O que está incorreto é sua falta de interpretação, eu não resumi a AI através meramente de meu gosto, expus exatamente o porque ela ser tão fraca, exemplificando em como as ações dos personagens secundários seguem de forma equivocada, fazendo o jogador perder várias batalhas, o obrigando a usar o esquema tático de comandos.
Disse claramente sempre, as discussões sobre IA no fórum nunca são técnicas, são baseadas em meras impressões, experiencias pessoais, sempre se resumem a "eu passei por isso" ou "eu vi isso", quando entre neste nível de subjetividade é óbvio que gosto pessoal interfere, já que é natural que a pessoa veja com um olhar menos rígido games que ele curte.
Por isso faço o que fiz no tópico de Uncharted 4, esqueça IA, fale sobre desafio, o nível de esforço que foi necessário para vencer os obstáculos propostos. Dito isso, não vi grande variação em DA, tanto é assim que a versão do console não tem visão tática e ainda assim pode ser facilmente finalizada.
Várias e várias vezes eu morri exatamente pelo fato dos personagens não terem qualquer inteligência clara, apenas lutam sem nenhum tipo de planejamento ou estratégia, sendo praticamente suicidas sem analisar nada e muito menos concentrar em um grupo de forma sinérgica.
Exato, por isso o jogo te fornece a visão tática, algo que seria absolutamente desnecessária se a IA dos personagens fosse yão boa quanto a sua. Pode pesquisar no google e verá reclamações sobre IA e falta de visão tática no Origins na versão console, o que é natural, não existe IA perfeita em jogos de party, é o diferencial do coop.
O que estamos discutindo e é prático é efeito de customização das táticas em Origins, é dizer para persongem usar skill de area se estiver cercado e isso Inquisition faz de forma automática. Um controle mais apurado você tem com a visão tática, lá cada personagem executa o que você quer e ponto.
Portanto, se acha o comportamento inadequada, interfira no combate e dê comandos, é justamente para isso que a ferramenta serve e cai dentro do que eu disse:
Vocês estão tão perdidos que estão elogiando algo que GERA automatismo por sua capacidade de deixar os personagens da IA jogarem sozinhos, ao mesmo tempo que falam que é mais tático um jogo que sequer opção de interferir no combate existia, não tem erro de interpretação, é esta lógica que você tem que demonstrar para mim.
Não, the Witcher não repete missões iguais em vários mapas, por mais que o meio pelo qual consiga obter sucesso seja semelhante, todas são diferente entre si, o que não ocorre em DA:I que repete as mesmas coisas e quando exponho as mesmas, é o jogador ser obrigado em cada mapa, achar artefatos, fechar portais, resolver puzzle de lunetas e etc, algo que não é apenas o meio igual e sim todo propósito das missões em si.
As centenas de ícones me levando a incontáveis ninhos de monstros e acampamentos de mercenários, com os MESMOS tipos de inimigos (nem modelo e animação muda, um exército de clones que mais parece Star Wars que Witcher) discordam de você, sem contar as quests que me levam para cantos diferentes só para enfrentar grupinhos de plantas carnívoras.
Só que eu não critico, RPG de mundo aberto é assim, que cada um customize sua experiencia, meu mapa de Witcher 3 terminou com centenas de icones -20% porque faltou paciência para desaparecer com o resto e, veja só, ainda é GotY para mim, assim como DA:I foi antes dele.