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Os RPGs de estratégia, ou Strategic RPGs (sendo a sigla S-RPG), são aqueles jogos que demandam MUITO tempo e MUITA dedicação do jogador. Geralmente, jogos assim requerem total atenção e precisam de tempo para que possam ser terminados e aproveitados ao máximo. Tanto é que, quem acaba se dedicando à qualquer jogo desse estilo, dificilmente consegue conciliar outro jogo do mesmo estilo para jogar junto.
Deixando de lado a maioria dos S-RPGs famosos, como Final Fantasy Tactics ou da série Shining Force e Fire Emblem, resolvi listar aqui 7 jogos desse estilo que todo mundo QUE GOSTA desse tipo de jogo deveria, ao menos, experimentar. São 7 jogos bem interessantes, alguns mais profundos que os outros, mas que, de uma forma ou de outra, deveriam ter um pouco da sua atenção.
7 - Brigandine: The Legend of Forsena (Playstation)
Lançamento (USA): 1998
Brigandine é um dos RPGs estratégicos do PS1 que foi bastante injustiçado em sua época, pois não recebeu a atenção devida. Afinal, em 1998, além dos jogos baseados na Copa do Mundo, outros medalhões como Xenogears e Parasite Eve também estavam saindo, o que ajudou a obscurecer esse grandioso jogo da Atlus.
Contratempos à parte, Brigandine é um excelente jogo, que mescla estilos 2D e 3D de maneira única, permitindo estratégias de combate que ainda não tinham sido experimentadas anteriormente por qualquer outro jogo do estilo. Aqui controlamos um héroi com um grupo de monstros, com os quais ele deve avançar e conquistar outros reinos usando para isso batalhas estratégicas. Em suma, temos 6 nações diferentes que podem ser escolhidas pelo jogador antes de começar o jogo, onde ele deverá avançar e destruir todas as outras para poder ter êxito na história.
Um dos fatores mais interessantes de Brigandine são os dois estilos usados no jogo: temos o controle no mapa e nas batalhas. O negócio funciona de forma parecida com Shining Force, só que sem o elemento de profundidade de personagens presente no jogo da Sega. Você dispõe sua tropa de monstros e aliados pelo cenário e, assim que encontrar um inimigo, a batalha muda para um plano 2D para mostrar o embate dos dois. Esse modo pode também ser desligado pelo jogador, a fim de ter mais dinamismo e rapidez nas batalhas.
Pra quem gosta do estilo S-RPG (se você está lendo até agora, provavelmente deve gostar muito desse estilo), Brigandine é um jogo extremamente recomendável, mas tenha em mente que a aventura é extremamente longa.
6 - Warsong (Mega Drive)
Lançamento (USA): 1991
Warsong (Langrisser no Japão) chegou ao Mega Drive em 1991 pelas mãos da Treco e foi o único jogo da série Langrisser a ser lançado por essas bandas. Ele ainda chegou a receber remakes paraPlaystation e Sega Saturn anos depois, jogos esses que ficaram restritos ao Japão. Por essas e outras, Warsong é um jogo bastante obscuro do Mega Drive, tanto pelo seu estilo ser RPG estratégico (em um console com a série Shining Force), quanto por se tratar de uma série quase que exclusiva do território japonês.
Em Warsong, similar ao que ocorre em Brigandine, controlamos uma tropa de soldados liderados por um ou mais comandantes, onde a principal característica dessas unidades é se manterem próximas para terem mais sucesso nas batalhas. Seus comandantes são personagens fixos, ou seja: se um deles morrer, morrerá pelo resto do jogo, não sendo possível revivê-lo como na série Shining Force, por exemplo.
Sob o aspect estratégico, Warsong brilha com seus 20 cenários bem diferentes entre si, onde calcular a aproximação das suas tropas e saber o momento certo de obter vantagens sobre os inimigos é primordial. Seus personagens também recebem promoções ao alcançar os níveis mais altos, adicionando uma boa estratégia ao jogo, já que entender as classes e saber distinguir um cavaleiro dragão de um cavaleiro mágico muitas vezes é a chave para o sucesso aqui.
5 - Vanguard Bandits (Playstation)
Lançamento (USA): 2000
Conhecido no Japão como Epic Stella, Vanguard Bandits traz o melhor do S-RPG misturado com o tema medieval e... mechas. Sim, similarmente ao que ocorre na série Front Mission, aqui controlamos diversos mechas invocados, mas sem o mesmo sistema de configuração robusto da série da Square. A história que engloba toda essa salada de temas é sobre uma guerra que já estava durando muito tempo, até que um dos reinos envolvidos encontrou um robô gigante ancestral e conseguiu religá-lo, tornando-o ativo novamente. Usando esse mecha, eles pretendem finalmente por um fim na guerra, mas vão ter que enfrentar os inimigos que também fazem uso dos mesmos.
Se a história é meio sem sentido, o mesmo não pode ser dito do gameplay, que é bem bacana e competente. Cada mecha possui um robusto sistema de ataques diferentes, baseados nos seus pilotos, que além de causarem dano nos inimigos, também variam a forma como o mecha reage aos ataques, ou seja: os robôs também se desgastam e é importante o jogador ter um bom controle disso se quiser vencer.
O jogo oferece também um sistema de moral incluso, onde é possível até mudar de time em determinado momento do jogo, tudo dependendo de suas ações na história. O visual é bem interessante, adotando um estilo isométrico bastante similaro ao do clássico Final Fantasy Tactics, além de mudar os gráficos para poligonais quando dois mechas se encontram no campo de batalha, uma característica presente em Brigandine.
