O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Acusação de racismo faz autora tirar livro Peppa de circulação.

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Críticas à "Peppa" começaram com vídeo de ativista em abril de 2016. Autora Silvana Rando já recebeu prêmio Jabuti de ilustração por um dos seus livros.

A autora Silvana Rando decidiu neste mês tirar de circulação seu livro "Peppa", lançado em 2009 pela Brinque-Book. A decisão foi tomada após a obra ser acusada de ter elementos racistas. No livro, Silvana conta a história de uma menina de cabelos crespos que decide fazer um alisamento e depois desiste da mudança ao se ver impedida de brincar para conseguir manter o visual.

Silvana é autora de mais de 10 livros e já ilustrou mais de 40 obras. Em 2011 foi vencedora do Prêmio Jabuti com "Gildo", na categoria ilustração de livro infantil. Já a obra Peppa foi eleita um dos 30 livros do ano pela Revista Crescer em 2010.

Peppa virou alvo de contestação sobretudo a partir de abril do ano passado, quando a youtuber, empresária de moda e ativista Ana Paula Xongani fez um vídeo no qual apresentava uma resenha com muitas críticas ao livro. "Quando vi o livro fiquei horrorizada", disse Ana Paula. "Todas as páginas deste livro têm um problema. É um livro extremamente racista", acusa Ana Paula.

Nos vídeos, Ana Paula Xongani diz que a obra é adotada pela rede municipal de ensino de São Paulo e que entrou em contato para cobrar que ele fosse tirada de circulação. Procurada pelo G1, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que nunca comprou o livro para o acervo das escolas da rede.



Os ativistas apontam, entre outros, trechos com elementos questionáveis:

- Peppa 'arrasta' geladeira e outros itens com seu cabelo, "resistente como fios de aço".

- A mãe de Peppa usa um alicate para cortar os fios.

- A cabeleireira quebra pentes e usa uma furadeira com serra no cabelo de Peppa após 16 horas e quarenta e oito minutos no trabalho de alisamento.

- A frase final é criticada por, na visão dos críticos, trazer a oposição entre se encaixar no padrão e encontrar a felicidade: "Lá se foi o cabelão liso e sedoso de Peppa...".

"Que informação a gente está passando para essas crianças? Que seus cabelos são ruins e complicados de tratar? Já Peppa tem que escolher, ter os cabelos lisos e sedosos ou ela vai brincar. Isso é um absurdo, a gente está cerceando a liberdade de brincar com a sua beleza natural", afirma a ativista.

Liberdade de ser criança

Antes de decidir tirar o livro de circulação, Silvana argumentou que sua intenção era justamente questionar o custo de seguir padrões. E que se inspirou em uma amiga de origem asiática que tinha os cabelos crespos.

"O livro em questão fala da vaidade exagerada na infância, de trocar a liberdade de ser criança pelos padrões de beleza (...) O preço que pagamos por tentarmos entrar num molde que não nos pertence. Gostar de como somos é tão maravilhoso que quis deixar isso num livro para as crianças", argumentou Silvana.

Ainda após o post com explicações, Silvana ainda continuou recebendo críticas e acabou reavaliando a decisão de manter a publicação.

"Depois de ler e reler a opinião de todos a respeito do meu livro Peppa, gostaria de afirmar que se existe a chance de uma única criança se ofender com seu conteúdo, prefiro que o livro deixe de existir, pois só assim meu trabalho fará sentido." - Silvana Rando

Mais em:

https://g1.globo.com/educacao/notic...-autora-tirar-livro-peppa-de-circulacao.ghtml

---------------------------------------------------------------------------

A autora disse que a inspiração foi um amiga de origem asiática que tinha os cabelos crespos, e de fato a gravura no livro mostra uma menina de pele clara com cabelos crespos e bem longos, a meu ver simbolizado positivamente como atributo de força e personalidade, estimulando ou aludindo justamente à fuga de padrões de beleza. O cabelo da menina seria um "super-cabelo resistente a tudo" e com pouquíssimo esforço os mesmos ativistas que interpretaram a ideia de forma negativa podem interpretar a mesma ideia de forma positiva.

