O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


1983 - O Ano dos Videogames no Brasil (documentário BR)

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.845
Pontos
1.334
Marquei para assistir com calma quando tiver um tempo. Depois eu comento.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.569
Reações
32.938
Pontos
1.048
Tô baixando pra assistir na TV. Depois eu comento!
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Acabei de assistir por completo. Uma época maravilhosa da história dos games aqui no Brasil e, claro, parte da história de muitos de nós aqui registrado num material muito bem feito. Muito bom o documentário.
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Show:kjoinha,vlw pela dica vou assistir com calma na segunda que é minha folga!
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.569
Reações
32.938
Pontos
1.048
Assisti ontem e achei muito bom. Principalmente porque trouxe muitas lembranças, inclusive pra minha esposa. No meio do documentário começamos um "embate" porque ela dizia que na época que teve o Atari 2600 os jogos dela eram de acordo com suas palavras "com fundo cinza e desenhos bonitos", ou seja, ela tinha os cartuchos da Atari, provavelmente os da Polyvox. Por outro lado, o único cartucho original que tive na época foi o que veio junto com meu Atari que também foi da Polyvox, mas o restante dos jogos eram da "pirataria legalizada". Tive muitos cartuchos da CCE, alguns de 4 jogos da Dactar, muitos da Fotomania e principalmente desse daqui:
2017-11-11_110233.png

Fellas, quando eu vi esse Label no documentário eu quase chorei. Já tinha desistido de lembrar desse fabricante, pois juntamente com os cartuchos da CCE, foi o que eu mas tive. Eu lembro que em cima tinha uma etiqueta e esses jogos eram numerados. Só lembrava antes de ver o documentário que o Label além de branco, tinha esse circulo azul com a bola vermelha dentro. Lembranças, muitas lembranças!!!
 


FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.775
Pontos
1.189
PutZ! Legal pra caramba, e de uma época anterior a minha. Eu comecei de fato com video games em 1984 jogando no Supergame CCE de um tio, tinha 7 anos na época e o vg não era meu, em 1986 minha mãe me comprou um igual com Pac-Man, era meu único jogo, minha época foi de fato a partir de 1989 quando amigos tinham comprado clones recém lançados de NES, meu primeiro vg comprado por mim foi um Master system que comprei em 1990 aos 13 anos com dinheiro de bicos de consertos de vg que eu fazia na assistência técnica que pertencia a minha família. Logo minha real experiência vem da época dos consoles de 8bits da terceira gen, e das locadoras com cartuchos destes video-games. Essa era anterior da chegada do Atari por aqui era meio obscura, e algo pertencente aos caras mais velhos legal assistir este vídeo, apesar de demorado assisti inteiro, realmente bastante informativo, taí uma amostra de jornalismo gamer de verdade, e não estas bostas que lotam a internet hoje em dia.
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Assisti ontem e poxa,muito bem feito vale a pena ver este registro histórico dos games no Brasil!
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.515
Reações
12.731
Pontos
1.634
aqui no trampo nao abre o vídeo, ele é baseado no livro do Marcus Vinicius Garret???
eu tenho o 1983 e 1984 e são excelentes!!
Ia fazer essa pergunta. O titulo me remeteu na hora a questão desses livros que infelizmente não tem mais tiragem... :( e o segundo dele que seria algo 1984 ..... acho que só em pdf :(
 

R Typer

Bam-bam-bam
Mensagens
1.247
Reações
1.353
Pontos
353

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.845
Pontos
1.334
Excelente documentário ! Ainda sonho um dia em ver algo parecido falando sobre a febre dos fliperamas no Brasil.

Achei legal o documentário começar nos anos 70, falando dos videogames lá fora e principalmente do Telejogo da Philco aqui no Brasil, que foi a primeira experiência com videogames para muita gente.

Quando passam para os anos 80 não deixam de citar a situação econômica da época e a Reserva de Mercado, que são pontos importantes para entender a maneira como o Atari e os consoles de sua geração foram lançados aqui. Atari, Intellivision, Odyssey e até o Colecovision, que eu não sabia que tinha sido lançado oficialmente no Brasil, têm o seu espaço.

Há várias entrevistas e muito material da época, como comerciais de TV e anúncios em revista. No meio de tanta coisa senti falta de falarem do programa FM TV da Rede Manchete, que apesar de ser um programa de videoclipes fazia um jabá danado do Odyssey da Philips. Outra coisa que me lembro e não vi no documentário é que no Segundo Caderno do Jornal O Globo aos domingos vinha sempre uma coluna com uma análise de um jogo do Atari que eu recortava do jornal. Guardei esses recortes durante um bom tempo, mas em alguma mudança joguei fora.

