O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


7 RPGs Estratégicos que Você Deveria Conhecer

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.261
Reações
15.501
Pontos
1.524


Os RPGs de estratégia, ou Strategic RPGs (sendo a sigla S-RPG), são aqueles jogos que demandam MUITO tempo e MUITA dedicação do jogador. Geralmente, jogos assim requerem total atenção e precisam de tempo para que possam ser terminados e aproveitados ao máximo. Tanto é que, quem acaba se dedicando à qualquer jogo desse estilo, dificilmente consegue conciliar outro jogo do mesmo estilo para jogar junto.

Deixando de lado a maioria dos S-RPGs famosos, como Final Fantasy Tactics ou da série Shining Force e Fire Emblem, resolvi listar aqui 7 jogos desse estilo que todo mundo QUE GOSTA desse tipo de jogo deveria, ao menos, experimentar. São 7 jogos bem interessantes, alguns mais profundos que os outros, mas que, de uma forma ou de outra, deveriam ter um pouco da sua atenção.

7 - Brigandine: The Legend of Forsena (Playstation)
Lançamento (USA): 1998

Brigandine é um dos RPGs estratégicos do PS1 que foi bastante injustiçado em sua época, pois não recebeu a atenção devida. Afinal, em 1998, além dos jogos baseados na Copa do Mundo, outros medalhões como Xenogears e Parasite Eve também estavam saindo, o que ajudou a obscurecer esse grandioso jogo da Atlus.

Contratempos à parte, Brigandine é um excelente jogo, que mescla estilos 2D e 3D de maneira única, permitindo estratégias de combate que ainda não tinham sido experimentadas anteriormente por qualquer outro jogo do estilo. Aqui controlamos um héroi com um grupo de monstros, com os quais ele deve avançar e conquistar outros reinos usando para isso batalhas estratégicas. Em suma, temos 6 nações diferentes que podem ser escolhidas pelo jogador antes de começar o jogo, onde ele deverá avançar e destruir todas as outras para poder ter êxito na história.


Um dos fatores mais interessantes de Brigandine são os dois estilos usados no jogo: temos o controle no mapa e nas batalhas. O negócio funciona de forma parecida com Shining Force, só que sem o elemento de profundidade de personagens presente no jogo da Sega. Você dispõe sua tropa de monstros e aliados pelo cenário e, assim que encontrar um inimigo, a batalha muda para um plano 2D para mostrar o embate dos dois. Esse modo pode também ser desligado pelo jogador, a fim de ter mais dinamismo e rapidez nas batalhas.

Pra quem gosta do estilo S-RPG (se você está lendo até agora, provavelmente deve gostar muito desse estilo), Brigandine é um jogo extremamente recomendável, mas tenha em mente que a aventura é extremamente longa.

6 - Warsong (Mega Drive)
Lançamento (USA): 1991

Warsong (Langrisser no Japão) chegou ao Mega Drive em 1991 pelas mãos da Treco e foi o único jogo da série Langrisser a ser lançado por essas bandas. Ele ainda chegou a receber remakes paraPlaystation e Sega Saturn anos depois, jogos esses que ficaram restritos ao Japão. Por essas e outras, Warsong é um jogo bastante obscuro do Mega Drive, tanto pelo seu estilo ser RPG estratégico (em um console com a série Shining Force), quanto por se tratar de uma série quase que exclusiva do território japonês.

Em Warsong, similar ao que ocorre em Brigandine, controlamos uma tropa de soldados liderados por um ou mais comandantes, onde a principal característica dessas unidades é se manterem próximas para terem mais sucesso nas batalhas. Seus comandantes são personagens fixos, ou seja: se um deles morrer, morrerá pelo resto do jogo, não sendo possível revivê-lo como na série Shining Force, por exemplo.


Sob o aspect estratégico, Warsong brilha com seus 20 cenários bem diferentes entre si, onde calcular a aproximação das suas tropas e saber o momento certo de obter vantagens sobre os inimigos é primordial. Seus personagens também recebem promoções ao alcançar os níveis mais altos, adicionando uma boa estratégia ao jogo, já que entender as classes e saber distinguir um cavaleiro dragão de um cavaleiro mágico muitas vezes é a chave para o sucesso aqui.

5 - Vanguard Bandits (Playstation)
Lançamento (USA): 2000

Conhecido no Japão como Epic Stella, Vanguard Bandits traz o melhor do S-RPG misturado com o tema medieval e... mechas. Sim, similarmente ao que ocorre na série Front Mission, aqui controlamos diversos mechas invocados, mas sem o mesmo sistema de configuração robusto da série da Square. A história que engloba toda essa salada de temas é sobre uma guerra que já estava durando muito tempo, até que um dos reinos envolvidos encontrou um robô gigante ancestral e conseguiu religá-lo, tornando-o ativo novamente. Usando esse mecha, eles pretendem finalmente por um fim na guerra, mas vão ter que enfrentar os inimigos que também fazem uso dos mesmos.

