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Carro parado + bateria dando treta

Flea.

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Pessoal, por motivos que prefiro não entrar em detalhes aqui, um parente que está sem carteira decidiu comprar um carro, ele acabou pegando um semi-novo, Fiat Bravo, fazem algumas semanas que ele comprou mas como tá sem carteira no máximo ele tem saído de vez em quando com ele pra ir no super que fica a 5min da casa.

O problema é que direto tem rolado problema na bateria do carro, ele fica parado uns dias e não arranca mais, pelo que o pessoal da concessionária falou esses modelos novos tem que andar todo dia por causa de todos sistemas eletrônicos que tem, e pelo menos por uns 20min.

É real isso ? É assim mesmo ?

Eu admito não manjo pn de carros, mas me parece meio estranho que tenha que andar com carro todo santo dia pra não dar pau, mas enfim antes de sair procurando treta preferi consultar os experts da OS, se alguém puder ajudar eu agradeço.

ps: ele gastou 36k conto na brincadeira, foi caro ou tá na média isso ?
 
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javagod

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Conversa fiada. Ou a bateria já está em fim de vida ou está havendo fuga de corrente.

Baterias automotivas duram mais quando mantidas carregadas. Uma bateria em bom estado segura fácil uns quinze dias sem ser carregada.

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Sephirothrx7

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Conversa fiada da concessionária. Mais provavelmente a bateria já deve estar no fim da vida.

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Flea.

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Conversa fiada. Ou a bateria já está em fim de vida ou está havendo fuga de corrente.

Baterias automotivas duram mais quando mantidas carregadas. Uma bateria em bom estado segura fácil uns quinze dias sem ser carregada.

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E se ficar sem utilizar constantemente é normal durar quanto ?

Que pelo menos enquanto meu pai não renovar a carteira e eu tirar a minha ele não vai ficar sendo muito usado.

E esse tipo de coisa como o carro foi a recém comprado, o ideal é procurar uma oficina ou resolver na própria concessionaria ?
 

javagod

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Concessionária deve dar garantia total de três meses.

Se a bateria estiver boa, o ideal é dar uma volta de uns 5 km, toda semana, para preservá-la.

Eu ia sugerir desconectar o polo positivo da bateria se o carro ficar muito tempo parado, mas alguns carros com muita eletrônica exigem corrente constante, senão desconfigura um monte de coisa. Não sei como é no Bravo.

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esilvap

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Meça a corrente consumida com um multímetro e com o carro desligado, só com esse teste é possível dizer se o problema é no carro ou na bateria!! Som, alarme e acessórios elétricos são as fontes de problemas mais recorrentes!!
 


rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
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Também tenho certeza que é conversa fiada, todos os meus carros sempre aguentaram 15 ou mais dias parados sem problema na hora da partida. Só verifique se o som não fica naquele modo stand-by.
 

Sephirothrx7

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A bateria tem uma vida útil de 2 a 3 anos mais ou menos. Como é semi novo tem boas chances de estar com a bateria original e a mesma já estar no fim da vida. O correto é medir a tensão da bateria antes e durante a partida. Antes da partida precisa ter cerca de 12v. Durante a partida, não pode cair pra menos de 10v. Se tiver acesso a um multimetro da pra medir.

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antonioli

O Exterminador de confusões
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Papo furado. Se venderam um carro com bateria fodida em fim de vida ou até se há alguma fuga de corrente, eles têm que resolver isso. Não encontrei no manual do Bravo quais as tensões ele considera normal após o carro ser desligado.
 

Flea.

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Valeu pessoal pela ajuda, pessoal da concessionária aceitou trocar a bateria numa boa, espero que não dê mais treta esse carro :klingua
 

Bob Blu

Bam-bam-bam
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Que bom que trocaram.
Mas ainda assim eu recomendo a recomendação do @javagod de tirar os 2 polos da bateria ( e não apenas o positivo).
Eu tenho um carro "antigo" (velho na verdade hehehe) que mais fica parado do que andando, e mesmo sem nenhuma eletrônica embarcada (é um Monza a carburador) ele perde a carga da bateria de um fim de semana para o outro se deixar ela conectada.
Com eletrônica (som, injeção eletrônica, alarme e outros módulos de controle) eu acho bem difícil o carro ficar parado bastante tempo sem perder a carga da bateria, apesar de achar que uma bateria nova e com carga deveria segurar pelo menos 1 semana com o carro parado.
 

javagod

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Que bom que trocaram.
Mas ainda assim eu recomendo a recomendação do @javagod de tirar os 2 polos da bateria ( e não apenas o positivo).
Eu tenho um carro "antigo" (velho na verdade hehehe) que mais fica parado do que andando, e mesmo sem nenhuma eletrônica embarcada (é um Monza a carburador) ele perde a carga da bateria de um fim de semana para o outro se deixar ela conectada.
Com eletrônica (som, injeção eletrônica, alarme e outros módulos de controle) eu acho bem difícil o carro ficar parado bastante tempo sem perder a carga da bateria, apesar de achar que uma bateria nova e com carga deveria segurar pelo menos 1 semana com o carro parado.
O Clio da minha esposa segurou um mês parado, com alarme e som. Meu Uno também já aguentou um mês, com alarme.

