O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Justiça suspende oração do Pai Nosso nas escolas públicas de Barra Mansa, RJ

Anthony Lima

Veterano
Mensagens
428
Reações
770
Pontos
118
A Justiça suspendeu a obrigatoriedade dos alunos das escolas municipais de Barra Mansa, a rezarem o Pai Nosso antes das aulas. A ordem assinada pelo secretário de Educação do município, Vantoil de Souza Júnior, havia determinado no início do mês que a oração fosse feita todos os dias logo depois da entoação dos hinos cívicos.
A medida foi justificada pelo fato de que a oração é aceita pela maioria das manifestações religiosas. "Os alunos que não desejarem fazer deverão declarar por escrito através dos seus responsáveis. Eles serão colocados em fila apartada e após o hino encaminhados à sala de aula", dizia a ordem.

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, Sepe-Barra Mansa, obteve a liminar para que a cidade se abstenha de promover a oração (veja abaixo a nota na íntegra da Sepe). A Justiça atendeu o pedido e deu o prazo de 24 horas para o cumprimento da ordem judicial, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.

A prefeitura afirmou que entrará com o recurso pertinente e que está mantida apenas a execução diária dos hinos e suspendeu as orações.

Sobre os hinos cívicos, foi montado um cronograma que estabelece que o hino nacional é entoado na segunda-feira; o hino de Barra Mansa na terça; e na quarta o da Independência; quinta é cantado o hino da Bandeira e sexta-feira é o da Proclamação da República.



Entenda a polêmica


O caso repercurtiu em diversos jornais e sites do Brasil, pois a obrigatoriedade torna ilegal o ato de orar o Pai Nosso em escolas públicas, visto que fere a laicidade do país. De acordo com a Justiça, o ato também viola os princípios da liberdade religiosa e da dignidade da pessoa humana.

Para Jeihcio Francis, representante da Associação Ateísta do Sul Fluminense, existe o risco de as crianças se sentirem constrangidas ao serem obrigadas a orar.
"Quando estão todos orando e você não ora também, acaba se tornando uma falta de respeito e isso pode acabar se tornando um problema social. A escola deve ensinar a diversidade cultural e não ajudar a fortalecer um problema, que é o preconceito religioso".

A pedagoga Fátima Troina pede que "a abordagem seja muito bem norteada para não ferir as diferenças".

"Precisamos exercitar o respeito à diversidade. É preciso ter atenção para não ferir o respeito às diferenças. Submeter uma criança ou adolescente a algo que naturalmente não pertence à religião dela pode se tornar confuso".
img-0080.png

Veja a nota na íntegra da Sepe


"Evidente que, a formação de filas separadas entre crianças que seguem ou não determinada religião, dentro do mesmo ambiente escolar, para a entoação da oração do pai nosso, foge por completo ao conceito de razoabilidade. O Estado não pode separar crianças, em filas, de acordo com as suas religiões ou a religião de seus pais. Destaca-se, da mesma forma, a obrigatoriedade da permanência de todas as crianças, em filas separadas, no local, durante a entoação da oração. O Estado não pode fomentar segregações religiosas, separatismos, discórdias, preconceitos, como se aqueles que rezam o pai nosso fizessem mais parte da escola do que aqueles que optaram por não fazê-lo. Finalmente, o estado não pode obrigar que crianças permaneçam em ambientes religiosos com os quais não se identificam ou compactuam. Por óbvio, tal ordem de serviço tem cunho separatista, fomentador de discriminação e conflito, não encontrando qualquer respaldo nos princípios da tolerância e liberdade religiosa, que respaldaram a decisão da corte superior. Torna-se, ainda mais grave quando se analisa o público para o qual a ordem de serviço se destina, crianças do ensino fundamental. Certamente as crianças de barra mansa não devem ser expostas a tal tipo de prática, mormente por estarem em fase de formação de suas convicções e caráter."
https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-...-nas-escolas-publicas-de-barra-mansa-rj.ghtml
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Porque o brasil não se declara logo um estado ateu e começa a mandar os religiosos para gulags, campos de concentração e castração?
Quer perseguir? taca o fodase e larga esse semblante do politicamente correto.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.413
Reações
91.690
Pontos
1.353
Porque o brasil não se declara logo um estado ateu e começa a mandar os religiosos para gulags, campos de concentração e castração?
Quer perseguir? taca o fodase e larga esse semblante do politicamente correto.
Wat