Se a história é meio sem sentido, o mesmo não pode ser dito do gameplay, que é bem bacana e competente. Cada mecha possui um robusto sistema de ataques diferentes, baseados nos seus pilotos, que além de causarem dano nos inimigos, também variam a forma como o mecha reage aos ataques, ou seja: os robôs também se desgastam e é importante o jogador ter um bom controle disso se quiser vencer.


O jogo oferece também um sistema de moral incluso, onde é possível até mudar de time em determinado momento do jogo, tudo dependendo de suas ações na história. O visual é bem interessante, adotando um estilo isométrico bastante similaro ao do clássico Final Fantasy Tactics, além de mudar os gráficos para poligonais quando dois mechas se encontram no campo de batalha, uma característica presente em Brigandine.

4 - Dark Wizard (Sega CD)
Lançamento (USA): 1994

Lançado em 1994 para o Sega CD, Dark Wizard brilha como talvez o único jogo do estilo no sistema. Aqui controlamos 1 dos 4 guerreiros principais, com a missão de reaver o reino outrora roubado por um vilão maligno. Cada personagem confere uma história diferente, com inimigos e mapas diferentes, mas que não se unem em termos de enredo. Eles também possuem unidades que os ajudarão durante as batalhas. O jogo possui ótimos gráficos e adota o estilo hexagonal de mapas, muito comumente utilizado em jogos de estratégia militar.


Um dos lances interessantes de Dark Wizard, além do seu visual bem caprichado, é a possibilidade de, para cada um dos 4 personagens principais, recrutar mais dois personagens extras sob algumas condições, como por exemplo acontece na série Suikoden, da Konami.

3 - Stella Deus: The Gate of Eternity (Playstation 2)
Lançamento (USA): 2005

Eis que surge aqui no blog o PRIMEIRO jogo de Playstation 2. E o que isso quer dizer? Absolutamente... nada. Voltando à lista... Stella Deus foi feito pela lendária Atlus e só poderia resultar num jogo extremamente bem feito como ele realmente é. Eu decidi colocar esse único jogo do Playstation 2 por aqui por ele ter justamente todas as características pra poder participar da lista. Ele é relativamente antigo (saiu faz 10 anos), é um autêntico RPG de estratégia e é também muito, mas MUITO obscuro! Eu não lembro de ninguém comentando esse jogo em lista alguma, o que contrasta completamente com sua qualidade.

Stella Deus foi idealizado e produzido por um time bem consistente de produtores, artistas e programadores que produziu jogos como Hoshigami (PSX), a série Record of Lodoss War, a série Persona entre tantos outros. É realmente uma galera de respeito e só por esse fato você, que gosta do gênero, deveria ao menos dar uma olhada nele. A história dele começa no meio de uma missão do herói principal, onde conflitos entre diversas facções religiosas povoam todo o enredo e dão o tom geral da obra.


O visual de Stella Deus é um dos seus maiores chamativos. Todos os cenários e personagens foram desenhados à mão, bem como animados com uma qualidade rara até mesmo nos dias de hoje. Como todo e qualquer RPG estratégico ou não, o jogo começa lento, devagar, mas logo toma ares de uma grande produção, com cenários vastos, personagens marcantes e alguns combates realmente difíceis de serem vencidos. Eu costumo comparar a dificuldade de Stella Deus com o primeiro Vandal Hearts e isso é um grande elogio ao jogo.

2 - Feda: The Emblem of Justice (SNES)
Lançamento (JPN): 1994 (possui patch de tradução)

Feda foi concebido originalmente para o Super Famicom, mas recebeu um patch de tradução em 2009 que o traduz por completo em inglês. Para baixar e aplicar o patch, eu escrevi um tutorial faz um tempinho e você pode acessá-lo aqui. O game também lembra bastante a série Shining Force do Mega Drive, tanto em execução quanto no gameplay do mesmo, mas diferente no plot. Aqui a história gira em torno de dois cavaleiros forçados a lutar contra um império corrupto que antes eles serviam.

A execução do jogo se dá de duas formas: explorando cidades normalmente, onde conversamos com NPCs e visitamos lojas e casas, e a batalha em si. As batalhas se dão de forma bastante parecida (pra não dizer idêntica) às da série Shining Force, com sua tropa colocada num mapa junto com os inimigos visíveis. Ao encontrar uma unidade inimiga, ambos lutam e uma tela mostra o embate, bem como barras de energia e outras informações.


