O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[:(]As bancas estão morrendo e não dá pra usar Esferas do Dragão

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
As bancas estão morrendo e não dá pra usar Esferas do Dragão
24/10/2017Mara


Desculpa você leitor que acordou animado nessa terça-feira, mas aqui no Mais de Oito Mil euzinha quero falar sobre morte. Calma, Rumiko Takahashi continua viva e o robô Akira Toriyama acabou de trocar o óleo, quem está morrendo na verdade são as bancas de jornal.

Com o passar do tempo acompanhamos mudanças na distribuição de mangás aqui no Burajiru. Antigamente as bancas se abarrotavam de meio-tankos com impressão ruim, e atualmente temos pessoas garimpando descontos de lojas online em grupos de otakus exaltadores de lombadas de mangás. As editoras também foram mudando a forma como oferecem seus títulos: a NewPOP largou as bancas de vez e partiu para lojas especializadas, a JBC tem apostado em livraria aliadas às assinaturas e a Panini… bem… ela claramente ainda não resolveu a treta com a distribuição.

Por mais que eu percebesse um certo declínio das bancas de jornal por observação, eu não tinha nenhum dado concreto sobre a tal queda. Por sorte eu estava acordadinha quando o Bom Dia SP do último dia 23 de outubro exibiu uma matéria sobre esses quiosques de vendas de revistas.

O jornalístico da Globo (aquela emissora que tem gente acreditando que possui um plano maligno de transformar os jovens em transexuais e homossexuais) fez um levantamento e apresentou números bem preocupantes:

bancas-sao-paulo-01.jpg


Desculpa, coloquei esse print apenas para mostrar o repórter gatinho que madrugou para filmar uma banca abandonada que virou residência de sem-teto. Agora sim vamos para o dado preocupante que a Globo levantou sobre essa matéria:

bancas-sao-paulo-02.jpg


É meio surreal pensarmos que de 10 anos pra cá o número de bancas que fecharam em São Paulo foi tão elevado. E essas 3500 sobreviventes não andam tão bem assim das pernas. Segundo um entrevistado da matéria, atualmente ele vende cerca de 30% das revistas que vendia anos atrás. E então, como é que as bancas sobrevivem? Será que cobrando pelas informações de rua? Ou então através das vendas gigantescas de mangás? CLARO QUE NÃO NÉ, as bancas estão se mantendo de pé virando verdadeiros magazines de serviços variados.

bancas-sao-paulo-03.jpg


Nessa imagem em baixa definição porque o player da Globo é uma b*sta, vemos o repórter gatinho na frente de uma banca que vende capinha de celular, fone de ouvido, doces, salgadinhos, brinquedos, pelúcias, bolsas (!) e até refrescos. Lá atrás, escondidas pela baixa procura, as tradicionais revistas.

Isso é um sinal de que o público brasileiro parou de ler e está emburrecendo? Não necessariamente. Na verdade toda a leitura acabou indo para a internet em vez das revistas. O importante é pensar como isso vai mudar o mercado de mangás, talvez ocasionando num aumento da venda online ou do quadrinho digital (como é o caso do prometido-há-séculos Henshin Drive).

Mas, por mais que compras online sejam uma realidade bem acessível para pessoas dos cantos mais longínquos do país, isso faz a venda do mangá se destinar cada vez mais a um nicho. Apenas quem conhece já o produto que vai atrás de uma livraria online para adquirir um volume. E vamos ser sinceros, alimentar apenas o próprio nicho não vai fazer mercado algum crescer.

O ponto principal é: o mercado de bancas está diferente de como era 10 anos atrás, no caso está pior e morrendo. Não é caso de fazer campanha “comprem nas bancas” porque seria algo irreal. Resta só esperar que as editoras se mexam pra mudar a própria forma de vender o peixe e acompanhar essa mudança. Porque do jeito que tá, apenas jogando mangá na banca sem um marketing feito para atrair pessoas novas, o negócio vai afundar igual as bancas.

https://maisdeoitomil.wordpress.com...-morrendo-e-nao-da-pra-usar-esfera-do-dragao/
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.660
Reações
106.865
Pontos
1.003
Bom, qualquer pessoa que compre HQ's há mais de uma década, certamente notou uma diminuição da quantidade de bancas em sua cidade. O meu caso não é diferente: ainda vejo bancas em diversas localidades da cidade, é claro, mas elas não são tão numerosas quanto dez anos atrás... quem dirá vinte, então.