tetando pelo tetatalk enquanto Wololo.
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Perseguir? Politicamente correto?
tal ordem de serviço tem cunho separatista, fomentador de discriminação e conflito
orar o Pai Nosso em escolas públicas, visto que fere a laicidade do país. De acordo com a Justiça, o ato também viola os princípios da liberdade religiosa e da dignidade da pessoa humana.
O que não falta é pessoas usando o argumento de que o estado é laico como se fosse um estado ateu, mas agora me diz, uma pessoa orando o pai nosso é algo que chega a ferir a dignidade da pessoa humana? Uma oração chega a tal ponto? Se isso não é perseguir.....
 


NightCoreTime

Bam-bam-bam
Mensagens
806
Reações
2.111
Pontos
433
O que não falta é pessoas usando o argumento de que o estado é laico como se fosse um estado ateu, mas agora me diz, uma pessoa orando o pai nosso é algo que chega a ferir a dignidade da pessoa humana? Uma oração chega a tal ponto? Se isso não é perseguir.....
Chega, se fosse uma oração de alguma religião africana eu tenho certeza que muita gente iria pular e xingar muito...

A questão é, quer ensinar aos seus filhos a sua religião, leve eles onde ela é praticada. Não é certo levar as orações da sua religião para uma escola onde cada um tem o direito de escolher se quer seguir alguma e qual vai seguir.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
O que não falta é pessoas usando o argumento de que o estado é laico como se fosse um estado ateu, mas agora me diz, uma pessoa orando o pai nosso é algo que chega a ferir a dignidade da pessoa humana? Uma oração chega a tal ponto? Se isso não é perseguir.....


Brasil é lindo!

Crianças orar pai nosso: NÃO PODE! Fere os direitos das mesmas!

Crianças tocar num homem nu em público: LINDO! Arte! Quem discordar é fascista, nazista, retrógrado, etc
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Chega, se fosse uma oração de alguma religião africana eu tenho certeza que muita gente iria pular e xingar muito...

A questão é, quer ensinar aos seus filhos a sua religião, leve eles onde ela é praticada. Não é certo levar as orações da sua religião para uma escola onde cada um tem o direito de escolher se quer seguir alguma e qual vai seguir.
"Os alunos que não desejarem fazer deverão declarar por escrito através dos seus responsáveis. Eles serão colocados em fila apartada e após o hino encaminhados à sala de aula", dizia a ordem.
Ninguém forçou ninguém a nada, isso se chama cultura, é algo que já está arraigado nesse país a mais de 500 anos, acabar com isso só para agradar um punhado de pessoas é de ferrar.
Não, ninguém ligaria se fosse de religião africana, nos meus tempos de escola tinha muita coisa ligada a religião africana(sou baiano) e ninguém ficava se doendo por isso.
 

NightCoreTime

Bam-bam-bam
Mensagens
806
Reações
2.111
Pontos
433
Ninguém forçou ninguém a nada, isso se chama cultura, é algo que já está arraigado nesse país a mais de 500 anos, acabar com isso só para agradar um punhado de pessoas é de ferrar.
Não, ninguém ligaria se fosse de religião africana, nos meus tempos de escola tinha muita coisa ligada a religião africana(sou baiano) e ninguém ficava se doendo por isso.
Mas não é acabar, é só colocar cada coisa em seu devido lugar. Religião não é algo para ser ensinado ou cultuado nas escolas, vc tem as igrejas, templos e outros locais adequados para isso.
Se estivessem impedindo a prática da oração em qualquer local do país eu poderia concordar com "perseguição". O que estão querendo é simplesmente separar cada coisa e respeitar o direito de cada um ter ou não uma religião e qual delas a pessoa vai seguir.
A questão de ligar para as religiões africanas, já casei de ver noticias do pessoal destruindo material e locais ligados as mesmas, tenho muitos parentes evangélicos e praticamente todos são contra, preconceito religioso rola muito no brasil e infelizmente ocorre com todas as religiões.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
Porque o brasil não se declara logo um estado ateu e começa a mandar os religiosos para gulags, campos de concentração e castração?
Quer perseguir? taca o fodase e larga esse semblante do politicamente correto.
Ai, que revolta ... :viraolho

Brasil é lindo!

