O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Blender

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.582
Reações
20.720
Pontos
964
Top demais mano, to querendo estudar 3D, inicialmente não quero modelagem orgânica, mas vai ajudar muito!

Pensei em começar pelo cinema 4D, mas tem muito conteúdo bom de Blender então vamos nesse mesmo!
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.488
Pontos
2.082
Top demais mano, to querendo estudar 3D, inicialmente não quero modelagem orgânica, mas vai ajudar muito!

Pensei em começar pelo cinema 4D, mas tem muito conteúdo bom de Blender então vamos nesse mesmo!
cinema 4d não é muito recomendado para desenvolvimento de jogos. Gosto muito do software mas se quer pra jogo não recomendo.
Também não gosto muito do Blender, acho de longe o pior programa que se tem da atualidade no quesito interface, porém, ele tem tudo que precisa, tanto pra jogo quanto pra animação.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Blender e legal, uso há mais de 10 anos. Antes dele usava cinema 4d, que é foda também.

Meu único pe atras com a game engine do Blender é que me parece meio lerda, saca. Não sei se ainda tá assim, mas no geral ela me parece muito underpowered perto de uma unity, por exemplo.

Ainda assim, é tentador programar jogos em python. [emoji14]

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.582
Reações
20.720
Pontos
964
cinema 4d não é muito recomendado para desenvolvimento de jogos. Gosto muito do software mas se quer pra jogo não recomendo.
Também não gosto muito do Blender, acho de longe o pior programa que se tem da atualidade no quesito interface, porém, ele tem tudo que precisa, tanto pra jogo quanto pra animação.

Apesar da pasta ser relativa a desenvolvimento de jogos o meu interesse é na modelagem 3D não necessariamente para jogos.

Entre 3D max ou Maya, o que recomendaria?
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.488
Pontos
2.082
Apesar da pasta ser relativa a desenvolvimento de jogos o meu interesse é na modelagem 3D não necessariamente para jogos.

Entre 3D max ou Maya, o que recomendaria?

3D Max já foi sua época, Maya é o padrão da indústria.

Recomendaria estudar o Maya mesmo, tem muito conteúdo na internet por ser o mais utilizado e ser o padrão da indústria, o mundo 3D gira em torno dele. FX, animações e jogos sempre utilizam ele e seus plugins. Pessoalmente não gosto muito, mas é inquestionável a sua superioridade em integração graças ao fato de ser o padrão da indústria.

O Cinema 4D é ótimo pra animação e FX, e é o que eu usava antes de fazer jogos, mas o suporte para as engine é nulo e só vai ter dor de cabeça.

Blender é free e isso é um fator determinante pra muita gente, mas acho ruim demais o programa, mas isso é minha opinião, pois conheço gente que ama o programa.

O que estou usando atualmente é o The Foundry MODO. Excelente para animação e modelagem (diria que é o melhor da atualidade) e o suporte para jogos esta aumentando a cada dia, além de plugins excelentes também. Acredito que veio pra roubar o lugar do Maya. Muitos estudios de animação e de jogos já estão adotando ele, mas ainda vai demorar um tempo pra ser o padrão da indústria.
 
Ultima Edição:


mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.548
Reações
91.732
Pontos
1.254
Esse guia do iniciante - Blender Power (ovídeo de cima) é excelente para quem quer conhecer a ferramenta e aprender o básico, to até conseguindo fazer um robozinho. Paguei R$ 75,00 em um curso de blender EAD e me arrependi, porque era muita enrolação e pouca prática

15825742_1295812677108284_1308873787374158861_n.jpg
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Blender Game Engine já não tinham abandonado faz anos?

3D Max já foi sua época, Maya é o padrão da indústria.

Recomendaria estudar o Maya mesmo, tem muito conteúdo na internet por ser o mais utilizado e ser o padrão da indústria, o mundo 3D gira em torno dele. FX, animações e jogos sempre utilizam ele e seus plugins. Pessoalmente não gosto muito, mas é inquestionável a sua superioridade em integração graças ao fato de ser o padrão da indústria.

O Cinema 4D é ótimo pra animação e FX, e é o que eu usava antes de fazer jogos, mas o suporte para as engine é nulo e só vai ter dor de cabeça.

