O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ANÁLISE] P.T. (Silent Hills)

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Esta análise, na verdade, é um texto meu de 2016 publicado num grupo de Facebook. Aqui lanço um olhar diferente, uma visão de fã de longa data de Silent Hill, sobre este jogo que poderia ser um sucesso da Konami.

Sempre tive vontade de escrever esta análise sobre Silent Hills, e acho que agora é um momento oportuno por causa da recepção que Resident Evil 7 vem tendo. O que eu critico é a descaracterização que a série poderia tomar. Lembrando que o que eu vou dizer aqui são especulações minhas, já que Silent Hills não passou de um teaser.

Silent Hills inegavelmente abalou o mundo. Jogadores do mundo inteiro tiverem que se reunir para tentar concluir o teaser que, até então, naquela hora, era conhecida somente por P.T. (Playable Teaser), criado pela fictícia 7780s Studio. O que tinha de estranho era que as instruções dadas por jogadores que já tinham passado dum determinado puzzle não funcionavam para outros jogadores. Mais tarde fora descorberto que os enigmas eram randômicos, gerando um certo alvoroço na Internet, e que P.T. nada mais era que um novo Silent Hill (chamado de Silent Hills). O que chamou a atenção foram os ícones que trabalharam no projeto: Kojima, Del Toro e Norman Reedus. A título de curiosidade, há anos atrás, por uma mensagem no Twitter, o Kojima já havia demonstrado interesse em trabalhar num futuro Silent Hill.

Três aspectos em Silent Hills que matariam a saga

1) Câmera em 1ª pessoa. O estilo de jogo de Silent Hills não é muito parecido com um Silent Hill típico. Tudo bem, vários tipos de bizarrices — uma das essências da saga — estão presentes. Entretanto, me refiro principalmente à câmera em 1ª pessoa. Por um lado, isso até pode ser aceito, uma vez que o Kojima queria manter escondido o personagem principal — hipótese corroborada pelo espelho do banheiro onde é impossível olhar para o rosto dele. Por outro lado, a câmera em 3ª pessoa junto com mecânicas ruins também é uma das essências da saga.

2) Puzzles. Os enigmas de Silent Hill sempre foram muito bem elaborados. Estes quase sempre seguiam um padrão: um texto (geralmente um poema) contendo a solução era apresentado ao jogador. A dificuldade estava em decifrá-los, uma vez que se jogado no nível hard (em alguns títulos), a linguagem do poema se tornava extremamente complexa, exigindo bastante interpretação e raciocínio lógico. Os puzzles de Silent Hills são preguiçosos e sem sentido, como o do choro do bebê. Talvez o Kojima colocou puzzles desse estilo para tornar mais difícil a conclusão do jogo. Porém, este é um sistema que não deveria estar na versão final.

3) Norman Reedus.
O que mataria Silent Hill de vez, é o grande apelo comercial que a Konami estava fazendo. Isso seria ruim principalmente por causa do Norman Reedus como personagem principal. Analisando pelo lado otimista, Silent Hills teria grandes chances de ser um sucesso comercial. Entretanto, a série, tornando-se um "survival horror de comic con", acabaria levando sua própria alma para o limbo — e nunca mais sairia de lá. Silent Hills, na melhor das hipóteses, seria um ótimo jogo de survival horror mas um péssimo Silent Hill.

Deixem suas opiniões!
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Silent Hills iria tirar a Konami do buraco que ele se encontra. Foi uma grande perda, estava bem ansioso para o lançamento.

Não joguei o P.T, mas pelos vídeos notei que a atmosfera proposta era bem Silent Hill mesmo. Não posso afirma que mudaria completamente a estrutura e tiraria a essência da franquia, mas seria uma tentativa bem-vinda de inovação.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Tá loco. Esse era o jogo que conseguiria tirar Silent Hill do buraco em que a serie está. Praticamente tem duas gerações que não sai um jogo expressivo da franquia. Você diz que os enigmas são "Os puzzles de Silent Hills são preguiçosos e sem sentido, como o do choro do bebê.", mas como voce mesmo disse, ". Jogadores do mundo inteiro tiverem que se reunir para tentar concluir o teaser " E isso levou um bom tempo.
Quanto a câmera em primeira pessoa, não sei se manteriam assim no jogo efetivamente visto que a grande revelação do teaser era justamente o personagem principal, mas na real, não ficou nem um pouco ruim não. Foi melhor do que em Resident Evil e acho que se encaixaria muito bem em Silent Hill.
Não vejo nada demais em ter um rosto famoso como personagem. É legal até, sem falar que daria atenção para uma franquia que, na real, tá precisando de um pouco.
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Tá loco. Esse era o jogo que conseguiria tirar Silent Hill do buraco em que a serie está. Praticamente tem duas gerações que não sai um jogo expressivo da franquia. Você diz que os enigmas são "Os puzzles de Silent Hills são preguiçosos e sem sentido, como o do choro do bebê.", mas como voce mesmo disse, ". Jogadores do mundo inteiro tiverem que se reunir para tentar concluir o teaser " E isso levou um bom tempo.
Quanto a câmera em primeira pessoa, não sei se manteriam assim no jogo efetivamente visto que a grande revelação do teaser era justamente o personagem principal, mas na real, não ficou nem um pouco ruim não. Foi melhor do que em Resident Evil e acho que se encaixaria muito bem em Silent Hill.
Não vejo nada demais em ter um rosto famoso como personagem. É legal até, sem falar que daria atenção para uma franquia que, na real, tá precisando de um pouco.
Não levou tanto tempo para solucionarem o puzzle do choro de bebê. Kojima até mesmo se mostrou impressionado. Mas talvez você não tenha entendido o que eu quis dizer. Se você já jogou os três primeiros títulos da franquia, sabe como os puzzles funcionam; a criatividade e peculiaridade de cada um deles. E é exatamente por falta dessa criatividade que o puzzle do choro de bebê é difícil. Você não se preocupa muito em ser lógico, em dar alguma pista lógica para chegar à solução do puzzle; simplesmente joga elementos aleatórios pelo cenário.

Por que a câmera em 1ª pessoa cairia bem em Silent Hill mas não em Resident Evil? Qual é a diferença?

O problema não é ter um rosto famoso, mas sim quem seria este rosto famoso. Os resultados são previsíveis e catastróficos.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Eu falo dos puzzles em geral. Se pegar isolado, os primeiros jogos da franquia tinham alguns que eram bem idiotas também, nem todos tinham essa dificuldade toda não, fora que fazer a mesma coisa mais uma vez depois de tanto tempo não é uma receita pro sucesso já que foi justamente manter demais a formula que afundou a serie (apesar de que mudar demais pode atrapalhar também). O diferencial entre PT e Resident é que em PT a todo momento voce está indefeso, voce se sente preso e imerso no personagem. É um jogo de terror. Resident passa uma sensação totalmente diferente voltada pro suspense/ação. A cena em que a Mila corta o braço do protagonista chega a ser cômica no inicio do jogo. Ainda não vi problema com o Reedus. Você tem algo pessoal contra ele ou a atuação dele (não assisto, mas creio que a atuação dele seja considerada boa em The Walking Dead, não?)? RE bebeu da formula de PT, principalmente na demo, mas o jogo em sí distanciou bastante.
PS: Não estou discutindo nem nada. Só acho interessante conversar sobre o jogo. Eu entendo seu ponto de vista e, de fato, eu até gostaria de um jogo aos moldes dos antigos, mas assim como eu acho que um RE igual ao 3 só serviria para matar a franquia, acho que um SH nos moldes antigos faria o mesmo. Essas series em queda precisam de algo que coloque elas em destaque de novo.
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Eu falo dos puzzles em geral. Se pegar isolado, os primeiros jogos da franquia tinham alguns que eram bem idiotas também, nem todos tinham essa dificuldade toda não, fora que fazer a mesma coisa mais uma vez depois de tanto tempo não é uma receita pro sucesso já que foi justamente manter demais a formula que afundou a serie (apesar de que mudar demais pode atrapalhar também). O diferencial entre PT e Resident é que em PT a todo momento voce está indefeso, voce se sente preso e imerso no personagem. É um jogo de terror. Resident passa uma sensação totalmente diferente voltada pro suspense/ação. A cena em que a Mila corta o braço do protagonista chega a ser cômica no inicio do jogo. Ainda não vi problema com o Reedus. Você tem algo pessoal contra ele ou a atuação dele (não assisto, mas creio que a atuação dele seja considerada boa em The Walking Dead, não?)? RE bebeu da formula de PT, principalmente na demo, mas o jogo em sí distanciou bastante.
PS: Não estou discutindo nem nada. Só acho interessante conversar sobre o jogo. Eu entendo seu ponto de vista e, de fato, eu até gostaria de um jogo aos moldes dos antigos, mas assim como eu acho que um RE igual ao 3 só serviria para matar a franquia, acho que um SH nos moldes antigos faria o mesmo. Essas series em queda precisam de algo que coloque elas em destaque de novo.
Então, não acho que o primeiro Silent Hill tenha puzzles idiotas; todos são muito bons e interessantes, alguns com referências a clássicos da literatura e à própria história do jogo, ou seja, ao mundo de Alessa.

