O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Brasileiros em Portugal: mobilidade, menos dinheiro e pouco estresse

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.775
Reações
134.084
Pontos
2.139
Brasileiros em Portugal: mobilidade, menos dinheiro e pouco estresse

25/04/2017 02h00

"Portugal é o segredo mais bem guardado do planeta", afirmou o ator americano Chris Noth, o Mister Big de "Sex and the City", após conhecer as belezas e as delícias da terra de Camões.

Era um segredo. O país de 10 milhões de habitantes recebeu no ano passado 18 milhões de turistas. Um boom que está ajudando a tirar os portugueses da crise e impulsionando não só as atividades ligadas ao turismo, mas também o ramo imobiliário e a atração de investimentos estrangeiros.

Brasileiros que não tinham ligações de sangue ou de trabalho com Portugal demoraram a descobrir os encantos da terrinha, mas dão sinais de que também se rendem a uma paixão à primeira vista.

"O brasileiro primeiro enamora-se, depois compra casa para alugar e então cogita se mudar para Portugal, quando percebe que pode estar na Europa como se estivesse no Brasil", constata Paulo Lourenço, cônsul-geral português em São Paulo.

Uma paixão traduzida em negócios, já que os brasileiros, ao lado de franceses e chineses, são o motor do boom imobiliário em Lisboa e arredores nos últimos três anos.

"Além da questão cultural e de falar a mesma língua, eles estão descobrindo uma cidade sofisticada e uma capital europeia que tem mar e surf, um povo simpático, comida boa, moderna infraestrutura, além de saúde e educação pública de qualidade", enumera Pedro Lancastre, diretor da JLL Consultoria Imobiliária.

A julgar pelos relatos a seguir, não é papo de vendedor. Diferentes perfis de brasileiros que deixaram o Brasil nos últimos anos para viver em terras portuguesas contam suas razões, o processo de adaptação e também os encantos e desencantos dos dois lados do Atlântico.

MENOS DINHEIRO E MAIS FELIZ

Marina D'Abramo, 24, deixou para trás o emprego na agência Almap BBDO, em São Paulo, para se inscrever em um mestrado em sociologia na Universidade Nova de Lisboa e assim construir um projeto de vida além-mar.

Ela tem passaporte italiano, que lhe abre as portas de todos os países da Comunidade Europeia, mas escolheu viver em Portugal. Uma das respostas é a paisagem que vislumbra da janela do apartamento no centro histórico, comprado pelo padrasto como investimento e que virou seu endereço na capital portuguesa: uma simpática rua ao lado do Castelo de São Jorge, com o casario antigo e o rio Tejo à frente.

"Em São Paulo, você precisa ganhar R$ 10 mil para ter uma vida mais ou menos. Aqui com € 800 (cerca de R$ 2.700) pode-se viver muito bem, desfrutando de beleza, qualidade de vida e mobilidade.

Não precisa entrar naquela fissura que via no Brasil de ganhar mais e mais dinheiro. Eu me encantei pela Europa aos 20 anos, quando passei uma temporada na Espanha. Meu pai é argentino; minha mãe, baiana. Gosto da cultura mediterrânea.

Com uma Europa em crise, fiquei apenas um ano. Voltei para o Brasil e terminei a faculdade de publicidade na Faap, em 2015. Trabalhei dois anos e meio na Almap. Uns amigos da minha mãe e do meu padrasto, que está aposentado, começaram a trazê-los para Portugal.

Em 2013, ele comprou um apartamento pequeno na região do Castelo, no centro Lisboa, que ainda era barata. A gente começou a vir muito para cá. Estamos ao lado do Bairro Alto, a região é uma graça. Eu me mudei de vez em fevereiro deste ano.

Foi uma decisão difícil. Tinha começado minha carreira, estava namorando, coisas que me afastavam do sonho de morar fora. Mas não via qualidade de vida em São Paulo. Saía todos os dias depois das 20h do trabalho, fui ficando meio em depressão, um gatilho para mudar de vida. Como eu ia fazer mestrado na USP trabalhando no Morumbi? A cidade não me permitia.

Em São Paulo, eu não tinha vontade de sair na rua, de olhar para a arquitetura, coisas que aqui em Lisboa me enriquecem. Quando vim passar férias no ano passado, eu me fiz a pergunta: 'Qual é o meu sonho?' É este aqui. Vejo meus olhos brilhando a cada dia, descobrindo coisas novas e vivendo uma vida mais tranquila e interessante.

Eu almoço com € 2 (R$ 6,80), e me dou um banquete com € 10 (R$ 34). Vou começar meu mestrado em setembro, pagando € 1.000 por ano. Trabalho como free lancer para uma produtora de fotos do Brasil. Tenho uma vida muito mais rica, podendo andar por esta cidade linda e me perder pelas ruas e praças do bairro de que mais gosto, que é o Príncipe Real.

A última coisa que eu quero é ter carro, que eu tinha no Brasil. Uso transporte público e volto a pé da balada para casa sozinha às 3h da manhã."

