O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[RX 470] Muitos serrilhados

Føx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
357
Reações
345
Pontos
759
Olá pessoal!

Eu tenho uma RX 470 Asus STRIX OC 4Gb, e venho enfrentando problemas com serrilhados muito "grotescos". Parece que não aplicam-se os filtros de AA e tal.

Segue em anexo as imagens do GTA V como exemplo. Mas ocorre no Overwatch, Rainbow Six Siege também aparece bem destacado.

Alguém pode me dar uma ajuda, por favor?

Segue galeria de imagens:

A primeira imagem da pra ver até uma textura estranha, além do monte de serrilhados que são visualizados.
 

Føx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
357
Reações
345
Pontos
759
já tentou desativar o fxaa e ligar o msaa?

Fiz o teste, mas muda muita pouca coisa, e ele pesa demais no FPS. Aplicando 2x fica praticamente a mesma coisa :/
Como eu disse, no GTA e R6 são os mais visiveis. Mas acontece em todos os jogos.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
FXAA nunca foi boa solução para isso.
Ou use MSAAx4 ou deixe desativado.
FXAA é um placebo que só funciona se o processador estiver subutilizado.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.440
Pontos
1.094
Estranho. Pra min as fotos estão de boas. Eu achei q estava bem pior q isso. Está tolerável sim! Não sou noiado ao ponto de ter q por um AA 8x pra não ver nenhum serrilhado. Qualquer 2x ou AAFX pra min server!:kjoinha
 


#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
Caraca, acho que só pra mim não aparece nenhuma imagem kkk
Tenho 3 navegadores e em nenhum apareceu as imagens aqui.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.332
Reações
132.661
Pontos
1.779
Não tem nada de errado, está normal.
Só vai dar uma melhorada nesse gta se vc aumentar a resolução no minimo para 1440p, mas pra ser sincero, do jeito que está aí está muito bom. Mas, vc pode tentar colocar a filtragem morfológica via driver que tira mais um pouco do serrilhado. Tem gente que não gosta, mas eu não ligo.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.332
Reações
132.661
Pontos
1.779
aqui como fica na 580:

3BD35917DBC998C640039592CA32A02A4DAEA896
 

Føx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
357
Reações
345
Pontos
759
FXAA nunca foi boa solução para isso.
Ou use MSAAx4 ou deixe desativado.
FXAA é um placebo que só funciona se o processador estiver subutilizado.

Desculpa a "ignorância", mas porque FXAA seria um placebo? MSAAx4 acaba pesando baaaaastante =s E o engraçado, é que está utilizando bem pouco da memória VRAM, porém a GPU está trabalhando em 100%;

Estranho. Pra min as fotos estão de boas. Eu achei q estava bem pior q isso. Está tolerável sim! Não sou noiado ao ponto de ter q por um AA 8x pra não ver nenhum serrilhado. Qualquer 2x ou AAFX pra min server!:kjoinha

Sabe aquela síndrome do "mecânico"? Que seu carro ta todo ferrado, e quando você leva no mecânico ele fica tudo certo?! Então...nas SS nao apareceu tanto, mas serrilhados sempre nas bordas, parece meio grotesco sabe?! O ansiotrópico ta em 16x já;

Caraca, acho que só pra mim não aparece nenhuma imagem kkk
Tenho 3 navegadores e em nenhum apareceu as imagens aqui.

O problema é que as vezes incomoda um pouco esses serrilhados chatos :/ Eu não tirei print do overwatch, mas no menu principalmente, você ve aquele serrilhado em volta do herói.

Não tem nada de errado, está normal.
Só vai dar uma melhorada nesse gta se vc aumentar a resolução no minimo para 1440p, mas pra ser sincero, do jeito que está aí está muito bom. Mas, vc pode tentar colocar a filtragem morfológica via driver que tira mais um pouco do serrilhado. Tem gente que não gosta, mas eu não ligo.

O problema que meu monitor não suporta VSR :/ Eu uso um LG Ultrawide 25um58, então acaba ficando em 2560x1080. Nas screenshots eu diminuiu para 16:9 para ver se melhoraria.

Esse filtro morfológico realiza qual tipo de processamento?

