O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tilesets livre para uso a disposição

magrozom1

Habitué da casa
Mensagens
272
Reações
247
Pontos
84
Então e justamente o que estavamos falando, na própria Unity tem essa função, chama Sprite Packer, no seu sprite coloca o nome do pacote, ai ao buildar o jogo a Unity cria um atlas com o nome do pacote e empacota todos os sprites nele.
Da uma olhada nos prints q mandei acima :D

Antes essa função era exclusiva da versão pro, ai nessa epoca, tanto pra Unity como pro XNA eu usava o TexturePacker da Code and Web
https://www.codeandweb.com/texturepacker
Vou dar uma olhada neste TexturePacker.
No caso do Sprite Packer, não serve, pois preciso do atlas para usar no TileZone, afim de facilitar o trabalho. Do jeito que tá, dá pra continuar, mas é um saco fazer uma layer pra cada tilemap que tenho. kkkkk
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Tem alguma aplicação que junte tilemaps para formar um atlas?
Tava usando o 2D TileZone, no Unity, mas quando precisei usar outro tileset, ele buga. permitindo apenas 1 tilemap por layer.
Se tiver algum programa que junte os tilemaps numa atlas, ia ser uma mão na roda.

Eu desenvolvi ferramentas para isso dentro da própria Unity, mas também porque customizo os tiles para o meu próprio tilemap.
 

Marbow

Bam-bam-bam
Mensagens
5.559
Reações
6.740
Pontos
344
Novo tileset:
https://opengameart.org/content/16-color-64-tiles-dungeon-01

Dungeon 01 por Amaweks.
16 cores, 64 tiles 16X16, sem outras restrições (a paleta do Death's Apprentice, game que to desenvolvendo). Caverna e Caverna inundada. Livre para uso, cite a autoria ;)

Dungeons%20Tile%20Map%2016%20color%20preview.png


Agora to na corrida, mas outra hora eu dou mais detalhes das minhas escolhas e de como fiz os tiles.

Cara, muito bom! É uma pena que estou fazendo um jogo "topdawn" e não posso usar seus sprites, mas vou deixar eles guardados aqui para caso eu faça um plataformer utilizar eles para teste xD
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Muito bom cara! to fazendo alguns jogos de teste(só pra testar msm) em nes e MegaDrive, vou usar seus sprites, depois upo a rom pra vc vê ^^
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Muito bom cara! to fazendo alguns jogos de teste(só pra testar msm) em nes e MegaDrive, vou usar seus sprites, depois upo a rom pra vc vê ^^

Posta sim, é sempre um prazer ver coisas que agente produz rodando nos videogames dos nossos corações ;)

Andei upando mais um tileset no open game art.

8%20Color%20Shades%20of%20pale%20preview.png


A intenção foi fazer uma paleta de 8 cores útil e que tivesse sombras cinzas (como em alguns games de Amiga em especial da psygnosis). Com apenas 8 cores o cinza "quente" que eu fiz serve de sombra pro marrom, pro verde, e para o azul. o primeiro cenário ficou legal, o segundo ficou sem muita inspiração, meu tempo livre acabou então deixei como está. Pra baixar o tilemap só acessar o open game art:

