O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Não Houve Ditadura Militar no Brasil

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Bom ver os ditos defensores do liberalismo do fórum defendendo ditadura, máscaras caem neste tipo de tópico.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
O mais interessante disto tudo é ver caras que assim na minha faixa etária, uns 30 e poucos anos pra baixo, defendendo Ditadura que nunca viveram. Isso também é flagrante neste tópico...
3BAE87BEEFEC9F3D43FCE9AE45A311B1
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.891
Reações
7.117
Pontos
1.039
"Obras Faraônicas"
Durante o milagre econômico, com intuito de romper a estagnação que se seguira ao governo Kubitschek, e visando estimular o crescimento econômico, além de promover a integração nacional, o governo militar tratou de implementar vários programas nas áreas de transportes, energia e de estratégia militar.[10]. A imprensa na época, que, em razão da censura vigente, não podia criticar diretamente o governo, referiu-se a alguns desses projetos como "faraônicos"[11], aludindo a infraestruturas enormes e de pouca importância útil. Porém, ao longo dos anos, a maioria dessas obras, a exemplo da Itaipu e da Ponte Rio-Niterói, revelou-se importante e necessária. Mesmo contando com Itaipu, o Brasil já sofreu com crises energéticas, e a Ponte Rio-Niterói não só é intensamente utilizada, como apresenta congestionamentos de tráfego em várias horas do dia.

Programa nuclear brasileiro
Em 1972, é iniciada a construção de Angra 1 através da aquisição de um reator nuclear francês. Para os militares da época, o domínio da tecnologia nuclear era indispensável para soberania nacional, sendo que a construção da usina era o início para a obtenção de armas de destruição em massa secretamente.[12]

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Por meio de negociações com o Paraguai no início da década de 1970 que pretendia melhorar os laços de cooperação entre os dois países e o aumento da capacidade de geração de eletricidade do país, a usina hidrelétrica é iniciada em 1975 e finalizada em 1982, sendo a maior usina hidrelétrica do país até a atualidade.[13]

Integração econômica da Região Norte
Visando a integração da Região Norte do Brasil com o resto do país, o governo tomou uma série de medidas que permitiriam sua ocupação e desenvolvimento.[14] Para isso, o antigo Projeto Radam fora retomado - cujo objetivo seria mapear e monitorar a vasta região amazônica - e uma zona especial de incentivo fiscal foi criada em Manaus (Zona Franca de Manaus), para romper com a estagnação econômica da cidade vivenciada na época. Também construiu-se uma extensa rodovia não pavimentada, que partia do Nordeste e cruzava a maior parte da Amazônia Legal. A estrada hoje se resume a trechos isolados de terra, sendo que as dificuldades em se mantê-la em um ambiente equatorial e devido a maior praticidade do transporte hidroviário na área também colaboraram para tal.[15]

Concentração de renda
Apesar do equilíbrio obtido nas contas externas, a dívida nacional cresceu exponencialmente nesse período, o que se tornou possível pelo elevado grau de liquidez internacional que então prevalecia. Os países produtores de petróleo, com a elevação ocorrida em seu preço a partir de 1971 e, sobretudo, após a crise do petróleo em 1974, dispunham de grande liquidez e estavam acumulando bilhões de dólares em seus caixas, que ofereciam, sob forma de empréstimos a juros relativamente baixos, aos países importadores de petróleo, seus clientes. O Brasil se utilizou amplamente desses financiamentos para consolidar seu crescimento e para aumentar suas reservas internacionais.

Como o Brasil necessitava - para crescer - de aumentar sua poupança interna, prevaleceu um conceito segundo o qual não se deveria adotar políticas econômicas de distribuição de renda já que as classes de renda mais elevada poupavam mais que as de baixa renda. Assim, segundo essa teoria, se a renda nacional fosse dirigida aos mais pobres, a poupança interna cairia (baseado no princípio econômico de que a propensão para consumir é maior nas classes de renda mais baixa).

Ficaram famosas as explicações dadas por Delfim na televisão, em que defendia: "É preciso primeiro aumentar o 'bolo' (da renda nacional), para depois reparti-lo".[16]

Com isso adotou-se uma política salarial que os sindicatos apelidaram de "arrocho salarial" (ver: Salário no Brasil). O salário mínimo real, apesar de cair menos do que no período entre 1964 e 1966, quando sofreu uma diminuição de 25%, baixou mais 15% entre 1967 e 1973.

Dessa forma, as vantagens do crescimento econômico não foram igualmente distribuídas pelas diversas camadas da população e ficaram concentradas, principalmente, nos capitalistas e nas classes sociais de renda mais alta. O salário mínimo continuou a ser achatado; graças à situação de "pleno emprego", que havia no período, os operários mais especializados conseguiram, na sua maioria, "descolar" seus salários do salário mínimo oficial e foram, assim, parcialmente beneficiados pelo crescimento econômico ocorrido.

A correção monetária das poupanças protegia contra os efeitos da inflação a classe média e média alta - que tinham contas bancárias -, mas não as classes baixas, que viam sua renda ser transferida para as classes altas, aumentando a concentração de renda.

Os dados de 1970 mostram que os 5% mais ricos da população aumentaram sua participação na renda nacional em 9% (em relação a 1960) e detinham 36,3% da renda nacional. Já a faixa dos 80% mais pobres diminuíra sua participação em 8,7% no período, e ficara com 36,8% da renda.[17].

Apesar do rápido crescimento econômico e da condição de pleno emprego que isso provocou, houve um "empobrecimento dos mais pobres": eles simplesmente não aumentaram sua renda, que era corroída em valor real pela inflação.

O crescimento econômico foi vigoroso: o consumo de energia elétrica crescia 10% ao ano[18], as montadoras de veículos produziram, em 1970, 307 mil carros de passeio, o triplo do número produzido em 1964[19]. Os trabalhadores tinham em casa 4,58 milhões de televisores, contra 1,66 milhão em 1964.[20].

