O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ANOREXIA NEWS] Com 121 kg, candidata considerada obesa é impedida de assumir cargo público

Hades_SP

Bam-bam-bam
Mensagens
1.443
Reações
2.062
Pontos
283
mas a questão é a obesidade ou a situação clinica? com certeza ela ganhará a ação, mas to botando lenha pra aumentar o campo de visão só

um concurso pode proibir a entrada de uma pessoa enferma?

por isso não coloco nem o termo obeso, pois obesidade pode gerar opiniões pré formadas. coloco enfermo em geral, seja de obesidade mórbida ou de qualquer outro tipo de doença


Cada caso é um caso. Se for na policia por exemplo, o teste fisico não quer saber se o cara é obeso ou não. O teste visa avaliar se o candidato cumpre com o que foi exigido.

No caso da noticia desse tópico. Não existe teste fisico nenhum (por quê as funções que ela vai desempenhar não requer preparamento ou condicionamento fisico). No caso dela é puro preconceito e discriminação.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.200
Reações
15.765
Pontos
1.439
Cada caso é um caso. Se for na policia por exemplo, o teste fisico não quer saber se o cara é obeso ou não. O teste visa avaliar se o candidato cumpre com o que foi exigido.

No caso da noticia desse tópico. Não existe teste fisico nenhum (por quê as funções que ela vai desempenhar não requer preparamento ou condicionamento fisico). No caso dela é puro preconceito e discriminação.


mas o fato que previa no edital "gozar de boa saúde", tal edital poderia barrar a entrada de um enfermo de cancer em estágio avançado? teria tido a mesma repercussão? ou só pq foi uma obesa, o termo tem tom mais ofensivo ponderando para o lado da discriminação devido ao bullying que o obeso sofre na sociedade?

não se trata de uma característica física, mas sim de aptidão clinica, o edital pode exigir aptidão clinica?
 

Hades_SP

Bam-bam-bam
Mensagens
1.443
Reações
2.062
Pontos
283
mas o fato que previa no edital "gozar de boa saúde", tal edital poderia barrar a entrada de um enfermo de cancer em estágio avançado? teria tido a mesma repercussão? ou só pq foi uma obesa, o termo tem tom mais ofensivo ponderando para o lado da discriminação devido ao bullying que o obeso sofre na sociedade?

não se trata de uma característica física, mas sim de aptidão clinica, o edital pode exigir aptidão clinica?


Gozar de boa saúde fica sub entendido como condição para ela ser capaz em exercer as atribuições que o caso requer. A obesidade dela, não a torna incapaz para o trabalho( se o entendimento do certame estivesse correto, ela estaria apta em se aposentar por invalidez).
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.200
Reações
15.765
Pontos
1.439
Gozar de boa saúde fica sub entendido como condição para ela ser capaz em exercer as atribuições que o caso requer. A obesidade dela, não a torna incapaz para o trabalho( se o entendimento do certame estivesse correto, ela estaria apta em se aposentar por invalidez).


aí depende do caso dela, que ficou vago a explicação. Ser gordinho tudo bem, mas tem um abismo entre obesidade morbida e uma pessoa que tem uma barriguinha. a obesidade morbida esta vinculada a diversas doenças como diabetes, colesterol, insuficiencia cardiaca e de outros orgãos... é tratada como doença.

os gordinhos que me desculpem mas aquele negócio de que gordinho tem mais saúde que magro pra mim é papo de terapia motivacional. a pessoa ter uma pancinha é diferente da pessoa ser obesa morbida. Esta segunda é doença e pode ser considerada como qualquer outra doença, que torne a pessoa inapta clinicamente para algum tipo de seleção. só que como mencionei, a confusão entre ter uma pança e ser saudável e ser um doente pela obesidade aliado ao fato do bullyng que o gordinho sofre na sociedade contribui pra um caso desses ter uma repercussão maior...
 

Marcelo Paz

Veterano
Mensagens
1.038
Reações
745
Pontos
123
Na verdade que eu entendo dessas avaliações médicas é para atestar o estado de saúde da pessoa na admissão, para depois ela não alegar que teve alguma doença por conta do trabalho. É por isso que se faz uma análise na entrada e na saída do empresa.
Se não ganhar uma causa dessas, estão dando um atestado para ela de deficiente física, ela pode concorrer na vaga especial então. Ou é só gordo que se fode mesmo? Infelizmente essa é a realidade.
Ela é considerada obesa para não passar na perícia médica, mas não é gorda o suficiente para pedir aposentadoria por invalidez ou conseguir uma cirurgia de redução de estômago pelo SUS. Gordo só se fode.
 


Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.622
Reações
133.541
Pontos
2.139
1377737884preconceito2370x211.jpg


O problema não é ela ser gorda, é ser feia mesmo.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.315
Pontos
1.934
com 1,60 ela tem peso de praticamente duas mulheres normais da mesma altura q ela :eek:

ou de três crianças no primário :eek:
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
Engraçado que aqui na OS, ser gordo (mesmo que isso fuja do controle e vontade da pessoa) é sinônimo de sem-vergonhice, safadeza.
E rapaizinho ceder a rabiola, não é.
Vá entender
 

NobodyEven

Bam-bam-bam
Mensagens
7.132
Reações
11.966
Pontos
409
http://www.obesidadesevera.com.br/conteudo/obesidade_severa/comorbid_medicas.html

Tem até CID.

Ela é doente, pronto.

Baixa o IMC até 40, vai continuar gorda, mas não vai mais ser doente, aí pode trabalhar.

Segundo sua lógica, se fosse assim teríamos de excluir varias pessoas que tem doenças de concurso desde diabetes, problemas hormonais ou ate deficientes físicos, afinal eles são doentes não?

Engraçado que aqui na OS, ser gordo (mesmo que isso fuja do controle e vontade da pessoa) é sinônimo de sem-vergonhice, safadeza.
E rapaizinho ceder a rabiola, não é.
Vá entender

Sempre... É muito incomodo e recalque sobre corpos alheios. Até parece que magro não fica doente :kkk


existe ate um bingo pra essas pessoas:

1%2Ba%2B1%2Bg%2Bbingo.png


Engraçado que aqui na OS, ser gordo (mesmo que isso fuja do controle e vontade da pessoa) é sinônimo de sem-vergonhice, safadeza.
E rapaizinho ceder a rabiola, não é.
Vá entender

Concordo com a primeira parte.
Eu vejo por mim: Quase não como. Meu prato da uns 200g, refri só de FDS, as vezes um docinho mas nada demais. Já tive suspeita ate de anemia, mas não deu nada. Colesterol baixíssimo. IMC 36.

A unica coisa que motiva a perder peso agora é o fato que quero ter um filho, e como pode haver ganho de peso, acho bom perder uns 10kg.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.282
Reações
17.778
Pontos
1.174
E daí eu peso a mesma coisa que ela e trabalho na boa...
Tá certo que ela é mais baixa, mas não é culpa dela.
Putz é foda que quem nunca tem esse problema acha que é só culpa do gordo, que come um monte...
Aí no serviço privado você se fode pq querem pessoas magras e belas, com rostinho de bunda de galã de tv... a mina estuda pro concurso público, passa, e ainda é discriminada... sacanagem...



botando lenha na fogueira aqui...

"Tá certo que ela é mais baixa, mas não é culpa dela."

a culpa é de quem, então? ficaram empurrando comida goela abaixo dela, estilo aquele filme Seven? =O
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
5.150
Pontos
1.064
Nesse caso, não tenho tanta certeza que a 'causa é ganha' para ela...

Com certeza um dos requisitos para a investidura no cargo é algo do tipo: "candidato deve gozar de boa saúde". Como uma gorda dessa pode dizer que goza de boa saúde sendo q a condição dela é caracterizada como "DOENTE"?

a real é q o Estado não quer gente que vai entrar e daq 1 semana vai pedir licensa por probelmas de saúde.




fora q ninguém gosta de gordo...
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Acabei de voltar do estágio em uma escola aqui perto e contei pelo menos três funcionárias acima do peso. A moça da reportagem vai se sentir em casa, isso se ficar de boa no corredor da secretaria e só andar pra fazer um leva-e-traz.
 

Sadako Man

Bam-bam-bam
Mensagens
4.974
Reações
1.979
Pontos
349
Queiram ou não, o exame físico existe para isso mesmo. Está previsto em todo e qualquer edital de concurso público do brasil, então isso não é nada de anormal. Supostamente ela está com índice de obesidade mórbida, nem se concorresse nas vagas de deficiente conseguiria aprovação do médico. Obesidade mórbida é doença incapacitante das atitivades laborativas.

