O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[AdêvogadOS] Treta de aluguel em república

nervmaster

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
639
Pontos
214
Moro em uma república de três quartos. Cheguei nessa república por meio de um anúncio de facebook (ou seja totalmente informal) e no tempo que havia chegado havia outros dois estudantes (João e Neto).

Neto falou que iria embora e deixou o aviso de 30 dias para nós (eu e João). Anunciamos o quarto no facebook em um grupo só pra isso (repúblicas de estudantes).

Nisso entra o Pedro. Pedro mandou mensagem dizendo que queria ver o AP, marcou um dia, veio, e na mesma noite quis fechar negócio. Pedro disse que trabalhava e estudadava portanto estaria na republica apenas para dormir. E nós (eu e João) não tinhamos nada de suspeitar do cara. Fechamos.

Primeiro mês de Pedro e veio o pagamento do aluguel (dia 5 do mês). Nada de Pedro pagar, ele alegou que estava tendo uns problemas no trabalho. Acreditamos pois essa má sorte poderia realmente acontecer. Pedro era uma pessoa totalmente reservada e evitava qualquer contato conosco e de fato só ouvia ele chegar de noite ( ~23h) e sair de manhã (~11h).

Passaram os dias e nada de Pedro se pronunciar ou dizer quando o pagamento está previsto. Pelo dia ~12 começamos a pressionar ele pra valer e daí Pedro começou a dizer que fez o depósito e no dia seguinte iria cair (sem mostrar comprovante). Pensei que de fato o aluguel tinha sido efeutado e uns dias iria cair na conta. Como já devem imaginar, nada do dinheiro na semana seguinte. Pressionado mais ainda falamos de trazer o dinheiro vivo já que ele afirmava "O caixa do depósito deu problema e o dinheiro voltou". E pelo dia ~20 foi pago o aluguel que deveria ter sido pago dai 5 do mesmo mês.

Segundo mês. Pergutamos a Pedro se teria algum problema o aluguel desse mês e ele disse que não, tava tudo certo. Chegou dia 5 e nada de Pedro e o mesmo filme se repetiu. Dizendo que tinha feito o deposito mas sempre se esquivava para demonstrar o comprovante do deposito ("Minha mãe fez o deposito e ela agora tah de plantão", "Eu fiz o deposito mas o comprovante deixei no meu trabalho"). Nesse tempo ele chegava e saia de forma de não fazer barulho nenhum, deixara presença dele despercebida na casa e também falou que no inicio do próximo mês iria embora (E confirmou que pagaria o aluguel do proximo mes inclusive). Chegou dia 20 enchemos o saco e trancamos ele para fora da republica (uma tranca da porta que ele não tinha cópia) e com as roupas e cama dele aqui e mandamos mensagem se ele não tiver o dinheiro em mãos, ele não entra.


Essa mensagem foi enviada tanto por mim e por João dois meses atrás (junho). E ele não deu NENHUMA resposta.

Até recentemente, aqui vai um resumo da conversa.

Pedro: Quero negociar o aluguel para pegar minhas coisas pois minha mãe tah hospitalizada com câncer e tenho de voltar pra cidade.
(Eu já descreditando qualquer coisa dita por ele)
Eu: O valor que ficou devendo é de dois alugueis.
Pedro: Dois? Eu so passei 2 meses e um já tinha pago.
Eu: Vc pagou um aluguel em maior (referente a abril), não pagou o aluguel em junho (referente a maio), não pagou o aluguel em julho (referente a junho).
Pedro: Ok. Não tenho dinheiro pq sai do serviço para atender minha mãe internada no hospital. Como podemos negociar? Posso assinar um documento se quiser.
Eu: Proponho de pagar um aluguel e deixar a cama/colchao
Pedro: Eu não tenho como pagar pois como te disse minha mãe tah com câncer, recém descoberto EM FASE AVANÇADA, e por isso que to voltando pra lá pra cuidar dela e estar sem dinheiro. E a cama foi o ÚLTIMO PRESENTE DE MINHA VÓ ANTES DE MORRER. valor sentimental EXTREMO pra mim.
Eu: Se não pagar, tudo vai ser vendido semana que vem.
Pedro: Se é assim que vai querer então tá. Tenho tudo anotado aqui que tentei negociar e você prendeu com tudo meu, roupas e documentos.