Viveu-se um ciclo inédito de desenvolvimento no Brasil; o governo divulgava estes números pela publicidade na TV, que constituíam a viga mestra da política de sustentação publicitária do governo militar; criavam-se motes de "Brasil Potência", "Brasil Grande" e o mais famoso deles, "Brasil, ame-o ou deixe-o" ("slogan político" amplamente divulgado, sob o patrocínio do Centro de Informações do Exército (CIE), que distribuía gratuitamente os adesivos nas cores verde-amarela, para serem exibidos, com orgulho, nos para-choques de muitos carros particulares. Os opositores ao regime viam nesse mote mais uma "patriotada").

Segundo dados divulgados pelo IPEAData, o coeficiente de Gini brasileiro era de 50,0 em 1960, tendo piorado para 57,0 em 1970 e para 62,0 em 1977, oscilando em torno desses números até hoje (2008), quando atingiu 52,0, o que revela uma lenta melhora, não tendo retomado aos patamares da década de 60.

Contudo, há uma corrente de pesquisadores que aponta a comparação dos coeficientes de Gini do início e do fim do milagre econômico como método insuficiente para análise da distribuição de renda no período. Para eles, é preciso considerar outro fator. Na época de maior crescimento econômico do país, ocorreu um intenso fluxo migratório do campo para a cidade decorrente da expulsão dos trabalhadores rurais de suas propriedades amparada na promulgação do Estatuto do Trabalhador Rural de 1963, alterado em 1973[21].

Parte dessa imensa massa migratória foi absorvida pela indústria, sobretudo, não só de construção civil, mas também pelas indústrias pesadas que não exigiam escolaridade e, em menor número, pelo comércio. Os migrantes foram habitar as favelas no entorno das grandes cidades, onde tiveram de lidar com uma série de novos encargos monetários aos quais não estavam habituados: aluguel, água, luz, gás, transporte coletivo etc. A situação social e econômica desse contingente migratório agravou-se devido à baixa escolaridade média, que os impedia de disputar melhores cargos no mercado de trabalho, e à estrutura ineficiente de serviços públicos.

O trabalho regular, "com carteira assinada", chegou a cobrir mais de 2/3 da população de São Paulo. O subemprego - os que trabalham nas ocupações de menor produtividade - sofreu queda marcante ao longo daqueles anos de crescimento. A mera transferência de contingentes expressivos de mão-de-obra ocupada na agricultura para empregos na indústria, na construção civil e nos serviços funcionais teve impacto significativo no grau de pobreza.[22]
Houve uma única tentativa do governo militar no sentido de cuidar do problema de distribuição de renda que, além de se revelar insuficiente, atendia apenas à zona rural: em 1971 foi criado, pela Lei Complementar nº 11 de 25 de maio de 1971, durante o governo Médici, o Prorural, que concedia meio salário mínimo mensal a todo lavrador ou pequeno proprietário que completasse 65 anos.

O "milagre econômico" evidenciou a má distribuição de renda, conforme afirmado em O MILAGRE ECONÔMICO BRASILEIRO de 30 de agosto de 2003, escrito por Carlos Frederico Pereira da Silva Gama:

Em 1979, apenas 4% da população economicamente ativa do Rio de Janeiro e São Paulo ganha acima de dez salários mínimos. A maioria, 40%, recebe até três salários mínimos. Além disso, o valor real do salário mínimo cai drasticamente. Em 1959, um trabalhador que ganhasse salário mínimo precisava trabalhar 65 horas para comprar os alimentos necessários à sua família. No final da década de 70 o número de horas necessárias passa para 153. No campo, a maior parte dos trabalhadores não recebe sequer o salário mínimo.[23]

:klol Grandes realizações dos governos "democráticos" militares.
8f5c65206d7d8512e11232da24a0f111
O engraçado é que foi justamente nessa época que apareceram alguns milionários no Brasil. Coincidência? Sim, claro! :viraolho
Odebrecht e Eike, direta ou indiretamente, são algumas das pérolas que nasceram nesses áureos tempos. Bons tempos sem corrupção e ineficiência!

:kpensanão se trata disto, o que acontece é que estes grupos eram pequenos, escassos e não tinham o efetivo que justificasse o destacamento do exército. Hà um grave erro de achar que estes caras realmente teriam condições de derrubar o Exercito e tomar o poder, eles nunca tiveram condições de fazer isso, não há menor possibilidade pois não tinham homens, armamento, nada. Eram guerrilheiros nada além disto. Botavam bombas aqui e acolá e assaltavam bancos, mas estes caras nunca teriam vencido.
Tudo isso não passa de paranóia da guerra fria onde temiam os comunistas estar em armários ou debaixo da cama das crianças, isso é algo que ainda pode ser visto um resquício na fala de Olavo de Carvalho que ainda hoje, teme golpes comunistas.:klolz
Imagine que Cuba é uma pequena ilha, logo lá foi muito mais fácil para Fidel tomar o poder, agora o Brasil não é uma pequena ilha, será que ninguem pensou nisto? Não há menor possibilidade de um cara com alguns amotinados conseguirem dar o golpe, os outros se voltariam contra ele e anulariam a ameaça. Países grandes não se dominam assim facilmente não tem lógica nenhuma isto.
Sem falar que os soviéticos estavam mesmo é cagando e andando para Brasil a verdade é esta. Para eles não era algo estratégico e portanto não gastaram muito tempo com isto eles tinham uma corrida armamentista com os EUA que era algo muito mais sério e importante.
1148d652834ba8187c0474764a660e34
E isso é um fato incontestável. Pelo menos nos primeiros anos, porque mais pra frente já seria um exercício de imaginação.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Eu nunca vivi em uma ditadura, mas ate onde eu aprendi, e muitas ditaduras ninguem eh incomodado se nao incomodar.
Mas se um inimigo do estado cair no quintal de sua casa se prepare para perder alguns dedos.
Por isso que eu disse pra perguntar pra uma pessoa que viveu na época e não pra uma que "aprendeu".
 

C R O I X

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
3.570
Pontos
303
Por isso que eu disse pra perguntar pra uma pessoa que viveu na época e não pra uma que "aprendeu".

Meu avo defendia ditaduras com esse argumento, que nunca foi incomodado (Portugal e Brasil).
Assim como muitos nazistas defendiam o Nazismo por nunca terem sido incomodados, ate os paises que os nazistas atacaram invadirem e atacarem a Alemanha.