O que contece no Brasil, é que normalmente os peritos fazem "vista grossa" para esses problemas, e consideram o candidato apto ao trabalho, neguinho fica 2 meses trabalhando e pede aposentadoria por invalidez, ou auxílio-doença.

O que pode estar pegando é que os exames dela talvez não indiquem obesidade mórbida. Obesidade mórbida só existe se compromete ou traz perigo as funções vitais, eu acho... Se ela recorrer às instâncias superiores, deverá refazer os exames e constatado que o quadro dela não se enquadra em obesidade mórbida, ok terá a vaga. Em caso contrário, vai ter que comprar muito pote de sorvete e chocolate.
 

NobodyEven

Bam-bam-bam
Mensagens
7.132
Reações
11.966
Pontos
409
Queiram ou não, o exame físico existe para isso mesmo. Está previsto em todo e qualquer edital de concurso público do brasil, então isso não é nada de anormal. Supostamente ela está com índice de obesidade mórbida, nem se concorresse nas vagas de deficiente conseguiria aprovação do médico. Obesidade mórbida é doença incapacitante das atitivades laborativas.

O que contece no Brasil, é que normalmente os peritos fazem "vista grossa" para esses problemas, e consideram o candidato apto ao trabalho, neguinho fica 2 meses trabalhando e pede aposentadoria por invalidez, ou auxílio-doença.

O que pode estar pegando é que os exames dela talvez não indiquem obesidade mórbida. Obesidade mórbida só existe se compromete ou traz perigo as funções vitais, eu acho... Se ela recorrer às instâncias superiores, deverá refazer os exames e constatado que o quadro dela não se enquadra em obesidade mórbida, ok terá a vaga. Em caso contrário, vai ter que comprar muito pote de sorvete e chocolate.


Esse manolo é halterofilista Fernando Reis, ele tem imc alto tb na sua teoria ele não passaria tb

lev_fernandosaraiva_vip_625.jpg
 

Hades_SP

Bam-bam-bam
Mensagens
1.443
Reações
2.062
Pontos
283
Nesse caso, não tenho tanta certeza que a 'causa é ganha' para ela...

Com certeza um dos requisitos para a investidura no cargo é algo do tipo: "candidato deve gozar de boa saúde". Como uma gorda dessa pode dizer que goza de boa saúde sendo q a condição dela é caracterizada como "DOENTE"?

a real é q o Estado não quer gente que vai entrar e daq 1 semana vai pedir licensa por probelmas de saúde.




fora q ninguém gosta de gordo...



É causa ganha sim amigo. A CF/88 deixa claro isso, segue:

Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o gozo dos direitos políticos;
III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
V - a idade mínima de dezoito anos;
VI - aptidão física e mental.

Em nenhum momento a CF refere-se em "ter boa saúde", mas cita ter aptidão física e mental, no sentido estrito do candidato poder desempenhar as funções que o cargo exige.

No caso dessa senhora, embora tenha obesidade, isto não a impede de cumprir com as atribuições da função. Seria o mesmo que um candidato fosse impedido de assumir o cargo, por ele ter miopia( que é uma doença), mas nada o impede de trabalhar.

Deste modo esse argumento de que ela é obesa é na verdade preconceito e discriminação.

 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
5.150
Pontos
1.064
^
"O resultado decorre pela candidata não 'gozar de boa saúde', condição descrita no edital e premissa do Estatuto do Funcionalismo Público, cuja prerrogativa é o princípio da continuidade no serviço público. É importante ressaltar que as perícias médicas devem atestar não somente pela condição atual do candidato (no caso já comprometida), mas sim provisionar o tempo total de carreira dentro da administração –o que não significa que ela não tenha condições de exercer sua profissão fora da esfera pública", informou a assessoria do DPME.
Aptidão física envolve sua saúde como um todo.​
wiki:​
Aptidão física refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde, e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.
A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição.

sendo assim, acho que foi até fácil enquadrá-la no 'não apto fisicamente'.

enfim, não acho q seja um simples caso de 'discriminação e preconceito', 'inconstitucionalidade'. Mas vamos ver se ela vai ganhar essa ação ai. Vou ficar de olho.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
botando lenha na fogueira aqui...