https://opengameart.org/content/8-colors-2-stages-shade-of-gray
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Paulo, muito bacana mesmo isso. É de uma simplicidade absurda, mas ao mesmo tempo fica tão bonito que não consigo imaginar a mesma representação em uma resolução ou paleta mais extensas.
Apesar de ter uma pequena base teórica, nunca consegui fazer nada muito além de um visual de arcade em fundo preto, o que de certa forma contribui muito pra que eu não consiga produzir joguinhos interessantes =/
Acho super legal essa iniciativa de disponibilizar material CC e, diferente de algumas pessoas, não sinto qualquer "incômodo" em fazer uso de assets free/etc, mas confesso que é bastante complicado compor um jogo visualmente coeso com um tileset como o seu.
Digo, mesmo com algum skill em spriting eu teria dificuldade (por exemplo) em desenhar personagens que se encaixassem harmoniosamente nesses backgrounds. Ainda que usasse um lineart preto pra criar contraste, creio que seria difícil obter uma combinação de cores que se adequasse bem aos diferentes cenários.
Em situações assim já vi usarem uma solução de diferentes "versões" de colorização do personagem conforme a fase/etc (como as diferentes versões do Goomba em SMB), mas não deixa de ser algo um tanto "proibitivo" pra amadores.
Enfim, espero que não entenda isso como algum tipo de reclamação ou etc, muito pelo contrário, apenas lamento por não poder me valer de um material tão bonito como esse =]
 
Ultima Edição:


Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Paulo, muito bacana mesmo isso. É de uma simplicidade absurda, mas ao mesmo tempo fica tão bonito que não consigo imaginar a mesma representação em uma resolução ou paleta mais extensas.
Apesar de ter uma pequena base teórica, nunca consegui fazer nada muito além de um visual de arcade em fundo preto, o que de certa forma contribui muito pra que eu não consiga produzir joguinhos interessantes =/
Acho super legal essa iniciativa de disponibilizar material CC e, diferente de algumas pessoas, não sinto qualquer "incômodo" em fazer uso de assets free/etc, mas confesso que é bastante complicado compor um jogo visualmente coeso com um tileset como o seu.
Digo, mesmo com algum skill em spriting eu teria dificuldade (por exemplo) em desenhar personagens que se encaixassem harmoniosamente nesses backgrounds. Ainda que usasse um lineart preto pra criar contraste, creio que seria difícil obter uma combinação de cores que se adequasse bem aos diferentes cenários.
Em situações assim já vi usarem uma solução de diferentes "versões" de colorização do personagem conforme a fase/etc (como as diferentes versões do Goomba em SMB), mas não deixa de ser algo um tanto "proibitivo" pra amadores.
Enfim, espero que não entenda isso como algum tipo de reclamação ou etc, muito pelo contrário, apenas lamento por não poder me valer de um material tão bonito como esse =]
PS. Pra ver como estou desmotivado, usei um edit qualquer que encontrei no Google como avatar =P

Acho que entendo o que você diz. Bom, tem algumas soluções que são possíveis de serem usadas.

A primeira coisa é usar outra paleta: como eu só usei 8 cores nos cenários você poderia se dar a liberdade de usar outras 8 ou 7 cores diferentes para os sprites, garantindo assim algum contraste entre cenário e e sprites para que o jogador tenha uma identificação dos elementos visuais rapidamente.

A outra coisa é usar contornos de cores variadas. Meu game Virgil's Purgatory eu Fiz pra GBJam do ano passado, e só podia usar 4 cores. O que eu fiz foi usar bastante preto e usar contornos brancos para alguns dos sprites.
Cartaz.png


Nas horas vagas eu tenho trabalhado pra expandir esse tileset de 8 cores que você citou. Também estou fazendo uns sprites (no estilo Sonic 8-Bit). Ainda não terminei, quando terminar eu vou upar em CC o tileset expandido e os sprites (por que já to com muitos outros projetos, e não tenho interesse em fazer um game estilo sonic, então vou disponibilizar pra quem quiser usar ou fazer). mas ainda estou estudando a melhor solução para os sprites, pois como você apontou, com a variedade de cores no cenário fica mais difícil manter os sprites com algum contraste com o cenário. Abaixo um teste:
teste%2BTile%2BMap%2B8%2Bcolor.png

Quando eu tiver tempo pra resolver e finalizar os sprites, e depois pra montar os mockups/testar contraste/ajustar, eu vou upar tudo.