Blender é free e isso é um fator determinante pra muita gente, mas acho ruim demais o programa, mas isso é minha opinião, pois conheço gente que ama o programa.

O que estou usando atualmente é o The Foundry MODO. Excelente para animação e modelagem (diria que é o melhor da atualidade) e o suporte para jogos esta aumentando a cada dia, além de plugins excelentes também. Acredito que veio pra roubar o lugar do Maya. Muitos estudios de animação e de jogos já estão adotando ele, mas ainda vai demorar um tempo pra ser o padrão da indústria.

Blender foi o primeiro que comecei sério (anos antes mexi no SketchUp sem saber que era modelagem), depois passei pro Maya, pessoal usa muito e acho bom, embora prefira o Maya.

O que realmente acho curioso é que o Maya deve ter passado o 3DS Max mais por causa das escolas (Aprendi na Saga inclusive), na época, o pessoal falava que 3DS Max era pra jogo e Maya para filmes, mas praticamente todas as escolas estavam ensinando com o segundo, deve ter sido por isso que a indústria mudou de programa, só ver que em making offs aonde mostra o processo de modelagem era até uns 5 anos atrás no Max, e hoje estão tudo no Maya.

Algumas pessoas acham que o 3DS Max não ira ser morto como o Softimage, mas dado o fato que o Maya supostamente recebe mais atenção da Autodesk aliado ao que disse acima, eu não dou mais do que 5 anos pra matarem, inclusive perguntei no reddit de devs se notaram que o Max estava morrendo e quase todos me responderam que sim.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
A ultima vez que tinha mexido no Max foi lá por 2003. Esses dias instalei aqui no pc pra ver como tava e meio que tá igual, parece que parou no tempo. Eu lembro que tinha muito hype com o Maya porque ele lidava com nurbs e outros tipos de ferramentas "de ponta" na época de forma muito melhor, além do hype de que ele tava sendo adotado por muito estúdio grande. Hoje em dia a galera tem mais noção de que o resultado final é pautado pela habilidade e não pela ferramenta, mas naquela época saber que um estúdio usava a ferramenta X ou Y era algo que vendia software.

Quanto ao Blender, primeira vez que usei era ainda a versão 2.2.x, era terrível (não tinha nem undo hahaha). Preferia usar o Wings 3d à ele, e por isso fiquei usando Cinema 4D mesmo. Hoje em dia, ele tá MUITO melhor, não só em funcionalidade como em termos de interface. Ao menos existem opções nos menus pra fazer as coisas, não precisa mais ficar decorando todos os atalhos como a única forma de fazer as coisas. Ainda assim a interface dele é péssima, e enquanto o fato dela ser minimalista e leve é bom, ela não é nada amigável. Ainda é necessário aprender os atalhos caso não se queira ficar correndo atrás de menu dentro de menu pra resolver as coisas. E o pior é que não deve mudar, quando propõem alterações na interface a comunidade toda reclama.



BTW, pra mim o único ponto básico que o Blender ainda perde muito é animação. Fazer um esquema de IK decente pra um personagem é uma mão de obra desgraçada.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.548
Reações
91.732
Pontos
1.254
Sobre a modelagem do blender realmente tem uma porrada de ferramentas e ainda os atalhos ajudam e muito a otimizar o trabalho. Por enquanto já tá saindo alguma coisa do primeiro tutorial

roboparte1nzjhw.png
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.582
Reações
20.720
Pontos
964
@mendingo_26

parabéns pelo trabalho aí, só tá começando mas tá andando bem legal.

se eu resolver algumas coisas que tenho aqui devo começar a estudar modelagem no segundo semestre!

vai postando os resultados ai mano!
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
O MODO é o melhor que tem, pena que tem menos material e conteúdo sobre ela que a concorrência.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.548
Reações
91.732
Pontos
1.254
@mendingo_26

parabéns pelo trabalho aí, só tá começando mas tá andando bem legal.

se eu resolver algumas coisas que tenho aqui devo começar a estudar modelagem no segundo semestre!

vai postando os resultados ai mano!
Valeu manolo, esse desenho demorei uns 10 dias porque fui acompanhando aos poucos nos vídeos e outra coisa melhor é que esse programa tem idioma em Português BR e fica muito mais fácil de entender o que se fazer.