"Tá certo que ela é mais baixa, mas não é culpa dela."

a culpa é de quem, então? ficaram empurrando comida goela abaixo dela, estilo aquele filme Seven? =O

Cara, ninguém tem "culpa" de ser gordo. Ser gordo é um estado físico, não um crime.
Você poderia culpar a gorda, os doces, a sociedade, o consumismo desenfreado, um fator genético. Mas a questão é dizer que "ela tem culpa".
Ela não fez nada "errado", é claro que pode ser que ela descuidou da alimentação, exercícios, estilo de vida saudável, mas a gente não sabe o que se passa na cabeça da pessoa, não sabe quanta vontade ela tem de comer, quanta necessidade, como são os equilibrios hormonais e emocionais da pessoa, etc.

O que acontece nesses casos é a mania do ser humano de enxergar o próprio umbigo, tem gente magra que pensa: "Se eu como de tudo, sou magro e a pessoa é gorda, é porque ela exagera".
Não faz ideia do que outro ser humano passa, das dificuldades que ela tem, com que tipo de alimentação foi criada e acostumada.
 

NobodyEven

Bam-bam-bam
Mensagens
7.132
Reações
11.966
Pontos
409
este cara não é obeso mórbido, nem obeso é, não sejamos dissimulados só pra proteger o ponto de vista...


Ele tem 1.87m e 140kg... faz as contas.
Essa foto da pra ver melhor:
fernando-saraiva-reis-sorri-ao-cair-em-tentativa-de-levantar-186kg-na-prova-de-arranque-1344354282885_1920x1080.jpg


Não é pq vc tem um imc alto que vc seja inapto. Acho que é preciso tratar caso a caso.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Completa falta de respeito a dignidade e individualidade das pessoas: Oras sou obrigado agora a seguir a Ditadura da beleza pq alguns tapados não me respeito? Não tenho mais direito nem a trabalhar, mesmo quando demonstrei todas as competências necessárias para o cargo?

A humanidade é tão imbecil que não entende que preconceito é uma burrice, apenas os substituindo quando saem de moda".
 

Hades_SP

Bam-bam-bam
Mensagens
1.443
Reações
2.062
Pontos
283
^



Aptidão física envolve sua saúde como um todo.
wiki:
Aptidão física refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde, e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.
A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição.

sendo assim, acho que foi até fácil enquadrá-la no 'não apto fisicamente'.

enfim, não acho q seja um simples caso de 'discriminação e preconceito', 'inconstitucionalidade'. Mas vamos ver se ela vai ganhar essa ação ai. Vou ficar de olho.


Então amigo, pelo próprio recorte da Wiki, compreendemos uma subjetividade quando diz quê: " Aptidão física refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde, e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal. (isso é muito variável)

A CF, em seu artigo 50, como eu já postei diz que para investidura do cargo, é preciso estar apto fisicamente e mentalmente, que te pergunto: Qual é o cargo que a senhora irá ocupar? É ser policial? (que exigirá uma certa flexibilidade, resistência aeróbica e força, conforme seu recorte da wiki)

O cargo que ela ocupará exigirá minima " flexibilidade, resistência aeróbica, força e composição corporal", pois ela só precisará se locomover, ter mobilidade, sentar e ficar de pé. Neste caso, para esta função ela está totalmente apta conforme preceitua a Constituição.

Ademais, o principio da isonomia não pode ser aplicado em todos os casos. Você não têm como tratar todos como "iguais" se eles são "diferentes", é preciso analisar e interpretar cada caso em especifico.

Por fim, também irei acompanhar o caso.
 

Ralf Jones 360

Ser evoluído
Mensagens
65
Reações
35
Pontos
34
Então amigo, pelo próprio recorte da Wiki, compreendemos uma subjetividade quando diz quê: " Aptidão física refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde, e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal. (isso é muito variável)

A CF, em seu artigo 50, como eu já postei diz que para investidura do cargo, é preciso estar apto fisicamente e mentalmente, que te pergunto: Qual é o cargo que a senhora irá ocupar? É ser policial? (que exigirá uma certa flexibilidade, resistência aeróbica e força, conforme seu recorte da wiki)

O cargo que ela ocupará exigirá minima " flexibilidade, resistência aeróbica, força e composição corporal", pois ela só precisará se locomover, ter mobilidade, sentar e ficar de pé. Neste caso, para esta função ela está totalmente apta conforme preceitua a Constituição.

Ademais, o principio da isonomia não pode ser aplicado em todos os casos. Você não têm como tratar todos como "iguais" se eles são "diferentes", é preciso analisar e interpretar cada caso em especifico.