Ate muitos comunistas do leste europeu defendem o regime comunista que viveram com o argumento que eram pobres mas nunca faltou nada e ninguem os incomodavam pois sempre tiveram trabalho, e hoje estao desempregados.

Eu acho que depende muito da area de atuacao de cada um e do que anceia na vida. Jornalistas, artistas, professores, empresarios de alguns ramos estrategicos entre outros, em geral tendem a terem problemas com qualquer regime que prcuram ditar o que e como devem trabalhar. Mas se seguirem as ordens nunca serao incomodados pelo regime.


Ate mesmo na relacao entre patrao e empregado. Em muitas empresas desonestas os empregados que simplesmente seguem a ordens segamente dizem nao terem problemas e nao serem incomodados, igual quando eu trabalhava em um mercado que apagava data de validade de cerveja alguns outros produtos vencidos. Eles simplesmente seguiam as ordens mesmo sendo errado moralmente e ilegal. Ja os que se recusavam a apagar data de validade de produtos vencidos eram vistos como os problematicos, os que criam confusao, etc.
 
Ultima Edição:

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Não houve ditadura é uma das coisas mais estúpidas que se pode afirmar, qualquer pessoa que viveu nessa época, sabe exatamente da forma como o governo militar coibia qualquer liberdade individual, reprimindo todos as pessoas em seu direito de pensar, alem da censura em todos os meios de comunicação,se for nesse sentido, podemos expôr que China não é ditadura ou a própria Venezuela.

E tipo, acho engraçado comparar com a venezuela quando...

Supremo da Venezuela declara nulidade dos atos do Parlamento

Aparelhamento, a gente vê por aqui.

O AI-5 é o que para você? Algo que não existiu também?

Vejo muito mais essa viés porque certo político defende exatamente tais dizeres, mas chega a ser algo extremo seguir essa mesma linha de pensamento.
 
Ultima Edição:

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Meu avo defendia ditaduras com esse argumento, que nunca foi incomodado (Portugal e Brasil).
Assim como muitos nazistas defendiam o Nazismo por nunca terem sido incomodados, ate os paises que os nazistas atacaram invadirem e atacarem a Alemanha.

Ate muitos comunistas do leste europeu defendem o regime comunista que viveram com o argumento que eram pobres mas nunca faltou nada e ninguem os incomodavam pois sempre tiveram trabalho, e hoje estao desempregados.

Eu acho que depende muito da area de atuacao de cada um e do que anceia na vida. Jornalistas, artistas, professores, empresarios de alguns ramos estrategicos entre outros, em geral tendem a terem problemas com qualquer regime que prcuram ditar o que e como devem trabalhar. Mas se seguirem as ordens nunca serao incomodados pelo regime.


Ate mesmo na relacao entre patrao e empregado. Em muitas empresas desonestas os empregados que simplesmente seguem a ordens segamente dizem nao terem problemas e nao serem incomodados, igual quando eu trabalhava em um mercado que apagava data de validade de cerveja alguns outros produtos vencidos. Eles simplesmente seguiam as ordens mesmo sendo errado moralmente e ilegal. Ja os que se recusavam a apagar data de validade de produtos vencidos eram vistos como os problematicos, os que criam confusao, etc.
Acho seu argumento fraquíssimo peo seguinte:
Vc tentando fazer alusão a lugares e momentos onde o que se passou era inerentemente ligado a ideologias e doutrina.
Regime militar era ligado ao o que? Militarismo? Isso não é doutrina. Algo beligerante não é doutrina nem ideologia.
Pode até tentar falar que eles justificavam a ação com base em combater uma doutrina/ideologia que era a comunista. Mas isso no máximo dá pra classificá-los como nacionalistas. E mesmo assim não cabe na mesma comparação que vc tentou fazer.
 


Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.919
Reações
70.669
Pontos
1.279
O que c***lho me adianta vc abominar de extremismo, se esta disposto a simpatizar com ele, qnd lhe é conveniente?
Vc não é diferente daquele b*sta que fica falando que ta tudo bem na Venezuela, e é tudo culpa da CIA e burguesia.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.735
Reações
22.510
Pontos
1.129
E o que os vermelhinhos poderiam fazer? Ir lá peitar o exército? "Hey olha eu aqui! Venham me pegar milicos burros!"

Quando os militares tomaram o controle do Brasil, pegaram aqueles Comunistas que deu pra pegar (os caras tinham princípios e não iam acusando qualquer um que olhasse torto teriam que ter provas).

O resto ou ficou exilado no Chile, Argentina, Europa ou a maioria ficou aqui mesmo... nas Universidades Publicas enchendo a cabeça dos estudantes de m****.

Muitos foram presos, levaram uns tapas na orelha e depois liberados.

Já comparou com o Chile e com a Argentina?

E as universidades eram públicas (portanto, dirigida pelo governo militar) e ficava cava vez mais vermelha... que estranho não é mesmo?

PT, MST e CV, quando foram criados?
 

PCdubaum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.582
Reações
14.623
Pontos
619
Esse tipo de matéria é de um seletismo incrível. Não importa a quantidade de empresários dizendo que tudo teve inicio quando os militares saíram do governo, não importa o Emilio Odebretch dizer que os militares não davam brecha.

Não importa se as obras eram feitas no tempo certo, sem sobrepreço.

Não importa se todos querem o exercito para fazer estradas, pontes e aeroportos.

O que importa é que saiu no Brazil171 que começou em 1970, as pessoas não sabem nem o que começou em 1970, mas repetem.

Existem nós e os historiadores. Pra gente aqui, é ler e interpretar usando nossos valores atuais, o historiados tem que ir mais fundo e entender o que acontecia, se não, pra que server historiadores?
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.735
Reações
22.510
Pontos
1.129
Esse tipo de matéria é de um seletismo incrível. Não importa a quantidade de empresários dizendo que tudo teve inicio quando os militares saíram do governo, não importa o Emilio Odebretch dizer que os militares não davam brecha.

Não importa se as obras eram feitas no tempo certo, sem sobrepreço.

Não importa se todos querem o exercito para fazer estradas, pontes e aeroportos.

O que importa é que saiu no Brazil171 que começou em 1970, as pessoas não sabem nem o que começou em 1970, mas repetem.