Crianças orar pai nosso: NÃO PODE! Fere os direitos das mesmas!

Crianças tocar num homem nu em público: LINDO! Arte! Quem discordar é fascista, nazista, retrógrado, etc

tudo haver hein :viraolho

===============================

bem, eu nunca tive de rezar nada em nenhum lugar onde estudei, e não gostaria de ter sido obrigado a tanto

penso que a melhor alternativa seria .. isso ser opicional .. quem quiser, o faz , quem não, ok também


mas é divertidissimo ler as ironiazinhas .. nem deu página 2 e ja teve umas :klol
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.066
Reações
47.130
Pontos
1.169
Tá certo.

E digo mais, que substituam os hinos por músicas do Mc Catra, e as rezas por aulas de descer até o chão para as novinhas e passinho do romano para os chavozinhos.

Nem vou me estender muito aqui, mas isso faz parte da máquina de destruição dos valores familiares cristãos ocidentais construidos através de séculos.

Quem acha isso lindo está cavando a sua própria cova. Por birra assumem que "se é cristão, está errado por default", abraçando aquela máxima de que "o inimigo do meu inimigo é meu amigo". Ao apoiar isso, estão compactuando com toda a esgotosfera lacradora.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.427
Reações
29.648
Pontos
503
Acertada decisão.

Quer evangelizar? Ok, mas não o faça usando estrutura pública e poder político.
 

NightCoreTime

Bam-bam-bam
Mensagens
806
Reações
2.111
Pontos
433
"mas é divertidissimo ler as ironiazinhas .. nem deu página 2 e ja teve umas :klol "
Um dos motivos que me afastam da seção política, pessoal perde muito tempo com briguinha besta, alfinetadas pra cá e pra lá e no final o assunto acaba se perdendo ou acaba estagnando.
 
Ultima Edição:

M.Hunter

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.793
Reações
4.570
Pontos
764
Concordo. Quer rezar, vá pra igreja.
Qual a relação disso com "menina toca peladão no MAM? Nenhuma. Não generalizem.
Porra, estamos falando de crianças. Pra que enfiar oração na cabeça de criança "alheia"?
Religião é algo tão complexo quanto sexo, peladão no MAM, separação dos pais, política.
A criança precisa de um amadurecimento antes de ser apresentada a religião. A família passará os bons costumes da religião, isso é válido de acordo com a cultura local (islamicos :P).

Pois bem, decidam:
Vocês querem que a escola façam o papel dos pais, sim ou não?
 

M.Hunter

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.793
Reações
4.570
Pontos
764
Tá certo.

E digo mais, que substituam os hinos por músicas do Mc Catra, e as rezas por aulas de descer até o chão para as novinhas e passinho do romano para os chavozinhos.

Nem vou me estender muito aqui, mas isso faz parte da máquina de destruição dos valores familiares cristãos ocidentais construidos através de séculos.

Quem acha isso lindo está cavando a sua própria cova. Por birra assumem que "se é cristão, está errado por default", abraçando aquela máxima de que "o inimigo do meu inimigo é meu amigo". Ao apoiar isso, estão compactuando com toda a esgotosfera lacradora.
E se você fosse budista?
Ia preferir MC Catra?
Deixa disso, cambada. Com vocês é 8 ou 80. Daqui a pouco vão me chamar de lacrador esquerdista membro do MST.
 

NightCoreTime

Bam-bam-bam
Mensagens
806
Reações
2.111
Pontos
433
Tá certo.

E digo mais, que substituam os hinos por músicas do Mc Catra, e as rezas por aulas de descer até o chão para as novinhas e passinho do romano para os chavozinhos.

Nem vou me estender muito aqui, mas isso faz parte da máquina de destruição dos valores familiares cristãos ocidentais construidos através de séculos.

