O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Akasa venom medusa: teste de desempenho, mini-review

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.663
Pontos
1.779
Adquiri recentemente um cooler a ar novamente, um mais robusto, no estilo do Noctua do @Ero_Seenin, o cooler Akasa Venom Medusa: um cooler com dois conjuntos de aletas, com 8 heat-pipes e um tamanho bruto, tendo 163mm de altura, é preciso um gabinete grande para comporta-lo.
Algumas fotos:
20170601_102544.jpg
14b8bqh.jpg


2w6gl5f.jpg


vflhd0.jpg


rgwm05.jpg


347cyue.jpg
20170601_103337.jpg upload_2017-6-8_6-58-22.png upload_2017-6-8_6-59-59.png


Uma das minhas preocupações era sobre a compatibilidade com os pentes de memória. O bom é que esse cooler é bastante alto, ficou bastante folgado em relação aos meus pentes G-skill tridente X, mas por 1mm eu precisei tirar a parte superior dos dissipadores dos pentes, que são bastante altos e se dividem em duas, já planejado provavelmente por conta disso.
20170601_125547.jpg

Como dá pra ver, ele realmente é muito grande, e bota grande nisso. O cooler zalman 10X quiet fica pequenininho ao lado dele, embora este já seja bem grandinho. Ele vem com duas ventoinhas, sendo uma de 120mm e outra de 140mm, ambas com um ótimo fluxo de ar sem muita rpm 1900rpm e 1600rpm, na velocidade máxima a de 140mm é bastante audível. porém colocando em modo performance já é o suficiente para garantir um desempenho a contento na maior parte das situações.

A montagem não é das mais fáceis: é preciso montar uma plataforma onde ele ficará aparafusado, são peças de ótima qualidade, porém o projeto não facilita muito a vida na hora de montar. Facilmente vc pode perder o caminho de contato do parafuso com a porca logo no inicio, e se ela a porca "saltar" e amassar a trilha do parafuso, é um abraço no gaiteiro. É preciso aparafusar com muito carinho, muito mesmo, para não perder o rumo. Eu mesmo amassei um deles, a minha sorte é que vem com 4 deles (dois no conjunto intel, dois para am3), daí tirei um parafuso do am3 e coloquei no intel. O conjunto de montagem do zalman 10X por exemplo vc não passa por este susto.

Quanto ao desempenho, aqui é o Hell de janeiro, e a casa aqui não é das mais frescas, logo fiz dois testes: um a noite, com a temperatura em 30° pelo clima tempo comparando entre ele e o WC corsair H55 e outra em 25° desta manhã de quinta feira, com teste somente dele.
Primeiro, o teste de hoje, oque simularia um ambiente com ar-condicionado fresquinho: temperatura média de 71° (média aritmética simples entre os resultados average das estatísticas), temperatura máxima de 82°. Se fosse sempre assim por aqui, estaria ótimo demais. um delta de 46°, se não estou errado. Reparem a temperatura da mobo: 29°.

Os testes foram feitos a 4.6ghz e 1.25v no vcore com o aida64 no teste de cpu + fpu + cache durante 5 minutos e 11 minutos. Overclock de 4.7/1.27v é possível, já 4.7/1.3v é fora de cogitação, ao menos para os fins desse teste, pois extrapola os limites de temperatura, causando throtling.
Venom Medusa na manha desta quinta feira, temperatura de 25°, temperatura média de 71° e pico de 82°, com o teste rodando por 12 min. Uma diferença de temperatura nas máximas de 10° por conta de 5° de diferença na temperatura ambiente.
teste-akasa vs h55-4.jpg


Agora os testes de ontem a noite, com temperatura ambiente por volta de 30°, entre ele e o h55:
Akaza venom medusa - 5 minutos de teste, temperatura média de 74,3°
teste-akasa vs h55.jpg

Venom medusa por 11 minutos: temperatura média de 78,55°, com picos de até 91°
teste-akasa vs h55-3.jpg

Corsair H55 por 11 minutos: temperatura média de 78,6° com picos de temperatura de até 93°
teste-akasa vs h55-2.jpg


Eu sinceramente esperava mais de um air cooler desse tamanho todo, ele praticamente empatou com o WC corsair h55 que é bem baratinho. As temperaturas ficaram somente no Ok, no verão o bicho vai pegar. A vantagem é que não preciso ficar com medo de bomba quebrar, a desvantagem é que pra desmontar ele é uma desgraça, dificultando a manutenção. O visual é bem legal, ele é MUITO bem acabado, com as aletas do topo na cor preta, e é mais confiável que um wc baratinho.
 
