O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bolão FORMULA 1 OS 2017 - E o vencedor do bolão é...

Bolão F1 OS

Veterano
Mensagens
476
Reações
927
Pontos
118
F%C3%B3rmula_1.jpg

Bem amigos do Fórum OuterSpace!

Sejam bem-vindos à 11ª TEMPORADA DO BOLÃO FORMULA 1 OUTERSPACE! :rox

O objetivo deste bolão é agregar mais diversão na já divertida tarefa de acompanhar a temporada da principal categoria do automobilismo mundial. Isso tem sido postado em todos os tópicos de abertura de todos os Bolões que se seguiram nos anos posteriores, e certamente esse objetivo tem sido alcançado com cada vez mais sucesso.

E o resultado tem sido melhor ano após ano. O Bolão está cada vez mais competitivo e, consequentemente, mais divertido. E já há uma bela história, construída ao longo dos anos, com vários títulos e conquistas individuais de cada participante.

Diferente da já previsível F1, nosso bolão sempre foi extremamente disputado sempre decidido apenas nas últimas rodadas. As regras este ano possuem algumas alterações mas que foram amplamente discutidas com o objetivo de aumentar ainda mais a competitividade e a diversão dos participantes. Abaixo vocês poderem conferir todas as regras em detalhes (dentro do spoiler) ou, mais adiante, o resumo das principais.


REGRAS
INCRIÇÕES
Regra 1 - Para participar do Bolão não é necessário qualquer tipo de inscrição prévia. Será considerado automaticamente inscrito no Bolão aquele que postar uma aposta válida.

Regra 1.1 - Para participar do Bolão por equipes, manifeste seu interesse no post junto sua aposta. Em primeiro momento as equipes serão definidas por sorteio. Caso já tenha algum user participante que tenha afinidade, a equipe pode ser definida com o consentimento de ambos.

Regra 2 - Qualquer user pode começar a participar do Bolão a qualquer momento durante a temporada. Assim como a participação por equipes. Pode haver uma equipe com apenas 01 piloto.

APOSTAS/PALPITES
Regra 3- Os participantes deverão postar seus palpites para Pole Position, Vencedor do GP, 2º Lugar, 3º Lugar, 4º Lugar, 5º Lugar e Melhor Volta.

Regra 4 - Será atribuída uma determinada pontuação para cada acerto. A pontuação é a seguinte:

ACERTO.........PONTUAÇÃO
Pole ............. 10 pontos
1º Lugar ....... 25 pontos
2º Lugar ....... 18 pontos
3º Lugar ....... 15 pontos
4º Lugar ....... 12 pontos
5º Lugar ....... 10 pontos


Regra 4.1 - Também serão atribuídos 2 pontos ao participante por cada piloto do Pódio que ele acertar, independentemente da posição.

Regra 4.2 - O usuário que acertar o piloto que fez a melhor volta do GP receberá 5 pontos.

OBS: Aposta Perfeita é aquela que acerta todas as posições do grid, a pole e a melhor volta totalizando 101 pontos. (*Estudar pontuação extra para esse caso)

Regra 4.3 - Da pontuação por equipes, será atribuído a seguinte pontuação de acordo com a posição do piloto no ranking do GP da semana:
ACERTO.........PONTUAÇÃO
1º Lugar ....... 25 pontos
2º Lugar ....... 18 pontos
3º Lugar ....... 15 pontos
4º Lugar ....... 12 pontos
5º Lugar ....... 10 pontos
6º Lugar ......... 8 pontos
7º Lugar ......... 6 pontos
8º Lugar ......... 4 pontos
9º Lugar ......... 2 pontos
10º Lugar ....... 1 pontos


Regra 4.4 - O critério de desempate é a data/hora da aposta. A aposta que tiver sido realizada antes tem a preferência.


Regra 5 - Somente serão válidas as apostas feitas (postadas ou editadas) até 10 minutos antes do início da Classificação (qualify / treino classificatório).


