O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Captain Obvious] Marvel registra queda em vendas e faz reunião com o varejo

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Marvel: Reunião-bomba com lojistas expõe crise editorial
03/04/2017 10:00
221 Comentários

No fim da última semana, diretores do alto escalão da Marvel se reuniram com lojistas de quadrinhos nos escritórios da Marvel, em Nova York. O objetivo do encontro era assegurar que a editora está trabalhando em conjunto com seus parceiros, com o discurso de que a Casa das Ideias utilizará uma comunicação mais efetiva, com o objetivo de atrair leitores casuais para as lojas. Ao todo, 14 dos maiores lojistas de quadrinhos, de diferentes localidades dos EUA (e um do Canadá), participaram da reunião, a primeira dessa grandeza desde a crise financeira da Marvel nos anos 1990.

A cobertura da atividade foi delegada a apenas um veículo de comunicação, o site de cultura pop e tecnologia ICv2. O que a princípio parecia ser apenas mais um encontro de cunho corporativo se revelou, no entanto, uma grande sangria de informações a respeito da conturbada relação entre os acionistas e a Marvel – e de como isso afeta e determina os rumos criativos da editora.

De acordo com Milton Griepp, repórter designado pelo ICv2 para a cobertura do evento, a Marvel impôs alguns embargos à cobertura, principalmente relacionados à divulgação de “planos editorais que ainda não foram revelados ao público”. Porém, não ofereceu nenhuma restrição quanto às pautas de discussão. O editor-chefe Axel Alonso e o vice-presidente de vendas e marketing David Gabriel conduziram os trabalhos, solicitando “franqueza” aos envolvidos no encontro.

Entre os principais pontos de descontentamento revelados pelos lojistas, estão:

  • Descaracterização dos personagens clássicos, e a consequente aposta em personagens de legado pertencentes a minorias;
  • Excesso de eventos grandiosos, que a todo momento reiniciam a linha de revistas da editora, gerando desgaste nos leitores;
  • “Gerenciamento de talentos”, ou seja, o recrutamento das equipes criativas que trabalham nas publicações carro-chefe da editora;
  • Políticas editoriais, como preços de encadernados e ausência de séries limitadas.
A cobertura movimentou a mídia especializada nos últimos dias, gerando uma série de repercussões na indústria de quadrinhos. Debates sobre o perfil conservador do leitor de quadrinhos, a influência do meio corporativo nas decisões criativas e os rumos editoriais da Marvel despertaram o clamor de figuras importantes para a cena dos quadrinhos mainstream dos EUA.

top15.png

Top 15 de solicitações do mês de fevereiro escancara domínio da DC e de sua iniciativa Rebirth no mercado. Nos últimos 50 anos, em raras vezes isso aconteceu. Fonte: Comichron.
O Terra Zero preparou (e ainda prepara) uma série de artigos sobre o tema, que movimentarão o site nos próximos dias. Para começar, detalhamos cada um dos pontos principais do encontro. Você pode conferi-los, em tópicos, a seguir:

Descaracterização dos personagens
Um dos principais tópicos da discussão foi a quantidade de personagens de legado que estão habitando as páginas dos títulos carros-chefe da Marvel, seguidos da descaracterização de marcas clássicas da editora, como Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Hulk.

577bec792abc6.jpg

Capa de Champions #1, equipe totalmente formada por personagens de legado. Arte de Humberto Ramos. Direitos: Marvel Entertainment.
A avaliação dos varejistas é de que os leitores de quadrinhos não querem isso, pois são apegados às caracterizações clássicas de seus personagens favoritos. Portanto, eles não estariam interessados em “mensagens políticas” inclusas nessas histórias.

Isso estaria afetando diretamente as vendas da Marvel, que não apenas tem caído nos últimos meses, como tem mostrado desvantagem em relação à sua concorrente direta, a DC Comics – que deixou de ser a Distinta Concorrência (termo cunhado para ironizar a eterna liderança da Marvel no mercado*) para ser, efetivamente, a líder consolidada de vendas no mercado estadunidense a partir da iniciativa Rebirth (Renascimento, no Brasil). Vale lembrar que Rebirth se propôs a recuperar antigos valores da DC e da indústria, valorizando as caracterizações mais clássicas de seus personagens, exatamente o contrário do que a Marvel tem feito.

rebirth-elenco-630x488.jpg

Direitos: DC Entertainment.
Axel Alonso dissertou sobre o tema:

Passamos por um período na cultura pop, como um todo, em que há uma discussão maciça sobre inclusão e diversidade. Foi um tema maciço no Oscar. Isso varreu nossa cultura. Estávamos conscientes disso.

Mas a Marvel não é sobre política. Estamos contando histórias sobre o mundo. Acho que somos uma extensão do que Stan [Lee] fez. Quando olho para o que estamos fazendo, estamos contando histórias que importam neste momento. Essa é a coisa mais importante.

Alonso lembrou que um evento vindouro da Marvel, Generations, servirá como um anúncio de que os heróis clássicos estão lá, e ainda são importantes para a editora – uma espécie de aceno para os leitores tradicionais.

alex-ross-Generations-embed-630x443.jpg


Porém, a declaração mais forte foi a de David Gabriel. Confira o que ele disse, respondendo à seguinte pergunta do ICv2: “Por que esses gostos dos leitores mudaram?”:

Eu não sei se isso é uma pergunta para mim. Acho que essa é uma pergunta melhor para os varejistas que estão vendo todos os editores. O que ouvimos foi que as pessoas não queriam mais diversidade. Eles não queriam personagens femininas lá fora. Foi o que ouvimos, acredite ou não. Eu não sei se isso é realmente verdade, mas é isso que vimos nas vendas.

Esse trecho da entrevista foi particularmente destacado pelo polêmico repórter Jude Terror, do Bleeding Cool. Isso gerou uma truculenta manifestação de Mark Waid, um dos principais autores da Marvel:

It is to David Gabriel's enormous credit that he somehow chooses, every day, not to put his fist through Jude Terror's smug-ass face.

— Waid Wondercon F-5 (@MarkWaid) April 2, 2017

Numa tradução livre, Waid disse basicamente: “É um enorme feito para David Gabriel escolher, todos os dias, não esmurrar a cara pretensiosa de Jude Terror”.

Excesso de eventos e reboots
A discussão sobre as representações dos personagens clássicos evoluiu para as estratégias editoriais que a Marvel tem adotado nos últimos anos – mais especificamente, a de lançar periodicamente grandes eventos compartilhados, que invariavelmente reiniciam toda a numeração de suas publicações. Nos últimos seis meses, por exemplo, tivemos seis grandes sagas: Civil War II, Clone Conspiracy, Death of X, Inhumans vs X-Men, Monsters Unleashed e Avengers Standoff. Muitos desses eventos geraram novos títulos ou renumerações de títulos existentes.

Secret-Empire-Vitrine.jpg


Na avaliação de Alonso, a estratégia funciona num primeiro momento, já que os números #1 têm êxito, chegando até a 300 mil cópias vendidas. Porém, esse sucesso geralmente não é transferido para as edições seguintes, que apresentam quedas vertiginosas com o tempo – pelo menos até o próximo evento e o consequente novo número 1 da publicação. Isso força a Marvel a tomar algumas decisões ousadas, como aumentar o preço de capa de algumas publicações. David Gabriel citou o caso de Amazing Spider Man, que, em sua edição de número #25, subiu o preço de U$$ 3,99 para U$$ 9,99 – o que triplicou as vendas.

Amazing_Spider_Man_25_Cover.jpg

Capa variante de The Amazing Spider-Man #25. Arte de Alex Ross.
Mesmo assim, os lojistas não se sentem satisfeitos, já que a medida é apenas paliativa. Ou seja: para eles, o desgaste dos leitores é mais impactante para as vendas do que curiosidade de ler um novo número #1 a cada seis meses. Alonso tinha preparada uma resposta rápida ao problema apontado pelos varejistas. Segundo ele, nenhum grande evento está agendado após Secret Empire, que acaba em outubro. Ao que parece, a intenção de Alonso é que as coisas continuem assim por um tempo.

