O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ateus conservadores...

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.981
Pontos
1.059
não vejo nada de errado entender a importância e necessidade da moral judaica cristã na sociedade e não acreditar em Deus
perfeitamente normal
 

Jonjon's Kimyo na Boken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.861
Reações
15.018
Pontos
684
E digo mais
Uma pessoa q tenta seguir o q é considerado certo (honra, n prejudicar o próximo , ou n infringir leis) sem medo de uma punição maior (independente de crer ou n em algo) é um exemplo q deveria ser seguido por qualquer um
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Importante ressaltar que um integrante do staff do Diário do Centro do Mundo, Marcelo Zorzanelli, virou um dos cabeças do Sensacionalista. Isso explica esse tipo de "notícia":

https://www.sensacionalista.com.br/...o-sabe-e-que-nao-quer-saber-porque-e-o-temer/

https://www.sensacionalista.com.br/...er-para-falar-bem-da-reforma-do-ensino-medio/

https://www.sensacionalista.com.br/...spera-convencer-os-outros-89-no-pau-de-arara/
por isto a semelhança. Sempre achei o dcm mais sensacionalista que o próprio sensacionalista
mesmo humor e qualidade, com a diferença que o dcm é involuntário
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
19.603
Pontos
1.124
Mas aí que está, de onde vem esse senso moral, de que família é algo tipo pai, mãe e filhos?

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk

Eu falei no meu ponto de vista como homem, e o que será para mim a minha familia no meu ponto de vista, o senso moral pode muito bem vim do debochado termo que pessoal mais progressista vem criticando do cidadão de bem, depois do meu pai faleceu minha mãe talvez poderia ter arrumado outra mulher para ser sua companheira que absolutamente tanto faz, passando virtudes e valores boas para seus proles e sendo uma familia, realmente cara não sei qual e o problema, seria para mim da mesma forma uma instituição familiar, como da forma que aconteceu da minha optou por não ter ninguém seguir a vida somente ela continuou sendo para mim.

A forma convencional e o que você está incomodado? O Homem se relacionar com uma mulher, gerar filhos e ser esse tipo de instituição?
Os demais pontos de moral, ética, respeito e educação os outros users estão postando desde de o começo do tópico também.

Qual e o seu ponto cara.
 
Ultima Edição:

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Pelo ponto de vista do OP eu deveria sair matando, roubando, estuprando as pessoas pelas ruas...
 


Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Na cabeça do Marcelo, o ateu padrão é aquele que cria conteúdo pra página da ATEA no facebook, só pode.
 

Palestra1914

Leader of Men
VIP
Mensagens
2.970
Reações
19.494
Pontos
453
Questionamento típico de quem não sabe o que está falando.

Conservadorismo não tem suas bases ligadas á Deus ou á qualquer instituição religiosa.

Sua moral é construída sobre os princípios de Ética, Propriedade e Direitos do Indivíduo, desenvolvidos por seus autores-base, desde Burke, Adam Smith, John Locke até Milton Friedman.

Cara, não é difícil se informar sobre isso, a internet tá lotada de conteúdo á ser analisado e consumido, se a vontade é de conhecer e questionar, LEIA, SE INFORME.

É melhor do que chegar e jogar uma pergunta que contém em si própria uma falácia. Impossível debater num nível legal dessa forma.

Flw.
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
Na cabeça do Marcelo, o ateu padrão é aquele que cria conteúdo pra página da ATEA no facebook, só pode.

Site Atea:
A ATEA luta contra a discriminação que os ateus sofrem na sociedade brasileira

Mesmo vitimismo movimento feminista e gayzista
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Questionamento típico de quem não sabe o que está falando.

Conservadorismo não tem suas bases ligadas á Deus ou á qualquer instituição religiosa.

Sua moral é construída sobre os princípios de Ética, Propriedade e Direitos do Indivíduo, desenvolvidos por seus autores-base, desde Burke, Adam Smith, John Locke até Milton Friedman.

Cara, não é difícil se informar sobre isso, a internet tá lotada de conteúdo á ser analisado e consumido, se a vontade é de conhecer e questionar, LEIA, SE INFORME.

É melhor do que chegar e jogar uma pergunta que contém em si própria uma falácia. Impossível debater num nível legal dessa forma.

Flw.