FAZENDO CONTAS E INVESTIMENTOS

Filho e neto de portugueses, Renato Breia fez o caminho inverso do pai que saiu de Portugal na época da ditadura salazarista e se instalou em São Paulo como comerciante.

Há um ano e meio, mudou-se para Lisboa para abrir uma filial da Empiricus, consultoria financeira da qual é sócio. Aos 32 anos e solteiro, o economista faz as contas, que pendem positivamente para o estilo de vida que leva além-mar.

"Portugal oferece grandes diferenciais em relação a outros países. Não tem violência e são raros os relatos de xenofobia.

Houve várias levas de brasileiros aqui, em movimentos curiosos. Na década de 1990, vieram aqueles em busca de postos de trabalho mais baixos. Depois, houve o fluxo de dentistas. Teve também a época das prostitutas.

Então, aqui tem pessoas que amam e outras que odeiam brasileiros. Os portugueses parecem fechados no começo, mas tive ótimas surpresas. Portugal também passou por momentos ruins e eles começaram a migrar para o Brasil também, embora muitos tenham retornado pelo custo de vida alto de lá.

Em São Paulo, a gente é muito mal tratado. Precisamos acelerar muito para ganhar dinheiro e poder sobreviver. Em Lisboa, as pessoas parecem menos ambiciosas. Não precisam de muito.

O pacote de largada [para um brasileiro de classe média] é muito caro. Quanto custa o plano de saúde, o seguro do carro, o condomínio? Aqui pago € 15 de taxa de condomínio do meu prédio. Um valor ridículo comparado ao que se paga no Brasil, onde o pacote segurança é muito caro. Você precisa de porteiro 24 horas, carro blindado.

Em Lisboa, gasto € 35 por mês por um passe livre para o transporte público. Meu pacote de internet, celular e TV a cabo é de € 40 por mês. Meus gastos de cartão de crédito caíram a um terço do do que gastava no Brasil.

Eu vendi meu carro e não comprei outro aqui. Peguei um dinheiro no banco e investi em um apartamento que vai me dar € 900 por mês quando eu alugar. Paguei cerca de € 3.500 o metro quadrado. Achei que era um ótimo investimento para fazer agora e recomendo aos meus clientes.

Como cidade, Lisboa tem várias vantagens. Você atravessa a ponte e está na praia em 30 minutos. Em duas/três horas de avião, chega-se a qualquer capital da Europa com voos baratos saindo do novo terminal de companhias "low cost". Por isso, a cidade está bombada, cheia de turistas.

NÃO BASTA DIPLOMA NEM GRANA

Com dupla cidadania, o santista Cláudio Fernandez Nogueira, 53, descendente de espanhóis, e a gaúcha Cristina Vicari Nogueira, 43, que tem passaporte italiano, poderiam ter escolhido qualquer país da Europa para morar.

No entanto, decidiram trocar uma carreira estabelecida como cirurgiões plásticos em Florianópolis por um novo começo em Cascais, onde vivem com os dois filhos e trabalham em uma clínica privada.

A transferência foi há cinco anos e meio, quando o Brasil estava em alta, enquanto Portugal passava por uma bancarrota, relata Cláudio.

"Todo mundo xingava a gente de maluco por deixar o Brasil em 2011, quando o país ainda estava bombando, para vir morar em um Portugal em crise. Cristina e eu fizemos doutorado em Barcelona e isso foi o pretexto para começarmos a pensar em viver fora.

Temos passaporte europeu e isso nos ajuda muito. Não somos vistos como imigrantes desgraçados fugindo da guerra. Somos bem-vindos a Portugal, desde que ganhemos a confiança deles e deixemos o nosso jeitinho brasileiro para trás. Os portugueses são afáveis, mas desconfiados.

Cristina emenda:

"Temos que ser mais polidos e ter cuidado com nossa expansividade. O brasileiro quando vai pedir informação, grita: 'Ei, fulano'. Aqui, isso é grosseria. Temos que dizer boa tarde, com licença, por favor, seguir o protocolo da boa educação.

Na escola internacional que matriculamos nossos filhos, eles ganham pontos extras se cumprimentam a todos, se são pontuais."

Embora donos de currículos consistentes, com doutorado na Europa e especialização com o papa Ivo Pitanguy, os cirurgiões plásticos tiveram que provar que eram profissionais competentes e confiáveis, segundo Cláudio.

"Nosso diploma levou um ano e meio para ser reconhecido. Não é automático, mesmo com o doutorado na Espanha. Muito brasileiro veio para cá aplicar golpes, então eles investigam tudo que está no seu currículo. Para ver se tudo que está escrito confere mesmo.

No Brasil, a gente marca a consulta em um dia e opera no outro. Aqui não. A cirurgia é planejada com meses de antecedência. As pessoas tiram férias, se organizam antes. Cheguei achando que ia arrebentar, fazer 20 cirurgias por mês.