Gerenciamento de talentos
Um ponto que gerou convergência de opiniões entre executivos da Marvel e lojistas foi a manutenção de grandes talentos artísticos nos títulos da editora – ou seja, a dificuldade de se manter top creators produzindo as revistas por um longo período de tempo.

Isso aconteceria, principalmente, por conta das vantagens que os grandes criadores teriam ao embarcar em projetos autorais com outras editoras, como a Image. Esses contratos seriam muito mais lucrativos e vantajosos aos artistas.

jeff-malandrilson-not.jpg

Jeff Lemire, que recentemente deixou a Marvel, onde escrevia a elogiada Old Man Logan, para se focar nos projetos autorais com a Image.
“[Os autores] me dizem que podem vender metade do número de cópias na Image e fazer o dobro do dinheiro que fazem num projeto da Marvel. Eu não sei se esses são números exatos, ou se eles estão exagerando. Isso soa para mim como se fosse, definitivamente, uma das coisas que torna o trabalho de vocês difícil na aquisição de talentos”, disse um dos lojistas. “Todo mundo tem que tomar uma decisão, e todo mundo tem um orçamento”, outro representante dos lojistas completou. Nenhum deles foi identificado pelo ICv2.

David Gabriel se defendeu:

Esse é assunto constante por aqui. Estamos sempre falando sobre criadores. Eu pessoalmente acho que Axel e nossos editores aqui são os melhores na indústria em pegar alguns desses pequenos caras que você nunca ouviu falar e impulsioná-los até grandes níveis.

Alonso complementou, dizendo que não é mais tão fácil medir o nível de popularidade dos artistas:

Não há nenhum aparelho lá fora. Não há mais nenhuma revista Wizard, que dizia quem eram os dez autores mais populares entre os fãs. Podemos promover nossos artistas tanto quanto queremos, mas não sabemos quantos artistas, além de talvez [Steve] McNiven e [Olivier] Coipel, fazem os fãs lerem qualquer coisa que desenhem.

Porém, o que se pode aferir dessas declarações é que os lojistas não estão satisfeitas com a qualidade média dos artistas que têm trabalhado nos principais títulos da Marvel.

Civil_War_II_1_Marquez_Variant.jpg

Capa de Civil War II #1, por David Marquez, artista ainda não tão conhecido frente ao grande público.
Alonso ainda aproveitou a oportunidade para defender a ideia dos artistas rotativos, dizendo que este modelo “funciona”. Novamente citando os leitores, um fato que se repetiu várias vezes durante o encontro, Alonso disse que eles “se preocupam com a rapidez do envio. Eles querem que [os títulos] saiam na hora certa. Isso significa que você não tem que esperar um mês para o próximo capítulo.”

erik_larsen_324_480_s_c1.jpg

Erik Larsen, criador de Savage Dragon e um dos fundadores da Image.
Erik Larsen (Savage Dragon), um dos líderes no êxodo de artistas que, insatisfeitos, deixaram a Marvel para criar a Image Comics no início dos anos 1990 buscando autonomia artística, usou o seu twitter para provocar a Marvel. Segundo ele, “A Marvel tem dito aos lojistas que os artistas não importam desde que a turma da Image a deixou” e que o plano de minimizar a importância dos artistas, trocando-os de título regularmente, seria um plano executado desde o Êxodo da Image.

Confira abaixo os tweets:

Estratégias editoriais
Outro assunto que foi pontuado na reunião entre Marvel e lojistas foi o preço dos encadernados. Lojistas questionaram Alonso e Gabriel sobre o alto valor de capa de suas compilações. Um dos representantes chegou inclusive a fazer uma desconfortável comparação com a DC: “Vamos falar, por exemplo, de Inumanos. A minissérie de Paul Jenkins e Jae Lee custa U$$ 34,99. É uma graphic novel de 304 páginas. Por comparação (não é inteiramente uma comparação justa), Batman: O Longo Dia das Bruxas tem 340 páginas e custa U$$ 24.99″.

inhumans.jpg

Inumanos, de Paul Jenkins e Jae Lee.
O assunto gerou uma reação diferente de Alonso e Gabriel, que não se mostraram sensíveis à ideia de redução de preços. Gabriel argumentou que tal medida incentivaria os leitores a comprar apenas os encadernados, o que diminuiria drasticamente as vendas do principal ganha-pão da Marvel: as revistas mensais. Porém, mantendo a postura política de se mostrar receptivo às interpelações dos lojistas, Gabriel disse que “não era contra” a diminuição dos preços, e acenou para uma possível mudança de postura da Marvel nesse sentido.

Ainda seguindo pelas estratégias editoriais da Marvel, Gabriel abordou o assunto das séries limitadas. Questionado pelos lojistas sobre a ausência desse tipo de material nas bancas, o VP disse que elas representam um “grito de morte” para a editora, e que elas só funcionam com os títulos da linha Star Wars.

DarthMaul01-Color.jpg

Darth Maul #1 foi a HQ mais vendida na Marvel em fevereiro, ocupando o primeiro lugar das mais vendidas nesse mês.
Gabriel disse que, se “você chama qualquer outra coisa no Universo Marvel de uma série limitada”, você “morreu de saída”, embora não existam registros de maiores explicações por parte do responsável pelas vendas da editora. Mas ele lamenta o fato:

Eu adoraria poder lançar séries limitadas. Não haveria nada mais reconfortante do que isso, porque significa que eu posso juntar uma equipe e dizer: “Tudo bem, você tem dez, doze edições. Escreva. Você sabe qual é o seu final. Faça.”

*como o Poderoso Porco lembrou bem nos comentários desta matéria, o termo foi originalmente cunhado por Stan Lee e, no Brasil, a tradução é literal e com o mesmo significado.


Fonte: http://www.terrazero.com.br/2017/04/crise-marvel-2017/

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Era claro que isso ia acabar mal uma hora, ano passado inteiro relataram quedas nas vendas da Marvel, a DC em agosto pegou a liderança e pelo visto está como a Marvel na época que a MCU virou sucesso, liderança com folga.

Ficaram tentando forçar isso em personagens existentes ao invés de criar novos, e ainda fazem porcaria, relataram que esses personagens minorias estavam sendo basicamente Mary Sues e o plot se resumia ao fato do personagem ser de tal minoria, enquanto isso, nos personagens brancos você tinha de tudo (e obviamente o principal) e suas falhas, inclusive eu vi no facebook um bom exemplo de personagem minoria, Amanda Waller.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.722
Pontos
1.814
Normal.

E digo isso porque não tem absolutamente mais nada para ser dito, é exatamente o que vem sendo dito sobre ambas as empresas faz quase 30 anos, é um acumulo de erros, de formato de mercado, de investidas mal feitas, de política de preços, de competição, etc...

No final das contas... a realidade é que quadrinhos ganham muito poucos leitores na proporção que perdem, simplesmente toda crise do mercado se resume nisso, a gente não pode se enganar e achar que a liderança atual da DC vale alguma coisa, eles ainda vendem pouco, eles ainda são obrigados a cancelar muitas revistas e isso não vai mudar até reformularem completamente o mercado.

Pessoalmente eu começaria reduzindo consideravelmente a quantidade de revistas, tem pouca gente talentosa trabalhando pra MARVEL e DC, o resto já percebeu que o mercado autoral cresceu tanto que se tornou mais atraente, sem as correntes editoriais, além de melhor pro bolso.



Era claro que isso ia acabar mal uma hora, ano passado inteiro relataram quedas nas vendas da Marvel, a DC em agosto pegou a liderança e pelo visto está como a Marvel na época que a MCU virou sucesso, liderança com folga.

Ficaram tentando forçar isso em personagens existentes ao invés de criar novos, e ainda fazem porcaria, relataram que esses personagens minorias estavam sendo basicamente Mary Sues e o plot se resumia ao fato do personagem ser de tal minoria, enquanto isso, nos personagens brancos você tinha de tudo (e obviamente o principal) e suas falhas, inclusive eu vi no facebook um bom exemplo de personagem minoria, Amanda Waller.