A diferença crucial entre FEDA e Shining Force é que o jogador pode terminar a maioria das batalhas de duas formas: ou matando todo mundo ou procurando um meio de evitar tantas mortes e assegurar a paz. Esses dois modos acabam por alocar o jogador como um lutador pela justiça ou causador do caos. Óbviamente, optar por um dos caminhos revela personagens diferentes durante o enredo, que é bastante rico em detalhes.

1 - Saiyuki - Journey West (Playstation)
Lançamento (USA): 2001

Ao contrário do que muitos imaginam, até mesmo pela raridade desse jogo, Saiyuki saiu oficialmente no mercado americano em 2001, pelas mãos da Koei. O jogo, um robusto RPG estratégico muito parecido com Final Fantasy Tactics, toma emprestada a lendária história chinesa Journey to the West, sobre um monge budista que visita regiões da Índia em busca de pergaminhos e precisa enfrentar uma série de desafios para tal. A história do jogo segue mais ou menos a mesma coisa, colocando o herói seguindo da China para a Índia, com a participação de personagens lendários como Son Goku pelo caminho.

O jogo em si empresta muito do clássico Final Fantasy Tactics no gameplay, adicionando aí a possibilidade dos personagens principai se transformarem em feras indomáveis durante as batalhas, garantindo assim poderes melhores para destruir os inimigos. O jogo conta com vários personagens secundários que são recrutados conforme o avanço do jogador.


Muito de Saiyuki só foi conhecido com o advento da internet, pois, mesmo o jogo sendo lançado oficialmente em território americano pela Koei, poucas pessoas o conheceram na época e lhe deram o devido valor. O jogo possui uma boa história, com ótimos personagens e o gameplay característico do estilo. O visual é bastante caprichado, principalmente pelos modelos dos personagens e os cenários bem variados. Uma forte recomendação pra quem gosta do estilo.
 

gcpro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
1.201
Pontos
203
@Jack T
Marcando presença mais uma vez nos teus tópicos para dizer que são os melhores da OS. :rox
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Fantástico. Desses eu joguei Stella Deus e Langrisser, mas deu vontade de jogar todos!!! Backlog da vida!
 


Lobo-FF

Habitué da casa
Mensagens
228
Reações
241
Pontos
69
Joguei (e zerei) os dois primeiros (6 e 7).

Quanto ao Feda, até peguei a rom traduzida e fui jogando, mas achei o jogo meio bugado.
Os inimigos me davam 1 de dano quase sempre, e, por vezes, um personagem involuia ao avançar de nível. :kzonzo
Alguém já jogou? Teve os mesmos problemas?
 

Celagus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.057
Reações
982
Pontos
313
Stella Deus, segue o mesmo padrão de Hoshigami, ambos muitos bons outro que gostava bastante era Vandal Hearts
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
9.484
Pontos
1.219
Excelente tópico, conhecia poucos do genero e adoro, só conheço os famosos mesmo
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.050
Reações
4.651
Pontos
453
Taí um sub gênero q infelizmente não me adaptei. Sempre tive uma maior afeição ao bom velho rpg por turnos com uma historinha mais relax. Do pouco que joguei, recomendo o Riviera do gba e Ogre Battle do snes que saiu pro ps1.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Desses aí eu só experimentei o Warsong. Achei muito confuso e não teve como eu não compará-lo com os Shining Force, que eu gosto muito e possui uma mecânica mais simples do que o Warsong.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
Faltou o Tatics ogre de snes e saiu o mesmo jogo no psx. Jogo top e muito díficil
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.414
Reações
7.758
Pontos
453
Haja paciência na ultima fase do Warsong/Langrisser!
Os de Ps1 que estão na lista, só tinha visto a capa, quando vendidos piratex em camelô...
 

Celagus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.057
Reações
982
Pontos
313
alem dos ja citados no topico tem pro GBA o Onimusha tactics ei gostei mt

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.755
Reações
7.643
Pontos
1.264
Nunca joguei nenhum desses. :kvergonha
Fiquei no 'quase' com Stella Deus e Sayuki, mas não deu pra comprar na época. Hoje vai ser difícil achá-los por um bom preço.
 

master-1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
874
Reações
708
Pontos
543
acho que nunca zerei um RPG,quanto mais um estratégico
mas de uma coisa eu sei, o ps1 é o paraíso para esse estilo de jogo
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Haja paciência na ultima fase do Warsong/Langrisser!
Os de Ps1 que estão na lista, só tinha visto a capa, quando vendidos piratex em camelô...
put* m****. O último chefe do langrisser do snes é brutal. Não lembro até hoje como consegui terminar!