Edit: Sobre usar uma paleta diferente para os sprites, no castlevania de Nes é o que acontece, os sprites usam um vermelho escuro como sombra no lugar do preto para ter contraste com o cenário:
hqdefault.jpg
 
Ultima Edição:

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
O contorno branco ou de cor chamativa funciona bem tanto naquele seu jogo quanto no exemplo do NES, mas curiosamente na sua mockup o personagem ficou com pouco ou nenhum destaque em relação ao cenário.
Posso estar enganado, mas pelo conjunto visual ali eu apostaria em personagens "grandes", algo como o Wario Land do Gameboy:
294537-warioland1_1.png
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
O contorno branco ou de cor chamativa funciona bem tanto naquele seu jogo quanto no exemplo do NES, mas curiosamente na sua mockup o personagem ficou com pouco ou nenhum destaque em relação ao cenário.
Posso estar enganado, mas pelo conjunto visual ali eu apostaria em personagens "grandes", algo como o Wario Land do Gameboy:
294537-warioland1_1.png
Sim, eu concordo com você, o contorno branco não funcionou nesse estilo gráfico, eu fiz pra testar mesmo. na verdade, como estou aprendendo, estou experimentando, e buscando uma solução. Eu já fiz a maior parte dos sprites, eles vão ser pequenos mesmo, uma por causa do tempo que eu tinha livre, e outra por que tenho exercitado esse ano fazer sprites com o máximo de detalhes no mínimo de espaço mantendo ainda assim a inteligibilidade (sem poluir demais, e é por isso que os dois games que to fazendo esse ano, Devwill, e Death's Apprentice, tem os sprites bem pequenos, e não é só pela parte gráfica, mas por que o level design muda quando os sprites são pequenos, e meu interesse esse ano é aprender como lidar com isso). Eu vou fazer mais uns testes, montar os mockups, pra poder retocar como der os sprites e liberar pra quem quiser usar do jeito que ficar ou modificar para suas necessidades.
 
Ultima Edição:

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
[...] tenho exercitado esse ano fazer sprites com o máximo de detalhes no mínimo de espaço mantendo ainda assim a inteligibilidade (sem poluir demais, e é por isso que os dois games que to fazendo esse ano, Devwill, e Death's Apprentice, tem os sprites bem pequenos, e não é só pela parte gráfica, mas por que o level design muda quando os sprites são pequenos, e meu interesse esse ano é aprender como lidar com isso).
É nítido que já domina isso quanto à tiles e paleta de cores. Talvez o maior desafio pra você será adaptar animações que sejam igualmente ricas em detalhes.
De qualquer forma, não tenho dúvida que esse material expandido será favoritado aos montes no OGA =]
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
8 Cores Redux.
Preview:
Tile%20Map%208%20color%20Full%20game%20Preview.png

Estendi o tileset de 8 cores que tinha feito para algo no estilo Sonic do Master System/Game Gear. Só utilizo 8 cores que escolhi. Não ficou perfeito, é difícil manter o contraste e conseguir detalhamento com tão poucas cores, mas fiquei satisfeito com o resultado geral. Contém o tileset de 6 estágios, sprites com animações básicas para o protagonista, inimigos, e 6 bosses:
https://opengameart.org/content/8-color-full-game-sprite-tiles

To liberando esses gráficos e design originais livremente pra quem quiser usar por que não tenho intenção de fazer um game no estilo Sonic. Tudo que eu queria era desenhar no meu tempo livre, o tileset que fiz primeiro estava limitado, e me deu vontade de estender ele e fazer sprites, e este foi o resultado.

Tentei resolver o problema do contraste entre sprites e cenário da melhor forma que eu consegui e no tempo que tinha pra isso. No geral fiz poucas adaptações:
- Diferentes tipos de argolinhas (umas com sombra vermelha, outras azul, e outras verde escuro)
- Alguns contornos escuros em alguns sprites (mas evitando o contorno preto pra dar um visual mais colorido)

Sempre há espaço pra melhora, mas dá só vendo o game em ação mesmo e dedicando mais tempo. Tem horas que a gente tem de dar por encerrado um trabalho, mesmo que ainda queira melhorar, pra poder seguir em frente com outros projetos, então, dou por finalizados esses gráficos.
 

