface digital está se fazendo presente de maneira determinante em todos os âmbitos da vida em sociedade.

“Se a tecnologia é uma droga - e parece mesmo ser uma - então quais são precisamente os efeitos colaterais? Esse espaço - entre apreciação e desconforto - é onde Black Mirror [...] está localizada. O ‘espelho negro’ do título é o que você encontrará em todas as paredes, mesas, nas palmas das mão: a fria e brilhante tela de uma TV, um monitor ou um smartphone.”
Charlie Brooker

Criador da série, em um artigo publicado em 2013 no jornal "The Guardian"

Os efeitos de Black Mirror
Relatos de angústia, ansiedade e nó na garganta foram comuns naspostagens que, ao longo do fim de semana pós-estreia, debateram os novos episódios da série nas redes sociais. A terceira temporada dialoga com as anteriores e, nesse sentido, também provoca uma reflexão sobre hábitos tecnológicos que tomamos como comuns e inofensivos.

O primeiro episódio, “Nosedive”, já é bastante eficiente em causar mal-estar. Com paleta de cores predominantemente em cores pastéis, mostra uma realidade não muito distante da nossa, em que todos precisam parecer incríveis e felizes o tempo todo para ganhar boas classificações daqueles com quem interagem.

Na distopia retratada em “Nosedive”, seu “score” nas mídias sociais é determinante para seu papel na sociedade. Os que mantêm notas altas têm privilégios: filas especiais, salas VIP, descontos no aluguel e são rodeados de amigos. Notas baixas, no entanto, afastam oportunidades e pessoas.

FOTO: DIVULGAÇÃO/NETFLIX

landscape-1471553666-cqktqcnwyaazgih.jpg

EM 'SAN JUNIPERO', 4º EPISÓDIO DA NOVA TEMPORADA, HÁ REFLEXÕES SOBRE VIDA E MORTE E TRANSCENDÊNCIA DA CONSCIÊNCIA PARA MÁQUINAS
O episódio escancara os riscos de deslizarmos para um mundo em que nossa popularidade nas redes sociais seja um fator oficial de valorização ou desvalorização do indivíduo e, como resultado, transmite com sucesso a ansiedade de viver em um mundo pautado por dinâmicas dessa natureza. E essa angústia não é fruto da ficção apresentada nas telas, mas da facilidade em comparar o episódio ao nosso dia-a-dia.

Além disso, a notícia de que a China pretende manter uma “nota” de seus cidadãos de acordo com comportamentos e hábitos, divulgada nesta segunda, 24, pela revista The Atlantic, é quase como a profecia sombria de Black Mirror se tornando realidade. Não é a primeira vez que uma premissa assustadora de um episódio da série ganha umcorrespondente à vida real.

Os outros episódios dessa temporada tratam dos desdobramentos sombrios de realidade aumentada nos games, das consequências extremas de ter suas informações pessoais vazadas para terceiros, dilemas sobre vida, morte e transcendência da consciência humana para máquinas, tecnologia usada para promover guerras étnicas e efeitos de linchamento virtual.

“Um dos grandes trunfos de Black Mirror é que te faz sentir muito mal sobre para onde alguns dos aspectos mais mundanos da sua vida podem te levar em 10 anos - seu smartphone, sua conta no Facebook, sua TV. Tudo isso pode acabar levando a um pesadelo social coletivo.”
Sam Biddle

Repórter do site The Intercept

Por esses motivos, as resenhas sobre Black Mirror na imprensa e nas redes sociais - não só dessa última temporada - são semelhantes. Elasdescrevem uma ressaca e a necessidade de digerir os dilemas e conflitos propostos pela série. Talvez por esse motivo, ao contrário de outras séries, seja difícil assistir muitos episódios de uma vez.

Black Mirror incomoda e perturba porque mostra mundos, cenários e comportamentos claustrofóbicos e preocupantes, que cabem no universo ficcional, mas são, ao mesmo tempo, muito próximos da realidade em que vivemos. São consequências possíveis, e em um prazo curto, dos comportamentos sociais que adquirimos em razão dos avanços tecnológicos.

“Cada episódio tem um elenco diferente, um cenário diferente e até uma realidade diferente, mas todos eles são sobre a forma como vivemos hoje - e a forma como nós poderemos estar vivendo em 10 minutos se não tomarmos cuidado.”