Existem nós e os historiadores. Pra gente aqui, é ler e interpretar usando nossos valores atuais, o historiados tem que ir mais fundo e entender o que acontecia, se não, pra que server historiadores?

Maluf
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
Não houve ditadura é uma das coisas mais estúpidas que se pode afirmar, qualquer pessoa que viveu nessa época, sabe exatamente da forma como o governo militar coibia qualquer liberdade individual, reprimindo todos as pessoas em seu direito de pensar, alem da censura em todos os meios de comunicação,se for nesse sentido, podemos expôr que China não é ditadura ou a própria Venezuela.



O AI-5 é o que para você? Algo que não existiu também?

Vejo muito mais essa viés porque certo político defende exatamente tais dizeres, mas chega a ser algo extremo seguir essa mesma linha de pensamento.

Sério que você quer comparar o AI-5, medida necessária pra combater terroristas com o Maduro nomear pelegos dele pra assegurar seu perpetuamento no poder?
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
E o que os vermelhinhos poderiam fazer? Ir lá peitar o exército? "Hey olha eu aqui! Venham me pegar milicos burros!"

Quando os militares tomaram o controle do Brasil, pegaram aqueles Comunistas que deu pra pegar (os caras tinham princípios e não iam acusando qualquer um que olhasse torto teriam que ter provas).

O resto ou ficou exilado no Chile, Argentina, Europa ou a maioria ficou aqui mesmo... nas Universidades Publicas enchendo a cabeça dos estudantes de m****.

Muitos foram presos, levaram uns tapas na orelha e depois liberados.
no capitulo "raizes do problema" do congresso Brasil paralelo fala exatamente sobre isso,enquanto os militares perseguiam os comunistas no meio do mato eles iam ocupando espaço nas escolas ,universidades,nos jornais etc e eles (os militares)não preceberam isso
quando o regime perdeu folêgo nos anos 80 e a anistia e retorno de vários militantes esquerdistas,graças aos militares ,a direita ficou associada a tudo de ruim e a esquerda com a imagem de bonzinhos defensores dos oprimidos
 

geraltos

Bam-bam-bam
Mensagens
955
Reações
3.184
Pontos
293
Vamos aos fatos:

1) Não houve Ditadura Militar e sim Regime Militar.

2) A (suposta) "Ditadura" que tanto falam durou o tempo necessário até que o Comunismo estivesse erradicado do Brasil e os Militares devolveram o governo a população (achavam que estava acabado mas não se ligaram nas universidades e na classe artística).

3) Os militares mataram cerca de 140 pessoas (Agentes Cubanos). Os Comunistas (Terroristas) mataram 120 civis e feriram outras 300 pessoas em explosões de bombas e emboscadas (como o sequestro do embaixador Americano).

4) NENHUM general ou Militar da época do regime (1964-1985) saiu rico do poder.

5) Não havia corrupção (ao menos nada comparado a hoje).

6) Criminalidade quase zero.

7) Meus pais, tios, avôs eram pessoas honestas e trabalhadoras. NUNCA sofreram nenhuma represália dos militares, muito pelo contrário, eles disseram que havia mais segurança naquela época. Os militares pegavam pesado com bandidos e terroristas.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.891
Reações
7.117
Pontos
1.039
2) A (suposta) "Ditadura" que tanto falam durou o tempo necessário até que o Comunismo estivesse erradicado do Brasil e os Militares devolveram o governo a população (achavam que estava acabado mas não se ligaram nas universidades e na classe artística).
Não tem nada mais longe da realidade que isso. A ditadura morreu de podre, de dentro pra fora, e se sustentou por pelo menos 15 anos com essa promessa vazia.
Recomendo que leia os cinco livros recèm lançados pelo Gaspari sobre o tema.
 

geraltos

Bam-bam-bam
Mensagens
955
Reações
3.184
Pontos
293
A ditadura morreu de podre, de dentro pra fora

:facepalm

Ditadura nenhuma "morre de podre".

-Ou ela é arrancada de lá a força pelo povo (ou por outro país - Bush e Trump agora).
-Ou ela se desfaz por si só (entrega o governo democrático de volta ao povo porquê quis).

Você já viu alguma ditadura no mundo "morrer de podre"? Não seja ingênuo cara.
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.659
Reações
65.358
Pontos
1.494
A única conclusão que eu tiro da Ditadura é que quem lutava contra ela, alcançou o poder e roubou e fez uma estrago na sociedade maior que a própria ditadura porque destruiu as bases da sociedade, criando um geração de esquerdistas perdidos em ideologias cegas e defensores de ladrões.
 

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Sério que você quer comparar o AI-5, medida necessária pra combater terroristas com o Maduro nomear pelegos dele pra assegurar seu perpetuamento no poder?
O propósito de ambos é dar plenos poderes, excluindo o parlamento e esse papo de ir contra terrorismo não é lá qualquer verdade, a medida foi tomada porque estavam ocorrendo opiniões contrárias ao governo, isso pelos deputados e não porque havia algum ataque eminente, está considerando muito a ferro e fogo o seu candidato do coração:

O que foi o AI-5, Ditadura Militar no Brasil, determinações, história, resumo, bibliografia

156x133_ai-5.jpg

Ministro da Justiça Luís Antônio Gama e Silva (esquerda) anunciando o AI-5


O que foi o AI-5

O AI-5 (Ato Institucional número 5) foi o quinto decreto emitido pelo governo militar brasileiro (1964-1985). É considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar. Redigido pelo ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva, o AI-5 entrou em vigor em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do então presidente Artur da Costa e Silva.

O AI-5 foi um represália ao discurso do deputado Márcio Moreira Alves, que pediu ao povo brasileiro que boicotasse as festividades de 7 de setembro de 1968, protestando assim contra o governo militar. A Câmara dos Deputados negou a licença para que o deputado fosse processado por este ato.