Acredito que a franquia não morreu por se manter fixa às raízes. Muito pelo contrário, tentou-se inovar, mas acabou que foi infrutífero. Além do mais, o cansaço do time original, que trabalhou nos três primeiros jogos, era visível, tanto que a maioria deles já tinham debandado em SH4. Este último é um bom jogo e também considero um bom SH, mas claramente a decadência começa nele: ausência dos cenários escuros, não se passa em SH, história que não acrescenta tanto quanto os seus antecessores, jogabilidade diferente, etc. Depois de SH4, as coisas desceram ladeira abaixo. Em 0rigins, tentaram retornar ao estilo clássico, mas o time que trabalhou claramente desconhece a densidade e profundeza da primeira trilogia — além de cometer o crime à saga de colocar informações contraditórias para com a história do primeiro e para com a mitologia tão bem consolidada em SH2.

Não tenho problemas com Norman Reedus. O meu problema é com o apelo comercial. Ele é um ator muito adorado por quem assiste The Walking Dead. Isso faria com que SH passasse a ter um viés mais comercial — não que os jogos nunca tiveram —, tornando as coisas mais rasas em virtude dos novos jogadores. Os três primeiros jogos, como eu disse, são densos e profundos, sendo possível encontrar detalhes interessantes em cada centímetro quadrado dos cenários. São obras feitas com muito esmero. Um apelo comercial muito grande pode no fim desvirtuar isso. Por esta razão que acho o hype de P.T. desnecessário.

Mas, naturalmente, isso nada mais é do que uma visão embebida com um pouco de ceticismo, pois tudo não passou de um teaser. Então eu posso estar errado. Mas sinceramente eu acho que um novo título digno de receber Silent Hill no nome só seria possível com o time original. A não ser que me mostrem o contrário, um bom SH sem o time original diante dos meus olhos, prefiro manter a incredulidade.
 


hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Queria muito ter jogado esse PT... comprei o Layers of fear só por causa dele
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
O bom te P.T. é que teve muitos jogos inspirados nele. Este Layers of Fear está na minha lista de desejos no Steam.
Eu peguei ele na Live mes passado acho. Pessoalmente achei muito bom, mas é bem distante da experiencia de P.T.. O foco maior do jogo é a exploração, já P.T., bom, não tinha muito o que explorar né... kkkkkkk Ao menos nao em variedade de mapas. Mas eu curti muito mesmo.
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.773
Reações
9.247
Pontos
1.084
Eu só fico feliz com a saída do Kojima da Konami, que se façam jogos usando atores reais, e aproxime ainda mais os games do cinema e da tv. Está na hora de esquecermos a década de 80, 90 e inicio dos anos 2000.
 

jakotsu

Bam-bam-bam
Mensagens
691
Reações
1.595
Pontos
333
A cada novo jogo, Silent Hill vinha mais bugado. Não imagino que com esse seria diferente.
Grande franquia, mas maltratada pela Konami.
 

Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.578
Reações
8.568
Pontos
964
P.T foi um marco. Um teaser dando pau em muito jogo completo... Konami deveria ceder os direitos do jogo pra alguém terminar. Mas ela só quer saber de Pachinko essa vadia do inferno.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.230
Reações
42.241
Pontos
1.003
Eu entendo os pontos colocados aqui em relação a série declinar, mas ao meu ver a série declinou não por comandos ou terror momentâneo, mas sim por deixar a história mais leve

O SH1 é uma cidade que adora a um demônio pensando ser um deus, e esse demônio entra em uma garotinha que faz todo aquele reboliço, e a cidade vira um caos, é PESADO para um jogo de ps1/n64, mas se consagrou

O SH4 é um garoto que acha que a casa que ele morava era a mãe dele (????????????)

Eu ainda espero um jogo de terror que pegue pesado mesmo na história, pra chocar o povo do politicamente correto, sacrificio infantil com estupro, a um demônio e todos são amaldiçoados e guaraná com rolha, ta faltando um enredo pesado nos jogos atuais, e esse P.T parece que ia chegar com tudo
 

Andysl

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
391
Reações
699
Pontos
528
Eu entendo os pontos colocados aqui em relação a série declinar, mas ao meu ver a série declinou não por comandos ou terror momentâneo, mas sim por deixar a história mais leve

O SH1 é uma cidade que adora a um demônio pensando ser um deus, e esse demônio entra em uma garotinha que faz todo aquele reboliço, e a cidade vira um caos, é PESADO para um jogo de ps1/n64, mas se consagrou

O SH4 é um garoto que acha que a casa que ele morava era a mãe dele (????????????)

Eu ainda espero um jogo de terror que pegue pesado mesmo na história, pra chocar o povo do politicamente correto, sacrificio infantil com estupro, a um demônio e todos são amaldiçoados e guaraná com rolha, ta faltando um enredo pesado nos jogos atuais, e esse P.T parece que ia chegar com tudo

Acho que o jogo que mais chega perto desse seu estilo é Outlast. É o único jogo "atual" que vejo pegando pesado nos assuntos tratados.
No mais, ainda espero um novo SH no moldes de história dos antigos, com o poder gráfico atual, mas acho que a konami vai deixar no limbo até cair no esquecimento total.
 
Topo Fundo