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/10/25/Por-que-a-série-‘Black-Mirror’-é-tão-perturbadora
 

Noturnos197

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.419
Reações
4.145
Pontos
1.284
eu parei com essa serie no segundo episódio da primeira temporada, são histórias muito pesadas.
 

esp_40

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.358
Reações
2.806
Pontos
999
Assisti dois episódios e já fiquei impressionado, foda demais.
 

Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
Como está a terceira temporada?
A segunda temporada foi consideravelmente mais boring que a primeira. O único episódio que realmente me empolgou foi o da negona desmemoriada.

No mais, não entendo esse desconforto todo descrito na matéria. Achei algumas estórias bem interessantes. Só deve causar desconforto em quem só assiste comédia romântica.
 

Noturnos197

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.419
Reações
4.145
Pontos
1.284
Como está a terceira temporada?
A segunda temporada foi consideravelmente mais boring que a primeira. O único episódio que realmente me empolgou foi o da negona desmemoriada.

No mais, não entendo esse desconforto todo descrito na matéria. Achei algumas estórias bem interessantes. Só deve causar desconforto em quem só assiste comédia romântica.
o cara sendo obrigado a
meter no brioco de um porco, chorar e vomitar durante o processo não é desconfortável para vc?
 
Ultima Edição:

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
19.608
Pontos
1.124
Eu terminei a primeira e comecei a segunda, mais não terminei tudo ainda.
 


DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Como está a terceira temporada?
A segunda temporada foi consideravelmente mais boring que a primeira. O único episódio que realmente me empolgou foi o da negona desmemoriada.

No mais, não entendo esse desconforto todo descrito na matéria. Achei algumas estórias bem interessantes. Só deve causar desconforto em quem só assiste comédia romântica.
Está ótima, eu particularmente gostei mais do que as duas primeiras, já no seu início demonstra uma situação muito presente em nosso cotidiano de tão real que é.

Achei que dois episódios se destacam entre os que assisti, o terceiro e o quinto, mas não há nenhum que seja ruim realmente, pelo menos não considerei dessa maneira.

Se você curtiu as outras temporadas, essa vale muito a pena.
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.645
Reações
106.776
Pontos
1.003
Essa série tem a capacidade de fazer com que eu me sinta excepcionalmente bem pelo fato de não ter um smartphone e nem Facebook. :klol
 

Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
o cara sendo
obrigado a meter no brioco de um porco, chorar e vomitar durante o processo
não é desconfortável para vc?
Cara, edita ai e põem em spoiler pra não acabar com o dia de quem não assistiu.

E essas cenas que tu descreveu duram apenas alguns segundos de uma série que tem cerca de 1h por episódio. E elas nem são explicitas não tendo absolutamente nada de gore ou qualquer outra coisa degradante. O interessante é tudo o que levou até o acontecimento dessas cenas.

Certamente não é uma série pra assistir com a tia Cotinha, pois qualquer coisa diferente de comédia romântica pode causar um enfarto na velha, mas pra um adulto normal a série é bastante interessante.
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
O episódio do militar, putaquepariu, ficou genial.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.874
Reações
70.451
Pontos
1.279
E só fui ver por conta disso.
E ri pra caraio no fim desse primeiro episodio.
 

H!vltag3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.323
Reações
2.704
Pontos
1.144
Agora deu vontade de assistir pelo menos ao primeiro episódio.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
É bom mesmo? Nunca tinha ouvido falar, vou procurara a primeira temporada.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
a série agora é do Netflix então melhorou a qualidade.
a série perturba porque trata de assuntos atuais de forma bem crítica, mostrando a que ponto a sociedade poderá chegar se continuar como hoje.
 

Flango Chines

Bam-bam-bam
Mensagens
1.387
Reações
2.494
Pontos
293
o cara sendo obrigado a
meter no brioco de um porco, chorar e vomitar durante o processo não é desconfortável para vc?

Mas não mostrou nada.
Como sentir desconforto por algo que não se vê?

Nojenta mesmo era a esposa.
Dando piti por besteira.
O ato foi para salvar uma vida.
 

Ghost·

Bam-bam-bam
Mensagens
3.159
Reações
10.353
Pontos
303
Excelente série...
Fui ver um ep para saber como era...Acabei assistindo tudo de uma vez.
Uma linguagem diferente e algumas vezes perturbadora sim, contudo, cumpre o papel ao qual se propõe que, a meu ver, trata-se de levar o espectador reflexão em vários níveis, de sua própria existência.
Inclusive o título de série não poderia ser mais apropriado!
 