Não emiti resposta a ameaça que não vale a pena. Mas existe algum leverage legal por parte dele? Ou algum leverage legal por minha parte?

Sei que to lidando com áreas bem cinzentas e por isso mesmo que tô criando o tópico que não exatamente a situação que estou.

Lembrando que todos essas coisas de valores "inestimáveis" para Pedro só foram pedidas ou levantadas agora (2 meses após o ocorrido) e também é coincidente com o inicio do periodo de férias da faculdade. Eu tenho total incredulidade de que mãe dele esteja de fato enferma e que a cama foi o último presente da avó dele. Em ultimato as coisas dele não são um fator impeditivo de Pedro voltar para cuidar da mãe.
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Não que seja o caso, mas quando uma pessoa começa a mentir muito pior ficam as mentiras, mas desproporcional e apelativas ficam e digo isso porque já conheci pessoas assim.
 
D

Deleted member 35588

O cara é um vigarista, inventou um câncer na mãe e esse lance da vó pra tentar sair sem pagar. Não acredito que ele vá procurar algo na justiça.
 


Uma outra pessoa

Bam-bam-bam
Mensagens
11.374
Reações
8.442
Pontos
484
na hora q ele mentiu pela primeira vez sobre o deposito, sem comprovante, ja dava pra perceber que o cara seria um problema dali em diante

gente mentirosa eh a pior que existe
ja que o aluguel jamais vai ser pago por ele. eu doaria as tranqueiras dele, e tomaria mais cuidado no proximo

b.o nem precisa, nao adianta nda
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.257
Pontos
1.503
Se ele realmente procurar a justiça vocês vão se foder. Só um aviso.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
por mim faria o seguinte, dá a cama dele e os resto e completamente apague ele da vida de vocês, voltem a procurar um novo inquilino e sejam mais rigorosos no processo.
o cara para criar tanta mentira ruim deve estar realmente ferrado da vida e quanto mais rápido vocês se livrarem dele (mesmo que com prejuízo) melhor.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
Deviam ter aceitado a proposta de 1 aluguel e já resolvido isso.
 

vivinho

Bam-bam-bam
Mensagens
672
Reações
856
Pontos
293
Se foi feito tudo de forma informal vende tudo pra quitar a dívida e manda ele caçar o rumo da vida dele... O cara não vai pagar mesmo.. bem aqueles merdas sem compromisso e responsabilidade que adoram almoço grátis.
 

41joao

Bam-bam-bam
Mensagens
1.779
Reações
1.169
Pontos
224
Você já fez muita m****, te aconselho a pelo menos não executar os bens dele por conta própria
 

samfruc

Bam-bam-bam
Mensagens
1.395
Reações
2.643
Pontos
303
Não cai no papo do pessoal que tá falando pra vender e tal não pq você vai se ferrar bonito. Você não tem nenhum direito sobre a propriedade do cara, e ele inclusive poderia ter chamado a policia em cima de vocês. Você acha que tá fazendo um arresto, mas só um juiz tem poder de determinar isso, então n prática o que você tá fazendo se chama FURTO.
Bota o cara na justiça, mas devolve as coisas dele senão a chance de dar m**** pro seu lado é de 98652%, ainda mais se o cara for sacana (como ele aparenta ser)
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Existe um contrato de locação?

Quem é locador e locatário?
 

nervmaster

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
639
Pontos
214
Não, nenhum BO.

Aliás, ele tem apelido? É ingo?
Nope

Existe um contrato de locação?
Quem é locador e locatário?

Esse apto já passou por vaŕios locatários. Atualmente é a familia antigo morador Neto o nome e João está como fiador. Como já disse foi tudo informal.

Não cai no papo do pessoal que tá falando pra vender e tal não pq você vai se ferrar bonito. Você não tem nenhum direito sobre a propriedade do cara, e ele inclusive poderia ter chamado a policia em cima de vocês. Você acha que tá fazendo um arresto, mas só um juiz tem poder de determinar isso, então n prática o que você tá fazendo se chama FURTO.
Bota o cara na justiça, mas devolve as coisas dele senão a chance de dar m**** pro seu lado é de 98652%, ainda mais se o cara for sacana (como ele aparenta ser)
Você já fez muita m****, te aconselho a pelo menos não executar os bens dele por conta própria
Se ele realmente procurar a justiça vocês vão se foder. Só um aviso.
Reconheço isso. Eu duvido que ele procure a justiça já que se ele reinvidicasse algum direito teria dito isso ao menos na primeira semana que tracamos ele pra fora.