Já o desenho debaixo demorei entre 6 a 8hrs para fazer tudo em quase todos os mínimos detalhes, o ruim ficou na parte das curvaturas por conta desse brilho meio estranho nas bordas (fiz quase tudo usando cubos), mas, já to pegando as manhas nesse programa

16174732_1306369909385894_3458364884565434717_n.jpg
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
O Softimage dropou?

Eu lembro que ele que foi usado para modelar as coisas de RE4. Era dos japas mesmo antes do autodesk.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Valeu manolo, esse desenho demorei uns 10 dias porque fui acompanhando aos poucos nos vídeos e outra coisa melhor é que esse programa tem idioma em Português BR e fica muito mais fácil de entender o que se fazer.

Já o desenho debaixo demorei entre 6 a 8hrs para fazer tudo em quase todos os mínimos detalhes, o ruim ficou na parte das curvaturas por conta desse brilho meio estranho nas bordas (fiz quase tudo usando cubos), mas, já to pegando as manhas nesse programa

16174732_1306369909385894_3458364884565434717_n.jpg

Esse aí foi sem tutorial?
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Valeu manolo, esse desenho demorei uns 10 dias porque fui acompanhando aos poucos nos vídeos e outra coisa melhor é que esse programa tem idioma em Português BR e fica muito mais fácil de entender o que se fazer.

Já o desenho debaixo demorei entre 6 a 8hrs para fazer tudo em quase todos os mínimos detalhes, o ruim ficou na parte das curvaturas por conta desse brilho meio estranho nas bordas (fiz quase tudo usando cubos), mas, já to pegando as manhas nesse programa

16174732_1306369909385894_3458364884565434717_n.jpg
Aplica um modificador de bevel pra tirar essas bordas "chapadas". Isso se deve ao fato de o material ter fresnel mas o renderizador nao fez o trabalho direito. Isso é o Blender Render?
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.548
Reações
91.732
Pontos
1.254
Aplica um modificador de bevel pra tirar essas bordas "chapadas". Isso se deve ao fato de o material ter fresnel mas o renderizador nao fez o trabalho direito. Isso é o Blender Render?
Valeu, eu tinha visto isso mas não me lembrava do bendito nome. Usei o Cycle Render
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Vendo melhor agora eu vi que nos arcos ele ficou com artefatos tb. Parece ser um problema de normals tb. Entra em modo de edição de malha e faz um ctrl+a e depois ctrl+n, pra virar todas as normals pra fora. Algo que pode ajudar é ao invés de usar um modificador de bevel, usar um edge split. O cycles não sabe se virar muito bem com a direção das normals, aí fica as vezes esse lance meio zuado. :P
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.548
Reações
91.732
Pontos
1.254
Ainda preciso melhorar mais mas já estou conseguindo usar os nodes e fazer boas combinações de sombra e textura. Esse desenho demorei uns dois dias para fazer e o que deu mais trabalho principalmente foi o direcional e a aplicação da textura no controle. Depois eu crio um tumblr só para esses desenhos, geralmente posto mais no face

16265922_1316212925068259_6159869096322863175_n.jpg
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.548
Reações
91.732
Pontos
1.254
Pronto galera, criei o meu Instagram e lá posto com mais frequência os meus desenhos 3D feitos no blender. Esse objeto abaixo foi finalizado em 3hrs e só para renderizar demorou 1hr. Por enquanto já estou pegando o jeito da iluminação sobre o tipo de superfície de um objeto