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Ótimo tópico

Mais uma vez venho aqui pra recomendar a série Front Mission (que não é lá muito conhecida),mais precisamente o 5 que é o mais completo e complexo da série,só saiu no Japão mas tem tradução em inglês.
Tem personalização de robôs,links entre os companheiros de time,etc.
Aí um vídeo pra ter uma ideia:


E uma página no HardcoreGaming 101 falando sobre a série:
http://www.hardcoregaming101.net/frontmission/frontmission.html

Desculpa citar esse jogo toda hora
Eu gosto da série :obrigue
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.122
Reações
49.318
Pontos
1.339
esse brigandine eu comprei no PS1 na epoca piratex, nao funcionou, dai troquei e nada, tinha esquecido ate...
 

OmegaRider

Bam-bam-bam
Mensagens
949
Reações
2.339
Pontos
433
Joguei um pouco desse gênero no PSX. Vandal Hearts, Final Fantasy Tatics e Tatics Ogre. Na época não tive muita paciência, mas hoje curto muito esses games. Brigandine é um que sempre ouço falar muito bem. Um dia jogarei !
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.261
Reações
15.501
Pontos
1.524
esse brigandine eu comprei no PS1 na epoca piratex, nao funcionou, dai troquei e nada, tinha esquecido ate...

Lembro até hoje quando achei Brigandine numa locadora que ficava no caminho do meu primeiro trabalho. Foi com o meu primeiro salário que comprei ele, junto com mais meia dúzia de jogos que nem lembro quais são. O jogo me marcou demais por conta de parecer com Shining Force nas batalhas, mas meu PS1 velho de guerra travava toda hora que entrava nos combates em 3D, tive que trocar o jogo com muita tristeza, pois tinha gostado.

Desde então, só tenho experimentado ele no emulador, mas qualquer hora eu vou arrumar um tempo para jogá-lo do começo ao fim.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.313
Reações
26.505
Pontos
1.359
O que queria era um RPG mais estilo shining force, que era um RPG tradicional com cidades mapas etc, mas batalha estratégica, ou um estilo Suikoden 2 que era um RPG que adicionava um modo estratégico

O que me incomoda em SRPG puro, é que pula de batalha para batalha, não tem um mapa, explorar uma cidade etc, sempre começo mas nunca término os SRPGs puros


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.877
Reações
56.778
Pontos
2.164
O que queria era um RPG mais estilo shining force, que era um RPG tradicional com cidades mapas etc, mas batalha estratégica, ou um estilo Suikoden 2 que era um RPG que adicionava um modo estratégico

O que me incomoda em SRPG puro, é que pula de batalha para batalha, não tem um mapa, explorar uma cidade etc, sempre começo mas nunca término os SRPGs puros


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Grandia?
 

Celagus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.057
Reações
982
Pontos
313
Langrisser tem pro DS tb, junto com hoshigami

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.877
Reações
56.778
Pontos
2.164
Eu joguei Grandia, e gosto mas não acho estratégico, não como Shining Force ou a parte de estratégia de suikoden

Ele realmente não é estratégico, mas nesse gênero é complicado tudo isso que você pediu.

Tentou Tactics Ogre? Ele é bem estilo FFT, o remake do PSP é um jogo maravilhoso.

Saga Frontier 2 tem umas partes de estratégia também, durante as guerras.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.122
Reações
49.318
Pontos
1.339
Lembro até hoje quando achei Brigandine numa locadora que ficava no caminho do meu primeiro trabalho. Foi com o meu primeiro salário que comprei ele, junto com mais meia dúzia de jogos que nem lembro quais são. O jogo me marcou demais por conta de parecer com Shining Force nas batalhas, mas meu PS1 velho de guerra travava toda hora que entrava nos combates em 3D, tive que trocar o jogo com muita tristeza, pois tinha gostado.

Desde então, só tenho experimentado ele no emulador, mas qualquer hora eu vou arrumar um tempo para jogá-lo do começo ao fim.

eu adorava shining force, infelizmente na minha opinião nunca saiu um jogo no mesmo estilo a altura, vamos ver esse brigandine ai, ja baixei o emulador
 

Lobo-FF

Habitué da casa
Mensagens
228
Reações
241
Pontos
69
Shining Force faz muita falta mesmo.
Foi o primeiro que joguei neste estilo, e até hoje meu favorito.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
E aquele Valkyrie Profile de DS?

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 
Topo Fundo