Determinações mais importantes do Ato Institucional Número 5:

- Concedia poder ao Presidente da República para dar recesso a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas (estaduais) e Câmara de vereadores (Municipais). No período de recesso, o poder executivo federal assumiria as funções destes poderes legislativos;
- Concedia poder ao Presidente da República para intervir nos estados e municípios, sem respeitar as limitações constitucionais;
- Concedia poder ao Presidente da República para suspender os direitos políticos, pelo período de 10 anos, de qualquer cidadão brasileiro;
- Concedia poder ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados federais, estaduais e vereadores;
- Proibia manifestações populares de caráter político;
- Suspendia o direito de habeas corpus (em casos de crime político, crimes contra ordem econômica, segurança nacional e economia popular).
- Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.

http://www.suapesquisa.com/ditadura/ai-5.htm

Realmente, muito diferente do que foi tentado na Venezuela.:viraolho
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
:facepalm

Ditadura nenhuma "morre de podre".

-Ou ela é arrancada de lá a força pelo povo (ou por outro país - Bush e Trump agora).
-Ou ela se desfaz por si só (entrega o governo democrático de volta ao povo porquê quis).

Você já viu alguma ditadura no mundo "morrer de podre"? Não seja ingênuo cara.

Aqui uma muito boa pra voce ler e estudar e para todos aprenderem de uma vez por todas, que o nazismo nunca foi de "esquerda" pois todos os ditadores de direita como Salazar e Franco adoravam Hitler e o idolatravam. Sendo que os mesmos tinham um medo do c***lho do comunismo.
Todas estas ditaduras com o tempo morreram mesmo por dentro foi assim no Brasil, com Vargas, com os militares, com Franco, Salazar, todos estes lixos morreram por dentro. Os militares derrubaram Salazar em 74 pois já estavam de saco cheio e eles mesmos depois o substituiram em uma junta militar de m**** tal qual já havia no Brasil desde 64.
A verdade é que este negócio de ditadura é o maior lixo e imundície já criada pela Humanidade, isto não presta, não tem como prestar, ninguém suporta viver nisto. Não a toa que derrubaram estes caras poucos anos depois pois não aguentaram.
Só Hitler sofreu aí mais ou menos uns 25 atentados contra sua vida, deve ser porque ditadura dele era ótima. :klol
2079151C50BA15E099189B4F7C23E198
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
O propósito de ambos é dar plenos poderes, excluindo o parlamento e esse papo de ir contra terrorismo não é lá qualquer verdade, a medida foi tomada porque estavam ocorrendo opiniões contrárias ao governo, isso pelos deputados e não porque havia algum ataque eminente, está considerando muito a ferro e fogo o seu candidato do coração:

O que foi o AI-5, Ditadura Militar no Brasil, determinações, história, resumo, bibliografia

156x133_ai-5.jpg

Ministro da Justiça Luís Antônio Gama e Silva (esquerda) anunciando o AI-5


O que foi o AI-5

O AI-5 (Ato Institucional número 5) foi o quinto decreto emitido pelo governo militar brasileiro (1964-1985). É considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar. Redigido pelo ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva, o AI-5 entrou em vigor em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do então presidente Artur da Costa e Silva.

O AI-5 foi um represália ao discurso do deputado Márcio Moreira Alves, que pediu ao povo brasileiro que boicotasse as festividades de 7 de setembro de 1968, protestando assim contra o governo militar. A Câmara dos Deputados negou a licença para que o deputado fosse processado por este ato.

Determinações mais importantes do Ato Institucional Número 5:


- Concedia poder ao Presidente da República para dar recesso a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas (estaduais) e Câmara de vereadores (Municipais). No período de recesso, o poder executivo federal assumiria as funções destes poderes legislativos;
- Concedia poder ao Presidente da República para intervir nos estados e municípios, sem respeitar as limitações constitucionais;
- Concedia poder ao Presidente da República para suspender os direitos políticos, pelo período de 10 anos, de qualquer cidadão brasileiro;
- Concedia poder ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados federais, estaduais e vereadores;
- Proibia manifestações populares de caráter político;
- Suspendia o direito de habeas corpus (em casos de crime político, crimes contra ordem econômica, segurança nacional e economia popular).
- Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.

http://www.suapesquisa.com/ditadura/ai-5.htm

Realmente, muito diferente do que foi tentado na Venezuela.:viraolho

Oh, igualzinho, na venezuela, lá o povo está roubando bancos, explodindo carros, sequestrando embaixadores...

''organização terrorista COLINA- (Comando de Libertação Nacional)Sobre atentados á militares brasileiros, houve o atentado terrorista em São Paulo, em que a Van guarda Popular, direcionou um caminhão com 50 KG de dinamite a um quartel do exercito que resultou na morte do soldado Mário Kozel Filho, e ferimento dos soldados João Fernandes, Luiz Roberto Julião e Edson Roberto Rufino.Na morte á civis houve o assassinato de Wenceslau Ramalho Leitel, no Rio de Janeiro; Murilo Pinto da Silva (Cesar ou Miranda) e Fausto Machado Freire (Ruivo ou Wilson), ambos integrantes da organização terrorista COLINA (Comando de Libertação Nacional)roubaram o carro de Wenceslau e o mataram com 4 disparos de pistola Luger 9mm Esses quatro casos,foram os destaques numa serie de atentados terroristas,assaltos,assassinatos, feito por movimentos contra o governo militar.Entre 1964 a 1968 houve 19 mortes de civis e militares, 26 feridos e 3 atentados a bomba.''
[...]
''em 13 de dezembro de 1968, o ato institucional numero 5 entrou em vigor , durante o governo do presidente Artur da Costa e Silva. Depois do AI-5 os grupos contrario ao governo também aumentaram os embates armados, durante toda a luta armada foram realizados, (entre 1964 e 1971) 154 assaltos a bancos e carros-fortes,roubaram 3,8 milhões de dólares.Também realizaram cerca de 40 atentados a bomba, sequestraram oito aviões comerciais e quatro diplomatas e mataram entre civis e militares 119 pessoas.''

Igualzinho, cara.
 

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Oh, igualzinho, na venezuela, lá o povo está roubando bancos, explodindo carros, sequestrando embaixadores...