Eu acho uma critica justa, a percepção que eu tenho é similar, eles morrem de medo de retratarem esses personagens de forma negativa e isso limita consideravelmente o roteirista, ao mesmo tempo... isso é só a versão mais descarada de um problema que já existe faz muito tempo, claramente os roteiristas são orientados a escrever os personagens de forma que mesmo quando erram ou agem de forma incorreta, ainda seja de forma ambígua o suficiente para ninguém apontar com clareza isso.
 

Marbow

Bam-bam-bam
Mensagens
5.559
Reações
6.740
Pontos
344
Já disse isso em outro topico, mas vou dizer de novo, quando a revista do ASA NORTUNA está vendendo mais que quase todos (Pq o aranha ainda vende mais) os MEDALHÕES da marvel tem algo de errado ai!
 

Marck9

Bam-bam-bam
Mensagens
451
Reações
1.023
Pontos
318
Fiz um tópico sobre isso e reafirmo que HQs não é lugar pra EMBUTIR linhas ideológicas e politicagem barata pra servir ao establishment vigente. Já teve Hqs que caricaturaram o atual presidente dos E.U.A sugestionando o cara como malvado etc, e isso obviamente que é feito de caso pensado por causa de politicagem. Ninguém quer ler o quadrinho e se deparar com algo assim.

É como eu disse lá no tópico que abri e que tinha a intenção de falar exatamente sobre o que foi tratado aqui de forma bem mais elaborada de que a QUEDA NAS VENDAS não tem nada a ver com minorias ou maiorias mas sim com essa INVENCIONICE o qual essa matéria tão bem elucidou. Sou a favor de se criar outros personagens e que podem ser mulheres, homens, gordos, magros, anões, amarelos, brancos, extraterrestres, negros, altos, baixos, isso não importa, mas desde que não façam isso em substituição aos personagens já existentes há várias décadas e não misture política e ideologias que só estragam a diversão e o prazer da leitura das Hqs. Toda editora que se meter a fazer isso estará fadada ao fracasso nas vendas, cedo ou tarde.

Por fim, é fato que a qualidade dos roteiros nesses últimos anos, realmente piorou bastante, faltando criatividade na hora de se construir os arcos dos personagens.
 
Ultima Edição:

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
A maioria vai discordar de mim, mas acho que Marvel e DC deveriam reduzir drasticamente o número de títulos de seus universos, só lançar alguns poucos títulos com o roteiro muito bem feito e apostar em novos quadrinhos sem ligação alguma com o universo Marvel/DC.

Esses universos já estão sendo explorandos há mais de 50 anos, eles já estão esgotados, parem de usar esses personagens como muleta e apostem no novo. The Walking Dead é um quadrinho relativamente novo, com personagens completamente desconhecidos e se tornou fenômeno mundial.
 
Ultima Edição:

Marbow

Bam-bam-bam
Mensagens
5.559
Reações
6.740
Pontos
344
Fiz um tópico sobre isso e reafirmo que HQs não é lugar pra EMBUTIR linhas ideológicas e politicagem barata pra servir ao establishment vigente. Já teve Hqs que caricaturaram o atual presidente dos E.U.A sugestionando o cara como malvado etc, e isso obviamente que é feito de caso pensado por causa de politicagem. Ninguém quer ler o quadrinho e se deparar com algo assim.

É como eu disse lá no tópico que abri e que tinha a intenção de falar exatamente sobre o que foi tratado aqui de forma bem mais elaborada de que a QUEDA NAS VENDAS não tem nada a ver com minorias ou maiorias mas sim com essa INVENCIONICE o qual essa matéria tão bem elucidou. Sou a favor de se criar outros personagens e que podem ser mulheres, homens, gordos, magros, anões, amarelos, brancos, extraterrestres, negros, altos, baixos, isso não importa, mas desde que não façam isso em substituição aos personagens já existentes há várias décadas e não misture política e ideologias que só estragam a diversão e o prazer da leitura das Hqs. Toda editora que se meter a fazer isso estará fadada ao fracasso nas vendas, cedo ou tarde.

Por fim, é fato que a qualidade dos roteiros nesses últimos anos, realmente piorou bastante, faltando criatividade na hora de se construir os arcos dos personagens.

E mesmo com todos os fatos apontando que a marvel errou feio na estrategia dela, a maioria dos sites estão culpando os leitores que são conservadores :facepalm (Já teve site dizendo que marvel pensa na frente do seu tempo, mas os leitores não)

Sério, eu não consigo mais ler nada do Bendis! Gosto muito do Milles, mas parei de ler ele pq a historia simplesmente não anda! Tá maçante de ler!

Parece que os retoristas estão com muitas amarras e restrições para escrever a historia.
 


Marck9

Bam-bam-bam
Mensagens
451
Reações
1.023
Pontos
318
E mesmo com todos os fatos apontando que a marvel errou feio na estrategia dela, a maioria dos sites estão culpando os leitores que são conservadores :facepalm (Já teve site dizendo que marvel pensa na frente do seu tempo, mas os leitores não)

Sério, eu não consigo mais ler nada do Bendis! Gosto muito do Milles, mas parei de ler ele pq a historia simplesmente não anda! Tá maçante de ler!

Parece que os retoristas estão com muitas amarras e restrições para escrever a historia.
Seu comentário foi muito lúcido e coerente e captou EXATAMENTE o que disse lá no tópico em que abri. A Marvel está culpando os leitores por serem mais conservadores, em vez de parar pra REFLETIR sobre os reais problemas que estão fazendo eles terem prejuízo nos lucros e que aliás é multifatorial. Sem dúvida que eles terem começado a descaracterizar alguns personagens clássicos e mais a abordagem por parte de alguns roteiristas de assuntos controversos envolvendo ideologias e política e muitas vezes ainda que não aborde diretamente esses temas, mas deixando a trama maçante como você tão bem disse, o SOMATÓRIO de todas essas variáveis, acaba fazendo com que leitores, que antes eram assíduos percam o interesse pelo hábito da leitura e de até colecionar os quadrinhos.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
DC arregaçando a Marvel :eek:

Em 15 títulos mais vendidos, a Marvel tem apenas 1 titulo clássico entre os mais vendidos :eek::eek:

Todas as motivações de quedas nos quadrinhos são ou foram minhas motivações para parar de ler / colecionar.

Esse negocio de reiniciar numeração só aumenta a vontade de quem quer parar de comprar.
Enquanto tá rolando a numeração o leitor se prende ao arco e o colecionador aos números, quando mata os dois, dificilmente aquele que era fiel reinicia sua coleção, até porque vê "uma porta de saída".
Podem até justificar novos leitores, porem quando se reinicia muitas vezes a numeração, sai matando todo mundo, alem de perder credibilidade.

Essa questão de descaracterização também mata. Antes, uma mudança de uniforme já me incomodava, ainda mais uma mudança total do personagem.

Outro lance é manter os artistas no titulo, se fica mudando muito, meio que vai mudando a identidade daquele personagem, e o risco de desagradar o leitor é muito grande. Quadrinho exige uma relação muito estreita entre o leitor e o desenhista, muitas vezes a revista perde o interesse devido a arte, mesmo tendo um bom roteirista, e vice e versa.

Preço é outro fator importante, no meu caso o mais importante.
Se o titulo sobe demais o preço considerava demais a ideia de parar de comprar ou trocar por um mais barato.

Apesar de que, nada disso foi o motivador para eu parar de comprar / colecionar.
Parei porque minha filha nasceu e eu peguei o dinheiro dos quadrinhos para comprar fraudas e papinhas.
 

Marck9

Bam-bam-bam
Mensagens
451
Reações
1.023
Pontos
318
DC arregaçando a Marvel :eek:

Em 15 títulos mais vendidos, a Marvel tem apenas 1 titulo clássico entre os mais vendidos :eek::eek:

Todas as motivações de quedas nos quadrinhos são ou foram minhas motivações para parar de ler / colecionar.

Esse negocio de reiniciar numeração só aumenta a vontade de quem quer parar de comprar.
Enquanto tá rolando a numeração o leitor se prende ao arco e o colecionador aos números, quando mata os dois, dificilmente aquele que era fiel reinicia sua coleção, até porque vê "uma porta de saída".
Podem até justificar novos leitores, porem quando se reinicia muitas vezes a numeração, sai matando todo mundo, alem de perder credibilidade.

