O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


352 cidades têm mais eleitores do que moradores

4 Ton Mantis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.889
Reações
9.893
Pontos
1.224
http://afinaldecontas.blogfolha.uol...s-eleitores-do-que-moradores/?cpmid=facefolha



Em 352 cidades, mais eleitores estão registrados do que há moradores, segundo um cruzamento feito por este blog entre os dados do TSE, de registro eleitoral, e a estimativa populacionaldivulgada ontem pelo IBGE.

Isso geralmente ocorre em cidades pequenas do interior. Dessas 352 cidades, 296 têm menos de 5 mil habitantes. Uma a cada quatro está em Minas Gerais; somando-se as de Goiás e Piauí, chega-se quase à metade delas.

No município de Severiano Melo (RN), o número de eleitores seria mais do que o dobro do de pessoas residentes. A “terra do caju”, no oeste potiguar, teria 7,4 mil eleitores contra 3,5 mil moradores. Nada menos do que 111% a mais. Borá (SP), a menor cidade do Brasil, tem 45% de eleitores a mais do que seus 838 moradores.

A comparação, em si, não significa que haja problemas por lá. É preciso levar em conta o contexto de cada número; explico melhor daqui a pouco.

Pela lógica, o eleitorado de um município deve ser sempre menor do que sua população, dado que os menores de 16 anos não têm direito a voto. Pelas pirâmides etárias do Brasil, pouco menos de 15% da população ainda não tem idade para votar.


O IBGE produz a estimativa da população em cumprimento de lei, para que o Tribunal de Contas da União calcule as participações de cada cidade. Sempre. . Briga. Especialmente onde não entendem de que se trata.

Ao contrário do Censo, onde o IBGE bate em cada domicílio para contar a população, a estimativa é uma projeção matemática feita a partir da “velocidade” de crescimento de cada cidade em relação ao do país entre os dois Censos anteriores.

Por isso é que, em anos de Censo mesmo, algumas cidades parecem inverter a tendência da projeção feita no ano anterior – entre um recenseamento e outro, houve algum fator que não foi captado pela projeção matemática. Não raro, empregos que surgem ou são eliminados.

Já o número de eleitores pode ser influenciado por diversos fatores, como pessoas que se mudaram e não transferiram seu título e pessoas que morreram mas a Justiça Eleitoral não ficou sabendo.

Essa é a razão por trás de muitos casos de alto número de abstenção – ela é menor onde há recadastramento. Ainda que, de vez em quando, algum morto volte para assombrar as urnas pelas mãos de gente viva até demais.
 

Ghost·

Bam-bam-bam
Mensagens
3.159
Reações
10.353
Pontos
303
São apenas pequenas "discrepâncias" e nada muito alarmante...:kpensa
 

Pl4y3r

Lenda da internet
Mensagens
13.053
Reações
61.578
Pontos
1.564
Em 352 cidades, mais eleitores estão registrados do que há moradores
tumblr_o54e356spJ1udh5n8o1_400.gif
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.665
Reações
9.493
Pontos
653
No meu caso, moro em Campinas, mas voto na minha cidade que tem 10 mil hab.
Imagino que nessas micro cidades possam ocorrer coisas como uma pessoa trabalhar em uma cidade distante e voltar nas férias pra casa, tipo como cortador de cana faz. O texto msm já explica oq pode estar acontecendo.

Abçs.
 

and 1

Bam-bam-bam
Mensagens
4.161
Reações
2.506
Pontos
344
No meu caso, moro em Campinas, mas voto na minha cidade que tem 10 mil hab.
Imagino que nessas micro cidades possam ocorrer coisas como uma pessoa trabalhar em uma cidade distante e voltar nas férias pra casa, tipo como cortador de cana faz. O texto msm já explica oq pode estar acontecendo.

Abçs.
Abçs. que cortador de cana tira férias
Abçs. que cortador de cana vota
Abçs.
 


Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.665
Reações
9.493
Pontos
653
Abçs. que cortador de cana tira férias
Abçs. que cortador de cana vota
Abçs.
Cortador de cana talvez seja um mal exemplo pq hj a maior parte da plantio/colheita é mecanizada. Mas a colheita em alguns lugares tem início em setembro/outubro, oq coincide com as épocas das eleições.
Caminhoneiro é um exemplo mais certeiro,inclusive é muito comum ver cidades pequenas com muitos caminhoneiro, vide algumas do Mato Grosso.
Abçs.
 

Vegito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.352
Reações
14.717
Pontos
1.394
Moro em uma cidade e meu título de eleitor é da cidade que nasci, que tem 8 mil habitantes. Praticamente todo mundo que eu conheço do interior que mora aqui vota no interior.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
O que tem de defunto ''vontando'' não é brincadeira não
 

Astrinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.394
Reações
2.488
Pontos
703
Tudo ué... "eleitores que não votam" + urnas eletrônicas = votos fakes
o que seria esses eleitores que não votam?

em cédula não vejo como prevenir essa possibilidade, na real, em nem um sistema.

Enviado de meu ASUS_Z002 usando Tapatalk
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
o que seria esses eleitores que não votam?

em cédula não vejo como prevenir essa possibilidade, na real, em nem um sistema.

Enviado de meu ASUS_Z002 usando Tapatalk

Se tá declarado que em algumas cidades existem até o dobro de eleitores comparado à quantidade de moradores. Qual a dificuldade de burlar isso e usar os votos que não existem em benefício próprio?
 

Astrinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.394
Reações
2.488
Pontos
703
Se tá declarado que em algumas cidades existem até o dobro de eleitores comparado à quantidade de moradores. Qual a dificuldade de burlar isso e usar os votos que não existem em benefício próprio?
bom, acho que você não percebeu qual era a minha indagação para o user que quotei.

Enviado de meu ASUS_Z002 usando Tapatalk
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
bom, acho que você não percebeu qual era a minha indagação para o user que quotei.

Enviado de meu ASUS_Z002 usando Tapatalk

Se as urnas fossem um método confiável de votação, não seria possível burlar aproveitando-se de votos de pessoas que não votam.

Se não for isso, realmente boiei
 
Topo Fundo