Ultima Edição:

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Eita esse é dos grandes hein, ficou bem estiloso o PC. =)
Tô pelo celular, depois vejo as fotos no PC.

.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.242
Pontos
1.554
Um cooler desse tamanho e não bateu o H55? Tô vendo que sua saga vai longe hein Chris com essas temperaturas, principalmente quando o verão bater aí na porta.
 


Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.663
Pontos
1.779
Quantos kilos tem esse tijolão?
1,3kg, se não me engano.
Esse tipo de OC é considerado "extremo". Tanto é que geralmente a gente vê teste de cooler a 4.5GHz.
Nesse caso de 1.3v pra cima, eu sugeriria aqueles radiadores de 240/360 milímetros.

Então, vou deixar em 4.6/1,25v mesmo, a temperatura ficou longe dos 100° nesse teste aí, que é muito mais pesado que um jogo.
Um cooler desse tamanho e não bateu o H55? Tô vendo que sua saga vai longe hein Chris com essas temperaturas, principalmente quando o verão bater aí na porta.

Então, mas jogando é de boas, fica muito longe dessa quentura toda. GTAV sem vsync deu máxima de 68, TW3 ficou abaixo de 60°, batman AK deu 63°. Troquei mais de fogo no rabo mesmo, curti o visual do bagulho. O h55 vou jogar pro outro pc com phenom II que tá cooler padrão.

Mas é curioso ver como um air cooler desse tamanho todo com um monte de heat pipe já se encontra em seu limite.
Negócio é que "precisamos" de cpus mais eficientes, isso sim, sem precisar colocar em quase 5ghz.

Outro lance que achei curioso, foi ver como uma temperatura ambiente faz bastante diferença no desempenho. 5° a mais fora do gabinete pode resultar em 10° a mais no teste, nas temperaturas máximas.
Acho que se eu ponho ele em um quarto com ar condicionado em 20° ia dar um desempenho sinistro aí.
A ventilação do gabinete não tem como melhorar, são duas fans de 140mm dessas akasa na frente, e 4 fans 120mm coolermaster sickleflow exaurindo o ar quente.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.663
Pontos
1.779
Eita esse é dos grandes hein, ficou bem estiloso o PC. =)
Tô pelo celular, depois vejo as fotos no PC.

.
depois posto umas fotos em alta resolução de como ficou, tirei essas com o celular que é uma droga.
Noite...
30º...
Noite :kwow

Filho, tem que ver no verão...de dia a sensação térmica chega a 50°, as noites pegam facilmente 37° nos dias mais frescos. É um verdadeiro hell de janeiro.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.176
Pontos
2.599
Não entendi. Por que comprou esse air cooler se já tem o H55?
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.663
Pontos
1.779
Não entendi. Por que comprou esse air cooler se já tem o H55?

o bracket do h55 é de plastico vagabundo, tá começando a quebrar, talvez nem quebre...mas a porquinha que ele deveria segurar fica livre, daí para dar aperto eu tenho que segurar ela com um alicate, enquanto giro o parafuso do outro lado. Vou jogar ele para o phenom do outro pc, o qual fica só encostado.
E tbm achei que teria desempenho melhor, olhando o review do ero seenim do noctua dele. Ledo engano...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.176
Pontos
2.599
o bracket do h55 é de plastico vagabundo, tá começando a quebrar, talvez nem quebre...mas a porquinha que ele deveria segurar fica livre, daí para dar aperto eu tenho que segurar ela com um alicate, enquanto giro o parafuso do outro lado. Vou jogar ele para o phenom do outro pc, o qual fica só encostado.
E tbm achei que teria desempenho melhor, olhando o review do ero seenim do noctua dele. Ledo engano...
Mas é complicado porque water cooler é water cooler. Mesmo os mais simples possuem um desempenho muito bom. Noctua é monstrão porque tem um design fodão e os coolers deles são muito eficazes. Para desempenho mesmo ou paga-se caro por isso ou por um water cooler de patamar superior também.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
bem, eu nunca testei o Venom, mas o design dele é similar ao noctua, então esperava um desempenho similar também.

por outro lado, nossas CPUs não são iguais, então a comparação fica complicado.

