O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A tristeza dos transportes públicos em SP

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.257
Pontos
1.503
E acho que em qualquer canto do Brasil.

Estou um tempinho sem moto e já tinha me esquecido o quão ruim é depender de transporte público. Não desejo essa chateação pra ninguém.
Já começa com a falta de respeito com o cidadão no quesito pontualidade e condições de higiene e conservação.
Depois vem a questão da superlotação e os "tipos" de gente que frequentam.

Eu tenho utilizado trem, ônibus e metrô. Em horário de pico você vai espremido igual sardinha em lata, tendo que aturar gente sem educação alguma, conversando alto, com rádio sem fone de ouvido, com bafo, bufando e peidando, fedido de caatinga (sovaqueira) e com cabelo ardido de tão fedido (no caso de mulheres), mijado, cagado, vomitado, drogado, bêbado. Motoristas de ônibus sem respeito com os mais velhos e demorando horrores na viagem (ainda mais agora que também exercem o papel dos cobradores). Fora pregadores, pedintes e vendedores que gritam no pé da sua orelha.

Se tudo isso e mais um pouco fosse às custas de uma passagem barata, até daria para entender, mas não, são 4,20 / 3,80 que no final do mês somam mais de 300 reais. Foda.

E dias frios igual hoje são mais nojentos ainda, com os vidros do ônibus tudo fechado e nego tossindo e espirrando. Chega embaça os vidros.

Por isso que recomendo: Pelo seu bem estar, more perto do trabalho. Se não for possível, vá até de jegue, mas evite o transporte público.
Sei que corro riscos de moto, mas prefiro 1 milhão de vezes gastar 1/3 do tempo, gastar menos dinheiro e não ter as chateações que estou tendo agora. Há quem não liga, mas eu estou extremamente incomodado. Não vejo a hora de pegar outra moto.
 
Ultima Edição:

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.469
Reações
133.893
Pontos
1.779
De moto pro meu trabalho levo uma hora e gasto 15 reais de gasolina ida e volta. Se fosse de onibus levaria 3 horas e gastaria uns 50 reais ida e volta.


Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.901
Reações
20.839
Pontos
453
Se tudo isso e mais um pouco fosse às custas de uma passagem barata, até daria para entender, mas não, são 4,20 / 3,80 que no final do mês somam mais de 300 reais. Foda.

Eu ainda me pergunto até hoje COMO que alguém consegue sobreviver no Brasil ganhando um salário mínimo.

COMO...
Meu cerebro buga totalmente.

Gasolina cara, passagem de onibus cara.... enfim
Como que se faz pra lidar com todos os gastos? Ou simplesmente não faz?
.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.257
Pontos
1.503
Eu ainda me pergunto até hoje COMO que alguém consegue sobreviver no Brasil ganhando um salário mínimo.

COMO...
Meu cerebro buga totalmente.

Gasolina cara, passagem de onibus cara.... enfim
Como que se faz pra lidar com todos os gastos? Ou simplesmente não faz?
.

Esse custo do transporte os empregadores abatem no salário. Por isso que a maioria das vagas oferecem até 1300 reais com até 1 condução paga pela empresa. Quem mora longe já é descartado de primeira.

De moto eu gasto 6 reais por dia. De transporte público são 16... diferença no final do mês, já considerando o custo de manutenção da moto: 212 vs 352, ou seja, 140 reais por mês ou 1680 por ano (sem considerar férias)... valor suficiente para pagar os documentos da moto, uma manutenção mais onerosa ou até mesmo inteirar a troca por modelo mais novo.
Mas nem considero muito os gastos e perigos e sim a economia de tempo que é foda demais:

Transporte público (quando está tudo normal): 3:20 por dia. Se tiver temporal ou for véspera de feriado pode colocar mais 1 hora.
Moto: 1:20 por dia. Na chuva não passa de 1:40. Ou seja, são DUAS horas a mais da minha vida por dia que posso me dedicar a algo mais produtivo ou ao descanso. Mesmo se a moto custasse mais financeiramente eu ainda ia preferi-la.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.469
Reações
133.893
Pontos
1.779
So te dou um conselho: vamos sem muita pressa. O corredor eh nosso maior inimigo, entao ali va devagar.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

Anhanga

Bam-bam-bam
Mensagens
129
Reações
317
Pontos
248
O que desanima é a falta de educação, tem o pessoalzinho que não pode esperar você sair do bus, tem os que querem entrar primeiro e quando chegam no destino, mesmo com o bus lotado querem sair primeiro também. Há os tranca corredor no meio - eu sempre vou pro fundão. :viraolho
Agora no inverno aqui em Curitiba é de praxe o povo sai fechando janela, porque sabe, não pode tomar um ventinho...
 


Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Essa realidade é em todo país, meu caro. Até as cidades que visitei ou morei, todas tiveram problemas de transporte, seja no sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e provavelmente no norte (única região que não conheço, ainda).
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.257
Pontos
1.503
So te dou um conselho: vamos sem muita pressa. O corredor eh nosso maior inimigo, entao ali va devagar.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk

Pressa tenho mais na volta. Como já é tarde, só paro em faróis que tenham radar. Mas mesmo assim procuro ser o mais prudente possível. Graças a Deus nunca bati. Só caí uma vez parado. :klol
Corredor só quando o trânsito para, mas como tem muita moto no meu trajeto, difícil um carro atravessar. Não pego tanta velocidade e fico ligado nas rodas pra perceber a intenção.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.900
Reações
95.060
Pontos
2.179
Aqui em Blumenau ainda está aceitável, mas já foi muito melhor.
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
21.779
Pontos
999
Eu já cogitei pegar uma moto. Mas o lance é o perigo do trânsito. Não vou entrar na guerra entre motoqueiros (SIM, eu sei a diferença entre motoqueiro e motociclista, então poupem as correções) e motoristas de carro, mas o que vejo é que quando um cara com a moto está andando certo, ou seja, na faixa, os carros ficam pressionando para que saiam da frente, como se fosse o certo as motos andarem nos corredores. E nessa daí qualquer encostadinha na moto causa um acidente terrível.

Sei que o bom senso deveria ser usado, mas não adianta eu ter bom senso e o resto dos símios que estão no trânsito não terem, então não me arrisco a andar de moto. Mas que é um bom meio de transporte isso é inegável. O que fode mais são as condições do trânsito mesmo.
 

Yukio Mishima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
845
Reações
1.714
Pontos
583
Eu sempre penso em comprar uma moto porque acho que os preços de carro sao um absurdo no Brasil.
Mas aí vejo videos/fotos de acidentes de moto e desisto da idéia rapidinho...

Sent from my SM-G900W8 using Tapatalk
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.305
Reações
4.855
Pontos
703
eu ja acostumei com transporte publico
prefiro ele a ter veiculo proprio. carro é gasto demais pra ficar parado no transito. moto é muito arriscado e quando chove, nem se fala (ainda mais em SP)
o que eu fiz pra mudar é adaptar meu horario de entrada e saida pra nao pegar muvuca. vou e volto tranquilo de metro e onibus, quase sempre sentado. mas se eu trabalhasse pros outros, talvez nao teria essas regalias de horario que tenho hj (chego as 11h e saio as 19:30 por ai)
 

Ijimero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.204
Reações
3.580
Pontos
994
em floripa a situação não é das piores, mas pra bom não serve
 

GCastro

Bam-bam-bam
Mensagens
647
Reações
1.580
Pontos
333
Sou motociclista também e concordo 100% com o OP.

Semana passada tive que deixar a moto na manutenção por dois dias e foi um lixo completo. De moto, levo 35 ~ 40min para ir e para voltar (são 18,5km de distância). De ônibus, levo entre 1h 30min e 2h para me deslocar, na ida e na vinda, sem contar o stress de aguentar a falta de educação alheia dentro dos coletivos.

E acho que é quase uma tortura para quem é motociclista, ficar dentro o ônibus olhando o relógio e pensando "essa hora eu já estava dentro de casa de banho tomado :ksnif".
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.918
Pontos
1.444
Eu nem ligo mais... fico ouvindo meu Dark Tranquillity e dando uma observada nas gostosas que entram no vagão.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Eu não ligo não. Tô acostumado acho.. pego ônibus pra trabalhar, passear, tudo, há muitos anos.

Já pensei (e já peguei na verdade, mas vendi) em pegar uma moto pra trabalhar. Mas SEMPRE que começo a pensar nisso, começam a surgir acidentes de motos nas notícias.

Carro, sem condições. Até quero um mais pra frente, mas só pra passeio e será algo bem simples.

O que eu venho pensando há um bom tempo é pegar uma bike. Moro há mais ou menos 12km do serviço. Mas o que desanima um pouco são as chuvas, a vontade de pedalar depois de sair do serviço (zero) e as subidas pra voltar pro morro.
 