https://www.instagram.com/edijunior3d/?hl=pt-br

Hd9iEraTG1WqS0YeA6CzcfaeSNHhwm8_5K6dtwLo5Y9IIxCuVdbky5l5aNa8ieWSrGC303lS9itNmSks7Y_spLavrzUlfPCKj323S6whMT2slUCfHwbIDJO1zDPecnAM7jcoDd4YeWhFPOc18NVj1gKDz062ItKVjnXQ9ZR-FQ7qM-WaCKBB4lNJ6Ie938imWIYW8f5jAftVoUnTlXx0j05XLMr7Y0vv3vUaGtuGPzsvtHgTEqrHcdfAyna6swV-xzGTGLEC3KcgSdq_rw9cKEOrp3w1LNwh6iCBdYiVJ5X2D5P9NMYK92dGxRijcLaFkm7hPOt2wFoVK41qciiEmVkVWjzH2Z5Jtp9LpfCF_omQ022AhOlV_eLUl1sLbpwe5PPwg7t0rWr4ssROWbtv4Em_Sza-0Rm00y6Z4yoBNCnLAE_v5JAvwnYRdKjwKXmPnKT6BbIZCRKSv9IZ6vbevo5BFXZEpvOPkxE9Z4Qm01ctjqkshTZA8uWuic-ResSXTiR7NaZkXNvXs_3CPTpxRrk5diV3AOe_MVqQu1iXEXgQxg3g1CTdVM0EVcypZcL12GP6KUnwnZSdsE1dEDlNoUuT7zsrRFs5xRzbbSMFiPoD1CT38hfI=w1147-h645-no
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Ta pegando as manhas.

Uma dica: procura um HDR pra colocar de iluminação nas fotos, pra fazer uma iluminação mais natural. Eu sei que isso deve pular um pouco os ritmos dos teus tutoriais, mas dá uma diferença grande.

Além disso, sempre tenta fazer a tua iluminação simular uma sala:
- Area lights ou planes com emission simulando lampadas fluorescentes
- Coloca a cena dentro de uma caixa e abre um furo na caixa. Coloca um HDR ou uma sun light pra simular a luz entrando por uma janela.
- Spot lights apenas em lâmpadas de bulbo, leds e coisa do tipo.

E sobre os materiais, dá uma olhada nesses tutoriais do Andrew Price:

 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.548
Reações
91.732
Pontos
1.254
Ta pegando as manhas.

Uma dica: procura um HDR pra colocar de iluminação nas fotos, pra fazer uma iluminação mais natural. Eu sei que isso deve pular um pouco os ritmos dos teus tutoriais, mas dá uma diferença grande.

Além disso, sempre tenta fazer a tua iluminação simular uma sala:
- Area lights ou planes com emission simulando lampadas fluorescentes
- Coloca a cena dentro de uma caixa e abre um furo na caixa. Coloca um HDR ou uma sun light pra simular a luz entrando por uma janela.
- Spot lights apenas em lâmpadas de bulbo, leds e coisa do tipo.

E sobre os materiais, dá uma olhada nesses tutoriais do Andrew Price:



Sobre a iluminação com lâmpadas vou focar mais nisso, porque, no tutorial o cara não é muito fã desse tipo de iluminação. Valeu mesmo pelas dicas! :rox:rox
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Cara, se tem uma coisa que eu aprendi é que iluminação é tudo. Se você colocar um cubo em cima de um plano e a coisa estiver bem iluminada, vai parecer algo plausível.

HDRI são imagens fotografadas de um modo especial em que a informação de luminosidade é armazenada nela. Normalmente são fotos do céu em diferentes condições de iluminação, e só de colocar um HDRI na cena já muda tudo pois estamos utilizando uma fonte de iluminação "real".

É claro que, aprender a iluminar no Blender não vai ajudar em muito no desenvolvimento de jogos. Iluminação em tempo real é um pouco diferente de iluminação para renderização, já que nós temos que estar cientes dos recursos que a máquina utiliza quando a gente enche a cena de lampadas, iluminação indireta e etc. Um render de jogo tem que acontecer ao menos 30x por segundo, um render no Blender pode levar horas. Ainda assim fazendo no Blender, já dá uma noção boa de como fazer isso em engines modernas, nas quais o sistema de iluminação está cada vez mais parecido com o que nós usamos no 3d.

Aqui segue um exemplo que eu fiz rapidinho pra mostrar isso:


Não tem modelos reais, grandes iluminações e etc, eu só toquei um HDRI, algumas lâmpadas e uma iluminação indireta e a coisa já parece razoavelmente plausível, mesmo sendo uma pelota rosa com espinhos hahaha. Se fosse um modelo real, bem texturizado e etc, talvez fosse difícil distinguir de uma foto.