Só sei que estou usando aqui a 4.7 ghz com 1.34 de Vcore, e tá de boa.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Foda de cooler monstro é a pressão desigual na placa mãe enquanto na vertical, com os anos entorta a porra toda. Mas nem ligo muito, tô querendo um air monstro mas aqui no BR as opções são escassas demais... @Ero_Seenin, acho que tu já comentou mas não me recordo, tu mandou importar esse teu né? Como foi o esquema? Rola meros mortais como eu fazer também?
 

Seeker2611

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.245
Reações
3.304
Pontos
954
Pagou quanto nesse monstrinho aí Chris? Talvez seja uma boa você deixar uma fan com bom fluxo retirando o ar quente naquela parte logo atrás do cooler, mesmo que para isso tenha que precisar de sacrificar um pouco de silêncio, de modo a retirar o máximo possível de ar quente do gabinete.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Foda de cooler monstro é a pressão desigual na placa mãe enquanto na vertical, com os anos entorta a porra toda. Mas nem ligo muito, tô querendo um air monstro mas aqui no BR as opções são escassas demais... @Ero_Seenin, acho que tu já comentou mas não me recordo, tu mandou importar esse teu né? Como foi o esquema? Rola meros mortais como eu fazer também?

foi na Amazon. Tava com o preço muito bom, 65 USD, uns 230 reais, com o dólar no momento em que comprei.

O problema é o frete. Mandei a Amazon entregar para um redirecionar (Shipto), que mandou pra mim, usando UPS first class, ao custo de uns 60 USD, quase o preço do cooler, lol.

Então acabou saindo por uns 410~420 reais. Chegou bem rápido e sem imposto. A shipto dá a opção de você mesmo preencher o formulario de declaração, coloquei lá "desktop cooler" "29 USD", e usei a opção que eles dão se não anexar nenhum outro documento (como invoice).

Se comprar o Noctua pelo ebay, o cooler em si vai ser um pouco mais caro, mas o frete será mais barato. E deve ficar por uns 340 reais. O problema no caso seria saber se vai passar sem taxa, porque o pacote desse cooler é bem grandinho, pela shipto em tinha mais confiança que passaria mesmo, por ter essas opções de declaração e por eles já terem experiência com isso.

Tecnicamente, abaixo de 100 USD não deveria pagar imposto, mas sabe como são as coisas por aqui né.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
foi na Amazon. Tava com o preço muito bom, 65 USD, uns 230 reais, com o dólar no momento em que comprei.

O problema é o frete. Mandei a Amazon entregar para um redirecionar (Shipto), que mandou pra mim, usando UPS first class, ao custo de uns 60 USD, quase o preço do cooler, lol.

Então acabou saindo por uns 410~420 reais. Chegou bem rápido e sem imposto. A shipto dá a opção de você mesmo preencher o formulario de declaração, coloquei lá "desktop cooler" "29 USD", e usei a opção que eles dão se não anexar nenhum outro documento (como invoice).

Se comprar o Noctua pelo ebay, o cooler em si vai ser um pouco mais caro, mas o frete será mais barato. E deve ficar por uns 340 reais. O problema no caso seria saber se vai passar sem taxa, porque o pacote desse cooler é bem grandinho, pela shipto em tinha mais confiança que passaria mesmo, por ter essas opções de declaração e por eles já terem experiência com isso.

Tecnicamente, abaixo de 100 USD não deveria pagar imposto, mas sabe como são as coisas por aqui né.
Eu dei uma olhada no eBay e o frete ainda é salgado, mas compensa mais do que comprar direto aqui pelos quase 600 reais que pedem... :klolz
Vou dar uma olhada nesse shipto, valeu!
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Eu dei uma olhada no eBay e o frete ainda é salgado, mas compensa mais do que comprar direto aqui pelos quase 600 reais que pedem... :klolz
Vou dar uma olhada nesse shipto, valeu!

bem, você deve ter olhado vendedor dos USA, o negócio é comprar da Asia (quando tem), se não tiver da Europa.