Tivemos que começar de novo profissionalmente. Se você não tem esta humildade, bate com a cara no muro. Eu cliniquei no Brasil por 18 anos, era conhecido em Floripa como o cirurgião surfista, tinha nome e clientela grande. No entanto, as primeiras vezes que operamos aqui éramos observados, mesmo com os melhores diplomas.

Muitos brasileiros não se adaptam. Mesmo os ricaços. Eles acham que prevalecem pelo dinheiro. Aqui não. Ficam isolados. São malvistos. Alguns acabam voltando por não se adaptarem ao fato de "ser iguais" e não ter privilégio em razão do dinheiro.

Aqui, trabalhamos numa clínica privada e também no serviço público, que atende a ricos e pobres."

Cristina também fala positivamente sobre esta experiência.

"Em Portugal, as pessoas têm confiança no serviço público. No centro de saúde somos médicos de verdade. Quando meu filho sofreu uma desidratação durante uma viagem que fizemos ao Porto, levamos ele a um hospital público, apesar de termos também um plano de assistência médica complementar."

Cláudio complementa com um outro exemplo.

"Aqui o Estado funciona e tem a mão grande. Se o seu filho faltar três dias à escola, a polícia judiciária vai na sua casa saber o que está acontecendo.

No Brasil, é aquela coisa de se sentir roubado e também roubar o outro. Estava cansado dessa maneira de administrar as coisas no público e no privado, na rua, no hospital.

Sofri um episódio de violência em 2010, um assalto com tentativa de sequestro. Em grande parte, já me sentia exilado pela violência em meu próprio país. Foi isso que me fez ter coragem de mudar toda uma vida estruturada e sair do Brasil."

E Cristina comprou a ideia pelas mesmas razões:

"No Brasil, a gente vai se colocando na bolha, com aquele sentimento de tentar impedir que nossos filhos sejam mortos ou tenham um tênis roubado na rua. O filho mais velho do Cláudio foi assaltado em São Paulo e decidiu ir morar em Londres."

Além da violência, o cirurgião plástico relata desesperança com a política e torce pela mudança de rumos no país.

"Os políticos nos depauperam. Impressionante a capacidade brasileira de bagunçar coisas boas, como foi o governo do PT. Odeio o Lula, votei nele e era tudo mentira.

Ainda acredito que nosso país tenha jeito, apesar da roubalheira. Creio que seja possível organizar essa nossa energia e lapidar esse diamante bruto que é o Brasil. O país se aguenta pelo nosso povo, que é ouro. Mas confesso que eu me sentia um idiota por não conseguir vencer a grande confusão brasileira."

DIFERENÇAS CULTURAIS

Para as família que se transferiram com filhos em idade escolar, um dos desafios têm sido a adaptação dos adolescentes ao sistema de ensino português, bem mais rígido e puxado.

"Quando chegamos, matriculamos os meninos em um tradicional colégio particular e foi um desastre. Eles eram muito rígidos, as crianças tinham que se levantar quando os professores entravam em sala de aula, por exemplo", relata Juliana Caus, mãe de Arhur, 10, e Felipe, 13 anos.

Ela e o marido, o publicitário José Luiz Nogueira, resolveram então matriculá-los em uma escola internacional. "Eles logo se adaptaram. Era mais parecido com o sistema brasileiro."

A empresária Andrea Schultz paga € 800 de mensalidade para manter as duas filhas, Luiza, 14, e Laura, 16, numa escola particular de Lisboa. Valor um pouco menor daquele cobrado por um dos colégios mais tradicionais de Curitiba, onde elas estudavam no Brasil.

"O ensino aqui é muito mais puxado e a escola mais exigente. Elas vieram de um colégio que é tido como um dos três melhores do Paraná, mas ainda assim precisaram de aulas de reforço e uma delas chegou a ser reprovada no primeiro ano."

Luiza relata as suas maiores dificuldades na nova escola:

"Eu era boa aluna no Brasil. Foi um susto a chegada aqui. Tive muitas dificuldades em matemática e português, bem mais forte. Até educação física é puxada. Já as aulas de artes são divertidas, eles levam a sério. Agora, já estou adaptada e gosto muito mais de viver aqui do que em Curitiba. Tenho muito mais liberdade. Lá não ia sozinha nem na padaria. Aqui ando de metrô à noite."

Por ora, ganhos em mobilidade e em qualidade de vida pendem a balança favoravelmente para Portugal. "Não tem preço o fato de viver sem grades, cercada de verde e minhas filhas poderem sair à noite sozinhas ou andar na rua com o celular", diz Andrea.

"Descobri que quero ser pedestre. Faço a minha vida a pé em Lisboa", emenda Nogueira.

No entanto, o publicitário teme que o aumento do valor dos imóveis no centro histórico leve a um processo de gentrificação, com a expulsão dos moradores tradicionais, como donos de quitandas e padarias, em razão da crescente valorização do metro quadrado.