A parte irônica é que nunca HQ's estiveram tão em voga quanto hoje em dia, com inúmeros filmes e séries originados a partir das revistas que retratam esses personagens, algo que deveria se refletir num aumento considerável de vendas, em relação a uma década atrás. Pode ser que eu esteja equivocado, mas não é isso que observo: aparentemente, as vendas não andam lá essas coisas, até mesmo nos Estados Unidos, o berço das HQ's.

Imagino que esse problema nas vendagens seja decorrente de fatores externos. Hoje as pessoas dispõe de diversos outros meios de entretenimento (tv a cabo, internet, redes sociais, smartphones, etc.) e seu apelo ressoa muito mais facilmente com o público, sobretudo o brasileiro, historicamente avesso à leitura. Nesse caso, o que se aplica às HQ's, também se aplica ao restante das mídias impressas: menor procura pelo público, algo que a longo prazo, vitimou fatalmente tantas bancas... E observando o panorama atual, tenho sérias dúvidas de que esse quadro será revertido, infelizmente.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.306
Pontos
1.619
Eu me lembro de ouvir algo quando as tão faladas revistas de computadores pessoais da década de 80, importadas (exemplos: PC Magazine, Your Sinclair, Crash!, Comodore User (essa era engraçada de se ver nas bancas, já que ela portava um ENORME...
commodore_user_magazine_70.jpg
...Em sua capa:coolface) e outras da época do ingresso dos videogames de 8 bits (GamePro, C+VG, Nintendo Power e outras).

Eu realmente espero que tal fato não aconteça, pois eu aprendi a ler com a Turma da Mônica, que minha avó comprava em uma banca que hoje, eu compro e quero continuar comprando para meu filhote muitas revistas.

EDITADO

Eu realmente AMO o nome abreviado da Commodore User.... Achei um tópico na net sobre e tinha que postar aqui:

"Entire run of CU Amiga magazine scanned and online"
http://eab.abime.net/showthread.php?t=66132
:ksafado
 
Ultima Edição:

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Eles agora não vendem só revistas e jornais, vendem muitas coisas, virou um camelô
 

Victhorr

Habitué da casa
Mensagens
287
Reações
256
Pontos
98
Acho que o aluguel mata, ai fica até mais que comprar pela internet, acho que oque sobrevive são as livrarias por serem maiores pegam em grandes quantidades ai podem fazer mais promoções, na banca é mais complicado, não tem incentivo, fica cada vez mais caro manter.
 


Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.803
Reações
7.726
Pontos
1.264
A concorrência com sites como a Amazon também conta para a diminuição das bancas de revistas. Não tem como uma biboquinha de esquina fornecer os descontos dados pela Amazon.
Minha ex-banca preferida que fica no bairro de Ondina (Salvador) mudou de dono e agora parece uma banca de camelô. Fora o fato de que os novos donos não entendem nada de revistas. Mal sabem ler, coitados. Até nos shoppings as bancas estão rareando, sendo substituídas por lojas como Saraiva e Cultura.
 

o espicialista

Bam-bam-bam
Mensagens
8.518
Reações
7.627
Pontos
399
Lembrei aqui como foi extasiante ser um garotinho viajando pela cidade olhando as bancas de fotos de mulher nua

PAL duro em meio a multidões de bruxas e ogros. Mas ainda tinha PAL duro na escolinha cheia de lolitas e professoras que se a gente não queria penetrar, era porque lembravam a mãe ou estavam com o prazo de validade vencido

Enviado de meu falcon usando Tapatalk
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Aqui na minha cidade as bancas que eu conhecia a 15 anos atrás, hoje estão todas no mesmo lugar e funcionando... kkk
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Mermão, que preguiça que dá ler textos do Mais de Oito Mil. Pelo menos "a blogueira" não cagou regra nesse texto, o que já é um avanço.