Mas pelo jeito tenhum nenhum leverage legal para tal. Bom qual seria o melhor curso de ação? Devolver e pronto? Caso se buscasse esse dinheiro de alguma forma que meios poderia buscar? Eu acho dificil ter algum meio já que não nada de contrato, tudo foi verbalmente.

----

Um adendo é que como já estou me formando irei sair do apto final do mês (e o apto será fechado). E João passou por uma situação parecida e fez a mesma ação (de trancar o devedor fora com as coisas dele dentro) e no final as coisas ficaram.
 

41joao

Bam-bam-bam
Mensagens
1.779
Reações
1.169
Pontos
224
Não, nenhum BO.


Nope



Esse apto já passou por vaŕios locatários. Atualmente é a familia antigo morador Neto o nome e João está como fiador. Como já disse foi tudo informal.




Reconheço isso. Eu duvido que ele procure a justiça já que se ele reinvidicasse algum direito teria dito isso ao menos na primeira semana que tracamos ele pra fora.

Mas pelo jeito tenhum nenhum leverage legal para tal. Bom qual seria o melhor curso de ação? Devolver e pronto? Caso se buscasse esse dinheiro de alguma forma que meios poderia buscar? Eu acho dificil ter algum meio já que não nada de contrato, tudo foi verbalmente.

----

Um adendo é que como já estou me formando irei sair do apto final do mês (e o apto será fechado). E João passou por uma situação parecida e fez a mesma ação (de trancar o devedor fora com as coisas dele dentro) e no final as coisas ficaram.

um contrato verbal tem validade jurídica, você só precisa meios que comprovem a existencia deles, como deposito dos pagamentos, testemunhas...

mas não recomendaria a você entrar em juízo, vocês impediram o cara de exercer a posse do bem, o que lhe era de direito pois como você mesmo disse o contrato de locação foi averbado, somando isso ao fato de você ter confiscado seus bens, seria muito fácil pra ele aguir uma ação de danos morais, por exemplo. Pra começar vocês nunca deveriam tê-lo privado de entrar no imóvel...

aconselho que devolvam os bens e busquem um acordo com o inquilino, caso ele não cumpra, paciência...
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Recomendo devolver as coisas a ele e ficar com o prejuizo. Sera menos stressante.

Enviado pelo lado Negro da Força!
 

tela_azul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
806
Reações
1.622
Pontos
824
Uma coisa sobre republicas na experiencia que tive na epoca de faculdade foi essa, no fim das contas, a palavra de ninguem valia nada.
quando me dei conta, passei a alugar as vagas no meu apartmento por um valor superior ao que de fato era pago afim de lidar com situações como essa e na situação que ocorreu, financeiramente falando nao tive prejuizo e a questao dos bens do cara foi bem simples de resolver "a partir do dia tal suas coisas vao pra frente do condominio caso voce nao venha buscar"
Mas minha irma vive tendo problema com isso, especialmente por ser a locataria e nao ter coragem de cobrar um valor mais alto afim de garantir reservas, no meu ponto de vista ela faz caridade pq ser o locatario é uma tarefa que demanda alta responsabilidade, logo tem que existir onus e bonus, e só poder escolher quem vai morar junto nao parece ser bonus o suficiente pela responsabilidade que voce tem que lidar.
 

BenderChapado

Ser evoluído
Mensagens
25
Reações
26
Pontos
23
Nem li tudo, mas já digo que o responsável por colocar alguém na vaga de quem for sair é a própria pessoa que está se mudando. Na república em que moro as regras são bem definidas nesse ponto, dessa forma evitamos problemas heheh. Sugiro que faça o mesmo
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Antes de devolver a cama do vagabundo enche ela de cupim, o colchão tu joga umas traças e pó de mico. :klol
 

Twiki

Supra-sumo
Mensagens
303
Reações
1.068
Pontos
168
Como todo advogado fala, melhor um acordo ruim do que uma ação boa. Receba o que o pilantra estiver disposto a pagar (mesmo que seja zero), devolva suas coisas e vida que segue.
 
Topo Fundo