''organização terrorista COLINA- (Comando de Libertação Nacional)Sobre atentados á militares brasileiros, houve o atentado terrorista em São Paulo, em que a Van guarda Popular, direcionou um caminhão com 50 KG de dinamite a um quartel do exercito que resultou na morte do soldado Mário Kozel Filho, e ferimento dos soldados João Fernandes, Luiz Roberto Julião e Edson Roberto Rufino.Na morte á civis houve o assassinato de Wenceslau Ramalho Leitel, no Rio de Janeiro; Murilo Pinto da Silva (Cesar ou Miranda) e Fausto Machado Freire (Ruivo ou Wilson), ambos integrantes da organização terrorista COLINA (Comando de Libertação Nacional)roubaram o carro de Wenceslau e o mataram com 4 disparos de pistola Luger 9mm Esses quatro casos,foram os destaques numa serie de atentados terroristas,assaltos,assassinatos, feito por movimentos contra o governo militar.Entre 1964 a 1968 houve 19 mortes de civis e militares, 26 feridos e 3 atentados a bomba.''
[...]
''em 13 de dezembro de 1968, o ato institucional numero 5 entrou em vigor , durante o governo do presidente Artur da Costa e Silva. Depois do AI-5 os grupos contrario ao governo também aumentaram os embates armados, durante toda a luta armada foram realizados, (entre 1964 e 1971) 154 assaltos a bancos e carros-fortes,roubaram 3,8 milhões de dólares.Também realizaram cerca de 40 atentados a bomba, sequestraram oito aviões comerciais e quatro diplomatas e mataram entre civis e militares 119 pessoas.''

Igualzinho, cara.
Novamente, o AI-5 foi ato político e não voltado ao terrorismo,as suas características não visavam qualquer ponto meramente contra ações de pessoas que poderiam se encaixar em tal perfil e sim sobre a liberdade individual como um todo, sobretudo a concentração de poder e a exclusão de qualquer via democrática, se fosse algo para conter determinado grupo não teria qualquer sentido acabar com o congresso ou censurar meios de comunicação ou mesmo não permitir manifestações de pessoas contrárias ao governo. A sua motivação não foi qualquer ataque nacional e sim a negação dos deputados de coibir um pensamento contrário aos militares.

Da mesma forma a Venezuela quis acabar com o congresso para não ter qualquer indício que possa ir contra as ideias de Maduro, extirpando a oposição, os militares fizeram a mesma coisa, o propósito e motivação foram os mesmos, por mais que ache que por ser um regime de esquerda ou por conter atos terroristas desde o começo seja em qualquer aspecto diferente.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
uia, agora, alem de quererem trocar o nome da ditadura militar (talvez pra ficar mais bonito, sei lá), querem colocar que ela foi é benéfica :kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk
aí, ainda me fazem comparações sobre homicidios /ano num periodo de o que uns 50 anos sem levar ainda em consideração a diferença do total da população do país nas duas épocas e sem esquecer também que os numeros podiam ser maquiados, já que a censura era barra pesada

mas eu entendo , se o ícone numero 1 de uma galera ai, já declarou várias vezes que gostava e é a favor de ditadura, nada mais natural que aqueles que o curtem terem a mesma opinião
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784

Que isso só tinham santinhos, os caras não colocavam rato em ninguém...
8C221176DE2ABC78C1A2881A884AA5CE
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
uia, agora, alem de quererem trocar o nome da ditadura militar (talvez pra ficar mais bonito, sei lá), querem colocar que ela foi é benéfica :kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk
aí, ainda me fazem comparações sobre homicidios /ano num periodo de o que uns 50 anos sem levar ainda em consideração a diferença do total da população do país nas duas épocas e sem esquecer também que os numeros podiam ser maquiados, já que a censura era barra pesada

mas eu entendo , se o ícone numero 1 de uma galera ai, já declarou várias vezes que gostava e é a favor de ditadura, nada mais natural que aqueles que o curtem terem a mesma opinião

Os caras que governaram o país através do voto deram nosso dinheiro pra demais ladrões esquerdistas espalhados pelo mundo (e esses mesmos caras estão presos ou respondendo processos). Não é uma alegação, é fato com prova material. Querer sonhar que esses sujeitos quando faziam ataques terroristas não tornariam nosso país bem pior que uma venezuela ou cuba é beirar ao absurdo.

Eu considero benéfico não ter de viver em cuba ou venezuela, e você?

O governo militar foi tão malvadão e censurador que permitiu que a rede globo foi criada no regime militar, que os militares obrigaram a sindicalização de todos os jornalistas. Tudo já explicado no vídeo que postei.

C-GNWocXgAEJ_1a.jpg




Hoje temos muita coisa que não havia durante a época dos militares: corrupção generalizada, obras que levam décadas, tiroteios, escolas formando analfabetos funcionais, medo de sair a noite nas ruas e etc

C-Lpv0-W0AM4FqI.jpg:large


C-LhUVFXkAAgMPW.jpg:large



Que terríiiiiiivel que era.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Os caras que governaram o país através do voto deram nosso dinheiro pra demais ladrões esquerdistas espalhados pelo mundo (e esses mesmos caras estão presos ou respondendo processos). Não é uma alegação, é fato com prova material. Querer sonhar que esses sujeitos quando faziam ataques terroristas não tornariam nosso país bem pior que uma venezuela ou cuba é beirar ao absurdo.

Eu considero benéfico não ter de viver em cuba ou venezuela, e você?

O governo militar foi tão malvadão e censurador que permitiu que a rede globo foi criada no regime militar, que os militares obrigaram a sindicalização de todos os jornalistas. Tudo já explicado no vídeo que postei.

C-GNWocXgAEJ_1a.jpg




Hoje temos muita coisa que não havia durante a época dos militares: corrupção generalizada, obras que levam décadas, tiroteios, escolas formando analfabetos funcionais, medo de sair a noite nas ruas e etc

C-Lpv0-W0AM4FqI.jpg:large


C-LhUVFXkAAgMPW.jpg:large



Que terríiiiiiivel que era.

:kpensaOnde está as provas que supostamente não foi a mudança do sistema e do paradigma social e não o governo civil que causou isso que voce citou. Onde está as provas de que supostamente voce iria viver uma Cuba, sendo que eu já demonstrei aqui isso ser impossível.
Pega um livro da Guerra do Araguaia, vai lá da uma lida na Historia meu caro, verá que o único partido que queria a via armada era o PCB e estes falharam miseravelmente pois o povo não aderiu, não quis, nao se interessaram.

