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Estúdio Nordestino é o primeiro BR a trabalhar em AAA para PS4... adivinha qual?

XINTSUAI2

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Estúdio Kokku, de Recife, desenvolveu arte de Horizon Zero Dawn
  • Terça, 28 Fevereiro 2017
http://dropsdejogos.com.br/index.ph...-recife-desenvolveu-arte-de-horizon-zero-dawn

Foto: Divulgação
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O Kokku, estúdio especializado em desenvolvimento externo localizado em Recife, anunciou durante a Game Developers Conference (GDC) que é a primeira companhia brasileira a produzir conteúdo 3D para um game AAA de Playstation 4, Horizon Zero Dawn. A GDC, que ocorre entre 27 de fevereiro e 3 de março em San Francisco (EUA), é o principal evento mundial do mercado de desenvolvimento de games.

A divisão Diorama, especializada em produção de arte 3D para jogos AAA, foi a área da Kokku responsável pelo projeto em parceria com a Guerilla Games, desenvolvedora de Horizon Zero Dawn, que consumiu mais de 60 mil horas de trabalho em uma equipe com mais de 20 pessoas em um ano de trabalho intenso.

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A Diorama foi responsável pela criação de diversos personagens centrais na trama, como os robôs. Exemplos são o Corruptor e o Shell Walker, assim como todas as montarias apresentadas em Horizon Zero Dawn”, explica Thiago di Freitas, presidente da Kokku, em release divulgado à imprensa.

Horizon Zero Dawn, recém-lançado pela Sony Interactive Entertainment, se passa em um mundo pós-apocalíptico, mil anos no futuro onde criaturas mecanizadas colossais dominaram o mundo, e vagam em uma paisagem fora do controle da humanidade. O jogador controla Aloy, uma caçadora que utiliza sua velocidade, esperteza e agilidade para permanecer viva e proteger sua tribo contra a força, o tamanho e o poder bruto dos robôs.

Exemplos do trabalho AAA desenvolvido pela Kokku estão no material divulgado pela própria Guerilla Games para apresentar o jogo na E3 de 2016. “Quase todos os robôs que aparecem no trailer da E3 foram produzidos pela gente em Recife, incluindo a grande batalha no final”, comentou Freitas.

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A parceria entre Guerilla Games surgiu com o posicionamento da Kokku em relação ao mercado internacional. “Desde sua criação, em 2012, a Kokku já vinha acumulando experiência com desenvolvimento de projetos internacionais. Demonstramos nosso trabalho para a Guerilla Games, que em 2015 estava procurando por estúdios capazes de trabalhar no Horizon Zero Dawn. Encaramos o desafio, passamos por uma bateria de testes e nos tornamos um dos principais fornecedores nesse grande projeto”, afirmou Freitas.

Segundo o CEO da Kokku, as figuras de Alex Rodrigues e Everaldo Neto (Heads de Studio da Diorama) foram fundamentais para que esse trabalho desse certo, já que foram eles que gerenciaram toda a equipe e cuidaram da qualidade. “A conclusão desse projeto e o lançamento global de Horizon Zero Dawn é prova de que o mercado brasileiro consegue cumprir as exigências de grandes produtoras e players internacionais”, conclui.

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ctZZ

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Os caras são fodas mesmo, bem que agora com essa experiência eles podiam se tornar a nossa CD Projekt Red, por que não? Começaram pequenos num país com pouca ou nenhuma experiência em games e hoje é um dos estúdios mais respeitados globalmente.
 

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nordeste FTW!

Quem tem hate com o nordeste, o choro é livre.
Eu, hein! Precisamos parar com esse bairrismo tosco. Sou do centro-oeste e parabenizo a empresa pelo belíssimo trabalho. Mas, o mérito é unicamente exclusiva dela, não do "nordeste", que nada mais é do que uma divisão artificial de um pedaço de terra, assim como todas as outras fronteiras. Seria igualmente incrível se fosse de qualquer outra região do Brasil.

Parabéns à empresa por conseguir vencer uma burocracia quase criminosa, um sistema tributário massacrante e, principalmente, por brilhar em um país que é igualmente uma b*sta, de norte à sul, e que pensa que empreendedorismo é crime. É uma empresa de fibra!
 
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RM Danger

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Se em um país fraco em educação como o nosso a gente consegue resultados assim, imagina se a gente tivesse uma educação a nível de Japão ou Coreia do Sul.
 

Jogadô

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Também, com aquele clima e mar maravilhoso, put* inspiração, conheci porto de galinhas final do ano, que lugar. Seria um sonho trabalhar com games lá, acho que algo assim seria a única coisa que me deixaria com vontade de voltar pra área de informática e abandonar minha atual função hahah, na balançar.
 

G².

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Lágrimas de orgulho escorrem pelo meu rosto. Parabéns ao estúdio pelo trabalho, ficou impecável.
 

Monogo

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De artista de mão cheia, o pais ta cheio.

Agora qnt ao resto da áreas que compõem um jogo, é que deve ta em falta.
 

firulero

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Meus conterrâneos <3

Só não recomendo minha cidade a ninguém, put* lugarzinho ruim de se viver.

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kaluecondo

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Parabéns e muito sucesso pra eles em novos projetos. E parabéns pra mãe Sony por lhes dar a oportunidade né, porque se dependesse de certas empresas por ai que nem oficialmente estão mais aqui... Vixi...
 

[[Solid_Snake]]

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Jogos de grande porte hoje exigem muito material outsourced mesmo, muito legal saber que já tem estúdios brasileiros trabalhando em grande projetos.

Uncharted 4 também teve muita coisa feita por terceiros, sempre na parte de assets.
 

[[Solid_Snake]]

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Só acho que o título do tópico ta errado, provavelmente eles trabalharam na modelagem dos robôs e personagens, mas a arte original deve ser da Guerrilla.
 

Badaboom

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Sensacional.
É ótimo ver estúdios nacionais em alto padrão.
Se o governo fosse mais propicio teríamos mais e mais empresas no país.
 

RareHero

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Só acho que o título do tópico ta errado, provavelmente eles trabalharam na modelagem dos robôs e personagens, mas a arte original deve ser da Guerrilla.

Vou arriscar um palpite...

A Guerrilla deve ter enviado para eles os modelos sculpt raw no Zbrush e eles devem ter mandado ver nos meshes e tb cuidado dos rigs de animação, não que isso seja demérito, na verdade, é um trampo homérico, e pelo visto cumpriram com habilidade e competência a tarefa.
 
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