Por fim, também irei acompanhar o caso.



É porque a Wikipedia é mais importante que a Constituição Federal... hahahaha
Cada uma... Discriminação pura esse caso.
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.777
Reações
53.291
Pontos
1.613
Não dou 2 meses pra ela entrar de licença médica por causa dos problemas decorrentes da obesidade. Aí o estado vai ter que contratar mais 1 pro lugar dela. hue.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Se a mulher está extremamente gorda, então já bateu no nível de doença mesmo. Tudo bem que provavelmente ela não precisará correr uma maratona, mas a saúde dela deve ser um lixo enorme.

Usaram o IMC como desculpa, mas como já falaram, basta um simples exame de sangue e de pressão arterial pra ver que até um idoso de 110 anos é mais saudável que essa mulher. Impedindo de coloca-la no cargo é um "favor" que se faz a quem receberá o serviço, já que não é nenhum absurdo dizer que a gorda vai passar um bom tempo tirando licensa médica pra tratar dos bilhões de problemas q vem junto com a obesidade mórbida.

Sent from Xperia S
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
É causa ganha sim amigo. A CF/88 deixa claro isso, segue:

Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o gozo dos direitos políticos;
III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
V - a idade mínima de dezoito anos;
VI - aptidão física e mental.

Em nenhum momento a CF refere-se em "ter boa saúde", mas cita ter aptidão física e mental, no sentido estrito do candidato poder desempenhar as funções que o cargo exige.

No caso dessa senhora, embora tenha obesidade, isto não a impede de cumprir com as atribuições da função. Seria o mesmo que um candidato fosse impedido de assumir o cargo, por ele ter miopia( que é uma doença), mas nada o impede de trabalhar.

Deste modo esse argumento de que ela é obesa é na verdade preconceito e discriminação.

Colocar um texto frio da lei e dizer que da pra ganhar fácil só mostra a incapacidade do advogado em administrar a situação.

Se uma coisa que o dia a dia do direito lhe ensina é que não existe o termo "causa ganha". Seu cliente pode estar coberto com kilometros de direitos e provas, mas nunca se sabe o que pode sair da cabeça de juízes e desembargadores.

Dizer para alguém que ele "já ganhou" pode até servir de consolo no começo, mas lá na frente quando o tribunal decidir que não ganhou, quero ver com que cara o advogado vai olhar pro cliente e explicar o pq de ter perdido.



Sent from Xperia S
 

Hades_SP

Bam-bam-bam
Mensagens
1.443
Reações
2.062
Pontos
283
Colocar um texto frio da lei e dizer que da pra ganhar fácil só mostra a incapacidade do advogado em administrar a situação.

Se uma coisa que o dia a dia do direito lhe ensina é que não existe o termo "causa ganha". Seu cliente pode estar coberto com kilometros de direitos e provas, mas nunca se sabe o que pode sair da cabeça de juízes e desembargadores.

Dizer para alguém que ele "já ganhou" pode até servir de consolo no começo, mas lá na frente quando o tribunal decidir que não ganhou, quero ver com que cara o advogado vai olhar pro cliente e explicar o pq de ter perdido.



Sent from Xperia S


Eu não estou fazendo consulta jurídica para um cliente, Sr. Firulero :klol

Muito menos emitindo um parecer jurídico sobre o problema. Apenas estou defendendo esse ponto de vista com base na minha interpretação, sem mais pretensões.

No mais, concordo com vc. O que vc disse aí, se chama Realismo Jurídico, cada vez mais evidente na justiça do Brasil.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Eu não estou fazendo consulta jurídica para um cliente, Sr. Firulero :klol

Muito menos emitindo um parecer jurídico sobre o problema. Apenas estou defendendo esse ponto de vista com base na minha interpretação, sem mais pretensões.

No mais, concordo com vc. O que vc disse aí, se chama Realismo Jurídico, cada vez mais evidente na justiça do Brasil.
Pois é, mas o problema é que 99% do fórum desconhece a realidade jurídica do país, e posts que afirmam categoricamente algo desse tipo podem iludir demais o pessoal.

O negocio é ter muito cuidado, o direito é uma caixinha de surpresas muito grande, nunca se sabe quando vc vai tomar uma canetada no meio da cara em situações que, aparentemente, eram bem fáceis de se resolver.

Sent from Xperia S
 
Topo Fundo