4 - Dark Wizard (Sega CD)
Lançamento (USA): 1994
Lançado em 1994 para o Sega CD, Dark Wizard brilha como talvez o único jogo do estilo no sistema. Aqui controlamos 1 dos 4 guerreiros principais, com a missão de reaver o reino outrora roubado por um vilão maligno. Cada personagem confere uma história diferente, com inimigos e mapas diferentes, mas que não se unem em termos de enredo. Eles também possuem unidades que os ajudarão durante as batalhas. O jogo possui ótimos gráficos e adota o estilo hexagonal de mapas, muito comumente utilizado em jogos de estratégia militar.
Um dos lances interessantes de Dark Wizard, além do seu visual bem caprichado, é a possibilidade de, para cada um dos 4 personagens principais, recrutar mais dois personagens extras sob algumas condições, como por exemplo acontece na série Suikoden, da Konami.
3 - Stella Deus: The Gate of Eternity (Playstation 2)
Lançamento (USA): 2005
Eis que surge aqui no blog o PRIMEIRO jogo de Playstation 2. E o que isso quer dizer? Absolutamente... nada. Voltando à lista... Stella Deus foi feito pela lendária Atlus e só poderia resultar num jogo extremamente bem feito como ele realmente é. Eu decidi colocar esse único jogo do Playstation 2 por aqui por ele ter justamente todas as características pra poder participar da lista. Ele é relativamente antigo (saiu faz 10 anos), é um autêntico RPG de estratégia e é também muito, mas MUITO obscuro! Eu não lembro de ninguém comentando esse jogo em lista alguma, o que contrasta completamente com sua qualidade.
Stella Deus foi idealizado e produzido por um time bem consistente de produtores, artistas e programadores que produziu jogos como Hoshigami (PSX), a série Record of Lodoss War, a série Persona entre tantos outros. É realmente uma galera de respeito e só por esse fato você, que gosta do gênero, deveria ao menos dar uma olhada nele. A história dele começa no meio de uma missão do herói principal, onde conflitos entre diversas facções religiosas povoam todo o enredo e dão o tom geral da obra.
O visual de Stella Deus é um dos seus maiores chamativos. Todos os cenários e personagens foram desenhados à mão, bem como animados com uma qualidade rara até mesmo nos dias de hoje. Como todo e qualquer RPG estratégico ou não, o jogo começa lento, devagar, mas logo toma ares de uma grande produção, com cenários vastos, personagens marcantes e alguns combates realmente difíceis de serem vencidos. Eu costumo comparar a dificuldade de Stella Deus com o primeiro Vandal Hearts e isso é um grande elogio ao jogo.
2 - Feda: The Emblem of Justice (SNES)
Lançamento (JPN): 1994 (possui patch de tradução)
Feda foi concebido originalmente para o Super Famicom, mas recebeu um patch de tradução em 2009 que o traduz por completo em inglês. Para baixar e aplicar o patch, eu escrevi um tutorial faz um tempinho e você pode acessá-lo aqui. O game também lembra bastante a série Shining Force do Mega Drive, tanto em execução quanto no gameplay do mesmo, mas diferente no plot. Aqui a história gira em torno de dois cavaleiros forçados a lutar contra um império corrupto que antes eles serviam.
A execução do jogo se dá de duas formas: explorando cidades normalmente, onde conversamos com NPCs e visitamos lojas e casas, e a batalha em si. As batalhas se dão de forma bastante parecida (pra não dizer idêntica) às da série Shining Force, com sua tropa colocada num mapa junto com os inimigos visíveis. Ao encontrar uma unidade inimiga, ambos lutam e uma tela mostra o embate, bem como barras de energia e outras informações.
A diferença crucial entre FEDA e Shining Force é que o jogador pode terminar a maioria das batalhas de duas formas: ou matando todo mundo ou procurando um meio de evitar tantas mortes e assegurar a paz. Esses dois modos acabam por alocar o jogador como um lutador pela justiça ou causador do caos. Óbviamente, optar por um dos caminhos revela personagens diferentes durante o enredo, que é bastante rico em detalhes.
1 - Saiyuki - Journey West (Playstation)
Lançamento (USA): 2001
Ao contrário do que muitos imaginam, até mesmo pela raridade desse jogo, Saiyuki saiu oficialmente no mercado americano em 2001, pelas mãos da Koei. O jogo, um robusto RPG estratégico muito parecido com Final Fantasy Tactics, toma emprestada a lendária história chinesa Journey to the West, sobre um monge budista que visita regiões da Índia em busca de pergaminhos e precisa enfrentar uma série de desafios para tal. A história do jogo segue mais ou menos a mesma coisa, colocando o herói seguindo da China para a Índia, com a participação de personagens lendários como Son Goku pelo caminho.
O jogo em si empresta muito do clássico Final Fantasy Tactics no gameplay, adicionando aí a possibilidade dos personagens principai se transformarem em feras indomáveis durante as batalhas, garantindo assim poderes melhores para destruir os inimigos. O jogo conta com vários personagens secundários que são recrutados conforme o avanço do jogador.
Muito de Saiyuki só foi conhecido com o advento da internet, pois, mesmo o jogo sendo lançado oficialmente em território americano pela Koei, poucas pessoas o conheceram na época e lhe deram o devido valor. O jogo possui uma boa história, com ótimos personagens e o gameplay característico do estilo. O visual é bastante caprichado, principalmente pelos modelos dos personagens e os cenários bem variados. Uma forte recomendação pra quem gosta do estilo.