Essa questão de descaracterização também mata. Antes, uma mudança de uniforme já me incomodava, ainda mais uma mudança total do personagem.

Outro lance é manter os artistas no titulo, se fica mudando muito, meio que vai mudando a identidade daquele personagem, e o risco de desagradar o leitor é muito grande. Quadrinho exige uma relação muito estreita entre o leitor e o desenhista, muitas vezes a revista perde o interesse devido a arte, mesmo tendo um bom roteirista, e vice e versa.

Preço é outro fator importante, no meu caso o mais importante.
Se o titulo sobe demais o preço considerava demais a ideia de parar de comprar ou trocar por um mais barato.

Apesar de que, nada disso foi o motivador para eu parar de comprar / colecionar.
Parei porque minha filha nasceu e eu peguei o dinheiro dos quadrinhos para comprar fraudas e papinhas.
Sim amigo, a palavra DESCARACTERIZAÇÃO que você usou foi perfeita e atrelado a esses outros fatores serve para explicar essa queda de vendagens da Marvel. Culpar o fato dos leitores serem conservadores, como falou o David Gabriel ( vice presidente de vendas ) é uma desculpa muito infeliz quando em realidade eles estão cometendo erros cruciais que passam por essas variáveis que os foristas já apontaram aqui: descaracterização de personagens clássicos que já tem 40, 50, e/ou mais de 70 anos como o Batman e Superman; abordagem de feminismo de modo forçado, provocações de cunho político e roteiristas repetitivos, além de outros aspectos , estes sim servem para explicar o baixo lucro deles.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.428
Pontos
583
Rapaz, isso me lembrou quando eu era muleque e colecionava a HQ do Homem Aranha, você seguia uma numeração até X número da revista INCRIVEL HOMEM ARANHA, daqui a pouco a historia dessa revista continuava na revista TEIA DO ARANHA com outra numeração, ai voltava pro INCRIVEL, mais dois numeros ia pro TEIA, ai daqui a pouco saia uma edicao especial com 2 revistas especiais que concluiam o arco, ai no proximo numero do TEIA iniciava um novo arco, revista especial, depois ia pro INCRIVEL novamente, era uma bagunça do CAR@LH0, por este motivo eu parei de colecionar e doei todas as revistas, não consegui nem vender pra SEBO na época. Se você coloca as revistas em ordem numerica, a leitura ficava bagunçada, se colocava em ordem cronológica da história, o que ficava bagunçado era a numeração, toda errada, kkkkk.
 

SKAM

Bam-bam-bam
Mensagens
744
Reações
1.894
Pontos
333
Esse negócio de ficar lançando umas 500 sagas, reiniciando os números em tempos curtíssimos + a lacração desnecessária (com exceção do Miles Morales, esses novos personagens "diversos" são um bando de Mary Sue's) é o que tá matando a Marvel.

Eu mesmo já não leio mais nada da Casa das Ideias desde 2015 e se as coisas continuarem desse jeito eles vão ser totalmente quebrados pela DC, algo que já está começando a acontecer.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
DC arregaçando a Marvel :eek:

Em 15 títulos mais vendidos, a Marvel tem apenas 1 titulo clássico entre os mais vendidos :eek::eek:

Todas as motivações de quedas nos quadrinhos são ou foram minhas motivações para parar de ler / colecionar.

Esse negocio de reiniciar numeração só aumenta a vontade de quem quer parar de comprar.
Enquanto tá rolando a numeração o leitor se prende ao arco e o colecionador aos números, quando mata os dois, dificilmente aquele que era fiel reinicia sua coleção, até porque vê "uma porta de saída".
Podem até justificar novos leitores, porem quando se reinicia muitas vezes a numeração, sai matando todo mundo, alem de perder credibilidade.

Essa questão de descaracterização também mata. Antes, uma mudança de uniforme já me incomodava, ainda mais uma mudança total do personagem.

Outro lance é manter os artistas no titulo, se fica mudando muito, meio que vai mudando a identidade daquele personagem, e o risco de desagradar o leitor é muito grande. Quadrinho exige uma relação muito estreita entre o leitor e o desenhista, muitas vezes a revista perde o interesse devido a arte, mesmo tendo um bom roteirista, e vice e versa.

Preço é outro fator importante, no meu caso o mais importante.
Se o titulo sobe demais o preço considerava demais a ideia de parar de comprar ou trocar por um mais barato.

Apesar de que, nada disso foi o motivador para eu parar de comprar / colecionar.
Parei porque minha filha nasceu e eu peguei o dinheiro dos quadrinhos para comprar fraudas e papinhas.

Vale lembrar que a Marvel faliu nessa brincadeira de ficar fazendo número 1.

Sim amigo, a palavra DESCARACTERIZAÇÃO que você usou foi perfeita e atrelado a esses outros fatores serve para explicar essa queda de vendagens da Marvel. Culpar o fato dos leitores serem conservadores, como falou o David Gabriel ( vice presidente de vendas ) é uma desculpa muito infeliz quando em realidade eles estão cometendo erros cruciais que passam por essas variáveis que os foristas já apontaram aqui: descaracterização de personagens clássicos que já tem 40, 50, e/ou mais de 70 anos como o Batman e Superman; abordagem de feminismo de modo forçado, provocações de cunho político e roteiristas repetitivos, além de outros aspectos , estes sim servem para explicar o baixo lucro deles.

Isso aqui é um problema grande também.

A Marvel simplesmente deu o dedo do meio pros leitores "conservadores" na caruda, isso afastou eles de comprar os quadrinhos.
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.061
Pontos
353
A Marvel simplesmente deu o dedo do meio pros leitores "conservadores" na caruda, isso afastou eles de comprar os quadrinhos.
Não só os leitores conservadores, mas aqueles que curtem uma história bem escrita, os caras estão tão alucinados em lacrar que esquecem de escrever algo descente.

Tem aquela nova heroina chamada América (negra, sapatona, girl power) que debutou e março agora, veio do céu... eu já li coisas ruins na minha vida, mas essa entra fácil num top 5 dos piores, parece que uma menina de nove anos escreveu aquela m****.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Revistas em quadrinhos da marvel e dc estão em queda desde a metade da década passada. Eu já fui viciado, colecionador sério mesmo...mas já tem quase uns dez anos que não compro nada.
E muito mesmo pela descaracterização dos personagens.
Pow querem pior do que Guerra Civil??? Sou fã do Homem de Ferro muito antes de ele ficar famoso no cinema. E ai me vem um arco daquele e transformam Tony Stark num babaca nojento. O tempo todo fiquei torcendo pra ele ser um Skrull. Mas não era.
Ridiculo.
E A DC não fica atrás.
É tanta coisa que tenho pra reclamar como fã antigo dessas duas que nem vou começar, senão o Wall of Text seria imenso.
Tem mais é que mudar ou parar com as revistas, já que só estão manchando o legado de personagens quase centenários.
No mais, quando soube que a dc ia ter um novo reboot (rebirth) torci o nariz. Mas pelo post do OP parece que tem idéias interessantes...vou dar uma conferida. Espero que tenha melhorado pq pra mim os novos 52 foram uma piada de mau gosto (embora eu só tenha acompanhado beem por cima).
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
A maioria vai discordar de mim, mas acho que Marvel e DC deveriam reduzir drasticamente o número de títulos de seus universos, só lançar alguns poucos títulos com o roteiro muito bem feito e apostar em novos quadrinhos sem ligação alguma com o universo Marvel/DC.

Esses universos já estão sendo explorandos há mais de 50 anos, eles já estão esgotados, parem de usar esses personagens como muleta e apostem no novo. The Walking Dead é um quadrinho relativamente novo, com personagens completamente desconhecidos e se tornou fenômeno mundial.
Só discordo da parte em negrito. Só estão esgotados pq cada vez mais foram entrando roteiristas bostas pra fazer historias bostas. E isso já vem lá desde a época de Silencio, com o Batman. Ótimo desenho e péssimo roteiro.
Até Terra de ninguém foi melhor que isso.
O Superman mesmo é um exemplo.
John Byrne fez um trabalho primoroso com o personagem nos anos 80. Modernizou sem perder nada da essência. Não só o Superman em sí, mas todo seu universo (Luthor nunca foi tão legal como nessa época).
Dai, da metade dos anos noventa pra cá (principalmente nos anos 2000 em diante), um monte de roteirista achou que seria legal retomar elementos pré crise das infinitas terras e ai fez uma bagunça sem tamanho e ferrou toda a estrutura do personagem de novo. Sem falar na fase do Superman elétrico :facepalm
Enfim, tivessem criado novas historias sem tentar alterar de maneira drástica o que estava ótimo, não teríamos esse Superman dos novos 52 que ninguém gostou.
Os universos são muito bons...os roteiristas da última década pra cá que foram desgastando eles.
 