A estilista Juliana Cavalcanti, 36, que vive em um Portugal há dez anos, já sente no bolso os efeitos do boom imobiliário.

Após uma temporada em Londres, ao voltar para Lisboa teve que pagar muito mais de aluguel para continuar vivendo em um bairro central da capital portuguesa.

O apartamento que antes alugava por € 600 em Príncipe Real, seu bairro preferido, passou a ser locado pelo Airbnb.

Ela acabou buscando uma outra opção no bairro da Lapa, a € 900. "Isso porque é o imóvel de um amigo. O valor de mercado hoje é de € 1.200, o dobro do que eu pagava antes", compara. "Temo que Lisboa perca sua identidade. A especulação imobiliária afasta a cor local."

OPORTUNIDADE PARA EMPREENDEDORES

"Portugal está na moda", constata José Carlos Magalhães, presidente do Conselho de Administração do grupo Lusíadas, rede de hospitais privados que foi comprada pela antiga Amil, razão pela qual ele se transferiu para Lisboa há quatro anos.

O médico e gestor brasileiro recebe uma média de quatro currículos por semana de colegas brasileiros em busca de emprego nos sete hospitais e cinco clínicas que administra. E vê a turma de amigos da filha, que faz mestrado em arquitetura, crescer a cada ano.

"Creio que seja um fenômeno temporário neste momento de desencanto com a economia e a política no Brasil", diz Magalhães.

A perspectiva de conseguir emprego em terras portuguesas não é tão animadora. "A Europa também vive uma crise, então não dá para vir para Portugal em busca de trabalho", afirma Breia. "O espaço que existe é para empreendedores, como uma amiga que abriu uma Tapiocaria aqui em Lisboa e está indo super bem."

Dono de uma produtora de vídeo no Brasil, Nogueira não se animou com o mercado audiovisual português, segundo ele, muito pequeno. Por isso, segue o exemplo dos patrícios, de ganhar dinheiro em outras paragens.

"Como o mercado local é muito pequeno, os portugueses acabam sendo globalizados e desde a época das caravelas se lança aos mares", constata o publicitário, que se lançou na aventura além-mar com o pés ancorados no gigante mercado brasileiro. Ainda que em crise.
 

Bucelacha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
8.745
Pontos
809
Eu li só o começo da noticia, nego nao tem noção da b*sta que fala:

Em São Paulo, você precisa ganhar R$ 10 mil para ter uma vida mais ou menos.
Eu imagino o que eh uma vida mais ou menos pra ela... sair todo dia pra happy hour dps do trampo, pegar só uber pra ir pro trabalho, etc...

fik cu deus ai parça
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.402
Pontos
2.599
Sinceramente, quem vive com 10 mil falando como se não fosse nada nem fodendo viveria com 800 euros em Portugal. Balela.
 

Jeovas

Bam-bam-bam
Mensagens
8.490
Reações
5.331
Pontos
434
Concordo parcialmente.

10k/mês em SP dá p/ ter uma vida boa. Dá p/ consumir legal, ter um bom apartamento e um carro. Dependendo também dos gastos envolvidos, claro (se tem criança ou não, etc). O resto, esquece, porque os custos são bem mais altos nas regiões mais legais.

E 800 euros ela chutou o pau da barraca (mas não paga aluguel, né), mas com pouco mais do que isso creio que deve dar p/ viver bem por lá, já que as coisas são mais equilibradas, proporcionalmente menos caras, e morar em um bairro classe média deve dar na mesma de morar numa região nobre de SP.
 


City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.628
Pontos
1.209
Sinceramente, quem vive com 10 mil falando como se não fosse nada nem fodendo viveria com 800 euros em Portugal. Balela.
Vai que é uma 'testemuha de Hinode" :coolface


De resto, achei Portugal TÃO LINDINHA...! Eu moraria em Aveiro feliz da vida!

Agora, alguém comprar apartamento do LADO do castelo de São Jorge, com vista pro Tejo???? Uia!

Supermercado: como fui turistar, claro que não fiz gastos de mês, produtos de limpeza, nada disso. Gastei menos de 1 euro por diversas vezes. Se gastei muito, foi menos de 3 euros. Mas eu via o pessoal das filas gastando pouquinho, e levando pouquinha coisa.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
"Em São Paulo, você precisa ganhar R$ 10 mil para ter uma vida mais ou menos. Aqui com € 800 (cerca de R$ 2.700) pode-se viver muito bem, desfrutando de beleza, qualidade de vida e mobilidade.

Tá bom , qual o nome do user? :coolface
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.891
Reações
95.006
Pontos
2.179
Uma pessoa que não se contenta com 10k, só vai ser feliz na Europa mesmo.
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Marina D'Abramo, 24, deixou para trás o emprego na agência Almap BBDO, em São Paulo, para se inscrever em um mestrado em sociologia na Universidade Nova de Lisboa e assim construir um projeto de vida além-mar.
"Em São Paulo, você precisa ganhar R$ 10 mil para ter uma vida mais ou menos. Aqui com € 800 (cerca de R$ 2.700) pode-se viver muito bem, desfrutando de beleza, qualidade de vida e mobilidade.