Guilge

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.562
Reações
15.547
Pontos
753
troco minha motinha por nada,opreço da passagem aqui é 4 reais,com 14 euencho o tanque e ando a semana inteira
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Também não tenho problemas no busão...Vou tranquilo ouvindo meus podcasts ou lendo...Onibus passa em corredor exclusivo e chego em casa mais cedo do que quem sai de carro do mesmo lugar.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.983
Pontos
1.059
eu ja acostumei com transporte publico
prefiro ele a ter veiculo proprio. carro é gasto demais pra ficar parado no transito. moto é muito arriscado e quando chove, nem se fala (ainda mais em SP)
o que eu fiz pra mudar é adaptar meu horario de entrada e saida pra nao pegar muvuca. vou e volto tranquilo de metro e onibus, quase sempre sentado. mas se eu trabalhasse pros outros, talvez nao teria essas regalias de horario que tenho hj (chego as 11h e saio as 19:30 por ai)
exato nesse horario ja é mais tranquilo e até da pra ir sentado, é o maldito inferno de horario comercial infelixvel das empresas onde todo mundo tem que ta la as 9:00 e sair as 18:00, não ha sistema que não se sobrecarregue
Sou motociclista também e concordo 100% com o OP.

Semana passada tive que deixar a moto na manutenção por dois dias e foi um lixo completo. De moto, levo 35 ~ 40min para ir e para voltar (são 18,5km de distância). De ônibus, levo entre 1h 30min e 2h para me deslocar, na ida e na vinda, sem contar o stress de aguentar a falta de educação alheia dentro dos coletivos.

E acho que é quase uma tortura para quem é motociclista, ficar dentro o ônibus olhando o relógio e pensando "essa hora eu já estava dentro de casa de banho tomado :ksnif".
pelo menos voce tem opção, pior quando voce tem que encarar isso todos os dias por anos a fio o sofrimento é tanto que voce chega em um ponto que para de se incomodar, vai todo mundo espremido mesmo nesse lixo e ja era, se eu fosse me irritar com tudo que me estressa ja tava morto. canso mais indo trabalhar e voltar do que propriamente trabalhar
 

lesapon

Bam-bam-bam
Mensagens
1.857
Reações
596
Pontos
219
Moto não é pra todo mundo.
Carro muitas vezes é inviável.
O jeito é torcer para as coisas melhorarem. To feliz dependendo apenas da linha Esmeralda da CPTM em SP. Trajeto de Osasco a Pinheiros em cerca de 25 min. Busão....Deus me livre e guarde.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
Ainda bem que meu trabalho é 15 min a pé

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.257
Pontos
1.503
No começo eu tinha cagaço com moto. Mãe e mulher falando um monte.
Hoje levo elas na garupa.

Não deixa de ser perigoso, já enfrentei muitas situações de quase acidente, quase sempre por motorista desatento (muitos usando celular na direção). Corredor eu pegava raramente, porque vem motociclista com mais pressa e acaba acelerando a gente também. Hoje já encaro normalmente. Uso equipamentos de proteção (na verdade falta uma bota e uma calça) e tomo alguns cuidados que só a experiência nos faz aprender. Considerando tudo, vale muito a pena pro meu caso.
Até pra viagens curtas a moto servia. :kjoinha
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Eu sempre penso em comprar uma moto porque acho que os preços de carro sao um absurdo no Brasil.
Mas aí vejo videos/fotos de acidentes de moto e desisto da idéia rapidinho...

Sent from my SM-G900W8 using Tapatalk

Fui pesquisar e realmente só acidente gore a ultra gore no Google images , ainda bem que não ligo pra isso.
Meu medo de moto(apesar de ser muito mais econômico) é justamente essa parte de acidentes , nunca que eu compraria uma moto , alias , não vou dizer nunca pois é uma palavra muito forte , mas irei evitar ao máximo. Não que com carro não ocorra , mas geralmente é bem menos tenso e propenso , além da maior segurança(apesar de que em determinados acidentes tanto faz ser carro ou moto).

No começo eu tinha cagaço com moto. Mãe e mulher falando um monte.
Hoje levo elas na garupa.

Não deixa de ser perigoso, já enfrentei muitas situações de quase acidente, quase sempre por motorista desatento (muitos usando celular na direção). Corredor eu pegava raramente, porque vem motociclista com mais pressa e acaba acelerando a gente também. Hoje já encaro normalmente. Uso equipamentos de proteção (na verdade falta uma bota e uma calça) e tomo alguns cuidados que só a experiência nos faz aprender. Considerando tudo, vale muito a pena pro meu caso.
Até pra viagens curtas a moto servia. :kjoinha

No começo deve ser assim mesmo , mas como tudo nós se acostumamos né. Mas não curto muito a ideia de moto apesar dela ser bem útil ainda mais numa cidade com transito como SP.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.214
Reações
172.411
Pontos
2.599
E nego ainda aumenta o preço sem nem oferecer ar condicionado aqui no RJ. É muito bizarro. Não cumprem as exigências, mantém as condições ruins e acham que ganham pouco.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Bem, eu usava bastante linha verde e linha amarela e era tolerável, apesar de que, dependendo do horário, você vai como sardinha mesmo. Busão na ZS também nunca tive muitos problems.