Alguns sintomas que vejo aqui, eu vi aí também. Eu circulei na imagem aqui.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Tu tá é doidão.
Tem nada de errado nessas imagens.
Quer games em 4k no ultra em uma 470? Logico que vai ter alguns serrilhados.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Não tem nada de errado, está normal.
Só vai dar uma melhorada nesse gta se vc aumentar a resolução no minimo para 1440p, mas pra ser sincero, do jeito que está aí está muito bom. Mas, vc pode tentar colocar a filtragem morfológica via driver que tira mais um pouco do serrilhado. Tem gente que não gosta, mas eu não ligo.
Isso dai que o doidão quer só colocando em 4k, ou usando filtragem.
 

Føx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
357
Reações
345
Pontos
759
Tu tá é doidão.
Tem nada de errado nessas imagens.
Quer games em 4k no ultra em uma 470? Logico que vai ter alguns serrilhados.

AUEHAUEHAUEUAHEU não é assim também auehUAEHaE soh achei serrilhados demais para um game de 2013 numa VGA mais nova sabe?! Numa GTX 750ti que eu tinha apareciam serrilhados também, mas não tantos. Por isso acabei ficando com a sensação de que os filtros não estavam sendo aplicados ou coisa assim. Confesso que o tratamento de imagens da nVidia está um pouco superior à AMD, porém o CxB da linha RX é imbatível (ou era até antes do boom da mineração).
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Confesso que o tratamento de imagens da nVidia está um pouco superior à AMD
E o contrario.
A fidelidade de cores e imagens da AMD são melhores que da Nvidia, só se consegue essa fidelidade nas Nvidias mudando algumas configurações.
Acho que nessa caso se encaixa aquele ditado: Você está procurando chifres em cabeça de cavalo.
Não tem nada de errado ai.

Queria saber o que tem de errado nas imagens que você postou, alem de sua própria impressão. No max o FoV tá baixo e só.
 

Føx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
357
Reações
345
Pontos
759
E o contrario.
A fidelidade de cores e imagens da AMD são melhores que da Nvidia, só se consegue essa fidelidade nas Nvidias mudando algumas configurações.
Acho que nessa caso se encaixa aquele ditado: Você está procurando chifres em cabeça de cavalo.
Não tem nada de errado ai.

Queria saber o que tem de errado nas imagens que você postou, alem de sua própria impressão. No max o FoV tá baixo e só.

Nas imagens realmente não apareceu tanto. Você viu a screenshot do @Chris Redfield jr que eu marquei alguns pontos? Parece que imgur diminuiu a qualidade quando eu upei :S
O que me incomoda principalmente são aquelas texturas que ficam "pixeladas". Como eu disse anteriormente, no R6 aparece bastante em bordas, nos "rastros de bala" toda pixelada os pontos afastados sabe?!

O FoV irei tentar aumentar para ver o que acontece =)

@edit : As cores concordo plenamente contigo, mas a aplicação de filtros eu fiquei com essa impressão da nVidia ser um pouco superior a AMD. Enfim, isso é meio questão de gosto mesmo AUEHAUEHUA Outra coisa, concordo contigo que posso estar querendo demais mesmo. Essas dúvidas são mais para tirar essa dúvida da cabeça :/
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.332
Reações
132.661
Pontos
1.779
A filtragem morfológica é uma especie de AA pós processamento. Vale experimentar pra ver se te agrada, caso contrário é só desligar. Vá no driver e ligue na aba geral e no perfil do jogo.
Essa pixelação só deve se amenizar em resoluções mais altas ou uso do MSAA mesmo, e qualquer uma das duas vc vai ter boa perda de desempenho com a 470, já que a 580 tbm não segura a 60fps se abusar desses dois.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.197
Reações
15.758
Pontos
1.439
pra corrigir esses serrilhados a melhor solução seria comprar uma 1080ti e botar um super sampling mais um pouco de AA.

pro desempenho da rx470 é isso aí q da pra fazer, não faz milagre...
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Cara, é assim mesmo, só vai melhorar com MSAA ou se subir a resolução hehe. Joga mais longe do monitor que alivia bastante. Foda que MSAA é pesado mesmo, aqui na 1070 em 1080p só consigo subir até uns 4x mantendo sempre acima dos 60fps nos gráficos max, 8x ela já peida. Tenta um 4x aí e reduz alguns gráficos, tipo sombras e tals que pesam mais.
 