Uma mulher que vai mestrar em sociologia se preocupando com dinheiro? Marx is disappointed
perola-naolargaoiphone.jpg
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
:kpensavoces nao entenderam a comparação da pessoa aí no tal 10 mil x 800 euros. Não é isto que voces pensam. Os valores europeus são diferentes dos americanos, é uma série muito grande de coisas pra eu destilar mas quem tem experiencia de vida por estas bandas vai sacar do que falo.
Para levar um padrão de vida bom estilo americano é necessário muito dinheiro, os padrões europeus bons são mais rasteiros e mais espartanos de vida.
Mas há uns erros bem básicos aí, não é o cara chegar aqui de mala e cuia e achar que vai ser fácil, não é ainda mais agora depois de 2008 e a grande crise que até hoje assola o mundo.
Só vive bem mesmo quem já tem seu emprego garantido e qualificações desejadas por aqui, caso contrário vai penar.:kpensa
9C5AB865268C09BC5414964DBD5C2618
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Eu li só o começo da noticia, nego nao tem noção da b*sta que fala:


Eu imagino o que eh uma vida mais ou menos pra ela... sair todo dia pra happy hour dps do trampo, pegar só uber pra ir pro trabalho, etc...

fik cu deus ai parça
Na verdade ela não tá falando b*sta... pode parecer uma questão subjetiva, mas é só vc transpor. Com €800 ela tem o padrão de vida que no BR teria com R$10.000.

Obvio que vc tb não vai levar a ferro e fogo, pois ela tá só sendo ilustrativa, mas é bem claro que com esses €800 ela está se referindo a um emprego europeu de salário mínimo, enquanto esses R$10.000 no BR significa um emprego com uma boa pós ou um concurso bem concorrido. Eu acho que um peão europeu tem sim um padrão de vida compatível com um pós graduado no BR.
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
10 mil em SP não é muita coisa.
Se descontar o IR e uma caralhada de descontos vai sobrar uns 6 mil e pouco.

Se tiver filho, qualquer escolinha custa Mil reais.

Se tiver um AP, o condomínio já leva entre 300 e 500 conto em um bairro razoável, fora se vc financiou, pelo menos mais uns 1.500 por mês.

Carro aqui no Brasil é um gasto fudido, mesmo sendo carro popular.

Mais uns Mil reais de supermercado/ feira.

Junta as contas básicas como água, luz, internet, etc.

Pronto, 10 mil é uma vida mais ou menos pra quem é casado e tem filho.

Se for solteiro e morar com os pais é uma maravilha.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.924
Reações
39.380
Pontos
2.044
A vida que ela tem em Portugal é possível em pequenas e médias cidades do interior do Brasil. Mas se tem a chance de morar em Portugal, claro, é muito melhor.
Por fim, Portugal voltou a crescer depois que o governo começou a injetar dinheiro público na economia. Estado indutor da economia. Sempre dá certo no início, mas com o tempo, se não houver boa administração, vai pro brejo, vide Brasil.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
desde muito tempo eu tenho planos com portugual. Mas acho a comparação com SP injusta.

SP teria que ser comparado com NY. SP é sinonimo de capital financeiro, baladinha, confusão, gente pra porra, não desliga nunca etc.

Portugual, seria como morar no interior, ter uma vida mais pacata, poucos eventos internacionais, ou seja, não é pra qq um.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.983
Pontos
1.059
se voces acham que mal da pra viver com 10k o que dizem de quem ganha/Sobra 500 reais por mês :kkk
 

Porco Seboso

Bam-bam-bam
Mensagens
7.906
Reações
10.951
Pontos
353
10k mensais solteiro em SP dá pra viver tranquilamente, com folga.

Agora com mulher e filhos, aí já é outra coisa... :kpensa
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
10k dez anos atrás era um put* salário, hoje o poder de compra do brasileiro diminuiu muito.
uma boa escola particular para o filho não sai por menos de 2k.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.233
Reações
35.459
Pontos
1.053
gozado que essas matérias sempre são com gente com mestrado, passaporte italiano, dupla cidadania, tem até sócio da Empiricus (uma das maiores consultorias financeiras).
quero ver pegar gente simples ....ah tá, esses não tem chance nenhuma.

sobre os 10K por mês, tem que ganhar o máximo hoje e economizar pelo menos 50% do salário, só assim vai estar preparado para a velhice (e velhice digo 50 anos).
porque quando chegar aos 40 anos, praticamente está morto para o mercado e depois aos 60 anos vai fazer o que ? viver dependente dos filhos ?
a menos que planeje trabalhar até o fim da vida, aí tudo bem, se tiver uma carreira (profissão) até é possível.
agora, se tem um simples emprego, bem, vai ter que rebolar muito.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
quero ver pegar gente simples ....ah tá, esses não tem chance nenhuma.
Ai que vc se engana... esses €800 são salário beeeeeeeeem mínimo na maior parte da Europa... geralmente vc consegue ganhar bem mais que isso com empregos que aqui são considerados sub. Um primo meu (pra pegar um exemplo próximo e recente) trampou ano passado inteiro como lavador de pratos numa cidade perto de Veneza (essa cidade é bem barata) e tirou mais de €1.100 trabalhando 40 horas semanais (quando fazia extra ganhava um bocado mais)... e ele precisava de bem menos que isso pra viver bem. E um bro meu passou três anos como motoboy em Londres... juntou dinheiro pra c***lho a ponto de comprar um put* sobradão aqui no BR pra filha e a ex. E exemplos não faltam.