Mr.Unknown

Ser evoluído
Mensagens
27
Reações
74
Pontos
23
Só queria passar aqui pra dizer que os seus desenhos ficaram muito bons.
Tinha resolvido montar algo pra testar e ver como os cenários ficariam se fossem usados na prática. Peguei aquele primeiro cenário, com tema de floresta e cavernas. Aqui se quiser dar uma olhada (setas movem, tecla Z pula, seta pra cima e pra baixo sobem e descem escadas): http://optician-plate-60685.bitballoon.com/ (tá bem básico, mas deve dar pra ter uma noção mais além dos mockups. Os gráficos do personagem eu peguei daqui: https://arks.itch.io/witchcraft-spritesheet)

Não me senti muito confortável pra montar fases maiores usando ele por si só, eu ia precisar mexer nos tiles pra criar bordas e mexer um pouco nas cores, pelo menos no fundo de terra, pra destacar melhor o personagem. Fiquei pensando em como aumentar mais a fase verticalmente também, só que senti que acabaram os tiles pra mim. Daí fiz só essa fase minúscula. :facepalm

Se alguém se interessar em usar o seu tileset, podem tentar misturar os tiles dos outros cenários e conseguir fazer algo melhor elaborado. Os tiles de água e de cachoeira, se conseguirem animá-los, podem ajudar e muito a complementar os detalhes. Não cheguei a testar isso, no entanto.

Mas independente disso, ficaram bem completos, e acho que se adequam muito bem em minigames e jogos com scroll horizontal. Esses que você acabou de mostrar aí são os melhores, até por já ter inimigos, itens e tudo mais já desenhado. Dá pra montar um jogo inteiro usando eles. Muito bom, cara! :kfeliz
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Realmente ficou muito muito bacana. Talvez pra um jogo um pouco mais complexo como Sonic a questão do contraste atrapalhe, mas penso que renderia um ótimo runner =]
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Só queria passar aqui pra dizer que os seus desenhos ficaram muito bons.
Tinha resolvido montar algo pra testar e ver como os cenários ficariam se fossem usados na prática. Peguei aquele primeiro cenário, com tema de floresta e cavernas. Aqui se quiser dar uma olhada (setas movem, tecla Z pula, seta pra cima e pra baixo sobem e descem escadas): http://optician-plate-60685.bitballoon.com/ (tá bem básico, mas deve dar pra ter uma noção mais além dos mockups. Os gráficos do personagem eu peguei daqui: https://arks.itch.io/witchcraft-spritesheet)

Não me senti muito confortável pra montar fases maiores usando ele por si só, eu ia precisar mexer nos tiles pra criar bordas e mexer um pouco nas cores, pelo menos no fundo de terra, pra destacar melhor o personagem. Fiquei pensando em como aumentar mais a fase verticalmente também, só que senti que acabaram os tiles pra mim. Daí fiz só essa fase minúscula. :facepalm

Se alguém se interessar em usar o seu tileset, podem tentar misturar os tiles dos outros cenários e conseguir fazer algo melhor elaborado. Os tiles de água e de cachoeira, se conseguirem animá-los, podem ajudar e muito a complementar os detalhes. Não cheguei a testar isso, no entanto.

Mas independente disso, ficaram bem completos, e acho que se adequam muito bem em minigames e jogos com scroll horizontal. Esses que você acabou de mostrar aí são os melhores, até por já ter inimigos, itens e tudo mais já desenhado. Dá pra montar um jogo inteiro usando eles. Muito bom, cara! :kfeliz

Cara, valeu pelo teste, é bem legal ver os gráficos em ação. Então, realmente é um tileset limitado, mais para testes, ou para quem quiser expandir ele, ou ainda trabalhando com restrições de memória. Eu fiz o tileset que você usou (os 4 estágios) inteiros numa tabela de 8X8 Tiles de 16X16 (16x16 e não 8X8 Pq é mais usual hoje em dia). Valeu pelo protótipo de testes e pelos comentários.