Føx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
357
Reações
345
Pontos
759
A filtragem morfológica é uma especie de AA pós processamento. Vale experimentar pra ver se te agrada, caso contrário é só desligar. Vá no driver e ligue na aba geral e no perfil do jogo.
Essa pixelação só deve se amenizar em resoluções mais altas ou uso do MSAA mesmo, e qualquer uma das duas vc vai ter boa perda de desempenho com a 470, já que a 580 tbm não segura a 60fps se abusar desses dois.

Huuum entendi. Vou verificar e testar para ver como se comporta. Obrigado pelas dicas e pela paciência AUEHauEHUEHUA

pra corrigir esses serrilhados a melhor solução seria comprar uma 1080ti e botar um super sampling mais um pouco de AA.

pro desempenho da rx470 é isso aí q da pra fazer, não faz milagre...

AUEHuaHEaUEa esse eh o sonho de qualquer um, pode apostar! A questão é que eu achei que poderia extrair um pouco mais dela, sabe?! Sempre queremos extrair leite de pedra AUEHAUHEUA mas essa vga me foi um ótimo CxB, e não se encontra mais com valor bom devido ao boom da mineração.

Cara, é assim mesmo, só vai melhorar com MSAA ou se subir a resolução hehe. Joga mais longe do monitor que alivia bastante. Foda que MSAA é pesado mesmo, aqui na 1070 em 1080p só consigo subir até uns 4x mantendo sempre acima dos 60fps nos gráficos max, 8x ela já peida. Tenta um 4x aí e reduz alguns gráficos, tipo sombras e tals que pesam mais.

Entendi. Poxa, se até a 1070 que é uma ótima VGA sofre um pouco, o que dizer da RX entao?! Vou fazer esse lance do monitor UAHEUAHEUA GTA costumo jogar no controle mesmo, mas os FPS não tem muito como fugir. Mas da pra se divertir já, e tirar um pouco dessa neura da cabeça AUEHAUEHUAHE
Vou testar com essas configs que você passou =)
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.197
Reações
15.758
Pontos
1.439
FXAA nunca foi boa solução para isso.
Ou use MSAAx4 ou deixe desativado.
FXAA é um placebo que só funciona se o processador estiver subutilizado.

eu vejo o fxaa como um plus. ele não resolve o serrilhado, mas ele da uma suavizada no que sobra quando vc ja ta usando outro metodo de anti aliasing.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
eu vejo o fxaa como um plus. ele não resolve o serrilhado, mas ele da uma suavizada no que sobra quando vc ja ta usando outro metodo de anti aliasing.
Sim, em conjunto com um AA "de verdade" (ou até mesmo em 4K) é bem interessante mesmo. Bem observado.
 

Føx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
357
Reações
345
Pontos
759
Tava reparando o Temporal AA no shadow of war, ele é bem mais eficiente que o FXAA do jogo.

Quanto mais efeito de pós processamento tiver menos o Temporal consegue funcionar. Pode ser por isso.

No RE7, o TAA eu não achei tão bom quanto o FXAA tb.

No shadow of war, eu achei o TAA muito bom também. Ele rodou super bem, com pouquissimos serrilhados. No Rainbow Six o TAA funciona mil vezes melhor que o FXAA também (ele só dá essas duas opções).

Consegui amenizar bastante os serrilhados nos games, somente o GTA que acaba ficando um pouco mais evidente, mas já aceitei. A solução que encontrei foi deixar as configurações do driver em imagem anexada.
A principal mudança foi deixar que o aplicativo controle os filtros, antes estava selecionado "Aprimorar". Como cada game possui um desenvolvimento diferente, melhor deixar que cada um gerencie e aplique os seus filtros.

No RE7, o FXAA acabou custando menos performance e tive um resultado muito bom também.

No mais, obrigado a todos pelas opiniões, ajuda e paciência uaehuAHEUA :D
 

Anexos

  • radeonCfg.JPG
    radeonCfg.JPG
    58,5 KB · Visualizações: 4
Topo Fundo