Tem uma parte em que citam as locadoras e falam das locadoras da Rua Visconde de Pirajá em Ipanema. Não tem como eu não me lembrar da saudosa Video & Games, que ficava numa galeria na esquina da Rua Anibal de Mendonça, onde aluguei meus primeiros jogos de Atari. Também foi a primeira locadora onde eu aluguei filmes em VHS.

O preço convertido dos consoles e cartuchos me surpreendeu. Achava que eram mais baratos, mas os consoles não saíam por menos de R$ 2.500,00. Isso só aumenta a minha gratidão a meu saudoso pai, por ter dado de presente para mim e para a minha irmã um Atari da Polyvox no Natal de 1983, o ano de lançamento. Enchemos o saco do velho para ganhar um Atari.

Como é de se esperar em bons documentários, há várias curiosidades, como a troca de nomes dos jogos. Segundo o autor, foram gravadas 6h de material para chegar nessas 2h20min. O que ficou de fora poderá render continuações ou quem sabe um "director's cut".

aqui no trampo nao abre o vídeo, ele é baseado no livro do Marcus Vinicius Garret???
eu tenho o 1983 e 1984 e são excelentes!!

É sim.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Assisti o documentário e achei bem interessante, eu nasci em 79 e não sabia exatamente como era o panorama em 83, mas ganhei um Atari pelo final dos anos 80 e também pude viver a "magia". Praticamente todo mundo que eu conhecia que tinha video game, tinha Atari, só uns dois amigos meus chegaram a ter Odyssey, e Intellivision eu acho que vi só em comerciais de revistas. Coleco eu nem cheguei a ouvir falar. Aparentemente, o Atari só parou de ser popular por essas bandas com a chegada dos anos 90s, pois no período em que tive o meu, a quantidade de pessoas jogando e trocando cartuchos desse console era grande, e eu mesmo cheguei a conhecer uma boa quantidade de seus jogos. Eu fui me desinteressando pelo meu Atari quando amigos começaram a obter Famiclones, Master Systems, e locadoras dedicadas aos mesmos apareceram. Só fui voltar a jogar com a chegada dos emuladores, mas é um sistema pelo qual ainda tenho muito carinho, pela experiência marcante que me proporcionou.

Uma coisa que só fui percebendo com o tempo, e que pra mim era uma das principais responsáveis pela graça por trás do Atari e seus jogos, era a forma como eles conseguiam exercitar a imaginação das pessoas. Era uma época totalmente diferente, mais ludica e sem o tráfego abundante de informação que temos hoje, onde os jogos só forneciam o básico em termos de caracterização e história, o que fazia criar mistério em torno dos mesmos. Com o passar do tempo os jogos foram ficando mais sofisticados, detalhistas e realistas, e acabaram em algum ponto perdendo esse característica... Não que eu ache ruim que tenham ido por esse lado, me diverti extremamente nas gerações 8 e 16 bits, mas essa capacidade de mexer com a imaginação que os jogos tinham, nos anos 80, é algo que eu sinto falta.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Tesão! Vou baixar para assistir amanhã.

Muito obrigado mesmo por compartilhar.
 

wario121

Habitué da casa
Mensagens
109
Reações
86
Pontos
69
Assisti o documentário e achei bem interessante, eu nasci em 79 e não sabia exatamente como era o panorama em 83, mas ganhei um Atari pelo final dos anos 80 e também pude viver a "magia". Praticamente todo mundo que eu conhecia que tinha video game, tinha Atari, só uns dois amigos meus chegaram a ter Odyssey, e Intellivision eu acho que vi só em comerciais de revistas. Coleco eu nem cheguei a ouvir falar. Aparentemente, o Atari só parou de ser popular por essas bandas com a chegada dos anos 90s, pois no período em que tive o meu, a quantidade de pessoas jogando e trocando cartuchos desse console era grande, e eu mesmo cheguei a conhecer uma boa quantidade de seus jogos. Eu fui me desinteressando pelo meu Atari quando amigos começaram a obter Famiclones, Master Systems, e locadoras dedicadas aos mesmos apareceram. Só fui voltar a jogar com a chegada dos emuladores, mas é um sistema pelo qual ainda tenho muito carinho, pela experiência marcante que me proporcionou.