Mas pra quem tem que usar linha vermelha... prefiro ficar preso no trânsito de carro. :klol

Minha maior reclamação mesmo é o preço, PQP.
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
3.420
Reações
2.109
Pontos
453
Pego a linha 11 da CPTM todo dia pela manhã em horário de pico, pensa um negócio desgracento, aquilo ali já estraga o dia de qualquer um ... Tem dia que fica absurdo de lotado,sem condições.

Sentido from my Lenovo ZUK Z2.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.372
Reações
15.827
Pontos
503
O que mais me preocupa em termos de transporte público é a falta de segurança. Depois que fui assaltado pela primeira vez, fiquei meio traumatizado.

Aqui em Salvador, os assaltos são frequentes e violentos. Tiroteios nos ônibus não são raros, pois parece que os ônibus andam com policiais civis ou à paisana, e quando um assalto acontece, os policiais revidam. Ou às vezes, algum passageiro aleatório, não-policial, reage. Nosso metrô não serve às áreas que eu frequento, então o ônibus é minha única opção.

Tirando a violência, há o problema de que Salvador é uma cidade com trânsito muito difícil, e uma viagem que duraria 30min chega facilmente a 1h, ou muito mais nos horários de pico.

Tirando tudo isso, não tenho maiores problemas com andar de ônibus. Como moro perto de uma estação, eu sempre consigo pegar ônibus vazio, e com isso, boa parte dos problemas desaparecem.
 
Ultima Edição:

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Eu sei que moto é o melhor modo de transporte pra cidades grandes, com muito transito... mas não tenho coragem de comprar uma pra ir trabalhar. Teve uma época que trabalhei em hospital e o que eu mais via, era nego que se acidentou por causa de moto, era braço e perna quebrada, costela e por ai vai... fora as mortes que eram bem comum, principalmente sexta e sábados.
 

attempt

Bam-bam-bam
Mensagens
5.634
Reações
839
Pontos
309
tendo que aturar gente sem educação alguma, conversando alto, com rádio sem fone de ouvido, com bafo, bufando e peidando, fedido de caatinga (sovaqueira) e com cabelo ardido de tão fedido (no caso de mulheres), mijado, cagado, vomitado, drogado, bêbado. Motoristas de ônibus sem respeito com os mais velhos e demorando horrores na viagem (ainda mais agora que também exercem o papel dos cobradores). Fora pregadores, pedintes e vendedores que gritam no pé da sua orelha.

.

Nossa, ou vc tá exagerando ou então aí onde tu mora as pessoas são mais fedorentas e mal-educadas do que aqui.
Claro que raramente sento perto de um bêbado, maluco ou algo do gênero, mas é difícil evitar algum 'evento' estranho desses vivendo em uma cidade grande, inclusive fora do ônibus. Não é um problema grande.

O problema do ônibus pra mim é o tempo q leva. Pra quem mora no subúrbio é terrível. Mas carro é perigo, custo, estresse(pelo menos no início) e poluição (eu realmente fico de consciência limpa nessa questão por nao ter carro). O ideal é morar perto do trabalho/faculdade e usar ônibus.
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.681
Reações
13.973
Pontos
754
Sei bem como é, isso pq quando eu andava de transporte público, entre os anos 90 e 2000 mais ou menos, já era punk, imagina agora...naquela época os piores eram os da zona sul e norte de sp pelo menos os piores q eu andava tanto na parte de condição de conservação e limpeza do Bus quanto nos tipo de passageiro que pegava o mesmo.
 

erichni

Habitué da casa
Mensagens
50
Reações
121
Pontos
53
Esse podia virar o tópico oficial dos perrengues diários em transporte público.

Hj por exemplo o busão estava tão cheio que o motorista falou pros idosos entrarem pela porta de trás. Entrou um e uma senhora quase ficou pelo caminho pois o motorista arrancou antes e nem viu. O resto da viagem de uma hora foi discussão dos passageiros com ele.

Teve um dia que precisei pegar trem pra Guaianazes. Estação lotada até o talo. Pra entrar foi um empurra empurra pior que show de thrash metal, fui parar no chão. Aquilo não eram pessoas, mas sim animais. Depois disso prometi a mim mesmo que nunca mais pego CPTM na vida.

Enviado de meu LG-D802 usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.474
Reações
10.227
Pontos
1.349
Olha, pegar ônibus em SP e em diversas outras cidades exige estratégia e um kit de viagem.
Não é fácil mesmo.
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
3.420
Reações
2.109
Pontos
453
Graças a Deus pelo menos no momento minha vida de pegar busão em horário de pico na minha cidade já ficou pra trás ... Em SP pego muito raramente e também não é tão lotado a linha que pego.

Sent from my Lenovo ZUK Z2.
 
Topo Fundo