Todos o ocidente é estruturado sobre a moral judaico cristão.
Alias isso é muito básico, querer questionar isso é querer questionar a historia, ser ou não ateu hoje não muda em nada o fato de vc ser criado sobre estes valores. Que alias a esquerda esta tentado destruir a todo custo pq eles por definição estrutural tornam inaceitável o coletivismo.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.419
Pontos
1.444
Mas aí que está, de onde vem esse senso moral, de que família é algo tipo pai, mãe e filhos?

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk

Do indivíduo, claro.

Desculpa mas suas perguntas parecem até as falas de alguns religiosos, naquela linha de ''quem não acredita em deus come criancinhas todo dia pela manhã''.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.825
Pontos
503
O Clodovil era gay e defendia a moral e os bons costumes. Por quê um ateu não poderia fazer o mesmo? Não é como se você tivesse que ser contra algo por ter um estilo de vida diferente.
Clodovil já disse também que não tinha "nenhum orgulho de ser gay". Não sei se ele se sentia culpado por ser gay ou se achava sua sexualidade algo comum ao ponto de achar tolice sentir algum orgulho disso.
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
Não tenho religião e prezo muito pela educação em lar cristão que tive e pretendo passar pra frente. Querer antagonizar isso por ser ateu é coisa de ateu todinho com carência de atenção.
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Não tenho religião e prezo muito pela educação em lar cristão que tive e pretendo passar pra frente. Querer antagonizar isso por ser ateu é coisa de ateu todinho com carência de atenção.
Não é antagonizar, é ser coerente.

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Do indivíduo, claro.

Desculpa mas suas perguntas parecem até as falas de alguns religiosos, naquela linha de ''quem não acredita em deus come criancinhas todo dia pela manhã''.
Porque um ateu conservador seria contra o casamento gay ou um casal gay adotar uma criança?

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.262
Pontos
1.929
Um conjunto de pessoas que se ama.

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
Boa definição.

Só não entendo o motivo de você achar estranho um ateu fazer questão que a família siga o "modelo tradicional" de pai, mãe e filhos.

Se a pessoa quiser formar uma família com dois homens, duas mulheres ou qualquer outra composição, você não acharia estranho, então porque achar o modelo dito como tradicional? sendo que em sua concepção basta que as pessoas sejam felizes?

Se você faz tanto questão de pregar a liberdade, não deve se questionar o porquê de um ateu ser conservador com relação aos valores familiares intrínsecos a ele.

Valores são coisas íntimas, que decorrem muito mais da cultura de um povo do que da religião em si. A religião pode influenciar a construção desses valores, mas quem decide se vai seguir o que a religião quer ou não é o núcleo familiar.

Eu sou batizado na igreja católica, na evangélica, mas não sou e nunca fui uma pessoa religiosa. Eu sou um conservador no que tange a minha família. Os valores que minha esposa e eu julgamos serem os corretos, não têm seu fundamento na religião, mas nos valores de cidadania e respeito, principalmente no respeito aos pais e à família.

Livre-se desses dogmas impregnados de ideologia. Você disse que era evangélico, mas agora parece que resolveu ser o outer ego daquilo que foi no passado.

Se você realmente quer ser livre, siga o seu caminho, não o caminho que dizem para você seguir.
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Boa definição.

Só não entendo o motivo de você achar estranho um ateu fazer questão que a família siga o "modelo tradicional" de pai, mãe e filhos.

Se a pessoa quiser formar uma família com dois homens, duas mulheres ou qualquer outra composição, você não acharia estranho, então porque achar o modelo dito como tradicional? sendo que em sua concepção basta que as pessoas sejam felizes?

Se você faz tanto questão de pregar a liberdade, não deve se questionar o porquê de um ateu ser conservador com relação aos valores familiares intrínsecos a ele.

Valores são coisas íntimas, que decorrem muito mais da cultura de um povo do que da religião em si. A religião pode influenciar a construção desses valores, mas quem decide se vai seguir o que a religião quer ou não é o núcleo familiar.

Eu sou batizado na igreja católica, na evangélica, mas não sou e nunca fui uma pessoa religiosa. Eu sou um conservador no que tange a minha família. Os valores que minha esposa e eu julgamos serem os corretos, não têm seu fundamento na religião, mas nos valores de cidadania e respeito, principalmente no respeito aos pais e à família.

Livre-se desses dogmas impregnados de ideologia. Você disse que era evangélico, mas agora parece que resolveu ser o outer ego daquilo que foi no passado.