Leia!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Luta_armada_de_esquerda_no_Brasil
A vitória da Revolução Russa de 1917 repercutiu fortemente na esquerda brasileira. Alguns dizem que fez com que os anarquistas brasileiros entrassem em um período de revisão de valores ideológicos.

O anarquismo passou a ser visto como incapaz de modificar radicalmente a estrutura social, ao mesmo tempo em que os esquerdistas brasileiros, de formação originalmente anarquista, acompanhavam a experiência russa, que aos seus olhos se mostrava como uma nova alvorada para a Revolução Social[1]. Chefes anarquistas, então, aderiram ao comunismo e entregaram-se apressadamente ao estudo das obras de Karl Marx e Lenin.

Em abril de 1922 realizou-se o I Congresso Comunista do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O resultado desse Congresso foi a unificação dos grupos comunistas esparsos pelo País, com a fundação do PCB (Partido Comunista Brasileiro) (registrado na época como PC-SBIC - Partido Comunista - Seção Brasileira da Internacional Comunista).

Desde a fundação do Partido, a via revolucionária para o socialismo, ou seja, a tomada do poder pela força, sempre foi a grande discussão de muitos comunistas brasileiros. Esse projeto pareceu ficar mais concreto depois da adesão ao Partido do conhecido líder tenentista Capitão Luís Carlos Prestes.

Em 1935, com a Intentona Comunista, houve a primeira tentativa da esquerda revolucionária brasileira tomar o poder. O levante, alegadamente mal planejado e executado, só serviu para abalar as frágeis instituições democráticas e preparar o caminho para que o presidente nacionalista Getúlio Vargas instaurasse o Estado Novo.


Faça um favor e saia dessa bolha pois isso tudo é ilusão e conversa fiada. :klol
Suas comparações são totalmente falsas isso é derivado da mudança dos valores sociais e isso é no mundo inteiro.:kpensa
1BCBE28794141E72AC89D1B1B70D8E5B
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
Os caras que governaram o país através do voto deram nosso dinheiro pra demais ladrões esquerdistas espalhados pelo mundo (e esses mesmos caras estão presos ou respondendo processos). Não é uma alegação, é fato com prova material. Querer sonhar que esses sujeitos quando faziam ataques terroristas não tornariam nosso país bem pior que uma venezuela ou cuba é beirar ao absurdo.

Eu considero benéfico não ter de viver em cuba ou venezuela, e você?

O governo militar foi tão malvadão e censurador que permitiu que a rede globo foi criada no regime militar, que os militares obrigaram a sindicalização de todos os jornalistas. Tudo já explicado no vídeo que postei.

C-GNWocXgAEJ_1a.jpg




Hoje temos muita coisa que não havia durante a época dos militares: corrupção generalizada, obras que levam décadas, tiroteios, escolas formando analfabetos funcionais, medo de sair a noite nas ruas e etc

C-Lpv0-W0AM4FqI.jpg:large


C-LhUVFXkAAgMPW.jpg:large



Que terríiiiiiivel que era.


nossa .. que postão :viraolho

eu com certeza serei mais direto

primeiro que, hoje estar ruim (e está) não significa que aquele tempo tava tudo jóia
depois, é meio preguiçoso ficar jogando qualquer coisa em "blablabla whisckas saché marxismo" .. essa parte deu preguiça

os tempos mais "desavergonhados" vamos dizer assim, de hoje, está muito mais ao meu ver, haver com o acesso mais fácil a qualquer coisa do que antes, do que meramente ligado a ideologiazinha politica

mas é isso ai .. a dessa semana nessa pasta é colocar ditadura como algo bacana (claro que, depende de alguns fatores né .. tipo, se o icone numero 1 lá, abominasse ditadura, ai aqui iam ser contra também, e muitos dos que são contra, se o icone mór deles também fosse a favor, as coisas só se inverteriam :klolz
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
nossa .. que postão :viraolho

eu com certeza serei mais direto

primeiro que, hoje estar ruim (e está) não significa que aquele tempo tava tudo jóia
depois, é meio preguiçoso ficar jogando qualquer coisa em "blablabla whisckas saché marxismo" .. essa parte deu preguiça

os tempos mais "desavergonhados" vamos dizer assim, de hoje, está muito mais ao meu ver, haver com o acesso mais fácil a qualquer coisa do que antes, do que meramente ligado a ideologiazinha politica

mas é isso ai .. a dessa semana nessa pasta é colocar ditadura como algo bacana (claro que, depende de alguns fatores né .. tipo, se o icone numero 1 lá, abominasse ditadura, ai aqui iam ser contra também, e muitos dos que são contra, se o icone mór deles também fosse a favor, as coisas só se inverteriam :klolz
É muito dificil discutir com ele, está certo de suas "verdades" e não arredará o pé por nada disto.
boa sorte.
915C7A4CA4E09298248622E043217ADC
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
É muito dificil discutir com ele, está certo de suas "verdades" e não arredará o pé por nada disto.
boa sorte.
915C7A4CA4E09298248622E043217ADC

ah, mas até ai .. tudo bem, direito dele (e da turma que pensa igual), o problema acontece quando querem empurrar essas verdades pros outros e ai, sem aceitar que os outros tenham outros pontos de vista
 

VagnerMg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.113
Reações
3.603
Pontos
1.319
Gente, só uma coisa, um tópico com um conteúdo tão sério e o cara me vem com Wikipedia como fonte.

NAO SE USA WIKIPEDIA COMO FONTE EM LUGAR NENHUM CARAMBA!!!!!!!!!!!!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

C R O I X

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
3.570
Pontos
303
Acho seu argumento fraquíssimo peo seguinte:
Vc tentando fazer alusão a lugares e momentos onde o que se passou era inerentemente ligado a ideologias e doutrina.
Regime militar era ligado ao o que? Militarismo? Isso não é doutrina. Algo beligerante não é doutrina nem ideologia.
Pode até tentar falar que eles justificavam a ação com base em combater uma doutrina/ideologia que era a comunista. Mas isso no máximo dá pra classificá-los como nacionalistas. E mesmo assim não cabe na mesma comparação que vc tentou fazer.
Vc soa ter razao em certo aspecto.
Mas eu acredito ter razao na minha conclusao: Se vc fizer qualquer coisa que o big boss manda as cegas, sendo um totalitarismo ideologico ou nao, ninguem te incomoda.