Marck9

Bam-bam-bam
Mensagens
451
Reações
1.023
Pontos
318
Não só os leitores conservadores, mas aqueles que curtem uma história bem escrita, os caras estão tão alucinados em lacrar que esquecem de escrever algo descente.

Tem aquela nova heroina chamada América (negra, sapatona, girl power) que debutou e março agora, veio do céu... eu já li coisas ruins na minha vida, mas essa entra fácil num top 5 dos piores, parece que uma menina de nove anos escreveu aquela m****.
Esse papo nonsense da Marvel já encheu e é por isso que os leitores mostram quem é que manda, pois são os leitores quem pagam e mantêm as editoras. O que acontece é bem simples, eles usam a palavra conservadores como se fosse algo pejorativo mas em realidade é um imenso elogio pois todo ser humano que tenha sanidade mental preservada, gosta de sua família, dos valores morais, gosta de disciplina, de ordem, gosta de trabalhar, de ter amigos, enfim, essas pessoas a qual me INCLUO e os resultados das vendas mostraram que a maioria também são pessoas assim, de bem, então são essas pessoas que os diretores da Marvel diz que são responsáveis pela derrocada nas vendas deles, sendo que o principal culpado é exatamente a demência deles em fazerem Hqs que começaram a ficar LOTADAS de ideologias imbecis e dementes.

Têm horas que chega o limite da paciência e ninguém mais está caindo nessa conversa imbecil e canalha da Marvel que achou que iria se dar bem seguindo esse LIXO IMUNDO chamado de politicamente correto e/ou o viés esquerdista que é um problema mundial principalmente nos últimos 20 anos, pois eles usam dessa desculpa para colocarem as maiores aberrações nos quadrinhos e depois vem com a cara de pau de desabonar quem deu um DANE-SE pra todo esse lixo ideológico disfarçado de Hqs.

Vão à M vocês da Marvel e/ou qualquer outra editora que venha com essas histórias fajutas recheadas de feminismo, ideologia de gêneros, politicagem barata, inversão de valores, etc, isso não cola mais. Contratem novamente roteiristas sérios e competentes e que usem de criatividade para fazer boas tramas e que agucem a curiosidade e despertem interesse do público, pois reitero mais uma vez que ninguém sensato e ajustado moralmente irá comprar Hqs que parecem ser produzidas por débeis mentais.
 

Marbow

Bam-bam-bam
Mensagens
5.559
Reações
6.740
Pontos
344
Esse papo nonsense da Marvel já encheu e é por isso que os leitores mostram quem é que manda, pois são os leitores quem pagam e mantêm as editoras. O que acontece é bem simples, eles usam a palavra conservadores como se fosse algo pejorativo mas em realidade é um imenso elogio pois todo ser humano que tenha sanidade mental preservada, gosta de sua família, dos valores morais, gosta de disciplina, de ordem, gosta de trabalhar, de ter amigos, enfim, essas pessoas a qual me INCLUO e os resultados das vendas mostraram que a maioria também são pessoas assim, de bem, então são essas pessoas que os diretores da Marvel diz que são responsáveis pela derrocada nas vendas deles, sendo que o principal culpado é exatamente a demência deles em fazerem Hqs que começaram a ficar LOTADAS de ideologias imbecis e dementes.

Têm horas que chega o limite da paciência e ninguém mais está caindo nessa conversa imbecil e canalha da Marvel que achou que iria se dar bem seguindo esse LIXO IMUNDO chamado de politicamente correto e/ou o viés esquerdista que é um problema mundial principalmente nos últimos 20 anos, pois eles usam dessa desculpa para colocarem as maiores aberrações nos quadrinhos e depois vem com a cara de pau de desabonar quem deu um DANE-SE pra todo esse lixo ideológico disfarçado de Hqs.

Vão à M vocês da Marvel e/ou qualquer outra editora que venha com essas histórias fajutas recheadas de feminismo, ideologia de gêneros, politicagem barata, inversão de valores, etc, isso não cola mais. Contratem novamente roteiristas sérios e competentes e que usem de criatividade para fazer boas tramas e que agucem a curiosidade e despertem interesse do público, pois reitero mais uma vez que ninguém sensato e ajustado moralmente irá comprar Hqs que parecem ser produzidas por débeis mentais.

O legal nesse negocio é que as historias começam a não fazer nenhum sentido. Os personagens abraçam a diversidade e são contra matar, desde que a pessoas não seja da HIDRA (E nunca é posto em voga a religião da Kamala que poderia render ótimas historias) ou um alienígena, pq se vc for um desses dois tá liberado matar.

Fica meio estranho os personagens pregarem a tolerância, mas é só para os humanos e se vc não for membro da hidra.

E começa a ter uma gafes engraçadas de tão absurdas até, como a Flama falando com o homem de gelo está errado em falar que um bebe é um garoto só pq ele tem o orgão, sendo que o homem de gelo é gay!

Ou um deus nordico, pai de odin que ficou exilado por milênios falando contra israel (Como ele sabe sobre israel se quando ele foi aprisionado o pais nem existia!) e sendo machista (Mesmo as mulheres vikings lutavam junto com os homens).
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.692
Pontos
1.954
Marcando pra ler depois.

Interessante notar o que ocorreu com a Marvel. Acabei de ler Guerras Secretas e fora o que o Hickman escrevia muito pouco se aproveitava na reta final para a saga. E vale dizer que Hickman é um excelente escritor e criou a melhor megasaga já feita para a editora.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
O legal nesse negocio é que as historias começam a não fazer nenhum sentido. Os personagens abraçam a diversidade e são contra matar, desde que a pessoas não seja da HIDRA (E nunca é posto em voga a religião da Kamala que poderia render ótimas historias) ou um alienígena, pq se vc for um desses dois tá liberado matar.

Fica meio estranho os personagens pregarem a tolerância, mas é só para os humanos e se vc não for membro da hidra.

E começa a ter uma gafes engraçadas de tão absurdas até, como a Flama falando com o homem de gelo está errado em falar que um bebe é um garoto só pq ele tem o orgão, sendo que o homem de gelo é gay!

Ou um deus nordico, pai de odin que ficou exilado por milênios falando contra israel (Como ele sabe sobre israel se quando ele foi aprisionado o pais nem existia!) e sendo machista (Mesmo as mulheres vikings lutavam junto com os homens).
Desse lance de matar é algo que eu já tinha notado.
Em histórias antigas isso era motivo de trauma pros personagens(só ver aquela época em que o Homem Aranha mata acidentalmente uma mulher associada ao Wolverine) e até Skrulls já lutaram do lado dos Vingadores, hoje eles matam sem nem perguntar o nome do infeliz.

Olha a mais nova.

https://www.bleedingcool.com/2017/04/08/marvel-artist-ardian-syaf-hid-anti-christian-jewish-messages-weeks-x-men-comic/
 

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.492
Reações
10.079
Pontos
1.364
Esse papo nonsense da Marvel já encheu e é por isso que os leitores mostram quem é que manda, pois são os leitores quem pagam e mantêm as editoras. O que acontece é bem simples, eles usam a palavra conservadores como se fosse algo pejorativo mas em realidade é um imenso elogio pois todo ser humano que tenha sanidade mental preservada, gosta de sua família, dos valores morais, gosta de disciplina, de ordem, gosta de trabalhar, de ter amigos, enfim, essas pessoas a qual me INCLUO e os resultados das vendas mostraram que a maioria também são pessoas assim, de bem, então são essas pessoas que os diretores da Marvel diz que são responsáveis pela derrocada nas vendas deles, sendo que o principal culpado é exatamente a demência deles em fazerem Hqs que começaram a ficar LOTADAS de ideologias imbecis e dementes.