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nettboxBR

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Conversa mesmo, quer dizer que sou obrigado a andar 20 min todo dia pra poder usar meu carro normalmente?

Conversa fiada, se comprou em loja tenta chorar uma bateria nova, as vezes cola
 

Pimenta_

F1 King
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Aproveitando, será que um carro moderno, que vá ficar parado muitos meses e é todo cheio de eletrônica não seria uma boa deixar a bateria conectada pra não desconfigurar tudo? Ou não tem problema?

Pergunto isso porque um vizinho que comprou uma casa ao lado da minha só pra vir de vez em nunca deixou uma BMW X3 parada aqui e fiquei com curiosidade de saber o que pode acontecer, haha.
 

billdouglas

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... Antes da partida precisa ter cerca de 12v. ...

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Nope. Bateria com 12v antes da partida está morta. Ela deve ter 12.7v, ou 12.6v no mínimo. Menos que isso é sinal de bateria já ficando cansada.
tensão.jpg

É óbvio que é lorota que carro não pode ficar parado nenhum dia. Um carro com a elétrica em dia, e com bateria em boas condições, segura carga por 1 mês, sem problema.

E sim, os carros atuais estão com cada vez mais eletrônica embarcada, dependente de bateria pra manter suas configurações. Não é ideal ficar desconectando cabo dos bornes dela. O consumo elétrico com o carro desligado é baixo (se não houver fuga de corrente por algum defeito no sistema) então o correto é deixa-la conectada nessas situações, pois até um bateria cansada dá conta de manter os parâmetros de configurações. Desligar os cabos, só na hora da troca da bateria.
 

Sephirothrx7

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Nope. Bateria com 12v antes da partida está morta. Ela deve ter 12.7v, ou 12.6v no mínimo. Menos que isso é sinal de bateria já ficando cansada.
Visualizar anexo 34968

É óbvio que é lorota que carro não pode ficar parado nenhum dia. Um carro com a elétrica em dia, e com bateria em boas condições, segura carga por 1 mês, sem problema.

E sim, os carros atuais estão com cada vez mais eletrônica embarcada, dependente de bateria pra manter suas configurações. Não é ideal ficar desconectando cabo dos bornes dela. O consumo elétrico com o carro desligado é baixo (se não houver fuga de corrente por algum defeito no sistema) então o correto é deixa-la conectada nessas situações, pois até um bateria cansada dá conta de manter os parâmetros de configurações. Desligar os cabos, só na hora da troca da bateria.
Entendi. Falei baseado no que já vi em alguns vídeos de oficinas mecânicas. Eles usam um aparelho que simulam a partida do carro, não sabia que tinha uma range específica dos 12v. Menos de 10v eles dão como condenada.

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RodrigoANBR

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no meu civic bom bateria moura, se ficar 5 dias sem ligar... fodeu.

ja o celta, com bateria de marca desconhecida, ja ficou 28 dias parado e pegou de primeira.
 

rdmvs

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quando você liga o carro, ele precisa de pelo menos 40 minutos de condução para repor a queda de voltagem gasta para fazer o carro dar a partida.

Então se o uso é realmente pontual e coisa de 5 minutos, isso acaba estragando a bateria do carro e diminui a vida util.

MAS

também não justifica o carro ficar descarregando assim de vez sempre. Essa questão que eu levantei, desgasta a vida util da bateria e não se ela vai ter carga depois de 5 dias
 

rdmvs

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Aproveitando, será que um carro moderno, que vá ficar parado muitos meses e é todo cheio de eletrônica não seria uma boa deixar a bateria conectada pra não desconfigurar tudo? Ou não tem problema?

Pergunto isso porque um vizinho que comprou uma casa ao lado da minha só pra vir de vez em nunca deixou uma BMW X3 parada aqui e fiquei com curiosidade de saber o que pode acontecer, haha.
O carro não perde a programação dele.

Ele pode ter 50000 sensores. se a bateria for desconectada, tudo deixa de funcionar.
Quando ela é reconectada, os sensores fazem uma nova leitura de tudo, o pior que pode acontecer é acusar falsos erros e acender alguma luz por exemplo de ABS.
As vezes também perder a função de algum botão, porém, normalmente os botões se você mantem ele pressionado por um X tempo ele tem a "reaprender" a programação dele.
 

RodrigoANBR

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quando você liga o carro, ele precisa de pelo menos 40 minutos de condução para repor a queda de voltagem gasta para fazer o carro dar a partida.

Então se o uso é realmente pontual e coisa de 5 minutos, isso acaba estragando a bateria do carro e diminui a vida util.

MAS

também não justifica o carro ficar descarregando assim de vez sempre. Essa questão que eu levantei, desgasta a vida util da bateria e não se ela vai ter carga depois de 5 dias

nossa, então um carro com star-stop tem que ter uma bateria de 1000 amp... hehehe
 

billdouglas

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O carro não perde a programação dele.