Regra 6 - Serão consideradas inválidas as apostas que:
I - não contiverem uma das apostas possíveis (se faltar uma, toda a aposta será desconsiderada.);
II - apresentar o nome de um mesmo piloto para mais de uma posição (se o cara indica, por exemplo, o Hamilton para 2º e para 5º Lugar, toda a aposta será invalidada);
III - forem postadas ou editadas fora do prazo estabelecido na Regra 6 (o prazo máximo, data e hora, para postar um palpite será informado com clareza para cada GP, mas, independente disso, sempre será até 10 minutos antes do início da Classificação);
IV - forem postadas com antecedência superior a 7 dias da data da corrida. (será levado em conta a hora da corrida e a hora da aposta).

RESULTADOS DOS GPs
Regra 7 - Pole Position não é, necessariamente, o piloto que faz o melhor tempo na Classificação, mas sim o que começa a corrida em primeiro lugar (óbvio? Nem tanto. Se, por exemplo, um piloto faz a pole no sábado mas é punido e perde posições no grid, ele não será considerado o pole position para efeitos de Bolão, pois o Pole é quem larga em primeiro).

Complemento da Regra 7 - A volta de apresentação/aquecimento já é considerada corrida (isso é regra da própria Formula 1. A volta de apresentação já é a primeira volta da corrida. Portanto, se um piloto começa a volta de aquecimento em primeiro e, durante ela, tem algum problema e perde posição ou nem larga, ainda assim, ele será considerado pole position, pois a corrida já havia começado).

Regra 8 - O Bolão considerará o resultado oficial do GP para efeito de concessão de pontos (se algum piloto receber punição depois da corrida e disto resultar alteração de posições, o bolão também levará isso em consideração).

Regra 9 - Outras questões duvidosas que não possam ser resolvidas com base nas regras do Bolão, serão decididas com base nos votos dos users participantes do Bolão.

Complemento da Regra 9 - No caso de haver necessidade de se pôr alguma questão duvidosa em votação, não será considerado o voto do participante envolvido na questão e nem daquele que participou de menos de 70% dos GPs da Temporada.

USUÁRIOS BANIDOS OU TRAVADOS

Regra 10- Não será permitida a transferência de pontos de um usuário para outro, nem mesmo sob o argumento de que era a mesma pessoa e que estavam postando com outro nickname apenas por causa do travamento ou banimento.

Regra 11- O Usuário banido ou travado poderá fazer sua aposta através das seguintes opções:
I - CRIAR UMA NOVA CONTA: A nova conta deverá conter o nickname da conta original. Por exemplo: DarkDerp (conta original). Para postar no bolão e contar para a pontuação da conta original, a nova conta deverá conter: DarkDerp_travado ou DarkDerp_F1 ou DarkDerp_apostas, etc.

II - ATRAVÉS DE MP: Mandar uma MP para a conta organizadora do Bolão, a partir de qualquer outra conta, informando de quem é a aposta.
III - PEDIR PARA OUTRO USER POSTAR SUA APOSTA: o travado ou banido também poderá pedir para que outro user poste sua aposta no tópico do Bolão. Neste caso, o outro user deverá fazer isso num post exclusivo para tal, para que não haja confusão com sua própria aposta, deixando claro de quem é essa aposta.

Complemento da Regra 11 - As opções II e III não poderão ser feitas por mais de 1 vez consecutiva.(Então, se o travamento ou banimento for longo, recomenda-se a opção I).

Regra 12 - Nas últimas 3 rodadas, os 10 primeiros colocados do ranking possuem a opção de realizar a aposta secreta. Para isso basta enviar por MP à este usuário seu palpite. Lembrando que o mesmo está sujeito às mesmas regras das demais apostas.

RESUMO DAS PRINCIPAIS REGRAS:

Inscrição: Para participar, não é preciso se inscrever. Qualquer usuário pode começar a participar a qualquer tempo e será considerado inscrito quando postar sua primeira aposta. Caso queira participar do bolão por equipes, manifeste-se junto sua aposta.

