O que mais me espanta é ler comentários de marmanjos que não parecem conseguir compreender que jogos como Heavy Rain, só usando como exemplo, são uma nova safra de um gênero consagrado mundo afora: os point 'n click. É com a intenção de levar adiante a mecânica clássica e mesclar com outros subgêneros, como alguns elementos de graphic novels, fora adicionar jogabilidade tradicional em alguns pontos.
A intenção de aproximar-se com um filme, seja por padronização de produção (games tem muito a agradecer por certas metodologias, conhecimentos e tecnologias da sétima arte) ou seja intencionalmente em fazer um jogo todo cinematográfico não tem demérito algum a meu ver.
Geral parece que nunca jogou um point 'n click na vida, tem blindhate crônico ou simplesmente só aceita definição de jogo como o tradicional feijão-com-arroz de três décadas atrás. Se não seguir metodicamente tais quesitos bradam "não é jogo, é filminho".
Brasileiro de maneira geral não pode experimentar a era de ouro do gênero nos PCs, aí vemos essas reações bestas, por pura resistência ou ignorância.
E esse papo de "ah, cheio de cutscenes, que jogo palha"
Quanta vergonha alheia, SEM OR!
Pac Man é considerado o primeiro jogo a conter cutscenes, uns dizem ser Shinobi ou Ninja Gaiden. Whatever.
Esse pessoal reclamando de CUTSCENES, CUTSCENES! cenas não-interagíveis, concebidas há décadas argumentando não curtir, pois é "coisa de agora". BEU TEUS!!!