Ideologico ou nao todo o totalitarismo ira pisar no calo de muitos que trabalham na area de de jornalismo, trabalhos artisticos, empreendorismo em areas estrategicas, ja que os usarao e os limitarao para atender os interesses do totalitarismo. Ai vc tem que ser conveniente com propaganda falsa, mentiras e glorificacao do estadista para nao ser incomodado.

Se o estado manda vc entregar comunistas para serem torturados e vc nao faz pq vc nao acha certo tortura e nem mostes, por esse motivo (nao entregando algum parente, vizinho ou conhecido) ai o estado totalitario vai desconfiar de vc e passar a te incomodar. Seja tal estado ideologico ou nao.
 
Ultima Edição:

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Regime Militar não é democracia.
A democracia funciona ? No Brasil parece que não.
Regime Militar funciona no Brasil ? Também não. Basta pegar a história e ver que fomos governados, pós império, majoritariamente por militares e não tivemos ganhos significativos para pedir um retorno dos mesmos.

Não sei o que dá certo no Brasil. Talvez nem Jesus daria certo aqui. Acho que só um meteoro mesmo.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Vc soa ter razao em certo aspecto.
Mas eu acredito ter razao na minha conclusao: Se vc fizer qualquer coisa que o big boss manda as cegas, sendo um totalitarismo ideologico ou nao, ninguem te incomoda.

Ideologico ou nao todo o totalitarismo ira pisar no calo de muitos que trabalham na area de de jornalismo, trabalhos artisticos, empreendorismo em areas estrategicas, ja que os usarao e os limitarao para atender os interesses do totalitarismo. Ai vc tem que ser conveniente com propaganda falsa, mentiras e glorificacao do estadista para nao ser incomodado.

Se o estado manda vc entregar comunistas para serem torturados e vc nao faz pq vc nao acha certo tortura e nem mostes, por esse motivo (nao entregando algum parente, vizinho ou conhecido) ai o estado totalitario vai desconfiar de vc e passar a te incomodar. Seja tal estado ideologico ou nao.
Não concordo que isso ocorreu no Regime Militar. Tanto que houve total aparelhamento das universidades pela esquerda. Os militares não combateram no campo ideológico. Eles combateram coisas como a Guerrilha do Araguia, ou ataques a bomba que eram feitos e planejados. Ou seja, era o combate a justificado a violência iminente e certa. Tanto foi só nesse campo que a gente vê Marilenes Chauis aí a torto e a direito nas academias, e pq? Pq os militares não trabalharam no campo ideológico. Não foi totalitarismo, foi um regime militar.
O Nazismo foi sim um totalitarismo. Um regime que combatia no campo político e doutrinava tanto os adultos como os jovens. (Hitlerjugend)
Não cabe comparar com o Regime Militar. Se fosse totalitaristas a esquerda tinha falhado nas academias. E esse é só um aspecto, se for olhar mais, esse argumento de totalitamismo dessa época cai totalmente por terra.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.921
Reações
53.704
Pontos
703
Regime Militar não é democracia.
A democracia funciona ? No Brasil parece que não.
Regime Militar funciona no Brasil ? Também não. Basta pegar a história e ver que fomos governados, pós império, majoritariamente por militares e não tivemos ganhos significativos para pedir um retorno dos mesmos.

Não sei o que dá certo no Brasil. Talvez nem Jesus daria certo aqui. Acho que só um meteoro mesmo.


Reconhecer que poucas coisas deram certo por aqui talvez seja um pequeno passo.

Diante de tantas mentiras que ouvimos nos ultimos anos, de que o Brasil "estava avançando, de que agora todo mundo é classe média, que o PT é democracia, de que "lula fez muito pelo Brasil " ..


Acho que a primeira coisa que TODOS precisam é saber reconhecer críticas. Do contrário, tudo vai se repetir Ad Eternum como se repetiram nos ultimos 12 anos : decadência e mentiras.

Notei que grande parte dos brasileiros tem um problema gravíssimo: não aceitam a realidade.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Reconhecer que poucas coisas deram certo por aqui talvez seja um pequeno passo.

Diante de tantas mentiras que ouvimos nos ultimos anos, de que o Brasil "estava avançando, de que agora todo mundo é classe média, que o PT é democracia, de que "lula fez muito pelo Brasil " ..


Acho que a primeira coisa que TODOS precisam é saber reconhecer críticas. Do contrário, tudo vai se repetir Ad Eternum como se repetiram nos ultimos 12 anos : decadência e mentiras.

Notei que grande parte dos brasileiros tem um problema gravíssimo: não aceitam a realidade.
Reconhecer erros e acertos da ditadura militar, sem ter a motivação emotiva das discussões de hoje, mas com abordagem lógica?
Uau... Parece até eu em outro tópico.

:kkk
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Reconhecer que poucas coisas deram certo por aqui talvez seja um pequeno passo.

Diante de tantas mentiras que ouvimos nos ultimos anos, de que o Brasil "estava avançando, de que agora todo mundo é classe média, que o PT é democracia, de que "lula fez muito pelo Brasil " ..


Acho que a primeira coisa que TODOS precisam é saber reconhecer críticas. Do contrário, tudo vai se repetir Ad Eternum como se repetiram nos ultimos 12 anos : decadência e mentiras.

Notei que grande parte dos brasileiros tem um problema gravíssimo: não aceitam a realidade.
É muito complicado.
Mas sendo bem sincero, um país só funciona se investir em educação. Educação forma pensamento crítico, mas uma educação isenta de ideologias, uma educação mais realista.
Cuba tem altos níveis de educação, não funciona por conta da imposição de ideologia. Não forma-se pensamento crítico!

O Brasil só dará certo um dia quando tivermos um governo que priorize a educação e não espere receber pelos ganhos dela em curto prazo, sem imediatismos.
Sabe quando isso vai acontecer ? Nem eu, nem sei se vai, acho que não!
 
Topo Fundo