Uma coisa que só fui percebendo com o tempo, e que pra mim era uma das principais responsáveis pela graça por trás do Atari e seus jogos, era a forma como eles conseguiam exercitar a imaginação das pessoas. Era uma época totalmente diferente, mais ludica e sem o tráfego abundante de informação que temos hoje, onde os jogos só forneciam o básico em termos de caracterização e história, o que fazia criar mistério em torno dos mesmos. Com o passar do tempo os jogos foram ficando mais sofisticados, detalhistas e realistas, e acabaram em algum ponto perdendo esse característica... Não que eu ache ruim que tenham ido por esse lado, me diverti extremamente nas gerações 8 e 16 bits, mas essa capacidade de mexer com a imaginação que os jogos tinham, nos anos 80, é algo que eu sinto falta.


Caraca Brother! Você conseguiu traduzir em palavras o que eu sempre senti, mas não tinha parado pra pensar no que havia se perdido pelo caminho. Muito boa sua reflexão.
 

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
Assisti ontem de noite. E nem tinha visto esse tópico.

Recomendo muito. Informações preciosas que vão muito além do básico.
 

rap3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.257
Reações
402
Pontos
1.069
Super recomendado, muito legal como aula de história do Brasil recente, hiperinflação, reserva de mercado e como as pessoas se viravam para sobreviver.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Excelente documentário! Comecei até a sentir tristeza qdo vi que estava se aproximando do final.
 

R Typer

Bam-bam-bam
Mensagens
1.247
Reações
1.353
Pontos
353
Assisti o documentário e achei bem interessante, eu nasci em 79 e não sabia exatamente como era o panorama em 83, mas ganhei um Atari pelo final dos anos 80 e também pude viver a "magia". Praticamente todo mundo que eu conhecia que tinha video game, tinha Atari, só uns dois amigos meus chegaram a ter Odyssey, e Intellivision eu acho que vi só em comerciais de revistas. Coleco eu nem cheguei a ouvir falar. Aparentemente, o Atari só parou de ser popular por essas bandas com a chegada dos anos 90s, pois no período em que tive o meu, a quantidade de pessoas jogando e trocando cartuchos desse console era grande, e eu mesmo cheguei a conhecer uma boa quantidade de seus jogos. Eu fui me desinteressando pelo meu Atari quando amigos começaram a obter Famiclones, Master Systems, e locadoras dedicadas aos mesmos apareceram. Só fui voltar a jogar com a chegada dos emuladores, mas é um sistema pelo qual ainda tenho muito carinho, pela experiência marcante que me proporcionou.

Uma coisa que só fui percebendo com o tempo, e que pra mim era uma das principais responsáveis pela graça por trás do Atari e seus jogos, era a forma como eles conseguiam exercitar a imaginação das pessoas. Era uma época totalmente diferente, mais ludica e sem o tráfego abundante de informação que temos hoje, onde os jogos só forneciam o básico em termos de caracterização e história, o que fazia criar mistério em torno dos mesmos. Com o passar do tempo os jogos foram ficando mais sofisticados, detalhistas e realistas, e acabaram em algum ponto perdendo esse característica... Não que eu ache ruim que tenham ido por esse lado, me diverti extremamente nas gerações 8 e 16 bits, mas essa capacidade de mexer com a imaginação que os jogos tinham, nos anos 80, é algo que eu sinto falta.
e as caixas dos jogos criava esse mistério, essa fantasia. tu pegava uma capa de um jogo e imaginava várias coisas.. época boa demais
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Assisti essa noite e o documentário é fenomenal mesmo, merecia muito mais visualizações do que tem

eu nasci no fim de 82, então era só um bebê nessa época, mas lá pelos meus 5 ou 6 anos (87/88) tivemos um Atari da Dactar em casa, quando já tinha preços mais "pro povão", nosso 1º videogame, então ainda peguei o fim dessa geração.

agora queria muito que fizessem uma continuação cobrindo os vários NES clones que tivemos aqui (Turbo Game, Dynavision 2, PhantomSystem e seu design baseado no Atari 7200, etc), e a Tectoy com os mastersystens e depois megadrives, seus jogos "abrasileirados" e etc..... as revistas de videogame da época (videogame, ação games, supergamepower), enfim, daria pra fazer uma parte 2 cobrindo tudo isso.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.515
Reações
12.731
Pontos
1.634
Assisti essa noite e o documentário é fenomenal mesmo, merecia muito mais visualizações do que tem

eu nasci no fim de 82, então era só um bebê nessa época, mas lá pelos meus 5 ou 6 anos (87/88) tivemos um Atari da Dactar em casa, quando já tinha preços mais "pro povão", nosso 1º videogame, então ainda peguei o fim dessa geração.

