jrb004
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Olá, pessoal. Tudo bem?
O objetivo deste tópico é ser um repositório de informações sobre desenvolvimento de jogos para NES e Famicom.
A ideia surgiu no tópico do @Macbee sobre o jogo Lucky Penguin, do qual ele é responsável pela parte gráfica.
Eu também sou iniciante, tenho experiência com linguagens de programação C, C++, Lua e Python, mas até o último mês nunca havia utilizado a linguagem Assembly para processadores 6502.
Para estudar eu utilizo uma máquina virtual com Ubuntu e os seguintes softwares:
Para testar as roms no Famicom eu utilizo o Everdrive N8, http://krikzz.com/store/home/32-everdrive-n8-famicom.html.
Os tutoriais e os documentos listados aqui são os que eu utilizo para estudar e tirar minhas dúvidas. Os tutoriais podem ser seguidos na ordem, o mais famoso deles é o primeiro, escrito pelo bunnyboy.
Tutoriais em ASM:
Documentação:
Quem souber de outras fontes de informação ou tiver dúvidas também pode postar, assim enriqueceremos o tópico e ajudaremos uns aos outros.
Obrigado a todos pela atenção.
O objetivo deste tópico é ser um repositório de informações sobre desenvolvimento de jogos para NES e Famicom.
A ideia surgiu no tópico do @Macbee sobre o jogo Lucky Penguin, do qual ele é responsável pela parte gráfica.
Eu também sou iniciante, tenho experiência com linguagens de programação C, C++, Lua e Python, mas até o último mês nunca havia utilizado a linguagem Assembly para processadores 6502.
Para estudar eu utilizo uma máquina virtual com Ubuntu e os seguintes softwares:
- Assembler: NESASM 3.1 https://github.com/camsaul/nesasm
- Editor de tiles: YY-CHR https://www.romhacking.net/utilities/119/
- Editor gráfico: GIMP https://www.gimp.org/
- Emulador: FCEUX http://www.fceux.com/web/home.html
Para testar as roms no Famicom eu utilizo o Everdrive N8, http://krikzz.com/store/home/32-everdrive-n8-famicom.html.
Os tutoriais e os documentos listados aqui são os que eu utilizo para estudar e tirar minhas dúvidas. Os tutoriais podem ser seguidos na ordem, o mais famoso deles é o primeiro, escrito pelo bunnyboy.
Tutoriais em ASM:
- http://nintendoage.com/auth/forum/messageview.cfm?catid=22&threadid=7155
- http://nesdev.com/NESprgmn.txt
- http://blog.tozt.net/2014/10/13/writing-an-nes-game-part-1/
- http://hackipedia.org/Platform/Nintendo/NES/tutorial, NES programming 101/NES101.html
- https://patater.com/nes-asm-tutorials/
- http://www.brgames.org/tutoriais/nesasmbyOdin.pdf
- http://shiru.untergrund.net/articles/programming_nes_games_in_c.htm
- https://nesdoug.com/
- http://timcheeseman.com/nesdev/
- https://github.com/mojontwins/MK2_NES
- https://github.com/kzurawel/selfconf2017
- https://github.com/pinobatch/nrom-template
Documentação:
Quem souber de outras fontes de informação ou tiver dúvidas também pode postar, assim enriqueceremos o tópico e ajudaremos uns aos outros.
Obrigado a todos pela atenção.
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