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.917
Reações
17.743
Pontos
1.053
Série é muito boa. Não assistia ainda ao especial de natal e aos episodios da netflix, tem tanta serie pra assistir agora que ta complicado.
Mas é uma das boas series dos ultimos anos.
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.878
Reações
6.829
Pontos
1.009
Estou no 4 e estou adorando, apesar de achar o 2 um dos mais fracos da serie(mas ainda excelente em comparação com outras coisas)
San Junipero é melhor que muita, mas muita super produção que a gente vê por aí.
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
Vi a primeira ontem e adorei já, quero chegar logo na última que disseram que essa sim dá um aperto no estômago.
 

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
Estou no 4 e estou adorando, apesar de achar o 2 um dos mais fracos da serie(mas ainda excelente em comparação com outras coisas)
San Junipero é melhor que muita, mas muita super produção que a gente vê por aí.

San Junipero foi o meu preferido dessa quarta temp... Sensacional! :rox

Aliás, essa quarta temp acho que foi a que menos gostei, apesar de também ser boa... mas tem uns 2 episódios meio mais ou menos...
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
O episódio das Redes Sociais nem é pertubador, até bem engraçado(só achei estranho a Bryce Dallas meio gordinha, nem tinha visto que era ela).

Mas não mostrou nada.
Como sentir desconforto por algo que não se vê?

Nojenta mesmo era a esposa.
Dando piti por besteira.
O ato foi para salvar uma vida.
Eu até entendo o ponto da mulher.
O Ministro não quis de maneira nenhuma que ela se envolvesse nisso.
 

Flango Chines

Bam-bam-bam
Mensagens
1.387
Reações
2.494
Pontos
293
O episódio das Redes Sociais nem é pertubador, até bem engraçado(só achei estranho a Bryce Dallas meio gordinha, nem tinha visto que era ela).


Eu até entendo o ponto da mulher.
O Ministro não quis de maneira nenhuma que ela se envolvesse nisso.

Mulher: Estão rindo de vc nas redes sociais.
Perdi o respeito por ela naquele momento.
Mais preocupada com as aparências.
Não importa o sacrifício feito pelo ministro para salvar uma vida.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Bryce Dallas está sempre ou foi só num EP? Olha essa beleza inebriante! Por ela só vale à pena assistir.:rox
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Bryce Dallas está sempre ou foi só num EP? Olha essa beleza inebriante! Por ela só vale à pena assistir.:rox
Não assisti a série inteira, mas pelo que vi, todos os episódios tem atores diferentes. Ai, volta e meia pinta um famoso. Ela aparece no primeiro da nova temporada.
O lado bom é da pra assistir por onde quiser, pois não interfere um episódio no outro.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.427
Pontos
1.053
Então só a terceira temporada é boa?

tem bons episódios nas duas primeiras, mas não é tão bem produzida quando a terceira que já tem o padrão Netflix.
tem que aguentar os dois primeiros episódios, que são bem fracos, mas o terceiro é muito bom.

sobre o primeiro episódio:

achei fraquissímo, muito mal explorado e com um final ridículo.
por que o primeiro ministro deveria ter aceitado a condição ? pra salvar uma vida que nem era da família dele ?
me poupe por favor.
depois daquele ato, não dá pra levar a sério uma pessoa que cede a qualquer ameaça.
o povo não estava nem aí pra pra salvar a princesa, queria apenas o escatológico do pedido.

chega ao ponto de ser tão sem sentido que o sequestrador manda o dedo dele (homem) como se fosse da princesa (mulher) e o serviço secreto britânico acredita na veracidade e depois o primeiro ministro não descobre nada !

na minha cabeça, a princesa junto com um amigo gravaram aquele video como zoação, e quando viram que as coisas saíram do controle, com o governo realmente seguindo em frente com o pedido, o cara se mata e a princesa surta.
porque aí abordaria um tema ainda não tratado, uma simples brincadeira na internet ganha proporções inimagináveis e com consequências fatais para inocentes.
nesse episódio as pessoas realmente seguem aquele meme de "se está na internet, então é verdade".
 