agora queria muito que fizessem uma continuação cobrindo os vários NES clones que tivemos aqui (Turbo Game, Dynavision 2, PhantomSystem e seu design baseado no Atari 7200, etc), e a Tectoy com os mastersystens e depois megadrives, seus jogos "abrasileirados" e etc..... as revistas de videogame da época (videogame, ação games, supergamepower), enfim, daria pra fazer uma parte 2 cobrindo tudo isso.


manolo, isso seria muito foda,

Incluindo a explosão dos flipers de bar, SF vs MK, a massificação das locadoras e etc.
 

rap3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.257
Reações
402
Pontos
1.069
agora queria muito que fizessem uma continuação cobrindo os vários NES clones que tivemos aqui (Turbo Game, Dynavision 2, PhantomSystem e seu design baseado no Atari 7200, etc), e a Tectoy com os mastersystens e depois megadrives, seus jogos "abrasileirados" e etc..... as revistas de videogame da época (videogame, ação games, supergamepower), enfim, daria pra fazer uma parte 2 cobrindo tudo isso.

Denrock, acho que esse documentário cobre um pouco dessa época.
https://www.redbull.com/br-pt/video/48bb3a4b-473b-491f-b4ce-d03a015e3be1
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.609
Pontos
353
Muito bom documentário! Peguei o finalzinho da geração Atari, já na época do NES, mas mesmo assim lembro de muita coisa que aconteceu na época. Só achei que faltou incluírem o clássico X-Man... :ksanfona
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.988
Reações
105.636
Pontos
1.824
Meu irmão que documentário foda!
Não tinha noção que tinha sido algo tão difícil aqui.
Os caras são raçudos demais, mesmo com o governo atrapalhando, a galera conseguiu difundir os video-games.
Clonar consoles/cartuchos, ir para outros países a procura de materiais, negociar com empresas, mesmo tudo sendo tão caro... Coisa de louco mesmo, criatividade pura.

Valeu por compartilhar esse vídeo!
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.515
Reações
12.731
Pontos
1.634
alguém tem o link de um outro documentário mas que fala, se não me engano dos 8 bits ou 16 bits... o site tinha uns logos da redbull (talvez financiado por eles)


abs
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.845
Pontos
1.334
alguém tem o link de um outro documentário mas que fala, se não me engano dos 8 bits ou 16 bits... o site tinha uns logos da redbull (talvez financiado por eles)


abs

O da Red Bull que eu conheço é o Diggin' in the Carts que fala sobre as trilhas sonoras de videogames dos 8 e 16 bits. O link é este aqui:

 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.479
Reações
1.642
Pontos
1.114
Meu irmão que documentário foda!
Não tinha noção que tinha sido algo tão difícil aqui.
Os caras são raçudos demais, mesmo com o governo atrapalhando, a galera conseguiu difundir os video-games.
Clonar consoles/cartuchos, ir para outros países a procura de materiais, negociar com empresas, mesmo tudo sendo tão caro... Coisa de louco mesmo, criatividade pura.

Valeu por compartilhar esse vídeo!

Eu fiquei impressionado foi com os números de vendas, muito altos se considerarmos a inflação da época e a nossa eterna desigualdade social. A verdade é q a gente consome bastante entretenimento em geral, por influência dos EUA. Se tivéssemos uma renda per capita maior e menos desigualdade, o nosso mercado de jogos estaria no TOP 5 com certeza. Sobre o documentário, muito bem produzido. Só não aproveitei mais pq não peguei a época, sou de 87 e meu primeiro contato com jogos foi num MSX e, pra valer, num Super Nintendo. E legal ver o Reinold da Sharp, ele trabalharia depois na Tectoy (quando ele aparece, dá pra ver q filmaram na sede da Tectoy, só ver um pé do Sonic no fundo hehe).
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.988
Reações
105.636
Pontos
1.824
Eu fiquei impressionado foi com os números de vendas, muito altos se considerarmos a inflação da época e a nossa eterna desigualdade social. A verdade é q a gente consome bastante entretenimento em geral, por influência dos EUA. Se tivéssemos uma renda per capita maior e menos desigualdade, o nosso mercado de jogos estaria no TOP 5 com certeza. Sobre o documentário, muito bem produzido. Só não aproveitei mais pq não peguei a época, sou de 87 e meu primeiro contato com jogos foi num MSX e, pra valer, num Super Nintendo. E legal ver o Reinold da Sharp, ele trabalharia depois na Tectoy (quando ele aparece, dá pra ver q filmaram na sede da Tectoy, só ver um pé do Sonic no fundo hehe).