Em que apostar: o participante faz apostas para os seguintes resultados:
Pole Position
1º lugar
2º lugar
3º lugar
4º lugar
5º lugar
Melhor Volta

Prazo para apostar: a partir dos 7 dias que antecedem a corrida até 10 minutos antes de começar a Classificação.
* este resumo não será considerado para efeitos de regulamento do Bolão. Quando possível, leia as regras completas.

É isso!

Gentlemen, start your engines!!!!


Organização: AllGulf.
 
Ultima Edição:

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.202
Pontos
1.074
opa, sim, equilibrar a pontuação é importante, ainda mais que ano passado foi um dominio da mercedes, então praticamente todo mundo acertava a pole e o primeiro. O bolão foi vencido basicamente por quem manjava quem ia ficar em 3º, 4º e 5º!
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.274
Reações
15.505
Pontos
1.439
Minhas sugestões:

PRIMEIRA REVISÃO:

- Vamos aumentar o número de apostas?
Por mim não há a necessidade, talvez melhor volta. Até porque pode se tornar maçante realizar a aposta com lá seus 10 palpites.

SEGUNDA REVISÃO:

- Revisar o peso das pontuações?
Sou total a favor. Algo como:
Pole: 10 pontos
1st: 25 pontos
2nd: 18 pontos
3rd: 15 pontos
4th: 12 pontos
5th: 10 pontos
Bônus do pódio: 2 pontos por acerto
Melhor volta: 5 pontos
*queria chegar nos 100 pontos redondos, ficou 101.

TERCEIRA REVISÃO:

- Vamos incluir o esquema de equipes oficialmente?
Sou a favor desde que todos tenham equipe.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.470
Reações
66.201
Pontos
1.554
Opa marcando aqui. Esse ano pretendo participar do bolaum:kjoinha
 


£øk

Mil pontos, LOL!
Mensagens
31.996
Reações
24.782
Pontos
1.014
Cara, sou contra equipes pq um pode deixar o outro na mão no dia da aposta. Sei lá...

Eu mesmo, participo, mas teve umas 4 ou 5 corridas que eu esqueci de apostar. Não gostaria de zoar alguém assim. Por mim, funcionaria um de equipes e um solo.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.274
Reações
15.505
Pontos
1.439
Cara, sou contra equipes pq um pode deixar o outro na mão no dia da aposta. Sei lá...

Eu mesmo, participo, mas teve umas 4 ou 5 corridas que eu esqueci de apostar. Não gostaria de zoar alguém assim. Por mim, funcionaria um de equipes e um solo.
Claro, manter no formato do ano passado com o ranking principal sendo o individual e um separado das equipes.
 

thebigkratos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.172
Reações
13.229
Pontos
1.439
acho que só deveria incluir volta mais rápida,sem mais posições no grid.

a pontuação deveria ser mais aproximada como o Allguf sugeriu,ou com menos pontos aos primeiros.

sobre equipes é complicado pq tive sérios problemas pra postar a partir da metade passada do campeonato e deixei meu parça na mão,mas ai é com vcs.

eu sugiro um palpite seco no campeão antes do começo da temporada,valendo uma quantidade expressiva de pontos.
 

Gusta199

F1 King
Mensagens
16.200
Reações
8.136
Pontos
1.244
Acho interessante a questão das equipes, por mim pode continuar.
Também acho legal no inicio da temporada uma aposta pra quem irá ficar nas 5 primeiras posições ao fim da temporada e é claro que haja as devidas pontuações.

Obs: mudei meu nick de gustaxd pra Gusta199 :kmaroto
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
sou favorável a uma premiação para a equipe campeã, que não teve no bolão passado.
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
21.629
Pontos
1.494
Sou a favor de todas as revisões propostas

1ª revisão: Como sabem, eu sempre sugeri colocar outra categoria, algo alem do top 5, como sugerir o piloto que irá fazer a primeira volta. É algo fácil de achar, pq vem no live timing oficial e é algo que não fica fixo a Mercedes e Mercedes.

2ª revisão: Sou a favor da pontuação que o @AllGulf propos.