Wait..wait..wat.. o que diabos tem haver colocarem uma negras e muçulmanas ser algo contra familia, moral, disciplina, trabalho amigos...?

A IronMan é agora uma mulher negra, ah ok, O QUE DIABOS ISSO TEM HAVER COM MORAL? Me explica o que diabos nisso pode ofender voce, uma pessoa de bem?

E se quer uma surpresa pra voce, eu tambem acho um saco tambem esse papo de diversidade, Heimdall negao e etc, mas pra cada pessoa de esquerda que exagera botando essas coisas futeis em um pedestal moral tem uma de direita que fala como se lidar com a existencia de muçulmanos, gays e negros fosse la algo que afeta a suas noções de moral, amizade, trabalho e carambolas. Pessoal nao nota que esse tipo de atitude só da muniçao pra esquerdista, se as pessoas tivessem pelo menos um pingo de sensibilidade pra tratar de assuntos sociais delicados e não falar como se combater o preconceito fosse coisa de ideologia iamos ter menos dessas porcarias por ai. Tratar e aceitar as pessoas como gente nao é coisa só de comunista não povo.

Quanto as vendas... meio obvio.. as HQs estao em decadencia e com os roteiros saturados ja faz anos, dai quando as revistas do Milles e da Kamala fizeram sucesso a Marvel fez o que sempre faz, agarra a uma ideia que mostrou algum folego, explora ela ate nao poder mais ate ninguem mais suportar isso. Nothing new here... A unica diferença é que essa ideia ja nasceu furada.

E sempre achei a HQ do Milles uma b*sta btw. Mas eu pelo menos li antes de tacar o pau, just saying.
 

Marbow

Bam-bam-bam
Mensagens
5.559
Reações
6.740
Pontos
344
Desse lance de matar é algo que eu já tinha notado.
Em histórias antigas isso era motivo de trauma pros personagens(só ver aquela época em que o Homem Aranha mata acidentalmente uma mulher associada ao Wolverine) e até Skrulls já lutaram do lado dos Vingadores, hoje eles matam sem nem perguntar o nome do infeliz.

Olha a mais nova.

https://www.bleedingcool.com/2017/0...-christian-jewish-messages-weeks-x-men-comic/

Antigamente realmente tinha um peso moral, era impensável para um herói tirar a vida de outra pessoa, mesmo que essa pessoas seja um vilão. (E é exatamente isso que faz desses personagens heróis! Não importa o auto-sacrifício deles, eles vão até o limite para tentar salvar a todos)

Wait..wait..wat.. o que diabos tem haver colocarem uma negras e muçulmanas ser algo contra familia, moral, disciplina, trabalho amigos...?

A IronMan é agora uma mulher negra, ah ok, O QUE DIABOS ISSO TEM HAVER COM MORAL? Me explica o que diabos nisso pode ofender voce, uma pessoa de bem?

E se quer uma surpresa pra voce, eu tambem acho um saco tambem esse papo de diversidade, Heimdall negao e etc, mas pra cada pessoa de esquerda que exagera botando essas coisas futeis em um pedestal moral tem uma de direita que fala como se lidar com a existencia de muçulmanos, gays e negros fosse la algo que afeta a suas noções de moral, amizade, trabalho e carambolas. Pessoal nao nota que esse tipo de atitude só da muniçao pra esquerdista, se as pessoas tivessem pelo menos um pingo de sensibilidade pra tratar de assuntos sociais delicados e não falar como se combater o preconceito fosse coisa de ideologia iamos ter menos dessas porcarias por ai. Tratar e aceitar as pessoas como gente nao é coisa só de comunista não povo.

Quanto as vendas... meio obvio.. as HQs estao em decadencia e com os roteiros saturados ja faz anos, dai quando as revistas do Milles e da Kamala fizeram sucesso a Marvel fez o que sempre faz, agarra a uma ideia que mostrou algum folego, explora ela ate nao poder mais ate ninguem mais suportar isso. Nothing new here... A unica diferença é que essa ideia ja nasceu furada.

E sempre achei a HQ do Milles uma b*sta btw. Mas eu pelo menos li antes de tacar o pau, just saying.

Não tendo relação nenhum com a discussão, mas o fato dela ser muçulmana é só uma virgula na biografia da personagem. Sei que esse não é o foco dela, mas tinha tantas coisas a se contar com ela olhando por esse lado da religião! Desde a choques culturais a até falarem dos problemas da religião, mas ela é só muçulmana no papel, só para a marvel dizer que tem uma personagem assim. É uma oportunidade perdida, infelizmente.

As historias dela são boas? Sim, são legais, divertem, mas ela não é muçulmana, só diz ser.
 

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.492
Reações
10.079
Pontos
1.364
Não tendo relação nenhum com a discussão, mas o fato dela ser muçulmana é só uma virgula na biografia da personagem. Sei que esse não é o foco dela, mas tinha tantas coisas a se contar com ela olhando por esse lado da religião! Desde a choques culturais a até falarem dos problemas da religião, mas ela é só muçulmana no papel, só para a marvel dizer que tem uma personagem assim. É uma oportunidade perdida, infelizmente.

As historias dela são boas? Sim, são legais, divertem, mas ela não é muçulmana, só diz ser.
De um lado faz sentido, ninguem com aquela idade tem lá uma visao religiosa bem evoluida.... Mas na pratica a gente sabe a razao, a Marvel tem um bando de roteiristas cara de pau que nunca fizeram laboratorio pra nada na vida.

Ate os roteiristas da turma da Monica pelo menos passam uns 5 minutinhos no google antes de escrever sobre algum tema.
 

Marbow

Bam-bam-bam
Mensagens
5.559
Reações
6.740
Pontos
344
De um lado faz sentido, ninguem com aquela idade tem lá uma visao religiosa bem evoluida.... Mas na pratica a gente sabe a razao, a Marvel tem um bando de roteiristas cara de pau que nunca fizeram laboratorio pra nada na vida.

Ate os roteiristas da turma da Monica pelo menos passam uns 5 minutinhos no google antes de escrever sobre algum tema.

Mas tem a família dela e outros personagens que tirando a vestimenta não tem nada de muçulmanos que poderia ser utilizado e que tem mais idade. E vc tem 100% de rasão, mas não sei se é por causa de falta de conhecimento no assunto dos retoristas, preguiça, ou ordem da própria marvel de não entrar nesses temas ou nem chegar perto.

É tipo as novelas da globo ou de outra emissora, que querem fazer novelas históricas e a mentalidade de todos os personagens são os de HOJE!
 

Marck9

Bam-bam-bam
Mensagens
451
Reações
1.023
Pontos
318
Wait..wait..wat.. o que diabos tem haver colocarem uma negras e muçulmanas ser algo contra familia, moral, disciplina, trabalho amigos...?

A IronMan é agora uma mulher negra, ah ok, O QUE DIABOS ISSO TEM HAVER COM MORAL? Me explica o que diabos nisso pode ofender voce, uma pessoa de bem?

E se quer uma surpresa pra voce, eu tambem acho um saco tambem esse papo de diversidade, Heimdall negao e etc, mas pra cada pessoa de esquerda que exagera botando essas coisas futeis em um pedestal moral tem uma de direita que fala como se lidar com a existencia de muçulmanos, gays e negros fosse la algo que afeta a suas noções de moral, amizade, trabalho e carambolas. Pessoal nao nota que esse tipo de atitude só da muniçao pra esquerdista, se as pessoas tivessem pelo menos um pingo de sensibilidade pra tratar de assuntos sociais delicados e não falar como se combater o preconceito fosse coisa de ideologia iamos ter menos dessas porcarias por ai. Tratar e aceitar as pessoas como gente nao é coisa só de comunista não povo.

Quanto as vendas... meio obvio.. as HQs estao em decadencia e com os roteiros saturados ja faz anos, dai quando as revistas do Milles e da Kamala fizeram sucesso a Marvel fez o que sempre faz, agarra a uma ideia que mostrou algum folego, explora ela ate nao poder mais ate ninguem mais suportar isso. Nothing new here... A unica diferença é que essa ideia ja nasceu furada.