Ele pode ter 50000 sensores. se a bateria for desconectada, tudo deixa de funcionar.
Quando ela é reconectada, os sensores fazem uma nova leitura de tudo, o pior que pode acontecer é acusar falsos erros e acender alguma luz por exemplo de ABS.
As vezes também perder a função de algum botão, porém, normalmente os botões se você mantem ele pressionado por um X tempo ele tem a "reaprender" a programação dele.

Mas foi exatamente o que já foi falado. Perde configurações, não programações. Afinal, o código da ECU está num chip ROM.
Não deixa de dar trabalho configurar tudo de novo, não deixa de dar dor de cabeça. Vai fazer teu carro reaprender tudo, até mesmo os vidros função um toque, dependendo do carro, vc tem q reprogramar pra eles recuperarem a função perdida.

Sobre seu comentário de repor gasto de partida de bateria tendo que andar 40 minutos, penso que não seja bem assim...

Se meu carro não pegar de primeira, e eu der 3 partidas, terei que andar 2 horas pra repor essa energia? Senão, tchau carga da bateria???

Vc poderia explicar como chegou a esses números? pois são muitas variáveis. potencia do motor de arranque, quantidade de segundos que ele gira até a partida, cilindrada do motor, quantidade de cilindros, compressão de cada um deles (tudo isso gera resistência que pode variar, pro motor de arranque), tensão do sistema do carro, capacidade de corrente da bateria, capacidade de corrente do alternador, quantidade de equipamentos consumidores de energia no veículo, rotação de funcionamento do motor (a variação da rotação altera a corrente fornecida pelo alternador) e muito mais. Fosse assim, a maioria dos motoristas teriam sua bateria descarregada todo dia, já que sabemos que grande parte dos motoristas usam carro em trajetos curtos, muito menores do que 40 minutos. Já parou pra pensar no que foi citado pelo xala_may? Carros com start-stop, como ficam?

Mas obviamente, carros que andam 40 minutos no mínimo entre cada partida, terão a bateria saudável por muito mais tempo. Carros usados em trechos curtos, sempre com muitas partidas, tem bateria com vida útil severamente reduzida. Carros de uso urbano a bateria pode ir pro saco em menos de 2 anos. Já carros estradeiros, a bateria pode chegar a 5 anos de uso.
 
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rdmvs

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nossa, então um carro com star-stop tem que ter uma bateria de 1000 amp... hehehe
Start stop funciona de forma diferente né. O carro é preparado para suportar isso. você sabe muito bem disso.

O meu exemplo fica em carros de partida comum...

Por isso nunca compartilho coisas aqui na OS, sempre tem os argumento do contra atoa...

Se meu carro não pegar de primeira, e eu der 3 partidas, terei que andar 2 horas pra repor essa energia? Senão, tchau carga da bateria???

Vc poderia explicar como chegou a esses números? pois são muitas variáveis. potencia do motor de arranque, quantidade de segundos que ele gira até a partida, cilindrada do motor, quantidade de cilindros, compressão de cada um deles (tudo isso gera resistência que pode variar, pro motor de arranque), tensão do sistema do carro, capacidade de corrente da bateria, capacidade de corrente do alternador, quantidade de equipamentos consumidores de energia no veículo, rotação de funcionamento do motor (a variação da rotação altera a corrente fornecida pelo alternador) e muito mais. Fosse assim, a maioria dos motoristas teriam sua bateria descarregada todo dia, já que sabemos que grande parte dos motoristas usam carro em trajetos curtos, muito menores do que 40 minutos. Já parou pra pensar no que foi citado pelo xala_may? Carros com start-stop, como ficam?

Mas obviamente, carros que andam 40 minutos no mínimo entre cada partida, terão a bateria saudável por muito mais tempo. Carros usados em trechos curtos, sempre com muitas partidas, tem bateria com vida útil severamente reduzida. Carros de uso urbano a bateria pode ir pro saco em menos de 2 anos. Já carros estradeiros, a bateria pode chegar a 5 anos de uso.

Motor V8 não aumenta a amperagem de recarga da bateria se comparada a um motor 4c em linha por ex. Existem níveis de segurança que você tem estipulado para não causar dano em cada bateria e em cada modelo de veículo.
Fora outros 5000000 fatores que tratam sobre a recarga de baterias automotivas.
Esses números são números padrão da empresa em que trabalho, utilizados no setor de engenharia elétrica, considerando um carro comum, simples, se baseia nessa faixa de número. É claro que modelos específicos tem números diferentes.

Grande parte do seus "problemas", fica muito restrito ao desenvolvimento de um modelo especifico. É obvio que uma X6M tem um uso de carga muito maior que uma 320i, mas ao mesmo tempo, os componentes são dimensionados para trabalhar com aquela demanda. Seguindo o mesmo parametro médio como citei acima, apos uma partida, considera-se como média de uso 40 minutos, o tempo ideal para estabilizar a corrente da bateria do veículo.
 
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