Essa aqui da Alemanha:

http://www.ebay.com/itm/Noctua-NH-D14-/232161938179?hash=item360dee0b03:g:6moAAOSwpDdVN3tI

tem frete quase grátis, são só 29 reais.

O cooler com IOF + frete + taxa do paypal de conversão da moeda, ficaria em uns 340 como falei.

mas considerando o baixo custo desse cooler na Amazon, talvez acabe valendo mais a pena pagar o frete caro da shipto mesmo.

Detalhe: falo do D14, existe também o D15, que é quase a mesma coisa, e dá uma pequena diferença de desempenho. Porém é um pouco mais alto (não tinha certeza se ia caber no meu gabinete, o D14 já ficou no limite), e custa mais caro.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.663
Pontos
1.779
bem, eu nunca testei o Venom, mas o design dele é similar ao noctua, então esperava um desempenho similar também.

por outro lado, nossas CPUs não são iguais, então a comparação fica complicado.

Só sei que estou usando aqui a 4.7 ghz com 1.34 de Vcore, e tá de boa.
O 6700k eh mais frio, veja os testes do versao la no seu topico. Onde tu mora tbm, ero?

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.663
Pontos
1.779
Pagou quanto nesse monstrinho aí Chris? Talvez seja uma boa você deixar uma fan com bom fluxo retirando o ar quente naquela parte logo atrás do cooler, mesmo que para isso tenha que precisar de sacrificar um pouco de silêncio, de modo a retirar o máximo possível de ar quente do gabinete.
Paguei 280 no mercado livre. Parcelado ainda, hehe.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
botei 10 minutos de teste aqui, deu 73 graus de média do 4 cores.

(aida, 4.7 ghz, 1.34 vcore). Na verdade 1.345 de vcore, segundo a leitura do monitoramento da Asus aqui.

não tem ar condicionado, nem nada.

27 graus de temp ambiente, segundo previsão do tempo (não tenho termometro).
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.663
Pontos
1.779
botei 10 minutos de teste aqui, deu 73 graus de média do 4 cores.

(aida, 4.7 ghz, 1.34 vcore). Na verdade 1.345 de vcore, segundo a leitura do monitoramento da Asus aqui.

não tem ar condicionado, nem nada.

27 graus de temp ambiente, segundo previsão do tempo (não tenho termometro).
Ou o cooler eh muito melhor, ou o 6700k eh eh menos quente. A litografia eh a mesma,?

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.663
Pontos
1.779
Nao sei se notaram, mas o venom tem dois heat pipes a mais que o noctua.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Sera que coloquei muita pasta?

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk

to rodando agora um teste de 4.6 ghz 1.275 de Vcore para deixar similar ao seu teste (1.25 não dá aqui, fica instavel).

vou deixar 10 minutos de novo.

pasta em excesso pode afetar sim, mas sei lá, só se a pessoa exagerar mesmo, normalmente se coloca uma gota no centro.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Here we go:

GsLSLRf.jpg


4.6 ghz 1.275 de vcore setado (picos para 1.28), 11 minutos, média dos 4 cores de 67 graus. Picos de 74 até 79 dependendo do núcleo.

mas enfim... não é a mesma CPU, logo a comparação não é justa também.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Isso é culpa da MOBO ou nada a ver?

não tem nada de errado, cada chip é diferente. O meu pra 4.6 ghz precisa de 1.275

pra 4.7 ghz precisa de 1.32, mas eu deixo 1.34 só pra garantir.

pra 4.8 ghz precisa socar voltagem lá na casa do caraio, aí não compensa.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.028
Reações
78.327
Pontos
1.704
não tem nada de errado, cada chip é diferente. O meu pra 4.6 ghz precisa de 1.275

pra 4.7 ghz precisa de 1.32, mas eu deixo 1.34 só pra garantir.

pra 4.8 ghz precisa socar voltagem lá na casa do caraio, aí não compensa.
Verdade, tinha esquecido que eram cpus diferentes
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.663
Pontos
1.779
não tem nada de errado, cada chip é diferente. O meu pra 4.6 ghz precisa de 1.275

pra 4.7 ghz precisa de 1.32, mas eu deixo 1.34 só pra garantir.

pra 4.8 ghz precisa socar voltagem lá na casa do caraio, aí não compensa.
Pro dia a dia tu usa como? 4.7?

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 
Topo Fundo