E sempre achei a HQ do Milles uma b*sta btw. Mas eu pelo menos li antes de tacar o pau, just saying.
NÃO TENHO IDEOLOGIA ALGUMA. Alguns dizem que pessoas assim são conservadoras, bem que seja, pois não ligo pra isso. Sigo os valores eternos e indissociáveis que alicerçou a nossa civilização, como a família, os amigos, a ordem, disciplina etc. E não só na minha ótica, bem como na de milhares de leitores, ficou óbvio que nos últimos anos a Marvel ( e até outras editoras ) estão inserindo viés ideológico nas Hqs. O declínio nas vendagens evidenciam isso, embora existam outros fatores.
Com relação ao restante do que você disse, penso não ter entendido a essência de meu comentário pois etnia, raça, opção sexual, cor da pele, tipo físico, minorias, ou maiorias, e todo esse papo claramente ideológico usado bastante na politicagem, não têm nada a ver com o que explicitei mas sim o USO que se faz em cima disso e que inclusive consegue enrolar a muitos.

Finalizando e somando-se à tudo que eu já falei em posts anteriores, a DESCARACTERIZAÇÃO que estão fazendo em cima do que é clássico é o que a esmagadora maioria dos leitores evidenciam que está fazendo com que as vendagens da editora estejam pífias.
 
Ultima Edição:

Marck9

Bam-bam-bam
Mensagens
451
Reações
1.023
Pontos
318
Marvel: Reunião-bomba com lojistas expõe crise editorial
03/04/2017 10:00
221 Comentários

No fim da última semana, diretores do alto escalão da Marvel se reuniram com lojistas de quadrinhos nos escritórios da Marvel, em Nova York. O objetivo do encontro era assegurar que a editora está trabalhando em conjunto com seus parceiros, com o discurso de que a Casa das Ideias utilizará uma comunicação mais efetiva, com o objetivo de atrair leitores casuais para as lojas. Ao todo, 14 dos maiores lojistas de quadrinhos, de diferentes localidades dos EUA (e um do Canadá), participaram da reunião, a primeira dessa grandeza desde a crise financeira da Marvel nos anos 1990.

A cobertura da atividade foi delegada a apenas um veículo de comunicação, o site de cultura pop e tecnologia ICv2. O que a princípio parecia ser apenas mais um encontro de cunho corporativo se revelou, no entanto, uma grande sangria de informações a respeito da conturbada relação entre os acionistas e a Marvel – e de como isso afeta e determina os rumos criativos da editora.

De acordo com Milton Griepp, repórter designado pelo ICv2 para a cobertura do evento, a Marvel impôs alguns embargos à cobertura, principalmente relacionados à divulgação de “planos editorais que ainda não foram revelados ao público”. Porém, não ofereceu nenhuma restrição quanto às pautas de discussão. O editor-chefe Axel Alonso e o vice-presidente de vendas e marketing David Gabriel conduziram os trabalhos, solicitando “franqueza” aos envolvidos no encontro.

Entre os principais pontos de descontentamento revelados pelos lojistas, estão:

  • Descaracterização dos personagens clássicos, e a consequente aposta em personagens de legado pertencentes a minorias;
  • Excesso de eventos grandiosos, que a todo momento reiniciam a linha de revistas da editora, gerando desgaste nos leitores;
  • “Gerenciamento de talentos”, ou seja, o recrutamento das equipes criativas que trabalham nas publicações carro-chefe da editora;
  • Políticas editoriais, como preços de encadernados e ausência de séries limitadas.
A cobertura movimentou a mídia especializada nos últimos dias, gerando uma série de repercussões na indústria de quadrinhos. Debates sobre o perfil conservador do leitor de quadrinhos, a influência do meio corporativo nas decisões criativas e os rumos editoriais da Marvel despertaram o clamor de figuras importantes para a cena dos quadrinhos mainstream dos EUA.

top15.png

Top 15 de solicitações do mês de fevereiro escancara domínio da DC e de sua iniciativa Rebirth no mercado. Nos últimos 50 anos, em raras vezes isso aconteceu. Fonte: Comichron.
O Terra Zero preparou (e ainda prepara) uma série de artigos sobre o tema, que movimentarão o site nos próximos dias. Para começar, detalhamos cada um dos pontos principais do encontro. Você pode conferi-los, em tópicos, a seguir:

Descaracterização dos personagens
Um dos principais tópicos da discussão foi a quantidade de personagens de legado que estão habitando as páginas dos títulos carros-chefe da Marvel, seguidos da descaracterização de marcas clássicas da editora, como Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Hulk.

577bec792abc6.jpg

Capa de Champions #1, equipe totalmente formada por personagens de legado. Arte de Humberto Ramos. Direitos: Marvel Entertainment.
A avaliação dos varejistas é de que os leitores de quadrinhos não querem isso, pois são apegados às caracterizações clássicas de seus personagens favoritos. Portanto, eles não estariam interessados em “mensagens políticas” inclusas nessas histórias.

Isso estaria afetando diretamente as vendas da Marvel, que não apenas tem caído nos últimos meses, como tem mostrado desvantagem em relação à sua concorrente direta, a DC Comics – que deixou de ser a Distinta Concorrência (termo cunhado para ironizar a eterna liderança da Marvel no mercado*) para ser, efetivamente, a líder consolidada de vendas no mercado estadunidense a partir da iniciativa Rebirth (Renascimento, no Brasil). Vale lembrar que Rebirth se propôs a recuperar antigos valores da DC e da indústria, valorizando as caracterizações mais clássicas de seus personagens, exatamente o contrário do que a Marvel tem feito.

rebirth-elenco-630x488.jpg

Direitos: DC Entertainment.
Axel Alonso dissertou sobre o tema:

Passamos por um período na cultura pop, como um todo, em que há uma discussão maciça sobre inclusão e diversidade. Foi um tema maciço no Oscar. Isso varreu nossa cultura. Estávamos conscientes disso.

Mas a Marvel não é sobre política. Estamos contando histórias sobre o mundo. Acho que somos uma extensão do que Stan [Lee] fez. Quando olho para o que estamos fazendo, estamos contando histórias que importam neste momento. Essa é a coisa mais importante.

Alonso lembrou que um evento vindouro da Marvel, Generations, servirá como um anúncio de que os heróis clássicos estão lá, e ainda são importantes para a editora – uma espécie de aceno para os leitores tradicionais.

alex-ross-Generations-embed-630x443.jpg


Porém, a declaração mais forte foi a de David Gabriel. Confira o que ele disse, respondendo à seguinte pergunta do ICv2: “Por que esses gostos dos leitores mudaram?”:

Eu não sei se isso é uma pergunta para mim. Acho que essa é uma pergunta melhor para os varejistas que estão vendo todos os editores. O que ouvimos foi que as pessoas não queriam mais diversidade. Eles não queriam personagens femininas lá fora. Foi o que ouvimos, acredite ou não. Eu não sei se isso é realmente verdade, mas é isso que vimos nas vendas.

Esse trecho da entrevista foi particularmente destacado pelo polêmico repórter Jude Terror, do Bleeding Cool. Isso gerou uma truculenta manifestação de Mark Waid, um dos principais autores da Marvel:

It is to David Gabriel's enormous credit that he somehow chooses, every day, not to put his fist through Jude Terror's smug-ass face.

— Waid Wondercon F-5 (@MarkWaid) April 2, 2017

Numa tradução livre, Waid disse basicamente: “É um enorme feito para David Gabriel escolher, todos os dias, não esmurrar a cara pretensiosa de Jude Terror”.

Excesso de eventos e reboots
A discussão sobre as representações dos personagens clássicos evoluiu para as estratégias editoriais que a Marvel tem adotado nos últimos anos – mais especificamente, a de lançar periodicamente grandes eventos compartilhados, que invariavelmente reiniciam toda a numeração de suas publicações. Nos últimos seis meses, por exemplo, tivemos seis grandes sagas: Civil War II, Clone Conspiracy, Death of X, Inhumans vs X-Men, Monsters Unleashed e Avengers Standoff. Muitos desses eventos geraram novos títulos ou renumerações de títulos existentes.