Mas enfim, banca é um daqueles tipos de mercado que tava com os dias contados, não tem jeito. E o que mais dói é que nem é culpa dos jornaleiros: a distribuição é falha pra cacete e onera demais o coitado, privilegiando as """"comics shops"""" gourmetizadas que cobram mais do que o preço de capa no caso dos quadrinhos. Fora isso o povo não lê mais revista e nem dá pra tirar a razão, já que entre uma Veja e Carta Capital é melhor ficar sem ler nada e as revistas de outros gêneros se defasam muito rápido.

SÓ QUE isso não significa o apocalipse pra quem vende impressos. O negócio é se adaptar, aqui na minha região banca de revista mesmo só tem uma, mas quase toda papelaria vende revista nova, as que não vendem têm aqueles estandes de encalhe. Tá tímido, mas tá lá. E falando especificamente de HQ e mangá, tão convergindo tudo pra livrarias, que não sei se é barulho de carroça na minha cabeça ou se realmente aumentaram em quantidade.

Sei lá, acho que a situação não é tão crítica. Espero.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.122
Reações
6.465
Pontos
1.049
Segue o mesmo destino das locadoras de filmes. Eu não acompanho quadrinhos, mas revistas eu prefiro ler no Tim Banca por ser incluso no meu plano.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Aqui morreram todas, vou tentar convencer a livraria daqui vender mangá :coolface.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Tem uma na esquina de casa

De vez em quando carregava meu Bilhete Único nela
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Aqui morreram todas, vou tentar convencer a livraria daqui vender mangá :coolface.

Bom, a JBC tá trabalhando com alguns mangás que SUPOSTAMENTE são material de livraria, como Death Note Black, Cavaleiros (Kanzenban), Ghost in The Shell e Akira. Já vi alguns deles em livrarias pequenas até, foda é o preço.
 

GuiPeli

Habitué da casa
Mensagens
164
Reações
161
Pontos
69
Moro no interior em uma cidade com aproximadamente 80000 habitantes. Só tem duas bancas de jornal na cidade inteira, antigamente tinha pelo menos 10. Imagino na capital onde a concorrência é bem maior. Com o avanço da internet e a modernização das coisas, é natural que principalmente em cidades grandes como SP, o número de bancas fechadas aumente.
Triste isso, lembro quando era moleque, minha alegria era ir em uma banca torrar meu dinheirinho :klol
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Eu viajei para Campinas e é impressionante a quantidade de bancas que viraram porcarias como floriculturas,pastelarias e essas inutilidades.Até bancas grandes acabaram.Só vi a banca do shopping D Pedro e uma em Barão Geraldo, além de uma pequena, no Cambui,que compramos jornal.Fiquei 3 dias lá.
Em tempo, eu NÃO GOSTO de ler online.No caso dos tablets, é quase tudo formatado para iPad ou Galaxy Tab.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Caras que estranho, aqui tem muita banca, cidade de 80k habitantes, onde 60% é vagabundo. Contando de cabeça rapidamente tem umas 6, mas provavelmente tem mais, 10 pelo menos tenho ctz. Que bizarro. kkkk
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.868
Reações
50.973
Pontos
1.003
Mermão, que preguiça que dá ler textos do Mais de Oito Mil. Pelo menos "a blogueira" não cagou regra nesse texto, o que já é um avanço.
Só o humor forçadaço estilo "mamãe quero ser revista de games e animes dos anos 90" já me afastou de ler qualquer coisa desse site
Li só um texto pra nunca mais
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Só o humor forçadaço estilo "mamãe quero ser revista de games e animes dos anos 90" já me afastou de ler qualquer coisa desse site
Li só um texto pra nunca mais

Eu acho que o redator do site queria participar desse tipo de revistas e tomou toco, porque enche o saco pra c***lho mas faz igualzinho.

Pior que os pontos de vista na maioria das vezes fazem sentido, mas nossa, que texto chato do c***lho.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Foda isso, mas o preço e a distribuição favorecem os grandes, livraria hoje também vende tudo quanto é coisa de eletrônicos e jogos e atraí pessoas, sem contar a variedade bem maior, na época da facul era comum os amigos irem para a Geek etc depois da aula.
 

Hank_Moody

Bam-bam-bam
Mensagens
3.897
Reações
4.859
Pontos
453
"Desculpa, coloquei esse print apenas para mostrar o repórter gatinho que madrugou para filmar uma banca abandonada que virou residência de sem-teto."