Quem acha isso lindo está cavando a sua própria cova. Por birra assumem que "se é cristão, está errado por default", abraçando aquela máxima de que "o inimigo do meu inimigo é meu amigo". Ao apoiar isso, estão compactuando com toda a esgotosfera lacradora.
Respeitar o direito de escolha de cada um é cavar a própria cova?
 
Ultima Edição:

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
Um dos motivos que me afastam da seção política, pessoal perde muito tempo com briguinha besta, alfinetadas pra cá e pra lá e no final o assunto acaba se perdendo ou acaba estagnando em algum ponto e não se desenvolve.
o mais curioso é querer colocar que o anti cristo é pró islã ou de esquerda
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Eu ia postar, mas o nível de argumentação está pior que de crianças sendo alfabetizadas.
 

NightCoreTime

Bam-bam-bam
Mensagens
806
Reações
2.111
Pontos
433
o mais curioso é querer colocar que o anti cristo é pró islã ou de esquerda
Da mesma forma que muitas colocam que o anti cristo é pró catolicismo e de direita. No final é só uma mesma onda de pensamento extremista que não nos leva a lugar nenhum, ai você fica " em cima do muro" e vem gente te tacar pedra chamando de "isentão".
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.581
Reações
17.955
Pontos
1.084
Justíssimo , rezar é em casa e templos religiosos, ficar promovendo uma religião em discernimento as outras só vai trazer brigas.
 

Yukio Mishima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
845
Reações
1.714
Pontos
583
Boa!!!
Deve ser muito difícil criar filhos longe da religião neste país...esses fanáticos religiosos tentam empurrar a religião deles goela abaixo das crianças de todas as formas!!!
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.066
Reações
47.130
Pontos
1.169
Respeitar o direito de escolha de cada um é cavar a própria cova?
Superficialmente a premissa é essa, a de "respeitar o direito de escolha", mas o objetivo real é outro. Pelo o que me consta, ninguém é forçado a rezar, e você não vai ter a lâmina de uma cimitarra te degolando caso se negue.

Eu estudei em escola de PADRE e FREIRAS, e apesar de ser católico, várias vezes não rezei na oração que era feita logo pela manhã, nunca sofri nenhuma ameaça ou punição por isso. Vocês parecem que vivem em outro mundo, estão achando que católico é igual terrorista do ISIS.

Se for a fundo, não ficaria nem um pouco surpreso se descobrisse que o pessoal por trás disso são as mesmas pessoas que praticamente acabaram com o desenho animado na TV, que querem forçar a teoria de gênero nas escolas, que militaram para transformar funk proibidão da favela em patrimônio cultural e etc.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
Da mesma forma que muitas colocam que o anti cristo é pró catolicismo e de direita. No final é só uma mesma onda de pensamento extremista que não nos leva a lugar nenhum, ai você fica " em cima do muro" e vem gente te tacar pedra chamando de "isentão".
perai .. agora eu boiei :klol
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.397
Reações
42.206
Pontos
1.074
Brasil é lindo!

Crianças orar pai nosso: NÃO PODE! Fere os direitos das mesmas!

Crianças tocar num homem nu em público: LINDO! Arte! Quem discordar é fascista, nazista, retrógrado, etc
Faltou o narcisista, taxista, dentista...

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk
 

Stive_38

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.639
Reações
4.064
Pontos
944
Apesar de eu ser católico, sou a favor da medida! O Estado tem que ser laico e acabou.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Neste tópico aprendemos que o peladão do MAM foi de escola em escola dar pirocadas nas crianças, dada a "jenial" analogia.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Justíssimo , rezar é em casa e templos religiosos, ficar promovendo uma religião em discernimento as outras só vai trazer brigas.
Escolheram o pai nosso justamente porque tem em todas as religiões basicas. Ta no texto...
 

Porco Seboso

Bam-bam-bam
Mensagens
7.906
Reações
10.951
Pontos
353
e essa oraçao serve pra que? pra nada. certo a justiça nesse caso.

deviam fazer o mesmo com o hino nacional tambem, q é outra porcaria inutil.
 
Topo Fundo