Só uma pequena correção, nosso problema não propriamente a "desigualdade" e sim a pobreza.
Os EUA são bem mais desiguais do que nós e mesmo assim, a massiva maioria vive bem melhor que a gente.
Seria tipo como se lá uma pessoa ganhasse 10.000 e outra ganhasse 1.000.000, enquanto no Brasil, uma pessoa recebesse 998 reais e a outra 5.000.
A desigualdade seria maior lá, em compensação, quem recebe menos ainda assim não passaria necessidade.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.079
Reações
14.605
Pontos
503
Essa semana mesmo eu tava pensando em compartilhar esse vídeo aqui na pasta. Documentário sensacional.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.711
Reações
14.385
Pontos
503
Muito bom esse documentário, trabalho excepcional do Marcus e do pessoal que ajudaram na produção do filme, graças ao trabalho deles a história dos consoles nacionais estão sendo resgatadas e não cairão no esquecimento, gostei muito da parte onde foram entrevistados o pessoal que trabalharam nesses consoles na época, se eles não tivessem sido procurados para esse documentário um dia no futuro eles não estariam mais entre nós e essas histórias seriam perdidas para sempre... Bom de ver que ao menos parte da nossa história no Brasil está sendo resgatada, ao menos nos videogames foi resgatado.
Assisti ontem e achei muito bom. Principalmente porque trouxe muitas lembranças, inclusive pra minha esposa. No meio do documentário começamos um "embate" porque ela dizia que na época que teve o Atari 2600 os jogos dela eram de acordo com suas palavras "com fundo cinza e desenhos bonitos", ou seja, ela tinha os cartuchos da Atari, provavelmente os da Polyvox. Por outro lado, o único cartucho original que tive na época foi o que veio junto com meu Atari que também foi da Polyvox, mas o restante dos jogos eram da "pirataria legalizada". Tive muitos cartuchos da CCE, alguns de 4 jogos da Dactar, muitos da Fotomania e principalmente desse daqui:
2017-11-11_110233.png

Fellas, quando eu vi esse Label no documentário eu quase chorei. Já tinha desistido de lembrar desse fabricante, pois juntamente com os cartuchos da CCE, foi o que eu mas tive. Eu lembro que em cima tinha uma etiqueta e esses jogos eram numerados. Só lembrava antes de ver o documentário que o Label além de branco, tinha esse circulo azul com a bola vermelha dentro. Lembranças, muitas lembranças!!!
Pior que eu estava tentando descobrir o nome desse fabricante ano passado, fiquei meses tentando descobrir, perguntei em fóruns, até ter a ideia de procurar por lotes de cartuchos de Atari no ML até achar alguns lotes que tinham cartuchos dessa marca no meio, e finalmente achar um que aparecia o nome da marca... :klol

Eu nunca tive um cartucho dessa marca, mas sempre me chamava a atenção quando via imagens desse cartucho com o alvo no meio, até que um dia resolvi pesquisar sobre ele, existiam cartuchos de outras cores dele também, o que me fez ficar curioso e pesquisar sobre ele foi um que vi em uma imagem que tinha a carcaça amarela, e só o alvo no label.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.918
Pontos
453
Nasci em 87 de forma que peguei o final dessa epoca, mas mesmo assim é muito legal ver como as coisas aconteceram. A parte do senhor da Splice que fez o clone do ColecoVision é de partir o coração :ksnif
Quando ele diz que o console virou souvenir e davam de presente pra quem comprasse alguma coisa nas lojas.
Já assisti varias vezes esse documentário, inclusive teve uma sessão num centro de cultura aqui na cidade de sp, que fui até.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.170
Reações
32.355
Pontos
503
Que tópico maravilhoso, sem palavras.
Foi em 1987, quase 10 anos, disputando espaço com os brothers, que recebemos o primeiro vg em casa, foi um Odyssey da Philips.
Tinha uma boa variedade de jogos, e até alguns da Parker (que fazia pra Atari), como SuperCobra e Frogger.
O sentimento de pegar a capa e o encarte, como descreveram era mágico, tal qual quando chegava um LP novo em casa e se ia admirando a arte que se fazia, além das músicas, e nos cartuchos, além dos jogos.
Um encanto que meio que se perdeu. Mesmo que faça parte da evolução tecnológica, enfim.
Novamente, obrigado, saudades demais.
 

jcsilva87

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
671
Reações
282
Pontos
544
Já assistiram aquele documentário Insert Coin, da história da Midway? Recomendo demais.
 
Topo Fundo