Nenhum dos dois tem ensino superior completo (mas ambos cidadania e tb falavam a língua estrangeira). Agora... se o "gente simples" que vc se refere é o cara que não tem cidadania, cursou só o médio e ainda não fala a língua nativa... ai, sim, é melhor o cara não imigrar pra Euro.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.306
Reações
11.808
Pontos
1.654
Quem ganha no Brasil de 10k para cima é até pecado reclamar num país aonde que a média salarial quase 2K.

10k é ponto fora da curva.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.474
Reações
91.171
Pontos
1.503
Hehehe essa OS nunca decepciona.
A bem da verdade é que ninguém vive bem no Brasil, independente da renda.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.402
Pontos
2.599
O problema é as pessoas porem na conta uma série de coisas quando ela fala basicamente sobre uma pessoa vivendo mais ou menos com 10 mil e a mesma vivendo com 800 euros. É claro que se for comparar 10 pratas com gastos de filhos, esposa e mil outras coisas aí não tem condição. Mas do mesmo modo ela não estava se referindo a gastar 800 euros com filhos, esposa e seja o que for. Uma pessoa com 10 mil consegue viver legal, não necessariamente sobreviver apenas. Uma pessoa com 800 euros não vai simplesmente sobreviver como alguém que sobrevive com tipo dois salários mínimos aqui mesmo que sozinha. A comparação que ela fez em si acaba por ser exagerada.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.474
Reações
91.171
Pontos
1.503
Quem ganha no Brasil de 10k para cima é até pecado reclamar num país aonde que a média salarial quase 2K.

10k é ponto fora da curva.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/eco...ita-media-do-brasileiro-atinge-r-1113-em-2015

Média de SP: R$ 1.482. Isso no ano de 2015, hoje com a crise deve estar mais baixa.
Mas os arautos da OS, do alto de suas coberturas, duplex e triplex, do recôncavo de suas fazendas e da enseada de suas mansões, afirmam que 10k é mixaria. Mal dá pra viver nesse país miserável. Então tá certo. :kkk
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.306
Reações
11.808
Pontos
1.654
http://agenciabrasil.ebc.com.br/eco...ita-media-do-brasileiro-atinge-r-1113-em-2015

Média de SP: R$ 1.482. Isso no ano de 2015, hoje com a crise deve estar mais baixa.
Mas os arautos da OS, do alto de suas coberturas, duplex e triplex, do recôncavo de suas fazendas e da enseada de suas mansões, afirmam que 10k é mixaria. Mal dá pra viver nesse país miserável. Então tá certo. :kkk

Aumentou um pouquinho em 2017, mas acredito que seja ainda menos de 2K. Em grandes metrópoles como São Paulo, Rio e na capital federal,passa sufoco para uma pessoa se sustentar.

Se for sustentar família com filhos, aí lascou de vez.
 

zFerocityy

Bam-bam-bam
Mensagens
1.931
Reações
2.927
Pontos
453
10k em floripa é bastante.

5k o cara já consegue o Brazillian Dream = Carrinho popular novo, apartamento legal, sair pra alguns lugares que não seja o dogão da esquina etc
 

