Demorei para voltar aqui, mas agora já tenho uma opinião concreta sobre o carro, vamos lá:
Comprei o carro de um senhor de idade já, bem conservado e se vê que ele não era do tipo que gostava de correr com o carro, o que é um bom sinal. Seguem os dados técnicos:
Tucson V6 2.7 24 válvulas AWD 180CV
2008/2009
Opcionais:
- Teto Solar
- Bancos em Couro (muito bom por sinal, depois falo minha comparação com o modelo 2016)
- 8 Air Bags
- Entrada Auxiliar no painel
- Retrovisor interno fotocrômico com bússola
- Piloto Automático
49.000 KM rodados e todas as revisões feitas em dia nas autorizadas.
Levando para casa pela primeira vez:
Infelizmente o carro estava com um defeito, o retrovisor externo direito não estava rebatendo ao apertar o botão. Isso me fez ir atrás de peça e ver o quanto é fácil achar as peças para o Tucson (mesmo de fim de semana).
Peguei o carro na sexta-feira e como minha garagem é muito estreita e o carro muito largo, foi um parto colocar ele na garagem só com 1 retrovisor rebatendo, aí resolvi ir atrás no sábado do conserto e achei. Gastei 125 em uma engrenagem que estava quebrada lá dentro e funcionou normalmente o/, agora consigo entrar e sair da garagem (Rezando para não ralar a lateral).
Vamos à partida, ao entrar no carro ele ilumina onde é o miolo da chave, o que facilita encontrar o local no escuro. Todo mundo aqui sabe que depois se torna automático e você já encaixa a chave de primeira sem olhar, mas é bom ter.
Nada no carro funciona sem a chave no contato, com a posição da chave em ON você consegue ligar o rádio e utilizar o acendedor de cigarros, porém, nada mais.
Na posição ACC tudo funciona, menos o motor, obviamente.
Ao ligar o carro é muito prazeroso, ao bater a chave ele já pega, super rápido e silencioso, além de não sentir vibração alguma quando o carro liga, parece que está desligado
O carro é si é ótimo, meu primeiro SUV. No começo estranhei a posição de dirigir e comecei a arrumar os ajustes do banco, que são todos mecânicos, nada de botãozinho pra arrumar altura ou qualquer otrua coisa (no Stratus era tudo no elétrico, mas tinha uma posição que não funcionava). Como eu já tive problemas com esse sistema elétrico achei até melhor ele ser mecânico.
Ao encontrar a posição certa e não senti mais desconforto algum ao dirigir o carro, mas ainda estou me acostumando com a distância lateral dele (Sou acostumado a jogar o carro bem para esquerda quando dirijo, mas ainda não peguei o ponto exato como eu já tinha no meu carro anterior).
Quanto à barulhos no carro, ele é muito silencioso quando se passa em buracos e a suspensão dele é espetacular, sem batidas o algo semelhante. (Vi muita reclamações dos donos das Tucson nacionais com barulhos na suspensão, aparentemente é só das nacionais mesmo, detalhe: a minha é importada).
Ao acelerar você escuta o barulho do motor bem baixo, mas quando pisa fundo mesmo escuta aquele ronco do V6 (Delícia cara), mas em comparação com o Stratus que também era V6, o ronco do Stratus era mais alto, o da Tucson é mais abafado, talvez pela diferença em isolamento acústico entre os 2.
Peguei estrada com o carro e o desempenho é espetacular, aceleração e retomadas com o bom torque do motor dão uma sensação muito boa, porém, notei um barulho que me incomodou quando andava acima dos 110km/h na traseira do carro.
Não sei se é do diferencial ou dos pneus que estavam carecas e desbalanceados (o carro tremia um pouco acima dos 110km/h.
Troquei os pneus, fiz geometria e balanceamento e ainda não peguei estrada novamente para testar, mas acredito que o barulho estava relacionado aos pneus mesmo, até cheguei a pensar que poderia ser o diferencial das rodas traseiras pois carro 4x4 costuma fazer um barulho por conta disso, mas ainda preciso testar isso novamente.
Também troquei as pastilhas, apesar de não estarem "no toco" achei melhor trocar para não danificar os discos, que estão como novos. Paguei 150 no par de pastilhas dianteiras.
OBS: Paguei 450 em cada pneu, Bridgestone Turanza ER300 235/60 R16.
Na cidade o carro é maravilhoso, ao passar em lombadas e valetas nem me preocupo mais, no Stratus cada valeta e cada lombada era uma malabarismo, quero deixar isso pra trás! hahaha
A suspensão ajuda e muito, o carro é muito macio e responde super bem, apesar da suspensão do Stratus ser bem semelhante ao do Tucson, notei que a do Tucson é muito bem elaborada e mais confortável.
O consumo é o esperado para um motor V6, fiz 9.5 na estrada e 7 na cidade.
Aproveitando sobre o consumo, o carro possui computador de bordo que mostra o consumo média no momento, a quilometragem que aproximada que dá para fazer com o combustível restante do tanque, e os trips A e B.
Algo bem interessante é o retrovisor fotocrômico, quando algum carro vem atrás com farol alto ele já reduz a luminosidade automaticamente para não ofuscar as vistas, além disso, ele possui uma bússola digital que fica no canto superior direito do retrovisor.
Em termos de lataria o carro está perfeito, sou muito detalhista quanto à isso, seguem algumas fotos: