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Desenvolvimento de Jogos para NES/Famicom

jrb004

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Olá, pessoal. Tudo bem?

O objetivo deste tópico é ser um repositório de informações sobre desenvolvimento de jogos para NES e Famicom.
A ideia surgiu no tópico do @Macbee sobre o jogo Lucky Penguin, do qual ele é responsável pela parte gráfica.
Eu também sou iniciante, tenho experiência com linguagens de programação C, C++, Lua e Python, mas até o último mês nunca havia utilizado a linguagem Assembly para processadores 6502.

Para estudar eu utilizo uma máquina virtual com Ubuntu e os seguintes softwares:
Dos programas acima, somente o YY-CHR não está disponível para Linux, por isso eu utilizo o Wine, https://www.winehq.org/, para executa-lo.
Para testar as roms no Famicom eu utilizo o Everdrive N8, http://krikzz.com/store/home/32-everdrive-n8-famicom.html.

Os tutoriais e os documentos listados aqui são os que eu utilizo para estudar e tirar minhas dúvidas. Os tutoriais podem ser seguidos na ordem, o mais famoso deles é o primeiro, escrito pelo bunnyboy.

Tutoriais em ASM:
Tutoriais em C:
Frameworks:
Relatos:

Documentação:
Quem souber de outras fontes de informação ou tiver dúvidas também pode postar, assim enriqueceremos o tópico e ajudaremos uns aos outros.

Obrigado a todos pela atenção.
 
Ultima Edição:

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
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Esses dias me mostraram 2 projetos interessantes:

https://github.com/mojontwins/MK2_NES
Mojon Twins Engine MK2 for NES
Create simple, easy, yet fun flick screen games for NES using cc65, neslib and famitone.

CC license. https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/

Sorry, no doc.

The scripting feature is not yet built in. Bear with me. Will be soon, stay tuned!

===================================================

https://github.com/kzurawel/selfconf2017
Sample NES project for Self Conference 2017
This is a basic but fully-working NES game written in 6502 assembly. Feel free to use it as a starting point for your own explorations!

Tools used
Building and running
First, assemble the source: ca65 src/main.asm -I src -g -o main.o

Next, link the resulting object file and CHR data: ld65 main.o -C nes.cfg -o selfconf.nes

Open the resulting .nes file with any NES emulator (FCEUX, Nestopia, etc.).

Credits
This project based on nrom-template (https://github.com/pinobatch/nrom-template) by Damian Yerrick:

Copyright 2011-2016 Damian Yerrick

Copying and distribution of this file, with or without modification, are permitted in any medium without royalty provided the copyright notice and this notice are preserved in all source code copies. This file is offered as-is, without any warranty.
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
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Caramba, ótimo tópico pessoal. Eu não manjo e nem tenho o tempo (disposição) pra programar mesmo, mas to sempre aberto a colaborar com artes e conceitos ;)

Agora falando coisa que pode ser útil de verdade, esses Mojotwis que o Macbee indicou costumam disponibilizar o source code dos seus jogos de nes, vários jogos de plataforma simples, alguns de telas fixas e outros com scroll horizontal. Sucesso pra quem for se aventurar em programar pra um dos nosso consoles amados.
 

Ondinha

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Eita caceta, tô vendo um documento ali na lista que eu escrevi em 2004 (13 anos atrás)... Acho que eu devia ter uns 20 e poucos anos, nenhuma esposa, nenhum filho e muito tempo livre pra escrever esse tipo de coisa.

Esses documentos eram escritos depois da meia noite, lá pelas bandas do IRC e até que o documento não está tão errado, para coisas escritas ao belprazer do sono, lá pelas 3, 4 da matina. Só lembrando que eu nunca terminei de escrever esse documento.

Obrigado por me lembrar o quanto eu estou velho.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
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