Basta notar como num determinado contexto chamar uma mulher de put* ou vagabunda ou fazer mau juízo da sua conduta moral ou sexual para eles é algo ULTRAJANTE e MACHISTA [e é, sim], mas em outros contextos propagandeados por figuras como VALESKA POPOZUDA e PRETA GIL a mesma ação consistente no ato de a mulher se ver e agir como put*, promíscua ou ser chamada de vagabunda se torna uma "coisa" chamada EMPODERAMENTO, valorização e... "liberdade".

Então a personagem Peppa, dona de um "super-cabelo resistente a tudo", pode muito bem ser interpretada de forma positiva, não porque essa seria a única forma de interpretar, mas simplesmente porque oferece margem também a essa interpretação. O livro é uma fábula, CLARAMENTE lúdica e fantasiosa, tal como Pinóquio.

Narigudos também não se sentiriam ofendidos com Pinóquio sendo sempre associado a uma pessoa mentirosa? Que porra é essa? Pessoas de outras etnias que porventura nasçam com cabelos crespos não podem ser retratadas, fantasiadas? Serão acusadas de quê? Apropriação cultural?

A ativista problematiza: "Que informação a gente está passando para essas crianças? Que seus cabelos são ruins e complicados de tratar?

Uau... sobra esforço subjetivo para chegar a tal conclusão no caso em análise enquanto falta nessas mesmas pessoas esforço objetivo para ver o que é mais óbvio.

Será que a ideia de "Liberdade de ser criança" alcançada pela Autora compreende sem problemas o ato de ter crianças tocando e manipulando o corpo de um homem nu numa... "performance artística"? Não caberia nesse caso essa mesma indagação? [Que informação a gente está passando para essas crianças?] Não, não cabe. Nesse caso, essa pergunta sequer ganha forma na cabeça dessas pessoas.

Esse é o tipo de coerência esperado por esses ativistas. Só vejo autoritarismo e histeria ideológica, e me perdoem se atinjo inadvertidamente outras pessoas simpáticas à causa que não concordem. Isso não é uma generalização. Apenas constato a nitidez de um movimento que se preocupa em seguir alinhado a uma agenda ideológica específica e contraditória, à qual só interessa fazer uso ideológico e político de questões raciais, sexuais e sociais em nome da hegemonia e domínio da narrativa cultural e comportamental.

A capacidade que se arrogam de falarem e responderem por todos, como se soubessem exatamente o que cada indivíduo pensa ou sente, se colocando como pretensos fundadores de uma sociedade "evoluída" e melhores conhecedores de todos os problemas humanos não passa de um fetiche pessoal e egoísta.
 
Ultima Edição:

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Esse tipo de lacração só serve para as outras pessoas levarem a causa anti-racismo cada vez menos a sério. E isso vale para a maioria dessas causas modernas.
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Como alguém consegue bostejar tanto assim por causa de um livro infantil que passa é logne de conter racismo?

Nessa onda aí daqui a pouco vão acusar a Turma da Mônica da mesma coisa (se é que já não fizeram isso).
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
loss_for_words.gif


Eu desisto, sério.
 

fusca0km

Bam-bam-bam
Mensagens
5.329
Reações
6.613
Pontos
389
Olha... eu concordo que o livro tem falhas graves, mas não a ponto de merecer ser taxado de racista.

É bonitinho a mensagem pra criança valorizar mais a brincadeira, diversão relacionamentos e sua liberdade do que ficar se preocupando só com a vaidade, porém falhou muito ao dar ideia de que quem tem cabelo crespo é um problema. Não é racista pois não envolve raça diretamente, tem muita gente de todas as cores com cabelo crespo afinal.

Acho legal quando passam pra criança a ideia dela ser o que quiser, de ter liberdade de escolha e não ficar seguindo padrões de beleza da sociedade. O texto falhou em não passar essa mensagem e pior ainda, ela estereotipou mais as pessoas com cabelos "ruins" .... criança que entender a história e se identificar com a personagem vai ficar triste com o cabelo "ruim" que tem e vai crescer como muitas outras meninas com obscessão pela aparência.