FranciscoCM

Larva
Mensagens
1
Reações
25
Pontos
3
De um portugues que deixou a Europa em 2012 e não tem vontade de regressar: 800 euros so da para viver em Lisboa se não se contar com o aluguel. A menina que com razão fala que é preciso ganhar pelo menos 10.000 reais em Sao Paulo ( ou no Rio na zona sul ) para viver mais ou menos e que subitamente vive com 2700 reais em Lisboa é porque em Lisboa ela não paga aluguel, de outro modo teria uma vida impossível pois qualquer aluguem em Lisboa custa mais de 500 euros ( e são dos alugueres mais baratos da de uma capital da Europa ocidental). Gostava de saber onde ela come por 2 euros. Deve ser uma empada ( 1 real e um suco) porque uma refeição custa pelo menos 10 reais ao balcão e um restaurantezinho aceitável cobra 13-15 por uma refeição o que continua a ser muito barato. Depois fala que tem uma casa no Castelo e que é ao lado do Bairro Alto. O castelo fica numa colina e o Bairro Alto fica noutra colina. Ficam longe!!!! Pelo meio tem toda a baixa.. O povo portugues, sobretudo o culto e de classe media alta não gosta em geral de brasileiros porque tem uma reputação horrível de ladroes, golpistas e assaltantes. Infelizmente é verdade. Não é a fama que os portugueses tem no Brasil, mas em Portugal sempre que ha um assalto fora do normal ( e portugal tem pouquíssimo crime violento) carjacking, sequestro, normalmente são bandos de brasileiros. Então, não acreditem em tudo o que este artigo conta. A vida não é assim tao barata, os salários são em geral baixos e é preciso ganhar pelo menos 1000 euros por mês ( 500 para um aluguel de um quarto sala no centro de Lisboa e 500 para viver). Para viver bem em Lisboa é preciso 2000 euros ou mais ( 7000 reais). como se ve ja se vai aproximando dos valores da zona sul do Rio ou de SP. Agora claro que o supermercado é infinitamente de melhor qualidade e muito mais barato, as coisas são mais baratas, as escolas publicas são boas, a segurança é infinitamente melhor ( Portugal é um dos países mais seguros do mundo). Mas eu sai de Portugal porque ha na alma portuguesa um elemento de depressão, de dizer " a vida e difícil" enquanto que o brasileiro diz " a vida vai melhorar". Depois acho que as mulheres brasileiras são mais bonitas e mais normais, mas isso é a minha opinião pessoal. Antes de vir para o Brasil ja morei em Paris, Berlim e noutras cidades do mundo. O Brasil para quem aceitar a violência é ótimo. O povo é ótimo, pena são os politicos ladroes e as prerrogativas concedidas a determinados grupos profissionais como juizes, etc, uma elite do funcionalismo publico que no Brasil tem aditivos ao seu salário ( ja de si 4 ou 5 vezes maior que em Portugal por exemplo) que os tornam absolutamente pornograficos e inaceitáveis quando se considera o salário mínimo de menos de 1000 reais que nem da para morar numa favela da zona sul do Rio de Janeiro.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
se voces acham que mal da pra viver com 10k o que dizem de quem ganha/Sobra 500 reais por mês :kkk

Mas se for também como reclamam realmente não dá.
Né de hoje que quando ouço falar dessa quantia nego me solta que qualquer colégio particular minimamente aceitável pro filho é 2-3k mensalidade , ai junta ai uns dois mil de feira gourmet , as roupas de marcas , relógios de marca , carro caro baladinha cara ,vg+jogos e outros gastos excessivos ai fode mesmo deve ir uns 8 mil pra cima por mês mesmo kkk. Boa parte deve ter vivido em uma realidade totalmente diferente de um Brasileiro comum.

Aqui em casa mesmo a renda familiar toda não é nem 4 mil , isso comigo e com meu irmão(que faz faculdade , tem namorada e ainda sai) e minha irmãzinha kk , mas é aquela a gente SOBREVIVE pq poder de compra aqui é quase nulo , as vezes temos que comprar em alguns lugares especifico pra não faltar comida em dia , celular ou qualquer outro utensilio atualmente não podemos comprar e nem cartão com espaço teria pra isso também. Mas como meu pai falou outro dia , ganhando ele só uns 4 mil reais fora a minha mãe que trabalha melhoraria BASTANTE , imagine se ganhássemos 10 mil pqp.

Agora meus pais já tiveram uma vida muito acima da média , quando ele trabalhava no rio e outros lugares como Soldador ou supervisor era rios de dinheiro , toda vez que chegava de viagem vinha com mala cheia de presentes... A comida aqui em casa tinha de tudo :kcaro pena que não aproveitamos na época pra modernizar a casa com aparelhos modernos:ksnif
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Mas se for também como reclamam realmente não dá.
Né de hoje que quando ouço falar dessa quantia nego me solta que qualquer colégio particular minimamente aceitável pro filho é 2-3k mensalidade , ai junta ai uns dois mil de feira gourmet , as roupas de marcas , relógios de marca , carro caro baladinha cara ,vg+jogos e outros gastos excessivos ai fode mesmo deve ir uns 8 mil pra cima por mês mesmo kkk. Boa parte deve ter vivido em uma realidade totalmente diferente de um Brasileiro comum.
escola de 2k não é luxo não.
olha o preço das escolas particulares, tudo foi nas alturas... ou vc paga isso ou bota teu filho em qualquer buraco.
preço de faculdade tb é nessa faixa, plano de saúde é um roubo, alimentação sobe a cada dia, aluguel então nem se fala.
hoje qualquer casa de dois cômodos é 800 reais pra cima.

