O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O fascismo é um regime conservador?

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
O Fascismo não é outra face do Liberalismo, assim como tb não é do Comunismo. Você já percebeu que toda essa confusão acontece pq a discussão política é banalizada como uma linha (ou ferradura... o que faria mais sentido, mas ainda é errado e limitado) que se move apenas para a direita ou esquerda?

Libertem-se!
Você poderia desenvolver melhor este raciocínio?
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Você poderia desenvolver melhor este raciocínio?
É o tipo de coisa que a pessoa tem que fazer sozinha. O máximo que posso fazer é dizer pras pessoas que existem outras portas e as descrever (que é o que fiz), mas não te dizer onde estão e quais vc tem que atravessar. De qualquer maneira a palavra chave é multidimensionalidade... divirta-se!
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
É o tipo de coisa que a pessoa tem que fazer sozinha. O máximo que posso fazer é dizer pras pessoas que existem outras portas e as descrever (que é o que fiz), mas não te dizer onde estão e quais vc tem que atravessar. De qualquer maneira a palavra chave é multidimensionalidade... divirta-se!
Foi por isso que eu te pedi um maior desenvolvimento da sua ideia (pois eu já desconfiava do seu blefe intrínseco - ainda que não intencional). Tão logo tenta-se desenvolver uma linha de defesa mais consistente, inconsistências logo começam a aparecer.

Implicitamente, acho que o que você quer fazer (mesmo que só ao nível da mera sugestão) é algo um tanto quanto perigoso: uma espécie vaga de desconstrucionismo plástico e sempre revisionista que relativiza toda e qualquer tentativa de definição mais "consolidada". Do tipo "que fascismo o quê! Por que não um fascismo de esquerda, ou o que o valha??? Libertem-se de vossas delimitações interpretativas!" - Não! Há, sim, inimigos de verdade e eles são amplamente reconhecíveis.

Nomes como "fascismo" ou "liberalismo" não são apenas um vago e sempre insuficiente "X" que se revela em "multidimensões" conforme olhamos para os fenômenos de diferentes formas, contextos situacionais e pontos de vista. Inimigos políticos existem, sim, "na realidade" e eles devem ser não só reconhecidos como tais como também veementemente combatidos. Aqui nós discordamos.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Foi por isso que eu te pedi um maior desenvolvimento da sua ideia (pois eu já desconfiava do seu blefe intrínseco - ainda que não intencional). Tão logo tenta-se desenvolver uma linha de defesa mais consistente, inconsistências logo começam a aparecer.

Implicitamente, acho que o que você quer fazer (mesmo que só ao nível da mera sugestão) é algo um tanto quanto perigoso: uma espécie vaga de desconstrucionismo plástico e sempre revisionista que relativiza toda e qualquer tentativa de definição mais "consolidada". Do tipo "que fascismo o quê! Por que não um fascismo de esquerda, ou o que o valha??? Libertem-se de vossas delimitações interpretativas!" - Não! Há, sim, inimigos de verdade e eles são amplamente reconhecíveis.

Nomes como "fascismo" ou "liberalismo" não são apenas um vago e sempre insuficiente "X" que se revela em "multidimensões" conforme olhamos para os fenômenos de diferentes formas, contextos situacionais e pontos de vista. Inimigos políticos existem, sim, "na realidade" e eles devem ser não só reconhecidos como tais como também veementemente combatidos. Aqui nós discordamos.
Amanhã desenvolvo... to com sono e vcs são chatos pra c***lho:klolz

Bj no coração, seus lindo!
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Me recuso a debater isso. Na moral.

Papo com selo Nando Moura com raiva de quem discorda.

O cara levou pirocada na cara com respostas fundamentadas pelos próprios autores que ele citou. Tudo o que ele fala tira do guia do politicamente incorreto.

E bota incorreto nisso.



Pessoal quer discutir em alto nível, mas só ficam rodando em cima dos mesmos argumentos. Negócio é falar que Staline Hitler gostam de cachorro e ficar rodando em cima disso. Todo o resto é ignorado por não ser conveniente.

Pior ignorante é o que quer ignorar o que não gosta.


Ninguém matou mais comunistas que os próprios comunistas. E por mais b*sta que o Nando Moura seja, Leon e Nilce também estão longe de serem exemplo de intelectualidade. Mostraram que o Nando não lê, mas não refutaram diretamente o argumento dele por pior que fosse.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Ninguém matou mais comunistas que os próprios comunistas. E por mais b*sta que o Nando Moura seja, Leon e Nilce também estão longe de serem exemplo de intelectualidade. Mostraram que o Nando não lê, mas não refutaram diretamente o argumento dele por pior que fosse.
As pessoas não sabem de nada. Sequer pensam no porquê de haver tanta dissidência no comunismo, mas (ao menos comparativamente) quase não existir no fascismo.

A experiência comunista do século XX foi monstruosa, mas o que é difícil das pessoas entenderem e aceitarem é que, embora monstruoso, o comunismo não é "apenas a outra face do nazismo", mas sim um projeto emancipatório que deu tragicamente errado (em especial o stalinismo).

O stalinismo, monstruoso do jeito que ele foi, ainda assim foi um projeto do Esclarecimento (o que só o torna ainda mais traumático). Nele, ainda participávamos da Razão Universal, ao passo que jamais existiu nada de "emancipatório" na experiência nazi-fascista.
 


Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
O fascismo é a outra face ("obscura") do liberalismo - não no sentido vulgar, impreciso e desonesto de que "todo liberal é um fascista enrustido", mas sim no sentido de que a "ameaça fascista" anda de mãos dadas com a falha do liberalismo quando este é simplesmente levado ao extremo e deixado à sua própria sorte.

Minha referência implícita aqui é obviamente a famosa frase de Max Horkheimer, em que se lê "se não quisermos falar criticamente sobre o liberalismo, também devemos nos calar sobre o fascismo". Neste sentido estrito, um é o necessário "anverso" do outro. O fascismo emerge nas franjas do liberalismo.
Falou, falou, mas não explicou nada.

Tipo, liberalismo é deixarmos a economia o mais livre possível. Aí, o anverso (que nem faço idéia do que seja) disso é fascismo?

De repente melhor vc explicar isso com suas palavras que aparecer com falas de outros.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Falou, falou, mas não explicou nada.

Tipo, liberalismo é deixarmos a economia o mais livre possível. Aí, o anverso (que nem faço idéia do que seja) disso é fascismo?

De repente melhor vc explicar isso com suas palavras que aparecer com falas de outros.
Eu apenas disse que o fascismo é uma "modernização conservadora" cujo sonho ainda é o capitalismo, mas uma versão "descafeinada" dele - no caso dos alemães, a sua "cafeína" era a sua obsessão pela figura do "Judeu". É neste sentido que o fascismo quer "capitalismo sem capitalismo" (a sua incrível capacidade produtiva, mas sem luta de classes ou desigualdade sistemática).

O fascismo é conservador porque quer o capitalismo sem ter que pagar o preço por ele, pelo seu excesso inerente. Algo assim também pode ser dito sobre o comunismo. É sempre bom lembrar que Marx era fascinado pelo capitalismo, que ele considerava o sistema de produção mais dinâmico e produtivo da história.

A diferença fundamental é que o que o fascismo costuma ver como uma ameaça externa a este sistema, o comunismo reconhece como intrínseca a este sistema; a sua própria força propulsora, e isto traz implicações seriamente diferentes, com o fascismo querendo a todo custo salvar o "Sistema", e o comunismo, querendo "superá-lo", e não só "descafeiná-lo" de sua propriedade maligna.
 
Topo Fundo