Se você realmente quer ser livre, siga o seu caminho, não o caminho que dizem para você seguir.
Eu só queria saber porque ser conservador já que isso é algo ligado à religiosidade

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
esse negócio de achar que a moral vem de Deus, só faz sentido se a pessoa:

- acredita que existe de fato um Deus (ou deuses), óbvio, duh
- acredita que o mesmo interfere de alguma forma no curso da história humana, seja "dando" instintos naturais que determinam o comportamento, ou através de "revelações"

para quem não acredita em pelo menos uma dessas propostas, a ideia não faz sentido. Mas isso não significa que o ateu (ou a pessoa que acredita em deus, mas não acredita em revelação e coisas do tipo), não tenha moral, ou que sua moral seja apenas relativista. Na verdade, para ela, sua moral vem do mesmo lugar que a de todas as outras pessoas: uma combinação de moral natural, moldada pela evolução; com moral filosófica, que é transmitida culturalmente.

A única diferença é que essa pessoa tem uma percepção diferente da origem da sua moral. Enquanto para o religioso, ela vem de Deus e ensinada pelas revelações; ela acredita que ela vem como resultado da seleção natural combinada com séculos de pensamentos filosóficos e influências religiosas, que foram com o tempo se sobrepondo a alguns aspectos da moral natural, até chegar na moral que se tem hoje. Mesma moral, porém crença diferente de sua origem.

eu fiz tempos atrás um tópico sobre isso:

Antes de responder, favor leia abaixo as definições desses conceitos, porque o assunto é um pouco complicado:

A pergunta é:

Que tipo de moral você acredita que deveria ser universal, ou seja, aplicável a todas as culturas humanas? Existe uma moral que pode ser universal?

Existe um debate antigo sobre essa questão, e ele pode ser resumido mais ou menos a 4 opiniões:

1) O relativismo moral total implica em dizer que não existe certo ou errado, que todas nossas concepções morais são frutos apenas de nossa cultura, variando de civilização para civilização. Assim, por exemplo, o código de Hamurabi já foi reconhecido como moral, enquanto hoje seria visto como pura barbárie pela maioria das civilizações.

O relativismo defende que a crença que uma moral seja mais correta que outra, implica em uma tentativa de uma cultura se impor as demais, algo injustificável. Porém, críticos do relativismo dizem que é necessário uma moral universal que seja pela menos mínima, para a manutenção dos direitos humanos, redução do sofrimento e de injustiças; e criticam o relativismo pois ele é protecionista demais a culturas que violam esses direitos, blindando essas civilizações de uma crítica que poderia eventualmente mudar os valores dessa sociedade. Como exemplo, cita-se o caso da escravidão, que por muito tempo foi considerada moral e justificada; porém foi necessário a crítica e ação de diversos pensadores para que a sociedade mudasse seus valores e reconhecesse que aquilo precisava acabar. Dentro do relativismo absoluto, isso poderia nunca acontecer.

2) A moral natural é um conceito de psicologia evolutiva, onde algumas emoções humanas foram lapidadas pela seleção natural, moldando o comportamento da espécie; visando a sobrevivência do grupo. Sentimentos de culpa ou remorso, por exemplo, seriam o resultado do ego ao reconhecer que o indivíduo realizou um ato moralmente errado, que prejudicou aos semelhantes mais próximos (filhos, parentes, etc), e em menor grau também acomete aqueles que atentam contra seus vizinhos e membros próximos de sua tribo. Por outro lado, sentimentos de satisfação, orgulho, etc; vem como uma recompensa, para aqueles que contribuem positivamente para o bem estar da sua família e membros da sociedade. Sendo o ser humano uma espécie social e altamente comunicativa, é vantajoso para a espécie que existe cooperação entre os membros da sociedade, e a seleção natural tende a favorecer a genética que torna possível essa empatia entre membros próximos.

Por outro lado, a moral natural não dedica a mesma empatia para grupos rivais, ou que representam uma ameaça, mesmo que esses grupos rivais sejam tão humanos como ele mesmo. Isso explica porque a mesma sensação de culpa ou remorso não acomete guerreiros que pilham e matam tribos rivais, sob a justificava de que eles são inimigos.