:kkk:kkk:kkk
 

Zagaia

Veterano
Mensagens
2.026
Reações
65
Pontos
149
Essa guria e uma galera é muito burra, ta louco.

Revistas de banca são todas consignadas, manda pra banca, paga pelo que vende e devolve o que não vende, o jornaleiro fica com uns 20-30% do preço de capa.
Por isso tu nunca vai ver banca fazendo liquidação pra balanço ou de fechamento

Problema mesmo é que tem muito atravessador ai no meio. tem a editora, tem a total e tem a distribuidora regional, o jornaleiro e depois vem vc, polta m****, é muita gente. Unica comic shop que a panini abastece é a loja do inimigo.

Na livraria é tudo comprado mesmo, no maximo eles ganham uns prazos de 30 /60/ 90 pra pagar.

Tus tem que ver mais entrevistas do levi trindade
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.660
Reações
106.865
Pontos
1.003
Apenas para constar, minha cidade perdeu mais uma banca, pela qual eu passava quase todo dia. E o pior é que ela não foi fechada literalmente: ela continua funcionando... como uma vendinha de salgados. :facepalm Porra... Não basta acabar com a banca, tem que "macular" a pobre coitada, transformando-a em algo nada a ver?
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
E aqui na cidade uma banca que existe desde que eu era moleque ainda segue firme e forte. Não é qualquer uma que dura quase trinta anos.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.997
Pontos
1.109
Na minha cidade tem umas 7 bancas mas só 2 vendem Panini. Ou seja, as outras vão fechar em breve.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 

infante_warrior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.983
Reações
4.453
Pontos
314
Aqui no RJ o que ñ falta é banca. Só fecharam aquelas dos italianos/portugueses que ou ñ acompanham a modernização ou faleceram.
Conheço banca que fatura mais de R$ 70.000,00 por mês. Duas perto da minha casa tem até funcionários. São praticamente mini lojas de conveniência.
Só ñ comprei uma pq além de dar um trabalho fuderal, tem que ter alguém de muita confiança trabalhando pra vc. É tentador pq a grana é limpa de impostos.
 

infante_warrior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.983
Reações
4.453
Pontos
314
Essa guria e uma galera é muito burra, ta louco.

Revistas de banca são todas consignadas, manda pra banca, paga pelo que vende e devolve o que não vende, o jornaleiro fica com uns 20-30% do preço de capa.
Por isso tu nunca vai ver banca fazendo liquidação pra balanço ou de fechamento

Problema mesmo é que tem muito atravessador ai no meio. tem a editora, tem a total e tem a distribuidora regional, o jornaleiro e depois vem vc, polta m****, é muita gente. Unica comic shop que a panini abastece é a loja do inimigo.

Na livraria é tudo comprado mesmo, no maximo eles ganham uns prazos de 30 /60/ 90 pra pagar.

Tus tem que ver mais entrevistas do levi trindade
O que vc ñ devolve (por descuido ou descontrole) vc paga o preço de capa. Conheci um dono de banca que vivia com promoções pq o funcionário dele ñ fazia o romaneio direito e sempre engolia bola.
 

Zagaia

Veterano
Mensagens
2.026
Reações
65
Pontos
149
O que vc ñ devolve (por descuido ou descontrole) vc paga o preço de capa. Conheci um dono de banca que vivia com promoções pq o funcionário dele ñ fazia o romaneio direito e sempre engolia bola.

Ahh sim, mas ai é como tu mesmo disse, má gestão.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.233
Reações
35.459
Pontos
1.053
50% do valor pra livraria? ahh meu saco, para de contar história da carochinha

é que se diz por aí ... e vendo os descontos q a Amazon geralmente dá, não deve ser muito longe da realidade.

https://bsf.org.br/2016/10/27/como-funciona-o-mercado-editorial-no-brasil/
Uma porcentagem significativa do preço de venda fica com as livrarias, físicas ou digitais. Como regra, as editoras dão para as livrarias um desconto de 50% sobre o valor de capa proposto. Por exemplo, se o preço de capa sugerido for de R$ 39,90, a livraria pagará aproximadamente R$ 20,00.

https://super.abril.com.br/cultura/por-que-o-livro-e-caro-no-brasil/
A livraria fica com 40% do preço de capa do livro, em média.
 
Topo Fundo