O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


80 núcleos, uma CPU

CAGSBR

Habitué da casa
Mensagens
758
Reações
0
Pontos
87
80 núcleos, uma CPU

A Intel apresentou um processador que contém nada mais que 80 núcleos! A gambiarra é enorme, e vale lembrar que o processo para a fabricação do tal protótipo ainda foi de 65nm. Confira as fotos do pequeno grande monstro, publicadas pelo site Fudzilla:

80_core3.jpg

80_core1.jpg

80_core2.jpg

E você ainda achava que 4 núcleos era muito?

Não há informações se o protótipo é funcional ou não, mas estima-se que uma versão comercial - sim, isso mesmo - chegue entre 2013 e 2015, quando os processos de fabricação já estejam por volta dos 10-20nm, e provavelmente esse enorme monstro da Intel esteja beeem menor. Para se ter uma idéia, atualmente as litografias usadas não ultrapassam os 45nm na montagem de CPUs. Lembre-se: enquanto menor a litografia, melhor.

Vendo prótotipos assutadores assim nos faz parar para pensar como estarão processadores, placas de vídeo e o hardware em geral daqui há uns 5-10 anos. Na velocidade que as coisas andam, não vai demorar muito para que um chip minúsculo carregue muito mais processamento e desempenho do que as melhores máquinas da atualidade. A gambiarra acima é a prova viva disso.

Guia do PC

80 núcleos, uma CPU - Parte II

Chocados com o recém-divulgado processador de 80 núcleos, um protótipo bizarro da Intel, o site Fudzilla foi atrás, descobriu suas espeficações e postou algumas fotos que demonstram o tamanho (e o poder) do brinquedo.

80_core4.jpg

Central Processing Unit composta por 80 núcleos de processamento independentes

Em exposição numa feira de tecnologia em Dubai, o super-processador, antes de tudo, não tem nada a ver com o Larrabee - projeto da Intel que combina GPUs com CPUs num mesmo pedaço de silício. Segundo o engenheiro que apresentava o protótipo, o CPU de 80 núcleos é um processador do futuro (jura?), capaz de processar 1 Teraflop, comendo 78.35W a uma velocidade de 3.13GHz por núcleo (veja a foto abaixo). Para se ter uma idéia da força do monstro, são quase 250GHz de puro processamento, somando suas oito dezenas de núcleos.

80_core5.jpg

Desempenho máximo.

O protótipo ainda é capaz de se auto-reprogramar: caso você não esteja usando 100% de sua capacidade, ele pode desligar boa parte de seus núcleos e cair para a velocidade de míseros 780MHz, com um desempenho de 0.01Teraflops, usando apenas 6.45W para calcular matrizes 4×4, por exemplo (veja a foto abaixo).

80_core6.jpg

Protótipo de 80 núcleos "descansando".

O engenheiro da Intel também confirmou que a mega-cpu provavelmente apareça nas lojas daqui a cinco ou sete anos, sendo que o projeto apresentado foi feito com litografia de 65nm, e até lá, litografias de 10-20nm sejam comuns. Parece loucura, mas, pelo que parece, é essa a direção que a Intel estará rumando daqui há alguns anos, quando processadores multi-cores tiverem bem mais popularidade do que têm hoje. Insanidade ou tecnologia? Você decide.

O maior desafio, quem sabe, é convencer os programadores a desenvolver algo que utilize 80 núcleos <medo>. Vamos esperar pra ver.

Guia do PC
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
fiquei de cara...mais uma prova que o bolso nunca vai acompanhar a tecnologia =S
 

Babylon

Bam-bam-bam
Mensagens
13.195
Reações
4.224
Pontos
439
Com tanto nucelo assim, eles podem ja fazerem ate emulador de PS3 que vai funcionar de boa...
Hhuahauhaa....
 

ForoMain

Bam-bam-bam
Mensagens
6.262
Reações
21
Pontos
224
Babylon;3747624 disse:
Com tanto nucelo assim, eles podem ja fazerem ate emulador de PS3 que vai funcionar de boa...
Hhuahauhaa....
[COLOR="RoyalBlue"]ueahuheuheaheAHEUHEUaheuheuAHEHHEuaehA
boa babylon...até de Xbox tbm :lol :-D[/COLOR]
 

PW_br

Ser evoluído
Mensagens
159
Reações
4
Pontos
44
oh my, 250ghz de clock. e eu ainda lembro do meu pentium 233 mmx (era um monstro o bicho) ^^
 
D

Deleted member 120622

PQP


Em 2015 eu vou olhar pra esse meu core 2 duo e pensar..

"Nossa, mas que grande b*sta que eu usava"
 


StrikerX3

Veterano
Mensagens
1.226
Reações
44
Pontos
104
Esse aí acho que roda Crysis quase no máximo.

Só que já vai existir Crysis 2 ou 3 até la...
 

koxitos

Veterano
Mensagens
1.616
Reações
15
Pontos
109
[COLOR="DarkSlateBlue"]Geová ! que ignôrancia, chega 2014 a Crytek faz o Crysis Fodators, e vai ser o requisito médium para rolar de boa o jogo, porque na época que eles disse o requisitos para o pc era um baita de um absurdo!!, para rodar o jogo!.[/COLOR]
 

Noobert

Habitué da casa
Mensagens
547
Reações
0
Pontos
62
Em 2015 os objetos em jogos 3d serão feitos através de átomos digitais e não de polígonos.
 

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.838
Reações
2.859
Pontos
479
imagino que esse seja o hardware necessario para rodar o proximo windows vista...
 

Deslock

Bam-bam-bam
Mensagens
6.685
Reações
58
Pontos
214
StrikerX3;3747945 disse:
Esse aí acho que roda Crysis quase no máximo.

Só que já vai existir Crysis 2 ou 3 até la...

e quando sair com certeza vai dar problema de incompatibilidade
 
Topo Fundo