Esse vídeo explica bem essa questão:



Defensores da moral natural como um padrão mínimo de moral, justificam que ela, embora imperfeita; apresenta pelo menos os aspectos mais essenciais necessários para a manutenção da ordem em uma sociedade. Assim, pela moral natural, coisas como circuncisão de mulheres ou morte por apedrejamento são inaceitáveis, pois violem os direitos mais básicos a vida e integridade de pessoas que fazem parte da sociedade, não são "inimigos". Enquanto o relativismo justifica essas ações sob o argumento de que não existe uma moral absoluta, e cada civilização tem direito a decidir sua própria moral.

3) Moral filosófica - é criada a partir da pensamento racional acerca do que é moral. A moral filosófica pode subverter a moral natural, considerando por exemplo, que mesmo a morte de inimigos é algo tão errado quanto a morte de um membro da sua tribo. A moral filosófica tenta, assim, "corrigir" problemas da moral natural, que não eram tão evidentes na pré história, mas começaram a ficar mais evidentes na medida que grandes civilizações cresciam, e o contato entre elas resultava em frequentes ações hostis. A moral filosófica impõe um código que determina como países em conflito devem proceder. Evitar a morte de inocentes, não matar pessoas que foram rendidas, não escravizar os derrotados, etc. Assim como a moral natural, ela também critica costumes de culturas que violam os direitos humanos mais básicos, como o já mencionado apedrejamento.

Críticos argumentam que não existe uma forma de estabelecer um limite entre o que seria considerado "certo" e o que seria considerado uma imposição de uma cultura sobre a outra.

4) Moral religiosa - é a crença de que uma religião em especial possui um moral superior, que deve ser integrada ao sistema de leis. Oponentes devem ser convertidos, ou mesmo mortos, se representarem uma ameaça a esse sistema moral.
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Minha opinião:

Para mim, ateus conservadores são fruto do zetgeist que o Brasil vive desde 2013. Vamos voltar ao passado, precisamente, época do Orkut e seus grandes debates, ali onde surgiram representantes do cenário ateu br, eu era evangélico, acompanhei e tive debates onde 99% dos ateus eram totalmente a favor de idéias progressistas, nada de conservar algo que fosse símbolo de religião, muito menos cristianismo, ocorre que quando a bomba estourou e muitos começaram a odiar o PT e todas as pautas que ele defendia, e a apoiar tudo que PT odeia, os ateus não viram outra opção a não ser se tornar conservador ou ao menos deixar suas rusgas com o cristianismo de lado. Antes vídeos geniais de questionamentos relgiosos, agora se tornaram vídeos sobre economia e contra comunismo e derivados, hj em dia, boa parte do conteúdo ateu Br se limita a críticas idiotas como a foto em que ATEA mostra o desastre com o avião da Chapecoense para questionar Deus de forma patética.
Minha conclusão é que os ateus estão mais perdidos que cego em tiroteio.

Ou seja, quem derrotou os ateus nos antigos debates, não foram os crentes, mas sim a ideologia política.

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
É uma contradição (dependendo do que se entende por conservador, se no caso for cristão).
 

Tecnomage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.002
Reações
8.594
Pontos
1.013
Eu só queria saber porque ser conservador já que isso é algo ligado à religiosidade

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
Tradição... Só por que uma pessoa não acredita em Deus não significa que vai rejeitar a tradição em que foi criada...

A moral judaico-cristã não é algo escrita em pedra e imutável e não esta mais amarrada com religião ou religiosidade, esta muito mais ligada a tradição e criação independente da crença...
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.697
Pontos
503
Ter interesses convergentes com a chamada "ala conservadora" não significa, de modo algum, contradição no modo de pensar do ateu.

Ele pode defender as mesmas pautas (proibição do aborto, da união homo afetiva etc) por razões diferentes, incluindo aí sua moral (que de modo algum é moldada exclusivamente pela religião).
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.262
Pontos
1.929
Eu só queria saber porque ser conservador já que isso é algo ligado à religiosidade

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk

Seu erro consiste em ainda acreditar nisso. A origem da dita família tradicional é religiosa, mas não quer dizer que quem seja conservador seja religioso.

Se for pensar igual a você, sou a pessoa mais liberal que existe.

Quase toda cultura das mais diversas sociedades tem suas raízes na religião, mas isso não significa que ainda estejam ligadas a ela.

