Quakeguy
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Enfim zerando jogos de 3DS, o Mário 2d desse console é talvez o pior Mario até hoje, mas Mario é como pizza, é bom até quando é ruim. A jogabilidade é impecável, idêntica as versões de Wii e Wii U, gráficos bonitos, o efeito 3d não me impressiona, mas nem em nenhum jogo de 3DS praticamente ele me impressiona, então nem ligo. O estilo artístico é legal, o level design ótimo, com um replay value alto e coisas escondidas.
Mas aí entram os 2 grandes problemas de New Mario 2: o primeiro é que ele é um completo reaproveitamento de coisas que já vieram antes. O gimmick aqui é pegar muitas moedas e tem novos itens (bem apelões) pra ajudar a pegar milhões de moedas. Mas enquanto o New Mario de Wii foi uma evolução linda do de DS, esse aqui é o primeiro que parecem "Call of Dutyzar" e só repetir a versão de Wii com o acréscimo do gimmick. As fases, a própria arte e etc são exatamente idênticas a dos games anteriores. Assim, New Mario deixou de ser a gloriosa volta do Mario ao 2d pra ser uma mera reciclagem do que veio antes pra comercializar em cima do título. A Nintendo sempre tentou coisas novas - Galaxy, Sunshine e até o 3d World tem uma proposta nova - mas aqui entregam um Mario que até em settings, o estilo das artes e o level designs copia o dos anteriores.
O outro grande problema é que além da repetição dos games anteriores, o jogo é fácil demais. O lance de pegar muitas moedas faria mais sentido se fosse em Sonic, porque no Mario deixa ele com 80 vidas em momentos e elimina o desafio do jogo, que já é bem inexistente num level design claramente orientado para crianças muito novas. Os jogos da Nintendo sempre foram para um público infantil, mas nunca foram tão ridiculamente fáceis como tem sido - talvez pelo medo da Big N das crianças atuais dispersarem e irem jogar ou se divertir com outra coisa. Com isso o desafio do jogo fica no replay value, apenas para quem gosta de jogar como "completionist", voltando e pegando todos os itens (a maioria dos games da Nintendo tem sido assim).
Assim a "quest principal" do jogo fica ridiculamente curta e o jogo se extende pra quem gosta de voltar pra pegar as mesmas coisas. Coisa que não me agrada, nunca foi "completionista" de voltar pra fazer 100% nos jogos, e games clássicos do Mario como Galaxy 2, 64 e World me deram um desafio para fechar o game sem a necessidade de fazer 100% ou revisitar mesmas fases toda hora, coisa que pessoalmente acho frustrante.
Ainda é ótimo ter um jogo com essa jogabilidade num portátil, e New Mario ainda é um Mario, ou seja, ainda diverte, mas o game custa caro e não tem como ser compreensível como uma empresa como a Nintendo se afastando da excelência e se aproximar da mediocridade, indo pelo caminho fácil e buscando um cash-in com sua maior série
Nota: 6.0 / 10