Ultima Edição:

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Vi o primeiro e o segundo
Só achei pesado o destino da menina no segundo, justamente o motivo que a escolheram
Mas não curti, bem chatão
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
tem bons episódios nas duas primeiras, mas não é tão bem produzida quando a terceira que já tem o padrão Netflix.
tem que aguentar os dois primeiros episódios, que são bem fracos, mas o terceiro é muito bom.

sobre o primeiro episódio:

achei fraquissímo, muito mal explorado e com um final ridículo.
por que o primeiro ministro deveria ter aceitado a condição ? pra salvar uma vida que nem era da família dele ?
me poupe por favor.
depois daquele ato, não dá pra levar a sério uma pessoa que cede a qualquer ameaça.
o povo não estava nem aí pra pra salvar a princesa, queria apenas o escatológico do pedido.

chega ao ponto de ser tão sem sentido que o sequestrador manda o dedo dele (homem) como se fosse da princesa (mulher) e o serviço secreto britânico acredita na veracidade e depois o primeiro ministro não descobre nada !

na minha cabeça, a princesa junto com um amigo gravaram aquele video como zoação, e quando viram que as coisas saíram do controle, com o governo realmente seguindo em frente com o pedido, o cara se mata e a princesa surta.
porque aí abordaria um tema ainda não tratado, uma simples brincadeira na internet ganha proporções inimagináveis e com consequências fatais para inocentes.
nesse episódio as pessoas realmente seguem aquele meme de "se está na internet, então é verdade".
O ponto é esse mesmo, milhares de pessoas pararam pra ver apenas se ele cedia. Mas ninguem deu a minima depois pras consequencias.
Coisa que acontece no mundo real, tai o 11 de setembro que hoje é só uma lembrança e que alguns fazem até gozação, mas ningué se preocupou com as consequencias, os envolvidos.
O episódio todo me pareceu uma critica com a forma que a população lida com essas coisas.
E ele não ia fazer, só o fez porque a rainha ordenou.
 

mwemawe

Habitué da casa
Mensagens
191
Reações
276
Pontos
98
O ponto é esse mesmo, milhares de pessoas pararam pra ver apenas se ele cedia. Mas ninguem deu a minima depois pras consequencias.
Coisa que acontece no mundo real, tai o 11 de setembro que hoje é só uma lembrança e que alguns fazem até gozação, mas ningué se preocupou com as consequencias, os envolvidos.
O episódio todo me pareceu uma critica com a forma que a população lida com essas coisas.
E ele não ia fazer, só o fez porque a rainha ordenou.

Não penso que ele só fez por ordem da rainha.

O povo só queria acompanhar a situação inusitada e bizarra. Mas ao mesmo tempo, o entendimento do público era de que a vida da princesa estava nas mãos dele, se ele não cumprisse as exigências seria considerado um assassino. Toda a vida pública dele iria por água abaixo, teria que se esconder do mundo.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.427
Pontos
1.053
Não penso que ele só fez por ordem da rainha.

O povo só queria acompanhar a situação inusitada e bizarra. Mas ao mesmo tempo, o entendimento do público era de que a vida da princesa estava nas mãos dele, se ele não cumprisse as exigências seria considerado um assassino. Toda a vida pública dele iria por água abaixo, teria que se esconder do mundo.

O ponto é esse mesmo, milhares de pessoas pararam pra ver apenas se ele cedia. Mas ninguem deu a minima depois pras consequencias.
Coisa que acontece no mundo real, tai o 11 de setembro que hoje é só uma lembrança e que alguns fazem até gozação, mas ningué se preocupou com as consequencias, os envolvidos.
O episódio todo me pareceu uma critica com a forma que a população lida com essas coisas.
E ele não ia fazer, só o fez porque a rainha ordenou.

o fato de ninguem ter ligado para as consequencias mostra que ele não precisava ter feito NADA.
ela podia ter morrido ao vivo, que depois tudo voltaria ao normal.
com certeza a vida pública dele acabaria, mas pelo menos manteria a honra e a família e preservaria o que é mais importante que qualquer pessoa, a instituição (governo e realeza).

pra mim é muito importante a motivação, uma motivação sólida faz a gente ter suspensão de crença em qualquer aspecto técnico (como por exemplo, a polícia ter sido incapaz de identificar se um dedo é de homem ou de mulher).

e, coincidência ou não, o David Cameron não durou 1 ano depois do Piggate:
https://en.wikipedia.org/wiki/Piggate
 
Topo Fundo