3ª revisão: To dentro :rox
 

AlucardSan

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
50.474
Reações
21.655
Pontos
2.124
hj em dia eh facil acertar primeiro e segundo (acredito que va continuar esse ano), era pra pontuação ser maior pra menor de 5º a 1º :kmaroto
 

TuriistaH .BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.429
Reações
6.152
Pontos
824
Gostei da sugestão de volta mais rápida, adicionar mais apostas nem tanto.

Top 5 por hora tá bacana.
 

reenann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.345
Reações
4.291
Pontos
709
Uma coisa que gostaria de ver seria uma pontuação por acertar 1 ou até os 5 pilotos das apostas, exemplo:
Eu apostei: 1 - Hamilton; 2 - Bottas; 3 - Vettel; 4 - Raikonnen; 5 - Riccardo

Mas o resultado final foi: 1 - Vettel; 2 - Verstappen; 3 - Hulkenberg; 4 - Hamilton; 5 - Raikonnen.

Nesse caso ganharia uma pontuação adicional, com menor peso obviamente por piloto que acertei no top 5 , mesmo não acertando a posição, no caso Hamilton, Vettel e Raikonnen.

Dá um trabalho a mais na hora de contabilizar os pontos, mas acho que são esses pontos que podem trazer uma competitividade maior, por poder arriscar um pouco mais
 

Top Speed

F1 King
Mensagens
1.200
Reações
104
Pontos
804
Revisão 1: Aqui eu não mudaria nada, acho que do jeito que está, tá bom.

Revisão 2: Achei interessante a sugestão do AllGulf.

Revisão 3: Não sou contra, mas teria que ver como fica esse esquema de equipes com os users que desistem do bolão no meio do caminho.

Adicionaria tbm nas regras, as apostas secretas para os 10 primeiros nas últimas 3 corridas.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.274
Reações
15.505
Pontos
1.439
Uma coisa que gostaria de ver seria uma pontuação por acertar 1 ou até os 5 pilotos das apostas, exemplo:
Eu apostei: 1 - Hamilton; 2 - Bottas; 3 - Vettel; 4 - Raikonnen; 5 - Riccardo

Mas o resultado final foi: 1 - Vettel; 2 - Verstappen; 3 - Hulkenberg; 4 - Hamilton; 5 - Raikonnen.

Nesse caso ganharia uma pontuação adicional, com menor peso obviamente por piloto que acertei no top 5 , mesmo não acertando a posição, no caso Hamilton, Vettel e Raikonnen.

Dá um trabalho a mais na hora de contabilizar os pontos, mas acho que são esses pontos que podem trazer uma competitividade maior, por poder arriscar um pouco mais
É, já existe algo assim pro pódium. Podemos ver para estender a todas as posições.
Adicionaria tbm nas regras, as apostas secretas para os 10 primeiros nas últimas 3 corridas.
Bem lembrado
 

-kun

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.838
Reações
18.486
Pontos
1.384
Não gosto de equipes. Acho a iniciativa legal... mas tem que ser facultativo.
 

Hacker_de_Pense bem

Supra-sumo
Mensagens
2.479
Reações
257
Pontos
169
1- Melhor volta acho meio furada, pq pode virar aquela coisa q vc vai ficar entre 2 pilotos.
2- Poderia mesmo dar uma equilibrada, concordo com a pontuação sugerida pelo @AllGulf
3-Eu curti o esquema de equipe, quem não curte acho q tem o direito de participar do bolão sem equipe.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.274
Reações
15.505
Pontos
1.439
Então galera, semana decisiva.

1ª: Tivemos alguns usuários que não curtiram o esquema da volta mais rápida. Acharia melhor descartar nesse momento então.
2ª: Pontuação sugerida pessoal curtiu. Vamos alterar?
3ª: Equipes como opcional. Acho que aqui está decidido e vamos incluir como opcional a participação.
4º: Apostas secretas para os 10 primeiros nas últimas 3 rodadas.

É isso? Alguém pode fazer a redação das regras? Sou péssimo nisso.
 