Ser conservador ou não pouco importa, a questão é ser coerente com nossos valores. Não adianta eu pregar uma coisa e fazer outra.
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Acredito que esse seja um assunto deveras rico, ateus brasileiros estão sofrendo do mesmo que a esquerda: falta de identidade.

Muitos não se importam, mas enquanto isso os evangélicos vem ganhando terreno, principalmente político, quando abrirem os olhos ,estarão cercados por uma teocracia.

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

Porco Seboso

Bam-bam-bam
Mensagens
7.906
Reações
10.951
Pontos
353
Não se importam com essa ótica, mas vivem ela sem um motivo, pois a moral pode ser algo irrelevante para quem não crer em um Criador ou algo assim. Mas tanto faz para vocês, entendo seu ponto de vista

a coisa nao é 8 ou 80 assim, amigo. é como argumentar com um cristão porque ele nao segue a cristo de verdade: dá a cara a tapa quando alguem batem nele, amar seus inimigos, doar metade dos seus bens para os pobres, não julgar ninguem... por que existem cristãos que nao seguem nada disso mas mesmo assim se dizem cristãos? pra vcs tambem tanto faz, né?


e sem essa de "m-m-mas são apenas metaforas, isso que ele disse nao deve ser seguido ao pé da letra..." lol

desligue esse pensamento de "se tem moral então tem que crer em deus". isso é falso. moral é algo intrínseco do ser humano.
 
Ultima Edição:

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.865
Reações
70.386
Pontos
1.279
Agora ateu esta sendo comparado com ideologia furreca, era só o que me faltava.
Só falta dizer que pra ser ateu, tem que ser de esquerda.

Ateu não precisa ter identidade.
É só uma criatura que não acredita na existência de um ser superior, e apenas isso.
Esse conjunto de regras "que devem ser seguidas" é apenas uma forma de querer politiza-los a todo custo.
 
Ultima Edição:

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Sou ateu e sou conservador (no geral pelo menos).

Não preciso que exista um ser sobrenatural pra me dizer que certas coisas são imorais e que certos valores devem ser preservados.

Só alguém muito idiota pra pensar que um ateu é necessariamente mais imoral ou sem valores que qualquer outra pessoa. Fora que mesmo quem acredita não tem a minima certeza de nada e simplesmente fica na torcida para que aquilo que ele deseja seja verdade.

Porque um ateu conservador seria contra o casamento gay ou um casal gay adotar uma criança?

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
Porque ele é livre pra ter a opinião dele.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Só eu to percebendo que nosso suposto ateu esta levantando a bandeira progressista com uma vontade incrível?
E esta querendo que todo os outros ateus aqui tb levantem pq sei la...ele simplesmente quer.

A pergunta que fica é, pq?
Afinal até onde pode se imaginar um ateu deveria seguir a logica e a estrutura familiar é uma das coisas mais logicas que existe.
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Sou ateu e sou conservador (no geral pelo menos).

Não preciso que exista um ser sobrenatural pra me dizer que certas coisas são imorais e que certos valores devem ser preservados.

Só alguém muito idiota pra pensar que um ateu é necessariamente mais imoral ou sem valores que qualquer outra pessoa. Fora que mesmo quem acredita não tem a minima certeza de nada e simplesmente fica na torcida para que aquilo que ele deseja seja verdade.


Porque ele é livre pra ter a opinião dele.
"Opinião dele", mas não argumento, então ser contra um casamento homossexual passa a ser apenas uma opinião, pois o argumento usado por crentes é que "Deus abomina"... E um ateu?

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Agora ateu esta sendo comparado com ideologia furreca, era só o que me faltava.
Só falta dizer que pra ser ateu, tem que ser de esquerda.

Ateu não precisa ter identidade.
É só uma criatura que não acredita na existência de um ser superior, e apenas isso.
Esse conjunto de regras "que devem ser seguidas" é apenas uma forma de querer politiza-los a todo custo.
Entendo

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Agora ateu esta sendo comparado com ideologia furreca, era só o que me faltava.
Só falta dizer que pra ser ateu, tem que ser de esquerda.


Ateu não precisa ter identidade.
É só uma criatura que não acredita na existência de um ser superior, e apenas isso.
Esse conjunto de regras "que devem ser seguidas" é apenas uma forma de querer politiza-los a todo custo.

Esta sendo comprado ou esta querendo vender??
Pq o que ele esta fazendo me parece mais a segunda.
 
Topo Fundo