Realmente ficou muito muito bacana. Talvez pra um jogo um pouco mais complexo como Sonic a questão do contraste atrapalhe, mas penso que renderia um ótimo runner =]

Sim, pra um game como sonic precisaria de mais (loopings, diferentes ângulos de rampas, entre outros). Daria pra fazer algo semelhante só que mais simples que os sonic de 8-Bit (que não são tanto de exploração do cenário como os de Mega Drive). A falta de contraste talvez fosse um problema, mas quem quiser pode diminuir a saturação e clarear um dos layers (o dos tiles ou o dos sprites). Valeu pelos comentários.

Agora está livre na internet, e cada um faz o que quiser com isso, esse filho eu pari e larguei no mundo hehehehehe, só não esquecer de mencionar quem concebeu.

Pra mim o importante foi o aprendizado e o desafio de fazer o máximo do mínimo e conseguir fazer algo colorido e detalhado com apenas 8 cores.

_________________________

Pessoal, eu criei esse tópico pra postar aqui meus assets livres. mas tava pensando que esse espaço pode servir pra todos que quiserem disponibilizar gráficos, sons, músicas, ou mesmo engines de sua autoria que possam ser compartilhados e utilizados por quem desejar. O tópico já não é mais "meu", mas de quem tiver assets pra compartilhar.

.
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Agora está livre na internet, e cada um faz o que quiser com isso, esse filho eu pari e larguei no mundo hehehehehe, só não esquecer de mencionar quem concebeu.
Não, cara, como você é mau pai cara, que loucura xD

[...] O tópico já não é mais "meu", mas de quem tiver assets pra compartilhar.
Bela iniciativa! Seria legal ir reunindo o material dentro de "spoilers" no primeiro post, pra facilitar o acesso.
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
[...] O tópico já não é mais "meu", mas de quem tiver assets pra compartilhar.
Estava revirando umas velharias aqui e encontrei um asset que fiz pra um minigame de um camarada meu:

ucy8CYz.png


Está até com um rodapé informando o link do perfil no OGA que, na época, acabei nem criando a conta e ficou por isso mesmo =P
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Estava revirando umas velharias aqui e encontrei um asset que fiz pra um minigame de um camarada meu:

ucy8CYz.png


Está até com um rodapé informando o link do perfil no OGA que, na época, acabei nem criando a conta e ficou por isso mesmo =P
Legal, semana que vem devo estar com mais tempo, dai vou organizar o primeiro posto do tópico como comentaram, colocando os assets em ordem.

Falando nessa ordem, o que vocês sugerem? Por estilo 8 bit ou 16, por tipo de games, ou separo por autor?
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Falando nessa ordem, o que vocês sugerem? Por estilo 8 bit ou 16, por tipo de games, ou separo por autor?
Por autor só teria serventia pra quem já conhece as referidas pessoas e seus estilos. Creio que por gênero (arcade, plataforma, rpg, etc.) seria o melhor "custo x benefício" (por custo entenda-se o trabalho de fazer a organização =P ).
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Por autor só teria serventia pra quem já conhece as referidas pessoas e seus estilos. Creio que por gênero (arcade, plataforma, rpg, etc.) seria o melhor "custo x benefício" (por custo entenda-se o trabalho de fazer a organização =P ).

Atualizei o primeiro post pra centralizar as contribuições de todos.
Sempre aceito sugestões sobre como organizar, layout do tópico, de forma que fique mais fácil pra quem quiser usar.

Essas semanas não me sobrou tempo pra fazer gráficos pra jogar ao vento, to na correria do Devwill, que a própósito vou postar algo sobre o andamento dele.
 
Topo Fundo