Secret-Empire-Vitrine.jpg


Na avaliação de Alonso, a estratégia funciona num primeiro momento, já que os números #1 têm êxito, chegando até a 300 mil cópias vendidas. Porém, esse sucesso geralmente não é transferido para as edições seguintes, que apresentam quedas vertiginosas com o tempo – pelo menos até o próximo evento e o consequente novo número 1 da publicação. Isso força a Marvel a tomar algumas decisões ousadas, como aumentar o preço de capa de algumas publicações. David Gabriel citou o caso de Amazing Spider Man, que, em sua edição de número #25, subiu o preço de U$$ 3,99 para U$$ 9,99 – o que triplicou as vendas.

Amazing_Spider_Man_25_Cover.jpg

Capa variante de The Amazing Spider-Man #25. Arte de Alex Ross.
Mesmo assim, os lojistas não se sentem satisfeitos, já que a medida é apenas paliativa. Ou seja: para eles, o desgaste dos leitores é mais impactante para as vendas do que curiosidade de ler um novo número #1 a cada seis meses. Alonso tinha preparada uma resposta rápida ao problema apontado pelos varejistas. Segundo ele, nenhum grande evento está agendado após Secret Empire, que acaba em outubro. Ao que parece, a intenção de Alonso é que as coisas continuem assim por um tempo.

Gerenciamento de talentos
Um ponto que gerou convergência de opiniões entre executivos da Marvel e lojistas foi a manutenção de grandes talentos artísticos nos títulos da editora – ou seja, a dificuldade de se manter top creators produzindo as revistas por um longo período de tempo.

Isso aconteceria, principalmente, por conta das vantagens que os grandes criadores teriam ao embarcar em projetos autorais com outras editoras, como a Image. Esses contratos seriam muito mais lucrativos e vantajosos aos artistas.

jeff-malandrilson-not.jpg

Jeff Lemire, que recentemente deixou a Marvel, onde escrevia a elogiada Old Man Logan, para se focar nos projetos autorais com a Image.
“[Os autores] me dizem que podem vender metade do número de cópias na Image e fazer o dobro do dinheiro que fazem num projeto da Marvel. Eu não sei se esses são números exatos, ou se eles estão exagerando. Isso soa para mim como se fosse, definitivamente, uma das coisas que torna o trabalho de vocês difícil na aquisição de talentos”, disse um dos lojistas. “Todo mundo tem que tomar uma decisão, e todo mundo tem um orçamento”, outro representante dos lojistas completou. Nenhum deles foi identificado pelo ICv2.

David Gabriel se defendeu:

Esse é assunto constante por aqui. Estamos sempre falando sobre criadores. Eu pessoalmente acho que Axel e nossos editores aqui são os melhores na indústria em pegar alguns desses pequenos caras que você nunca ouviu falar e impulsioná-los até grandes níveis.

Alonso complementou, dizendo que não é mais tão fácil medir o nível de popularidade dos artistas:

Não há nenhum aparelho lá fora. Não há mais nenhuma revista Wizard, que dizia quem eram os dez autores mais populares entre os fãs. Podemos promover nossos artistas tanto quanto queremos, mas não sabemos quantos artistas, além de talvez [Steve] McNiven e [Olivier] Coipel, fazem os fãs lerem qualquer coisa que desenhem.

Porém, o que se pode aferir dessas declarações é que os lojistas não estão satisfeitas com a qualidade média dos artistas que têm trabalhado nos principais títulos da Marvel.

Civil_War_II_1_Marquez_Variant.jpg

Capa de Civil War II #1, por David Marquez, artista ainda não tão conhecido frente ao grande público.
Alonso ainda aproveitou a oportunidade para defender a ideia dos artistas rotativos, dizendo que este modelo “funciona”. Novamente citando os leitores, um fato que se repetiu várias vezes durante o encontro, Alonso disse que eles “se preocupam com a rapidez do envio. Eles querem que [os títulos] saiam na hora certa. Isso significa que você não tem que esperar um mês para o próximo capítulo.”

erik_larsen_324_480_s_c1.jpg

Erik Larsen, criador de Savage Dragon e um dos fundadores da Image.
Erik Larsen (Savage Dragon), um dos líderes no êxodo de artistas que, insatisfeitos, deixaram a Marvel para criar a Image Comics no início dos anos 1990 buscando autonomia artística, usou o seu twitter para provocar a Marvel. Segundo ele, “A Marvel tem dito aos lojistas que os artistas não importam desde que a turma da Image a deixou” e que o plano de minimizar a importância dos artistas, trocando-os de título regularmente, seria um plano executado desde o Êxodo da Image.

Confira abaixo os tweets:

Estratégias editoriais
Outro assunto que foi pontuado na reunião entre Marvel e lojistas foi o preço dos encadernados. Lojistas questionaram Alonso e Gabriel sobre o alto valor de capa de suas compilações. Um dos representantes chegou inclusive a fazer uma desconfortável comparação com a DC: “Vamos falar, por exemplo, de Inumanos. A minissérie de Paul Jenkins e Jae Lee custa U$$ 34,99. É uma graphic novel de 304 páginas. Por comparação (não é inteiramente uma comparação justa), Batman: O Longo Dia das Bruxas tem 340 páginas e custa U$$ 24.99″.

inhumans.jpg

Inumanos, de Paul Jenkins e Jae Lee.
O assunto gerou uma reação diferente de Alonso e Gabriel, que não se mostraram sensíveis à ideia de redução de preços. Gabriel argumentou que tal medida incentivaria os leitores a comprar apenas os encadernados, o que diminuiria drasticamente as vendas do principal ganha-pão da Marvel: as revistas mensais. Porém, mantendo a postura política de se mostrar receptivo às interpelações dos lojistas, Gabriel disse que “não era contra” a diminuição dos preços, e acenou para uma possível mudança de postura da Marvel nesse sentido.

Ainda seguindo pelas estratégias editoriais da Marvel, Gabriel abordou o assunto das séries limitadas. Questionado pelos lojistas sobre a ausência desse tipo de material nas bancas, o VP disse que elas representam um “grito de morte” para a editora, e que elas só funcionam com os títulos da linha Star Wars.

DarthMaul01-Color.jpg

Darth Maul #1 foi a HQ mais vendida na Marvel em fevereiro, ocupando o primeiro lugar das mais vendidas nesse mês.
Gabriel disse que, se “você chama qualquer outra coisa no Universo Marvel de uma série limitada”, você “morreu de saída”, embora não existam registros de maiores explicações por parte do responsável pelas vendas da editora. Mas ele lamenta o fato:

Eu adoraria poder lançar séries limitadas. Não haveria nada mais reconfortante do que isso, porque significa que eu posso juntar uma equipe e dizer: “Tudo bem, você tem dez, doze edições. Escreva. Você sabe qual é o seu final. Faça.”

*como o Poderoso Porco lembrou bem nos comentários desta matéria, o termo foi originalmente cunhado por Stan Lee e, no Brasil, a tradução é literal e com o mesmo significado.


Fonte: http://www.terrazero.com.br/2017/04/crise-marvel-2017/

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Era claro que isso ia acabar mal uma hora, ano passado inteiro relataram quedas nas vendas da Marvel, a DC em agosto pegou a liderança e pelo visto está como a Marvel na época que a MCU virou sucesso, liderança com folga.

Ficaram tentando forçar isso em personagens existentes ao invés de criar novos, e ainda fazem porcaria, relataram que esses personagens minorias estavam sendo basicamente Mary Sues e o plot se resumia ao fato do personagem ser de tal minoria, enquanto isso, nos personagens brancos você tinha de tudo (e obviamente o principal) e suas falhas, inclusive eu vi no facebook um bom exemplo de personagem minoria, Amanda Waller.
Muito bom esse editorial, o amigo foi muito feliz ao abrir um tópico para discussão. Semana passada eu abri outro tópico também referente às M que a Marvel está fazendo e culpando os leitores. AGORA veja a mais nova "cagada" da Marvel num tópico que abri: http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/mensagens-anticristãs-em-hq-da-marvel-geram-revolta-editora-pede-desculpas-e-demite-desenhista.480983/
 
Topo Fundo