De todos os "ramos" da modelagem 3d o que eu mais gostava de fazer era justamente fazer stills fotorealísticos haha.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Eu só teria interesse de mexer nessas tools mais aprofundamente se fosse para criar objetos com estilo mais cartunesco. Embora parece que não seja tão impossível assim deixar o visual mais realista.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
O que você acha desse tipo de arte, da para fazer no Blender, pessoal chama de Low Poly.

maxresdefault.jpg
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
É conhecida também como Low Poly Flat Shade (que pode usar Cel Shader ou não).
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
Dá para fazer sim, é mais simples de se fazer. Tem uns canais interessantes ensinando essa técnica e inclusive to acompanhando esse aqui:



voces que manjam, quanto tempo demora pra alguem sair do zero e conseguir fazer algo assim?
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.488
Pontos
2.082
voces que manjam, quanto tempo demora pra alguem sair do zero e conseguir fazer algo assim?
Low poly?

Se tiver uma noção basica de 3D e de semiotica (de como fazer algo minimalista parecer com algo), pouquissimo tempo pra ficar lindão e fazer de maneira rápida.
Só aquele processo chato de entender a interface e ferramentas
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.548
Reações
91.732
Pontos
1.254
voces que manjam, quanto tempo demora pra alguem sair do zero e conseguir fazer algo assim?
Para mim em 1 mês fazendo entre 1hr a 2hrs diárias de aula do um curso no primeiro post consegui fazer diversos desenhos (principalmente básicos), por exemplo:

Por trabalhar com círculos é mais fácil (levei umas 2hrs para fazer)
16386998_1319671908055694_7544684110383855357_n.jpg


Já esse aqui demorei uns 2 dias com mais ou menos 6 horas cada porque tem mistura de diversos círculos, quadrados. O complicado é fazer com que um quadrado fique com cantos arredondados:

16406835_1319004124789139_4464914554890362881_n.jpg


O do vídeo é mais fácil porque trabalha praticamente com objetos quadrados

Aqui tem um tutorial em português do mesmo canal do vídeo do primeiro post

https://cgi.tutsplus.com/pt/tutoria...g-low-poly-illustrations-in-blender--cg-31770

 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Sou do tipo que fica mais lendo do que postando, más tive o dever cívico de logar e postar minhas criações em blender também.

Realmente como o gamermaniacow falou um grande problema do blender é sua interface, no começo é muito irritante e confusa mais depois que pega o jeito tudo fica ez mmr (giria do dota2). Como o mendingo_26 postou sua criações, irei postar as minhas, para o post não ficar cheio de fotos, vou postar minha conta do DeviantArt, tenho 2 meses de blender, não comecei a usar o progama de uma forma diária todos os dias, más já fiz algumas coisas interessantes também.

http://www.deviantart.com/browse/all/?section=&global=1&q=matadort

Duas fotinha só da minha mais recente criação :
office_chair_1_by_matadort-daygy8e.png

fiz até os detalhes debaixo da cadeira :
office_chair__down_side_by_matadort-daygyk8.jpg

Alguns vão dizer, "Põ cara você ta fodão já ne, fazendo umas paradas complexas manow com 2 mezes de blendão e nem uza totõ dia, cê eh bixão viu"
Uma coisa que eu posso dizer com toda a certeza, estou LONGE de estar avançado em modelagem 3d, me considero total iniciante, se tivesse "level de fodisse em modelagem" eu ainda estaria no nível 5, e o máximo seria 100, ainda tenho que focar muito, sou muito desleixado e deixo tudo de importante por último, más quando eu começar de fato a usar o blender (mergulhar fundo, durmir 4h por dia, corujão todos os dias, 2h litro de café diários) aí sim realmente posso ter uma carreira promissora.

Finalizando, uma dica pra quem ta iniciando nos tutoriais da vida, existe MUITA coisa em torrent, faça as buscas nas diversas plataformas de pesquisa em torrent, digamos que, toda a base de tutorial de básico-intermediário está nos youtoba da vida, a PORRA SÉRIA de fato está nos torrentzão, e de fato, da pra economizar muita grana com os tutorias dos
existem cursos inteiros lá :kwow

Já tenho aqui mais de 80 gb de tutorial só de blender nos torrentzão, e existe toda uma gama de tutoriais de diversos progamas, unity, maya, 3d max, etc. etc.
 
Topo Fundo