não quero comparar com a maioria da população que ganha salário mínimo, mas uma família com filhos e renda de 10k por mês estão LONGE de viverem nesse luxo que vc citou de comida gourmet, roupa de marca, carrão, etc...
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
De um portugues que deixou a Europa em 2012 e não tem vontade de regressar: 800 euros so da para viver em Lisboa se não se contar com o aluguel. A menina que com razão fala que é preciso ganhar pelo menos 10.000 reais em Sao Paulo ( ou no Rio na zona sul ) para viver mais ou menos e que subitamente vive com 2700 reais em Lisboa é porque em Lisboa ela não paga aluguel, de outro modo teria uma vida impossível pois qualquer aluguem em Lisboa custa mais de 500 euros ( e são dos alugueres mais baratos da de uma capital da Europa ocidental). Gostava de saber onde ela come por 2 euros. Deve ser uma empada ( 1 real e um suco) porque uma refeição custa pelo menos 10 reais ao balcão e um restaurantezinho aceitável cobra 13-15 por uma refeição o que continua a ser muito barato. Depois fala que tem uma casa no Castelo e que é ao lado do Bairro Alto. O castelo fica numa colina e o Bairro Alto fica noutra colina. Ficam longe!!!! Pelo meio tem toda a baixa.. O povo portugues, sobretudo o culto e de classe media alta não gosta em geral de brasileiros porque tem uma reputação horrível de ladroes, golpistas e assaltantes. Infelizmente é verdade. Não é a fama que os portugueses tem no Brasil, mas em Portugal sempre que ha um assalto fora do normal ( e portugal tem pouquíssimo crime violento) carjacking, sequestro, normalmente são bandos de brasileiros. Então, não acreditem em tudo o que este artigo conta. A vida não é assim tao barata, os salários são em geral baixos e é preciso ganhar pelo menos 1000 euros por mês ( 500 para um aluguel de um quarto sala no centro de Lisboa e 500 para viver). Para viver bem em Lisboa é preciso 2000 euros ou mais ( 7000 reais). como se ve ja se vai aproximando dos valores da zona sul do Rio ou de SP. Agora claro que o supermercado é infinitamente de melhor qualidade e muito mais barato, as coisas são mais baratas, as escolas publicas são boas, a segurança é infinitamente melhor ( Portugal é um dos países mais seguros do mundo). Mas eu sai de Portugal porque ha na alma portuguesa um elemento de depressão, de dizer " a vida e difícil" enquanto que o brasileiro diz " a vida vai melhorar". Depois acho que as mulheres brasileiras são mais bonitas e mais normais, mas isso é a minha opinião pessoal. Antes de vir para o Brasil ja morei em Paris, Berlim e noutras cidades do mundo. O Brasil para quem aceitar a violência é ótimo. O povo é ótimo, pena são os politicos ladroes e as prerrogativas concedidas a determinados grupos profissionais como juizes, etc, uma elite do funcionalismo publico que no Brasil tem aditivos ao seu salário ( ja de si 4 ou 5 vezes maior que em Portugal por exemplo) que os tornam absolutamente pornograficos e inaceitáveis quando se considera o salário mínimo de menos de 1000 reais que nem da para morar numa favela da zona sul do Rio de Janeiro.
grande parte dos brasileiros ainda acreditam que a simples mudança para um país de primeiro mundo, vai resolver todos os problemas da vida.
quem está no exterior tem vergonha de admitir a dura realidade que vc relatou e quem não está tem a ilusão que a vida será mágica.
a pessoa não se preocupa em estudar, fazer um curso profissionalizante, aprender um novo idioma.. ai quando percebe que o problema é ela e não o país, já é tarde pra recomeçar de novo.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.983
Pontos
1.059
escola de 2k não é luxo não.
olha o preço das escolas particulares, tudo foi nas alturas... ou vc paga isso ou bota teu filho em qualquer buraco.
preço de faculdade tb é nessa faixa, plano de saúde é um roubo, alimentação sobe a cada dia, aluguel então nem se fala.
hoje qualquer casa de dois cômodos é 800 reais pra cima.

não quero comparar com a maioria da população que ganha salário mínimo, mas uma família com filhos e renda de 10k por mês estão LONGE de viverem nesse luxo que vc citou de comida gourmet, roupa de marca, carrão, etc...
só eu acho besteira pagar escola?, tirando a doutrinação e o ensino fraco da publica, o objetivo é te preparar pra fazer a poha de uma prova vestibular e entrar em uma faculdade, coisa que pode ser melhorada com cursinhos ou melhor, poupar toda essa grana e pagar uma faculdade boa e garantida :kpensa
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
só eu acho besteira pagar escola?, tirando a doutrinação e o ensino fraco da publica, o objetivo é te preparar pra fazer a poha de uma prova vestibular e entrar em uma faculdade, coisa que pode ser melhorada com cursinhos ou melhor, poupar toda essa grana e pagar uma faculdade boa e garantida :kpensa
eu estudei em escola pública nos anos 90, mas hoje o nível despencou... a criança sai da escola praticamente uma analfabeta funcional, só é reprovada se matar o professor.

ensino público tanto infantil como superior estão sucateados no Brasil.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Na verdade boa parte dos brs só sobrevivem fazendo um monte de empréstimo.

Se duvidar até muitos desses que ganham 10k por mês lol
 
Topo Fundo