-kun

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.838
Reações
18.486
Pontos
1.384
Quanto a pontuação corroboro.
Ainda bem que equipes será facultativo... senão nem jogaria. :lolwtf
 

reenann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.345
Reações
4.291
Pontos
709
Concordo sobre a pontuação e apostas secretas, apesar de nunca estar entre os 10 primeiros :ksnif
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.274
Reações
15.505
Pontos
1.439
e ai como fica?

começa semana que vem...
Aguardando um cidadão de alma caridosa fazer a redação das novas regras, resumi no meu post ali.

No demais, abertura oficial do GP vou fazer na quinta feira, mas pela regra as apostas já estão liberadas.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Sobre a alteração do peso das pontuações...

É claro que é bem mais difícil acertar o 5º colocado que o 1º. E nas apostas normalmente se premia mais o palpite mais difícil.

Contudo, para efeitos de bolão de fórmula 1 , que importância tem acertar o quinto e errar nada menos que o vendedor do gp?

De que importa acertar o time que fica em quinto lugar no brasileirão e errar simplesmente o campeão?

Penso que as pontuações devam refletir essa disparidade de importância das posições. Se você não acertar quem foi o cara do final de semana, pode até tirar um pouco do prejuízo com outros acertos, mas considero justo sofrer quedas no ranking geral por isso.

É apenas minha opinião, e ficarei feliz em acompanhar o que a maioria decidir. Até porque serei campeão de qualquer forma. Haha
 

RAF Traidor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.924
Reações
5.249
Pontos
999
Concordo com o sistema de pontuação proposto no primeiro post. Pontuação pra melhor volta seria uma boa também. E quanto ao sistema de equipes, tem que continuar e eu estou dentro.

Enviado do meu Semsunga SM-J320M
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.274
Reações
15.505
Pontos
1.439
Sobre a alteração do peso das pontuações...

É claro que é bem mais difícil acertar o 5º colocado que o 1º. E nas apostas normalmente se premia mais o palpite mais difícil.

Contudo, para efeitos de bolão de fórmula 1 , que importância tem acertar o quinto e errar nada menos que o vendedor do gp?

De que importa acertar o time que fica em quinto lugar no brasileirão e errar simplesmente o campeão?

Penso que as pontuações devam refletir essa disparidade de importância das posições. Se você não acertar quem foi o cara do final de semana, pode até tirar um pouco do prejuízo com outros acertos, mas considero justo sofrer quedas no ranking geral por isso.

É apenas minha opinião, e ficarei feliz em acompanhar o que a maioria decidir. Até porque serei campeão de qualquer forma. Haha
Mero, você fala isso pra pontuação que eu propus ali ou uma eventual pontuação onde o vencedor vale menos que o quinto colocado?
Então deixa como esta,muda agora já encima do começo não dá...
Mas é rapidinho para implementar. Faz o sorteio das equipes após as apostas dessa rodada sendo que cada um menciona junto no post da aposta se quer ou não participar do sistema. OU ainda, caso alguém queria manter as duplas do ano passado, só avisar.
Da pontuação não altera nada aqui pra nós, só na planilha dos pontos, mas também é barbada alterar.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Mero, você fala isso pra pontuação que eu propus ali ou uma eventual pontuação onde o vencedor vale menos que o quinto colocado?.

Acho que os dois.

Entre diminuir o peso da vitória frente às demais posições

e

Adicionar novas possibilidades de pontuação (como a de volta mais rápida),

Prefiro esta segunda alternativa.

Mas pra mim está de boas o que a maioria da galera decidir.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.274
Reações
15.505
Pontos
1.439
Bom, então será decidido pela maioria. Ao meio dia faço um levantamento das opiniões aqui e vou considerar a que tiver mais posições favoráveis em relação aos itens mencionados no primeiro post.

Abertura oficial do bolão se dará na parte da tarde.
 

thebigkratos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.172
Reações
13.229
Pontos
1.439
Prefiro volta mais rápida.

Mas tem que ser uma pontuação bacana pq é mais complicado que a Vitória.
 
Topo Fundo