Triste isso.
 
D

Deleted member 219486

É aquela, vamos perder tempo se preocupando com o que não faz sentido e deixar o importante de lado.
 


Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Ufa, achei que tavam falando da Peppa Pig
peppa-pig-logo.png


Um dos desenhos favoritos da minha filha
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
deu mole a autora eu nao cancelaria nem f**end0 e ainda posso afirmar com certeza que esta youtuber meia tigela aí só fez isso pra ganhar inscritos e views.
os caras criam polemica do nada bicho pra rentabilizar e os trouxas caem no papo deles!
fui ver o canal da mina tem míseros 24k! :kkk:kkk:kkk:kkk
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Levei um susto, achei que tinham problematizado a Peppa Pig.

No mais eu vou ter que dizer que é racista sim, recomendo olharem o vídeo da YouTuber ali.
O livro é basicamente como cabelo crespo e uma m**** e liso e lindo, aí pra não pegar tão mal a autora coloca a menina como branca, mas fica óbvia a referência.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.927
Reações
130.823
Pontos
2.274
Bom trabalho.
.
Cada vez que uma idiota ou idiota desses problematiza qualquer porra insignificante, mais e mais as pessoas vão ficando de saco cheio e passam a colocar todo mundo no mesmo saco desses bostas.
 

M.Hunter

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.815
Reações
4.727
Pontos
764
A premissa do livro parece é de gosto duvidoso. Não escolheria esse tipo de leitura pra minha filha já que existem tantos livros infantis melhores.
Já a polêmica causada em cima dele é por causa da modinha: "Quero proibir tudo que me ofende".
Nada novo até então.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.243
Reações
11.939
Pontos
503
Esse livro é a escrotidão pura. Mas repito, já estou cansado de falar, racismo e preconceito são coisas diferentes. Esse livro incita atitudes preconceituosas ao cabelo crespo e eu sou absolutamente contra isso, todo vitimismo negro nasce dessas paradas, da baixa valorização dos traços negros e etc.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.156
Reações
80.604
Pontos
1.559
Nessa onda aí daqui a pouco vão acusar a Turma da Mônica da mesma coisa (se é que já não fizeram isso).

O máximo que a produtora de quadrinhos Maurício de Souza está fazendo é reeditando os clássicos para os tempos modernos.

Eu devia ter desistido na época da polêmica do cheetos que associava negro com feijoada.

Quê? :kzonzo
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Se a Peppa tivesse lacrando na festa de aniversário com sua macha sapatão currando ela por tras, e a família gritando: É ROLA É ROLA... nooooooooooossa, seria o livro da diversidade cultural moderna multipluradlidade e mais outro monte de babaquices.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Criança hoje é lobotomizada de todas as formas.

Enquanto isso, no final dos anos 80, eu queria ser esse cara:

dsadas.jpg


Era tudo mais fácil.
Fucking putos. :kforever
Eu nao.

Cabelo do Jaspion era muito escroto. Tanto que da terceira temporada, eu acho, pra frente ele cortou.
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Como alguém consegue bostejar tanto assim por causa de um livro infantil que passa é logne de conter racismo?

Nessa onda aí daqui a pouco vão acusar a Turma da Mônica da mesma coisa (se é que já não fizeram isso).


Muito pelo contrário, os roteiristas da Turma da Monica estão lacrando por ai com estórias cheias de ideologia de gênero e feminismo.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Legal eh que mesmo querendo lacrar, um lacrador consegue ser acusado por outros lacradores de não estar lacrando corretamente.
 
D

Deleted member 219486

Esse livro é a escrotidão pura. Mas repito, já estou cansado de falar, racismo e preconceito são coisas diferentes. Esse livro incita atitudes preconceituosas ao cabelo crespo e eu sou absolutamente contra isso, todo vitimismo negro nasce dessas paradas, da baixa valorização dos traços negros e etc.

Então alguém de cabelo crespo que faz alisamento é preconceituoso?

:kzonzo
 
Topo Fundo